sexta-feira, 12 de março de 2021

Governador da Bahia confirma compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V

Boletim Informativo / Vacinas  💉

Está confirmado. Um contrato foi fechado entre o Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo, na tarde desta sexta-feira (12), e sacramentou a compra da vacina Sputnik V para o estado. Segundo o governador Rui Costa, foram compradas 9,7 milhões de doses. O governador deu a notícia durante reunião com prefeitos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). O primeiro lote chegará em abril, e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana.

foto/divulgação


Consórcio Nordeste pagará mais barato que Ministério da Saúde pela Sputnik V no Brasil

Prevenção & Saúde  💉

Os governadores associados ao Consórcio Nordeste fecharam acordo de compra da Sputnik com valores mais baixos que os pagos pelo Ministério da Saúde no Brasil 

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Conforme publicou o portal UOL, o governado do Piauí, Wellington Dias (PT), revelou que o Consórcio Nordeste conseguiu um desconto na compra das vacinas. Segundo o governador piauiense, o Consórcio Nordeste pagará US$ 9,95 (R$ 55,24) por dose, enquanto o Ministério da Saúde desembolsará US$ 13 (R$ 72,18). A diferença nos preços seria consequência do tempo de negociação, sendo que os governadores já estão em contato com os russos desde meados do ano passado. Mais cedo, o grupo anunciou a compra de 39,6 mil vacinas Sputnik V contra a COVID-19. O anúncio antecedeu a assinatura do contrato feita pelo Ministério da Saúde, que afirma ter comprado outras dez milhões de doses do imunizante. Apesar das compras anunciadas, a Sputnik V ainda não tem aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina Sputnik V contra a COVID-19 foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya (Centro Gamaleya) na Rússia, com o apoio do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo). Com eficácia comprovada de 91,6%, o imunizante já foi aprovado em mais de 50 países, incluindo Argentina, Bolívia, México, Paraguai e Venezuela.
Fonte - Sputnik  12/02/2021

CBPM encaminha novo ofício à ANTT pedindo providências sobre a outorga antecipada de ferrovia

Transportes sobre trilhos  🚂

A CBPM quer que sejam apresentados relatórios dos benefícios da concessão da ferrovia à VLI, empresa que administra o modal e busca renovar a outorga por mais 30 anos, assim como seja prorrogado o prazo para decisão e sejam feitas novas audiências públicas na Bahia e demais estados por onde passa a estrada férrea. 

A Tarde *
foto - ilustração/arquivo

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) reiterou, na tarde desta quarta-feira, 11, em documento enviado documento enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) , as solicitações feitas durante audiência pública sobre a renovação de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) à empresa VLI. A CBPM quer que sejam apresentados relatórios dos benefícios da concessão da ferrovia à VLI, empresa que administra o modal e busca renovar a outorga por mais 30 anos, assim como seja prorrogado o prazo para decisão e sejam feitas novas audiências públicas na Bahia e demais estados por onde passa a estrada férrea. Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, é preciso saber o que a VLI fez pelos trechos baianos da ferrovia nos últimos 25 anos e o que será feito nos próximos 30. “Antes de renovar, temos que ver qual a vantagem que essa concessão traz para o nosso estado. Precisamos saber porque se transportava combustíveis pela FCA no passado e hoje não mais, porque o trecho que alimenta o porto de Aratu foi desmanchado. Essa concessão precisa ser feita para desenvolver o modal, não para travar”, diz Tramm. Administrada pela VLI desde 1996, a FCA foi objeto de uma consulta pública, realizada pela ANTT no início de fevereiro. A Agência deve decidir nos próximos meses se renova a concessão da ferrovia por mais 30 anos. Desde então, se uniram à CBPM as federações baianas do Comércio (Fecomércio), Indústrias (FIEB) e da Agricultura e Pecuária (FAEB). As entidades enviaram ofícios à ANTT em que defendem ser necessária uma discussão mais aprofundada sobre a situação atual da linha férrea, considerando não apenas a demanda atual de carga ferroviária como o seu potencial futuro. Para o governo do estado, duas situações urgem como prioritárias: uma é a construção da variante de 22 quilômetros ligando o Polo Industrial de Camaçari ao porto de Aratu; a outra é o contorno das cidades de Cachoeira e São Felix, com 17 quilômetros de extensão, para evitar o tráfego pela Ponte D. Pedro II, que há 150 anos liga a área central das duas cidades. Reuniões entre governo baiano e VLI não tem sido produtivas Desde fevereiro, VLI, CBPM e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura do Governo baiano se reuniram ao menos três vezes para discutir o assunto e caíram no mesmo impasse. A concessionária promete investir R$ 3 bilhões no estado durante os próximos 30 anos, que seriam utilizados na manutenção da malha e na reforma de uma oficina mecânica, mas não diz exatamente quando e nem como o dinheiro será utilizado. Os baianos rebatem que o investimento é muito baixo, genérico e sem impacto efetivo. Em seguida pedem que a VLI monte um plano de ação para deixar o modal mais competitivo e resolver entraves como a ponte entre Cachoeira e São Félix e a falta de acesso ao porto de Aratu.
*https://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/2160650-cbpm-encaminha-novo-oficio-a-antt-pedindo-providencias-sobre-a-outorga-antecipada-da-fca
Fonte - Revista Ferroviária  12/03/2021

quinta-feira, 11 de março de 2021

Governo assina convênio com a Coelba para democratizar acesso à internet banda larga na Bahia

Telecomunicações 📡  

O acordo, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (10), permitirá a interiorização da rede de fibra ótica a serviço da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) utilizando a rede de transmissão elétrica, que oferece uma infraestrutura de postes para lançamentos de cabos. 

Da Redação
foto - Camila Souza/GOV.BA
Um convênio, assinado entre o Governo do Estado, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Infraestrutura (Seinfra), com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) dará novo impulso à universalização da internet banda larga em território baiano. O acordo, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (10), permitirá a interiorização da rede de fibra ótica a serviço da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) utilizando a rede de transmissão elétrica, que oferece uma infraestrutura de postes para lançamentos de cabos. Assim, a iniciativa possibilitará às escolas e universidades do estado da Bahia internet banda larga de alta velocidade, bem como a futura utilização da rede por provedores locais, fazendo com que a população também receba internet de melhor qualidade em suas residências. Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, essa é uma oportunidade para que a tecnologia possa chegar em lugares que ainda não foram alcançados. “Quando surgiu a internet, ela cumpria um papel diferente, mas com o passar dos anos, levar conexão de qualidade à população, inclusive com o nosso foco para universidades e escolas, se tornou essencial. A nossa luta por uma Bahia inteiramente conectada reflete mais um dos compromissos do governador Rui Costa com a sociedade”, afirmou, lembrando que o convênio firmado ajudará também na aceleração de projetos de conectividade que já estão sendo realizados nas cidades de Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Itaberaba, Ilhéus e Itabuna, bem como cidades previstas para este ano (Irecê, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Juazeiro). “Em um momento de pandemia, as aulas presenciais foram substituídas pelas remotas. A internet se torna uma das principais ferramentas de educação em todo o mundo. O convênio permitirá o acesso mais rápido aos conteúdos disponíveis para as redes de ensino sob a responsabilidade do Governo da Bahia. A parceria entre as secretarias estaduais de Infraestrutura e de Ciência, Tecnologia e Inovação junto com a Coelba e a RNP facilitará a chegada de internet banda larga nas instituições de ensino e pesquisa no interior baiano”, ressaltou o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti. Inclusão digital Atualmente, a RNP já executa programas ligados não somente à conexão de instituições de ensino superior, mas também de escolas (Educação Conectada) e outros programas que atingem as áreas de Cultura (Cinema em Rede), Medicina (Rede Universitária de Telemedicina), dentre outros, além de compartilhar infraestrutura com os provedores locais. Para o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, o acordo representa mais uma ação da organização em prol da inclusão digital no país. “Fazer parte deste convênio e ajudar a levar internet banda larga para o interior baiano só fortalece o papel da RNP de atender cada vez melhor as necessidades da nossa comunidade de ensino, pesquisa e inovação, com conexões de alta capacidade e serviços de comunicação e colaboração à distância, principalmente nesse período de enfrentamento à Covid-19”, declarou Simões. A consolidação e expansão da Rede Integra Bahia é semelhante a um convênio firmado no estado de Pernambuco com a CELPE, também pertencente ao Grupo Neoenergia. “Essa é uma parceria estratégica, especialmente nesse momento em que a internet é de extrema necessidade para a educação com a rápida expansão das aulas remotas. A Coelba e a Neoenergia seguem alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que colocam parcerias e meios de implementação em prol dos objetivos como metas globais a serem atingidas até 2030”, destacou o diretor presidente da Coelba, Luiz Antonio Ciarlini.
Com informações da Secom BA  11/03/2021

Viagem no tempo: conheça as principais opções de trem turístico no Brasil

Turismo Ferroviário   🚂🚃🚃🚃🚃

Em 2019, segundo dados da Abottc, cerca de 3 milhões de passageiros viajaram de trem pelo Brasil.O Trem Republicano, atrativo turístico operado pela Serra Verde Express, percorre os trilhos entre Itu e Salto, municípios a pouco mais de 80 quilômetros da capital paulista.Operada pela VLI Trens Turísticos, a rota São João Del-Rei a Tiradentes (MG) possui 12 quilômetros de extensão, realizado entre 40 e 50 minutos, a bordo de uma locomotiva a vapor com capacidade para até 250 passageiros.

Brasil Turis*
foto - reprodução
No final de 2020, o estado de São Paulo inaugurou um atrativo que combina história, cultura e lazer com um toque de nostalgia. O Trem Republicano, atrativo turístico operado pela Serra Verde Express, percorre os trilhos entre Itu e Salto, municípios a pouco mais de 80 quilômetros da capital paulista. O nome faz alusão à Convenção de Itu, a primeira realizada no Brasil República, em 1873. Foram 15 anos para estruturar o trem turístico e fazer o roteiro de 7,6 quilômetros sair do papel. Ao que parece, a espera valeu a pena. Com investimento de R$ 14,1 milhões do governo do estado paulista, o tour propõe um resgate às origens dos locais visitados e é uma homenagem ao turismo de antigamente, sem deixar de lado as comodidades da vida moderna. A viagem de 40 minutos é realizada em uma locomotiva de 1952, movida a diesel, que pertencia à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Os três vagões comportam até 132 passageiros, sendo um convencional, um turístico e um pet friendly. Por conta das limitações decorrentes da pandemia, as operações ocorrem de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, com dois trajetos de ida e dois de volta. Durante a cerimônia de inauguração, em dezembro do ano passado, Vinicius Lummertz reforçou a importância da novidade. “Nós precisamos do turismo ferroviário em toda São Paulo para podermos começar a fazer com que esse modal seja um conjunto comercializado pelas agências de viagens, desejado pelas pessoas que já fazem o trajeto Curitiba/Paranaguá. Aqui não é apenas um passeio turístico de trem, é muito mais que isso, e veremos, ao longo do tempo, que muitas coisas serão construídas no entorno, gerando riqueza, empregos e oportunidades pelo turismo”, defendeu o secretário Estadual de Turismo. Adonai Aires de Arruda, diretor-presidente da Serra Verde Express e da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (Abottc) reforça a opinião de Lummertz. “Acreditamos que podemos propiciar lazer, cultura e história aos turistas e moradores. Com o trem turístico, a tendência é que muitos viajantes de outros locais do estado e de todo o Brasil passem a conhecer a cidade”, reforça. Quem quiser agregar mais experiência ao roteiro, pode oferecer aos clientes passeios opcionais aos atrativos do entorno. As sugestões são o Parque Maeda, o Museu de Energia, o Museu Republicano e o Parque Ecológico do Varvito, entre outros. “O trem é sempre o ícone, a cereja do bolo, mas é necessário que as ferramentas regionais estejam adaptadas e aptas ao atendimento dos turistas em todos os graus de exigência”, complementa Arruda.

Na Mira
Em 2019, segundo dados da Abottc, cerca de 3 milhões de passageiros viajaram de trem pelo Brasil. O produto tem a particularidade de não ser sazonal e é indicado para todos os perfis, desde viajantes solo até grupos familiares e de amigos, além de atender a diferentes classes econômicas. Arruda reforça que há outros três projetos em andamento, além de atenção especial à ampliação de ofertas nas regiões já operadas. “Desenvolvemos produtos voltados a todos os públicos, desde aqueles turistas que buscam por desprovimento total, como os mochileiros, até ciclistas e terceira idade. Também temos pacotes criados para aqueles que querem um passeio mais luxuoso, para comemorar uma data especial ou impressionar alguém com a experiência”, enfatiza o diretor-presidente da Abottc. O mais recente roteiro ferroviário se une a outros 28 tours sobre trilhos que já estão no catálogo da Bancorbrás. A agência informa que o Trem Serra do Mar (PR), o Trem do Vinho (RS) e o trajeto entre São João Del-Rei e Tiradentes (MG) são os destaques. “O aumento na procura depende de uma maior divulgação dos trens em operação ou de roteiros específicos para turismo, visto que as viagens nacionais são as mais propícias atualmente”, afirma Christian Soliva, coordenador da Bancorbrás. Todas as opções informaram que operam sob protocolos de segurança no combate à covid-19, incluindo limitação na capacidade de público por viagem. É válido ressaltar que a disponibilidade de rotas pode variar de acordo com a fase em que cada localidade se encontra, portanto vale verificar o site das operadoras dos passeios com antecedência para checar eventuais mudanças nos itinerários.

De Volta ao ao Século XIX
Operada pela VLI Trens Turísticos, a rota São João Del-Rei a Tiradentes (MG) possui 12 quilômetros de extensão, realizado entre 40 e 50 minutos, a bordo de uma locomotiva a vapor com capacidade para até 250 passageiros. A maria-fumaça roda sobre a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (Efom), inaugurada em 1881 por Dom Pedro II e oferece aos turistas um vislumbre da natureza do entorno e da arquitetura de dois séculos atrás, preservada nas estações. Um dos pontos altos do passeio – na ponta Tiradentes – é a rotunda, o giro manual realizado quando a locomotiva chega ao destino, alterando o sentido da viagem. Já em São João Del-Rei, o visitante pode aprender sobre a história ferroviária brasileira no museu local. Segundo a concessionária, a rota cruza fazendas centenárias, rios, montanhas e permite avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

Natureza, Túneis e Pontes
Outro tour que vale a pena indicar é o roteiro Serra do Mar, com o trecho entre as estações de Curitiba e Morretes (PR), pela estrada de ferro que teve a Princesa Isabel como primeira passageira, em 1884. O percurso de 68 quilômetros, realizado pela Serra Verde Express em 4 horas e 15 minutos, inclui lanche, serviço de bordo e guia local. A operadora também vende uma extensão rodoviária de Morretes a Antonina e opções focadas em experiências – como o Expresso Classique (jantar a bordo, com inspiração nos anos 1930, embarque e desembarque em Curitiba) e os pacotes na litorina de luxo. Além das belezas naturais que acompanham o trajeto, os turistas também se encantam com as criações humanas. São 13 túneis e 41 pontes, incluindo a de São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto de Carvalho, que conecta os túneis 4 e 5 e promove a sensação de flutuação. Há ainda, o túnel da Roça Nova com 457 metros de comprimento localizado 956,63 metros acima do nível do mar.

Tradição Regional
Seguindo para a Serra Gaúcha (RS), o Trem do Vinho é operado pela Giordani Turismo, desde 1992. O roteiro passa pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e promete uma série de experiências enogastronômicas. “O trem sempre teve um papel ligado ao desenvolvimento e à conexão de pessoas. Acreditamos neste princípio e seguimos em constante aperfeiçoamento para melhor receber os visitantes desde o nosso primeiro passeio”, declara Andréia Zucchi, diretora-executiva da Giordani Turismo e Eventos. A viagem de duas horas inclui teatro, coro italiano, show gaúcho e degustação de produtos alcoólicos e não alcoólicos derivados da uva, nas estações de cada município. No Parque Cultural Epopeia Italiana a história da imigração na região é encenada em um espetáculo que tem nove cenários em tamanho real. “O passeio fomenta toda a cadeia do turismo em três cidades e dá espaço para que os artistas se apresentam nas estações e no interior da Maria Fumaça. Beneficia também comerciantes, prestadores de serviços e estabelecimentos que recebem os viajantes que vêm à região para o passeio de Maria Fumaça”, finaliza.  
*https://brasilturis.com.br/viagem-no-tempo-conheca-as-principais-opcoes-de-trem-turistico-no-brasil/
Fonte Revista Ferroviária  11/03/2021

quarta-feira, 10 de março de 2021

SEU JORNAL DA TVT - 10/02/2021

 Notícias  📺

Fui vítima da maior mentira jurídica em 500 anos de história" diz Lula 


Metrô tem novo horário, após determinação para fechamento do comércio em BH

Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta quarta-feira (10/3) o Metrô passa a operar em horário reduzido, das 5h40 às 21h, com todas as 19 estações abertas à população, diariamente. A fim de evitar aglomerações e prover o distanciamento social recomendado pelas autoridades, a CBTU-BH seguirá operando com trens acoplados, de oito carros, intercalados com composições de quatro carros.

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Com a determinação da Prefeitura de BH por meio do Decreto 17.562/21, que impõe o fechamento do comércio não-essencial em toda a cidade, a CBTU Belo Horizonte informa que a partir desta quarta-feira (10/3) o Metrô passa a operar em horário reduzido, das 5h40 às 21h, com todas as 19 estações abertas à população, diariamente. A fim de evitar aglomerações e prover o distanciamento social recomendado pelas autoridades, a CBTU-BH seguirá operando com trens acoplados, de oito carros, intercalados com composições de quatro carros. De segunda a sexta, o intervalo entre viagens será de 8 a 10 minutos no pico. Já aos fins de semana, as composições circularão com intervalos variando de 20 a 30 minutos. Em reunião realizada nesta segunda (8/3) entre a CBTU-Belo Horizonte e o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, o superintendente Miguel Marques comunicou a toda a categoria a nova escala implantada e explicou que a medida adotada pela CBTU-BH está alinhada com o cumprimento da Decisão Judicial firmada no TRT/MG. Para justificar a implantação da nova escala, o superintendente Miguel Marques, apresentou dados que revelam que a demanda de passageiros do metrô manteve-se praticamente estável, caindo menos de 7%, nos primeiros dias após a implantação do Decreto. Considerando a análise dos dados, a CBTU-BH optou por fazer aquilo que melhor atenda à cidade, reduzindo parcialmente o horário e garantindo segurança aos passageiros e a toda a categoria metroferroviária. “A CBTU-BH tem uma responsabilidade social ampla e que obriga a empresa a equilibrar todos os elementos desse tripé, incluindo a oferta de transporte essencial à população, a segurança e a saúde dos empregados e o respeito ao direito de ir e vir de todos os cidadãos mineiros”, justifica o Superintendente Miguel Marques. A alteração no funcionamento do metrô visa prioritariamente garantir transporte aos trabalhadores essenciais, ao mesmo tempo que promove o redimensionamento da oferta de trens aos demais usuários, observando as medidas de contingência adotadas pelo município e zelando para que a população tenha o atendimento adequado no sistema sobre trilhos. A CBTU-BH esclarece ainda que tem mantido o estrito cumprimento de decisão judicial do TRT/MG que determina a existência de diálogo permanente com os metroviários e, assim foi feito, por meio de reunião realizada nesta segunda (8/3). A escala operacional adotada já foi previamente informada à categoria através de ofício enviado ao Sindimetro-MG. Testagem de Empregados: Desde janeiro de 2021, a CBTU-BH vem realizando a testagem sistemática dos empregados do metrô e 695 profissionais já participaram dos testes disponibilizados pela Companhia. Os resultados parciais da testagem não-obrigatória indicam que mais de 92% dos empregados testados não apresentaram nenhum tipo de contaminação, naquele momento, e não houve nenhuma identificação de infecção ativa. Os outros 7,6% identificados como IGg positivo, indicam que o empregado pode ter tido contato com o vírus num momento passado, mas que não se mostrou ativo por ocasião da testagem atual, fato que foi confirmado por exame PCR, feito na sequência. Uso obrigatório de máscara: A CBTU reafirma que permanece obrigatório o uso de máscara sobre o nariz e boca em todas as estações e dependências do metrô, por tempo indeterminado. A Companhia solicita aos usuários que permaneçam atentos ao cumprimento da norma, já que a publicação impõe que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência em seu interior de pessoas sem máscaras ou cobertura no rosto. A CBTU-BH acolhe com presteza todas as orientações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e das demais autoridades estaduais e municipais que atuam no combate à pandemia e seguirá readequando sua oferta de serviços, sempre que houver necessidade. A CBTU permanecerá firme na implementação de medidas de enfrentamento à Covid-19 e na proteção extensiva a seus empregados e usuários, mas sempre ciosa de que o envolvimento e a participação de todos na preservação da saúde e do bem-estar coletivo é uma atitude indispensável para este momento tão desafiador!
Com informações da CBTU  10/03/2021

Comissão defende a retomada das obras do VLT Cuiabá-Várzea Grande

Transportes sobre trilhos  🚄

O objetivo do movimento é reunir especialistas no setor para que eles avaliem - diante do que já se tem concluído e adquirido para o VLT, se a retomada das obras desse modal de transporte é viável ou não. A entidade defende que o dinheiro que tem na conta do VLT, cerca de R$ 193 milhões, é suficiente para finalizar a primeira etapa aeroporto de Várzea Grande até o bairro Porto em Cuiabá.

Diário de Cuiabá
A comissão que visitou o Centro de Operações
defendeu a retomada das obras do VLT
Na segunda-feira (8), uma comissão fez uma visita técnica ao Centro de Controle e Operação (CCO) do VLT em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, e defendeu a retomada da obra. Em dezembro de 2020, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que substituirá as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a instalação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) movido a eletricidade. O objetivo do movimento é reunir especialistas no setor para que eles avaliem - diante do que já se tem concluído e adquirido para o VLT, se a retomada das obras desse modal de transporte é viável ou não. A entidade defende que o dinheiro que tem na conta do VLT, cerca de R$ 193 milhões, é suficiente para finalizar a primeira etapa aeroporto de Várzea Grande até o bairro Porto em Cuiabá. O restante até o CPA e Coxipó poderia vir com a iniciativa privada por meio de parceria público-privada (PPP). A visita contou com representantes da Caixa Econômica Federal, Jean Pejo, ex-secretário de Mobilidade Urbano, do presidente do Movimento Pró-VLT, Vicente Vuolo, e Silvia Cristina Silva - presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô ( ANPTRILHOS). Pejo disse que todas as vantagens que o governador colocou para o BRT são do VLT. Segundo o movimento, cada vagão do VLT tem capacidade para 400 pessoas. Se estivesse rodando, seriam 400 mil usuários. BRT X VLT - A decisão do governador em pedir a substituição levou em conta estudos técnicos elaborados pelo estado e pelo Grupo Técnico criado na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. Os estudos concluíram que a continuidade das obras do VLT era “insustentável”, demoraria mais seis anos para conclusão. O estudo apontou diversos riscos na hipótese de implantação do VLT, segundo o governo. Um deles é o valor da tarifa, que ficou orçada em R$ 5,28, montante muito superior ao do transporte coletivo praticado na Baixada Cuiabana, que é de R$ 4,10. Já na hipótese de instalação do BRT, a tarifa ficaria na faixa de R$ 3,04. Outro revés do VLT estaria no subsídio que o Governo de Mato Grosso teria que pagar para que o modal funcionasse: R$ 23,2 milhões por ano. Com o BRT, a estimativa é que a implantação ocorra em até 22 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço para início das obras. O custo de implantação também é consideravelmente menor. Enquanto o VLT consumiria mais R$ 763 milhões, além do R$ 1,08 bilhão já pago, o BRT está orçado em R$ 430 milhões, já com a aquisição de 54 ônibus elétricos. O Governo de Mato Grosso também vai ajuizar uma ação contra o Consórcio para que as empresas que o integram paguem R$ 676 milhões pelos danos causados.
Fonte - Diário de Cuiabá  19/03/2021
http://www.diariodecuiaba.com.br/cidades/comissao-defende-a-retomada-das-obras-do-vlt-cuiaba-vg/567968

Parar a tragédia brasileira já!

Ponto de Vista  🔍

Desde o início da crise sanitária que se abate sobre os brasileiros, essa liderança(Murilo Pinheiro-SEESP) tem sido uma voz importante para que as autoridades, especialmente, tenham seriedade em suas decisões. Nesse sentido, vale destacar alguns trechos de seu último pronunciamento escrito onde coloca a exata importância do retorno do auxílio emergencial e de um planejamento para a vacinação de todo o povo brasileiro.

Portogente *
foto/divulgação
Não existe economia sem vidas. Não existe vidas sem economia. A engenharia brasileira se mostra na vanguarda também ao se preocupar com os destinos do País, não apenas no que se refere à empregabilidade desta mão de obra tão qualificada; mas principalmente porque quer ajudar a construir e desenvolver uma Nação com direitos para todos e justiça. À frente dessa sabedoria, está o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), o engenheiro eletricista Murilo Pinheiro. Desde o início da crise sanitária que se abate sobre os brasileiros, essa liderança tem sido uma voz importante para que as autoridades, especialmente, tenham seriedade em suas decisões. Nesse sentido, vale destacar alguns trechos de seu último pronunciamento escrito onde coloca a exata importância do retorno do auxílio emergencial e de um planejamento para a vacinação de todo o povo brasileiro. Diz ele: “Ainda que sejam insuficientes para uma vida digna, muito distantes do ideal para o dia a dia confortável de uma família, os R$ 600,00 do auxílio original, que se aproximam do valor da cesta básica, mostraram-se fundamentais para garantir amparo à parcela de brasileiros mais prejudicada pela crise e pela paralisação de setores da economia.” Como tem gente que só pensa a partir de números, e não de vidas, Murilo ainda observa: “Também foram essenciais para reduzir a gravidade da queda no Produto Interno Bruto (PIB), em 2020, com a manutenção de mínimo poder de compra pelos cidadãos.” Por isso, prossegue, nada justifica reduzir drasticamente o benefício que segue tão ou mais importante que há um ano, quando nos deparamos com um novo vírus cujo contágio se configurou numa pandemia. Na outra ponta, está a imunização: “Com apenas a primeira dose da vacina tendo chegado a menos de 5% da população e variantes do coronavírus circulando entre nós, é imprescindível seguir com as medidas de distanciamento social efetivo para que a tragédia sanitária não se torne um pesadelo ainda pior.” Como ele lembra, a previsão de 3 mil mortes diárias feita pelo Ministério da Saúde “deve pesar mais que a pressão do mercado financeiro, esse ente invisível que segue impondo suas vontades aos destinos do País, a despeito da realidade chocante que vivemos”. 
*Murilo Pinheiro conclama: “Neste momento, a missão é salvar vidas, da doença e da fome, e não agradar a uma minoria que tem demonstrado enorme dificuldade em partilhar o mínimo que seja e não tem compromisso com o futuro do Brasil.”
Fonte - Portogente  10/03/2021

terça-feira, 9 de março de 2021

Governador da Bahia se reúne com deputados estaduais para debater medidas de enfrentamento à Covid-19

Saúde & Prevenção  😷

Mediado pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes, o encontro também contou com a participação do titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas; do prefeito de Salvador, Bruno Reis; e do secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

Da Redação
foto/divulgação
O enfrentamento à segunda onda da Covid-19 no território baiano foi debatido pelo governador Rui Costa e deputados estaduais que ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), durante uma reunião virtual promovida na tarde desta terça-feira (9). Mediado pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes, o encontro também contou com a participação do titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas; do prefeito de Salvador, Bruno Reis; e do secretário municipal da Saúde, Leo Prates. Mesmo com a abertura sistemática de leitos promovida pelo governo estadual, a rede pública está se aproximando de um colapso, como lembrou o governador. “É o momento mais difícil que a Bahia já enfrentou desde o início da pandemia, não só para o Estado, mas para os prefeitos também. Por isso, venho pedir o apoio político e institucional dos deputados e da Alba para auxiliar na conscientização de toda a população, inclusive de representantes do comércio, a fim de que todos entendam realmente a gravidade da situação”, solicitou Rui. Ele reiterou que o momento não comporta aglomerações. “O Brasil inteiro está à beira do colapso, com governadores e prefeitos fazendo o que podem para ampliar leitos, mas isso não dá conta se não conseguirmos barrar o crescimento da doença. Mesmo compreendendo o argumento de setores econômicos que precisam ficar restritos nesse momento, precisamos manter vidas em primeiro lugar. Essas medidas já mostraram o primeiro resultado, que é parar o crescimento da taxa, mas os números ainda inspiram alerta total”, apontou o governador. De acordo com Vilas-Boas, apenas a vacinação e a aplicação de barreiras mecânicas de transmissão podem frear o contágio e reduzir as mortes pela doença. “As barreiras mecânicas de transmissão, que são as máscaras, medidas de promoção de isolamento social e a higiene das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, são o que podemos contar agora, já que erros do governo federal nos fizeram perder muitas posições na corrida por vacinas. Enquanto houver sinalização de amplas taxas de transmissão, como ocorre agora, precisamos nos ater às medidas de isolamento. Por isso, precisamos do apoio de todos, para que a população abrace inteiramente a causa, fique em casa e os números possam finalmente cair”, explicou o secretário estadual da Saúde. Na Bahia, já são 715.418 casos confirmados, desde o início da pandemia, sendo 683.429 recuperados, 19.357 ativos e 12.632 óbitos. Atualmente, cerca de 400 pacientes aguardam por regulação para leitos Covid.
Com informações da Secom BA 09/03/2021

Ao vivo: STF julga suspeição de Moro

 Política   👀


Prorrogadas, até 15 de março, medidas restritivas em Salvador e região metropolitana

Saúde & Prevenção  😷

As medidas estabelecidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado online deste domingo (7). Nas demais cidades do interior, as medidas restritivas valerão das 18h do dia 12 de março até as 5h do próximo dia 15. O toque de recolher, das 20h às 5h, permanece mantido em todo o território baiano até 1º de abril.

Da Redação
Foto - Elói Corrêa/GOV.BA
Serão prorrogadas as medidas mais restritivas até as 5h do dia 15 de março (segunda-feira), em Salvador e região metropolitana. Desta forma, seguirá sendo permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais. As medidas estabelecidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado online deste domingo (7). Nas demais cidades do interior, as medidas restritivas valerão das 18h do dia 12 de março até as 5h do próximo dia 15. O toque de recolher, das 20h às 5h, permanece mantido em todo o território baiano até 1º de abril. A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de sexta (12), até as 5h de segunda-feira (15), inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). O funcionamento de restaurantes e bares fica restrito à operação de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até às 24h, com validade até as 5h do dia 15 de março. São considerados serviços essenciais as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como transporte, serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência. Continuam suspensos, até as 5h do dia 15 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na capital e região metropolitana. Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%. Transporte A circulação dos meios de transporte metropolitanos (ônibus e metrô) permanece suspensa das 20h30 às 5h, até 15 de março de 2021. O sistema aquaviário (ferry boat e lanchinhas) ficará totalmente suspenso das 20h30 de 12 de março até as 5h do dia 15 de março. Ficam suspensos também na capital e RMS, das 18h de sexta (12) até as 5h do dia 15 de março, as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. Os municípios que integram a região metropolitana são: Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. Toque de recolher para todo o estado Segue restrita a circulação noturna de pessoas na rua em todo o estado, das 20h às 5h, até 1º de abril. A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência. Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até às 24h. Estão fora do decreto as atividades ligadas ao funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destes. O mesmo vale para os serviços de limpeza pública e manutenção urbana e os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos, além das atividades profissionais de transporte privado de passageiros. Ficam suspensos, ainda, eventos e atividades, em todo o território do Estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica no período de 3 de março a 1º de abril.
Com informações da Secom BA  09/03/2021

Campanha contra o vandalismo é instalada nas estações do Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

A campanha foi desenvolvida pelo designer gráfico da CBTU Recife, Diego Lira. Para a gerente operacional de comunicação e marketing, Marcela Campos, “o intuito dessa companhia educativa é sensibilizar a população quanto à importância de proteger o bem público, o vandalismo e mau uso do sistema refletem na qualidade do serviço

CBTU
divulgação/CBTU
A Gerência Operacional de Comunicação e Marketing – GOMAK da CBTU Recife, em parceria com a Kallas, empresa terceirizada que atua nos espaços de publicidade e mídias das estações, instalaram na semana passada, painéis da campanha contra o vandalismo. A campanha foi desenvolvida pelo designer gráfico da CBTU Recife, Diego Lira. Para a gerente operacional de comunicação e marketing, Marcela Campos, “o intuito dessa companhia educativa é sensibilizar a população quanto à importância de proteger o bem público, o vandalismo e mau uso do sistema refletem na qualidade do serviço, muitas vezes à população é penalizada pela falta de zelo e cuidado de um patrimônio que pertence a ela mesma, denunciar isso é um ato de respeito e civilidade, esse é o primeiro tema abordado por uma série de Campanhas que serão lançadas no decorrer do ano”. Novas campanhas estão por vir. A parceria Kallas e CBTU deverá realizar uma nova campanha a cada trimestre. A Kallas assinala também que buscará mais meios de comunicação para futuras campanhas institucionais da CBTU, a fim de se aproximar mais do usuário e da sociedade, inclusive fora dos limites da Companhia.
Fonte - CBTU  09/03/2021

segunda-feira, 8 de março de 2021

Bahia questiona renovação da FCA (Ferrovia Centro- Atlântica)

Transportes sobre trilhos  🚂

Em ofício enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) pede a suspensão de “quaisquer tomadas de decisão sobre a renovação antecipada do contrato de concessão da FCA”, sob a alegação de falta de investimento e sucateamento dos trechos concedidos

A Tarde* 
foto - ilustração/arquivo
(abandono da FCA)
A renovação antecipada de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), principal eixo de integração logística entre a Bahia e o Centro-Oeste do país, transformou-se em ponto de discórdia entre o governo do estado e a VLI Multimodal S.A., empresa que administra o modal desde 1996. Em ofício enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) pede a suspensão de “quaisquer tomadas de decisão sobre a renovação antecipada do contrato de concessão da FCA”, sob a alegação de falta de investimento e sucateamento dos trechos concedidos. De acordo com a CBPM, durante os 25 anos de concessão da FCA à VLI, houve um “completo abandono das estruturas que servem ao estado da Bahia, especialmente o corredor Minas-Bahia e o ramal Centro-Leste, que testemunhou o declínio do transporte de carga ferroviário decorrente da ausência de investimentos mínimos para sua operação”. A CBPM exige que a renovação da outorga, por mais 30 anos, fique condicionada à comprovação do cumprimento das cláusulas contratuais. O valor de investimentos previsto na outorga de renovação antecipada ultrapassa os R$ 13,8 bilhões. A ANTT realizou uma audiência pública, em fevereiro deste ano, para subsidiar a decisão do governo federal quanto à renovação da outorga. A CBPM, no entanto, questionou a validade da audiência. Segundo a companhia, houve limitação na participação do público e falta de “qualidade” dos estudos sobre a atuação da concessionária, o que tornaria a audiência “nula de pleno direito”. “Defendemos que a VLI deixou de fazer investimento na ferrovia. 

foto - ilustração/arquivo
Para ser feita a renovação da outorga, a VLI precisa mostrar quais investimentos estão previstos para a malha”, disse o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Ponte O governo da Bahia cobra da VLI Multimodal a solução para “gargalos” no fluxo logístico do estado. De acordo com a Secretaria de Planejamento (Seplan), um dos problemas da malha é o fluxo na ponte que liga Cachoeira a São Félix. Construída no século XIX, a Ponte D. Pedro II liga a área central das duas cidades e é utilizada para o transporte de cargas ao Porto de Aratu. “Desde 2009, o governo da Bahia apresentou uma proposta para solucionar o problema de Cachoeira-São Félix. A proposta entrou no Orçamento da União, foi feito o projeto, e a VLI nunca moveu uma palha. Defendemos o contorno de Cachoeira e São Félix ou outro ramal ferroviário que saia do outro lado e chegue ao Porto de Aratu. Se não resolver isso, não temos como transportar cargas para Aratu de maneira efetiva”, disse o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro. Outro lado De acordo com a assessoria de comunicação da VLI, em nota, o corredor Minas-Bahia “conta com operações regulares, com a movimentação de derivados de petróleo, cal, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita, cimento e contêineres”. A circulação de cargas entre os estados da Bahia e Minas Gerais, de acordo com a concessionária, registrou um crescimento de cerca de 20% entre 2019 e 2020, e a proposta de renovação da concessão da FCA prevê um investimento de R$ 13,8 bilhões na malha atual, dos quais cerca de R$ 3,5 bilhões destinados ao trecho baiano. A VLI obteve a concessão da FCA – pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal S.A. – em leilão realizado em junho de 1996.
*https://atarde.uol.com.br/economia/noticias/2160191-bahia-questiona-renovacao-da-ferrovia-centro-atlantica
O jornal A Tarde destacou em matéria de capa os questionamentos da Bahia em relação à renovação de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica por mais 30 anos à VLI Multimodal S.A. O jornal circulou no domingo, 08. O jornal cita cobranças do governo da Bahia à VLI para a solução de gargalos no fluxo logístico do estado, como o fluxo na ponte que liga Cachoeira a São Félix.
Fonte - CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) 08/03/2021

SEU JORNAL DA TVT - 08/03/2021

 Notícias  📺

 Lula tem condenações anuladas e volta a ser elegível


Fachin anula condenações de Lula na Lava Jato

Política  👀

Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público.

André Richter - Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração/arquivo
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público. Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de 8 anos e 10 meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso. A anulação ocorreu porque Fachin reconheceu que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estavam relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras. Dessa forma, seguido precedentes da Corte, o ministro remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília. "Apesar de vencido diversas vezes quanto a tema, o relator [Fachin], tendo em consideração a evolução da matéria na 2ª Turma em casos semelhantes, entendeu que deve ser aplicado ao ex-presidente da República o mesmo entendimento, reconhecendo-se que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o juiz natural dos casos”, diz nota do gabinete de Fachin. A condenação no caso do triplex foi proferida pelo então juiz Sergio Moro. No caso do sítio de Atibaia, Lula foi sentenciado pela juíza Gabriela Hardt. A decisão também atinge o processo sobre supostas doações irregulares ao Instituto Lula. O processo ainda está em tramitação na 13ª Vara e também deverá ser enviado para Brasília.

Defesa 
Em nota, a defesa de Lula declarou que recebeu a decisão com serenidade. Os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Zanin Martins afirmaram que sempre sustentaram que as acusações contra o ex-presidente nunca tiveram relação com os desvios na Petrobras. “Por isso, a decisão que hoje afirma a incompetência da Justiça Federal de Curitiba é o reconhecimento de que sempre estivemos corretos nessa longa batalha jurídica, na qual nunca tivemos que mudar nossos fundamentos para demonstrar a nulidade dos processos e a inocência do ex-presidente Lula e o lawfare que estava sendo praticado contra ele”, diz a nota.
Fonte - Agência Brasil  08/03/2021

Prefeitura inaugura serviço de ônibus Rapidão São Luís na capital do Maranhão

Mobilidade 🚍

Com ônibus articulados que vão de terminal para terminal, em novas rotas e menos paradas, a prefeitura da capital maranhense inaugurou o serviço de ônibus urbanos "Rapidão São Luis".Com três linhas exclusivas que saem dos terminais de integração Distrito Industrial, Cohama e São Cristóvão, os ônibus articulados farão oito viagens diárias, quatro pela manhã e quatro à tarde, com intervalo de, no máximo, 40 minutos entre elas.

Da Redação
foto - divulgação/Secom SL
Teve inicio na sexta feira(05) o serviço Rapidão São Luís, com ônibus articulados que vão de terminal para terminal, em novas rotas e menos paradas. Com isso, a população diminuirá até a metade do tempo para se deslocar pela cidade, chegando mais rápido em sua casa ou local de trabalho. O prefeito de São Luis,Eduardo Braide, acompanhou a viagem de volta da linha Terminal Cohama/Terminal Praia Grande. O veículo saiu às 9h24min da Praia Grande e chegou às 9h50min na Cohama. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), atualmente as linhas que fazem o trajeto entre os terminais de integração Distrito Industrial e Praia Grande levam cerca de 180 minutos para fazer as viagens de ida e volta. Com o “Rapidão São Luís”, este tempo cairá para, no máximo, 60 minutos. Inicialmente, o “Rapidão São Luís” conta com três linhas exclusivas que saem dos terminais de integração Distrito Industrial, Cohama e São Cristóvão, que farão oito viagens diárias, quatro pela manhã e quatro à tarde, com intervalo de, no máximo, 40 minutos entre elas. As linhas fazem trajetos diferentes nas viagens de ida e volta para garantir maior acesso dos usuários a diferentes áreas da cidade. O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro, afirmou que haverá monitoramento do serviço para que ele seja aprimorado e ampliado. Inicialmente o serviço conta com seis ônibus, mas a meta é colocar todos os 20 ônibus articulados que fazem parte da  frota da cidade 
para atender à população por meio deste serviço” disse. O serviço 'Rapidão São Luís' manterá o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária. Desse modo, se o passageiro usar o benefício em uma linha convencional e pegar o Rapidão, o tempo do bilhete não sofrerá alterações. O mesmo vale para quem faz o transbordo das linhas do 'Rapidão São Luís' e vai usar uma linha convencional. O novo serviço será monitorado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) com a equipe técnica para o devido acompanhamento diário e os devidos ajustes futuros.
Com informações da Agência São Luis de Notícias  08/03/2021

Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com horário reduzido até 1º de abril - Movimento hoje

 Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

Usuários do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica devem ficar atentos para o horário de funcionamento do serviço que será das 5h30 às 19h30 até o dia 1º de abril, com saídas nos horários regulares de hora em hora, atendendo ao decreto do Governo do Estado n°20.260 de 02 de março de 2021, que visa reduzir a disseminação do coronavírus. O serviço não funcionara no sábado e no domingo. Nesta segunda-feira(08) estão em operação 6 embarcações, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi, Pinheiro e Anna Nery. O movimento é intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, o movimento tem fluxo é tranquilo para os dois modos de embarques.

foto - ilustração/arquivo