quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Feriado de 12 de outubro tem operação especial de transportes

Transportes 🚌 🚢

Para quem vai viajar no feriado de 12 de outubro,Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida,além dos 540 horários disponibilizados diariamente saindo da Estação Rodoviária de Salvador de forma regular, as empresas de ônibus vão oferecer de 70 a 100 horários extras, de acordo com fluxo da  demanda.No Sistema Ferry-boat a operação contará com seis embarcações na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica

Da Redação 
foto - ilustração/arquivo
O movimento de embarque na Rodoviária de Salvador começa a se intensificar na quinta-feira (10) quando muitas pessoas já começam a deixar a capital para aproveitar o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando também é comemorado o Dia das Crianças. Além dos 540 horários disponibilizados diariamente de forma regular, as empresas de ônibus vão oferecer de 70 a 100 horários extras, de acordo com a demanda.
No Sistema Ferry-boat a operação acontece com seis embarcações, sendo elas: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Anna Nery, Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Rio Paraguaçu. As viagens serão realizadas dentro dos horários regulares, de hora em hora e nos períodos de maior fluxo, está prevista a realização de viagens a cada 30 minutos. A expectativa é de movimento intenso saindo de Salvador, nos dias 11 e 12 de outubro, e de retorno da Ilha nos dias 13 e 14.

Dica de ViagemPara garantir um embarque tranquilo, o passageiro deve ficar atento as regras para despachar bagagens. Cada pessoa tem direito a transportar uma mala de mão, levada no interior do ônibus, pesando até 5 kg. Já as bagagens maiores, transportadas no bagageiro, podem ter até 20 kg.
Algumas empresas disponibilizam a compra de passagens pela internet e/ou telefone. Para garantir um embarque tranquilo no dia da viagem, os usuários do sistema devem chegar ao terminal com 30 minutos de antecedência ao horário de partida do ônibus.

Ouvidoria
Reclamações, sugestões e denúncias podem ser direcionadas aos fiscais, ou ainda podem ser registradas através da Ouvidoria pelo telefone gratuito 0800-071-0080 e e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br
Com informações da Seinfra BA  10/10/2019

Ferrovia do Corcovado comemora 135 anos com quarta geração de trens

Turismo/Ferroviário  🚃

Pioneira em diversos momentos da história ferroviária brasileira, a linha inaugurada pelo imperador Pedro II comemora 135 anos nesta quarta-feira, duplicando sua capacidade de passageiros por hora, que chegará a 600.Os trens foram adquiridos com investimentos de cerca de R$ 200 milhões da concessionária Trem do Corcovado, que comprou as composições da empresa suíça Stadler Rail.

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Tomaz Silva/Agência Brasil
Depois de 40 anos, começa a operar hoje (9) no Rio de Janeiro a quarta geração de trens que atravessa a Estrada de Ferro do Corcovado, levando cariocas e visitantes ao ponto turístico mais famoso do Brasil: o Cristo Redentor. Pioneira em diversos momentos da história ferroviária brasileira, a linha inaugurada pelo imperador Pedro II comemora 135 anos nesta quarta-feira, duplicando sua capacidade de passageiros por hora, que chegará a 600.
Os trens foram adquiridos com investimentos de cerca de R$ 200 milhões da concessionária Trem do Corcovado, que comprou as composições da empresa suíça Stadler Rail. O país europeu fabricou todas as quatro gerações que operaram na estrada de ferro, já que é detentor da tecnologia de trens de montanha utilizada em estações de esqui nos Alpes.
Segundo o presidente da concessionária, Sávio Neves, os novos trens foram produzidos sob medida para os 3,8 mil metros da Estrada de Ferro, "como se fosse o terno em um alfaiate". "Esse trem incorpora toda a tecnologia da engenharia ferroviária dos últimos 40 anos, então, ele é mais econômico. Tem 75% de economia em energia elétrica, é mais confortável e espaçoso."
A primeira geração de trens do Corcovado, inaugurada em 1884, foi a primeira estrada de ferro turística do Brasil. Já a segunda geração, que começou a operar em 1910, foi o primeiro serviço de trens elétricos do país e contribuiu na construção do Cristo Redentor, entre 1922 e 1931. A terceira geração, que começou a operar em 1979, chegou a transportar uma média 800 mil passageiros por ano nos últimos anos. Em dias de pico, os trens chegam a transportar 7 mil pessoas para o Corcovado.

Passeio bucólico
Apesar do aumento da velocidade máxima, as composições vão continuar a fazer o passeio em 20 minutos, para manter "o ar bucólico" da subida em meio à Mata Atlântica do Parque Nacional da Tijuca. O aumento da capacidade também não significa que haverá duas vezes mais lotação no Cristo Redentor, diz Sávio Neves. "Vamos conseguir dobrar a capacidade de transporte, mas não quer dizer que teremos o dobro de passageiros. As filas vão diminuir." De acordo com Neves, dos 365 dias do ano, 60 têm movimento: carnaval, Semana Santa, réveillon. "Os outros são muito tranquilos. Nesses 60 dias, com essa capacidade maior, vamos ter mais conforto para oferecer."
Os novos trens terão espaço para transportar bicicletas, o que a concessionária espera que seja um estímulo para que cariocas utilizem o serviço para subir e pedalar no alto da Floresta da Tijuca. As composições também devem ser mais acessíveis, já que foram concebidas com espaço para cadeiras de rodas. As anteriores também tinham esse espaço, mas ele era adaptado.
As negociações para a compra começaram há 12 anos, e atravessaram momentos de euforia com a visibilidade trazida pelos grandes eventos sediados pelo Rio, e de frustração, com a crise que se abateu sobre o estado nos últimos anos. Sávio Neves avalia que os trens comprados foram um investimento de longo prazo, para os próximos 50 anos. "Essa estrada de ferro está fazendo 135 anos. A gente não está pensando em curto prazo, ou em um problema pontual de cinco ou 10 anos. Esse trem que está se aposentando agora durou 40 anos. É um ciclo de vida" Para Neves, a nova tecnologia vai ter vida útil de pelo menos 50 anos.
O aniversário da estrada de ferro será comemorado hoje com uma missa às 10h. Às 10h30, será cortado um bolo e cantado o parabéns, e, às 16h, haverá o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Suíça.
Fonte - Agência Brasil  09/10/2019

Não há quem não gostaria de passar as férias no Nordeste

Turismo 

O Nordeste é capaz de oferecer a combinação perfeita de praias paradisíacas, resorts, atividades culturais, esportes de aventura, alta gastronomia e climas quente o ano inteiro. Além disso, o Nordeste brasileiro possui destinos para todos os gostos e bolsos.Seja em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte ou Sergipe você vai sempre poder contar com praias paradisíacas de areias brancas, águas cristalinas e riquezas naturais quase intocáveis.

Portogente
Barra do Rio São Francisco - Sergipe/Alagoas
A região Nordeste é uma das mais concorridas para passar férias no Brasil. Também pudera, o Nordeste brasileiro não só é um dos destinos mais desejados entre turistas locais e internacionais, mas uma das regiões mais diversas em termos de roteiros variados.
Isso porque uma das maiores vantagens de passar as férias no Nordeste é não precisar definir um único tipo de viagem. Ou seja, você pode vivenciar várias opções de diversão em uma única viagem.
O Nordeste é capaz de oferecer a combinação perfeita de praias paradisíacas, resorts, atividades culturais, esportes de aventura, alta gastronomia e climas quente o ano inteiro. Além disso, o Nordeste brasileiro possui destinos para todos os gostos e bolsos.
Seja em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte ou Sergipe você vai sempre poder contar com praias paradisíacas de areias brancas, águas cristalinas e riquezas naturais quase intocáveis. Tudo com infraestrutura suficiente para receber turistas com opções de estadia e diversão para todos os estilos.
Quer conhecer os principais destinos desta região? Então confira abaixo a seleção que trazemos para você começar agora mesmo a planejar as suas próximas férias no Nordeste

Dunas - Natal RN
Dunas de Genipabu, Rio Grande do Norte
Localizado no município de Extremoz, apenas 25 km distante do centro de Natal (capital do Rio Grande do Norte), o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu é um dos pontos turísticos mais visitados da região.
O local oferece um dos cenários nordestinos mais belos, pois abriga dunas que são consideradas as mais altas do País, sendo possível encontrar uma lagoa de água doce em um certo ponto. Um verdadeiro oásis em meio à paisagem quase que intocável.


Praia de Caburé, Maranhão
A Praia de Caburé ,de areia fofa e águas límpidas, está localizada entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro. Ela é um dos principais pontos de partida para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área de conservação ambiental de mais de 150 mil hectares que engloba um imenso deserto, dunas, manguezais e lagoas de água doce, entre outros atrativos.
A areia fina e leve do local passa por alterações constantes por conta dos ventos fortes, alterando a sua paisagem a todo momento e oferecendo todo tipo de diversão e lazer aos seus visitantes. Além disso, a cidade de Santo Amaro abriga a Lagoa da Gaivota.

Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo é uma vila localizada no sul da Bahia em uma ilha(Tinharé)* rodeada de pequenas praias, hotéis e pousadas, restaurantes e muita diversão noturna, além de passeios incríveis ao redor.
O bacana é que a ilha só pode ser acessada através de barco partindo de Salvador(e Valença)*. Portanto, não é possível a entrada de carros. Neste destino, é possível ficar completamente entregue à natureza e às praias paradisíacas ao seu redor.

Porto de Galinhas, Pernambuco
Porto de Galinhas é uma praia localizada em Ipojuca, no interior de Pernambuco. São mais de 18 km de areia branca batida, águas mornas e cristalinas.
As piscinas naturais de Porto de Galinhas são um refúgio para diversas espécies de peixes que deslizam calmamente para a alegria dos turistas mais curiosos.
E se a sua onda for ficar hospedado com bastante luxo, o que não falta é opção em Porto de Galinhas, em  Ipojuca a beira mar de Muro Alto um local com diversas opções de piscinas naturais de águas calmas indicadas para toda a família, e em Tamandaré (Praia dos Carneiros)*

Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco
Um dos principais destinos de férias no Nordeste, o arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha é famoso pelas suas praias e vistas impressionantes.
Entre as atrações, podemos citar as piscinas naturais da Baía dos Porcos, localizada entre pedras escuras de origem vulcânica e próximo a uma grande falésia.
Um local rico em fauna marinha, com praias de difícil acesso, mas com paisagens que recompensam qualquer esforço.
Além disso, é possível fazer passeios para mergulho e muitas outras atrações.

Praia de Jipoca de Jericoacoara, Ceará
Jijoca de Jericoacoara pode ser acessada a partir de Fortaleza, capital do Ceará. Sua praia tem fama internacional, com redes esticadas ao longo de um ambiente repleto de tons de azul e verde. A vila de pescadores tem um charme rústico que encanta a todos os turistas, além de atrair os amantes do kitesurf e aqueles que buscam férias em meio a uma natureza incrível de dunas, praias e lagoas.
Vale lembrar que o local continua um tanto inóspito, no qual o acesso é feito somente através de carros com tração 4×4, que atravessam caminhos de areia, além da vila não ter iluminação elétrica.

Pipa/Timbaú do Sul
Praia de Pipa, Rio Grande do Norte
A praia da Pipa é uma das mais famosas do Brasil, sendo mundialmente conhecida.
Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, no município de Tibau do Sul, é moradia de golfinhos e tartarugas marinhas.
Logo na chegada, ao longo da estrada, o turista se depara com praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas e despenhadeiros.

Maragogi, Alagoas
Maragogi é um dos destinos ideais para mergulho, por conta das águas calmas, mornas e cristalinas, nas quais se pode observar corais e até barcos naufragados.
Por conta disso o local é constantemente comparado às ilhas caribenhas, com 22 km de praias exuberantes e Galés, conjunto de piscinas naturais cristalinas.
Viu como o Nordeste é uma das regiões mais belas e versáteis para passar as férias, seja a dois ou em família? Comece já a planejar a sua viagem!
Fonte - Portogente  09/10/2019
(*)Citações nossa - Vale a pena também conhecer Japaratinga,vizinho a Maragogi, e visitar o Peixe Boi na foz do rio Manguaba,entre Porto de Pedras e Japaratinga. 

Nota do Editor do Blog - As imagens inseridas nessa matéria são do acervo Pregopontocom


Ilha de Boipeba/Cairu BA

Ilha de Boipeba/Cairu BA

Travessia de balsa - Porto de Pedras/Japaratinga

Peixe Boi - Rio Manguaba Porto de Pedras/Japaratinga

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Bom Jesus da Lapa(BA) terá novo aeroporto

Infraestrutura 

O aeroporto ficará localizado em uma nova área patrimonial de 4,5 milhões m². O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550m de comprimento por 30m de largura. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões.

Da Redação
Bom Jesus da Lapa
foto - ilustração/Wikipédia 
Um novo aeroporto será construído no município de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico. A assinatura do edital de licitação para a implantação do equipamento aeroviário aconteceu nesta segunda-feira (07), na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador. O aviso de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) desta terça-feira (08). A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 11 de novembro.
O aeroporto ficará localizado em uma nova área patrimonial de 4,5 milhões m². O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550m de comprimento por 30m de largura. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Na região do Velho Chico, Bom Jesus da Lapa se destaca pelo turismo religioso e pela presença de parques solares. A cidade de 69 mil habitantes chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. Em relação à energia solar, são 8 empreendimentos em operação comercial para geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica. O aeroporto poderá atrair mais turistas e também contribuir para o interesse de novos investimentos em energia renováveis no município.
“Recentemente, tivemos a inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Agora, a publicação da licitação para construção de um novo equipamento em Bom Jesus da Lapa. Isso mostra o trabalho realizado pelo Governo do Estado para desenvolver a aviação regional baiana”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.
O evento contou com a participação de representantes das Secretarias Estaduais de Infraestrutura e de Turismo, do deputado federal Sérgio Brito, do deputado estadual Eduardo Salles e de Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa.
Para o chefe de gabinete da Secretaria do Turismo do Estado, Benedito Braga, o novo aeroporto contribuirá significativamente para o aumento de turistas na região. “Além da romaria para a festa de Bom Jesus, a cidade tem eventos que atraem turistas e romeiros o ano inteiro, e com o novo aeroporto a tendência é que haja um crescimento acentuado deste fluxo”, afirma.
Com informações da Secom Ba  08/10/2019

Aeroporto de Bom Jesus da Lapa

Equipe prevê valor de R$ 790 milhões para a conclusão do VLT em Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

Segundo os cálculos da equipe técnica a retomada das obras ficaria entre R$ 650 milhões a R$ 790 milhões, com tendência de baixa nos valores se ficar formalizado o entendimento de uma Parceria Público Privada (PPP).A definição do valor global ainda poderá ser reduzido, já que o empréstimo principal realizado em 2012 no valor de R$ 1.425 bilhão, teria um resíduo superior a R$ 300 milhões, pois enquanto as obras estavam em andamento foram desembolsados pouco mais de R$ 1 bilhão.

Só Notícias
foto-ilustração/arquivo
A Comissão de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, que recebeu comissão de representantes dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, já tem um esboço do valor para a conclusão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Segundo os cálculos da equipe técnica a retomada das obras ficaria entre R$ 650 milhões a R$ 790 milhões, com tendência de baixa nos valores se ficar formalizado o entendimento de uma Parceria Público Privada (PPP).
Secretários municipais de Cuiabá e Várzea Grande estiveram com o secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, José Lindoso, e técnicos para conhecer as expectativas das duas principais cidades de Mato Grosso em relação ao VLT, cujas obras estão paralisadas desde o final de 2014, justamente o ano em que se realizou a Copa do Mundo no Brasil.
A definição do valor global ainda poderá ser reduzido, já que o empréstimo principal realizado em 2012 no valor de R$ 1.425 bilhão, teria um resíduo superior a R$ 300 milhões, pois enquanto as obras estavam em andamento foram desembolsados pouco mais de R$ 1 bilhão.
Os representantes da capital e da cidade vizinha foram os secretários municipais Antenor Figueiredo (Cuiabá), Kalil Baracat e Breno Gomes (Várzea Grande). Os 3 representaram o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a prefeita Lucimar Campos (DEM), que defendem a conclusão do VLT. A expectativa do governo federal é de que ainda em 2019 saia a decisão quanto à retomada das obras de Mobilidade Urbana de Cuiabá e Várzea Grande e a tendência dos técnicos é por uma PPP agregando valores e novas empreiteiras na execução e conclusão das obras.
Criado em julho o Grupo de Trabalho que busca dar uma definição ao VLT é composto pelos secretários de Estado Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), Rogério Gallo (Fazenda), Emerson Hideki Hayashida (Controladoria Geral), Carlos Fávaro (Escritório de Representações) e o procurador Lucas Schiwinden Dallamico (representando a Procuradoria Geral do Estado). Também integram o GT Geraldo Freire Garcia (assessor especial do gabinete do ministro), Ricardo Caiado de Alvarenga (diretor do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos).
O grupo terá até o dia 12 de novembro para apresentar relatório com alternativas técnicas e proposta de gestão financeira da execução contratual.
Fonte - Revista Ferroviária   07/10/2019

Alstom apresentou o SRS,Sistema de Recarga no Solo para ônibus elétricos

Tecnologia  🚌

A Alstom apresentou a sua mais recente inovação de sistemas de recarga no solo,o SRS, para ônibus elétricos. A estréia como parte do projeto piloto PALOMA atualmente em andamento na cidade do sul da Espanha, mostra um protótipo de SRS para ônibus elétricos, operando em um ponto de ônibus em frente à Escola de Engenharia Industrial da Universidade de Málaga. Ele é equipado com um carregador de 200kW e está associado a um e-bus Linkker de doze metros,em serviço na Linha 1 de Ônibus da EMT, operadora de transporte local. 

Vídeo -1


Vídeo - 2

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Estações da Linha Sul do Metrô e VLT Parangaba-Mucuripe vão contar com Wi-fi grátis

Transportes sobre trilhos  🚇

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos lançará uma licitação, através da qual será feita a implantação, operação e manutenção dos serviços de Wi-Fi em todas as 27 estações em operação das duas linhas.

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos deve implantar equipamentos de internet sem fio (Wi-fi) em todas as estações da Linha Sul e do VLT Parangaba-Mucuripe. Para isso, a empresa mantém aberta, até o dia 3 de novembro, uma Consulta Pública, na qual empresas do setor poderão dar sugestões e contribuições técnicas sobre a implantação do serviço.
Após o processamento das informações recebidas através da consulta pública, a Cia lançará uma licitação, através da qual será feita a implantação, operação e manutenção dos serviços de Wi-Fi em todas as 27 estações em operação das duas linhas. Após concluídas, o que deve ocorrer nos próximos meses, as estações Iate e Mucuripe – do VLT -, e a estação Padre Cícero, da Linha Sul – que ainda estão em obras – também receberão os serviços de Wi-fi. O objetivo é garantir maior conforto aos usuários do transporte metroviário. Com o Wi-Fi nas estações, os passageiros poderão consultar informações do metrô, utilizar redes sociais, navegar em sites, ler notícias e ter acesso a vídeos, em seus dispositivos móveis.
Com informações do Metrofor  07/10/2019

Linha turística de bonde em Santos ganha veículo japonês

Transportes sobre trilhos  🚃

No último sábado (5), após três anos de restauro, o bonde 206 foi entregue aos santistas, durante o 1º Festival do Imigrante de Santos, no Valongo.Inaugurado originalmente em 1953, o veículo foi fundamental para o desenvolvimento da mobilidade urbana da cidade japonesa após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial.

A Tribuna
Veículo passou três anos em restauro e foi entregue
 durante o 1 o Festival do Imigrante de Santos
 (Sílvio Luiz/ AT)
A linha turística de bondes de Santos ganhou um reforço de peso. O décimo terceiro integrante do Museu Vivo de Bondes veio de Nagazaki, no Japão. No último sábado (5), após três anos de restauro, o bonde 206 foi entregue aos santistas, durante o 1º Festival do Imigrante de Santos, no Valongo.
Inaugurado originalmente em 1953, o veículo foi fundamental para o desenvolvimento da mobilidade urbana da cidade japonesa após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial.O processo de doação do bonde teve início em 2012, quando se completou 40 anos do acordo de geminação dos dois municípios. A chegada a Santos não foi simples. Foram necessários 42 dias de viagem até chegar ao Porto de Santos, em 2016.
"Vai ajudar a contribuir no desenvolvimento do centro da nossa cidade, trazer mais turistas, gerar mais empregos. Nós vamos fazer parcerias para otimizar o uso desse bonde", comentou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, durante solenidade no Valongo, ontem de manhã.Com essa adição, Santos passa a contar com bondes de seis países: Portugal, Itália, Espanha, Reino Unido, Grécia e Japão. "É uma cidade que recebe gente do mundo inteiro. E foram justamente essas pessoas, essas comunidades que ajudaram a construir a cidade que nós temos hoje. A comunidade japonesa tem um grande papel na nossa cidade", disse o prefeito.
O bonde japonês manteve todas as características originais. Com capacidade para 28 pessoas sentadas, o equipamento manterá a identificação original do prefixo 206. Dentro dele, o público terá acesso ao histórico do veículo, além de detalhes sobre a doação de Nagazaki.

Programação
Além da entrega do bonde japonês, o público assistiu apresentações de Dança de Dragão e do grupo de taikô (tambores) Kyowa. O evento seguiu com intervenções artísticas de países africanos, árabes, além da Itália e França.
Nesse domingo (6), a programação inclui apresentações artísticas da Alemanha (12h), Grécia (13h), Espanha (14h), Reino Unido (15h) e Portugal (16h). Uma praça de alimentação na área externa do Santuário do Valongo oferece pratos típicos desses países.
O encerramento será às 19h com o show Tributo ao Queen, com a Banda Kings of the Queen.
Fonte - Revista Ferroviária  07/10/2019

Produção de veículos tem queda de 8,3% em setembro

Economia   🚗

Segundo o balanço divulgado hoje (7), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 247,3 mil unidades em setembro, contra 269,8 mil de agosto.As vendas tiveram queda de 3,3% em setembro em relação a agosto, com a comercialização 234,8 mil unidades.

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
A produção de veículos caiu 8,3% em setembro na comparação com agosto. Segundo o balanço divulgado hoje (7), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 247,3 mil unidades em setembro, contra 269,8 mil de agosto.
Em relação a setembro do ano passado, o número representa uma alta de 10,9%. No acumulado de 2019, a produção automobilística registra um crescimento de 2,9%, com um total de 2,26 milhões de unidades em nove meses.
As vendas tiveram queda de 3,3% em setembro em relação a agosto, com a comercialização 234,8 mil unidades. O número significa um aumento de 10,1% sobre as vendas de setembro de 2018.
No acumulado dos primeiros nove meses, foram comercializados 2,03 milhões de veículos, uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Exportações
As exportações acumulam queda de 35,6% de janeiro a setembro, com 337,5 mil unidades vendidas para o exterior. Em comparação com setembro de 2018, os 36,6 mil veículos exportados no último mês significam uma retração de 7,1% na comercialização no mercado externo. Entre agosto e setembro deste ano foi verificada ainda uma ligeira queda das exportações (-0,2%).

Emprego
O setor anotou em setembro uma queda de 3,4% no número de postos de trabalho em comparação com o mesmo mês de 2018. Atualmente, 127,9 mil pessoas trabalham na indústria automotiva, uma retração de 0,2% em relação a agosto.
Fonte - Agência Brasil 07/10/2019

domingo, 6 de outubro de 2019

Importância das florestas e seus produtos para o desenvolvimento sustentável são discutidos em painel

Sustentabilidade  🌱🌴

Para discutir o assunto, o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) trouxe a plenária “Florestas e produtos florestais para um futuro mais verde”.Foram convidados para o debate o diretor do programa de Pesquisa GCIAR sobre Florestas, Árvores e Agroflorestas, Vincent Gitz, da Indonésia, e Francisco Razzolini, diretor executivo de Tecnologia Industrial, Inovação e Produtos Sustentáveis da Klabin S/A. A professora Daniela Kleinschmit foi a moderadora da plenária.

Revista Amazônia
iufro2019 Plenarias
Quando o assunto são as mudanças climáticas, a floresta e seus produtos têm ficado no centro das atenções.
Para discutir o assunto, o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) trouxe a plenária “Florestas e produtos florestais para um futuro mais verde”.
Foram convidados para o debate o diretor do programa de Pesquisa GCIAR sobre Florestas, Árvores e Agroflorestas, Vincent Gitz, da Indonésia, e Francisco Razzolini, diretor executivo de Tecnologia Industrial, Inovação e Produtos Sustentáveis da Klabin S/A. A professora Daniela Kleinschmit foi a moderadora da plenária.
Para dar início ao debate, Daniela destacou que toda discussão tem “duas mãos” e explicou que, ao mesmo tempo que o setor florestal tem tido destaque para resolver as questões climáticas e o aquecimento global, há também os efeitos controversos.
“Os produtos florestas estando no centro podem trazer outros problemas, como o aumento da exploração, possível perda de biodiversidade e a lacuna resultante entre demanda e fornecimento”.
Vicent Gitz concordou, e afirmou que o mundo quer mais árvores, mais florestas e mais madeira, mas que isso não está acontecendo. O pesquisador é líder no programa CGIAR, uma parceria global de pesquisa para um futuro com segurança alimentar, dedicado à redução da pobreza, aprimoramento da segurança alimentar e nutricional e melhoria dos recursos naturais.
Segundo ele, o problema está na economia, que é “estúpida, porque o sistema global de alimentação é o principal drive de desmatamento e má conservação de florestas”. Quando se pensa em madeira, Gitz apontou que um número importante mostra que o consumo per capita é bastante desigual, citando que o consumo na Europa, por exemplo, é seis vezes mais alto do que o da Ásia.
Além disso, ele lembrou que o principal limite para o consumo é a produção regional, à medida que o comércio entre regiões é limitado. “Há potencial de crescimento de demanda, seguindo o crescimento populacional na África e Ásia, locais onde o consumo per capita é baixo.
Também devemos ter em mente que leva tempo para a madeira crescer, e o aumento da demanda pode ser endereçado para o que já está disponível. Do contrário, vamos ‘comer as florestas’”, comentou.
Ele reforçou que a preservação as florestas plantadas representam 7% da superfície de florestas e produzem 47% da madeira bruta, e para fazer estimativas para o aumento de plantações, é preciso levar em conta o que existe de terra disponível e aproveitar os potenciais de reprodução a curto prazo. Mas, segundo o pesquisador, “não há muito para se trabalhar nas florestas. Por isso, o mais importante é trabalharmos na cadeia de valor”.
O problema para isso são os obstáculos, como a estrutura clássica, já que, quando o país e o setor estão em desenvolvimento, falta cadeia de valor organizada, o que dificulta a criação de espaço para investimento econômico.
Na questão econômica, especificamente das florestas e agricultura, ele citou que há uma linha de tempo entre investimentos e retorno, baixas margens operacionais e baixa visibilidade para operações a longo prazo.
Por isso, é preciso falar de políticas de terras, pensando também na competição com outros setores, como a agricultura, por exemplo, que dá retorno mais rápido. Nesse cenário, Vicent Gitz disse que há algumas ações que podem ser propostas, como o zoneamento do uso da terra, que identifica as áreas que são permanentemente de uso florestal e que podem proteger florestas intactas e funções ecossistêmicas.
“Zoneamento de terra pode levar a segurar uso de terra a longo prazo e facilitar financiamentos, pois reconhece valor adicionado a partir dos investimentos originais”, explicou.
Em seguida, ele sugeriu organização e planejamento no desenvolvimento do setor florestal ou parte dele, enquanto que, simultaneamente, usam-se diferentes áreas.
Outro ponto levantado pelo pesquisador foi com relação à transformação política. Ele disse que, em nível nacional, isso merece ser apoiado pela comunidade internacional, por reconhecimento dos ativos globais de preservação e sustentabilidade.
“A cooperação internacional poderia se concentrar em apoio ao ambiente institucional e econômico propício ao desenvolvimento da silvicultura, transferência de tecnologia, facilitação de investimentos e pesquisa e desenvolvimento”, destacou.
Por fim, Gitz ressaltou que toda essa discussão traz implicações para cientistas e pesquisadores, pois as soluções “não são como receita de bolo”.
“Em uma Conferência em Roma que falava de desmatamento, alguns participantes disseram que não precisamos de mais pesquisa, de mais ciência, precisamos agir. Mas nós acreditamos que precisamos, sim, de tudo isso para desenvolver mais soluções”.
Como sugestões, ele citou zoneamento de terras com base em evidências; fundamentos para revisitar os modelos de produção e sua coabitação; e nova análise da curva de transição florestal, para mais florestas e mais produtos de madeira ao mesmo tempo, com mais dados sobre os custos e os benefícios do setor florestal, incluindo restauração de terras e de florestas.
“Temos um número limitado de soluções técnicas testadas com conhecido retorno econômico. Vimos ótimos exemplos no Brasil realizados pela Embrapa para testar projetos de cadeia de valor, para ver como o desenvolvimento técnico pode ser acompanhado com análise de custo-benefício.
Precisamos basear tudo isso com opções de abordagem contextual, em que tanto os tipos de floresta, como o modo de produção e cadeia de valor são adaptados às condições”, concluiu.
Fonte - Revista Amazônia  06/10/2019

Fumaça pode virar combustível de avião

Sustentabilidade 

Esse processo consiste em separar, por eletrólise - decomposição de um composto em seus componentes mediante a passagem de uma corrente elétrica numa solução – o hidrogênio e oxigênio da água. Esse hidrogênio misturado com o CO2 resulta no combustível de aviação.

Portogente
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Um projeto em curso em Roterdam, na Holanda, anuncia uma solução para o dióxido de carbono (CO2). Fazê-lo virar combustível de avião. Isso mesmo, uma grande preocupação atual do Planeta vai virar energia. É um projeto que vai capturar o gás carbono que promove o aquecimento global e, na acepção da palavra, reciclá-lo.
Esse processo consiste em separar, por eletrólise - decomposição de um composto em seus componentes mediante a passagem de uma corrente elétrica numa solução – o hidrogênio e oxigênio da água. Esse hidrogênio misturado com o CO2 resulta no combustível de aviação.
A energia para realizar esse processo será obtida através de painéis de energia solar. O projeto é para iniciar a produção de combustível em 2021. Nessa fase está prevista uma produção de 1.000 litros de combustível por dia. O CO2 que resultará da queima do combustível será novamente reciclado, tantas outras vezes.
Comprovada a teoria, há muito para ser superado. Primeiro, esse processo é caro e ainda não concorre com o querosene, no caso do combustível de aviação. Segundo, essa quantidade de 1.000 litros produzida em um dia, alimenta apenas 5 minutos de voo de um Boing 747.
Todavia, trata-se do primeiroe mais imporftante passo de uma longa caminhada, para balancear o volume do CO2 na atmosfera, reciclando-o. Aprovado o processo, baratear a produção será como subir uma escada. Passar ao degrau seguinte.
Fonte - Portogente  05/10/2019