sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Travessia marítima Salvador/Itaarica pelo Ferry-Boat nesta sexta (22)

Travessia marítima  🚢

A ITS informa que estão em serviço nesta sexta (22) as embarcações, Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Zumbi dos Palmares, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS (Internacional Travessias Salvador), administradora do sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, informa que estão em serviço nesta sexta (22) as embarcações, Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Zumbi dos Palmares, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida. A embarcação Maria Bethânia está em stand by e poderá realizar viagens a qualquer momento. Nesta manhã, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Os clientes do sistema poderão fazer consultas sobre sobre o funcionamento do serviço através do Tel.0800 028 2723  ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  22/11/2019

Seminário debate cenário da ferrovia no Brasil e no mundo

Transportes sobre trilhos  🚄

Acontece no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 13h, em São Paulo, o seminário “Ferrovia essencial”, que coloca em debate a situação do setor, considerada precária no âmbito da matriz de transporte nacional.Com a participação de especialistas e autoridades no setor (confira programação abaixo), a atividade abordará também o transporte de passageiro sobre trilhos e trará informações sobre a situação da ferrovia em outros países.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Na programação, as perspectivas do setor, desenvolvimento econômico, situação do transporte de passageiros sobre trilhos e uma visão do modal em outros países
Acontece no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 13h, em São Paulo, o seminário “Ferrovia essencial”, que coloca em debate a situação do setor, considerada precária no âmbito da matriz de transporte nacional.
Segundo dados disponíveis, a ferrovia transporta apenas cerca de 20% da carga que circula pelo País e limita-se a escassos 30 mil km de trilhos.
Para o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e a Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente), entidades promotoras do evento, essa situação representa grave fragilidade logística para o País, tendo em vista a extrema dependência das rodovias.
Com a participação de especialistas e autoridades no setor (confira programação abaixo), a atividade abordará também o transporte de passageiro sobre trilhos e trará informações sobre a situação da ferrovia em outros países.

Agenda
4/12/2019, das 8h30 às 13h
Auditório do SEESP
Rua Genebra, 25 – 1º andar
Bela Vista – São Paulo/SP
Informações e inscrições: (11) 3113-2641, sindical@seesp.org.br

Programação
8h30 – Abertura
Murilo Pinheiro – Presidente do SEESP e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE)
José Manoel Ferreira Gonçalves – Presidente da FerroFrente
9h – Cenário ferroviário no Brasil: futuro ou estagnação
Tarcísio Gomes de Freitas – Ministro da Infraestrutura – a confirmar
Luiz Henrique Baldez – Presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Anut)
Guilherme Quintella – Consultor
José Manoel Ferreira Gonçalves – Presidente da FerroFrente
9h50 – A ferrovia e o desenvolvimento econômico
Kátia Abreu – Senadora (PDT/TO)
Alexandre Balby – Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – a confirmar
10h20 – O projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” e a ferrovia
Fernando Palmezan Neto – Coordenador do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”
10h40 – Transporte de passageiros e marco regulatório
Bernardo Figueiredo – Consultor
Emiliano Stanislau Affonso Neto – Diretor do SEESP
11h10 – Intervalo
11h30 – Ferrovia no mundo: modelos que deram certo
Célio Pereira – Consultor
Jean Carlos Pejo – Secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (Alaf) – Brasil
Jorge Martins Secall – Consultor
Nuno Marques da Costa – Professor assistente do Instituto de Geografia e Planejamento Espacial da Universidade de Lisboa – videoconferência
William Summerhill – Professor do Departamento de História do Latin American
Institute of University of California at Los Angeles (Ucla) – videoconferência
12h10 – Debate com a plateia
13h – Encerramento
Fonte - Portogente  22/11/2019

Carro 100% elétrico será vendido na Bahia a partir de R$ 69 mil

Sustentabilidade/carros elétricos  🚗

Carro 100% elétrico vendido na Bahia custará a partir de R$ 69 mil; conheça - O veículo que chega a Salvador é o modelo com dois lugares. Ágil, o EcoTech2 é automático e eficiente. Embora compacto, atende a diversos perfis e estaturas, com dimensões de 1,62m de altura, 1,38m de largura e 2,05m de comprimento.Além do compacto de dois lugares, que custa a partir de R$ 69 mil, tem ainda um de quatro assentos – ideal para famílias – que custa R$ 3 mil a mais.

Jornal Correio
Motor do EcoTech2 é recarregável em tomadas convencionais
de três pinos de 110 ou 220V (Foto: Carol Dantas/Divulgação)
Com custo abaixo de R$ 100 mil, o EcoTech2, veículo 100% elétrico da Bahia, será lançado no próximo sábado (23), em evento no Parque da Cidade, em Salvador. Segundo a Hitech Electric, startup responsável pelo projeto, o veículo já conta com quatro modelos homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para emplacamento e permissão para trafegar em centros urbanos.
Ainda de acordo com a empresa, o carro é uma solução compacta, econômica e sustentável, além cheia de estilo. Diferente dos veículos padrões, o EcoTech2 não tem combustão. A bateria é recarregável em tomadas convencionais de três pinos de 110 ou 220V. O carro chega a até 68km/h.
O lançamento do novo produto vai contar com a presença e apoio do Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga.
O veículo que chega a Salvador é o modelo com dois lugares. Ágil, o EcoTech2 é automático e eficiente. Embora compacto, atende a diversos perfis e estaturas, com dimensões de 1,62m de altura, 1,38m de largura e 2,05m de comprimento.
O investimento nos carros elétricos já pode ser financiado ou ser feito através de consórcios bancários. Além do compacto de dois lugares, que custa a partir de R$ 69 mil, tem ainda um de quatro assentos – ideal para famílias – que custa R$ 3 mil a mais.
Mesmo os utilitários, que têm capacidade para transportar até 800 kg, são vendidos com valores abaixo dos R$ 100 mil, e o prazo de entrega é de até 120 dias.

Apresentação
Durante o evento de apresentação, no Parque da Cidade, o compacto vai ser grafitado pelo artista paulista Alemão, conhecido por intervenções urbanas em 25 países e com obras expostas por duas vezes no Museu do Louvre, em Paris.
O carro pode ser carregado assim como um smartphone: uma carga de cinco horas garante a mobilidade de 120/km dia. E as vantagens vão além do consumo consciente.
De uso exclusivo no perímetro das cidades, o design também facilita o estacionamento, resolvendo um problema dos grandes centros urbanos. “Por não ter escapamento, o veículo é extremamente silencioso – o que contribui no combate também à poluição sonora nas metrópoles”, diz a oceonóloga Júlia Mansur.

Custo-benefício
Além dos benefícios ambientais como a não emissão de gases poluentes, o EcoTech2 é mais atrativo financeiramente do que os carros convencionais. Estima-se que, em um ano, o motorista renda uma economia de R$ 10 mil, entre combustível e manutenção.
A recarga representa um custo adicional de R$ 75,00 na conta mensal de energia elétrica, equivalentes a 60 km/dia. A bateria de lítio tem uma duração média de 10 anos – sete a mais do que as baterias tradicionais.
O lançamento do EcoTech2, carro 100% elétrico, será no
sábado, 23 de novembro de 2019, às 14h no Parque da Cidade,(Salvador BA) em frente ao Espaço Colabore com entrada franca.
Fonte - Jornal Correio  22/11/2019

Matéria original - https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carro-100-eletrico-vendido-na-bahia-custara-a-partir-de-r-69-mil-conheca/

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Bahia pode ser contemplada com novos empreendimentos em leilão de transmissão

Infraestrutura/Energia  💡

Os parques eólicos do estado geraram 12.768,32 GWh entre janeiro e setembro deste ano. As linhas de transmissão tem papel fundamental no escoamento de toda produção energética e será o tema da 12ª reunião do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe. "No leilão de transmissão, que será realizado em 19 de dezembro, existem quatro lotes que visam atender às demandas de energia elétrica da Bahia.

Da Redação
foto - Ulgo Oliveira
Em 2019, a Bahia passou a ser líder na geração de energia elétrica a partir da fonte eólica no país. Os parques eólicos do estado geraram 12.768,32 GWh entre janeiro e setembro deste ano. As linhas de transmissão tem papel fundamental no escoamento de toda produção energética e será o tema da 12ª reunião do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe. O evento acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo, em Salvador.
No encontro serão abordados assuntos relacionados ao sistema de transmissão de energia elétrica. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai apresentar o acompanhamento do plano de ações relacionado à última reunião, além dos serviços que foram concluídos no 1º semestre de 2019, os empreendimentos de destaque, e os que serão outorgados nos territórios baiano e sergipano. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) também participará apresentando os estudos de planejamento energético para ambos estados da região Nordeste.
"No leilão de transmissão, que será realizado em 19 de dezembro, existem quatro lotes que visam atender às demandas de energia elétrica da Bahia. Dentre eles, podemos destacar as obras de empreendimento para a região Oeste baiana e, também, de infraestrutura para atendimento e garantia de suprimento da região Metropolitana de Salvador", destaca Celso Rodrigues, superintendente de Energia e Comunicações da Seinfra.

Energia Renovável
Na Bahia, aproximadamente 90% de capacidade instalada para geração de energia elétrica tem origem no sol, no vento, na água ou na biomassa. Atualmente, o estado possui 165 parques eólicos em operação comercial com 4,034.39 MW de capacidade instalada. Na fonte solar, são 27 empreendimentos com 681.73 MW de potência instalada. Na energia hidroelétrica, são 36 empreendimentos que somam 5.717,79 MW de capacidade instalada. Na biomassa, são 7 usinas termelétricas com 520,25 MW de potência instalada.

Serviço:
O que: 12ª reunião do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe
Quando: Sexta-feira (22)
Horário: 9h
Onde: Auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo
Com informações da Seinfra BA  19/11/2019

Embasa testa sirenes do sistema de emergência da barragem de Pituaçu

Meio ambiente/Barragens  📢

Durante os testes, a população que habita nesta área e nas adjacências estão ouvindo um forte sinal sonoro que, nesta ocasião, não representa sinal de perigo. As sirenes testadas fazem parte do sistema de emergência da barragem de Pituaçu que está em fase de implantação. O plano de emergência da barragem de Pituaçu tem caráter preventivo e visa garantir a segurança das pessoas que habitam à jusante (no sentido do fluxo da água) do vertedouro da barragem de Pituaçu

Da Redação
foto - divulgação
Os testes no sistema de alerta sonoro da barragem de Pituaçu foram iniciados, na manhã desta quinta-feira (21), e seguem durante a tarde e também nesta sexta-feira (22), nos dois turnos. Hoje, os testes estão sendo realizados em dois pontos – na comunidade do Bate Facho e na BRK Ambiental, ambas localizadas na Av. Jorge Amado –, com o acionamentos das sirenes instaladas na área do plano de emergência da barragem de Pituaçu. Amanhã, sexta-feira (22), os testes prosseguem com o acionamento das sirenes instaladas na região da Bolandeira (Boca do Rio) e novamente na comunidade do Bate Facho, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Durante os testes, a população que habita nesta área e nas adjacências estão ouvindo um forte sinal sonoro que, nesta ocasião, não representa sinal de perigo. As sirenes testadas fazem parte do sistema de emergência da barragem de Pituaçu que está em fase de implantação. O plano de emergência da barragem de Pituaçu tem caráter preventivo e visa garantir a segurança das pessoas que habitam à jusante (no sentido do fluxo da água) do vertedouro da barragem de Pituaçu. Ele inclui a transmissão de sinais de sirenes, mensagens de voz, mensagens de texto enviadas para celulares cadastrados, sinais luminosos e evasão por rotas de fuga traçadas pela Defesa Civil do município de Salvador. Essas rotas serão testadas em breve, durante simulação de acidente hipotético na barragem, envolvendo a população residente no local e os órgãos competentes para lidar com este tipo de ocorrência.
A barragem de Pituaçu encontra-se com sua estrutura física em completa integridade. Intervenções empreendidas pela Embasa, em 2016, incluíram reforço da estrutura dos vertedores (equipamentos que regulam o nível máximo do reservatório) e implantação de um novo sistema de drenagem interno, ampliando a capacidade do reservatório de suportar as vazões de cheia do rio Pituaçu, controlando o fluxo de água da barragem. Estas intervenções aumentaram o nível de segurança da represa, que tem 113 anos de existência e foi utilizada para abastecer Salvador até o final da década de 1990. Hoje, o barramento faz parte do Parque Metropolitano de Pituaçu, servindo como área de lazer.
foto - divulgação
O supervisor de Barragens da Embasa, Lúcio Landim, informa que inspeções regulares são realizadas periodicamente na estrutura da barragem de Pituaçu e que o nível do reservatório é monitorado a cada cinco minutos. “Aproveitamos para tranquilizar a comunidade, pois a barragem de Pituaçu se encontra completamente íntegra e sem riscos estruturais. O sistema de alerta que está sendo implantado tem caráter preventivo, mas o risco de um eventual rompimento é extremamente baixo, pois a barragem de Pituaçu é uma estrutura estável, construída há mais de cem anos e que, inclusive, passou por reformas estruturais recentes”, afirma.

Confira como estão ocorrendo os acionamentos das sirenes instaladas na área considerada no plano de emergência da barragem de Pituaçu:
Dia 21/11, das 10h às 12h, uma sirene instalada no Bate Facho foi acionada algumas vezes;
Dia 21/11, das 14h às 16h, uma sirene instalada na BRK será acionada algumas vezes;
Dia 22/11, das 10h às 12h, duas sirenes instaladas na área da Bolandeira serão acionadas algumas
Dia 22/11, das 14h às 16h, as quatro sirenes instaladas entre o Bate Facho e a Bolandeira serão acionadas algumas vezes.
Com informações da Secom BA  21/11/2019

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

BYD fornecerá 379 ônibus elétricos para Bogotá

Transportes  🚌

Os primeiros veículos da encomenda, que a BYD diz ser o seu maior pedido para o mercado latino-americano, deverão ser entregues em meados de 2020 e começarão a entrar em operação comercial a partir de setembro do mesmo ano.

Metro Report
foto/divulgação
A autoridade de transporte de Bogotá, Transmilenio, encomendou 379 ônibus elétricos à BYD, o anuncio foi feito pela fabricante chinesa em 15 de novembro.
Os primeiros veículos da encomenda que a BYD diz ser o seu maior pedido para o mercado latino-americano, deveram ser entregues em meados de 2020 e entrariam em operação comercial em setembro do mesmo ano.
A BYD afirma que a nova frota, além de ser 60% mais barata de operar do que os ônibus a diesel,serão eliminadas 21 900 toneladas de dióxido de carbono e 526 km de partículas poluentes PM2 · 5 em seu primeiro ano de operação.
Fonte - Metro Report   20/11/2019

Consciência Negra na travessia reversa do Atlântico

Direitos humanos  👐

"Ele veio de longe - Do outro lado do mar - Ele veio de longe - Mas trouxe a terra pra cá" - Ponto de preto velho (capítulo 12 do livro "O Corpo Encantado das Ruas", escrito por Luiz Antonio Simas, professor e mestre em História Social pela UFRJ). - Os negros foram duramente escravizados no Brasil para produzir nos engenhos, portos e nas lavouras de café, matéria-prima esta que marcou uma época de riqueza - concentrada em poucas mãos - quando chamada de ouro verde e exportada, principalmente pelo Porto de Santos, para o mercado internacional.

Portogente
Imagem: Atlas Histórico do Brasil
 Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Os hábitos, tradições culturais e de alimentação, instrumentos de religiosidade, línguas e genéticas dos povos negros são componentes expressivos na formação do povo brasileiro. A composição étnica brasileira é fortemente mestiçada, uma confluência dos negros africanos, colonizadores portugueses e de ondas migratórias de árabes, japoneses e europeus, bastante diferenciada culturalmente das suas matrizes indígenas. Os negros foram duramente escravizados no Brasil para produzir nos engenhos, portos e nas lavouras de café, matéria-prima esta que marcou uma época de riqueza - concentrada em poucas mãos - quando chamada de ouro verde e exportada, principalmente pelo Porto de Santos, para o mercado internacional.
O negro escravizado chegou ao Brasil junto aos primeiros conquistadores portugueses. A força de mão de obra deste povo foi fortemente explorada no período colonial do País e hoje tende a ocupar posições menos prestigiadas na sociedade brasileira moderna. Afinal, durante um longo período o País foi regido como uma feitoria escravista. No século XVII, a escravidão negra viria a sobrepujar a indígena, conforme apontam textos do marcante antropólogo e político Darcy Ribeiro no clássico "O Povo Brasileiro". No processo de produção acelerado para atender às exigências do mercado externo, a mão de obra escrava não tinha sequer o direito elementar de trabalhar para nutrir-se, vestir-se e morar.
"É evidente que o porte africano no Brasil vai ter um papel na compreensão com o que se passa no País, como o aporte europeu e hoje o aporte estadunidense. Mas isso resulta numa produção que se chama 'o Brasil'. É nele que eu quero estar como brasileiro integral! É nele que devemos estar, todos, independente da nossas origens étnicas, como brasileiros integrais, sem servos olhados vesgamente em função de nossa, repito, origem étnica", argumentou o geógrafo brasileiro - e negro - Milton Santos, que viveu no período de 1926 a 2001.
Portogente celebra as tantas conquistas dessa gente de origem africana e que pagou um preço alto por séculos e gerações para vencer suas desiguais batalhas. É importante ressaltar que em 2019 pretos e pardos, pela primeira vez, são maioria na universidades federais do Brasil. Méritos validados por uma ascensão social com origem na mais desfavorecida entre as etnias que compõem o povo brasileiro. Realidade que excede as vinte e quatro horas do dia 20 de novembro - o da Consiciência Negra - para discutir problemas e representatividade pertinentes ao ano todo, como salienta a afrodescendente Flávia Lima, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo.
A contribuição cultural e as conquistas dos negros africanos se constituem em um patrimônio imaterial de grande relevância para o Brasil, bem como devem instituir um compromisso de reconectar a África com o nosso território e com as nossas instituções. É com orgulho que Portogente registra a presença de dezenas de alunos de Angola e Moçambique em seus cursos gratuitos online como parte dessa caminhada. Da mesma forma, o porto autônomo de Cotonou, no Benim, nação cujo principal idioma é o francês, é um elo da cadeia estratégica desta plataforma de Internet para a travessia reversa do Atlântico, em direção à África negra.
Cidade mais importante do Brasil nos primeiros séculos desta nação, o Rio de Janeiro recebeu uma de cada cinco pessoas no mundo que foram escravizadas no período de 1500 e 1856. "As ruas que circundavam a Praça Onze de Junho - o nome homenageia o dia da vitória brasileira na Batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai - e a região portuária da cidade era como uma África fincada no coração de um Rio de Janeiro tensionado pelo sonho cosmopolita de suas elites", escreve Luiz Antonio Simas em "O Corpo Encantado das Ruas".
Consciência Negra é uma reflexão oportuna para projetar uma missão para o Brasil, de tantas raças e com muito negro na sua cor. Construir uma ponte atlântica de relações com a África Negra pode ser muito produtivo social, economicamente e, acima de tudo, sob a ótica existencial. É preciso valorizar a vida e os seres humanos, que começam a sentir um esvaziamento com a velocidade da criação de novas tecnologias - e sua eventual substitução no setor produtivo. Portogente, a partir deste editorial, se compromete a colaborar com reflexões que busquem cooperar para sociedades mais igualitárias através do comércio marítimo.
Fonte - Portogente  20/11/2019

terça-feira, 19 de novembro de 2019

MONOTRILHO de Salvador chega em 2020 para melhorar a mobilidade dos moradores do Subúrbio Ferroviário

Transportes sobre trilhos  🚄

Segundo a Sedur, o Monotrilho substituirá o atual sistema de trens que faz o trajeto entre a Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A intenção do governo é beneficiar mais de 600 mil moradores da região. O Monotrilho pretende ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Bahia.ba
foro - ilustração/arquivo
Que Salvador e a Região Metropolitana estão com uma cara nova todos já sabem, mas o governo do Estado tem feito muito mais pela mobilidade do povo baiano nos últimos anos. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), já foram investidos mais de R$ 10 bilhões, entre obras concluídas e em andamento, na mobilidade urbana do estado. O próximo passo é implantar o Monotrilho do Subúrbio, que substituirá os antigos trens que fazem a ligação entre os bairros Calçada e Paripe.
De acordo com a superintendente de Mobilidade Urbana da Sedur, Grace Gomes, desde a implantação do Plano Estadual de Mobilidade Urbana pelo Governo do Estado, diversas vias e melhorias na mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana, já foram concretizadas. Entre elas estão a Via Expressa Baía de Todos os Santos, o Complexo Viário Imbuí – Narandiba, a Estrada do Curralinho e a Ligação Viária BR-324 – Avenida Luis Eduardo Magalhães.
“Somente no Governo Rui Costa, a mobilidade urbana da RMS chegou a 33 km de linhas de metrô e novas vias, como a Via Barradão, a Via Metropolitana – já concluídas – e as Linhas Azul e Vermelha – com trechos em operação e que serão concluídos em 2020. Além disso, foram realizadas obras estruturantes para o sistema metroviário, como a Via Expressa da região de Pernambués e os viadutos de retorno da Avenida Paralela e de Lauro de Freitas”, afirma a superintendente.
Segundo ela, as obras vão além de Salvador e Região Metropolitana. “Essas obras de mobilidade também chegaram ao interior do estado, como em Feira de Santana, nossa segunda maior cidade, que recebeu investimentos de mais de R$ 27 milhões para a implantação da Avenida Nóide Cerqueira, ligando a BR-324 até a Avenida Getúlio Vargas”, pontuou Grace.
De acordo com Grace, as melhorias da mobilidade do Estado refletem também na cultura do povo baiano. Ela afirma que apesar de Salvador ser uma cidade de geografia complexa e com diferentes nuances topográficas, por muitos anos teve o transporte rodoviário como o principal modal. “Após a chegada do metrô, a população passou a enxergar um novo jeito de se movimentar dentro da cidade. “Existe uma mudança de cultura também, que a partir da chegada do metrô permite essa interoperacionalidade de você poder, com um só cartão usar diversos modais, a partir da integração. Também a mudança que o metrô traz a partir da qualidade do seu serviço de excelência, de qualidade, pontualidade, segurança. Então, as melhorias promovidas pelo Governo do Estado vão desde as obras em si até essa mudança de perspectiva.”, concluiu Grace.

Salvador sobre os trilhosA implantação do metrô em Salvador é considerada, pela Sedur, um marco na histórico da mobilidade baiana. Segundo o órgão, foram investidos R$ 3,6 bilhões para a conclusão da Linha 1 e implantação da Linha do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Com 20 estações em operação e aproximadamente 33 quilômetros de extensão, o sistema transporta em médica 370 mil usuários por dia. De acordo com os dados da Sedur, desde o início das operações, mais de 200 milhões de pessoas já foram transportadas.
O próximo passo do governo do Estado é implantar o Monotrilho do Subúrbio. Segundo a Sedur, ele substituirá o atual sistema de trens que faz o trajeto entre a Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A intenção do governo é beneficiar mais de 600 mil moradores da região. O Monotrilho pretende ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.
A assinatura da ordem de serviço para a construção do modal está prevista para o início de dezembro. Segundo o governo, a previsão de funcionamento da fase 1, que tem 19,2 quilômetros de extensão e 21 estações, já é em 2020. Essa primeira fase deve ligar o Comércio a Cidade baixa de Salvador, atravessando o subúrbio e chegando até a Ilha de São João, em Simões Filho. Já a segunda fase, contará com mais cinco estações, ligando a região de São Joaquim ao Acesso Norte, onde acontecerá a integração com o metrô.
A capacidade de transporte diário do Monotrilho é de 156 mil usuários. Segundo o Governo do Estado, o modal será rápido, seguro e movido à propulsão elétrica. Não terá a emissão de agentes poluentes prejudiciais ao meio ambiente e ainda será equipado com sistema de ar-condicionado e Wi-Fi para conforto dos passageiros.
Fonte - ANPTrilhos  18/11/2019

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Dia da Consciência Negra será celebrado com programação cultural e oficinas gratuitas nas estações do Metrô de Salvador

Cidadania  👏

O evento será aberto na segunda-feira (18), às 17h, na Estação Rodoviária de Metrô, com a Roda de Diálogo mediada pelo Projeto Wakanda Warrios, que vai discutir o empreendedorismo matriarcal, seguida da Oficina de Tranças. Na terça-feira, será realizado o Workshop de Técnicas Capilares (Dreads e Tranças) e a Oficina de Turbantes. 

Da CCR
Divulgação/CCR
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, lembrado na quarta-feira (20), um CCR Metrô Bahia realiza mais uma edição do Vem para Cá, um calendário de eventos que leva a baianidade, cultura, bem-estar e lazer para as estações de metrô. Entre os dias 18 e 22, como as estações vão receber uma programação que inclui apresentações musicais, oficinas, lançamento de livro, desfile e roda de conversa.
O evento será aberto na segunda-feira (18), às 17h, na Estação Rodoviária de Metrô, com a Roda de Diálogo mediada pelo Projeto Wakanda Warrios, que vai discutir o empreendedorismo matriarcal, seguida da Oficina de Tranças. Na terça-feira, será realizado o Workshop de Técnicas Capilares (Dreads e Tranças) e a Oficina de Turbantes. O terceiro dia da ação será dedicado à moda e beleza e vai contar com Desfile de Marcas Afro e Oficina de Maquiagem em Pele Negra. Já na quinta-feira, dia 21, o público poderá participar da Oficina Gastronômica de Bolinho de Estudante.
Para encerrar a semana, o Grupo de Percussão Neojiba do Núcleo Pirajá preparou uma apresentação especial. O show acontecerá às 17h, na Estação Acesso Norte. Já às 18h, a BiblioMetrô vai sediar o novo lançamento do livro Outro Poeta Crônico, do escritor baiano Anderson Shon. A obra traz um compêndio de poesias e é o segundo livro de Shon. O evento contará ainda com debate interativo sobre literatura negra e a relação com a leitura, com a participação de Lorena Ribeiro, idealizadora do Clube de Leitura Passos Entre Linhas, que tem a literatura negra como foco.
Todas as ações são gratuitas e serão realizadas em parceria com o Senac e o Projeto Wakanda Warrios, sempre das 17h às 19h. Não é necessário efetuar a inscrição prévia para participar das oficinas e workshop, mas é importante lembrar que as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Programação:
Segunda-feira (18) | Das 17h às 19h | Estação Rodoviária de Metrô | Roda de Diálogo sobre Empreendedorismo Matriarcal e Oficina de Tranças
Terça-feira (19) | Das 17h às 19h | Estação Rodoviária de Metrô | Workshop de Técnicas Capilares (Dreads e Tranças) e a Oficina de Turbantes
Quarta-feira (20) | Das 17h às 19h | Estação Rodoviária de Metrô | Desfile de Marcas Afro e Oficina de Maquiagem em Pele Negra
Sexta-feira (22) | Às 17h | Estação Acesso Norte de Metrô | Grupo de Percussão Neojiba do Núcleo Pirajá
Quinta-feira (21) | Das 17h às 19h | Estação Rodoviária de Metrô | Oficina Gastronômica de Bolinho de Estudante
Sexta-feira (22) | Às 18h | Estação de Acesso Norte do Metrô - BiblioMetrô | Lançamento do livro Outro Poeta Crônico, do escritor baiano Anderson Shon, com participação de Lorena Ribeiro
Ações gratuitas e abertas ao público
Com informações da CCR Metrô Bahia 18/11/2019

Trens de João Pessoa tem crescimento de 4,65% no número de passageiros transportados

Transportes sobre trilhos  🚄

No mês passado, a CBTU totalizou 200.2017 usuários contra 191.304, o que dá uma diferença de 8.913 pessoas. A expectativa da superintendência é que esse ritmo crescente se mantenha até o dezembro devida a movimentação natural das compras de fim de ano.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema de trens de João Pessoa(CBTU) registrou um crescimento da ordem de 4,65% no número de passageiros transportados no mês de outubro em relação a setembro deste ano. No mês passado, a CBTU totalizou 200.2017 usuários contra 191.304, o que dá uma diferença de 8.913 pessoas. A expectativa da superintendência é que esse ritmo crescente se mantenha até o dezembro devida a movimentação natural das compras de fim de ano.
De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, a explicação para esse crescimento é a otimização na prestação dos serviços, onde a Companhia se mantém atenta às necessidades dos usuários. “Estamos mantendo uma regularidade e uma pontualidade muita próximas da grade programada, o que dá uma confiabilidade ao sistema e a certeza ao passageiro de que ele vai embarcar e desembarcar no horário certo”, diz.
A Estação João Pessoa aparece nos relatórios como a de maior fluxo de pessoas, com uma movimentação de mais de 43 mil de usuários, seguida por Cabedelo e Santa Rita, quase empatados em mais de 28 mil passageiros no mês passado.
Com informações da CBTU 18/11/2019

SuperVia retira 40 trens chineses de operação

Transportes sobre trilhos   🚄


Segundo a concessionária, desde setembro de 2016 vêm sendo detectados problemas de projetos, em especial na caixa de tração dos trens.Com isso, a chinesa CRRC iniciou o processo de análise técnica, identificando a necessidade de substituição do tipo de peça. Desde novembro de 2018, então, um recall foi feito pela fabricante até que em junho de 2019, em vistorias, novas falhas foram identificadas e a CRRC, então, suspendeu o retrabalho malsucedido até que encontre uma nova medida para solução.

Revista Ferroviária
divulgação/Revista Ferroviária
Quarenta trens chineses foram retirados de operação na SuperVia a partir dessa segunda-feira (dia 18), atendendo a uma recomendação da própria fabricante das composições, a CRRC. Segundo a concessionária, desde setembro de 2016 vêm sendo detectados problemas de projetos, em especial na caixa de tração dos trens.
Com isso, a chinesa CRRC iniciou o processo de análise técnica, identificando a necessidade de substituição do tipo de peça. Desde novembro de 2018, então, um recall foi feito pela fabricante até que em junho de 2019, em vistorias, novas falhas foram identificadas e a CRRC, então, suspendeu o retrabalho malsucedido até que encontre uma nova medida para solução. Por estar ainda em período de garantia, a manutenção das referidas caixas de tração é responsabilidade do Consórcio CRRC, de acordo com contrato firmado entre os chineses e o Estado, diz em nota a SuperVia.
Os trens fazem parte do segundo lote de entregas do consórcio chinês à SuperVia, que aconteceram entre 2014 e 2016. Ao todo, a frota da concessionária conta com 100 trens chineses (o primeiro lote foi entregue em 2012 também pelo consórcio), com quatro carros cada. A frota total da SuperVia é de 207 TUEs e 828 carros, segundo o último levantamento feito pela Revista Ferroviária e publicado na edição Setembro-Outubro deste ano (Clique Aqui ).
Procurada, a CRRC ainda não deu retorno. A entrega dos trens à SuperVia foi feita pela China Northern Locomotive & Rolling Stock Industry Corporation (CNR). Em 2015, a CNR e a China South Locomotive and Rolling Stock Industry se fundiram, levando à criação da CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation). Além da SuperVia, a CNR foi a responsável pela entrega de 34 novos trens para o MetrôRio, incluindo 15 para a Linha 4 em 2012/2013.

Veja as notas da SuperVia na íntegra:Lamentamos informar que, para garantir a sua segurança e atendendo à recomendação da fabricante CRRC (consórcio chinês), 40 trens chineses serão retirados de circulação a partir de amanhã (18/11). Com isso, mediante a indisponibilidade parcial da frota, precisaremos ajustar nossa operação, buscando a continuidade da prestação do serviço com segurança e o mínimo de impactos possível. Veja o que muda:
- Aumento dos intervalos nos ramais Santa Cruz e Japeri - Aumento dos intervalos no trecho entre Gramacho e Saracuruna - Algumas viagens do ramal Deodoro serão realizadas em trens de quatro carros

Os trens chineses (2º lote), fabricados pelo Consórcio CRRC, foram comprados pelo Estado do Rio de Janeiro e entregues para operação entre 2014 e 2016.
Em setembro de 2016, foram detectados problemas de projetos, em especial na caixa de tração (engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas) e os responsáveis comunicados. Com isso, a chinesa CRRC iniciou o processo de análise técnica, identificando a necessidade de substituição do tipo de peça. Desde novembro de 2018, então, um recall foi feito pela fabricante até que em junho de 2019, em vistorias, novas falhas foram identificadas e a CRRC, então, suspendeu o retrabalho malsucedido até que encontre uma nova medida para solução.
Por estar ainda em período de garantia, a manutenção das referidas caixas de tração é responsabilidade do Consórcio CRRC, de acordo com contrato firmado entre os chineses e o Estado.
Além de acionar o plano de contingência junto ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) e Concessionárias de transporte, a SuperVia está reforçando o efetivo de apoio nas estações e ramais impactados, assim como nos canais de atendimento aos passageiros.

Informações SuperVia - balanço da operação da manhã desta segunda-feira (18/11)
A SuperVia informa que o plano de contingência estabelecido nessa segunda-feira (18/11) para diminuir o impacto da retirada de 40 trens chineses (fabricados pelo consórcio CRRC) na operação conseguiu minimizar os efeitos sobre os passageiros. A concessionária antecipou para 5h o início do pico de operação, que ocorre normalmente próximo às 6h, possibilitando a diluição do fluxo de passageiros no começo da manhã. Além disso, disponibilizou o máximo possível de composições no sentido do fluxo (da Baixada Fluminense, Zona Oeste e Zona Norte para a Central do Brasil).
Não houve registro de superlotação ou de outras intercorrências relacionadas à redução da frota no sistema. Desde o início da operação até às 9h de hoje, a concessionária registrou a queda de 13.492 passageiros (6,4%) em relação a uma segunda-feira comum. A SuperVia lamenta os transtornos e reforça que está mobilizada para adequar a operação da melhor forma, buscando impactar o mínimo possível a rotina dos passageiros. A empresa espera uma solução rápida pela CRRC, fornecedora chinês, que permita que o serviço seja normalizado brevemente.
Desde ontem, a concessionária mantém avisos em suas redes sociais, no site, nas plataformas e junto à imprensa para comunicar a ampliação dos intervalos nos ramais Japeri e Santa Cruz, no trecho Gramacho/Saracuruna e na alteração de trens de oito para quatro carros no ramal Deodoro. Em 12h, o comunicado feito pela SuperVia no Facebook alcançou mais de 1 milhão de pessoas. Ao longo da manhã o sistema de áudio dos trens e das estações também informou sobre a situação e equipes de Posso Ajudar foram distribuídas pelas estações dos ramais impactados.

Entenda o caso:
A SuperVia enviou comunicados frequentes sobre o fato aos fabricantes desde 2016. Como medida paliativa, as empresas fornecedoras promoveram um recall da peça, mas a solução apresentada não alcançou o resultado esperado e não resolveu o problema. As caixas de tração ainda estão na garantia. A concessionária sempre disponibilizou uma equipe adicional para apoiar os trabalhos de manutenção pela CRRC, fornecedora chinesa das composições. A SuperVia e o poder concedente (Governo do Estado) estão atuando de forma contundente junto aos fornecedores para que o serviço retorne à normalidade o mais rápido possível.
Fonte - Revista Ferroviária  18/11/2018

domingo, 17 de novembro de 2019

Veneza tem novo dia de maré alta; Florença e Pisa estão em alerta

Internacional  🌊

A maré, em Veneza, chegou hoje a 1,50 metro, longe do pico de 1,87 metro identificado na última terça-feira (12), que deixou a cidade inundada desde então."A água parou de subir", comemorou o presidente da Câmara de Veneza na rede social Twitter. "Pico de 150 centímetros. Os venezianos ficam de joelhos para rezar", completou Luigi Brugnaro.

Por RTP
(emissora pública de televisão de Portugal) 
REUTERS/Manuel Silvestri - Ag.Brasil
A cidade de Veneza, que registrou inundações ao longo dos últimos dias, voltou a ser atingida por uma maré alta neste domingo (17), mas de menor magnitude. As chuvas intensas que afetam a Itália, entretanto, colocaram em alerta as cidades de Florença e Pisa.
A maré, em Veneza, chegou hoje a 1,50 metro, longe do pico de 1,87 metro identificado na última terça-feira (12), que deixou a cidade inundada desde então.
"A água parou de subir", comemorou o presidente da Câmara de Veneza na rede social Twitter. "Pico de 150 centímetros. Os venezianos ficam de joelhos para rezar", completou Luigi Brugnaro.
As previsões meteorológicas são de marés de até 110 centímetros nos próximos dias, o que deve permitir à cidade avaliar os prejuízos, que o próprio Brugnaro já estimou em centenas de milhões de euros.
A emblemática praça de São Marcos reabriu ao final do dia.

Alerta
Mais ao sul, outras duas cidades italianas com importante patrimônio, Florença e Pisa, foram colocadas em estado de alerta devido à ameaça das águas.
O presidente da região da Toscana, Enrico Rossi, alertou no Twitter para o risco de o Rio Arno transbordar e indicou que foram instaladas barreiras em Pisa como medida de precaução.
A defesa civil italiana aconselhou às pessoas que não se aproximem das margens do rio.

Prejuízo
Desde terça-feira, mais de 50 igrejas foram danificadas em Veneza, entre elas, a Basílica de São Marcos, além de lojas e residências. Diversos hotéis registraram cancelamentos para as celebrações de final de ano previstas na cidade.
Com 50 mil habitantes, Veneza recebe 36 milhões de turistas anualmente, 90% deles estrangeiros.
Brugnaro anunciou, na última sexta-feira (15), a abertura de uma conta bancária para quem quiser contribuir com os reparos.
"Veneza, um lugar único, é o legado de todos. Graças à sua ajuda, Veneza brilhará novamente", indicou, em comunicado.
Na quinta-feira (14), o governo italiano declarou estado de emergência em Veneza e anunciou ter desbloqueado 20 milhões de euros "para as intervenções mais urgentes".
Fonte - Agência Brasil  17/11/2019