sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Luxemburgo será o 1º pais do mundo a adotar Tarifa Zero no sistema de transportes

Mobilidade/Tarifa Zero  🚌 🚄

A partir de 1º de março, todos os trens, VLTs e ônibus do país serão gratuitos, com exceção dos trens  internacionais e bilhetes de primeira classe.Os usuários do sistema deverão apenas apresentar um documento de identidade válido,no check-in.

Da Redação
foto - ilustração/twiter
Luxemburgo deverá ser o primeiro país do mundo a implantar um sistema de transporte público gratuito. A partir de 1º de março, todos os trens, VLTs e ônibus do país serão gratuitos, com exceção dos trens  internacionais e bilhetes de primeira classe.Os usuários do sistema deverão apenas apresentar um documento de identidade válido na checagem.
O governo com essa medida visa diminuir o trânsito e reduzir as emissões de carbono ao custo de  €41 milhões anualmente.
A capital do Grão-Ducado do Luxemburgo, tem um dos tráfegos mais intensos do continente, apesar de ser um dos menores países da Europa com uma área de aproximadamente 2586 km²
Com uma população de 110 mil pessoas, diariamente cerca de 400 mil se deslocam até a cidade para trabalhar.
Luxemburgo que faz parte da União Européia,tem uma população com um pouco mais de meio milhão de habitantes.O Pais é uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, sendo Luxemburgo o único grão-ducado ainda existente.
Pregopontocom 28/02/2020

Número de embarques na Rodoviária superou o previsto durante o Carnaval

Turismo  🚌

Foram aproximadamente 105 mil embarques, 5 mil pessoas a mais que o estimado. Para atender esta demanda, a Agerba ofertou 400 horários extras, além dos 540 horários diários habituais.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A operação de Carnaval do Terminal Rodoviário de Salvador, que começou no dia 19 de fevereiro (quarta-feira) e durou até o último dia 25, superou a expectativa de embarques. Foram aproximadamente 105 mil embarques, 5 mil pessoas a mais que o estimado. Para atender esta demanda, a Agerba ofertou 400 horários extras, além dos 540 horários diários habituais.
A movimentação se intensificou no dia 21 (sexta-feira), com 18.023 embarques, e atingiu seu máximo no dia 22 com 20.036 pessoas embarcadas. Os destinos mais procurados foram são as cidades do Litoral Sul, Chapada Diamantina, Irecê, Xique-Xique, Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro, além das cidades do Recôncavo Baiano.
Com informações da Seinfra BA

Audiência debate falhas no sistema de Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

Na reunião, presidida por Pedro Eurico, secretário da STDH, vários problemas recorrentes no sistema foram apresentados. Falta de segurança, sucateamento dos trens e roubos de cabos foram os principais temas. Outro ponto de cobrança na reunião foi a colisão entre dois trens, que ocorreu no dia 18 deste mês, na estação Ipiranga.Em sua defesa, o corpo jurídico do Metrô Recife ressaltou a falta de repasses financeiros do governo federal. 

Folhape
foto - ilustração/arquivo
O cenário atual do sistema de trens urbanos do Recife foi discutido na manhã desta quinta-feira (27), na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (STDH), no Centro da capital pernambucana. Foram abordadas as falhas no serviço, que abrange Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. O debate foi organizado pelo STDH e pelo Procon.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela prestação do transporte ferroviário de pessoas, ressaltou a falta de repasse do governo federal para melhorias no sistema.
Na reunião, presidida por Pedro Eurico, secretário da STDH, vários problemas recorrentes no sistema foram apresentados. Falta de segurança, sucateamento dos trens e roubos de cabos foram os principais temas. Outro ponto de cobrança na reunião foi a colisão entre dois trens, que ocorreu no dia 18 deste mês, na estação Ipiranga.
Em sua defesa, o corpo jurídico do Metrô Recife ressaltou a falta de repasses financeiros do governo federal. Essa escassez de recursos leva o sistema metroviário a praticar o que eles chamam de 'canibalismo de trens', ou seja, a retirada de peças de alguns trens para que outros não deixem de operar.
A defesa afirmou que o sistema possui 40 trens, sendo que dos 25 antigos, 12 estão sem oferecer o serviço ao usuário e dos 15 novos trens que circulam na Linha Centro, quatro também estão sem operar. Walter Frederico Neukranz, advogado do Metrô Recife, salientou que a necessidade de recursos é imediata. "O metrô precisa, hoje, de aproximadamente de R$ 1 bilhão para sanar os problemas", contou.
Walter também falou de outros problemas que o sistema sofre. "São 36 toneladas de lixo retiradas todos os meses de locais indevidos, como nos trilhos". De acordo com o advogado, o usuário acaba quebrando elevadores e escadas rolantes, além de puxar as alavancas de emergência e descer indevidamente aos trilhos, correndo risco de choques elétricos ou ser atropelado.
O secretário Pedro Eurico deu ao Metrô do Recife um prazo de 10 dias úteis para respostas conclusivas aos problemas abordados na reunião. "Aqui vieram usuários, sindicatos, e todos reclamam de um serviço que precisa ser melhor prestado à população", afirmou o secretário. De acordo com ele, a competência da STDH se dá através do Procon devido à relação de consumo entre o usuário e Metrô - "O usuário é quem está sendo prejudicado", disse Pedro Eurico.
Pedro Eurico contou que a secretaria e o Procon traçarão um plano de segurança para as estações com foco na questão dos ambulantes e que a situação do metrô será levada ao Ministério da Infraestrutura, nome atual da antiga pasta Ministério dos Transportes.
O gerente de comunicação do Metrô, Salvino Gomes, ressaltou que a atual situação financeira do órgão impede melhorias nos trens. Salvino explicou que o sistema do Metrô do Recife sempre levantou as necessidades da companhia. "Aqui é o local oportuno para tirarmos as dúvidas da população. Lembrando que temos como premissa básica a segurança dos usuários, Infelizmente, nesta última década, sofremos um contingenciamento. O metrô não vive das tarifas pagas e, sim, da Lei Orçamentária Anual. São recursos insuficientes", finaliza o gerente de comunicação.
Fonte - Revista Ferroviária  28/02/2020

Bahia recebe mais de 400 voos extras no período de Carnaval

Turismo 

Somando-se as frequências para os dois principais destinos,Salvador e Porto Seguro e também para cidades como Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, serão mais de 400 adicionais no período.

Da Redação
foto - Welber Fernandes
As empresas aéreas para atender a demanda turística para o Carnaval na Bahia,disponibilizam voos extras principalmente para Salvador e Porto Seguro. Somando-se as frequências para estes dois destinos, e também para cidades como Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, serão mais de 400 adicionais no período.
Para Salvador, 189 voos extras estão em operação desde a última segunda-feira (17), até 1º de março, um aumento de 4% em relação a 2019. O dia de maior movimento no aeroporto da capital baiana foi no sábado de Carnaval (22). Houve reforço nos voos regulares de Belo Horizonte, Brasília, Campinas-Viracopos, Goiânia, Porto Seguro, Rio de Janeiro-Galeão, São Paulo-Congonhas, São Paulo-Guarulhos, Vitória e Vitória da Conquista. Há também frequências sazonais de Cuiabá e Porto Alegre.
Já para o aeroporto de Porto Seguro as estimativas foram de 206 aeronaves, em operações extras, fretamentos e charters, pousando de sexta-feira (21) até o dia 28 de fevereiro, segundo a supervisora da administradora Sinart, Elainy Caires.
Com informações da Setur BA  27/02/2020

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Aplicativo do Inema,'Vai dar Praia', informa sobre qualidade das praias baianas

Meio ambiente  🏄


A Bahia é o estado brasileiro com a maior extensão litorânea, são 1.100 quilômetros de praias, e o aplicativo Vai dar Praia,desenvolvido pelo Inema, traz informações das praias próprias e impróprias para o banho em 29 municípios, além da tábua de maré e as condições climáticas.

Da Redação
foto - Alberto Coutinho/Gov.BA
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema),afim de garantir a qualidade e a segurança do banho mar de turistas e da população do estado,desenvolveu o aplicativo ‘Vai dar Praia’, para Android e IOS. A Bahia é o estado brasileiro com a maior extensão litorânea, são 1.100 quilômetros de praias, e o aplicativo traz informações das praias próprias e impróprias para o banho em 29 municípios, além da tábua de maré e as condições climáticas. O programa também tem conexão com o Google Maps, indicando as melhores rotas de acesso às praias. Basta pesquisar pelo nome, Vai dar Praia, no Play Store (Android) ou na App Store (IOS).
O diretor de recursos hídricos e monitoramento Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, conta que a ideia do app surgiu há cerca de três anos, quando houve o boato de que o rompimento da barragem de Mariana deixaria as praias do Sul da Bahia impróprias para banho. “Naquele período, a gente achou que era preciso melhorar a comunicação com a sociedade, para que as pessoas pudessem saber, de forma fácil e rápida, a qualidade das praias baianas. Surgiu então a ideia de desenvolver um aplicativo na área de monitoramento ambiental. Agora, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode verificar como está a balneabilidade das nossas praias”.
Topázio destaca que, a partir da criação do Inema, o monitoramento das praias é feito sistematicamente e o app atualizado toda semana. “Nós investimos muito nessa área de monitoramento de praias e acompanhamos sistematicamente. O monitoramento anterior era espaçado, e agora é feito como manda a norma técnica”.
O aplicativo, continua Eduardo Topázio, funciona com um indicador de risco. “Isso não significa que, utilizando praias impróprias, o banhista vá ter problemas de saúde. Pode não acontecer nada. Mas risco maior é a pessoa ingerir a água e pegar uma doença infecto-contagiosa, um vírus, ou ter uma diarreia. Ou ainda apresentar algum problema de pele, especialmente por contaminação na areia. Em Salvador, não há um único ponto de lançamento de esgoto nas praias. Então o principal problema aqui é o lixo nas praias”.
Com informações da Secom Ba  27/02/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com sete(07) embarcações nesta quinta(27)

Travessia marítima  🚢

A ITS, empresa que administra o sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima Salvador/Itaparica, informa que estão em serviço nesta quinta(27)as sete(07) embarcações, Rio Paraguaçu, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Pinheiro e Dorival Caymmi, com saídas a cada 30 minutos. Até o momento, o movimento de veículos é tranquilo em São Joaquim e moderado em Bom Despacho. O fluxo de passageiros é tranquilo nos dois terminais.


foto - ilustração/arquivo

Japão terá trem-bala mais rápido do mundo - que flutua!

Transportes sobre trilhos  🚅

Além de ser o trem-bala mais rápido do mundo, ele será capaz de flutuar através de um sistema de condução magnética.A expectativa é que o percurso a bordo do trem, que terá 16 carros e capacidade para mil passageiros, dure apenas quarenta minutos, vinte a menos do que o passageiro levaria viajando de avião.

Viagem e Turismo
Modelo do MC Maglev, trem-bala mais rápido do mundo
 (Japan Rail Pass/Reprodução)
A Central Japan Railway, principal companhia ferroviária do Japão, confirmou que pretende introduzir o trem SC Maglev na rota Tóquio - Nagoia em 2027. Além de ser o trem-bala mais rápido do mundo, ele será capaz de flutuar através de um sistema de condução magnética.
A expectativa é que o percurso a bordo do trem, que terá 16 carros e capacidade para mil passageiros, dure apenas quarenta minutos, vinte a menos do que o passageiro levaria viajando de avião.
A rota, que será feita 80% debaixo da terra, terá paradas nas cidades de Shinagawa, Sagamihara, Kofu, Iida e Nakatsugawa. Porém, o plano é que a linha seja expandida até Osaka em 2037. Dessa forma, quando as obras forem finalizadas, será possível viajar de Tóquio a Osaka em uma hora.
A tecnologia de condução magnética foi inventada em 1970, mas o trem só recebeu aprovação para construção comercial em 2009.
Desde então, foram realizados diversos testes e só em 2015 o SC Maglev bateu o recorde de velocidade entre os trens, atingindo 603km/h. Até então, quem detinha o título era um trem chinês, que atualmente liga a cidade de Shanghai ao seu aeroporto a uma velocidade de 431km/h.
Isso não significa, porém, que o SC Maglev funcionará a 603km/h. Na verdade, ele chegará a no máximo 500km/h para garantir a segurança da viagem.

Como o SC Maglev flutua?O termo Maglev é a uma combinação das palavras "magnetic" (magnético) e "levitation" (levitação). O que faz com que o trem não toque no chão é o fato de existir uma repulsão magnética entre seus vagões e trilhos.
O trem sairá da estação utilizando rodas normais. Mas, ao alcançar os 150km/h, a força magnética começa a ser intensa o suficiente para levantar o trem: ele fica 100 milímetros suspenso do chão.
Dessa forma, qualquer atrito é eliminado e o veículo ganha cada vez mais velocidade. Segundo a Central Japan Railway, isso também faz com que a viagem seja mais estável do que em outros trem-bala.
Fonte - Revista Ferroviária  27/02/2020

Link da matéria original - http://www.revistaferroviaria.com.br/detalhe-noticias.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=31502

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Incêndios da Austrália destruíram 20% das florestas do país

Meio Ambiente  🔥

O fogo que começou a se alastrar em setembro de 2019 e provocou destruição até fevereiro de 2020 foi o pior já enfrentado pelos australianos nas últimas décadas. A região de New South Wales e Victoria, no sudoeste do país, foram as mais afetadas pelos incêndios.Da última vez que houve incêndios dessas proporções no país, a perda florestal foi de “somente” 2%.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Foram quatro meses de incêndios florestais que devastaram mais de 10 milhões de hectares de vegetação, deixaram 28 vítimas humanas fatais e mataram quase 500 milhões de animais.
O fogo que começou a se alastrar em setembro de 2019 e provocou destruição até fevereiro de 2020 foi o pior já enfrentado pelos australianos nas últimas décadas. A região de New South Wales e Victoria, no sudoeste do país, foram as mais afetadas pelos incêndios.
Segundo um levantamento realizado por pesquisadores do Hawkesbury Institute for the Environment da Western Sydney University, cerca de 20% de áreas de florestas foi destruída pelas chamas, aproximadamente 5,8 milhões de hectares.
Da última vez que houve incêndios dessas proporções no país, a perda florestal foi de “somente” 2%.
“Analisamos os principais biomas florestais da Austrália, Ásia, África, Oceania e Américas do Norte e do Sul para determinar a extensão das áreas anuais queimadas por incêndios florestais”, revelou Matthias Boer, principal autor do estudo. “As florestas na Austrália e em outros continentes queimaram historicamente até aproximadamente 5% da área florestal a cada ano, com percentuais mais altos de 8 a 9% registrados apenas em pequenas regiões florestais da África e Ásia. No entanto, em 2019/2020 na Austrália, essa área queimada saltou para 21% em uma única temporada”.
Para Boer, o fogo em seu país atingiu uma escala sem precedentes, nunca antes observada em nenhum outro bioma florestal nos últimos 20 anos.
Em um artigo publicado na Nature Climate Change, especialistas analisaram as causas e os impactos da tragédia na Austrália. “Os incêndios ocorreram no início de um ano em que houve um aumento do envolvimento do público com a ciência e as políticas climáticas, bem como uma maior cobertura da mídia. Eventos como esses são vistos como prenúncios de um futuro que está rapidamente se tornando presente”, alertaram os autores.
Há 13 anos, cientistas já tinham previsto o agravamento dos incêndios florestais na Austrália. Em 2007, representantes do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC) destacaram o impacto do aquecimento global relacionado ao fogo, ressaltando o risco de incêndios naquele país. Naquela época, o primeiro-ministro, Scott Morrison, já negava os efeitos das alterações do clima e era contra políticas de redução de gases de efeito estufa.
Foi justamente por esta razão que Morrison foi tão criticado pelos australianos, que exigiram mais recursos para os serviços de combate a incêndios e ações urgentes de combate à crise climática, começando com a manutenção de combustíveis fósseis no solo.

Secas históricas
Um dos impactos mais conhecidos das mudanças climáticas são os eventos climáticos extremos. O sudoeste da Austrália teve um dos períodos mais secos de sua história, de janeiro a agosto de 2019.
A seca, combinada a um inverno com recordes de calor, proporcionou o cenário ideal para que as chamas se alastrassem pela vegetação. Ou seja, o que vemos agora são alguns dos efeitos práticos da crise climática global. É isso mesmo, o futuro já começou!
As mudanças climáticas na Austrália significam que os incêndios florestais começam mais cedo, duram mais e são mais intensos.
Fonte - Revista Amazônia  26/02/2020

Ferry-Boat tem movimento intenso nessa quarta(26) sentido Ilha de Itaparica/Salvador

Travessia marítima  🚢

Fim do carnaval e aqueles que preferiram passar a festa fora de Salvador começam a retornar a capital. A ITS, administradora do sistema Ferry-Boat,que opera na travessia marítima entre  a ilha de Itaparica e Salvador,informa que estão em operação nesta quarta (26),sete(07) embarcações,Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia, Anna Nery, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi, Pinheiro e Rio Paraguaçu, com saídas a cada 30 minutos. Nesta tarde, o movimento é intenso para veículos e moderado para passageiros no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, o fluxo segue tranquilo.




segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Rússia está prestes a lançar um dispositivo que permitirá a comunicação através do pensamento

Ciência & Tecnologia  😔

O projeto dos desenvolvedores russos chamado Neurochat, segundo Semiónov, é um sistema de software e hardware, neuroaccessórios e uma interface especial. É um dispositivo médico projetado para oferecer a oportunidade de comunicação de pessoas que por uma razão ou outra não podem falar.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
A produção do dispositivo Neurochat para uso em massa está prevista para o segundo trimestre de 2019, informou o diretor executivo do sindicato industrial da NeuroNet Technology Initiative ao Sputnik.
O projeto dos desenvolvedores russos chamado Neurochat, segundo Semiónov, é um sistema de software e hardware, neuroaccessórios e uma interface especial. É um dispositivo médico projetado para oferecer a oportunidade de comunicação de pessoas que por uma razão ou outra não podem falar.
O Neurochat ajudará pessoas que sofreram um derrame e perderam a capacidade de falar e se mover, de ditar um texto para um computador, literalmente com o poder de suas mentes.
Um acessório sem fio com eletrodos é colocado na cabeça do paciente. Isso se concentra na letra necessária da matriz alfabética que aparece na tela do monitor para escrever um texto. O dispositivo pode ser instalado em uma cama ou em uma cadeira de rodas. Os usuários deste acessório podem se comunicar com pessoas próximas e também remotamente pela Internet.
O neurochat também pode ser usado por pessoas com paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla e vários neurotraumas, incluindo lesões na cabeça e na coluna vertebral.
“Na Ásia CES o produto recebeu o prêmio como um dos mais interessantes e promissores. No final de março, pretendemos apresentar o projeto na Conferência Europeia sobre neurotecnologias no Reino Unido,” disse Semyonov.
Segundo o diretor executivo da empresa, o primeiro lote experimental tinha várias centenas de aparelhos enviados para diferentes centros de reabilitação russos para aprovação. Atualmente, estão em andamento negociações sobre a aquisição e fornecimento do Neurochat para instituições médicas.
Fonte - Revista Amazônia  24/02/2020