quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

América Latina volta ao topo da agenda de política externa da Rússia, diz senador

Política/Internacional  🔍

A América Latina está no topo das prioridades da política externa russa, declarou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da Rússia, Konstantin Kosachev.O senador encontra-se em visita a Buenos Aires para acompanhar a posse do novo presidente argentino, Alberto Fernández, realizada nesta terça-feira (10).

Sputnik
Presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado russo
 Konstantin Kosachiov
© Sputnik / Vladimir Fedorenko
A América Latina está no topo das prioridades da política externa russa, declarou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da Rússia, Konstantin Kosachev.
A América Latina está no topo das prioridades da política externa russa, declarou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da Rússia, Konstantin Kosachev.
O senador encontra-se em visita a Buenos Aires para acompanhar a posse do novo presidente argentino, Alberto Fernández, realizada nesta terça-feira (10).
"Reposicionamos a América Latina na escala de prioridades da política externa russa [...] Esteve um pouco esquecida durante um período bastante longo, mas esses tempos ficaram para trás", declarou.
De acordo com o senador, a Rússia quer aproximar as relações bilaterais com os países da região, em contexto no qual os Estados Unidos ressuscitam a Doutrina Monroe, segundo a qual a América Latina é esfera de influência dos EUA.
"O interesse [da Rússia] pela América Latina é evidente, tanto a nível empresarial quanto político", disse Kosachev.
O senador lembrou, no entanto, que os Estados Unidos se opõem politicamente ao estreitamento de relações entre a Rússia e América Latina, alertando para possíveis provocações.

Da teoria à prática
Kosachev reuniu-se com o presidente recém-empossado Alberto Fernández e transmitiu um convite de Vladimir Putin para que o presidente argentino visite a Rússia.
De acordo com ele, "Fernández aceitou com satisfação e solicitou que transmitisse ao presidente da Rússia que ele fará todo o possível para atender ao convite", disse.
As partes estimam que a visita possa ser realizada no ano que vem. A delegação russa também foi recebida pela vice-presidente Cristina Kirchner, que foi convidada pela presidente do Senado russo, Valentina Matvienko, a visitar Moscou.
Fonte - Sputnik  11/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito