sexta-feira, 10 de julho de 2020

Mais quatro cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 378

Transportes/Prevenção  🚍

Barra do Rocha, Caturama, Ituaçu e Novo Horizonte terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (11). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10). Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Lajedão e Malhada, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.



Passo para trás

Ponto de Vista  🔍

A volta às bases é hoje necessária para a exigência de um controle sanitário mais estrito com protocolos rígidos articulados com as empresas e supervisionados pelos sindicatos e os agentes de saúde. Salvar vidas de trabalhadores na produção fabril é a primeira tarefa sindical relevante desta volta (mesmo virtual) às bases.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João G.Vargas Netto
Levando em conta o pandemônio na vida dos brasileiros e modificando um dito leninista quero recomendar às direções sindicais, em particular do setor industrial, que deem um passo para trás em direção às suas bases; menos Brasília e menos lives entre si e mais o próprio quintal e o acesso aos trabalhadores.
Preocupa-me a situação nas empresas fabris onde os trabalhadores formais – associados ou não ao sindicato – enfrentam hoje dificuldades sem precedentes no curso da produção.
A doença entrou nas fábricas em uma escala nova que chega a desorganizar e paralisar a produção nas pequenas e médias.
Tomemos o exemplo do oeste do Paraná onde a infecção maciça nos trabalhadores em frigoríficos espraiou-se por toda a sociedade e fez com que inúmeras cidades passassem a ser, no estado, os polos da doença com contaminações e mortes e as empresas encerrassem suas atividades.
A volta às bases é hoje necessária para a exigência de um controle sanitário mais estrito com protocolos rígidos articulados com as empresas e supervisionados pelos sindicatos e os agentes de saúde. Salvar vidas de trabalhadores na produção fabril é a primeira tarefa sindical relevante desta volta (mesmo virtual) às bases.
A segunda motivação forte para a volta às bases é a defesa do emprego. Em um primeiro momento, mas com perdas evidentes, a MP 936 serviu a este objetivo. Atualmente, mesmo com a sanção presidencial com vetos da conversão em lei da medida provisória, pouca ou nenhuma vantagem adviria se não houver imediatamente a prorrogação dos prazos de vigência das suspensões ou reduções de salários e jornadas com manutenção dos empregos.
Os sindicatos precisam agir localmente para garantir ao máximo os empregos que se encontram ameaçados pelo avanço da depressão econômica e pelo egoísmo estratégico das empresas.
A volta efetiva às bases procura também defender todos os direitos dos trabalhadores – em particular os direitos sindicais. Se a presença do sindicato não for efetiva e eficiente, mesmo por meios virtuais, em pouco tempo o pandemônio causado pela pandemia fará que a nossa direção retroceda não um passo, mas uma distância a perder de vista.
* Analista político
Fonte - Portogente 10/07/2020

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Metrô de Fortaleza aumenta em 41% oferta de viagens na Linha Sul a partir desta sexta-feira (10/7)

Transportes sobre trilhos  🚇

O aumento na oferta de viagens é de 41%, considerando a ampliação de 82 para 116 viagens diárias. Com o novo horário, deixa de existir a pausa operacional no período da tarde. A ampliação de horário é fruto do aumento natural de demanda e da disponibilidade gradual de pessoal interno, face a Covid-19.

Da Redação
divulgação/Metrofor
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza passa a operar de 5h35 às 20h56 a partir desta sexta-feira (10/7), como parte da operação especial durante a fase de reabertura responsável das atividades econômicas. O aumento na oferta de viagens é de 41%, considerando a ampliação de 82 para 116 viagens diárias. Com o novo horário, deixa de existir a pausa operacional no período da tarde. A ampliação de horário é fruto do aumento natural de demanda e da disponibilidade gradual de pessoal interno, face a Covid-19.
As linhas de Metrô e VLT em Fortaleza voltaram a operar no dia 1º/6, conforme previsão do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, do Governo do Ceará. A linha Oeste segue no horário de 5h20 às 10h15 e 15h50 às 20h e o VLT Parangaba-Mucuripe continua funcionando de 5h50 às 10h10 e 16h10 às 20h10. Somente a Linha Sul terá os horários ampliados a partir do dia 10. Os VLTs de Cariri e de Sobral continuam suspensos, atendendo aos decretos estaduais.

Operação especialPara utilizar as linhas, é necessário o uso de máscaras, manutenção do distanciamento entre os usuários, atenção às marcações para que os assentos sinalizados permaneçam livres e higienização das mãos antes e após as viagens. 
Com informações da Metrofor  09/07/2020

Bahia tem mais cinco municípios com transporte suspenso; total chega a 376

Transportes 🚍

Cocos, Itiúba, Iuiu, Nova Fátima e São Gabriel terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (10). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (9).Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.



foto - ilustração/arquivo

Sistema de trens urbanos de Natal terá grade de viagens ampliada a partir desta segunda-feira (13/07)

Transportes sobre trilhos  🚄

A CBTU informa que, acompanhando a reabertura gradativa das atividades na Região Metropolitana de Natal e com o objetivo de equilibrar o acesso à mobilidade urbana, retornará à operação de mais 10 viagens de sua grade horária, a partir desta segunda-feira (13/07).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Serão retomadas as seguintes viagens nas Linhas Norte(Natal/Ceará-Mirim) e Sul(Natal/Parnamirim)

Linha Norte 

Segunda a Sexta: Partindo de Ceará-Mirim com destino a Natal, retornarão as viagens das 6h14(que substitui a de 5h15), 8h05 e 17h08. No percurso de Natal para Ceará-Mirim, as viagens das 6h37 e 15h50.
Sábado: Partindo de Ceará-Mirim com destino a Natal, retornarão as viagens das 5h05 e 13h46. No percurso de Natal para Ceará-Mirim, as viagens das 6h37 e 15h15.

Linha Sul 

Segunda a Sexta: Partindo de Parnamirim com destino a Natal, retornarão as viagens das 5h35, 8h47 e 16h15. No percurso de Natal para Parnamirim, as viagens das 7h59, 15h24 e 18h45.
Sábado: Partindo de Parnamirim com destino a Natal, retornará a viagem das 5h35. No percurso de Natal para Parnamirim, viagem das 14h.
A Companhia informa ainda que continua com reforço na higienização das estações e trens, mantendo-os circulando com as janelas abertas, para facilitar a circulação de ar, e orientando sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, como medidas de prevenção à transmissão do COVID-19, em cumprimentos aos decretos vigentes.
Por fim, a CBTU Natal afirma que, continuará acompanhando os decretos nos âmbitos federal, estadual e municipal para a retomada das atividades e enfrentamento da pandemia, e que não medirá esforços para atendê-los.
Com informações da CBTU  09/07/2020

divulgação/CBTU


Vereadores retomam defesa da linha 18 do monotrilho de SP

Transportes sobre trilhos  🚄

Uma das primeiras ações do colegiado é enviar ofício ao secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, ainda hoje, pedindo informações sobre o resgate do projeto.Conforme o presidente do antigo bloco, o vereador Fábio Lopes (Cidadania-Santo André), e o vice-presidente da frente parlamentar, vereador Adelto Cachorrão (Republicanos-Mauá), a intenção é retomar as atividades do colegiado e estender o debate dos impactos da proposta em todas as sete cidades.

Diário do Grande ABC
foto - ilustração/arquivo

Após grupo chinês BYD demonstrar interesse em retomar o projeto da Linha 18-Bronze do Metrô em sua concepção original, ou seja, por monotrilho, vereadores do Grande ABC pretendem recriar frente parlamentar que foi elaborada para acompanhar o projeto no ano passado, antes de o governo do Estado enterrar o modal e adotar o BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) para o ramal.
Uma das primeiras ações do colegiado é enviar ofício ao secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, ainda hoje, pedindo informações sobre o resgate do projeto.
Conforme o presidente do antigo bloco, o vereador Fábio Lopes (Cidadania-Santo André), e o vice-presidente da frente parlamentar, vereador Adelto Cachorrão (Republicanos-Mauá), a intenção é retomar as atividades do colegiado e estender o debate dos impactos da proposta em todas as sete cidades.
"Vamos chamar os vereadores que já participavam deste grupo e vamos iniciar o debate novamente. É de suma importância que os vereadores sejam ouvidos. Já conversei com o Fábio Lopes e a intenção é enviar um ofício para Baldy amanhã (hoje)", disse Adelto Cachorrão.
No ano passado, o grupo se dissolveu sem conseguir encontro com o secretário dos Transportes Metropolitanos. Agenda chegou a ser marcada, mas foi ignorada por Baldy e pelo governador do Estado, João Doria (PSDB). Logo depois, o Palácio dos Bandeirantes acabou anunciando o BRT e engavetando o projeto do monotrilho para a região.
"Adelto e eu já conversamos hoje (ontem). Vamos retomar este grupo. Já mandei ofícios para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e irei mandar ao próprio secretário Baldy. E com as respostas oficiais, a gente vai ver qual é a medida que o grupo vai tomar", declarou Fábio Lopes.
No início da semana, o prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio, Gabriel Maranhão (Cidadania), apresentou a proposta do grupo BYD ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O tema foi transferido à pasta de Baldy, que analisa se há viabilidade técnica e jurídica para avançar.
O grupo chinês tem intenção de tocar o projeto do monotrilho conforme o planejamento apresentado pelo governo do Estado em 2014. Para isso, o BYD estaria disposto a aportar dinheiro, mão de obra especializada, equipamento específico e até a adquirir o Consórcio Vem ABC, que venceu a PPP (Parceria Público-Privada) para tirar o transporte do papel.
No ano passado, além de Lopes e Cachorrão, integravam o grupo os vereadores Vanderley Cavalcante da Silva, o Neycar (SD), de Mauá; Ricardo Andrejuk (PSDB), de São Caetano; Rogério do Açougue (PSB); e Silvino Castro (Republicanos), de Ribeirão Pires; e Jhol Jhol (PP), de Rio Grande da Serra. O Legislativo de São Bernardo não enviou parlamentar e sequer havia debatido a questão.
À época, a intenção do bloco era pressionar o governo do Estado a escolher pelo modal monotrilho em vez do BRT. O grupo de vereadores chegou a se reunir com o GT (Grupo de Trabalho) de mobilidade do Consórcio para debater quais eram as melhores opções de transporte para a região.

Fonte - Revista Ferroviária  09/07/2020

Garantir socorro e combater a precarização

Ponto de VIsta  🔍

A situação reforça a necessidade de se garantir socorro às famílias e à atividade produtiva nacional. É preciso que seja mantido auxílio emergencial pelo menos com o valor aprovado no Congresso de R$ 600,00, provavelmente além dos dois meses de prorrogação anunciados, e que as linhas de financiamento sejam acessadas efetivamente pelas empresas que verdadeiramente tentam manter seus empregados. 

*Murilo Pinheiro - Portogente
Murilo pinheiro/Portogente
Em meio a uma pandemia de desfecho incerto que ainda exige distanciamento social como forma de conter velocidade da contaminação, avolumam-se as preocupações sanitárias e econômicas no Brasil. Dados demonstram que no início do ano, mesmo sem os efeitos do novo coronavírus, o País já entrava em recessão. Desde então, obviamente, a situação só piorou. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 30 de junho último, traz número alarmante: pela primeira vez, desde o início do levantamento em 2012, o nível de ocupação da população economicamente ativa ficou abaixo da metade, apenas 49,5%.
A situação reforça a necessidade de se garantir socorro às famílias e à atividade produtiva nacional. É preciso que seja mantido auxílio emergencial pelo menos com o valor aprovado no Congresso de R$ 600,00, provavelmente além dos dois meses de prorrogação anunciados, e que as linhas de financiamento sejam acessadas efetivamente pelas empresas que verdadeiramente tentam manter seus empregados. Diferentemente do que prega a ortodoxia de planilha de visão curta, trata-se de garantir que haja um País após essa crise de proporções devastadoras. As regras teóricas fiscalistas, já muito questionadas por especialistas que entendem do assunto, precisam dar lugar às urgências reais da população e da economia brasileiras.
Uma questão fundamental nesse processo é que o combate à crise não seja o pretexto para a ampla precarização do trabalho no Brasil, tendência crescente lamentavelmente desde a malfadada reforma na legislação feita em 2017. Uma economia realmente forte requer mão de obra qualificada, trabalho decente e proteção social.
Ao anunciar um novo formato para o programa “Bolsa Família”, que passaria a se chamar “Renda Brasil”, o Ministério da Economia já tenta ressuscitar a informalidade prevista no malsucedido contrato de trabalho “verde e amarelo”, criado por Medida Provisória, mas que não prosperou no Congresso. A ideia aqui seria que o cidadão migrasse da transferência de renda para um “emprego desonerado”, leia-se, sem as garantias previstas na legislação trabalhista vigente. No dia 1º de julho, um protesto dos entregadores de plataformas de venda de refeições tornou público o que talvez seja invisível para a sociedade: a superexploração do trabalho informal que muitos pretendem chamar de empreendedorismo.
Apesar de todo o cenário de dificuldades, há que se evitar a normalização dessa “uberização” do trabalho que ameaça inclusive atividades como a engenharia, que exigem rigor técnico. A tendência à desregulamentação afeta o mercado dos profissionais legalmente habilitados – que não são melhores que ninguém como pessoas ou trabalhadores, mas têm treinamento específico para exercer o seu ofício. Mais grave, representa risco à sociedade como um todo e vai na contramão do processo civilizatório. Se o objetivo é construir um país e um mundo melhores, inclusive a partir do aprendizado com a pandemia, não é possível admitir a precariedade como tônica dominante. Sigamos na direção da prosperidade.
* Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp)
Fonte - Portogente  09/07/2020

Incêndio atinge estação da linha 2 do metrô de São Paulo

Transportes sobre trilhos  🚇

Segundo informações do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o fogo começou nos dutos de ventilação do túnel da estação. Trabalhadores que atuavam em outras estações foram deslocados para dar suporte. 

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/Pregopontocom
Um incêndio atingiu, no início da madrugada desta quinta-feira (9), uma das saídas da Estação Brigadeiro, Linha 2-Verde do Metrô, na Avenida Paulista, região central de São Paulo.
Segundo informações do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o fogo começou nos dutos de ventilação do túnel da estação. Trabalhadores que atuavam em outras estações foram deslocados para dar suporte. Uma moradora da região registrou o fogo com a câmera do celular.
De acordo com o Metrô, não houve feridos, e a circulação de trens foi temporariamente interrompida entre as estações Ana Rosa e Consolação. Às 4h40 a estação foi aberta normalmente.
O Metrô está apurando as causas do incêndio.
Fonte - Agência Brasil  09/07/2020

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Horário de funcionamento do Metrô do Recife será ampliado em uma hora

Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta quinta, dia 09/07, o Metrô do Recife terá seu horário de operação ampliado em uma hora. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 21h. A operação da Linha Diesel (VLT) continuará suspensa. A ampliação no horário noturno visa atender aumento da demanda após a implantação de novas etapas do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco. Diante do elevado número de afastamento dos empregados da operação e manutenção, por pertencerem ao grupo de risco em relação ao Covid-19, está comprometida, no momento, uma ampliação ainda maior dos horários de funcionamento.


foto - ilustração/arquivo

terça-feira, 7 de julho de 2020

Bahia tem mais 11 cidades com transporte suspenso; total chega a 366

Transportes/Prevenção 🚍

Biritinga, Cardeal da Silva, Coronel João Sá, Ibitiara, Irajuba, Itanagra, Mirangaba, Piatã, Rio de Contas, Salinas da Margarida e Varzedo terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (8). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7). Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Lafaiete Coutinho, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo


Ferry-Boat Salvador/Itaparica teve movimento intenso de veículos nesta terça(07)

Travessia marítima  🚢

O Sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima entre Salvador e Itaparica, teve nesta terça(07) movimento com fluxo intenso de veículos no terminal de Bom Despacho e moderado em São Joaquim.O movimento de passageiros manteve-se tranquilo nos dois terminais.O sistema manteve em serviço nesta terça  5 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Pinheiro, Maria Bethânia e Anna Nery. A operação do sistema durante o período da pandemia e realizada de segunda a sexta nos horários de 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, de ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Permanecem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados.



domingo, 5 de julho de 2020

Bahia tem mais cinco cidades com transporte suspenso; total chega a 356

Transportes/Prevenção  🚍 

Aratuípe, Barro Alto, Cordeiros, Correntina e Sebastião Laranjeiras terão o transporte intermunicipal suspenso a partir deste domingo (5). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4). Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.


foto - ilustração/arquivo

Lista de municípios com transportes suspensos na Bahia

Transportes/Prevenção  🚍

No total, a Bahia possui 356 cidades com transporte suspenso veja aqui a lista completa com a relação de todos os municípios.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
 São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Amélia Rodrigues, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Anguera, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Botuporã, Boquira, Brejões, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caculé, Caém, Caetité, Cafarnaum, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candeias, Candiba, Cândido Soares, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catu, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Feira de Santana, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gentio do Ouro, Glória e Gongogi.

A restrição também inclui Governador Mangabeira, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Iraquara, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itororó, Ituberá, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jaguaripe, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedão, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macururé, Madre de Deus, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Muquém de São Francisco, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Ibiá e Nova Itarana.

Estão com restrição no transporte ainda Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedrão, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Felipe, São Félix, São Félix do Coribe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.
Com informações da Secom BA  05/07/2018