sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Praia Grande oficializa pedido do VLT junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista

Transportes sobre trilhos  🚄

Foi protocolado na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2021, junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista, o projeto conceito do VLT na cidade, que interligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos com a área continental de São Vicente.

Mobilidade Sampa
Foto - ilustração/arquivo
Um novo e importante passo foi tomado a caminho de um futuro trajeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. Foi protocolado na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2021, junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista, o projeto conceito do VLT na cidade, que interligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos com a área continental de São Vicente. A intenção da administração municipal é que o projeto seja enviado à Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e que seja inserido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana da Baixada Santista. A proposta foi entregue pelo secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, que reforça a necessidade do novo sistema, também defendida pela administração anterior, pelo ex-prefeito Alberto Mourão, e pela atual, da prefeita Raquel Chini. O trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 quilômetros, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos. O VLT é um sistema de transporte sobre trilhos que opera em uma plataforma separada do resto do tráfego. De acordo com o secretário municipal, Leandro Avelino, o projeto concebido representa o melhor cenário, em termos de mobilidade urbana metropolitana, para a cidade e também para todo Litoral Sul. “Assim, será possível otimizar algumas linhas de ônibus, diminuindo até o fluxo de veículos dentro de Praia Grande. A ação beneficiará, principalmente, o acesso da população a serviços na área da saúde e educação, oferecendo agilidade no deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico no Litoral Sul como um todo”, disse. EMTU O tema também foi abordado pela prefeita Raquel Chini durante reunião realizada na prefeitura, no último dia 17 de fevereiro, com representantes da EMTU. A chefe do executivo aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de ter futuramente um trajeto do VLT passando por Praia Grande. A prefeita Raquel Chini destacou que esse contato com a EMTU é muito importante para a cidade. “Durante o encontro aproveitei para reforçar, entre outras coisas, nosso pedido pelo VLT em Praia Grande. É um sistema de transporte essencial para melhorar a mobilidade urbana não só do nosso município, mas para todo Litoral Sul”.
Fonte - Abifer  26/02/2021

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Novas medidas restritivas: saiba o que poderá funcionar na Bahia de sexta a segunda

Saúde/Prevenção   😷

A medida terá início gradual às 17h de sexta, com o fechamento do comércio de rua. Às 18h, bares e restaurantes com atendimento presencial devem fechar e, às 19h, os shoppings, galerias e demais centros comerciais. Essa diferença de horário serve para escalonar o uso do transporte público e evitar aglomerações nos veículos.

Da Redação
Foto - Alberto Maraux
A partir das 17h de sexta-feira (26) até as 5h da segunda-feira (1º), ficam suspensas todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia. A medida terá início gradual às 17h de sexta, com o fechamento do comércio de rua. Às 18h, bares e restaurantes com atendimento presencial devem fechar e, às 19h, os shoppings, galerias e demais centros comerciais. Essa diferença de horário serve para escalonar o uso do transporte público e evitar aglomerações nos veículos. Os estabelecimentos deverão encerrar suas atividades com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento de seus funcionários às suas residências. Serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até meia-noite. Mercados e padarias poderão funcionar até as 20h. As feiras livres também poderão funcionar, desde que em local aberto e com distanciamento entre as barracas. Já a venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, a partir das 18h de sexta-feira. Está restrita também a circulação noturna de pessoas na rua em todo o estado, das 20h às 5h, de sexta-feira (26) a segunda (1º). A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência. As medidas, que têm como objetivo conter o acelerado avanço da pandemia de Covid-19, foram anunciadas nesta quinta-feira (25) pelo governador Rui Costa em coletiva de imprensa virtual com o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro. As novas determinações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26). Seguem suspensos também, até segunda-feira (1º), eventos e atividades, independentemente do número de participantes e horário, que envolvam aglomeração, como: cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações. Ainda segundo o decreto, podem funcionar normalmente os terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários; os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; delivery de farmácia e atividades profissionais de transporte de privado de passageiros.

Transporte
Ônibus metropolitanos e o metrô deverão encerrar suas operações das 20h30 às 5h, de sexta (26) a segunda (1º). Já o transporte aquaviário metropolitano (ferry-boat e lanchinhas) funciona até a sexta (26), às 20h30, e retoma a operação somente na segunda (1º) a partir das 5h; portanto, não funciona no sábado (27) e domingo (28). Os ônibus intermunicipais poderão circular normalmente. Estão autorizados os serviços necessários ao funcionamento de indústrias, do setor eletroenergético e dos centros de distribuição, bem como o deslocamento dos seus trabalhadores. O novo decreto que será publicado nesta sexta (26) determina ainda a suspensão, por sete dias, dos procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais, nas unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado. “Apesar de toda ampliação de leitos que já fizemos e ainda vamos fazer, o número de casos continua aumentando e colocando pressão nas UPAs e hospitais. Se não contermos o crescimento do vírus, irão faltar vagas para quem precisa, inclusive nos hospitais particulares. Por isso nós decidimos conjuntamente fechar as atividades não essenciais de qualquer natureza”, declarou Rui. O governador informou que a Polícia Militar atuará em conjunto com a Guarda Civil Municipal e fiscais das prefeituras para conter aglomerações e desrespeito às medidas de restrição.

Vacina
Rui afirmou que continua buscando vacinas para o estado, de forma independente do Governo Federal, com base na medida do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19, caso o Governo Federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes. “Sabemos que a única maneira de vencermos o vírus é a vacinação de uma grande quantidade de pessoas. Por isso, hoje [quinta, 25], eu tive uma reunião com o laboratório Pfizer e solicitei que a Procuradoria Geral do Estado negocie os termos com a assessoria jurídica da empresa. Amanhã [sexta, 26] terei uma nova reunião com o Fundo Soberano Russo e vamos discutir a possibilidade de retomar as negociações iniciadas num momento que ainda não tínhamos a decisão judicial que hoje temos. Também estamos em contato com a Embaixada da China sobre a compra de duas outras vacinas que já possuem autorização definitiva lá”, concluiu.
com informações da Secom BA  25/02/2021

Conheça o ônibus elétrico bi-articulado da CRRC

 Mobilidade/Elétrica  🚍

Com o nome de “Digital-rain Rapid Transit”  o ônibus com 3 seções e duas articulações tem 30,5 metros de comprimento e capacidade para até 300 passageiros, com velocidade máxima de 70 km/h. O biarticulado da CRRC tem bancos laterais, com espaço maior nos salões, o que aumenta a sua capacidade de transportar mais passageiros. O veículo possui oito eixos com eixos duplos direcionais no 1º carro. O ônibus conta ainda com piso 100% baixo em todos os 3 carros.

Bahia - Governo do Estado distribui mais 100 mil máscaras no sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas

Prevenção & Saúde  😷

A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, através Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e a CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema.

Da Redação
foto - Paula Fróes/Gov.BA
Mais 100 mil máscaras de pano estão sendo distribuídas para os passageiros do sistema metroviário Salvador Lauro de Freitas. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, através Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e a CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema. Diariamente, o sistema tem transportado cerca de 216 mil passageiros, durante a pandemia da Covid-19. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, o Governo do Estado está preocupado com o agravamento da pandemia na Bahia. “Uma série de medidas já foi determinada pelo governador Rui Costa, como toque de recolher, mudanças de horário, e em parceria com a CCR, a Sedur e a CTB vão distribuir 100 mil máscaras aqui no sistema”. Pelegrino falou sobre a necessidade das máscaras. “A máscara é uma das medidas mais eficazes, junto com o isolamento, lavar as mãos, usar o álcool em gel. Enquanto a vacina não vier como solução definitiva, todo esse conjunto de medidas deve continuar sendo adotado. Então, nós sabemos que muitas máscaras já foram distribuídas, inclusive aqui no sistema, mas essa ação hoje é um reforço”. Para o diretor da CCR Metrô Bahia, André Costa, a distribuição de máscaras vai ajudar muita gente a reforçar as ações de combate à Covid. “O uso de máscaras é obrigatório no metrô. O fluxo de passageiros vem acompanhando o movimento do nosso comércio, da nossa economia, mas nós precisamos reforçar cada vez mais esses cuidados e prevenção”. A CCR adotou outras medias, segundo Costa. “Além das máscaras, a gente colocou dispensers de álcool gel, reforçou o abastecimento de sabonete líquido nos sanitários, colocou sinalizações reforçando o uso de máscaras, para que as pessoas tenham esse cuidado”. 

Aprovação
Quem utilizou o metrô e ganhou a máscara de tecido lavável e reutilizável aprovou. Um exemplo é o gerente administrativo Romildo Oliveira. “É importante para a prevenção da contaminação do coronavírus e amenizar a situação dos hospitais, das UPAs, que andam lotados, e também para não trazer mais complicação para a população em geral”.
Com informações da Secom BA  25/02/2021

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Metrô de Salvador amplia embarque de bicicletas nos trens durante a semana

Transportes sobre trilhos  🚇  🚲

Muito além de um meio de transporte, a bicicleta tem sido parceira inseparável de muita gente, traduzindo um estilo de vida saudável e sustentável. Seguindo essa tendência, a legião de amantes da 'magrela' tem aumentado cada vez mais, seja para o transporte ou para a prática esportiva. A adoção da bicicleta no dia a dia vem contribuindo para a fluidez no trânsito, sobretudo, quando se pode usufruir da intermodalidade, promovendo a mobilidade urbana. 

CCR Metrô Bahia
Divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia ampliou o embarque de bicicletas no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A turma do pedal agora pode viajar no metrô durante a semana: de segunda a sexta-feira, a partir das 21h. Também seguem liberados os embarques aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema. Como as motos dobráveis dentro da capa própria pode ser transportada todos os dias da semana. "Quando ampliamos a integração física da bicicleta com o metrô estamos ratificando a intermodalidade, uma forte tendência em todo o mundo que prioriza o indivíduo e o meio ambiente. Então, esse é mais um passo importante para mobilidade urbana e sustentável em Salvador e Região Metropolitana", destaca o gerente de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino Para acessar o sistema com a bicicleta, o cliente precisa validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) e comunicar ao Agente de Atendimento e Segurança (AASs) para liberar a entrada do equipamento. O embarque deveria ser feito, exclusivamente, pela última porta do último carro, sempre dando prioridade aos clientes, e apenas será permitida duas motos por trem. Outra opção para usufruir da intermodalidade é a utilização dos bicicletários nas disponíveis estações de metrô. Na Linha 2, por exemplo, basta aproveitar os 12km de ciclovia no canteiro central da Avenida Paralela, escolher a estação mais próxima e guardar a bicicleta com segurança nos bicicletários. CCR Metrô Bahia amplia embarque de bicicletas nos trens durante a semana Regras de segurança Boas práticas de cidadania são importantes para o transporte com segurança de todos os clientes, por isso, é proibido pedalar nos acessos e áreas internas das estações, trens e terminais, e utilizar os elevadores para o transporte de bicicletas. Também é importante ter cuidado para que a bicicleta não impeça o fechamento das portas, não obstrua a entrada e saída de outros passageiros, não fique jogada no chão, encostada nas paredes ou colocada sobre os bancos. Nas escadas fixas, uma bicicleta deve ser carregada e, por medida de segurança, o usuário que empurra a bicicleta deve aguardar a liberação da escada que está sendo utilizada por outros. Nas escadas rolantes, o transporte de bicicletas permitido será permitido apenas no sentido de subida. Na plataforma, deve-se respeitar o limite da faixa amarela. Para garantir o conforto e a segurança dos clientes e da operação, os colaboradores do sistema também podem impedir o acesso de ciclistas em situações de grande fluxo nas estações e trens, e em casos considerados necessários. SERVIÇO: Permissão de Embarque de Bicicletas no Metrô* Segunda a sexta-feira: a partir das 21h Sábado: a partir das 14 horas Domingo e feriado: durante toda a operação *Como motos dobráveis dentro de capa própria pode ser transportada todos os dias da semana O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas funciona todos os dias, das 5h às 00h
Com informações da CCR Metrô Bahia  24/02/2021

Horários do VLT de João Pessoa(PB) permanecem sem alteração

Transportes sobre trilhos  🚄

Covid-19: Novos Decretos não alteram horários dos VLTs em João Pessoa.No período de 24 de fevereiro a 10 de março deste ano, os VLTs urbanos continuarão funcionando das 5h até 19h25, de segunda a sexta e das 05h às 13h25, aos sábados. 
 
Da Redação
divulgação/CBTU
Os horários de funcionamento dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que operam nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, permanecem inalterados durante a vigência dos novos Decretos Estadual (41.053/2021) e Municipal (9.685/2021) publicados na terça feira, 23, que dispõem sobre a adoção de novas medidas temporárias e emergenciais de enfrentamento e prevenção de contágio pela Covid-19. No período de 24 de fevereiro a 10 de março deste ano, os VLTs urbanos continuarão funcionando das 5h até 19h25, de segunda a sexta e das 05h às 13h25, aos sábados. Nesse momento em que a Região metropolitana da Capital registra um crescimento no número de casos da doença, a CBTU João Pessoa redobrou os cuidados no combate ao Coronavírus. As instalações passam por desinfecção e sanitização diárias, os passageiros têm temperatura aferida e álcool em gel ao entrar no sistema, é exigido o uso de máscara facial e todos os empregados passam, periodicamente, por testagem da Covid-19. Para proporcionar a maior ventilação no interior da composição que trafega com ar refrigerado, os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT's) tiveram as janelinhas abertas. A direção lembra que o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório no sistema de trens e nas composições. A CBTU mantém todas as recomendações do Ministério da Saúde e dos Governos Estadual e Municipais, e junto com as operadoras de trens do Brasil, através da ANPTrilhos, está monitorando a atuação do vírus com um comitê estratégico onde são discutidas ações de informações e medidas necessárias para minimizar os riscos de transmissão nos sistemas.
Com informações da CBTU  24/02/2021

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Requalificação da Marina da Penha já tem 60% das obras concluídas

Turismo náutico 🚢  🚤

O equipamento está inserido em uma área de 5,4 mil metros quadrados, sendo 2 mil deles de área construída. A requalificação do equipamento náutico está inclusa no escopo do Prodetur Bahia, que beneficia 18 municípios do entorno da Baía de Todos-os-Santos. 
 
Da Redação
foto - divulgação
A Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, já tem 60% das obras concluídas. A requalificação do equipamento náutico está inclusa no escopo do Prodetur Bahia, que beneficia 18 municípios do entorno da Baía de Todos-os-Santos. Sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), o programa é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesta terça-feira (23), o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, visitou a obra, que inclui a construção de restaurante, cafeteria, prédio administrativo, pequenos auditórios, rampa de acesso, flutuantes e mais de 140 vagas para embarcações, divididas entre secas e molhadas, dentre outros. O equipamento está inserido em uma área de 5,4 mil metros quadrados, sendo 2 mil deles de área construída. “Além moderna, a Marina da Penha vai oferecer estruturas adequadas para a chegada e guarda dos barcos, bem como para a recepção dos visitantes. Esta via servirá como mais uma rota para quem desejar desfrutar das belezas e atrativos da Cidade Baixa, a exemplo da própria Ribeira e da Igreja do Bonfim, fomentando comércio e serviços na região”, explicou Fausto, destacando que o valor do investimento no local é de aproximadamente R$ 20 milhões. Ao todo, a Baía de Todos-os-Santos está recebendo uma intervenção cultural (Museu Wanderley Pinho, em Candeias) e 13 intervenções náuticas, dentre elas, 4 marinas (Penha, em Salvador; Salinas da Margarida; Itaparica; e Cacha Pregos, em Vera Cruz).
Com informações da Scom Ba  23/01/2021

Serviço Travessia completa 5 anos de atividades no Maranhão

Mobilidade  🚐

Cerimônia virtual marca o aniversário de 5 anos do Serviço Travessia.O Serviço Travessia, programa do Governo Estadual do Maranhão que garante acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida, completou 5 anos de atividades com mais de 160 mil viagens realizadas, com cerca de 92 mil atendimentos. Com 6.477 pessoas cadastradas o serviço funciona em 43 municípios do estado.

MOB Maranhão
foto - ilustração/MOB Gov. Maranhão
A  Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) realizou nesta terça-feira (23) uma transmissão virtual da cerimônia de 5 anos do Serviço Travessia, programa do Governo Estadual que garante acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida. O evento aconteceu por meio do aplicativo Zoom, por conta da pandemia do coronavírus. Participaram do encontro por videochamada o presidente da MOB, Daniel Carvalho, usuários, funcionários do serviço e representantes de entidades que cuidam dos direitos de pessoas com deficiência. No evento foi ressaltada a importância do programa e o impacto positivo gerado para os usuários ao longo desses 5 anos de funcionamento. Daniel Carvalho agradeceu a toda equipe pelo empenho na realização dessa importante conquista para a acessibilidade no Maranhão. “Foi somente com a ajuda e colaboração de todos que os resultados positivos foram possíveis. Agradeço ao governador Flávio Dino por realizar esse programa tão importante e emocionante, um dos mais bonitos do Governo”, acrescentou. Durante o encontro foi exibido um vídeo institucional mostrando o trabalho dos profissionais e o depoimento de usuários e familiares que usufruem do Serviço Travessia. Segundo Erlon Azevedo, usuário do Serviço Travessia, o programa foi responsável por mudar sua vida. “Eu estava profetizando 5 anos atrás que algo como esse programa surgiria, só não sabia como seria para todos nós. O Travessia me ajudou a me formar na faculdade e até hoje não tenho do que reclamar. Só tenho a agradecer pelo serviço essencial e humanizado. Espero que o programa dure mais 5, 15, 30 anos, pois ele é um divisor de águas na vida de um deficiente”, agradeceu Erlon. O coordenador do Serviço Travessia, Jofran Filho, explicou como é estar à frente de um programa tão importante e agradeceu a presença de todos os participantes do evento. “É um programa feito de forma democrática, que trabalha na transversalidade. Tudo é feito e discutido com os usuários ativos. Chegar na marca de 5 anos de serviço é a prova que o Governo Flávio Dino dá a inclusão e participação a todos”. Participando diretamente do município de Viana, o secretário de Direitos Humanos do Estado, Xico Gonçalves frisou a importância do programa para o Governo do Estado. “Esse é um programa que virou símbolo do Governo, ele garante mobilidade, direito de ir e vir e da participação popular da pessoa com deficiência. Ele mostra que é possível pensar numa cidade com serviços públicos de qualidade”, ressaltou Xico Gonçalves. Finalizando a transmissão virtual, o presidente da MOB, Daniel Carvalho ressaltou a importância do Travessia como um serviço complementar ao transporte público coletivo e como um serviço para ser seguido em outros setores, garantindo assim, acessibilidade e mais mobilidade urbana a todos os maranhense. Além disso, Daniel Carvalho, frisou que o Serviço passará uma expansão em breve e que o anuncio já havia sido feito anteriormente pelo governador Flávio Dino.

Serviço Travessia
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) há cinco anos, com mais de 160 mil viagens realizadas, com cerca de 92 mil atendimentos. São 6.477 pessoas cadastradas no Serviço Travessia que funciona em 43 municípios do Maranhão em suas três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde. O Serviço Travessia é voltado para cadeirantes, deficientes visuais e crianças com problemas neurológicos com mobilidade reduzida. Já o Travessia Melhor Idade é voltado para idosos a partir de 60 anos, e o Travessia Saúde, que transporta pessoas hipossuficientes, ligada à Policlínica de Matões do Norte. O Serviço visa oferecer mais mobilidade e qualidade de vida integrando seus usuários, por meio de transporte gratuito porta a porta.
Com informações da MOB Maranhão   23/02/2021

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Com ampliação do toque de recolher, embarque de passageiros em ferry e lanchas acontece até 19h

Transporte hidroviário  🚢 🚤

Em virtude do novo decreto governamental que estabelece toque de recolher das 20h às 5h, até domingo (28), a Agerba estabeleceu novos horários para o funcionamento do sistema hidroviário de transportes entre Salvador e a Ilha. Tanto no sistema ferry-boat, para Itaparica, como no sistema de lanchas, para Vera Cruz, o embarque de passageiros acontece até as 19h. O último horário foi antecipado para que os usuários realizem a travessia e ainda tenham tempo para se deslocar até suas residências. A frequência de saída das embarcações segue o quadro regular de horários, com início da operação às 5h30, no Ferry-Boat, e às 5h20, nas lanchinhas.


foto - ilustração/arquivo


domingo, 21 de fevereiro de 2021

Financiamento público da tarifa do transporte de passageiros - Custo ou Investimento?

Mobilidade Urbana/Tarifa  🚍 🚇

A cidade de Salvador tem atualmente um contingente estimado em 40% da sua população se deslocando, ou seja, andando a pé. Dois são os motivos pelos quais levam essa elevada parcela da população a andar a pé.Com o financiamento público da tarifa, e consequentemente a sua redução, uma boa parcela da população dentro desses 40% fora do sistema, retornariam a usar o transporte público, aumentando o numero de passageiros por Km/transportados

Luis Prego Brasileiro
Salvador Sobre Trilhos
foto - ilustração/arquivo
Um tema que propomos entrar na pauta de um grande debate que diz respeito a Mobilidade Urbana, é sobre o financiamento público da tarifa do transporte de passageiros. A cidade de Salvador tem atualmente um contingente estimado em 40% da sua população se deslocando, ou seja, andando a pé. Dois são os motivos pelos quais levam essa elevada parcela da população a andar a pé. O 1º e o mais importante está relacionado ao alto custo da tarifa do transporte público da cidade, que suga uma boa parte dos ganhos  da população que usa o sistema de transporte deficitário para se deslocar  durante  as suas atividades cotidianas. O 2º motivo são aqueles que preferem fazer a pé um percurso mais curto, para não ficarem um longo tempo mofando nos pontos a espera de um ônibus, e as vezes é mais rápido fazê-lo a pé. O financiamento público da tarifa do transporte é possível? claro que sim, ele já existe em em muitos países no mundo, principalmente na Europa. Aqui no Brasil já temos exemplos bem sucedido de  tarifa Zero, como por expl. Agudos, no interior de São Paulo, e Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, são os dois exemplos. Na primeira a gratuidade funciona desde 2003,já na segunda, no estado do Rio, o benefício começou em 2013.No mundo já são 86 cidades, em 24 países, que não cobram tarifa para a população que utiliza o transporte público. Qual seria o ponto de partida para que aqui pelo menos pudéssemos começar a financiar  uma parte da tarifa do transporte público? - 1ª providência seria a criação de uma taxa sobre a tarifa dos estacionamentos públicos e privados.- A maioria desses estacionamentos tarifados estão umbilicalmente ligados aos grandes polos geradores de demandas, sejam eles, Shoppings, centro financeiros, centros médicos, estádios de futebol, grandes zonas comerciais, locais de eventos, praias, centros históricos etc. Todos esse locais também são servidos pelo sistema de transporte público, que entrega e recolhe os clientes sem nenhuma compensação por parte dos locais beneficiados. Além dos ganhos com prestação de serviços diversos e vendas, a maioria desse locais lucram também com a venda de espaços para estacionamento dos clientes que usam o transporte individual. Esta seria uma forma de arrecadação com duas fontes, uma direta dos que exploram os serviços de estacionamentos e uma indireta, dos usuários do transporte individual que pagam pelo uso temporário de vagas nesses estacionamentos.
O financiamento público da tarifa do transporte de passageiros não é custo, é um investimento em razão dos benefícios que ele irá  gerar para a Mobilidade, a cidade e a população.
O grande percentual da população que anda a pé, pelos motivos já citados no inicio dessa matéria, também provoca um desequilíbrio econômico financeiro no custo operacional do sistema, pois a quantidade de passageiros por km transportado é menor, isso é um fato. Com o financiamento público da tarifa, e consequentemente a sua redução, uma boa parcela da população dentro desses 40% fora do sistema, retornariam a usar o transporte público, aumentando o numero de passageiros por Km/transportados, reduzindo consequentemente o custo operacional do transporte, com reflexos positivos também no custo da tarifa, e além disso como consequência um outro fato positivo ocorreria em cadeia, com mais pessoas se deslocando através do sistema de transporte público, isso poderá gerar um aumento da atividade econômica e como consequência um aumento da arrecadação tributária (por volume de negócios) do estado e do município, é uma roda que gira se auto alimentando. Assim sendo o financiamento público da tarifa do sistema de transportes, aliado a sua modernização e eficiência em todos os seus modos, aumentando o numero de clientes(*) (usuários),consequentemente diminuindo o uso do transporte individual, só trará benefícios em vários aspectos tanto para a cidade como para a população, com a diminuição da poluição ambiental, da poluição sonora, do excesso de veículos circulando nas vias urbanas, a melhoria da qualidade do ar, da atividade econômica e a qualidade de vida da população como um todo. Para que tudo isso aconteça será necessário uma mobilização da sociedade civil para provocar  um grande debate sobre esse tema com a participação dos governos do estado e dos municípios para que torne possível iniciar a aplicação dessas medidas bem com um estudo prévio para outras formas e fontes de financiamento. O transporte público é que move a cidade e que faz ela funcionar, por tanto é preciso trata-lo com a importância que ele merece.
(*)Quem utiliza o transporte público não pode ser considerado como um mero "usuário", deve ser tratado e reconhecido como um "cliente" que paga por uma prestação de serviço e com tal deve receber por aquilo que paga. - O transporte público é um serviço de utilidade pública e social  e como tal deve ser tratado.
Pregopontocom  21/02/2021

Governo da Bahia amplia horário de toque de recolher e inclui novas regiões

Prevenção/Saúde  👮

A restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h e envolve 381 cidades baianas, até o próximo dia 28 de fevereiro. A região oeste é a única exceção. O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas será encerrado às 18h. 

Da Redação
foto - Eloi Correa/GOV BA
O Governo do Estado decidiu ampliar o horário do toque de recolher, em grande parte da Bahia, devido ao aumento da ocupação de leitos UTIs Covid-19, que atingiu a taxa de 80% neste domingo (21). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais. A restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h e envolve 381 cidades baianas, até o próximo dia 28 de fevereiro. A região oeste é a única exceção. O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas será encerrado às 18h. Apenas o delivery de alimentos fica permitido até as 23h. Já o transporte metropolitano (ônibus, metrô, ferryboat e lanchinhas) pode funcionar até as 20h30. A atualização do decreto nº 20.233, que instituiu o toque de recolher, será publicada em edição suplementar online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (21). Conforme o decreto, no período das 20h às 5h, é permitido o deslocamento somente para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência. Não são alcançados pelo decreto os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros.

Fiscalização 
Aqueles que descumprirem a medida podem ser autuados nos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público) do Código Penal. A população pode contribuir com a fiscalização. Denúncias para a Polícia Militar da Bahia (PMBA) devem ser feitas pelo 190 ou (71) 3235-0000, na capital, e pelo 181, no interior do estado. A denúncia é anônima.
Com informações da Secom BA  21/02/2021