sábado, 9 de junho de 2018

Odebrecht expõe FHC e PSDB. E Fascismo em alta, farsantes tentam se limpar.

Ponto de Vista   🔍

Temer & CIA venderam por R$ 3 bilhões três áreas de petróleo do pré-sal.  Venderam, e para competidores, o futuro pós 2022. Para norte-americanos da Esso, da Chevron em parceria com a anglo-holandesa Sheel. E para a norueguesa Equinor.  Isso no instante em que o destino expõe atores da Farsa. Expostos PSDB e Fernando Henrique na troca de mensagens entre o ex-presidente e Marcelo Odebrecht.  A 13 de setembro de 2010 FHC recorda o "jantar de outro dia". E pede recursos para campanhas de Antero de Barros, Mato Grosso, e Flexa de Lima, Pará.  E encerra o pedido escrevendo: "Envio abaixo os dados bancários". Odebrecht responde: "Fique tranquilo no que depende de nós".  Então FHC era ex-presidente. 

Bob Fernandes




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sexta-feira, 8 de junho de 2018

Trechos da Avenida Tancredo Neves serão interditados para implantação de passarela

Mobilidade   🚗

Na sexta-feira, os motoristas que trafegarem pela Avenida Tancredo Neves, no sentido Aeroporto, devem entrar na via marginal em frente ao Makro, contornar o shopping e retornar para a Avenida Paralela. Já no domingo, os veículos que estiverem nas vias principal e marginal da avenida - em frente ao Salvador Shopping - para pegar a Ligação Iguatemi Paralela (LIP), deverão fazer o retorno no Viaduto Luís Eduardo Magalhães e seguir no sentido Centro.

Da Redação
Divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia informa que, nesta sexta-feira (8) e domingo (10), das 22h às 05h, irá interditar trechos da Avenida Tancredo Neves para implantação de nova passarela de acesso ao Salvador Shopping e ao bairro de Pernambués. Na sexta-feira, os motoristas que trafegarem pela Avenida Tancredo Neves, no sentido Aeroporto, devem entrar na via marginal em frente ao Makro, contornar o shopping e retornar para a Avenida Paralela. Já no domingo, os veículos que estiverem nas vias principal e marginal da avenida - em frente ao Salvador Shopping - para pegar a Ligação Iguatemi Paralela (LIP), deverão fazer o retorno no Viaduto Luís Eduardo Magalhães e seguir no sentido Centro. Os locais serão sinalizados e contarão com agentes de trânsito para orientar os condutores. A nova passarela está prevista para ser entregue até o final deste primeiro semestre e vai contar com rampas, piso tátil e corrimões.

Data: 8/06/2018
Horário: 22h às 05h
Operação: Interdição da via principal da Avenida Tancredo Neves em frente ao Makro, sentido Aeroporto;
Desvio: Motoristas devem entrar na via marginal em frente ao supermercado, contornar o Salvador Shopping e retornar para a Avenida Paralela;

Data: 10/06/2018
Horário: 22h às 05h
Operação: Interdição das vias principal e marginal da Avenida Tancredo Neves em frente ao Salvador Shopping, sentido Centro;
Desvio: Condutores devem fazer o retorno no Viaduto da Luís Eduardo Magalhães para seguir no sentido Centro
Com informações da CCR Metrô Bahia  08/06/2018

Trem bão! O que a greve dos caminhoneiros nos ensina sobre as nossas ferrovias

Transportes/Mobilidade   🚚  🚄🚃🚃🚃  🚢

Há um aspecto peculiar na história da logística. Ao contrário do que faz crer o senso comum, quanto aos modais de transporte de carga, visto pelo ponto de vista da capacidade de transportar volumes maiores, a custos menores em maiores distâncias e a custo ambiental menor, quanto mais antigo o modal, ou seja, quanto antes na História ele foi inventado e implementado, melhor ele é.

José Manoel Ferreira Gonçalves* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
José Manoel Ferreira Gonçalves, engenheiro, jornalista, advogado e cientista político, doutor na área de engenharia com seis outras especializações. Atualmente é coordenador da pós-graduação em logística da Unip, preside a FerroFrente e capitaneia outros movimentos afetos à logística e ao meio ambiente.
Há um aspecto peculiar na história da logística. Ao contrário do que faz crer o senso comum, quanto aos modais de transporte de carga, visto pelo ponto de vista da capacidade de transportar volumes maiores, a custos menores em maiores distâncias e a custo ambiental menor, quanto mais antigo o modal, ou seja, quanto antes na História ele foi inventado e implementado, melhor ele é. A figura abaixo enseja essa reflexão.


Senão vejamos:
Dos meios de transporte de carga em uso temos basicamente quatro modais, a saber, o hídrico, o ferroviário, o rodoviário e o aéreo. Há ainda os modais motocilístico e ciclístico, mas que pela exígua participação ficam de fora dessa incipiente análise.
Para medirmos a eficiência de um determinado transporte temos de eleger qual a maior demanda de quem faz o despacho. Caso o principal critério seja o tempo, teremos que quanto mais moderno o transporte, melhor. Nesse caso, e só nesse caso, o transporte aéreo é obviamente o mais viável, seguido pelo rodoviário, ferroviário e hidroviário.
Quanto aos fatores determinantes para grandes cargas (notadamente as de baixo valoragregado) a grandes distâncias, é exatamente o contrário que se observa, ou seja, os modais são tão mais eficientes quanto mais antigos, ainda que não seja, obviamente essa a causa. Nenhum modal é mais eficiente que o hidroviário. Contudo, devido a questões naturais de leitos, bem como de investimentos, nem sempre é possível utilizar esse modal. Cumpre aqui compararmos os modais ferroviário e rodoviário.
Para cargas pequenas transportadas a curtas distâncias as vanta eja no Brasil, seja no mundo, está concentrado nos grandes volumes a grandes distâncias. Quanto mais rico e mais organizado o país, mas se observará o transporte intermodal, aquele que envolve mais de um modal entre o ponto de partida e chegada da carga, bem como se observará uma maior participação do modal ferroviário em relação ao rodoviário.
No Brasil, assim que foi implementado na Europa, o transporte ferroviário foi aqui implantado, com a tecnologia inglesa, a mais avançada da época. Em termos comparativos, na virada do século dezenove para o vinte o Brasil era um país de destaque quanto à quilometragem de trilhos e de linhas de trem em funcionamento e projetos em execução. Tudo isso mudou a partir da crise de 1929, que, entre outros inúmeros entraves, inviabilizou a nossa produção de café, para a qual nosso trilhos haviam sido desenhados e construídos. Para o produto da industrialização que obtivemos durante o primeiro governo Vargas, de 1930 a 1945, os trilhos que dispúnhamos mostravam-se obsoletos e o arroxo que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) impunha impedia que o país investisse em novos trilhos.
Passada a Guerra, a primeira metade dos anos cinquenta, sob o segundo governo de Getúlio Vargas, foi dedicada a consolidação da indústria, com a Siderúrgica Nacional, a Petrobrás a Vale do Rio Doce e outras empresas que acabaram sendo fundamentais para o futuro milagre econômico do início dos anos setenta. A segunda metade dos anos cinquenta, agora sob Juscelino Kubitscheck, foram focados na logística, mas os compromissos financeiros que o país tinha com os americanos o fez dobrar-se aointeresse deles e, ao invés de construirmos os novos necessários trilhos, o país fez a forçada opção rodoviarista, da qual hoje ainda é vítima.
Em termos relativos temos a pior logística dos cinquenta maiores países do mundo, mais de oitenta por cento da nossa carga tem sido transportada sobre pneus.
Transportar majoritariamente sobre pneus significa perda de competitividade internacional, o que empobrece toda a nação, aumento do frete, da poluição, na emissão de gases de efeito estufa, de engarrafamentos e acidentes nas estradas. Perdas tão grandes quanto inestimáveis.
As privatizações desastradas dos anos noventa, criando donos de estradas de ferro [veja-se que no pedágio paga-se para passar, mas qualquer um em pagando passa. Nos trilhos não, foram tornados de uso exclusivo trilhos que, diga-se, havia sido feitos com a força do povo, com dinheiro público]. Pávida, a engenharia nacional apequenou-se sem oferecer naquele momento uma solução menos lesiva à pátria.
Na primeira década do século muito se voltou a investir, mas a crise chegou antes do término das obras e esse muito investido em quase nada resultou. Ficamos a pé.
O trem é mais econômico, polui menos e é mais seguro quando comparado ao também necessário caminhão, a sua falta tem sido fator de monta dentre os que nos mantêm na condição de país distante dos países desenvolvidos. Só a conscientização dos cidadãos será capaz de instigá-los a cobrar o poder constituído para que essa situação seja superada. Nesse sentido, felicito a revista pelo espaço para essa reflexão.
*José Manoel Ferreira Gonçalves, engenheiro, jornalista, advogado e cientista político, doutor na área de engenharia com seis outras especializações. Atualmente é coordenador da pós-graduação em logística da Unip, preside a FerroFrente e capitaneia outros movimentos afetos à logística e ao meio ambiente.
Fonte - Portogente  08/06/2018

De herói a vilão, Gilmar entrega: Lula só sai da prisão se desistir da candidatura

Ponto de Vista  🔍

Em um mês Gilmar Mendes mandou soltar 19 presos da Lava Jato. Ele entende serem prisões desnecessárias... ...Por excessos, porque há alternativas, ou porque ainda não houve condenação definitiva. Radical a inversão de posições, rumos e humor entre Gilmar Mendes, as manchetes e a chamada "opinião pública".  Há 10 anos Gilmar foi festejado quando soltou Daniel Dantas com dois habeas corpus em 48 horas.  Quando investigadores da Satiagraha foram crucificados. Quando fazia proselitismo contra petistas no mensalão Gilmar era saudado como herói nacional.


Bob Fernandes




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JR Central,Japan Railway, apresenta modelo do trem-bala ‘Supremo’

Transportes sobre trilhos  🚅

O modelo foi mostrado à mídia na estação de Mikawa-Anjo (Aichi) durante um teste que envolveu uma viagem de ida e volta de 600Km entre a planta da empresa em Hamamatsu (Shizuoka) e a estação de Shin-Osaka (Osaka).

Portal Mie
Divulgação
A Central Japan Railway apresentou seu novo modelo de shinkansen à mídia durante a realização de um teste na terça-feira (5).
A operadora ferroviária conhecida como JR Central iniciou testes diurnos da nova série N700S na segunda-feira (4), tendo conduzido testes em horário noturno desde março.
As características do mais recente modelo é um distinto formato de nariz para performance aerodinâmica superior comparada com a atual série N700.
O modelo foi mostrado à mídia na estação de Mikawa-Anjo (Aichi) durante um teste que envolveu uma viagem de ida e volta de 600Km entre a planta da empresa em Hamamatsu (Shizuoka) e a estação de Shin-Osaka (Osaka).
O teste foi feito principalmente para verificar a aceleração, freios e oscilação ao passar ao lado de outros trens que vêm no sentido contrário.
O trem fará paradas nas estações de Toyohashi, Mikawa-Anjo, Nagoia e Quioto durante o teste.
A JR Central está planejando conduzir testes adicionais diurnos e noturnos duas a três vezes por semana.
Testes com o uso de bateria poderão ser realizados em setembro para avaliar a performance no caso de corte de energia, disse a operadora.
A JR Central planeja a operação comercial da série N700S no ano fiscal de 2020.
Fonte - Abifer  08/06/2018

VLT de Salvador e nova Estrada do Feijão atraem interesse de investidores britânicos

Infraestrutura  🚄

O gerente de Novos Negócios de Infraestrutura do Consulado-Geral Britânico no Brasil, Luiz Fernando Nanô, esteve reunido com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Fazenda (Sefaz), Casa Civil e Bahiainveste para conhecer os negócios baianos. Um dos focos é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A expertise da Bahia em parcerias público-privadas (PPPs) e as oportunidades de investimentos existentes no estado atraíram o interesse do governo inglês. O gerente de Novos Negócios de Infraestrutura do Consulado-Geral Britânico no Brasil, Luiz Fernando Nanô, esteve reunido com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Fazenda (Sefaz), Casa Civil e Bahiainveste para conhecer os negócios baianos. Um dos focos é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
O superintendente da SDE, Paulo Guimarães, que esteve na capital britânica para apresentar projetos de infraestrutura, explica que "na época, apresentei portfólios de projetos baianos com destaque para nossa expertise em PPPs e agora já estamos colhendo os bons frutos com a vinda de um representante do consulado até a SDE. Apresentamos os projetos do VLT e da BA-052 e terminamos a reunião com a promessa de um próximo encontro no consulado britânico em São Paulo, onde vamos detalhar nossa carteira de projetos para investidores do país”.
Guimarães adiantou que a perspectiva de uma parceria entre britânicos e o grupo chinês vencedor da licitação do VLT é real, já que os grupos estão dialogando na perspectiva de oferecer uma linha de crédito específica com juros subsidiados para financiar o projeto de infraestrutura do parceiro privado. Para que o financiamento aconteça, o grupo chinês precisa inserir no projeto conteúdo britânico para que assim possam conseguir investimento com um custo mais baixo e isso refletirá obviamente no valor do projeto para o governo baiano.
O segundo assunto abordado foi o projeto de requalificação da BA-052, outra PPP que está em licitação e terá a abertura dos envelopes na segunda quinzena de julho na Bovespa. São 600 quilômetros de rodovia, conhecida como Estrada do Feijão, além de uma ponte sobre o rio São Francisco, que vai ligar Xique Xique a Barra e beneficiar o escoamento de grãos na região oeste da Bahia. A ideia é que o futuro vencedor da licitação articule um financiamento também com um parceiro britânico.

Bahiainveste
O terceiro assunto em pauta na reunião foi a celebração de um memorando de entendimento entre o Estado da Bahia e o Governo Britânico visando à transferência de conhecimento entre as estruturas de PPPs dos referidos entes, contando ainda com a participação da Bahiainveste, que é uma empresa indutora da atração de investimentos em infraestrutura do Estado da Bahia. A estatal vem dialogando com representantes do Governo Britânico com o intuito de tornar os projetos estruturantes do Estado mais atrativos para os investidores britânicos.
“A UK Export Finance é um fundo de fomento à exportação com mais de 2 bilhões de libras disponíveis para ser aplicado somente no Brasil, com o qual estamos conversando na perspectiva de estruturar financiamentos para os nossos projetos”, afirma a diretora de operações da Bahiainveste, Camila Aguiar. A reunião foi um desdobramento da 1ª missão da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB-LSE) que ocorreu no mês de maio, em Londres.
Com informações da Secom BA.  07;06;2018

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Mais de 30% da malha ferroviária estão inutilizadas, diz estudo da CNI

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

Para os especialistas, a malha ferroviária do país é um sistema com deficiências e dificuldades específicas envolvendo as concessionárias, além da ausência de concorrência no mercado e falhas na interconexão das malhas. Segundo o estudo, as características dos contratos de concessão firmados na década de 1990 geraram esses problemas.

Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
Um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mostra que mais de 30% da extensão de trilhos ferroviários do país estão inutilizados e 23% estão sem condições operacionais.
O estudo, denominado “Transporte ferroviário: colocando a competitividade nos trilhos”, integra uma série de 43 documentos sobre temas estratégicos que a entidade entregará aos candidatos à Presidência da República.
No documento, a sugestão é que o caminho para a superação dos gargalos no setor passa necessariamente pelo aumento da conectividade do sistema, do tamanho da malha e da velocidade média dos comboios.

Problemas
Para os especialistas, a malha ferroviária do país é um sistema com deficiências e dificuldades específicas envolvendo as concessionárias, além da ausência de concorrência no mercado e falhas na interconexão das malhas. Segundo o estudo, as características dos contratos de concessão firmados na década de 1990 geraram esses problemas.
O gerente executivo de Infraestrutura da CNI, Wagner Cardoso, disse que uma forma de buscar a recuperação do setor é autorizar a prorrogação antecipada desses contratos de concessão, de forma que as concessionárias passem, a partir da renovação, a serem obrigadas a reservar uma parcela da capacidade instalada da ferrovia para compartilhamento e a investir valores preestabelecidos na melhoria e ampliação das malhas.
“Não renovar os contratos significa prolongar pelos próximos dez anos o reduzido volume de investimento e, consequentemente, os gargalos e trechos saturados disseminados no sistema ferroviário, congelando a atual capacidade de transporte das ferrovias do país”, afirmou Cardoso.
Fonte - Agência Brasil  07/05/2018

Mobilidade urbana - Procura por bicicletas seminovas e usadas está em alta

Ciclismo/Mobilidade  🚲 

Segundo um levantamento do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), substituir o carro por bicicleta gera uma economia de aproximadamente R$ 451,00 por mês e de até 90 minutos livres a mais toda semana. 

Portogente
Portogente
Mais do que benefícios para a saúde, incluir a bicicleta como opção de mobilidade pode reduzir despesas e contribuir para mais tempo livre. Segundo um levantamento do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), substituir o carro por bicicleta gera uma economia de aproximadamente R$ 451,00 por mês e de até 90 minutos livres a mais toda semana. A OLX percebe que esses atributos têm atraído cada vez mais a atenção das pessoas para uma mudança no estilo de vida: apenas no primeiro trimestre de 2018, foram mais de sete buscas e uma venda por minuto na categoria.
Os três primeiros meses do ano registraram mais de 99 mil vendedores de sucesso, um crescimento de 7,42% em relação ao mesmo período de 2017. A Caloi é a marca mais vendida, com 11,78%, ficando na frente da Monark (1,32%) e BMX (0,97%).
Dentre as principais cidades do Brasil, São Paulo - que desde dezembro de 2016 passou a ser a cidade com a maior malha cicloviária da América Latina, com 468 km de ciclovias e ciclofaixas - é a que apresenta o maior número de buscas por bikes na plataforma (18,58%). Na sequência aparecem o Rio de Janeiro (13,48%), Curitiba (9,87%), Brasília (9,13%) e Belo Horizonte (8,13%).
As buscas por bicicletas são amplas e incluem marcas, modelos e acessórios. Dentro desse contexto, a Caloi 10 é o modelo mais buscado, seguido da Monareta e da Viking X. Entre os acessórios, quadro, rodas/pneus e capacete estão entre os top-3.
Fonte - Portogente   07/06/2018

Locomotiva do Forró faz suas primeiras viagens neste fim de semana em CG

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

O trem vai fazer suas primeiras viagens neste sábado e domingo, 09 e 10, com saídas previstas para as 10h, da Estação Velha, atual Museu do Algodão, em Campina Grande. O retorno está marcado para as 15h.

CBTU
divulgação/CBTU
Forró, xote, baião e muita alegria na mais tradicional viagem de trem no interior da Paraíba. É a Locomotiva do Forró, que leva todos os anos os forrozeiros da cidade de Campina Grande para o distrito de Galante, num percurso de 23 km. Os passeios cheios dos ritmos mais tradicionais do Nordeste atraem turistas de todo o país. O trem vai fazer suas primeiras viagens neste sábado e domingo, 09 e 10, com saídas previstas para as 10h, da Estação Velha, atual Museu do Algodão, em Campina Grande. O retorno está marcado para as 15h.
O trem da CBTU João Pessoa que fará as viagens da Locomotiva do Forró já está na cidade de Campina Grande, a 120 km da capital e passou por uma série de melhorias. O comboio recebeu algumas adequações para facilitar ainda mais o conforto dos passageiros e ainda terá um vagão Vip, com uma decoração e serviços especiais. A composição composta por uma locomotiva e sete carros de passageiros (vagões) foi minuciosamente revisada para atender aos passeios com segurança e agilidade.
Na Estação Velha, os férreos-forrozeiros da Locomotiva do Forró serão recepcionados grupos folclóricos e trios de forró. Artesãos estarão expondo seus trabalhos para quem quiser levar uma lembrança da terra do Maior São João do Mundo. No interior do trem, cada vagão tem um trio de forró pé-de-serra com sanfona, triângulo e zabumba tocando sem parar durante a ida e volta. A novidade esse ano é que terá um vagão VIP, no primeiro dia será destinado para jornalistas e convidados.
Em Galante, uma grande estrutura foi montada para receber os férreos-forrozeiros, que conta com palco para apresentação de shows e ilhas forró para quem prefere o forró de raiz. A gastronomia paraibana e regional também estará presente em vários restaurantes e barracas de comidas típicas. Um verdadeiro convite ao sabor inesquecível da Paraíba.

Locomotiva do Forró – Serviço:
Quando: dias 09, 10, 16, 17, 22, 23, 24 e 30 de junho de 2018, às 10h, da Estação Velha, em Campina Grande (PB).
Onde comprar: AutoCar Turismo (rua Severino Cruz, nº 625, em frente ao Museus dos Três Pandeiros) no Centro de Campina Grande ou no site: www.locomotivadoforro.com.br
Fonte - CBTU  07/06/2018

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Trem do Forró da Melhor Idade ganha os trilhos nesta 4ª, na CBTU

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

 A viagem animada por trio de forró no interior do trem da capital sairá da Estação Central às 13h19 com destino a Santa Rita, voltando para Cabedelo e encerrando a viagem em João Pessoa. A expectativa da presidente do Grupo da Melhor Idade Creuza Pires, Shilon Gama, é reunir na prévia do São João no trem mais de 150 idosos vestidos de matutos e caipiras.

CBTU
divulgação/CBTU
O Trem do Forró da Melhor Idade, que abrirá os festejos juninos na CBTU João Pessoa no melhor estilo, acontecerá nesta quarta feira, 6. A viagem animada por trio de forró no interior do trem da capital sairá da Estação Central às 13h19 com destino a Santa Rita, voltando para Cabedelo e encerrando a viagem em João Pessoa. A expectativa da presidente do Grupo da Melhor Idade Creuza Pires, Shilon Gama, é reunir na prévia do São João no trem mais de 150 idosos vestidos de matutos e caipiras.
“Não existe nada melhor do que festejar o São João antecipadamente e dançar o melhor forró no balanço do trem”, afirma Shilon Gama. Ela revela que os forrozeiros da terceira idade prometem animar as viagens ao som de muito forró pé de serra. A concentração começa na estação João Pessoa, às 12h. A camisas-ingresso, que dá direito a integrar ao grupo no evento, estão sendo vendidas ao preço individual de R$ 20,00.
Com informações da CBTU  06/06;2018

Requião quer que Brasil recupere soberania nacional (Entrevista)

Politica/Entrevista  👀

Em entrevista concedida ao Site Portogente,o parlamentar expôs sua perspectiva de modelo de desenvolvimento para dar uma guinada no Brasil. Para ele, o Brasil precisa recuperar sua capacidade de investimento em projetos de infraestrutura, melhorar suas ferrovias e incentivar o transporte de cabotagem. Requião avalia que o "combate à corrupção", mesmo sendo necessária, hoje serve como uma forma de desviar a atenção da sociedade brasileira aos projetos que estão entregando as riquezas do País ao capital internacional.

Portogente
foto - ilustração/senado.com
Especial para o Portogente - Em entrevista ao Portogente, o senador Roberto Requião (MDB-PR) falou sobre a atual conjuntura do País: greve dos caminhoneiros, situação da Petrobrás e dos petroleiros, modelo de transporte, política, economia, entre outros assuntos. O parlamentar expôs sua perspectiva de modelo de desenvolvimento para dar uma guinada no Brasil. Para ele, o Brasil precisa recuperar sua capacidade de investimento em projetos de infraestrutura, melhorar suas ferrovias e incentivar o transporte de cabotagem. Requião avalia que o "combate à corrupção", mesmo sendo necessária, hoje serve como uma forma de desviar a atenção da sociedade brasileira aos projetos que estão entregando as riquezas do País ao capital internacional.

Portogente - Como o senhor vê o Brasil a partir da tensão do movimento dos caminhoneiros e da atuação do governo federal na questão?
Roberto Requião - Quando iniciou a Operação Lava Jato a saudei dentro do Senado Federal, por ser uma iniciativa de combate à corrupção. Aos poucos percebi que ao lado disso havia um direcionamento a determinados políticos, e não digo que não tivessem envolvidos, mas era uma punição sistemática do pessoal de direita. Quando os Estados Unidos grampeou a conversa da Dilma e do Lula, percebi que havia interesses geopolíticos por detrás. Isso se exacerba agora com a greve dos caminhoneiros. Concluo que o combate à corrupção deu cobertura a um processo de desnacionalização do Brasil. Foi dirigido para a queda de um governo que ainda resistia aos interesses do capital financeiro para instalar um governo que levasse ao fim de um estado nacional e soberano, especialmente o petróleo. A colocação de Pedro Parente na Petrobrás tinha o objetivo de acabar com a empresa, prova disso são os preços absurdos, quando sabemos que produzimos e refinamos petróleo suficiente para o País. Tentaram vender a BR Distribuidora, os gasodutos, eliminar a produção de adubos químicos, colocando em risco a agricultura do País. O que vivemos é um processo entreguista que vem sendo acobertado pela simulação do combate a corrupção.

Portogente - Voltando ao movimento iniciado no dia 19 de maio, qual o cenário que precipitou a paralisação dos caminhoneiros? Isso realmente foi pacificado? Como o senhor vê o País daqui para a frente diante do anúncio de que para dar a redução do diesel durante 60 dias terá de fazer cortes na área de educação e do SUS?
Requião – É uma guerra híbrida com a cooptação pelos grandes meios de comunicação comerciais televisivos e radiofônicos. Essa revolta da população foi provocada pelos erros da condução econômica do PT, capitaneada pela inteligência americana. É uma guerra híbrida semelhante ao que aconteceu na Líbia e na Ásia, que tem como fundamento o fim do projeto nacional. Também é consequência da teoria da dependência do FHC. Não mexem na tarifa da Petrobras, mas subsidiam com os recursos da saúde, educação e infraestrutura. Isso depois da aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55, que paralisa por 20 anos os investimentos no Brasil. Privatização, redução de impostos e fim do estado social. É a barbárie e a selvageria na condução do mundo globalizado.
Eles querem levar à globalização, com a eliminação dos estados sociais; a supremacia dos bancos centrais; a precarização dos parlamentos com o financiamento privado de campanha - acaba com a obediência ao partido -; a precarização do trabalho, com o fim da previdência pública e a reforma trabalhista. É a semi escravização do trabalho. O fim do estado soberano nacional

Portogente - E qual é a perspectiva para o próximo período? O governo tomou medidas antissociais para solucionar o problema.
Requião - O governo ficou bem mais fraco. Esse governo e essa proposta do imperialismo econômico de privatização, ampliação dos impostos, redução dos direitos e precarização das relações de trabalho não ganhará a eleição no Brasil. Isso me leva à conclusão de que a aposta deles é inviabilizar a eleição direta e para isso irão mobilizar o Lawfare (judiciário e Ministério Público agindo contra o progressismo e o estado soberano nacional) e eliminar candidatos progressistas do processo eleitoral. Se não conseguirem isso não tem eleição.

Portogente - O quanto a política de preços dos combustíveis, conduzida pelo ex-presidente Pedro Parente, da Petrobras, ajudou a criar essa instabilidade econômica e política, ao alinhá-los à flutuação internacional e à cotação do dólar? Vai mudar alguma coisa com a nova gestão?
Requião - A emenda será pior que o soneto. O Temer nomeou o Ivan (Monteiro) para continuar com o projeto da globalização de privatização e entrega das nossas riquezas. O Brasil, o celeiro do mundo, terá seu estado nacional destruído como toda a América Latina, assim como o liberalismo econômico destruiu a Europa. Isso é o entreguismo puro e simples, ao tirar do comando do País a produção e refino do petróleo. Aumentou de 41% para 80% a importação dos Estados Unidos. E tem mais: a Petrobrás quebrou? Não. Seu valor nunca caiu, mas sim o jogo de ações da empresa, o que vai render para o acionista, o que é totalmente equivocado.
Os Estados Unidos para enfrentarem a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), Arábia Saudita, a Venezuela e o Brasil, pressionando os preços para baixo, de US$ 140 para US$ 30,00 o barril de petróleo e hoje está novamente a US$ 80,00, o que equilibra a empresa. Mas o projeto é viabilizar o lucro dos 36% de acionistas americanos, política do governo FHC (Fernando Henrique Cardoso). Vendeu o futuro para remunerar acionistas no presente. Mas a Petrobrás ainda é majoritariamente do povo brasileiro, pois o Estado detém 60% das ações. Não existe a quebra estrutural e financeira da Petrobrás, sua crise é induzida pela política de globalização e financeirização da economia, e do poder absoluto de um único grupo. O petróleo tem que ter preços brasileiros.

Portogente - Outra situação evidenciada pelo movimento dos transportadores foi como o Brasil depende dos caminhões para a movimentação de cargas em todo o território nacional. Isso nos remete, portanto, a uma questão sempre muito bem discutida pelo senhor que é a supremacia rodoviária na nossa matriz de transporte. Mostramos ao mundo que a nossa logística é um fracasso. Aí, a pergunta que não quer calar: por que o Brasil não investe em suas ferrovias, hidrovias e por que não cria intermodalidades eficientes? Por que falta planejamento logístico?
Requião - É um jogo claro do projeto de globalização. A opção do Brasil pelo transporte rodoviário veio de fora para dentro. Não há dúvida de que todo o transporte de massa, de minérios, commodities, minerais, deveria ser ferroviário, que é infinitamente mais barato. Nós temos que reestabelecer o transporte ferroviário e a navegação da cabotagem, que é a navegação costeira, que foi simplesmente eliminada no Brasil nos últimos anos. Estados Unidos e Inglaterra começaram assim. Num país como o nosso é evidente que as mercadorias produzidas no interior são consumidas por uma população litorânea e a cabotagem e a ferrovia são fundamentais.

Portogente - O senhor acredita que as infraestruturas ferroviárias disponíveis poderiam ser recuperadas (ainda que sucateadas) e modernizadas. Teriam compatibilidade técnica e tecnológica?
Requião - Não é impossível. É uma condição para um estado soberano. E é fácil recuperar, pois a tecnologia ferroviária é primária, acessíveis a qualquer país. A recuperação é primordial. Mas o que prevalece são os interesses das grandes montadoras que dominam o setor de cargas no Brasil. O caminhão leva o transporte de massas parceladamente, o que uma composição ferroviária com uma locomotiva potente levaria, fazemos com centenas de caminhões. Isso é uma irracionalidade. Investir na modificação da infraestrutura de transporte é fundamental ao País. Não precisamos abandonar o transporte rodoviário, mas o fundamental é a estrutura ferroviária reestabelecida. Isso é muito fácil, pois o Brasil pode enfrentar a crise de maneira excepcional, pois tem uma reserva de 375 a 400 bilhões de dólares. Nós podemos reestruturar o Brasil com políticas de investimento público. Num momento de recessão o capital privado não investe, mas especula financeiramente. É o investimento na infraestrutura que beneficia o País como um todo e reestabelece o círculo virtuoso do desenvolvimento.
Fonte - Portogente  06/06/2018

terça-feira, 5 de junho de 2018

Brasil na 'lista negra' da OIT: reforma trabalhista 'piora imagem do país', diz juíza

Direitos humanos/Trabalho  👷

Uma semana após o Brasil ser incluído na "lista negra" OIT, o governo participa da Conferência Internacional do Trabalho sob duras críticas à reforma trabalhista. A juíza Noêmia Porto, que participou da conferência, falou com a Sputnik Brasil sobre a imagem do Brasil em relação aos direitos trabalhistas.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Após figurar em 2017 na chamada "long list" dos 44 casos de violações trabalhistas considerados para monitoramento, com a provação da lei 13.467 o país entra para a lista dos 24 casos mais graves de violação a normas internacionais do trabalho com a aprovação da reforma trabalhista em 2018.
A vice-presidente da Anamatra, juíza Noêmia Porto, participante da conferência da OIT, contou à Sputnik Brasil que a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho está novamente em Genebra apresentando suas críticas às condições trabalhistas brasileiras junto ao órgão internacional. De acordo com ela, a Associação está de acordo com a avaliação dos peritos da OIT de que a reforma trabalhista incentiva contratos precários, fazendo com que os "trabalhadores sofram um processo de dessindicalização e desprofissionalização".
"Alguns pontos da lei que foi aprovada violam o que a gente considera como direitos constitucionais básicos, como, por exemplo, de permitir gestantes e lactantes adentrem em ambientes de trabalho insalubres", citou.
Ela também mencionou como violação básica a possibilidade de contratar um trabalhador intermitente de uma forma que esse trabalhador não tenha durante um mês a mínima garantia de recebimento do salário mínimo mensal, lembrando que a Constituição do Brasil prevê que a política do salário mínimo como uma política mínima de dignidade pro trabalhador.
Noêmia Porto conta que o trabalho de denúncia das violações de direitos trabalhistas já vinha acontecendo desde a Conferência Internacional do Trabalho do ano passado, observando que a aprovação da reforma trabalhista piorou o quadro para o país frente à OIT.
"Nós apontávamos [em 2017] que a tramitação do projeto contemplava dispositivos que violavam normas internacionais do trabalho. A mais importante violação era a convenção número 98 da Organização Internacional do Trabalho, uma convenção que o Brasil ratificou. Isso porque na previsão do projeto seria possível a negociação coletiva abaixo do piso mínimo legal, isto é, pra piorar a condição de trabalho, dos trabalhadores; permitia-se negociação individual entre trabalhador e empregador; e negociação em temas, a nosso ver, inegociáveis, como de medicina e segurança no trabalho", afirmou a especialista.
Já o ministro do Trabalho, Helton Yomura, defendeu as reformas trabalhistas do governo e criticou a OIT, argumentando que o Brasil é “um dos Estados mais expostos à supervisão normativa da organização". "Nosso empenho no contexto dos mecanismos de controle da OIT é exemplar”, disse o ministro, em debate com envolve sindicalistas, governos estrangeiros e empregadores.
De acordo com a juíza Noêmia Porto, a consequência para o Brasil ao ser incluído na lista de graves violações "nunca é boa", tendo em visa que o país vinha construindo uma imagem de ser compromissado com a agenda do trabalho decente.
"No momento que passamos a figurar na 'short list', os peritos e técnicos percebem que o Brasil não cumpre as normas internacionais. Isso pode implicar na constatação de que o país e as empresas brasileiras praticam o que a gente pode chamar de 'dumping social', o que quer dizer que empresas lucram a partir da diminuição do direito dos trabalhadores. Isso causa concorrência desleal no âmbito internacional, porque outras empresas e outros países são rigorosos no cumprimento destas normas, não possibilitando que a lucratividade ou a competitividade ocorram a partir da diminuição de direitos", observou Noêmia Porto
"Então isso piora a nossa parceria internacional, fora piorar a imagem do Brasil nas suas relações com esses organismos", acrescentou a vice-presidente da Anamatra.
Fonte - Sputnik  05/06/2018

VLT do Rio tem crescimento de 85% no numero de passageiros

Transportes sobre trilhos  🚄

Cresce 85% o número de passageiros no VLT do Rio.Há um ano, 35 mil pessoas andavam de VLT diariamente. Hoje, o número é de aproximadamente 65 mil.  Nesse período, 23 milhões de pessoas foram transportadas pelos trilhos do centro.

G 1 - Abifer
foto - ilustração/arquivo
O Veículo Leve sobre Trilhos do Rio completa dois anos com 1 milhão de quilômetros rodados. Há um ano, 35 mil pessoas andavam de VLT diariamente. Hoje, o número é de aproximadamente 65 mil. Nesse período, 23 milhões de pessoas foram transportadas pelos trilhos do centro.
A Obra da Linha 3 (Central do Brasil/Aeroporto Santos Dumont, passando pela Av. Marechal Floriano) ficou parada por 5 meses, por causa de exigências legais com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo a CDURP, durante as escavações foram encontrados trilhos antigos, que o Iphan estava analisando. A licença foi emitida há duas semanas e a construção retomada. O consórcio espera concluir o traçado até o fim de 2018.

Bom pagador
O VLT é um atestado de que o carioca é um bom pagador. Mesmo sem cobrador, a taxa de evasão é considerada baixa, menos de 15 por cento. A multa para quem for flagrado andando no VLT, sem pagar, é de R$170 reais.
Fonte - Abifer  05/06/2018

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Inaugurada passarela da estação Mussurunga do Metrô de Salvador

Mobilidade  👪  🚇

Inaugurada nesta segunda-feira (4) pelo governador Rui Costa, a nova passarela possui 5,34 metros de largura e 630 metros de extensão, e foi construída em 16 meses com a participação de cerca de 110 colaboradores no pico da obra. A Linha 2 do metrô já ganhou outras sete novas passarelas.“Nós devemos concluir todos os equipamentos até o final de julho.

Da Redação
foto - Manu Dias/Gov.BA
Cada vez mais próximas da conclusão, as obras da Linha 2 do Metrô, que liga Salvador a Lauro de Freitas e percorre toda a avenida Paralela, já contam com mais uma passarela, que liga a Estação Mussurunga do Metrô ao Terminal de Ônibus e ao Parque de Exposições de Salvador. Inaugurada nesta segunda-feira (4) pelo governador Rui Costa, a nova passarela possui 5,34 metros de largura e 630 metros de extensão, e foi construída em 16 meses com a participação de cerca de 110 colaboradores no pico da obra. A Linha 2 do metrô já ganhou outras sete novas passarelas.
“Nós devemos concluir todos os equipamentos até o final de julho. Nossa expectativa, inclusive, é entregar o terminal de ônibus de Lauro de Freitas no mais tardar na primeira semana de agosto. Com isso, nós teremos um acesso melhor, mas rápido e mais segurança para a população. As passarelas hoje auxiliam que o trânsito flua com maior facilidade, pois não há necessidade de sinaleiras por aqui. Somado às passarelas temos os viadutos e vias marginais. Enfim, o metrô trouxe, além da obra de mobilidade em si, uma mudança completa do viário da avenida Paralela e resolveu completamente o problema de trânsito aqui”, afirmou o governador Rui Costa.
O acesso à passarela, que tem capacidade para um fluxo de 24 mil pedestres por hora, pode ser feito através de duas escadas rolantes inteligentes - por dentro do terminal – sentido Centro, e sentido Aeroporto - e três rampas de acesso pela área externa do Terminal de Ônibus Mussurunga, canteiro central da Avenida Paralela e Parque de Exposições de Salvador. Os usuários também podem acessar a passarela por dentro do terminal, inclusive por um elevador.
O técnico em informática Janielton Andrade, que utiliza o metrô todos os dias a partir da estação Mussurunga, diz que a estrutura das passarelas para acessar o metrô é fundamental. “A passarela é ‘uma mão na roda’. Eu faço todo dia esse percurso aqui de Mussurunga até a rodoviária. Eu dependo totalmente do metrô, eu ando carregando peso todo dia, e essa estrutura das passarelas, com escada rolante, me ajuda muito”, comenta.
O novo equipamento atende às normas técnicas de segurança e acessibilidade e conta com piso tátil e sinalização em braile no corrimão para orientar pessoas com deficiências visuais. O monitoramento de segurança é feito por 24 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação, além de rondas das Equipes de Segurança e iluminação em LED.
O valor total do investimento feito no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é de R$ 5,6 bilhões, previsto no contrato. Esta passarela, assim como todas as outras, faz parte deste investimento.
Com informações da Secom BA  04/06/2018

Região do Aeroporto ganhará árvores nativas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Sustentabilidade  🌱🚇

Nesta terça-feira, (5), cerca de 75 crianças e jovens, entre 9 e 14 anos, alunos do projeto social Programa Forças no Esporte (PROFESP) farão o plantio das mudas nativas (Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jacarandá Mimoso, Jacarandá da Bahia, Sibipiruna, Acácia do Nordeste e Jequitibá) numa área de 991 m², localizada na entrada do Aeroporto Internacional Salvador Bahia. O evento começa às 8h30, com palestra de orientação ambiental comandada pela CCR Metrô Bahia na Base Aérea de Salvador às 9h30

Da Redação
Divulgação CCR
50 mudas de árvores como Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jacarandá Mimoso, Jacarandá da Bahia, entre outras, serão plantadas em uma Área de Preservação Permanente (APP) próxima ao viaduto que dá acesso à Lauro de Freitas, numa ação realizada pela CCR Metrô Bahia e pela Base Área de Salvador, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta terça-feira, (5), cerca de 75 crianças e jovens, entre 9 e 14 anos, alunos do projeto social Programa Forças no Esporte (PROFESP) farão o plantio das mudas nativas numa área de 991 m², localizada na entrada do Aeroporto Internacional Salvador Bahia. O evento começa às 8h30, com palestra de orientação ambiental comandada pela CCR Metrô Bahia na Base Aérea de Salvadore às 9h30, mudas de Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jacarandá Mimoso, Jacarandá da Bahia, Sibipiruna, Acácia do Nordeste e Jequitibá serão plantadas em um ato simbólico, em área próxima ao aeroporto.
O plantio de árvores faz parte do plano de compensação ambiental a ser desenvolvido pela Concessionária, que contará com mais de 5 mil árvores nativas ao longo da Linha 2 do Metrô. A ação envolvendo as crianças busca reforçar a consciência ambiental, em comemoração à semana do Meio Ambiente, e seguindo as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo CCR, que visa a melhoria das comunidades onde atua, além do comprometimento e participação do esforço global para estabilizar a concentração dos gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas.

PROGRAMAÇÃO
O quê: Plantio de mudas de árvores nativas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente;
Ação: Palestra sobre educação ambiental
Local: Base Aérea de Salvador
Hora: 8h30min

Ação: Plantio das mudas
Local: Em área próxima ao Aeroporto Internacional Salvador Bahia (canteiro ao lado do viaduto na BA 099, sentido Lauro de Freitas)
Hora: 9h30min
Com informações da CCR Metrô Bahia  04/06/2018

O primeiro VLT de Teresina (PI) fez a viagem inaugural nesta segunda (4).

Transportes sobre trilhos  🚄

O embarque para a viagem inaugural do primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina, foi no Terminal Itararé, no bairro Dirceu Arcoverde II, e o desembarque ocorreu na Estação Engenheiro Alberto Silva, em frente ao Troca-Troca, no Centro da capital.

Gov Piauí*
Francisco leal
O governador Wellington Dias, acompanhado do secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires; do diretor presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Luiz Sobral, e do senador Ciro Nogueira, realizou, nesta segunda-feira (04), a viagem inaugural do primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina. O embarque foi no Terminal Itararé, no bairro Dirceu Arcoverde II, e o desembarque ocorreu na Estação Engenheiro Alberto Silva, em frente ao Troca-Troca, no Centro da capital.
Para o chefe do Executivo estadual, a data representa um marco na modernização do transporte metroviário de Teresina. “Nosso objetivo é investir na modernização da mobilidade urbana da capital. Esse foi um dos primeiros passos para que nossa população tenha mais conforto e rapidez. É um transporte capaz de levar até 600 passageiros. A melhoria do metrô, somado à modernização de ruas, avenidas e pontes, permite que os usuários do transporte público da capital tenham mais conforto e melhor custo benefício”, destaca Wellington.
De acordo com o cronograma, até o mês de setembro o Metrô de Teresina contará com mais dois VLTs em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros por viagem. Os veículos estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará.
“Até 10 de junho, deve chegar o segundo VLT; e até setembro, o terceiro já estará na capital para se somar aos outros dois. A partir disso, os trens antigos sairão de atividade. Já estamos trabalhando para o próximo ano realizar a duplicação do trilho, revitalização e reforma das estações”, garantiu Guilhermano Pires. O primeiro VLT chegou a Teresina no dia 13 de maio.
Para o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), o primeiro VLT simboliza um processo de desenvolvimento que já começou, e é irreversível. “Além dos VLTs que já foram adquiridos, vamos ainda realizar reformas e melhorias na estrutura metroviária, o que vai garantir o sucesso dessa modernização. É um processo irreversível e que só proporciona melhorias para a população”, disse Antônio Luiz Sobral.

Modernização
Na primeira etapa das obras de modernização do metrô, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros VLTs. Nesta fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé), duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas, mais a construção de um Centro de Controle Operacional.
Na segunda etapa do projeto, que deve contar com recursos provenientes de operação de crédito ou recursos da OGU, vão ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis veículos. Também deve ser duplicado o restante da linha férrea, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti.
*Aline Medeiros e Marina Ribeiro
Fonte - Governo do Piauí  04/06/2018

domingo, 3 de junho de 2018

Pela Natureza,não ao BRT em Salvador

Meio Ambiente  🚌 🌱🌴 

Manifestações culturais realizadas no canteiro central da Av. Juraci Magalhães Jr. em defesa da Natureza,Fauna,do Verde e dos Rios  Urbanos da cidade, e contra a implantação do BRT Lapa/Lip.





Árvores do canteiro central


BRT Lapa/Lip