PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Metrô de Moscou irá administrar a infraestrutura de VLTs da cidade

Curtas/Transportes sobre trilhos  🚄

A administração da cidade de Moscou transferiu para o Metrô, o controle da infraestrutura dos VLTs(bondes) da cidade. Segundo o Vice Prefeito de transportes,os padrões de manutenção de infraestrutura do Metrô de Moscou são um dos mais rígidos, seguros e melhores do mundo, e essas práticas deverão ser utilizadas em outros modos de transporte, particularmente no transporte ferroviário urbano que a partir de agora terá controles mais rígidos. O gerenciamento centralizado e a modernização deverão aumentar a velocidade do VLT, a manutenção das vias, reduzir pela metade o número de reparos e reduzindo os custos de manutenção. A maior parte da frota de VLTs já foi renovada, e no espaço de um a dois anos,todos os veículos antigos deverão ser substituídos.

foto - ilustração/arquivo


Ajuda externa para o meio ambiente só virá se Brasil mudar discurso e ministro', diz especialista

Política/Meio ambiente  🌱🌴

Segundo advogado, especializado em Direito Ambiental, Antonio Fernando Pinheiro Pedro,  pedido de Ricardo Salles para que países críticos da política ambiental brasileira "ponham a mão no bolso" não será atendido a menos que o governo assuma suas responsabilidades.

Sputnik
foto - ilustração/Twiter
O representante do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no ano que vem é a mesma pessoa que personifica hoje a política ambiental de "conflito de confiabilidade com a comunidade internacional" e que nesta quinta-feira (3) pediu aos países críticos do Brasil que coloquem recursos aqui: o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente. Foi assim que o advogado especializado em Direito Ambiental, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, definiu em entrevista para a Sputnik Brasil a situação em que o país se encontra na agenda ambiental. "Vivemos uma realidade de negação em várias áreas e, naturalmente, no ambientalismo. Estamos, literalmente, andando para trás. E a menos que mudemos o discurso, que mudemos o ministro e que estabeleçamos uma organização administrativa e de gestão territorial e ambiental compatível com confiabilidade na relação com estes países, acho muito difícil conseguirmos dinheiro lá fora", disse o advogado. A declaração de Salles aconteceu durante a tradicional transmissão do presidente da República de todas as quintas-feiras via Internet. Nela, o ministro foi confirmado como representante do governo na vigésima-sexta edição da Conferência, chamada de COP-26, que acontecerá em Glasgow, no Reino Unido, entre os dias 1 e 12 de novembro de 2021. Segundo advogado, pedido de Ricardo Salles para que países críticos da política ambiental brasileira "ponham a mão no bolso" não será atendido a menos que o governo assuma suas responsabilidades. O representante do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no ano que vem é a mesma pessoa que personifica hoje a política ambiental de "conflito de confiabilidade com a comunidade internacional" e que nesta quinta-feira (3) pediu aos países críticos do Brasil que coloquem recursos aqui: o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente. Foi assim que o advogado especializado em Direito Ambiental, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, definiu em entrevista para a Sputnik Brasil a situação em que o país se encontra na agenda ambiental. "Vivemos uma realidade de negação em várias áreas e, naturalmente, no ambientalismo. Estamos, literalmente, andando para trás. E a menos que mudemos o discurso, que mudemos o ministro e que estabeleçamos uma organização administrativa e de gestão territorial e ambiental compatível com confiabilidade na relação com estes países, acho muito difícil conseguirmos dinheiro lá fora", disse o advogado. A declaração de Salles aconteceu durante a tradicional transmissão do presidente da República de todas as quintas-feiras via Internet. Nela, o ministro foi confirmado como representante do governo na vigésima-sexta edição da Conferência, chamada de COP-26, que acontecerá em Glasgow, no Reino Unido, entre os dias 1 e 12 de novembro de 2021.
Fonte - Sputnik  04/12/2020

Mauro Mendes volta a sinalizar com solução para o VLT de Cuiabá

Transportes sobre trilhos 🚄

O VLT de Cuiabá/Várzea Grande virou uma interminável novela motivada por acusações de corrupção e  disputas  políticas a anos,em prejuízo da população das duas cidades que fica privada de poder contar com um sistema de transportes moderno,sustentável,confortável e seguro.Por quantos anos ainda vão ter que esperar?

Diário de Cuiabá
foto - ilustração/arquivo
Mauro Mendes (DEM) promete para os “próximos meses” - ou “até em semanas”, conforme ressaltou – uma solução para a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande. O governador alega que a obra está judicializada, mas que a solução virá. Na campanha eleitoral recente, pouco se viu os candidatos a prefeito das duas cidades falando sobre o VLT. Na verdade, na Capital e em VG, a maior parte dos candidatos priorizou os xingamentos, relegando a obra a um plano secundário.
Fonte - Diário de Cuiabá  03/12/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso de veículos sentido Itaparica nesta sexta(04)

 Boletim Informativo - Travessia marítima   🚢

O sistema Ferry-Boat que opera a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica voltou a operar com a capacidade total de veículos nas embarcações.O transporte de passageiros continua limitado a 75% da capacidade total de cada Ferry-Boat.Nesta sexta(04) estão em serviço as embarcações, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Ivete Sangalo, com saídas nos horários regulares,de hora em hora. O movimento apresenta um fluxo é intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despachou, movimento é tranquilo para os dois tipos de embarques.

foto - ilustração/arquivo


Prefeitura de São Luís intensifica trabalho de fiscalização em ônibus do sistema de transporte público

Transportes 🚌

Prefeitura de São Luís reforça trabalho de fiscalização em ônibus do transporte coletivo da capital A fiscalização integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura para melhorias no Sistema de Transporte Municipal, que já conta com 300 ônibus com ar-condicionado

Da Redação
foto - A.Baeta/Agência São Luis
A atual gestão da prefeitura de São Luis, tem intensificado as vistorias e as fiscalizações nos ônibus que integram o sistema de transporte urbano de São Luís. O objetivo deste trabalho é averiguar se os veículos estão em condições adequadas de funcionamento, a fim de garantir a segurança e o bem estar do que usufruem do serviço. A fiscalização, realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) integra o conjunto de iniciativas da gestão do município para melhorias no Sistema de Transporte Municipal, que já conta com 300 ônibus com ar-condicionado e renovação de 80% da frota. O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, enfatizou que a ação contribui para a manutenção da frota. "As vistorias e a fiscalização da limpeza dos ônibus são fundamentais assegurar o estado de manutenção dos ônibus e sua vida útil. O trabalho também serve para assegurar o conforto, a segurança e o bem estar dos usuários do sistema de transporte coletivo de São Luís", destacou o titular da SMTT. As vistorias são realizadas no pátio da secretaria, no Ipase, e através desse tipo de fiscalização são observados itens de uma lista de normas que o veículo deve preencher para ser liberado para circular. Entre os itens levantados nas vistorias está o funcionamento regular de todos os itens mecânicos, elevadores para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, segurança, parte elétrica e outros itens. As vistorias contam ainda com a verificação detalhada do ar-condicionado dos ônibus, considerando que da atual frota de mais de 800 veículos, 300 ônibus são equipados com sistema de ar condicionado. Em paralelo a essas ações, a SMTT deu início esta semana à fiscalização de limpeza nos ônibus. Esse tipo de fiscalização ocorre durante a madrugada, nas garagens das empresas, antes da saída da frota de veículos para as ruas. A ação da atual gestão municipal  visa garantir condições seguras, confortáveis e higiênicas aos passageiros do sistema de transporte urbano de São Luís.
Com informações da Agência de Notícias São Luis  04/12/2020

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Mobilidade urbana: maioria defende incentivo ao transporte coletivo

Mobilidade  🚌 🚇 🚄 🚗 🚲 👪

A pesquisa ouviu 1.510 pessoas com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador, no período da 9 a 24 de outubro deste ano. Para quase metade das pessoas (47%), há insatisfação em relação à mobilidade urbana nas seis capitais, já que elas avaliaram o item como ruim ou péssimo.

Agência Brasil 
foto - ilustração/arquivo
Pesquisa encomendada pela 99, empresa de mobilidade urbana, revelou que 86% dos entrevistados em seis capitais defendem incentivo ao uso de transporte coletivo ou compartilhado. Realizada pelo Datafolha, a pesquisa ouviu 1.510 pessoas com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador, no período da 9 a 24 de outubro deste ano. Para quase metade das pessoas (47%), há insatisfação em relação à mobilidade urbana nas seis capitais, já que elas avaliaram o item como ruim ou péssimo. Apenas 19% consideraram ótima ou boa a mobilidade urbana nessas localidades, e 34% avaliaram como regular. Apesar da diminuição do número de veículos nas ruas durante o período mais restrito de isolamento social, 62% das pessoas estão preocupadas com o aumento do trânsito no período pós-pandemia. Para 64% dos entrevistados, o uso de veículos particulares piora a mobilidade urbana e, para 68%, a existência de carro por aplicativo diminui a necessidade de ter veículo próprio. Parte dos moradores da capital paulista demonstrou insatisfação com a mobilidade urbana na cidade. Quando perguntados sobre sua percepção, 45% consideram ruim ou péssima, 35%, regular, e apenas 20%, ótima ou boa. Ainda em São Paulo, 64% estão preocupados com o aumento do trânsito no pós-pandemia; 66% disseram que carros particulares pioram a mobilidade urbana; e 74% responderam que os carros por aplicativos diminuem a necessidade de ter veículo próprio.
Fonte - Agência Brasil  03/12/2020

Bahia - Governo do Estado proíbe realização de shows e festas independentemente do número de participantes

Boletim Informativo - Eventos e Shows   📣

A realização de shows e festas está suspensa em toda a Bahia. A decisão, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (4), faz parte do decreto nº 19.586. Conforme a publicação, ficam proibidos os “shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes”. O decreto tem validade até 17 de dezembro, com indicativo de renovação. Na última quarta-feira (2), o Governo do Estado já havia prorrogado o decreto, que também suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e proíbe eventos e atividades com presença de público superior a 200 pessoas.

foto - ilustração/arquivo


Novas marinas na Baía de Todos-os-Santos ganham infraestrutura moderna para atrair mais visitantes

Infraestrutura/Hidroviária  🚤 ⛵

O investimento é de aproximadamente R$ 63,7 milhões, com recursos do Prodetur. Em Salinas da Margarida, no recôncavo sul, um antigo píer está dando lugar a uma grande e nova marina. Na Ilha de Itaparica, duas marinas estão sendo reformadas, uma delas em Cacha-Prego. Já em Salvador, a Marina da Penha, que estava abandonada, está sendo ampliada e completamente reconstruída

Da Redação
fotos - Elói Corrêa/GOV. BA
A Bahia está se preparando para ser um dos principais destinos internacionais do Turismo Náutico. Obras de construção e requalificação estão em andamento em quatro marinas da Baía de Todos-os-Santos (BTS), maior baía de águas abrigadas do Brasil e uma das maiores do mundo. O investimento é de aproximadamente R$ 63,7 milhões, com recursos do Prodetur. Em Salinas da Margarida, no recôncavo sul, um antigo píer está dando lugar a uma grande e nova marina. Na Ilha de Itaparica, duas marinas estão sendo reformadas, uma delas em Cacha-Prego. Já em Salvador, a Marina da Penha, que estava abandonada, está sendo ampliada e completamente reconstruída. Nesta terça-feira (1º), o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, fez uma visita técnica às obras na capital baiana. Segundo Fausto, a Baía de Todos-os-Santos é um grande patrimônio, com águas mornas e navegáveis o ano inteiro, mas que ainda carece de muita estrutura náutica. "Estamos aqui na Marina da Penha, na Ribeira, que é uma das quatro marinas que estamos fazendo, junto com Itaparica, Salinas da Margarida e Cacha-Prego, além de diversos atracadouros. Isso vai dar uma nova dinâmica no turismo náutico do nosso estado, que é um vetor importante para o desenvolvimento da economia de todos os 18 municípios que servem à BTS. Isso vai impulsionar ainda mais o turismo e fazer isso de forma perene, durante o ano inteiro, não somente no verão". O secretário afirmou ainda que estão sendo feitos diversos treinamentos e ações de conscientização com a população, incentivando para que eles se sintam pertencentes a esse projeto, desde pequenos artesanatos, até reparo de embarcações, de como montar uma pousada, um restaurante. Enfim, um impacto socioeconômico muito importante que com certeza vai dar uma nova guinada no turismo e na economia de todos esses municípios que fazem parte da nossa querida Baía de Todos-os-Santos". O Museu Wanderley de Pinho e a revitalização do MAM são mais duas obras também do Governo do Estado. "Essas obras todas têm interligações não só para o turismo. A população também poderá ser transportada em barcos novos, seguros, modernos. Vamos ter uma nova dinâmica de transporte na BTS, como já foi no século passado, das pessoas chegarem em Salvador pelo mar de forma segura e muito mais agradável, vendo o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra, esses patrimônios do nosso estado", ressaltou Fausto Franco. O engenheiro Eduardo Gama, responsável pela obra da Marina da Penha, falou sobre a nova estrutura do equipamento. "São duas frentes distintas de trabalho. Nós temos as obras da parte terrestre, que, basicamente, nós temos aqui o prédio 1, que é a sede administrativa, e tem mais dois galpões metálicos que serão a guarda dos barcos. São 96 vagas secas de barcos. Isso compõe a parte terrestre. Na parte náutica, nós temos um píer flutuante que vai abrigar 48 barcos de 15 a 30 pés. Essa é a estrutura básica aqui da marina". 

Salinas da Margarida
Salinas da Margarida nunca teve uma marina. Agora, a orla linda e com águas calmas vai ganhar uma marina com 59 vagas secas, 60 vagas molhadas e posto de combustível, 12 lojas em área de intervenção total de 24 mil metros quadrados. As instalações incluem área de estar, café, lanchonete, banheiros, vestiários, administração, copa, quiosques com restaurantes e um módulo de serviços e estaleiro de manutenção. Outra edificação concentrará loja de conveniência e comércios e serviços voltados à demanda náutica e turística. O comerciante Roberto Pinheiro está há 12 anos como permissionário de um bar ao lado da marina que está sendo construída. "Antes era muito pouco movimento, só mais final de semana. E com essa nova obra que a gente está vendo aí, eu acho que vai melhorar bastante. Turismo, barcos, tudo isso vai atrair outros clientes com um perfil diferenciado. E assim a gente espera, estamos vendo um crescimento muito bom em relação a essa obra para o município". A enfermeira Jeane de Oliveira Barros, 52 anos, foi com um grupo de 20 pessoas passar alguns dias em Salinas da Margarida. "É uma ilha muito linda, inclusive está muito bem tratada e a gente vai voltar com certeza. Eu acho que a marina vai ser ótima, vai ser mais fácil chegar aqui. Eu não tenho barco, mas de repente vai ser uma nova opção para a gente. Com certeza vai ser melhor. Eu acho que vai ser excelente, inclusive para a cidade, para aumentar esse fluxo de turista aqui na cidade. Acho que vai ser muito bom".

Itaparica
Com investimento em torno de R$ 11 milhões, o projeto da marina do município de Itaparica contempla 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e um posto de combustível, além de lojas e espaço para venda de alimentos e bebidas. O módulo é de marina flutuante. A área de intervenção total possui 4.744,03 metros quadrados. A marina costuma sediar muitas competições de vela e remo, além de passeios para Ilha dos Frades e Cacha-Prego. A estagiária de Engenharia, Danny Maira Cardoso, trabalha na obra da marina. Outro benefício da intervenção é a oportunidade de trabalho. "Essa modificação, esse aumento, vai fomentar muito o turismo de Itaparica. E eu, como moradora e como estagiária de engenharia civil aqui, isso vai impactar muito a minha vida porque eu posso dar a minha contribuição para a minha cidade de origem e também é a minha primeira obra de grande porte, eu sempre trabalhei em escritório. Então, aqui eu consigo ver a melhoria e saber como essa implantação vai impactar a vida de todos os itaparicanos." O pescador conhecido na região como José da Marina também elogiou o equipamento. "Antes já era bom e, com essa reforma, vai ter mais pessoas que vão vir para cá, que estão querendo vir".
Com informações da Seinfra BA  02/12/2020

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Ferry-Boat lanchas e catamarãs voltam a operar horários regulares

Boletim Informativo - Transporte hidroviário  🚢  🚤

A partir desta terça-feira (1º), as empresas operadoras de transporte hidroviário intermunicipal retomam a operação regular dos seus quadros de horários. A resolução Agerba Nº 49 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta manhã. A determinação vale para travessias entre Salvador e Itaparica, pelo Ferry-boat, sistema de lanchas entre a capital e Vera Cruz, e os Catamarãs para Morro de São Paulo. A regra do limite do quantitativo de embarque de passageiros nas embarcações segue mantida, com ocupação máxima de 75%.






CCR Metrô Bahia aposta em inovação para operação de trem reforçando a atenção e segurança operacional

Transportes sobre trilhos  🚇

Com o sistema de sinalização mais moderno e seguro do mundo, o CBTC–no português Sistema de Controle de Trens em Comunicação, a condução dos trens é automatizada, o que garante a segurança plena da operação e afasta qualquer tipo de risco. Aliado a toda a tecnologia, a CCR Metrô Bahia promove capacitações para os colaboradores realizarem suas atividades operacionais com foco total na segurança de todos.

CCR 
Divulgação/CCR Metrô Bahia
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é referência internacional pela qualidade e velocidade das obras, e pela tecnologia inovadora aplicada na operação. Com o sistema de sinalização mais moderno e seguro do mundo, o CBTC–no português Sistema de Controle de Trens em Comunicação, a condução dos trens é automatizada, o que garante a segurança plena da operação e afasta qualquer tipo de risco. Aliado a toda a tecnologia, a CCR Metrô Bahia promove capacitações para os colaboradores realizarem suas atividades operacionais com foco total na segurança de todos. Neste sentido, a concessionária adotou o método de segurança japonês conhecido como shisa kanko que tem o objetivo de aumentar a concentração dos operadores de trem em exercício. A técnica de gesticular, apontar e falar sozinho ajuda a melhorar o desempenho e diminuir erros em funções que exigem atenção. O método surgiu no começo do século XX, nas linhas férreas japonesas para checar se tudo estava em ordem com a sinalização. O metrô baiano é um dos poucos sistemas a utilizar a técnica no país. Falar ajuda na memorização, a detectar mais facilmente problemas, e estimula o cérebro a manter-se focado nas operações. Dividido em quatro passos, o shisa kanko funciona da seguinte forma: o operador se concentrar no sinaleiro; aponta com firmeza para o sinaleiro; levar a mão ao ouvido para pensar e falar; e, por fim, aponta novamente para o sinaleiro verbalizando de acordo com o aspecto luminoso: sinal está favorável (verde), iniciando movimentação" ou "sinal está sujeito (vermelho), não iniciando movimentação. De acordo com experiências da Universidade de Hiroshima, os erros foram reduzidos em 86% para as pessoas que praticaram o apontar e falar. Para o coordenador de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Silva, trata-se de uma técnica inovadora e de execução fácil que contribuiu efetivamente para o desempenho profissional e pessoal. "É um método que vem somar no dia a dia da operação, reforçando o que mais prezamos que é a segurança de colaboradores e clientes. Todos os nossos operadores foram treinados e a técnica é usada em todas as movimentações do trem nas estações, pátios e zonas de manobras", destaca.
Com informações da CCR Metrô Bahia  01/12/2020

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Governo do estado prorroga até 17 de dezembro decreto que proíbe aulas na Bahia

Boletim Informativo - Educação  📖

As aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem suspensas em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 17 de dezembro o decreto nº 19.586, que venceria nesta quarta-feira (2). O decreto também proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (2).

foto - ilstração/arquivo


Governo Bolsonaro é marcado por desemprego recorde - SEU JORNAL DA TVT

 Notícias  📺

Dia mundial de combate a Aids - Governo Bolsonaro é marcado por desemprego recorde - Seu Jornal da TVT 01/12/2020


Consórcio internacional investiga efeitos da mudança climática no microbioma do oceano Atlântico

Meio ambiente/Sustentabilidade  🌊

O objetivo de um projeto internacional intitulado AtlantECO, que reúne cientistas de 36 instituições diferentes, de 13 países,é investigar os efeitos da mudança climática no microbioma do oceano Atlântico do polo norte ao sul. 

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Esse é o objetivo de um projeto internacional intitulado AtlantECO, que reúne cientistas de 36 instituições diferentes, de 13 países. Do Brasil participam equipes das universidades de São Paulo (USP), Federal de São Carlos (UFSCar), Federal da Bahia (UFBA), Federal do Rio Grande (Furg) e Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa é financiada pelo Programa Horizon2020, da União Europeia, e deve ser concluída até 2025. Das instituições brasileiras que integram o projeto, dois laboratórios recebem apoio da FAPESP: o Laboratório de Sistemas Planctônicos (LAPS) do Instituto Oceanográfico da USP, coordenado pelo professor Rubens Mendes Lopes, e o Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos da UFSCar, coordenado pelo professor Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento. O trabalho de campo será realizado a bordo de vários navios oceanográficos nacionais e veleiros projetados para expedições científicas. Serão reunidos nos estudos os conhecimentos novos e existentes sobre os organismos microscópicos que habitam os rios, as águas costeiras, o oceano aberto, os sedimentos marinhos e a atmosfera, e também os encontrados no lixo plástico desses ambientes. As escalas serão organizadas com as comunidades locais e partes interessadas em torno da bacia do Atlântico, envolvendo campanhas de divulgação, ciência cidadã e conscientização, entregando um programa de capacitação em larga escala para profissionais e estudantes.
Fonte - Revista Amazônia 01/12/2020

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Desmatamento da Amazônia sobe 9,5% e atinge 11 mil km2

Meio ambiente  🌱

Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia são os estados mais atingidos. A área equivale a quase duas vezes o Distrito Federal (5.802 km2). A área desmatada foi 9,5% maior do que os 10.129 km2 registrados em igual período anterior, entre agosto de 2018 e julho de 2019, informou o Inpe. Trata-se da quarta alta consecutiva. 

Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
O desmatamento na Amazônia foi de 11.088 quilômetros quadrados (km2) entre agosto de 2019 e julho de 2020, divulgou hoje (30) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A área equivale a quase duas vezes o Distrito Federal (5.802 km2). O número, divulgado durante visita do vice-presidente Hamilton Mourão à sede do Inpe em São José dos Campos (SP), é uma estimativa do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), sistema do Estado brasileiro que monitora a Amazônia. "São dados auditados, que tem por trás deles um trabalho muito intenso", disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, também presente ao anúncio. A área desmatada foi 9,5% maior do que os 10.129 km2 registrados em igual período anterior, entre agosto de 2018 e julho de 2019, informou o Inpe. Trata-se da quarta alta consecutiva. Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, disse que a atuação das Forças Armadas no combate ao problema neste ano começou tardiamente, em maio, mas que ainda assim foi capaz de reduzir um aumento ainda mais intenso, que era esperado na casa dos 20%. "Nao estamos aqui para comemorar nada disso, que isso não é para comemorar, mas significa que os esforços que estão sendo empreendidos começam a render frutos", disse o vice-presidente. Ele frisou que 85% do desmatamento ocorre em quatro estados (Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia). "Temos consciência de qual é a área que devemos atuar", afirmou.
Fonte - Agência Brasil  30/11/2020

Ferry-Boat, Salvador/Itaparica, teve movimento com aglomeração de passageiros em Bom Despacho pela manhã nesta segunda(30)

Boletim informativo - Travessia marítima  🚢

O Sistema Ferry-Boat, Salvador/Itaparica,opera nesta segunda com 5 embarcações, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi, Pinheiro e Ivete Sangalo.O movimento tem fluxo  tranquilo para veículos e moderado para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento é intenso para veículos e no inicio da manhã ocorreu uma grande concentração de passageiros no terminal,com a demora para embarque com destino a Salvador,durante o dia o embarque teve fluxo moderado .As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

foto - ilustração/arquivo


Geração distribuída de energia solar cresce em 118% na Bahia

Energia/Sustentabilidade  💡

A potência instalada baiana cresceu 118% na comparação de janeiro a outubro de 2020 com todo o ano passado, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A capacidade para produção energética a partir da fonte solar no estado aumentou de 63,2 MW para 138,3 MW no período.

Da Redação
foto - Leonardo Silva - Seinfra BA
Já pensou em instalar uma placa solar fotovoltaica no telhado no lugar onde mora, poder gerar a própria energia e ainda pagar mais barato na conta de luz? Esse conceito de geração distribuída vem sendo adotado em residências e também em empresas na Bahia. A potência instalada baiana cresceu 118% na comparação de janeiro a outubro de 2020 com todo o ano passado, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A capacidade para produção energética a partir da fonte solar no estado aumentou de 63,2 MW para 138,3 MW no período. Aproximadamente, 90% dos municípios baianos já possuem locais que tenham a presença de placas fotovoltaicas gerando a própria energia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as cidades com maior capacidade instalada são Salvador, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari e Amélia Rodrigues. Os principais benefícios para implantação das placas em imóveis ou estabelecimentos comerciais são o financeiro e o ambiental. No financeiro, a redução do custo pode chegar a atingir o valor mínimo a ser pago na conta de luz. Sobre o meio ambiente, o aproveitamento energético de origem renovável e limpa contribui com o conceito de sustentabilidade. Líder em geração Nos empreendimentos com grande capacidade instalada, a Bahia se mantém na liderança nacional da geração de energia a partir das fontes solar e eólica. A fonte solar produziu 1.376,72 GWh entre os meses de janeiro e setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ainda de acordo com a ONS, a energia eólica gerou 12.590,21 GWh no mesmo período. Juntas, seriam capazes de atender aproximadamente 13 milhões de residências. Os parques eólicos Ventos de São Januário 01, 03, 04, 13, 14 e 22 e Serra do Vento e a usina fotovoltaica do Aeroporto de Salvador entraram em atividade neste semestre e contribuem na consolidação desse resultado. Hoje, são 32 empreendimentos solares e 178 eólicos em operação comercial no estado. Mais seis parques eólicos já estão em fase de teste e devem entrar em funcionamento nos próximos meses no território baiano.
Com informações da Seinfra BA  27/11/2020