sábado, 10 de novembro de 2018

Governo do Estado lança edital para expansão da linha 1 do Metrô de Salvador até Cajazeiras

Transportes sobre trilhos  🚇

De acordo com a publicação, a partir da próxima terça-feira (13), o edital para participação da seleção estará disponível no site da CTB e na sede do órgão, no bairro da Calçada. A previsão é que o vencedor da licitação seja conhecido no dia 14 de dezembro, em sessão pública realizada na CTB. O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador - Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Estação pirajá
Neste sábado (10), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o aviso de licitação para a extensão da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas até a região de Cajazeiras/Águas Claras, através do denominado Tramo 3.
De acordo com a publicação, a partir da próxima terça-feira (13), o edital para participação da seleção estará disponível no site da CTB e na sede do órgão, no bairro da Calçada. A previsão é que o vencedor da licitação seja conhecido no dia 14 de dezembro, em sessão pública realizada na CTB.
O trecho a ser licitado parte de Pirajá, tem cerca de 5 quilômetros e prevê a construção de duas estações metroviárias, sendo uma Estação Campinas, localizada nas imediações de Campinas de Pirajá e da Brasilgás, e a outra Estação Águas Claras/Cajazeiras. O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador - Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.
A extensão da Linha 1 faz parte do planejamento global e estratégico para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e se alinha a outros importantes projetos de mobilidade em andamento do Governo do Estado, como a Avenida 29 de Março, em implantação, e o novo complexo de integração intermodal a ser implantado entre a BR 324 e a Via Regional, com a nova Estação Rodoviária Intermunicipal.
Composto por duas linhas, com extensão de quase 33 quilômetros, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transporta diariamente 350 mil passageiros. Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema chegará a 42 quilômetros.
Com informações da Secom BA 10/11/2018

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Primeiro ônibus autônomo para climas variados será implantado até 2020 na Finlândia

Mobilidade/Tecnologia  🚌

A MUJI e Sensible 4 criaram juntos o Gacha, primeiro ônibus autônomo para todos os climas,que deverá ser implantado em 2020.O objetivo da colaboração é desenvolver frotas de ônibus autônomos para uso constante e fornecer serviços reais de transporte para o público em 2021.

Intelligent Transport - 07/11/2018
intelligenttransport
O Sensible 4 forneceu a tecnologia de condução autônoma,garantindo que o veículo tenha desempenho superior de posicionamento, navegação e detecção de obstáculos para permitir a condução autônoma em condições climáticas variáveis e a MUJI forneceu o design e os recursos do veículo que melhoram a experiência do usuário.
O clima cria um papel crítico na abertura do mercado de ônibus autônomos. Atualmente, chuva forte, neblina ou neve estão impedindo a maioria dos veículos autônomos de operar, uma vez que as tecnologias existentes são em grande parte testadas e desenvolvidas em condições de clima quente. No entanto o Sensible 4 concentrou-se em testes tecnológicos e validações nas condições árticas da Lapônia, dando à empresa uma vantagem única sobre outras tecnologias de condução autônoma.
intelligenttransport
O ônibus Gacha será mostrado ao público em sua estréia em março de 2019 em Helsinque, e após seu lançamento, operará em três cidades finlandesas no tráfego real.
O software Sensible 4 pode ser integrado a qualquer plataforma de veículo autônoma, desde carros pequenos até ônibus de tamanho normal. Atualmente, o Sensible 4 oferece passeios gratuitos para todos, como parte de um piloto no sul da Finlândia, em Espoo.
O design da MUJI inclui uma forma amigável sem frente ou verso, uma carreira de Ledes feito a partir da combinação dos faróis e tela de comunicação, e assentos que seguem a forma aparente do ônibus.
O ônibus Gacha tem capacidade para 10 passageiros sentados com seis pessoas em pé e pode desenvolver uma velocidade máxima de 40 km / h. Com carga elétrica, o carregamento rápido oferece uma autonomia de mais de 100 km. O pacote de sensores inclui quatro Lidars, oito radares, visão de câmera de 360 ​​graus, GPS de alta precisão, unidade de inércia e controle sobre 4GLTE / 5G.
Fonte - Intelligent Transport  09/11/2018

Abertura oficial do Novembro Negro reúne Bando de Teatro Olodum e Lazzo no TCA

Arte & Cultura/Novembro Negro  💃

A Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê também faz parte da programação do calendário da Sepromi, e foi aberta na terça-feira (6), no Hotel Sol Victória Marina, reunindo militantes do movimento negro, gestores públicos e lideranças dos segmentos tradicionais de diversos territórios para debaterem e levantar proposições acerca das políticas afirmativas na Bahia.

Da Redação
foto -  Camila Souza/GOVBA

As atividades que integram o Novembro Negro da Bahia, calendário pioneiro de mobilizações do movimento negro, foram apresentadas no Teatro Castro Alves durante a abertura oficial do Novembro Negro, na noite desta quinta-feira (8), que contou com a apresentação do Bando de Teatro Olodum e do cantor Lazzo Matumbi. Ao longo do mês acontecem caminhadas, seminários, rodas de diálogo, campanhas, homenagens a heróis e heroínas da luta do povo negro, a exemplo do líder quilombola Zumbi dos Palmares, além de projetos apoiados pelo edital da Década Internacional Afrodescendente, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi)
A Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê também faz parte da programação do calendário da Sepromi, e foi aberta na terça-feira (6), no Hotel Sol Victória Marina, reunindo militantes do movimento negro, gestores públicos e lideranças dos segmentos tradicionais de diversos territórios para debaterem e levantar proposições acerca das políticas afirmativas na Bahia.
A secretária da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, falou sobre a série de eventos que estão sendo realizados durante o mês de novembro. “Nós estamos hoje com essa grande abertura, uma aula-espetáculo, temos o convidado Lazzo Matumbi, que nos presenteia com sua arte. Durante o mês temos um conjunto de ações da Década Internacional Afrodescendente, além da nossa parceria com o movimento negro da Bahia, que no próximo dia 20 vai realizar um conjunto de caminhadas, atos políticos e processos de formação. É um mês em que teremos feira de inclusão produtiva, capacitações e oficinas para refletir os 130 anos da abolição da escravatura e celebrar a memória de resistência dos heróis de Búzios que neste ano completa 220 anos”.
Ator do Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington disse que estar no palco do TCA é um privilégio para qualquer ator. “E o Olodum é um ícone mundial da resistência. A banda, o grupo cultural, é uma arte de transformação e de reflexão. Nesse espetáculo a gente está afirmando que a nossa história é recheada de lutas, não é uma história de baixar a cabeça. E hoje estamos celebrando a memória de Zumbi dos Palmares”.
Para Jorge Washigton, o Novembro Negro é um trabalho educativo. “O Brasil é um País muito ingrato, nossa história não é contada nos livros didáticos, quem tem feito isso por mais de 40 anos de forma brilhante é o movimento negro, que tem mostrado e reafirmado essas datas. O 20 de Novembro hoje só é conhecido por causa da luta do Movimento Negro. Hoje temos o Mês da Consciência Negra, estamos na Década Internacional da Afrodescendência, instituída pela ONU, são momentos que marcam nossa trajetória”.
O fotógrafo Josafá Araújo foi assistir ao espetáculo. “O Novembro Negro se tornou um marco para a população negra. E demarcar hoje, no TCA, com um espetáculo do Bando e um show do Lazzo é pontuar mesmo na cidade que a nossa demanda precisa estar marcada na história. A Bahia sempre tem a régua e o compasso no processo de construção das políticas públicas a partir da base, das comunidades de terreiro, nos bairros mais populares”.

Sobre o dia 20 de novembro
O dia 20 de novembro foi instituído como o ‘Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra’ em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695. A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519/11, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares (União dos Palmares, Alagoas), comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil colonial. O quilombo também foi palco da luta pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana;
A programação com palestras continua nesta sexta-feira no Hotel Sol Victória. Quem quiser saber mais sobre esses eventos, datas horários e locais, pode acompanhar no site da Sepromi.

09.11.2018 – Sexta-feira
08h – 10h Oficina de Sistematização de Documento Conclusivo Lucy Góes/Gabriele Vieira (Sepromi) e Relatores(as);
10h – 11h Atividade Cultural Leitura do Documento Conclusivo Assinatura dos Termos de Colaboração para Regularização Fundiária das Comunidades de Fundo e Fecho de Pastos Matildes Charles (Cantora) Dra. Fabya Reis Secretária de Promoção da Igualdade Racial Dra.Renata Rossi Coordenadora de Desenvolvimento Agrário;
11h- 12h Cerimônia de Encerramento Dra Fabya Reis – Secretária de Promoção da Igualdade Racial e Autoridades presentes.
Com informações da Secom BA  09/11/2018

CBTU confirma empréstimo de VLT de Natal para o Distrito Federal

Transportes sobre trilhos   🚄

O comunicado oficial cita que a transferência se dará por conta de uma nova operação de transporte de passageiros em Brasília, que funcionará em caráter experimental nos próximos seis meses, com a composição de VLT de Natal e outra de João Pessoa, capital da Paraíba.

Tribuna do Norte
foto - ilustração/arquivo
A Superintendência de Trens Urbanos de Natal emitiu uma nota à imprensa na tarde desta quarta-feira, 7, esclarecendo detalhes sobre a transferência de uma das composições de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da capital potiguar para o Distrito Federal.
O comunicado oficial cita que a transferência se dará por conta de uma nova operação de transporte de passageiros em Brasília, que funcionará em caráter experimental nos próximos seis meses, com a composição de VLT de Natal e outra de João Pessoa, capital da Paraíba.
A Superintendência Regional de Natal informa que mantém contato com o Diretor-Presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por conta da retirada trazer prejuízos para o usuário do serviço de trens urbanos da capital potiguar e região metropolitana. “A demanda de passageiros nos municípios operados pela CBTU no Rio Grande do Norte já se encontra acima da capacidade atual”.
Por conta disso, foi solicitado ao Diretor-Presidente que reconsidere o empréstimo do VLT desta Unidade Administrativa, cientificando-o dos riscos acima narrados. Por fim, o comunicado informa que a Superintendência de Natal ” tem acompanhado de perto a solução” e está “buscando preservar os interesses dos passageiros, bem como a qualidade do serviço prestado.

Confira a nota na íntegra:
A Superintendência de Trens Urbanos de Natal vem prestar esclarecimentos a respeito das notícias que têm sido veiculadas sobre a transferência de uma das composições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Natal para o Distrito Federal.

De acordo com informações recebidas da Administração Central desta Companhia, a CBTU dará início a uma nova operação de transporte de passageiros em Brasília, conectando a capital à cidade de Valparaíso, em Goiás. Durante os primeiros seis meses, o sistema funcionará em caráter experimental, utilizando duas composições de VLTs, uma de Natal (RN) e outra João Pessoa (PB).
Diante disso, a Superintendência Regional de Natal vem mantendo contato com o Diretor-Presidente da Companhia, uma vez que a retirada temporária de um dos VLTs da operação local causará prejuízos à oferta de serviços aos usuários, considerando que a demanda de passageiros nos municípios operados pela CBTU no Rio Grande do Norte já se encontra acima da capacidade atual.
Além disso, ainda este ano, terá início a modernização de trecho de via permanente em Natal, bem como está em tramitação projetos de ampliação da malha ferroviária, o que, consequentemente, aumentará a oferta de viagens e a demanda de passageiros.
A Administração Central da CBTU, por sua vez, informa que a Superintendência de Natal está prestes a receber cinco novos trens, já encomendados pela Companhia.
No entanto, considerando o cenário atual, foi solicitado ao Diretor-Presidente que reconsidere o empréstimo do VLT desta Unidade Administrativa, cientificando-o dos riscos acima narrados.
Esta Superintendência Regional tem acompanhado de perto a solução, buscando preservar os interesses dos passageiros, bem como a qualidade do serviço prestado.
Fonte - Abifer  09/11/2018

Após retomar obras da Linha Leste do Metrô, governo CE tem mais duas licitações na agenda para o projeto

Transportes sobre trilhos  🚇

O projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza receberá investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão (já incluindo os gastos com a compra de trens e os serviços de gerenciamento e supervisão das obras), sendo R$ 1 bilhão financiado pelo BNDES, R$ 673 milhões em aporte direto do Governo Federal e R$ 186 milhões do Tesouro Estadual. Na obra, propriamente dita, serão aplicados R$ 1,47 bilhão, cujo cronograma prevê conclusão em quatro anos.

Revista Ferroviária
foto - ilustração/arquivo
Após o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário de Infraestrutura, Lucio Gomes, assinarem, na última quarta-feira (7), a ordem de serviço para o início das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, outras duas licitações estão na agenda do governo estadual para a conclusão do projeto. Uma já está em curso, para a escolha da empresa que fará o gerenciamento, supervisão e apoio técnico das obras civis e implantação de sistemas da Linha Leste; outra será lançada (ainda sem prazo definido) para a aquisição de 20 trens para a nova linha.
O projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza receberá investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão (já incluindo os gastos com a compra de trens e os serviços de gerenciamento e supervisão das obras), sendo R$ 1 bilhão financiado pelo BNDES, R$ 673 milhões em aporte direto do Governo Federal e R$ 186 milhões do Tesouro Estadual. Na obra, propriamente dita, serão aplicados R$ 1,47 bilhão, cujo cronograma prevê conclusão em quatro anos.
“Os sistemas de telecomunicações, bilhetagem automática, ventilação, alimentação de energia e rede aérea, sinalização e controle, assim como pátio de manutenção, oficina e seus equipamentos estão no mesmo contrato, o da obra, para garantir a plena funcionalidade e segurança da operação e a otimização dos recursos ao término do prazo”, afirmou a secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) em nota. O BNDES informou que o contrato com o governo do Ceará tem carência de 12 meses, com prazo de amortização de 29 anos.
O projeto da Linha Leste está em pauta desde 2013. De lá para cá, duas licitações para o projeto foram realizadas, sendo a primeira rescindida pelo governo do estado em 2016 a outra suspensa pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em agosto deste ano. No último dia 31, porém, o plenário do TCU seguiu o voto do ministro relator, Walton Alencar Rodrigues, e revogou a liminar que suspendia a licitação para execução das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.
Além disso, segundo informou a decisão do TCU, para a retomada e continuidade do projeto foi priorizado o trecho da Linha Leste de Chico da Silva a Papicu, fechando uma espécie de triângulo formado pelas linhas: Sul (trecho Chico da Silva – Parangaba), VLT (Parangaba-Papicu) e Leste (Papicu-Chico da Silva).
Dessa forma, foi atendida uma das exigências apontadas pelo TCU, a de que os recursos colocados na obra fossem suficientes para uma solução completamente operacional com novos contratos que não envolvessem PPPs, o que somente seria viável ao promover a execução do projeto por fases.
Veja aqui o acórdão do TCU que revoga a suspensão das obras da Linha Leste
O novo projeto contempla o trecho do Centro de Fortaleza ao Papicu, com 7,5 km de extensão. Serão executadas uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). Isso vai garantir a integração da Linha Leste com as Linhas Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu.
Fonte - Revista Ferroviária  09/11/2018

Colisão entre fragata e navio petroleiro deixa oito feridos na Noruega

Internacional/Notícias  🚢

Os navios colidiram quando a fragata norueguesa estava navegando em fiordes internos para treinamento dos profissionais internos, segundo autoridades locais. O petroleiro já havia deixado o terminal de petróleo da Equinor, em Sture, com uma carga de petróleo bruto do Mar do Norte

Bruno Merlin - Portogente
Portogente
O navio petroleiro Sola TS e a fragata de guerra KNM Helge Ingstad colidiram na costa da Noruega, deixando oito profissionais feridos. Os navios colidiram quando a fragata norueguesa estava navegando em fiordes internos para treinamento dos profissionais internos, segundo autoridades locais. O petroleiro já havia deixado o terminal de petróleo da Equinor, em Sture, com uma carga de petróleo bruto do Mar do Norte, informou a agência de notícias Reuters. 

Portogente
Até o momento, a informação é de que não houve vazamento de óleo ou outros danos ambientais.
O terminal de exportação de petróleo Sture, bem como a usina de gás Kollsnes e vários outros campos de petróleo offshore, foram desativados por precaução, mas retomaram a operação na tarde desta quinta-feira, 8 de novembro, informou a Equinor em comunicado.
O terminal de Sture é um importante porto petroleiro, responsável por quase 25% da produção de petróleo de toda Noruega.
Fonte - Portogente  08/11/2018

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

História da locomotiva a vapor

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

O aparecimento da locomotiva, e com ela o das vias férreas, está associado tradicionalmente ao nome do engenheiro inglês Richard Trevithick.O protótipo era muito rudimentar: tratava-se de uma caldeira na horizontal, apoiada por quatro rodas. Para os leigos, ela não passava de um enorme tonel deitado, com chaminé e rodas. Trevithick teve que fazer muita propaganda, pois poucos viam futuro "naquilo". 

Sílvio dos Santos - Portogente
foto - ilustração/Arquivo Pregopontocom
Um dos primeiros precursores da locomotiva a vapor foi o veículo autopropulsor idealizado em Pequim, no ano de 1681, pelo jesuíta francês Ferdinand Verbiest. Em 1769, Joseph Cugnot, militar francês, construiu em Paris um veículo a vapor destinado ao transporte de munição. O aparecimento da locomotiva, e com ela o das vias férreas, está associado tradicionalmente ao nome do engenheiro inglês Richard Trevithick.
O protótipo era muito rudimentar: tratava-se de uma caldeira na horizontal, apoiada por quatro rodas. Para os leigos, ela não passava de um enorme tonel deitado, com chaminé e rodas. Trevithick teve que fazer muita propaganda, pois poucos viam futuro "naquilo". Até que o inventor foi desafiado pelo proprietário de uma mina. O mineiro queria observar o desempenho da engenhoca sobre 15 quilômetros de trilhos. Após várias tentativas, Trevithick construiu em 1804 uma locomotiva de quatro rodas que podia deslizar sobre trilhos de ferro fundido.
O teste foi marcado para o dia 13 de fevereiro de 1804. Trevithick provou que sua máquina podia transportar tanto pessoas como materiais. No caso, a máquina de tração levou 70 pessoas e nove toneladas de carvão em cinco vagões, além de setenta passageiros, a uma velocidade de oito quilômetros por hora. A euforia inicial, entretanto, durou pouco, devido a alguns problemas. A máquina, pesada demais, logo voltou a ser substituída pelo cavalo. Esse feito motivou os engenheiros a estudar a possibilidade de construir vias férreas e conjuntos de veículos capazes de percorrê-las.
Entretanto, ficou comprovado que as rodas da locomotiva patinavam sobre os trilhos, sem conseguir mover o trem. Não existia uma proporção exata entre o peso da locomotiva e a carga que deveria puxar e começou-se a buscar soluções para a questão. Uma delas consistia em lubrificar os trilhos para diminuir o esforço de tração, recurso que teve de ser rejeitado, já que o óleo diminuía a aderência necessária. O inglês John Blenkinsop propôs algo diferente: em 1812, construiu uma locomotiva que, ao deslocar-se sobre dois trilhos de ferro fundido, dispunha de dois cilindros verticais, que movimentavam dois eixos unidos a uma roda dentada. Essa roda acionava uma cremalheira, que corria entre os trilhos.
Entretanto, o fator decisivo para a evolução das ferrovias foi o trabalho do inglês George Stephenson, mecânico das minas de Killingworth, que em 1814 construiu sua primeira locomotiva a vapor para o trem mineiro de Killingworth. Essa máquina, a Blücher, era capaz de puxar trinta toneladas de carga, a uma velocidade de seis quilômetros por hora. A inovação estrutural que solucionou o problema da aderência consistiu em unir as rodas por meio de correntes e fazer com que todos os eixos participassem da tração.
Entusiasmado com seu êxito, Stephenson construiu, entre 1823 e 1825, uma linha férrea que ligava a pequena cidade de Stockton ao vale mineiro de Darlington, no norte da Inglaterra. Tinha 61 km de comprimento, via dupla em dois terços do percurso e foi inaugurada em 27 de setembro de 1825. A partir de então a expansão das ferrovias foi contínua, principalmente em razão do apoio financeiro que começou a receber em todos os países que assistiam, naquele momento, ao começo da revolução industrial.
Stephenson também foi encarregado de construir, em 1829, a estrada de ferro Liverpool-Manchester, inaugurada em 15 de setembro de 1830. Utilizou em sua locomotiva, chamada The Rocket ("O Foguete"), a caldeira tubular, inventada pelo engenheiro francês Marc Séguim, que multiplicava a capacidade de aquecimento ao fazer passar o ar quente, procedente da combustão, através de um sistema de tubos imersos na água da própria caldeira. A velocidade atingida, de 32 km/h, foi considerada um grande avanço em relação aos 24 km/h da via Stockton-Darlington. Foi a primeira ferrovia a conduzir trens de passageiros em horários regulares.

Em meados do século XIX, as rodas motrizes passaram a ficar atrás da caldeira, fator que permitiu o uso de rodas de grande diâmetro, com sensível aumento da velocidade. Esses avanços fizeram das locomotivas a vapor a forma dominante de tração nas ferrovias, situação que perduraria por mais de um século
As locomotivas de Stephenson usadas nas primeiras ferrovias de serviço público com o tempo aumentaram em tamanho e potência. Também a primeira locomotiva usada para o transporte de passageiros na Alemanha veio de sua fábrica. Seu nome era "Adler" (águia) e a partir de 1835 ela passou a ligar as cidades vizinhas de Nuremberg e Fürth, no sul da Alemanha.
Stephenson foi também quem pela primeira vez sentiu a necessidade de padronizar as bitolas das ferrovias do país. A bitola adotada para as ferrovias por ele construídas - 1,435m -tinha a largura dos eixos das carroças puxadas por cavalos, que correspondia a 4 pés e 8,5 polegadas no sistema inglês de medida. Esta bitola foi adotada pela maioria das ferrovias europeias, norte-americanas e canadenses.
A construção de ferrovia difundiu-se rapidamente da Inglaterra para o continente europeu e os Estados Unidos. Por volta de 1870, a espinha dorsal da atual rede ferroviária da Europa já havia sido construída. As linhas principais e auxiliares adicionais foram construídas durante o final do séc. XIX e princípio do séc. XX.
Na América do Norte a rede ferroviária também foi implantada na mesma época inicialmente com a importação de locomotivas inglesas e logo em seguida foram lá construídas.

Referências bibliográficas
Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.
BRINA, Helvécio Lapertosa. Estrada de Ferro. Belo Horizonte: UFMG, 1988.
Site: Trens & Cia. - Breve história das estradas de ferro.
Enciclopédia Barsa vol. 6 e 9, 1987
Enciclopédia Mirador internacional vol. 6, 1977.
Enciclopédia Delta Universal, vol. 6 e 9. 1985
http:// fr.wikipedia. org/wiki/Rail
http:// pt.wikipedia.org/ wiki/Trem
www. poli.usp.br/d/ptr0540/download/aula2. pdf
www. dw-world.de/dw/article/0,2144,302636,00. html

Fonte - Portogente  08/11/2018

Rússia, Índia e China abandonam o dólar

Política/Internacional  $

Impérios contra-atacam - A Índia anunciou que pagará o fornecimento de sistemas antimísseis russos S-400 em rublos, enquanto a China pretende até o final desse ano fazer acordos bilaterais em moedas nacionais, afirmaram políticos russos.O maior benefício das transações em moedas nacionais é a ausência de flutuações cambiais.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
O contrato de entrega dos sistemas russos S-400 a Nova Deli foi fechado no dia 5 de outubro e estimado em US$ 5 bilhões (R$ 18,6 bilhões).
O maior benefício das transações em moedas nacionais é a ausência de flutuações cambiais. Um problema igualmente importante no comércio envolvendo dólares americanos é a alta probabilidade de sanções, que Washington "distribui" este ano em todas as direções.
Em abril, a mídia indiana informou que as instituições financeiras de Deli congelaram cerca de dois bilhões de dólares alocados para pagar por projetos importantes, incluindo a reconstrução do submarino nuclear russo INS Chakra. A razão disso foi que Washington incluiu a estatal russa responsável pela exportação de armamentos Rosoboronexport na lista de sanções, o que, para as instituições bancárias, praticamente significa a proibição de quaisquer transações na moeda norte-americana.
Mesmo com as restrições americanas, a Índia optou por manter relações com o parceiro mais confiável no campo da cooperação técnico-militar e fornecimento de armas, ou seja, a Rússia.
De acordo com o Instituto Mundial de Pesquisa da Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês), de 2007 a 2017, Moscou forneceu armas a Nova Deli no valor de US$ 24,5 bilhões (R$ 91 bilhões), enquanto Washington — apenas US$ 3,1 bilhões (R$ 11,5 bilhões).
As negociações russo-indianas não envolvem apenas o fornecimento de armamento, mas também de produtos de natureza civil.
"A parcela dos pagamentos em rublos na exportação é de 20%, enquanto nas importações é cerca de 21%", disse o vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov, adicionando que Moscou vai aumentar "os pagamentos em moedas nacionais como meio de resolver o problema de inadimplência".
Já o diretor do banco russo Vnesheconombank (VEB), Igor Shuvalov, declarou que a Rússia e a China têm seus próprios canais de interação e que Pequim mostra muito interesse em utilizá-los.
O banqueiro salientou que nas próximas semanas ocorrerão consultas bilaterais, durante as quais se decidirá como será a interação entre as instituições financeiras de ambos os países.
A Rússia e a China estão cada vez mais cancelando os contratos em dólares, frente ao grande crescimento de suas trocas comerciais. Somente no ano passado, o comércio entre Moscou e Washington foi de US$ 23,6 bilhões (R$ 88 bilhões), ao passo que entre a Rússia e a China foi de US$ 84,9 bilhões (R$ 316 bilhões), uma diferença de quase 360%.
As três maiores nações em desenvolvimento, ou seja, Rússia, China e Índia, mostraram ao mundo como se livrar da dependência do dólar. O comércio bilateral em moedas nacionais destes países abre perspectivas para outras economias em crescimento, para que sejam capazes de se livrar da hegemonia do dólar.
Fonte - Sputnik  08/11/2018

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Estações Bairro da Paz e Tamburugy de Metrô de Salvador ganham novas passarelas

Transportes sobre trilhos  🚇

A nova passarela Tamburugy que dá acesso à estação de metrô, ao Shopping Paralela, ao canteiro central e ao ponto de ônibus instalado na avenida, no sentido Centro, vai garantir uma travessia com mais segurança, conforto e comodidade aos usuários. Totalmente acessível, o equipamento foi construído seguindo as normas técnicas de segurança e acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conta com piso tátil, sinalização em braile no corrimão das escadas fixas para orientar deficientes visuais e duas escadas rolantes inteligentes (uma em cada extremidade).

Da Redação
Divulgação/CCR
O Governo do Estado entrega, nesta quarta-feira (7), à tarde, as passarelas das Estações Tamburugy e Bairro da Paz do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Com a implantação do metrô, 11 novas passarelas foram construídas ao longo da Avenida Luiz Viana (Paralela). Os novos equipamentos têm garantido uma travessia com mais segurança, conforto e comodidade aos usuários do metrô. O evento oficial de entrega das passarelas conta com a presença de representantes do governo e da CCR Metrô Bahia.
A nova passarela Tamburugy que dá acesso à estação de metrô, ao Shopping Paralela, ao canteiro central e ao ponto de ônibus instalado na avenida, no sentido Centro, vai garantir uma travessia com mais segurança, conforto e comodidade aos usuários. Totalmente acessível, o equipamento foi construído seguindo as normas técnicas de segurança e acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conta com piso tátil, sinalização em braile no corrimão das escadas fixas para orientar deficientes visuais e duas escadas rolantes inteligentes (uma em cada extremidade).
Suas três rampas de acesso foram construídas com inclinação estabelecida em norma específica e dimensões projetadas para dar autonomia às pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades durante o deslocamento.
Já a passarela da estação do Bairro da Paz possui 388,85 toneladas, 3,14 metros de largura e 590 metros de extensão. O equipamento fará a ligação da estação de metrô às proximidades da Avenida Orlando Gomes (sentido Aeroporto) e Avenida 29 de Março (sentido Centro) e ao canteiro central da Avenida Paralela. Com capacidade para 9 mil pedestres por hora, a passarela foi construída por cerca de 90 colaboradores em um ano e oito meses de obras. A segurança do local será feita por 19 câmeras de monitoramento interligadas à Sala de Supervisão Operacional da estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, rondas estratégicas das Equipes de Segurança da concessionária, além de iluminação em LED.
Assim como as demais já entregues, as novas passarelas atendem às normas técnicas de segurança e acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e contam com piso tátil, sinalização em braile no corrimão das escadas fixas para orientar deficientes visuais e duas escadas rolantes (uma em cada extremidade). Já as três rampas de acesso foram construídas com inclinação estabelecida em norma específica e dimensões projetadas para dar autonomia às pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades durante o deslocamento.
Com informações da CCR Metrô Bahia  07/11/2018

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Raposa um lugar agradável no Litoral do Maranhão

Turismo 

O local onde esta situado o município de Raposa já foi habitada pelo povo da etnia indígena dos Potiguaras até o século XVI (16).A cidade tem a sua volta muitas praias,manguezais e dunas de areias e é muito visitada por turistas atraídos pela sua beleza natural,pelo artesanato e a sua culinária muito forte e saborosa de frutos do mar.

Da Redação/São Luis

Raposa é um dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana da capital do Maranhão São Luis, situado na Ilha de Upaon-Açu,juntamente com os municípios de São José do ribamar e Poço do Lumiar e a capital São Luis.O local onde esta situado o município de Raposa já foi habitada pelo povo da etnia indígena dos Potiguaras até o século XVI (16).
A cidade foi fundada em 1940 por dois imigrantes de Acaraú CE que se estabeleceram no local se dedicando a atividades de pesca e artesanato.O povoado de Raposa adquiriu status de município ao promover a sua separação de Paço do Limiar em 1994.
A cidade tem a sua volta muitas praias,manguezais e dunas de areias e é muito visitada por turistas atraídos bela sua beleza natural,pelo artesanato e a sua culinária muito forte e saborosa de frutos do mar.Os turistas também podem fazer passeios de barcos para as dunas e manguezais ao longo do seu litoral.A cidade também conta com um bom serviço de transportes por ônibus que servem a vários pontos de São Luis,incluindo uma linha expressa com ônibus metropolitanos climatizados,ligando o município ao centro histórico de São Luis passando pelo terminal de Praia Grande.
Pregopontocom 06/11/2018


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passeio de barco
bar flutuante












bar flutuante

passeios de barco
passeios de barco































Alcântara - Maranhão

Turismo

Localizado na  Região Metropolitana de São Luís (RMSL),Alcântara é um município do Maranhão,  com uma população estimada em 21 652 habitantes,segundo dados de 2014.A sua extensão é de  1457,96 quilômetros quadrados.

Da Redação/SãoLuis
O município ocupa uma zona que foi habitada por índios da etnia tupinambás numa aldeia chamada de Tapuitapera. O local foi ocupado por invasores francese no início do século XVII (17) que foram expulsos posteriormente pelos portugueses O povoado foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648,durante o período colonial e foi um importante centro agrícola e comercial entrando num período de decadência século XIX (19).
Próximo a Alcântara esta instalada o centro espacial,a base de lançamento de veículos lançadores de satélites, o Centro de Lançamento de Alcântara o CLA
Para chegar até o local pode-se usar o sistema de Ferry-Boats, que liga São Luís até o porto de Cujupe, em Alcântara,ou por barcos menores,lanchas e catamarãs saindo do Cais da Praia Grande, no Centro histórico de São Luís.Esta ultima opção tem os seus horários variados de acordo com o movimento das marés.Só é possível fazer a travessia nestes barcos com a maré cheia.A travessia no catamarã não é recomendada para pessoas que enjoam ou que não estão acostumadas com o mar.
Pregopontocom  06/11/2018


FOTOS

Atracadouro de Alcântara/catamarã da travessia atracado ao lado 

viagem no catamarã
catamarã chegando em Alcântara












Alcântara vista do catamarã

chegando em Alcântara 1
chegando em Alcântara 2











ruas de Alcântara

ruas de Alcântara
Praça em frente ao porto











praça em frente ao porto

ruas de Alcântara
visão do mar de Alcântara












Alcântara

travessia no Ferry-Boat
travessia no Ferry-Boat











visão do Ferry-Boat
Porto de Cajupe/Ferry-Boat











Alcântara vista do mar

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Sistema integrado de transporte urbano de São Luis MA - Terminal integração Praia Grande

Mobilidade - São Luis MA  🚌

A Cidade de São luis MA vem renovando e modernizando a sua frota atual de ônibus urbanos,após a  licitação do sistema de transportes público por ônibus ocorrida em meados de 2016,além da implantação do sistema de bilhete único temporal em dezembro de 2015.

Da Redação/São Luis MA
Articulado climatizado/São Luis MA
Com cinco *terminais de integração fechada, estrategicamente localizados na cidade é possível também circular entre eles com apenas uma tarifa paga em dinheiro ou com cartão eletrônico do bilhete único.
Atualmente a frota de ônibus da cidade tem aproximadamente   930 ônibus dos quais 257 já são climatizados e muitos deles com suspensão pneumática(a ar) com previsão da chegada de mais 25 veículos climatizados.A maioria dos ônibus possuem 3(três) portas "largas" facilitando o embarque e desembarque dos passageiros.
Com  165 linhas o sistema urbano transporta aproximadamente 650 mil passageiros por dia é operado por 4(quatro) consórcios de ônibus
A "integração temporal" com bilhete único,permite ao usuário do sistema fazer viagens no 1º sentido durante o período de 1h30,independente do numero de ônibus que possa utilizar,e mais 45 minutos no sentido contrário (retorno).
*Os 5 (cinco) terminais de integração - Terminal Praia Grande / Terminal Distrito Industrial / Terminal Cohab-Cohatrac / Terminal São Cristóvão / Terminal Cohama -Vinhais
O sistema Metropolitano conta também com uma frota com um bom percentual de ônibus climatizados e com suspensão pneumática(a ar) e atende a localidades da RMSL entre elas, Rabosa São José do Rimar e Paço do Lumiar.
- Alguns dados aqui citados podem sofrer alterações ou pequenas variações.

Considerações
Durante todo o período da nossa estadia na cidade de São Luis MA,utilizamos única e exclusivamente o sistema de transporte público local todos os dias,tanto urbano como o Metropolitano (também  com uma grande frota de ônibus climatizados e com suspensão pneumática) para todos os nossos deslocamentos dentro da cidade e para localidades da RMSL ,São José de Ribamar e Raposa.Para Alcântara fizemos a travessia pelo sistema de Ferry-Boat local de São Luís para Cujupe e completamos o resto do percurso via terrestre (60km).Anteriormente já fizemos esta viagem direta de São Luis para Alcântara num pequeno catamarã a vela (esta viagem para quem enjoa no mar não é recomendável),para nos a viagem foi agradável e divertida,apesar da maré muito batida,a viagem é mais curta do que pelo Ferry-Boat,porem a mesma fica condicionada aos horários da mare,que segundo informações fornecidas por um salva vidas local,chega a uma variação de até 8 metros de diferença entre a alta e a baixa.O cais de atracação das lanchas e catamarãs que fazem a travessia entre São Luis e Alcântara,fica totalmente seco na maré baixa.
Podemos dizer que no geral o sistema de transporte público por ônibus de São Luis (a cidade só conta com esse sistema) funciona bem,ainda que com algumas reclamações da população referente a frota de ônibus e a demora no atendimento de linhas que servem a alguns bairros, cuja renovação ainda não é plenamente satisfatória.Não tivemos maiores dificuldades em nossos deslocamentos que na maior parte foram feitos em ônibus climatizados,com suspensão pneumática e portas largas,todas utilizadas dentro e fora dos terminais.
Os terminais de integração funcionam como um TTT   (Terminais Transitórios de Transferência),não existe neles grandes pátios de estoque,são poucos os ônibus que fazem horários em uma área bem reduzida.
No geral a nossa avaliação é boa com relação a operação do sistema e ao seu serviço,principalmente pelo grande numero de ônibus novos e climatizados (257 com mais 25 esperados) além do baixo tempo de espera tanto nos terminais como nos pontos intermediários.Um ponto a ser ressaltado também é a condução dos veículos (ônibus) feita de maneira mais branda e mais educada.Atualmente a maior tarifa cobrada é de R$3,10.Como todos os sistemas de transportes de todas as cidades brasileiras ainda existem deficiências a serem corregidas e melhoradas mais em comparação com o sistema de transportes por ônibus de Salvador,São Luis  esta muitos degraus acima na qualidade do serviço e da frota atual,não é possível qualquer tipo de comparação entre os dois sistemas,São Luis está anos a frente de Salvador neste quesito de Mobilidade Urbana e continua avançando.
- Para a elaboração dessa matéria conversamos com o Supervisor de Operações e Fiscalização do Terminal de Praia Grande onde trocamos informações sobre os sistemas de transportes  de Salvador e São Luis.
Pregopontocom  05/11/2018

ATIVIDADES NO TERMINAL DE INTEGRAÇÃO PRAIA GRANDE


Articulados padrão BRT/climatizados e com suspensão pneumática

Climatizados 
ônibus novo comum











Visão do terminal/Não existe acumulo de ônibus-Desembarque,embarque e partida 

Terminal de Integração PG


climatizados
Sistema Metropolitano/Climatizado - ilustração 

climatizados
climatizados












Articulado/Climatizado