sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Rússia e Bahia acordam fornecimento de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V ao Brasil

Ciência/Vacina Sputnik V 💉

"O fornecimento da vacina ao Brasil deverá começar em novembro de 2020, se for aprovado pelos órgãos reguladores brasileiros, que levarão em conta os resultados dos testes pós-registro da vacina."O acordo bilateral permitirá no futuro efetuar o fornecimento do medicamento contra a COVID-19 a todo o território brasileiro.

Sputnik
foto - © Sputnik / Vladimir Pesnya
O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) fechou acordo com a Secretaria de Saúde do estado da Bahia para o fornecimento de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V ao Brasil.

Em comunicado, o RFPI informa:
"O fornecimento da vacina ao Brasil deverá começar em novembro de 2020, se for aprovado pelos órgãos reguladores brasileiros, que levarão em conta os resultados dos testes pós-registro da vacina."
O acordo bilateral permitirá no futuro efetuar o fornecimento do medicamento contra a COVID-19 a todo o território brasileiro.
Serão produzidas mais de 500 milhões de doses
Ontem (10), o diretor-geral do RFPI, Kirill Dmitriev, falou em uma videoconferência sobre a grande demanda que a vacina contra a COVID-19 tem tido.
"No momento atual já temos acordos para a produção de mais de 500 milhões de doses da vacina russa por ano", declarou.
Ainda ontem, Dmitriev havia dito que pelo menos 100 milhões de doses serão fornecidas a países da América Latina.
Dmitriev acrescentou que o RFPI, que tem financiado a produção da vacina, está aberto para novos acordos de produção do medicamento no exterior.
"Estamos abertos para a produção da vacina junto com países da América Latina. Já acordamos essa produção no Brasil e, se houver outros países que queiram produzir a vacina russa, estamos prontos para tal cooperação", afirmou.

Vacina russa Sputnik V
 Registrada em agosto, a vacina russa Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, é baseada na plataforma de adenovírus humanos.
Os vetores adenovirais são considerados extremamente seguros e são alguns dos mais fáceis de projetar. Vetores são vírus que tiveram o gene responsável pela replicação removido. Portanto, eles não representam mais qualquer ameaça de infecção. Os cientistas usam vetores para transportar material genético de um vírus diferente - aquele contra o qual está sendo vacinado - para uma célula humana.
Os resultados dos testes da primeira e segunda fases da vacina russa foram publicados recentemente na renomada revista científica The Lancet, tendo a eficiência da vacina sido comprovada durante os testes.
Os voluntários vacinados com a Sputnik V apresentaram imunidade contra o vírus causador da COVID-19, mostrando a eficiência da vacina.
Fonte - Sputnik  11/09/2020

Ferry-Boat Salvador / Itaparica com movimento intenso nesta sexta (11)

Boletim informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica,tem movimento com fluxo intenso para veículos em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho. O movimento de passageiros é tranquilo nos dois terminais.Nesta sexta (11) estão em operação as embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Dorival Caymmi. A operação nesse período de pandemia acontece com a realização das vagens todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.



foto - ilustração/arquivo

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Começa a construção de novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa

Turismo/Infraestrutura 

O novo equipamento aeroportuário vai operar com aviação geral e terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros.Nessa primeira fase será implantada a pista de pouso e decolagem, o taxiway, o pátio de estacionamento de aeronaves e a cerca patrimonial. 

Da Redação
foto - Ulgo Oliveira/Seinfra BA
A construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa já está em andamento na região do Velho Chico. Os serviços realizados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), iniciaram no final do mês de agosto. O novo equipamento aeroportuário vai operar com aviação geral e terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros.
Nessa primeira fase será implantada a pista de pouso e decolagem, o taxiway, o pátio de estacionamento de aeronaves e a cerca patrimonial. Esta etapa deve ser concluída no segundo semestre de 2021. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. Para a construção do aeroporto, a Seinfra assinou o convênio de delegação junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), obteve autorização pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e teve o plano básico aprovado pelo Comando da Aeronáutica (Comaer).
Outra importante obra realizada pela Seinfra na região do Velho Chico é a restauração da BA-160. “Em Bom Jesus da Lapa, estamos recuperando os 136 quilômetros da BA-160, que liga o município a Ibotirama, passando por Paratinga. Atualmente, os serviços são realizados entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga. Além disso, o projeto para a implantação de 5,7 km do acesso ao novo aeroporto está sendo elaborado”, ressalta o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti.
Com informações da Secom BA 10/09/2020

São Paulo poderá ter greve de ônibus no dia 22 de setembro

Transportes  🚌

O motivo do protesto, de acordo com a publicação, seria reajuste salarial e em tíquetes, pagamento de benefícios e da PLR – Participação nos Lucros e Resultados.

Viatrolebus - Renato Lobo
foto - ilustração/Pregopontocom
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 10 de setembro de 2020, representantes do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – SindMotoristas, acenaram para uma possibilidade
de greve no próximo dia 22 de setembro de 2020, que será uma terça-feira, de acordo com o Diário do Transporte.
O motivo do protesto, de acordo com a publicação, seria reajuste salarial e em tíquetes, pagamento de benefícios e da PLR – Participação nos Lucros e Resultados.
Ainda não há uma posição oficial do sindicato que representa os motoristas e cobradores sobre a realização de fato da paralisação. O texto diz ainda que poderá haver ações em terminais, como distribuição de uma carta aberta à população.
Fonte - Viatrolebus  10/09/2020

Navegação interior no Brasil tem produtividade baixa

Transporte hidroviário  🚢

O transporte por hidrovia é o mais seguro e afeta menos o ambiente. Seu custo compete com os dos demais modais. Todavia, parece que tais fatores não são considerados como medidas de produtividade, no processo de tomada de decisão. Decerto, esse equívoco é a causa da grande quantidade de obras inacabadas, há mais de cinco anos, na hidrovia Tietê-Paraná. 

Portogente
foto - ilustração/Twiter
No Brasil, em valores aproximados, há uma extensão invejável de 46.000 Km de vias navegáveis, pelas quais fluem apenas 50 milhões de toneladas por ano, 5% do potencial do País. Nos Estados Unidos, são movimentadas 500 milhões de toneladas por ano, 10 vezes a movimentação brasileira, apenas nos rios Mississipi e Missouri. E o Brasil tem o potencial de cinco Mississipis. Isso se traduz por deficiências de falta e falha de planejamento. É preciso mudar.
No Webinar Semanal Portogente (WSP), desta terça-feira (8/9), “Os caminhos das águas – Navegação fluvial no Brasil”, apontou-se a estrutura administrativa da navegação hidroviária como a origem do problema. O Brasil antes dividido na perspectiva hidroviária em bacias, hoje está sob a administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit que trata nacionalmente dos transportes terrestre e aquaviário. Outro fator importante é integrar a hidrovia à ferrovia e ao rodoviário.
Muitas deficiências construtivas, principalmente nas eclusas, se solucionadas com tecnologia, sem grandes obras e fruto de planejamento adequado, serão convertidas em aumento significativo da produtividade da nossa navegação fluvial. Por exemplo, vai possibilitar o comboio percorrer toda a hidrovia, com mais do dobro de barcaças de atualmente. Tudo isso, com baixo investimento e simples normatização de passagem da navegação.
O transporte por hidrovia é o mais seguro e afeta menos o ambiente. Seu custo compete com os dos demais modais. Todavia, parece que tais fatores não são considerados como medidas de produtividade, no processo de tomada de decisão. Decerto, esse equívoco é a causa da grande quantidade de obras inacabadas, há mais de cinco anos, na hidrovia Tietê-Paraná. Isto desestimula, sobremaneira, a confiança dos exportadores de grãos daquela região.
Expor e debater os problemas é uma forma de entender essa grave realidade e as ações necessárias. Nisto está a ameaça à pequena margem do produto movimentado na hidrovia, em grande quantidade, pelo exportador. Reunir experiências e informações sobre a hidrovia Tietê-Paraná, sob a visão da correção e regularização, será o propósito do Webinar Semanal Portogente (WSP), em 1º de outubro próximo.
Fonte - Portogente  10/09/2020

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Ferry-Boat Salvador / Itaparica teve movimento com fluxo intenso nesta quarta (09)

Boletim Informativo - Travessia marítima   🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica mantém em serviço nesta quarta (09) as embarcações,Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi e Anna Nery. O movimento nos terminais durante o dia teve fluxo intenso para veículos e passageiros  em  Bom Despacho,e  intenso para veículos e tranquilo para passageiros em São Joaquim. A operação durante esse período de pandemia  acontece com a realização das travessias todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

foto - ilustração/arquivo

Bahia tem mais três municípios com transporte intermunicipal suspenso

Boletim Informativo - Transportes  🚌

Contendas do Sincorá, Ipupiara e Ituaçu terão o transporte suspenso a partir de quinta-feira (10). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (9).Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em América Dourada, Ibipitanga, Matina e Rio do Pires, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. 


foto - ilustração/arquivo

Fogo ameaça parque conhecido pela concentração de onças-pintadas no Pantanal

Meio ambiente  🌱 🐯

Incêndio no Pantanal mato-grossense dura mais de 40 dias e atingiram o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (MT), a cerca de 102 quilômetros de Cuiabá.Nesta terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros enviou mais duas equipes para auxiliar os 46 bombeiros que já tentavam conter o avanço do fogo na região

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

©arquivo-07/08/2020-Mayke Toscano/Secom-MT
As chamas que há mais de 40 dias destroem parte do Pantanal mato-grossense atingiram o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (MT), a cerca de 102 quilômetros de Cuiabá. Segundo o governo do Mato Grosso, a região reúne a maior concentração de onças-pintadas do mundo.
Nesta terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros enviou mais duas equipes para auxiliar os 46 bombeiros que já tentavam conter o avanço do fogo na região, protegendo prioritariamente as áreas onde há pousadas, fazendas ou uma das 140 pontes de madeira existentes ao longo da Rodovia Transpantaneira (MT-060).
Ontem (7), a atuação de bombeiros e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi fundamental para salvar sete crianças e duas mulheres cuja casa estava cercada pelo fogo, na região de Porto Jofre.
Além da presença de 122 agentes de vários órgãos públicos e do emprego de cinco aeronaves, o combate ao incêndio dentro do parque estadual tem o apoio de moradores da região, que disponibilizaram máquinas, carros-pipas e tratores para a ação, que faz parte da Operação Pantanal II, deflagrada em 7 de agosto.
Fonte - Agência Brasil 08/09/2020

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Trens Urbanos de Natal voltam a operar em todos o horários a partir de terça-feira (08)

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚄 

Trens Urbanos de natal voltam a operar 100% da grade horária a partir de 08/09.A CBTU informa à população que a partir da terça-feira (08) o Sistema de Trens Urbanos de Natal voltará a operar com 100% da grade horária, contemplando 34 viagens diárias. - Confira os horários.

divulgação/CBTU