sexta-feira, 12 de junho de 2020

Transporte público pós-pandemia, mais perguntas do que respostas

Mobilidade  🚘  🚌  🚇

Nas cidades médias e pequenas, o uso do carro particular, que é mais realista, deverá provavelmente comprometer o transporte público.Mas no longo prazo, tudo será certamente diferente. Os comportamentos vão mudar e, por muito tempo, não se voltará à antiga “normalidade”. As próprias cidades vão se reestruturar. Os urbanistas nos seus projetos vão ter que sanar os graves problemas habitacionais e tornar os ambientes mais seguros levando em conta possíveis surtos sanitários. Serão criados espaços suficientemente vazios para evitar aglomerações.

Abifer
Peter Alouche, engenheiro eletricista,
 professor, especialista em sistemas
metroferroviários, consultor independente
 de transporte nas áreas da tecnologia.
A pandemia do Covid-19 foi um verdadeiro e inesperado tsunami que se abateu sobre a saúde e a vida das populações do mundo inteiro. As cidades mais populosas, despreparadas, foram as mais atingidas. Paralisadas e isoladas, sua economia desabou. O transporte público foi, em consequência, um dos setores que mais sofreu. Segundo o secretário geral da UITP, Mohamed Mezghani, houve nas cidades europeias uma queda de mais de 90% de usuários e que se prolongou por meses. Não foi diferente nas cidades brasileiras. A população perplexa e com medo de ser infectada pelo vírus preferia, quando podia, usar seu próprio veículo e evitar o transporte público.
Verdadeiros paradoxos começaram a surgir para as operadoras do transporte público. Diminuir a oferta face à queda da demanda ou aumentar a oferta para reduzir a lotação dos veículos? Medidas rígidas de controle da lotação dos veículos foram tomadas para evitar o acúmulo e a proximidade das pessoas. Economicamente, foi um golpe duro para a maioria das empresas e muitas quebraram financeiramente. Recorreram ao poder público que, submergido na crise econômica e sanitária e com total falta de recursos, não tinha como socorrer a todos.
O transporte sobre trilhos em São Paulo e Rio também foi muito atingido. Viu sua frequência cair repentinamente. E também enfrentou o dilema de aumentar ou não a oferta de trens para diminuir a lotação dos veículos. Para garantir a saúde dos seus usuários e funcionários, Metrô e CPTM, reagiram de imediato face à pandemia, tomando medidas urgentes e drásticas, como a desinfecção sistemática dos veículos e ambientes, seguindo as melhores práticas de outros sistemas no mundo. Além de adotar ações de conscientização, estabeleceram novas rotinas com os trens que passaram por uma higienização rigorosa toda noite, além de uma limpeza rápida a cada viagem.
O uso de máscara tornou-se obrigatório no transporte público. As estações e terminais foram submetidos a controles sanitários e houve um aumento de distribuição de desinfetantes e também máscaras aos usuários. O Metrô de São Paulo, sempre inovador, além dessas medidas tomou também ações institucionais, como o lançamento de chamamentos públicos para implantar na entrada das estações, postos de esterilização e totens de álcool em gel para os usuários.
Todo esse panorama criou uma crise, sem precedentes, no transporte público. Surge então a seguinte pergunta que todos se fazem: Como será o seu futuro depois da pandemia? Em curto prazo o poder público vai evidentemente tentar, a todo custo, garantir que o transporte público continue operando, como antes da pandemia, dando um apoio financeiro, pelo menos temporário às empresas operadoras. A população vai continuar a evitar, quando possível, o transporte público, preferindo o seu carro particular, a bicicleta ou mesmo os percursos a pé. Há quem ache que a frequência no transporte voltará ao “normal” porque nas grandes cidades é muito difícil enfrentar os grandes congestionamentos causados pelo uso do carro particular. Nas cidades médias e pequenas, o uso do carro particular, que é mais realista, deverá provavelmente comprometer o transporte público.
Mas no longo prazo, tudo será certamente diferente. Os comportamentos vão mudar e, por muito tempo, não se voltará à antiga “normalidade”. As próprias cidades vão se reestruturar. Os urbanistas nos seus projetos vão ter que sanar os graves problemas habitacionais e tornar os ambientes mais seguros levando em conta possíveis surtos sanitários. Serão criados espaços suficientemente vazios para evitar aglomerações. O isolamento da população mostrou que é insustentável as pessoas ficarem retidas em habitações exíguas. As calçadas serão mais largas e mais ciclovias serão construídas. O trabalho à distância, para quem pode, indicou que é preferível morar em lugares mais isolados, longe dos centros adensados, para não enfrentar longos deslocamentos.
Mas o transporte público nas grandes cidades continuará a ser vital, principalmente para a população menos favorecida. Só que ele vai ter que se reinventar. O diálogo entre os municípios das regiões metropolitanas vai ter que existir, com criação obrigatória de uma autoridade única para a gestão dos transportes. O poder público vai ter que introduzir profundas modificações na sua política, no seu planejamento e nas suas prioridades em termos de transporte. Como será? Ninguém sabe com certeza.
Equilibrar as despesas operacionais com a tarifa já se comprovou ser impossível. Por outro lado, o poder público, sem recursos, e com novas prioridades vai ter que criar novas fórmulas para garantir os investimentos necessários em trilhos e corredores de ônibus. Vai tentar apostar em recursos privados através das parcerias público-privadas (PPP) que, até agora, não tiveram muito sucesso. Terá que criar novos modelos para dar garantias jurídicas e retorno financeiro ao investidor. Como será?
Enfim, a preocupação no transporte público do amanhã é de como será a atitude dos usuários, uns em relação aos outros, em função do distanciamento social insuficiente nos veículos. A questão que se coloca é se este relacionamento pessoal voltará à “normalidade” com o respeito, a atenção aos mais idosos e a cordialidade que, em geral, sempre existiu no transporte, ou se reinará a desconfiança e a agressividade, função do medo, que Sartre definiu como “o inferno são os outros”? Há mais perguntas do que respostas.
Este artigo foi originalmente publicado pela revista Brasil Engenharia – Edição 02/2020
Fonte - Abifer  12/06/2020

Navio Stellar Banner é afundado na costa do Maranhão mais de 100 dias após encalhar

Meio ambiente   🚢

Os procedimentos para o afundamento se iniciaram às 5h e transcorreram como planejados e detalhados no Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental.

Portogente
Portogente
A Marinha do Brasil comunicou que o navio mercante “Stellar Banner” foi afundado nesta sexta-feira, dia 12 de junho, às 10h. Os procedimentos para o afundamento se iniciaram às 5h e transcorreram como planejados e detalhados no Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental.
A fase de preparação para o afundamento ocorreu em consonância com os pareceres da Sociedade Protection and Indemnity (P&I) e da organização ITOPF (International Tanker Owners Polutions Federation) que reúnem boas práticas mundialmente reconhecidas nas questões ambientais.
A Marinha do Brasil, por meio do Com4ºDN e da Capitania dos Portos do Maranhão, manterá a fiscalização das atividades junto com as autoridades ambientais do estado do Maranhão, na presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
As informações são da Assessoria de Comunicação Social da Marinha do Brasil.
Fonte - Portogente  12/06/2020

Horário de funcionamento do Metrô do Recife será ampliado

Transportes sobre trilhos  🚇

As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h. A operação da Linha Diesel (VLT) continuará suspensa. A Companhia destaca que vem acompanhando de perto a demanda de passageiros, a qual teve um aumento de 8,17% desde o início da implantação do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco, no dia 01 de junho.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir da segunda, dia 15/06, o Metrô terá seu horário de operação ampliado. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h. A operação da Linha Diesel (VLT) continuará suspensa. A Companhia destaca que vem acompanhando de perto a demanda de passageiros, a qual teve um aumento de 8,17% desde o início da implantação do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco, no dia 01 de junho. Atualmente, o Metrô transporta cerca de 30% da demanda anterior ao início da pandemia do coronavírus. Cerca de 50% dos funcionários da operação e manutenção estão afastados por pertencerem ao grupo de risco em relação ao Covid-19, o que impossibilita e dificulta, no momento, uma ampliação maior dos horários de funcionamento.
A CBTU destaca que, como medida de prevenção ao coronavírus, a limpeza e higienização das estações e dos trens foram reforçadas desde o mês de março. Os trens recebem limpeza nos períodos de recolhimento, entre viagens e ao término da operação comercial. Nos intervalos sem operação comercial, as composições recebem também desinfecção profunda com quaternário de amônia 5ª geração, um produto aprovado pela ANVISA que ajuda a prevenir o Covid-19. Nas estações e trens, campanhas educativas da Companhia contra o Coronavírus orientam os passageiros. Com cartazes, banners, avisos sonoros e artes para redes socais, a campanha contém orientações de prevenção contra o Covid-19.
Com informações da CBTU  12/06/2020

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Bahia tem mais nove municípios com transporte suspenso; total chega a 315

Transportes/Prevenção  🚍

Os municípios Brejões, Cordeiros, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Ibotirama, Maraú, Mirangaba, Teodoro Sampaio e Ubaíra terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (12). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (11). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Botuporã e Central, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Metrô de Salvador completa seis anos de operação transformando a mobilidade

Transportes sobre trilhos/A concretização de um sonho  🚇

Metrô baiano completa seis anos de operação com transformação na mobilidade e promoção sociocultural no Estado.- Com 12.634.684 km rodados, 293.758.248 passageiros e 977.921 viagens realizadas,mesmo com números grandiosos, eles não expressam as transformações que o modal tem provocado no decorrer desses anos.

CCR Metrô Bahia
foto - ilustração/Pregopontocom-Salvador Sobre Trilhos
Prestes a completar 6 anos de operação, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas contabiliza 12.634.684 km rodados – o equivalente a 315 voltas na terra -, 293.758.248 passageiros transportados – número maior que a população do Mercosul – e 977.921 viagens realizadas. Mesmo com números grandiosos, eles não expressam as transformações que o modal tem provocado no decorrer desses anos. Muito além de garantir o ir e vir com segurança, conforto, rapidez e atendimento de qualidade, o sistema metroviário busca promover a mobilidade urbana e vem criando e desenvolvendo iniciativas sociais para beneficiar baianos e soteropolitanos.
Desde 2014, a CCR Metrô Bahia – responsável pela implantação e operação do modal por um período de 30 anos – também vem plantando a semente da transformação em ações sociais e legados que marcam essa história: primeiro, as mudanças de hábitos no deslocamento, favorecendo a intermodalidade ao entregar a ciclovia de 12 km na Avenida Paralela, às margens da linha 2 do metrô, em 2018. Depois com a Bibliometrô, uma iniciativa que busca promover o desenvolvimento intelectual e cultural da população baiana. Entregue em junho do ano passado, o espaço multicultural, que conta com um acervo de mais de mil exemplares de diversos gêneros literários, também é palco de saraus e lançamentos de livros. E o melhor: aberto ao público e totalmente gratuito. Desde a sua inauguração, quase 10 mil pessoas já acessaram o local, que tem o objetivo de disseminar e despertar o interesse da leitura entre crianças, adolescentes e jovens. O espaço está localizado na Estação Acesso Norte de Metrô.
“O metrô vai muito além do simples ato de transportar pessoas, por isso, transformamos as estações em espaços públicos que estimulam o desenvolvimento intelectual e valorizam a cultura baiana com diversas iniciativas e ações. A BiblioMetrô é um espaço multicultural que visa, sobretudo, a transformação social através da leitura e já recebeu diversas visitas de escolas públicas e privadas em apenas um ano de operação. Com a economia do tempo gasto entre viagens, nossos clientes têm aproveitado a estação do metrô como um ponto de estudo, além de contar com outras atividades culturais que o espaço promove”, destaca o presidente da CCR Metrô Bahia, Rodolfo Gonzalez. Ainda de acordo com Gonzalez, a inclusão social e os espaços de promoção cultural são parte essencial do propósito da concessionária, e legados que a empresa deixará para beneficiar toda a comunidade. Neste sentido, a CCR Metrô Bahia também criou o projeto Estação Leitura, que estimula a troca e doação de livros usados em seis casinhas espalhadas nas estações Acesso Norte, Campo da Pólvora, Pirajá, Rodoviária, Bairro da Paz e Aeroporto.

Ações culturais e de cidadaniaOutra iniciativa que vem contribuindo com a formação acadêmica e cidadã de jovens, além de fortalecer a cultura do metrô nestes seis anos é o programa de visitas Embarque. Neste período, o programa já recebeu mais de 20 mil visitantes entre crianças, jovens e professores de toda a Bahia e outros estados do Brasil interessados em conhecer como opera o metrô baiano. Através de dois roteiros, “Embarque na Operação” e “Embarque nos Bastidores”, o programa apresenta o metrô, a tecnologia empregada, bem como a expertise da CCR Metrô Bahia que tem como premissas a qualidade e o atendimento na prestação do serviço de transporte público. Já o projeto Vem pra Cá que tem a baianidade como destaque, desenvolve ações culturais, de promoção à saúde e bem-estar reforçando a pluralidade cultural, diversidade e inclusão durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.
Esse gancho social também é reforçado com os projetos e campanhas promovidos pelo Instituto CCR em todo o Grupo CCR. Aqui no Estado, com o apoio da CCR Metrô Bahia, diversos projetos socioculturais já foram incentivados, entre eles, a Flipelô, importante evento que valoriza a cultura e literatura baiana. Ao todo, são 15 projetos incentivados, 51 escolas contempladas e mais de 200 mil pessoas beneficiadas. Outras campanhas como a do agasalho – que já ultrapassou a marca mais de 200 mil peças de roupas arrecadadas – e de voluntariado que, em quatro edições, já beneficiou 4 creches, 1 orfanato e 1 lar de idosos, também são realizadas no estado.

OperaçãoDepois de ser considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil nos últimos anos e uma das obras de infraestrutura mais rápidas do mundo, a implantação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi concluída com a entrega da Estação Aeroporto de Metrô, em abril de 2018, e com a finalização das obras de ampliação do Terminal de Ônibus Aeroporto, em janeiro deste ano. Hoje, o metrô possui duas linhas, 33 km, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus, sendo 7 deles administrados pela CCR Metrô Bahia. Atualmente, a estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá, Aeroporto, Rodoviária, Acesso Norte, Mussurunga e Imbuí.
O sistema conta com uma frota de 40 trens modernos e cada composição tem capacidade para transportar mil passageiros por viagem. Nos dias úteis são ofertados até 984 mil lugares, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana. “O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é um projeto que vem transformando a mobilidade urbana da capital baiana e Região Metropolitana. Agora, a nossa missão é entender os novos anseios dos nossos clientes e direcionar todos os esforços para oferecer ainda mais qualidade e segurança no serviço e no atendimento”, enfatiza Rodolfo Gonzalez.
De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o sistema metroviário baiano foi um dos cinco sistemas que mais expandiram no país nos últimos anos. Hoje, ele é o terceiro maior sistema metroviário do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. O modal baiano trouxe ainda uma nova dinâmica para o transporte público de Salvador. A população tem o benefício da integração tarifária que garante o pagamento de uma única tarifa com o uso dos cartões de integração da CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse. Assim, pode-se combinar o metrô com outros modais como ônibus urbano, metropolitano e complementar, respeitando o intervalo de tempo para cada um deles. Uma soma de redução do percurso, de tempo de deslocamento e de economia.

Segurança e AtendimentoFruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado da Bahia e o Grupo CCR, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é referência internacional pela qualidade e velocidade das obras e tecnologia inovadora. A sua filosofia de atendimento de excelência, também é destaque para aqueles que utilizam o serviço diariamente, trazendo para a cidade transporte público de qualidade.
Os Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) da CCR Metrô Bahia ficam na linha de frente e têm na orientação ao cliente a sua função primordial. Ou seja, um metrô composto por pessoas cuidando de pessoas. Todas as dependências do metrô como estações, trens, terminais de ônibus e passarelas contam com rondas periódicas e regulares, realizadas por agentes fardados e à paisana. A segurança também é feita com o monitoramento eletrônico realizado por mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus. As imagens são acompanhadas em tempo real diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e das Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação. Algumas dessas câmeras contam ainda com a tecnologia de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP).

TecnologiaA utilização do CBTC (Communications-Based Train Control) – no português Controle de Trens Baseado em Comunicação – sistema de sinalização mais seguro do mundo para controlar a circulação de trens do SMSL é a prova de que a tecnologia está a favor da mobilidade urbana. O CBTC garante a operação com falha segura, aquela que não oferece riscos a clientes e colaboradores, e ainda permite a utilização de diversos níveis de automação.
No metrô baiano tudo funciona no modo automático e a principal função do operador de trem é acompanhar o embarque e desembarque dos clientes nas estações e aplicar freio, em caso de emergências, além de monitorar as câmeras do interior dos trens. Unindo o sistema de sinalização e o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia, tem-se um modal metroviário altamente tecnológico, que prioriza a segurança de clientes, colaboradores e do patrimônio público.
Instalado no Pátio Pirajá, o CCO faz o monitoramento e centraliza todas as informações relacionadas à operação. O local recebe imagens, em tempo real, de mais de 2 mil câmeras distribuídas em todo o sistema. Cada trem possui 22 câmeras embarcadas, sendo dezesseis câmeras para monitoramento do interior dos carros, além de duas câmeras externas, na frente e na traseira, para visualização da via e das estações, e mais duas câmeras no interior das cabines de comando. Direto do centro de controle, através de um videowall de 44 telas LCD de 55 polegadas e de consoles, é possível gerenciar os sistemas de circulação de trens, de energia, de ventilação, fluxo de clientes, segurança pública operacional, bloqueios de entrada e saída, detecção, combate a incêndio e outros. O trabalho é realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, por 33 profissionais que se revezam em turnos. O sistema de monitoramento eletrônico de circuito fechado de TV, permite ainda gravar, exibir, recuperar e processar as imagens obtidas a partir das câmeras de vídeo distribuídas em todo o sistema. Algumas dessas câmeras também são integradas ao Centro de Informação e Comunicação (CICOM), da SSP.
Aguardado por muito anos, o metrô baiano conseguiu reunir a excelência no atendimento, segurança e responsabilidade social como valores diários. “O desafio de garantir um transporte público de alta qualidade à população é grande. Mas o orgulho de fazer parte da transformação da mobilidade, transportando pessoas e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos baianos é ainda maior”, finaliza Rodolfo Gonzalez.
Fonte - ANPtrilhos  10/06/2020


foto - ilustração/Pregopontocom - Salvador Sobre Trilhos

Mais cinco municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 308

Transportes/Prevenção  🚍

Os municípios Dom Macedo Costa, Itiruçu, Jeremoabo, Jussiape e Tanhaçu terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (11). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (10). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Baianópolis, Bonito, Morro do Chapéu, Quijingue, Ubaíra e Uibaí, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Ferry-Boat Salvador/Itaparica terá operação suspensa na quinta(11) feriado de Corpus Christi

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica terá a operação suspensa nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi,seguindo o decreto do governo do estado que estabelece a suspensão das travessias nos finais de semana e feriado. O Ferry-Boat volta ao funcionamento normal na sexta-feira (12), mantendo os horários, frequências e quantitativo de embarque que já estão sendo praticados de 2ª a 6ª feira com oito horários em Salvador e na ilha de itaparica. As embarcações partem às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h (tanto de Bom Despacho como de São Joaquim) .


foto - ilustração/arquivo


terça-feira, 9 de junho de 2020

Bahia tem 18 municípios com transporte suspenso; total chega a 309

Transporte/Prevenção  🚍

Os municípios Angical, Aracatu, Barra da Estiva, Botuporã, Central, Guajeru, Iuiu, Laje, Malhada, Mortugaba, Muquém de São Francisco, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Piatã, Quijingue, São Miguel das Matas, Serra do Ramalho e Ubaíra terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (10). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (9). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Anagé, Brotas de Macaúbas, Itapebi, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussara, Lajedão, Maraú, Matina, Mirante, Nova Soure, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Rio do Pires, Souto Soares, Tanque Novo, Utinga e Varzedo, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento moderado nesta terça (09)

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat, opera nesta terça(09) com quatro(04) embarcações(Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Ivete Sangalo e Pinheiro), na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica. As viagens, de segunda a sexta-feira, estão sendo realizadas a cada duas horas, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho, conforme resolução da Agerba. Até o momento, o movimento é moderado para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais,em Salvador e Itaparica. As embarcações estão operando com o equivalente a 50% da capacidade total. As travessias aos sábados, domingos e feriados continuam suspensas.



foto - ilustração/arquivo

Após oito anos, VLT de Cuiabá consumiu R$ 180 milhões e continua sem uso

Transportes sobre trilhos   🚄

O estado continua a pagar o empréstimos; os prazos para resolução do entrave de serviços parados estão estourados e, oficialmente, não há previsão de quando o problema será resolvido.No próximo dia 20, o modal, que deveria ter começado a funcionar em junho de 2014 para a Copa do Mundo, faz mais um aniversário.

Metrópoles
foto - ilustração/arquivo
Oito anos depois do lançamento das obras, o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ainda é uma polêmica no Mato Grosso. O estado continua a pagar o empréstimos; os prazos para resolução do entrave de serviços parados estão estourados e, oficialmente, não há previsão de quando o problema será resolvido.
No próximo dia 20, o modal, que deveria ter começado a funcionar em junho de 2014 para a Copa do Mundo, faz mais um aniversário.
Conforme a Secretaria de Fazenda (Sefaz), Mato Grosso pagou, desde 2013, R$ 180 milhões por um serviço sem uso. É uma média de R$ 29 milhões por ano cada cada até 2019, o que representa 20% do total de R$ 1 bilhão emprestados da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).
Fonte - Revista Ferroviária  09/06/2020

Oceanos e suas biodiversidades em alerta

Meio ambiente/Sustentabilidade  🌊

A sociedade deveria estar comemorando o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, mas infelizmente será necessário lembrar a data como um alerta para a biodiversidade que vive dentro e fora deles. Afinal, eles absorvem 90% do calor do planeta, recolhem 30% do dióxido de carbono e fornecem 50% do oxigênio necessário para sobrevivência na Terra.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Pandemia pode aumentar poluição nos oceanos, devido ao maior consumo de embalagens. Cerca de 80% das tartarugas marinhas morrem devido à ingestão de resíduos, principalmente de plástico
A sociedade deveria estar comemorando o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, mas infelizmente será necessário lembrar a data como um alerta para a biodiversidade que vive dentro e fora deles. Afinal, eles absorvem 90% do calor do planeta, recolhem 30% do dióxido de carbono e fornecem 50% do oxigênio necessário para sobrevivência na Terra. Com a pandemia e o maior consumo de embalagens, a poluição nos oceanos tende a aumentar e com ela as consequências negativas à vida marinha.
De acordo com a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos chegam aos oceanos todos os anos, e 50% desse valor é de plástico, material que mais afeta os animais marinhos. Para a médica-veterinária, Cristina Fotin, da Comissão de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), as tartarugas e aves, como o albatroz e petrel, são os que mais sofrem com essa situação e os médicos-veterinários têm atuado no resgate e recuperação desses animais.
“Essa situação dos lixos nos oceanos pode gerar, além da morte por ingestão dos resíduos, alterações congênitas e hormonais, sofrimento, deformações físicas e a diminuição ou interrupção da cadeia alimentar, uma vez que há a morte de algumas espécies importantes para o processo”, alerta Cristina. Ela também conta que depois dos plásticos, os artefatos de pesca são os resíduos mais prejudiciais.
Com a pandemia mundial do coronavírus e a necessidade da população do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) descartáveis, como máscaras e luvas, assim como de mais embalagens plásticas e de isopor, por conta das compras delivery, especialistas entrevistados preveem que um aumento de resíduos nos oceanos. O ser humano não está na praia, mas continua consumindo, e sem um destino adequado, com certeza chegará aos oceanos.
Por outro lado, com o isolamento imposto às pessoas, os animais que vivem no entorno dos oceanos estão podendo circular mais livres. “Os lugares não estão ocupados, estão mais tranquilos, com menos ruídos e dessa forma estão sendo utilizados principalmente pelas aves marinhas”, comemora a oceanóloga e coordenadora do Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande (CRAM-FURG), Paula Canabarro.

Responsabilidade do médico-veterinário
Quando se fala em poluição nos oceanos, é imprescindível analisar as duas formas em que os resíduos chegam. Uma delas, segundo o médico-veterinário e vice-presidente do Instituto Mar, Rodolfo Pinho da Silva Filho, são os resíduos que as pessoas deixam na areia, na beira-mar. A outra, é com o ciclo da água, aqueles resíduos que não foram devidamente destinados e acaba nos oceanos.
“Com a pandemia do coronavírus, o lixo que estava na praia diminuiu, porém o que vem do ciclo da água continua chegando e talvez em maior volume agora. O que precisamos é a conscientização de todos, começando pelos médicos-veterinários, para informar a população da realidade e da destinação correta de resíduos. O homem entende o meio ambiente como se fosse um anexo da vida dele, e não é, nós fazemos parte.”, explica Silva Filho.

Recuperação de animais marinhos
A oceanóloga e coordenadora do Centro de Recuperação de Animais Marinhos da (CRAM-FURG), Paula Canabarro, conta que das tartarugas que chegam para serem recuperadas, só é possível reabilitar de 20 a 30 % das que ingeriram lixo. “Das que morrem, 80% tinham lixo em sua cavidade abdominal ou trato intestinal”, lamenta.
No CRAM chegam anualmente 200 animais marinhos para serem reabilitados. ”As tartarugas marinhas são os animais que mais aparecem com ingestão de lixo, e entre os resíduos plásticos e fios de nylon. Porém, encontramos lixo no trato intestinal em todos os outros bichos que chegam para nós”, comenta.
Fonte - Portogente  09/06/2020

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Transporte intermunicipal é retomado parcialmente no Rio de Janeiro

Transportes  🚢 🚆

As concessionárias e empresas que operam as linhas de trem, barcas e ônibus retomam aos poucos as operações, depois das restrições impostas em março na tentativa de conter a pandemia de covid-19.A Rodoviária do Rio ainda não tem uma estimativa de retomada das partidas de ônibus intermunicipais e interestaduais

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
Com a determinação do governo do estado do Rio de Janeiro de retomada parcial do transporte intermunicipal, as concessionárias e empresas que operam as linhas de trem, barcas e ônibus retomam aos poucos as operações, depois das restrições impostas em março na tentativa de conter a pandemia de covid-19.
A SuperVia, que opera o sistema de trens metropolitanos, informa que começa a partir de hoje (8) a oferecer mais 522 lugares por dia nas composições em dias úteis, um aumento de 60% em relação à operação durante o período de mais restrições.
Os ramais Santa Cruz e Deodoro serão integrados, com as estações de Deodoro sendo atendidas pelos trens de Santa Cruz. No ramal Japeri haverá o serviço expresso. Deixaram de ter controle de acesso as estações: Japeri, Engenheiro Pedreira, Queimados, Austin, Comendador Soares, Nova Iguaçu, Mesquita, Edson Passos, Nilópolis (ramal Japeri); Belford Roxo e Pavuna/São João de Meriti (ramal Belford Roxo); e Saracuruna, Gramacho, Duque de Caxias, Corte Oito (ramal Saracuruna).
Foram reabertas hoje as estações: Presidente Juscelino e Olinda (ramal Japeri), Lages e Paracambi (extensão Paracambi), Coelho da Rocha, Agostinho Porto e Vila Rosali (ramal Belford Roxo) e Jardim Primavera e Campos Elíseos (ramal Saracuruna), Silva Freire (ramal Deodoro). A extensão Guapimirim permanece fechada.

Ônibus A Rodoviária do Rio ainda não tem uma estimativa de retomada das partidas de ônibus intermunicipais e interestaduais, depois da queda de 96% no movimento por causa da pandemia. Como parte das ações da retomada das operações, foram instalados hoje boxes neutralizadores pelos quais todos os passageiros deverão passar antes de embarcar.
Os equipamentos têm cerca de 3 metros e dispõe de um sensor de presença, que aciona borrifadores com uma solução antisséptica de digluconato de clorexidina a 0,2%. Segundo a Rodoviária do Rio, a substância é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é eficaz contra bactérias, fungos, leveduras e vírus.
Os usuários só podem acessar o terminal usando máscaras, todos têm a temperatura medida com termômetros digitais e precisam respeitar o distanciamento mínimo.
Fonte - Agência Brasil   08/06/2020

Mais 17 cidades baianas têm transporte suspenso; total chega a 310

Transportes/Prevenção  🚍

O transporte intermunicipal foi suspenso a partir de domingo (7)em Boa Nova, Boninal, Brotas de Macaúbas, Caém, Carinhanha, Chorrochó, Iramaia, Itarantim, Itororó, Maracás, Medeiros Neto, Planalto, São Gabriel, Tanque Novo, Teolândia, Tremedal e Uibaí.A decisão tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A decisão foi publicada neste sábado (6), em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Lapão, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica,opera nesta segunda(08) com 5 embarcações e movimento moderado

Travessia marítima  🚢

A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do sistema Ferry-Boat, informa que as viagens estão sendo realizadas a cada duas horas, de segunda a sexta-feira: às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho, conforme resolução da Agerba. Nesta segunda(08) a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica está sendo realizada com 05 embarcações em operação, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Ivete Sangalo, Pinheiro e Rio Paraguaçu. No momento, o movimento apresenta-se moderado para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho. Cumprindo às determinações da agência reguladora, é obrigatório o uso de máscara pelos passageiros e o embarque equivalente a 50% da capacidade de lotação dos barcos. Permanecem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados. Mais informações poderão ser obtidas através do Tel-0800 028 2723 ou pelo e-mail  demandastravessias@sollobrasil.com.br


foto - ilustração/arquivo

Cientistas descobrem o ar mais limpo do mundo

Ciência/Meio ambiente  🌊

A análise do ar mostrou que estava totalmente livre de “aerossóis antropogênicos”. Estes são poluentes ou partículas derivadas da atividade humana ou poeira de outros continentes. Os cientistas chamaram essa área livre de poluição de “verdadeiramente intocada”.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Os cientistas descobriram o que eles acreditam ser o ar mais limpo da Terra. Pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado e do Bureau Australiano de Meteorologia realizaram pesquisas sobre a pureza do ar acima da Antártica. Eles encontraram uma região sobre o Oceano Antártico, entre o sul da Austrália e a Antártica, que não foi “afetada” pela atividade humana. Os cientistas disseram que a área pesquisada formou a atmosfera nas nuvens mais baixas. A análise do ar mostrou que estava totalmente livre de “aerossóis antropogênicos”. Estes são poluentes ou partículas derivadas da atividade humana ou poeira de outros continentes. Os cientistas chamaram essa área livre de poluição de “verdadeiramente intocada”.
Eles analisaram a estrutura dos micróbios no ar nas nuvens mais baixas sobre o Oceano Antártico. Eles examinaram o DNA dos micróbios e rastrearam de onde eles vieram. Sua análise incluiu o monitoramento de trajetórias de vento para detectar até onde os micróbios podem ter viajado. Eles descobriram que o ecossistema atmosférico era muito “isolado”, independente e livre de contaminantes de outras partes do mundo. A fonte dos micróbios era o Oceano Antártico, em vez de poluentes transportados pelo ar de outros continentes. Os pesquisadores concluíram que o Oceano Antártico é um dos poucos lugares na Terra que foi “minimamente afetado por atividades antropogênicas
Fonte - Revista Amazônia  06/06/2020