Mostrando postagens com marcador Recife. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Recife. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Presidente Lula e ministro das Cidades anunciam investimentos de R$136 milhões para o Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos 🚇

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta terça-feira (02/07), com o ministro da Cidades, Jader Filho, investimentos de R$ 136,1 milhões para para a Superintendência de Recife da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife).Os recursos são provenientes do PAC Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Grandes e Médias Cidades. 

CBTU
foto - Ricardo Stuckert/CBTU
Presidente Lula e ministro das Cidades anunciam investimentos de R$136 milhões para o Metrô do Recife Os valores serão destinados para a modernização de estações, substituição da rede aérea, aquisição de máquinas especiais e manutenção das vias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta terça-feira (02/07), com o ministro da Cidades, Jader Filho, investimentos de R$ 136,1 milhões para para a Superintendência de Recife da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife). Os recursos são provenientes do PAC Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Grandes e Médias Cidades. O anúncio foi realizado em cerimônia na Caixa Cultural, na capital pernambucana. “Estamos muito felizes com este anuncio pois poderemos dar início aos nossos projetos. A CBTU tem como missão entregar um transporte de qualidade para a população e vamos nos dedicar para fazer acontecer um transporte ainda mais seguro e rápido”, disse o Diretor-Presidente da CBTU”, José Marques. O valor será utilizado para modernização de três subestações de energia; substituição de 9,5 quilômetros de rede aérea; aquisição de três máquinas especiais para manutenção de via; requalificação de dos subsistemas de segurança e refrigeração dos trens da frota CAF e de 10 Motores de tração e 30 truques de VLT´s; melhoria das cobertas de quatro estações da Linha Centro e modernização do sistema de sonorização (para que os usuários tenham melhores informações sobre o sistema). Esses investimentos resultarão em melhoria na qualidade de serviço prestado, conforto e segurança; maior oferta de trens e veículos leves sobre trilhos (VLTs) e diminuição dos intervalos entre viagens; e aumento da confiabilidade das redes aéreas e subestações de energia.
Com informações da CBTU Recife 04/07/2024

domingo, 26 de março de 2023

Jardins filtrantes despoluem águas de riacho que desagua no Capibaribe

Ecologia & Meio Ambiente  🌱🌴

A tecnologia sustentável usa plantas aquáticas nativas e tanques de pedras para filtragem de aproximadamente 360 mil litros de água por dia. Ao todo, a obra ocupa 7 mil metros quadrados (m²), em um trecho deste afluente do Capibaribe, que corta o Parque do Caiara, na Iputinga, Zona Oeste da capital pernambucana. 

Daniella Almeida
Repórter da Agência Brasil
foto - Giselle Cahú Aries/CITinova
As águas do riacho do Cavouco, que nascem dentro da Universidade Federal de Pernambuco e desaguam no rio Capibaribe, no Recife (PE), estão sendo despoluídas por jardins filtrantes. A tecnologia sustentável usa plantas aquáticas nativas e tanques de pedras para filtragem de aproximadamente 360 mil litros de água por dia. Ao todo, a obra ocupa 7 mil metros quadrados (m²), em um trecho deste afluente do Capibaribe, que corta o Parque do Caiara, na Iputinga, Zona Oeste da capital pernambucana. O projeto dos jardins filtrantes foi implantado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), uma organização social de inovação, sem fins lucrativos. A execução foi possível devido à cooperação internacional com a CITInova, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A pasta trabalha para que o modelo dos jardins filtrantes seja reproduzido em outras cidades brasileiras. O custo da ação foi de U$$ 1,4 milhão, aproximadamente R$ 7 milhões, financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente para (GEF, na sigla em inglês) mantido com doações de países industrializados e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A diretora da Agência Aries e coordenadora dos projetos do CITInova no Recife, a arquiteta e urbanista Mariana Pontes falou sobre essa parceria em entrevista à Agência Brasil. “Foi muito importante ter o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a gente para testar tecnologias novas e manter o foco na inovação, sabendo que as cidades precisam de inovação. É muito dinâmico. A troca entre os parceiros do CITInova também foi muito positiva, como com o Distrito Federal, que tinha experiência em gestão ambiental”.
No próximo dia 31, a prefeitura do Recife – que trabalhou em parceria com a Aries neste projeto-piloto – vai assumir a operação total dos jardins filtrantes do Parque do Caiara. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fará a manutenção da filtragem e do paisagismo dos jardins. “Estamos ensinando a operação do sistema para que a prefeitura dê continuidade e para que o parque tenha sobrevida após o encerramento da nossa participação no projeto-piloto”, prevê Mariana Pontes. A secretária Municipal de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, cita os ganhos da iniciativa que despolui o riacho. “Não há geração de lodo, nem uso de produtos químicos, e é baixo o consumo de energia [elétrica] e carbono positivo”. A prefeitura vai estudar o caso para avaliar a ampliação do projeto na cidade. Por ora, a Emlurb já investiu R$ 500 mil na instalação de iluminação pública no local para atrair os visitantes ao parque público. Marília Dantas exalta os jardins filtrantes que, segundo ela, também têm efeito pedagógico para população. “A prefeitura entende que a implantação desse sistema traz uma mensagem de conscientização ambiental porque, se bem mantido, provoca uma relação maior das pessoas com a natureza. Entende-se que é levada essa mensagem de cuidado com o meio ambiente”.


foto - Giselle Cahú Aries/CITinova
A tecnologia
As obras dos jardins filtrantes tiveram início em 2022, e o sistema começou a operar, de fato, em fevereiro deste ano. A implantação total do projeto está prevista para abril, com a capacidade de filtragem mantida em cerca de 360 mil litros de água/dia. A tecnologia usada no projeto é baseada em recursos naturais, com uso basicamente de pedras, areia e plantas aquáticas, por onde fluem as águas. A absorção dos nutrientes pelas raízes dos vegetais, associada à passagem da água suja por cinco tanques de pedras, com diferentes substratos, resulta na remoção e detenção de resíduos sólidos, como metais. A água então é tratada sem química. Este processo de filtragem, principalmente de esgoto, é contínuo. Ao mesmo tempo em que a água do riacho do Cavouco entra no sistema, há água purificada saindo e sendo devolvida ao Capibaribe. Para este projeto do riacho do Cavouco foram empregadas 7,5 mil mudas de 36 tipos de macrófitas aquáticas nativas da região – como Heliconia psittacorum, Pontederia cordata, Canna generalis, Thalia geniculata, Echinodorus grandiflorus e Nymphea sp –, plantadas nas pedras dos tanques. As espécies foram selecionadas considerando a resistência ao clima local e o paisagismo projetado para o Parque do Caiara. Este tipo de vegetação macrófita contribui para a manutenção da biodiversidade e pode servir como indicador da qualidade da água. A tecnologia é semelhante à empregada na despoluição do rio Sena, da cidade de Paris, na França, que foi visitada por representantes da Aries. Mariana aponta que no Brasil a experiência já desperta interesse, por exemplo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFP) e da cidade de Florianópolis (SC) para futura implantação. “Tem havido muita curiosidade”.

O engenheiro civil responsável pela obra recifense dos jardins filtrantes pela Aries, Renato Martiniano, registra que há uma técnica similar em Niterói (RJ) e em algumas indústrias nacionais. Em entrevista à Agência Brasil, Martiniano garante que o projeto pernambucano é pioneiro na gestão pública do Nordeste brasileiro. Ele considera que a manutenção dos jardins filtrantes é simples e de custo mais baixo que o tratamento convencional, além de respeito à natureza do riacho. “A foz do Cavouco é um ponto estratégico, onde foi instalado o jardim dentro do parque. Fico feliz porque é uma solução de design urbano sensível à água, que interage com o ciclo hidrológico natural, ou seja, capta e devolve para o rio Capibaribe uma água de melhor qualidade.” Martiniano, que é especialista em recursos hídricos pela UFP, defende a ativação de mais sistemas de jardins filtrantes pelo país e formas inovadoras para promover o saneamento básico em áreas menores. Para ele, a solução seria uma alternativa para complementar o tratamento convencional de esgoto, realizado nas grandes cidades com elementos considerados tóxicos à vida humana e de peixes. “É possível a gente fazer ações, não precisa centralizar isso no sistema tradicional de tratamento de esgoto. A gente pode, sim, trazer soluções descentralizadas, sem desmerecer o outro sistema, que somando aumentem a segurança hídrica, tratem e protejam esses corpos e melhorem a classificação das águas. Assim, melhora como um todo o bem-estar das pessoas e o futuro das gerações vindouras”.

Resultados
A expectativa da Agência Aries é de que o projeto sustentável possa reduzir entre 90% e 95% a poluição das águas do riacho do Cavouco. A diretora Mariana conta que testes químicos de monitoramento já estão sendo realizados para aferir a qualidade de amostras da água do riacho, mas que visualmente, a água cinzenta está dando lugar a um líquido bem menos turvo. “Já no primeiro resultado, na entrada do sistema de filtragem, a gente vê, a olho nu, a diferença da qualidade da água. E principalmente na saída, quando essa água volta ao riacho e vai desaguar no [rio] Capibaribe”. De acordo com Mariana, a oxigenação das águas do Cavouco aumentou com o sistema inovador e, também está mudando o microclima local. “Está cheio de sapos lá, beija-flores, capivaras e peixes. A vida está chegando”. “O projeto é uma gota no oceano. Mas, é uma gota de contribuição importante porque melhora a qualidade de vida do peixe que está ali, tem capivara, jacaré e vários animais que vivem no local. É um rio urbano e que sofre com as consequências da poluição. Mas, o [Capibaribe] que é tão importante para o Recife ainda é muito poluído”, constata Mariana. O monitoramento da qualidade dessas águas do riacho vai ser frequente, já que novos sistemas serão instalados nos próximos meses, na entrada e na saída dos jardins filtrantes.

Nova etapa
O projeto CITInova do MCTI vai ser finalizado nos próximos meses, com a intenção de ainda replicar as experiências por vários anos. O coordenador-Geral de Ecossistemas e Biodiversidade do ministério Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, anunciou à Agência Brasil, que uma segunda edição – o CITInova 2, foi aprovado pelo Fundo Global do Meio Ambiente com um novo perfil que contemplará três regiões metropolitanas: Florianópolis, Belém e Teresina. “É um desafio até maior porque envolve o poder de uma outra esfera de governo, o nível é estadual. Esse novo projeto terá início, agora, em maio ou junho”, diz Pereira.
Fonte - Agência Brasil 26/03/2023

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

CBTU Recife inaugura novo trem de manutenção de rede aérea

Notícias Ferroviárias  🚇

Na ocasião foi apresentado o novo Trem de Lastro, veículo projetado por funcionários da STU Recife que transportará os responsáveis pela manutenção da rede aérea. O modelo desenvolvido, que custaria em torno de R$4 milhões se adquirido no mercado, foi produzido com um investimento de aproximadamente R$ 380 mil.

CBTU - Recife
foto - CBTU
O clima foi de muita alegria e satisfação na tarde desta sexta-feira, 20 de janeiro, na Estação Recife. Na ocasião foi apresentado o novo Trem de Lastro, veículo projetado por funcionários da STU Recife que transportará os responsáveis pela manutenção da rede aérea. O modelo desenvolvido, que custaria em torno de R$4 milhões se adquirido no mercado, foi produzido com um investimento de aproximadamente R$ 380 mil. Extremamente versátil e produtivo para a rede aérea, comporta uma quantidade bem maior de funcionários e equipamentos com uma infraestrutura bem mais eficiente e com mais conforto para os funcionários da CBTU. O evento de lançamento contou com a presença do diretor-presidente, José Marques, da diretora Técnica, Adriana Lins; do diretor de Planejamento, Eduardo Coimbra; do superintendente de Recife, Carlos Ferreira; e de membros do corpo técnico e gerencial da CBTU Recife e da Administração Central. “Esse trem é uma conquista que demonstra o esforço, comprometimento, criatividade e alta capacidade técnica de nossos metroviários; que, apesar dos desafios, continuam dedicados à nossa missão de transportar pessoas. Agradeço a todos que contribuíram para essa realização”, destacou o diretor-presidente da CBTU, José Marques. O novo Trem de Lastro é composto por dois vagões, prancha e locomotiva, e sua confecção foi realizada pela empresa terceirizada SERVIMEC nas oficinas da CBTU. Diversas áreas da STU Recife estiveram envolvidas no projeto: a gerência regional de Manutenção (GIMAN) e operacional de sistema elétrico (GOSIP), além das coordenações operacionais COELI, COOFI, COPEM e COVIP. “Os empregados da CBTU a cada dia me surpreendem mais, positivamente. Apesar das dificuldades, essa turma não para: eles têm um amor grande pela ferrovia e vivem procurando maneiras de, com muita criatividade, superar os desafios e criar soluções”, afirmou o superintendente da CBTU Recife, Carlos Ferreira. O metroviário Ubiratan Fernandes de Oliveira, da COELI, foi o responsável pela ideia de juntar dois carros do trem Santa Matilde e os transformá-los em um modelo Trem de Lastro. “Eu vou fazer quarenta anos de trabalho na ferrovia, tenho um pai que era ferroviário, e ver um projeto desse pronto e poder entregá-lo para equipe da manutenção é muito gratificante, pois as dificuldades e desafios são muito grandes, e sabemos que quem vai lucrar com isso é o nosso usuário”, comentou Ubiratan. O novo veículo substituirá vagões que faziam, há mais de 60 anos, o transporte de carga na antiga Rede Ferroviária e foram adaptados para a realização das atividades de transporte de ferramentas pesadas que auxiliam no trabalho de inspeção e manutenção das catenárias, contrapesos e seccionadoras da rede aérea. Comparado ao Carro Torre (CT), veículo que estava sendo utilizado para manutenção da rede aérea até o momento, o Trem de Lastro tem uma capacidade produtiva bem maior, como exemplo, proporciona a troca de dez a vinte elementos de fixação de rede área por vez. No antigo era possível realizar apenas uma troca por vez. Outro destaque é a plataforma do novo veículo: no CT cabiam apenas dois funcionários. Agora, mais 20 funcionários podem trabalhar no do veículo no mesmo instante, inclusive na plataforma superior. “Nós conseguiremos trabalhar com vinte pessoas nesse trem. Antes eu estava trabalhando com duas, no máximo três. Como o horário de manutenção noturna ele é muito pequeno, porque iniciamos à meia-noite e temos que finalizar de três e meia, no máximo quatro horas da manhã; quanto mais gente eu poder colocar naquele trecho pra executar aquela atividade, mais atividade eu faço. Então, assim, eu ganho produtividade. Essa é uma das vantagens desse trem”, explica Dorival Martins, gerente de manutenção. Além de toda a infraestrutura de torno, bancada, entre outros, possui uma plataforma móvel motorizada. Esta plataforma alcança uma distância, para ambos os lados, de mais de um metro do eixo da via, fazendo com que os funcionários cheguem mais perto dos equipamentos alocados nos postes para realizarem as manutenções de forma segura.
Fonte - CBTU  01/02/2023

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Trem de Lastro, um projeto inovador desenvolvido por funcionários da CBTU para manutenção de via e rede aérea

Transportes sobre trilhos 🚇

O novo Trem de Lastro, veículo que transporta os funcionários responsáveis pela manutenção da rede aérea do metrô, composto por dois vagões, prancha e locomotiva, foi projetado por funcionários do Centro de Manutenção de Cavaleiro da CBTU Recife, por determinação da GIMAM e responsabilidade da GOSIP e COELI, juntamente com a cooperação da COOFI, COPEM (responsável pelo design) e COVIP, tendo a confecção do projeto sido realizada pela empresa SERVIMEC nas oficinas do metrô.

CBTU - Recife
foto - GOMAK/CBTU
Na próxima sexta-feira, 20 de janeiro, às 15 horas, numa cerimônia na Estação Recife, será apresentado pelo Gerente Regional de Manutenção Dorival Martins e demais empregados envolvidos no projeto, o novo Trem de Lastro desenvolvido por funcionários da GIMAN. Estarão presentes o Presidente José Marques, o Superintendente Carlos Fernando Ferreira e todos corpo gerencial da CBTU. O veículo usado pela CBTU Recife no transporte de ferramentas pesadas que auxiliam no trabalho de inspeção e manutenção das catenárias, contrapesos, seccionadoras da rede aérea, eram vagões que faziam, a mais de 60 anos, o transporte de carga na antiga Rede Ferroviária e foram adaptados para a realização destas atividades. Ele será substituído por um modelo inédito, visto que o modelo antigo não atende mais às necessidades da manutenção.

fotos - GOMAK/CBTU

O novo Trem de Lastro, veículo que transporta os funcionários responsáveis pela manutenção da rede aérea do metrô, composto por dois vagões, prancha e locomotiva, foi projetado por funcionários do Centro de Manutenção de Cavaleiro da CBTU Recife, por determinação da GIMAM e responsabilidade da GOSIP e COELI, juntamente com a cooperação da COOFI, COPEM (responsável pelo design) e COVIP, tendo a confecção do projeto sido realizada pela empresa SERVIMEC nas oficinas do metrô. Durante o Galo da Madrugada, o veículo estará disponível para solucionar eventuais problemas na rede aérea do metrô.
Ubiratan Fernandes de Oliveira, funcionário da Coordenação Operacional de Sistema Elétrico – COELI/GOSIP, foi o responsável pela ideia de juntar dois carros do trem Santa Matilde e os transformá-los em um modelo Trem de Lastro. Ele lembra que está tentando colocar em prática essa empreitada há mais de 5 anos. Por ser um trem com quase quarenta anos de uso, não encontramos no mercado peças de reposição com facilidade e o custo de recuperação seria o equivalente a um novo e mais moderno. Sendo assim foi viabilizado dois carros que foram reformados e adaptados para o projeto. Os dois carros foram cedidos e a verba necessária foi liberada pelo Presidente da CBTU José Marques. “Com certeza, é o primeiro modelo do Brasil”, destaca Ubiratan. Uma economia significativa para o benefício alcançado, foram gastos aproximadamente R$ 380 mil na realização do Trem de Lastro frente a um preço de mercado em torno de R$ 4 milhões.

foto - GOMAK/CBTU
Novo Trem de Lastros e suas vantagens para a manutenção
Sobre a vantagem do novo Trem de Lastro, Dorival Martins, gerente Regional I de Manutenção, destaca: “Esse veículo vai trazer muitos benefícios. É extremamente versátil e produtivo para a rede aérea, pois comporta uma quantidade bem maior de funcionários e equipamentos com uma infraestrutura bem mais eficiente e com mais conforto para os nossos funcionários, além de transportar duas bobinas de cabo que pesam em média 1.500 quilos cada”. Comparado ao Carro Torre (CT), veículo que estava sendo utilizado até o momento, o Trem de Lastro tem uma capacidade produtiva bem maior, como exemplo, proporciona a troca de dez a vinte suspensórios por vez. No antigo era possível realizar apenas uma troca por vez. Outro destaque é a plataforma do novo veículo: no CT cabiam apenas 2 funcionários. Agora, mais 20 funcionários podem trabalhar no do veículo no mesmo instante, inclusive na plataforma superior. Além de toda a infraestrutura de torno, bancada, entre outros, possui uma plataforma móvel motorizada. Esta plataforma alcança uma distância, para ambos os lados, de mais de um metro do eixo da via, fazendo com que os funcionários cheguem mais perto dos equipamentos alocados nos postes para realizar as manutenções de forma segura.

Para Ubiratan, o sentimento que resume essa conquista é de alegria: "Estamos muito felizes. Na situação de dificuldade que estamos atravessando, de recessão, conseguir fazer algo inédito assim é inacreditável”, finaliza. Um esforço conjunto onde o objetivo foi alcançado e o resultado desse esforço vai se traduzir em uma manutenção bem mais eficiente.
Fonte - CBTU 17/01/2023


carro do antigo trem Santa Matilde do metrô de Recife
foto - GOMAK/CBTU




terça-feira, 20 de julho de 2021

Metrô de Recife inicia integração temporal na Estação Camaragibe

Transportes sobre trilhos  🚇

CBTU Recife inicia integração temporal na Estação Camaragibe da Linha Centro. A integração temporal será realizada tanto no sentido ônibus-metrô quanto metrô-ônibus.
 
Da Redação  
foto - ilustração/arquivo
A partir deste sábado, 24, a Estação Camaragibe, da Linha Centro, funcionará em esquema de integração temporal. A integração temporal será realizada tanto no sentido ônibus-metrô quanto metrô-ônibus. Com isso, os cerca de 15 mil passageiros que utilizam a estação diariamente tanto num sentido, quanto no outro, farão o segundo embarque em ambos os modais exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas. Com a mudança na operação na Estação Camaragibe, o usuário que desembarcar no terminal integrado deverá passar seu cartão VEM na linha de bloqueios do Metrô para entrar na estação, sem o pagamento de uma nova tarifa. Já o passageiro que for sair da estação para embarcar nos ônibus do terminal integrado deverá passar o cartão VEM no validador do ônibus, sem o desconto de uma nova tarifa. Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada antes do período de duas horas, característico da integração temporal, devem procurar a Urbana-PE, através do telefone 3125.7858. É necessário informar o dia e horário do fato para checagem. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM. Com a Estação Camaragibe, a CBTU Recife possuirá doze estações de metrô funcionando com integração temporal. As outras onze são: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Prazeres, Cosme Damião, Rodoviária, Afogados, Cajueiro Seco, Jaboatão e Tancredo Neves.
Com informações da CBTU  20/07/2021

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Metrô de Recife é o que mais recuperou passageiros no Brasil

Transportes sobre trilhos  🚇

A CBTU Recife recuperou cerca de 75% dos passageiros da demanda antes da pandemia. Esta é a maior recuperação de passageiros em todo o país. Mesmo considerando as particularidades de cada cidade e o ritmo de reabertura das atividades em cada região, este fato demonstra que os pernambucanos estão reconhecendo cada vez mais o trabalho realizado para oferecer um transporte seguro à população.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A pandemia da COVID-19, o consequente fechamento de atividades e o isolamento social geraram uma redução drástica no número de usuários de trem. Com a reabertura dos comércios e a retomada do “novo normal”, os operadores de trem têm aumentado seus esforços para garantir o cumprimento de protocolos de saúde e a segurança dos passageiros. A Superintendência do Recife recuperou cerca de 75% dos passageiros da demanda antes da pandemia. Esta é a maior recuperação de passageiros em todo o país. Mesmo considerando as particularidades de cada cidade e o ritmo de reabertura das atividades em cada região, este fato demonstra que os pernambucanos estão reconhecendo cada vez mais o trabalho realizado para oferecer um transporte seguro à população. A CBTU participa de um comitê estratégico, realizado pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos), com todos os operadores do país, desde o início da pandemia, onde são realizados monitoramentos e discutidas as medidas mais eficazes e modernas para oferecer segurança aos passageiros nos sistemas de trem no Brasil.
Com informações da CBTU  26/11/2020

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Metrô do Recife retoma operação regular das 05h às 23h

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta segunda-feira, 24, a operação das Linhas Centro e Sul do Metrô retornará aos horários regulares, de 05h às 23h, diariamente. Na Linha Diesel (VLT), a circulação continua a atual: no ramal Cajueiro Seco – Cabo, das 05h30 às 20h de segunda a sexta; no sentido Curado – Cajueiro Seco, das 05h30 às 20h30 de segunda a sexta; e no sentido Cajueiro Seco – Curado, das 06h às 20h de segunda a sexta. Nos sábados, a operação comercial do VLT se encerra às 14h e aos domingos não há operação da Linha Diesel.

divulgação/CBTU

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

CBTU Recife anuncia a volta de todos os ramais a partir desta segunda-feira

Boletim Informativo/Transportes sobre trilhos  🚇

A CBTU Recife informa que na próxima segunda-feira, 10, o ramal Curado/Cajueiro Seco da Linha Diesel do Metrô retomará sua operação. Para passageiros que pegam o VLT no sentido Cajueiro Seco-Curado o horário do primeiro trem é 6h e do último trem é 20h. Já os passageiros que pegam o VLT no sentido Curado-Cajueiro Seco, o horário do primeiro trem é às 5h30 e do último às 20h30. No sábado a operação comercial se encerra às 14h e aos domingos não há operação na Linha Diesel. A CBTU esclarece que os usuários do sistema devem ficar atentos a tabela horária. A estimativa de passageiros para este ramal é de 1500 pessoas.


divulgação/CBTU

terça-feira, 28 de julho de 2020

Metrô do Recife amplia funcionamento a partir de 30/07

Boletim Informativo/Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta quinta, dia 30/07, o Metrô terá seu horário de operação ampliado. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 21h (segunda à domingo). A Linha Diesel (VLT) terá o ramal Cajueiro Seco/Cabo reativado, com funcionamento das 5h30 às 20h (segunda à sexta; sábado até às 14h). Já o ramal Cajueiro Seco/Curado continuará sem funcionar. A ampliação no horário de circulação dos trens visa atender ao aumento da demanda após a implantação de novas etapas do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco.


divulgação/CBTU

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Horário de funcionamento do Metrô do Recife será ampliado em uma hora

Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta quinta, dia 09/07, o Metrô do Recife terá seu horário de operação ampliado em uma hora. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 21h. A operação da Linha Diesel (VLT) continuará suspensa. A ampliação no horário noturno visa atender aumento da demanda após a implantação de novas etapas do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco. Diante do elevado número de afastamento dos empregados da operação e manutenção, por pertencerem ao grupo de risco em relação ao Covid-19, está comprometida, no momento, uma ampliação ainda maior dos horários de funcionamento.


foto - ilustração/arquivo

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Horário de funcionamento do Metrô do Recife será ampliado

Transportes sobre trilhos  🚇

As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h. A operação da Linha Diesel (VLT) continuará suspensa. A Companhia destaca que vem acompanhando de perto a demanda de passageiros, a qual teve um aumento de 8,17% desde o início da implantação do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco, no dia 01 de junho.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir da segunda, dia 15/06, o Metrô terá seu horário de operação ampliado. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h. A operação da Linha Diesel (VLT) continuará suspensa. A Companhia destaca que vem acompanhando de perto a demanda de passageiros, a qual teve um aumento de 8,17% desde o início da implantação do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco, no dia 01 de junho. Atualmente, o Metrô transporta cerca de 30% da demanda anterior ao início da pandemia do coronavírus. Cerca de 50% dos funcionários da operação e manutenção estão afastados por pertencerem ao grupo de risco em relação ao Covid-19, o que impossibilita e dificulta, no momento, uma ampliação maior dos horários de funcionamento.
A CBTU destaca que, como medida de prevenção ao coronavírus, a limpeza e higienização das estações e dos trens foram reforçadas desde o mês de março. Os trens recebem limpeza nos períodos de recolhimento, entre viagens e ao término da operação comercial. Nos intervalos sem operação comercial, as composições recebem também desinfecção profunda com quaternário de amônia 5ª geração, um produto aprovado pela ANVISA que ajuda a prevenir o Covid-19. Nas estações e trens, campanhas educativas da Companhia contra o Coronavírus orientam os passageiros. Com cartazes, banners, avisos sonoros e artes para redes socais, a campanha contém orientações de prevenção contra o Covid-19.
Com informações da CBTU  12/06/2020

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Balanço indica aumento no número de passageiros no Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos   🚇

Os dados apontam que houve um acréscimo de 3,61% nos passageiros transportados pelo metrô, o que representa um aumento de 2.520 pessoas. O relatório – que compara a demanda do dia 25/05, quando ainda estava em vigor o decreto, com o dia 01/06, data imediatamente posterior ao fim das medidas restritivas – também indica um acréscimo de 20,13% de passageiros pagantes, o que representa um aumento de 2.508 pessoas.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Um balanço divulgado pela Gerência Regional de Planejamento (GIPLA) e Coordenação Operacional de Planejamento de Transporte (COPET), nesta terça, 02, indica que mais pessoas voltaram a utilizar mais o metrô em seus deslocamentos após a suspensão do Decreto nº. 49.017, de 11/05/2020, que intensificava as medidas restritivas de circulação em cinco municípios da RMR, dentre os quais três estão inseridos no translado do Metrô: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Os dados apontam que houve um acréscimo de 3,61% nos passageiros transportados pelo metrô, o que representa um aumento de 2.520 pessoas. O relatório – que compara a demanda do dia 25/05, quando ainda estava em vigor o decreto, com o dia 01/06, data imediatamente posterior ao fim das medidas restritivas – também indica um acréscimo de 20,13% de passageiros pagantes, o que representa um aumento de 2.508 pessoas.
Em relação às linhas operadas pela CBTU Recife, na Linha Centro houve um aumento percentual de 2,18% ou 1.266 passageiros na demanda total do dia 01/06 quando comparada à do dia 25/05. A demanda de pagantes também aumentou em 23,27% ou 1.905 passageiros pagantes nesse mesmo dia.
Já na Linha Sul, houve comportamento semelhante à Linha Centro, sendo o acréscimo um pouco maior. A demanda total de passageiros transportados subiu 10,78%, quando comparada ao dia 25/05, e a demanda de passageiros pagantes para 14,13%, representando, respectivamente, um aumento de 1.254 passageiros transportados e 603 passageiros pagantes.
A CBTU Recife está com um horário reduzido de operação desde o dia 22 de março, funcionando com as linhas Centro e Sul das 06h às 09h e das 16h30 às 20h e sem a circulação da linha Diesel (VLT). A adoção do horário foi devido à pandemia do coronavírus. Os dados do dia 01 de junho demonstram uma redução total de 72,7% na demanda de passageiros, sendo 69,9% na Linha Centro e 81,5% na Linha Sul, em relação ao dia 09 de março, considerado como marco inicial por ser o primeiro dia útil após o aumento da tarifa, que ocorreu em 07/03 (sábado), e o COVID-19 ainda não estava tão presente.
Com informações da CBTU  03/06/2020

segunda-feira, 9 de março de 2020

Com passagem 150% mais cara, Metrô do Recife se mantém à beira do colapso

Transportes sobre trilhos  🚇

Ao longo desses dez meses, o salto é de 150% - do hoje distante R$ 1,60 aos R$ 4 que ultrapassam os R$ 3,45 pagos por quem transita no Anel A do ônibus. Um custo pesado para os passageiros que, segundo admite a própria Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), não trará melhorias. Será apenas para evitar um colapso que feche o serviço de vez.

Folha de Pernambuco
foto - ilustração/arquivo
Um sistema quebrado que pena para se manter, inserido em um cenário de desorganização, precariedade e insegurança. Essa é a percepção diária dos cerca de 405 mil usuários do Metrô do Recife (Metrorec), que, a partir deste sábado, sofrerá mais um aumento no valor da passagem, o último de uma série escalonada de reajustes aplicados desde maio do ano passado.
Ao longo desses dez meses, o salto é de 150% - do hoje distante R$ 1,60 aos R$ 4 que ultrapassam os R$ 3,45 pagos por quem transita no Anel A do ônibus. Um custo pesado para os passageiros que, segundo admite a própria Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), não trará melhorias. Será apenas para evitar um colapso que feche o serviço de vez.
O aumento em escala foi autorizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, e afeta outras quatro capitais que também possuem redes de transporte metroviário administradas pela empresa pública federal: Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió e Natal. Das cinco cidades, Recife é a que terá a segunda passagem mais cara, atrás somente de Belo Horizonte.
Pela decisão judicial, assinada em abril de 2019, o percentual do reajuste seria de 87,5%. Assim, a tarifa seria elevada até R$ 3, porém logo o teto do aumento foi ampliado para R$ 4, seguindo um calendário acordado com a Justiça. O valor é mais alto que o do metrô de Salvador, de R$ 3,70, porém menor que os de São Paulo (R$ 4,40) e Rio de Janeiro (R$ 4,60).
A principal justificativa para a série de reajustes era que a CBTU não conseguia cobrir nem metade dos custos de operação após sete anos de congelamento de preço na Capital pernambucana. No entanto, para quem utiliza o meio de transporte, o impacto no bolso é grande. Para se ter uma ideia, a partir do novo reajuste, quem anda só de metrô ou usa com outros modais, mas sem integração, passará a gastar R$ 40 por semana, sem contar sábado e domingo.
O impacto financeiro, que naturalmente gera insatisfação em ano de lenta recuperação da economia, chega num momento difícil para o Metrorec. Desde a colisão entre dois trens na estação Ipiranga que deixou mais de 60 feridos três dias antes do Carnaval, as falhas de infraestrutura, percebidas há muito tempo, ficaram ainda mais expostas.
A técnica em enfermagem Gercicleide Oliveira, de 29 anos, vive em Moreno, na Região Metropolitana, e estuda Estética e Cosmética numa faculdade particular no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Todo dia, de manhã, ela pega um ônibus na cidade onde mora e desce em Jaboatão, onde embarca para a estação Joana Bezerra.
"Os atrasos acabam acumulando mais gente. A plataforma fica cheia. A gente está pagando caro para pouca melhoria", comenta. Numa semana complicada, com atrasos e às vésperas do aumento, a Folha de Pernambuco percorreu parte da malha metroviária e conversou com passageiros, que relataram as dificuldades vividas no gargalo de um sistema que opera no limite.
Aperto, calor e caosUma das queixas mais recorrentes e visíveis é a superlotação, que se exacerba durante as rotineiras interrupções no sistema. Só esta semana foram registradas duas paradas na circulação do metrô, sendo poucas horas entre uma e outra. A primeira delas, na noite da última segunda-feira (2), na estação Rodoviária, por causa de um trem da frota antiga que ficou em baixa pressão. De acordo com a CBTU, em 15 minutos, o fluxo voltou ao normal. A segunda, na manhã de terça-feira (3), já durou 40 minutos, depois que um passageiro acionou o freio de emergência em um vagão, comprometendo toda a Linha Centro.
Como outros problemas urbanos, os gargalos do Metrorec têm fatores diversos. Além de operar numa estrutura insuficiente para o quase meio milhão de usuários, numa região metropolitana de mais de 4 milhões de habitantes, o metrô recifense sofre com a desorganização amplificada pela falta de civilidade.
O empurra-empurra é uma constante. A cuidadora Maria José Lopes, 33, conta que machucou o braço uma vez. "O local de desembarque, infelizmente, a população também não respeita. As pessoas entram para pegar um assento. E já tem a questão do horário, que atrasa. Você tem que sair mais cedo de casa para chegar no trabalho na hora correta, já vem cansado do dia anterior, porque, quando volta, também está lotado. É calor, é tudo isso todos os dias", desabafa.
O calor citado por Maria José não é causado apenas pela superlotação. Em alguns vagões, o ar-condicionado não funciona. A empregada doméstica Graciete de Carvalho, 48, anda sempre de leque na mão. Metade do compartimento onde ela fazia a viagem tinha climatização. Na outra, onde a passageira estava sentada, quem não tinha com o que se abanar só podia esperar o fim do passeio com o suor escorrendo da testa. "É sempre esse calor mortal. O leque vem na bolsa direto", afirma a usuária, que, às vezes, leva até 50 minutos para ir da estação Afogados para Jaboatão, incluindo o tempo de espera. "[O trem] fica parando", diz.
A falta de estrutura adequada atrapalha mais a vida de quem tem dificuldades de deslocamento. O vendedor Luiz Graciliano Ramos Filho, 49, usa cadeira de rodas e sai diariamente de Camaragibe, onde mora, para trabalhar em Jaboatão. Por isso, ele pega, com a mulher e o genro, as duas linhas do metrô. "O serviço de transporte é horrível, principalmente para o cadeirante, que não tem respeito", avalia o passageiro no meio do aperto.
Para o comerciante, um dos obstáculos é na hora de sair do trem, que nem sempre está no mesmo nível da plataforma. "O elevador geralmente está quebrado. De um tempo para cá foi que ajeitaram. Na Linha Sul, a plataforma é mais alta que o trem. Aí o meu genro é que tem que puxar a cadeira para trás para eu subir com ela", relata.
Segundo o gerente de comunicação da CBTU Recife, Salvino Gomes, hoje todos os elevadores das estações estão funcionando. Das escadas rolantes, só duas, de Camaragibe, apresentam falhas porque alguém colocou uma sandália entre os degraus. Sobre o desnível dos trens, ele disse que é preciso verificar. "Em geral, eles ficam no nível da plataforma. Pode ser uma questão de pneumática do trem, que pode ser um pouco mais alta ou mais baixa", comentou. Com relação à falta de climatização em alguns vagões, Gomes afirmou que foram feitas solicitações de compra de aparelhos à sede nacional da companhia.
(Des)controle urbanoO lixo e as depredações são outra realidade incômoda. Os atos de vandalismo não só revelam a vulnerabilidade do sistema e dos usuários como provocam atrasos e panes na circulação. Este ano, ou seja, em pouco mais de dois meses, foram contabilizadas 20 ocorrências de roubos e tentativas de furto de cabos tanto dos trens quanto das subestações de energia. Nove desses casos resultaram na identificação de suspeitos com registro formal de denúncia à polícia. Em 2019, o prejuízo com roubo de fios atingiu o total de R$ 496.945,00, de acordo com a CBTU Recife. Ainda segundo a empresa, nesse mesmo período, 738 viagens deixaram de ser realizadas por esse motivo.
O lixo também se acumula com facilidade nas plataformas e até nos trilhos, especialmente em estações mais movimentadas, como Recife e Joana Bezerra. Por meio de nota, a CBTU informou que, por mês, são recolhidos 36 mil kg de rejeitos nas estações e no entorno. Além disso, o texto afirma que a limpeza nos terminais é feita diariamente e a frequência da manutenção da linha férrea varia de acordo com o trecho.
Embora proibido, o comércio ambulante ocupa os trens, passarelas e plataformas a qualquer hora sem nenhum ordenamento. Apesar disso, não há um plano para a regularização da atividade. "A questão dos ambulantes é maior que a gente. A informalidade está beirando o absurdo no Brasil. Todo mundo sabe que é proibido, mas compra. Estamos fazendo um convênio com a Polícia Militar para coibirmos com mais força", informa Salvino Gomes.

Segundo a CBTU, a conta não fecha
Em meio a esse quadro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou, na última quinta-feira, de uma reunião técnica na sede da companhia no Recife. Durante a visita, o gestor disse que os aportes dos últimos anos garantiram a manutenção do sistema. "O problema é que existe um passivo de mais de dez anos, que não é deste governo nem sequer do anterior e que se acumulou ao longo do tempo. A operação é extremamente onerosa e, por isso, a responsabilidade da definição de que forma o sistema vai continuar operando e que precisa ser partilhado com o conjunto dos atores envolvidos", avaliou.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, o dinheiro das passagens do Metrô do Recife não fica na Capital pernambucana. Ele segue para a Conta Única do Tesouro Nacional e é distribuído de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pelo Congresso Nacional. Dessa forma, o repasse à CBTU para a manutenção e gestão dos cinco sistemas de transporte mantidos pela empresa pública é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional.
O valor repassado ao Metrorec tem sofrido cortes há dez anos. Segundo a CBTU Recife, em 2018, o orçamento solicitado pela companhia foi de mais de R$ 243 milhões, porém foram liberados R$ 98,8 milhões. Já no ano passado, o pedido foi por mais de R$ 282 milhões, enquanto o montante aprovado foi menor que o anterior: R$ 98,08 milhões. Além disso, ainda que não houvesse todo esse trâmite, o total arrecadado com as tarifas não é suficiente para cobrir o déficit. Foram R$ 86,4 milhões em 2018 e R$ 81,2 milhões em 2019.
A empresa estima que, para melhorar e garantir o pleno funcionamento do serviço, seja necessário um acréscimo de R$ 25 milhões no orçamento pelos próximos cinco anos. Outra discussão em relação ao déficit orçamentário do Metrorec envolve a integração com o ônibus, que tem uma tarifa diferente e é gerida pelo Governo de Pernambuco.
Na última segunda-feira, a CBTU divulgou uma nota afirmando que o Estado tem uma dívida de R$ 99,8 milhões com a empresa pública federal. O repasse estaria irregular desde 2012 e, por isso, foram ingressadas três ações judiciais cobrando o pagamento. No mesmo dia, o Governo respondeu, também por nota, que os valores estão sendo discutidos na Justiça e que, em 2019, foram transferidos R$ 39,4 milhões à CBTU.
O contingenciamento custa caro à própria sobrevivência do sistema, inaugurado em 1985. Mais da metade da frota utilizada até hoje é daquela época e, dos 40 veículos que compõem a rede, 24 funcionam enquanto 16 seguem parados em manutenção. "Você imagine 35 anos de operação, dando aproximadamente 500 viagens por dia. Por isso, pedimos ao Conselho Administrativo da companhia a compra de 20 novos trens", conta o gerente de comunicação da CBTU Recife, Salvino Gomes.
PrivatizaçãoUma solução debatida é a privatização. Em decreto publicado em setembro do ano passado, a CBTU foi incluída na lista de empresas públicas que o Governo Federal estuda repassar à iniciativa privada. Na opinião do professor de engenharia civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em mobilidade, Maurício Pina, a opção é válida. "A gente tem que pensar em novas formas de atrair investimentos para o setor. Nós temos casos no Brasil, como Salvador, que funcionam dessa maneira. As dificuldades de obtenção de recursos do Governo são crescentes. A gente não pode esperar que o Governo seja o provedor de tudo como era antes", defende.
A proposta, no entanto, enfrenta resistências. Na Câmara dos Deputados, tramita desde janeiro um projeto de decreto legislativo, de autoria dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Bohn Gass (PT-RS), que anula o decreto de 2019. O presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) considera "ruim" a ideia de privatizar. "O trabalhador vai pagar muito mais por um serviço que não é eficiente. Já foi comprovado que bilheteria de metrô jamais vai conseguir arrecadar o que gasta. As passagens ficam caras, e o governo vai continuar investindo, sem contar que [a privatização] reduz os postos de trabalho e a remuneração dos trabalhadores. É menos dinheiro na economia", argumenta.
Em busca de soluçõesCom 71 quilômetros de malha viária, sendo 39,5 km da linha elétrica e 31,5 km de VLT - a maior das cinco cidades atendidas pela CBTU -, o Metrorec contempla apenas uma parte do Grande Recife. Para o professor Maurício Pina, além das urgências atuais, a expansão da rede deve ser discutida. "As cidades daqui a 10, 20, 30 anos não vão poder ter o mesmo sistema de transporte de hoje, operando em corredores com a capacidade esgotada. O fato de haver dificuldades estruturais não impede que a gente pense em ampliar. Mas isso depende de investimentos porque o processo de maturação de um metrô é de longo prazo", opina.
Na avaliação do professor Oswaldo Lima Neto, doutor em Planejamento de Transportes Urbanos, embora uma expansão seja possível do ponto de vista técnico, a prioridade hoje deve ser investir no que já existe. Além disso, a diversificação dos meios de transporte nas cidades ajuda a desafogar a demanda e manter a fluidez nos deslocamentos.
"O metrô tem um custo alto, e o Governo Federal sempre bancou isso, mas começou a retirar recursos do orçamento. Para mim, não é hora de construir, é hora de recolocar o metrô em boas condições de circulação. Você tem de avaliar o fluxo e o custo. Eu sou a favor não de expandir hoje, mas sim salvar, remodelar o metrô", afirma.
Apesar disso, o pesquisador acredita ser viável implantar, no futuro, veículos leves sobre trilhos nas faixas exclusivas hoje ocupadas pelo Bus Rapid Transport (BRT). "Se você tem esse espaço, você pode botar um metrô leve lá, futuramente", sugere.
Porém, independente do tipo de projeto que se decida implementar, o princípio básico para a melhoria não só do metrô, mas de toda a mobilidade, é saber acomodar os mais variados meios de transporte. "Hoje o mundo afora está muito mais na linha do conceito de ruas completas, que é dar direito aos diversos modais numa mesma rua. Isso melhora a qualidade de vida, diminui a poluição, torna tudo mais sustentável", observa.
Fonte - Revista Ferroviária  09/03/2020

Link da matéria - http://www.revistaferroviaria.com.br/detalhe-noticias.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=31569

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Audiência debate falhas no sistema de Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

Na reunião, presidida por Pedro Eurico, secretário da STDH, vários problemas recorrentes no sistema foram apresentados. Falta de segurança, sucateamento dos trens e roubos de cabos foram os principais temas. Outro ponto de cobrança na reunião foi a colisão entre dois trens, que ocorreu no dia 18 deste mês, na estação Ipiranga.Em sua defesa, o corpo jurídico do Metrô Recife ressaltou a falta de repasses financeiros do governo federal. 

Folhape
foto - ilustração/arquivo
O cenário atual do sistema de trens urbanos do Recife foi discutido na manhã desta quinta-feira (27), na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (STDH), no Centro da capital pernambucana. Foram abordadas as falhas no serviço, que abrange Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. O debate foi organizado pelo STDH e pelo Procon.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela prestação do transporte ferroviário de pessoas, ressaltou a falta de repasse do governo federal para melhorias no sistema.
Na reunião, presidida por Pedro Eurico, secretário da STDH, vários problemas recorrentes no sistema foram apresentados. Falta de segurança, sucateamento dos trens e roubos de cabos foram os principais temas. Outro ponto de cobrança na reunião foi a colisão entre dois trens, que ocorreu no dia 18 deste mês, na estação Ipiranga.
Em sua defesa, o corpo jurídico do Metrô Recife ressaltou a falta de repasses financeiros do governo federal. Essa escassez de recursos leva o sistema metroviário a praticar o que eles chamam de 'canibalismo de trens', ou seja, a retirada de peças de alguns trens para que outros não deixem de operar.
A defesa afirmou que o sistema possui 40 trens, sendo que dos 25 antigos, 12 estão sem oferecer o serviço ao usuário e dos 15 novos trens que circulam na Linha Centro, quatro também estão sem operar. Walter Frederico Neukranz, advogado do Metrô Recife, salientou que a necessidade de recursos é imediata. "O metrô precisa, hoje, de aproximadamente de R$ 1 bilhão para sanar os problemas", contou.
Walter também falou de outros problemas que o sistema sofre. "São 36 toneladas de lixo retiradas todos os meses de locais indevidos, como nos trilhos". De acordo com o advogado, o usuário acaba quebrando elevadores e escadas rolantes, além de puxar as alavancas de emergência e descer indevidamente aos trilhos, correndo risco de choques elétricos ou ser atropelado.
O secretário Pedro Eurico deu ao Metrô do Recife um prazo de 10 dias úteis para respostas conclusivas aos problemas abordados na reunião. "Aqui vieram usuários, sindicatos, e todos reclamam de um serviço que precisa ser melhor prestado à população", afirmou o secretário. De acordo com ele, a competência da STDH se dá através do Procon devido à relação de consumo entre o usuário e Metrô - "O usuário é quem está sendo prejudicado", disse Pedro Eurico.
Pedro Eurico contou que a secretaria e o Procon traçarão um plano de segurança para as estações com foco na questão dos ambulantes e que a situação do metrô será levada ao Ministério da Infraestrutura, nome atual da antiga pasta Ministério dos Transportes.
O gerente de comunicação do Metrô, Salvino Gomes, ressaltou que a atual situação financeira do órgão impede melhorias nos trens. Salvino explicou que o sistema do Metrô do Recife sempre levantou as necessidades da companhia. "Aqui é o local oportuno para tirarmos as dúvidas da população. Lembrando que temos como premissa básica a segurança dos usuários, Infelizmente, nesta última década, sofremos um contingenciamento. O metrô não vive das tarifas pagas e, sim, da Lei Orçamentária Anual. São recursos insuficientes", finaliza o gerente de comunicação.
Fonte - Revista Ferroviária  28/02/2020

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

CBTU inaugura escadaria na estação Barro do Metrô de Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

Escadaria é inaugurada e facilita circulação de usuários na Estação Barro. O projeto faz parte de uma parceria entre a CBTU e o Consórcio Grande Recife e contou com a participação de setores entre eles a  Coordenação Operacional Manutenção da Construção Civil (COMCI)

Da Redação
Divulgação/CBTU
Para facilitar o acesso dos usuários do metrô ao sistema de Terminal Integrado, foi inaugurada uma escadaria na estação Barro na manhã desta sexta-feira, 31. O projeto faz parte de uma parceria entre a CBTU e o Consórcio Grande Recife e contou com a participação de setores como a Coordenação Operacional Manutenção da Construção Civil (COMCI); Coordenação Operacional Planejamento de Transporte (COPET); Coordenação Operacional de Implantação (COIMP) ; Gerência Operacional de Estação GOEST e Coordenação Operacional da Linha Centro (COECE).
Segundo o coordenador da COECE, Sérgio Correia, “todo o serviço durou em torno de 30 dias e nós buscamos realizar as adaptações, como gradear as laterais, implantar um portão no início da escada, pintura, corrimão e gradear a janela da copa da estação”. “O projeto não teve custo para a Companhia, pois foram reaproveitados diversos materiais tanto da CBTU, quanto do Consórcio”, finalizou.
Com informações da CBTU  04/02/2020

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CBTU implementa novo reajuste tarifário de Trens,Metrô e VLT neste domingo

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

A companhia esclarece que a recomposição tarifária não está atrelada a nenhum investimento em particular. A busca pelo reequilíbrio financeiro das tarifas visa, exclusivamente, reduzir a discrepância provocada pela defasagem de anos sem reajuste. 

Da Redação
divulgação/CBTU
Atendendo a determinação judicial proferida pela 15ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, a CBTU-BH passa a aplicar no próximo domingo (3/11), o novo reajuste tarifário do metrô, que vem sendo realizado de maneira progressiva em todas as capitais onde a Companhia atua. Com essa medida, a tarifa do metrô passa a custar R$ 3,70.
Vale esclarecer que o reequilíbrio tarifário foi definido após audiência de conciliação realizada em 24 de abril e começou a ser aplicado, em maio, depois de 13 anos sem reajustes nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e sete anos em Recife, o que resultou em elevada defasagem em relação ao custo de manutenção do sistema.
A companhia esclarece que a recomposição tarifária não está atrelada a nenhum investimento em particular. A busca pelo reequilíbrio financeiro das tarifas visa, exclusivamente, reduzir a discrepância provocada pela defasagem de anos sem reajuste.
Mesmo com a recomposição das perdas inflacionárias, o novo valor da tarifa ainda é inferior aos praticados pelo sistema rodoviário. O reajuste visa subsidiar o equilíbrio entre o custo operacional e o preço pago pelo usuário, bem como a manutenção do caráter social do serviço metroferroviário prestado pela CBTU, finalidade principal desta Companhia.
A tarifa dos Trens Urbanos de Maceió,João Pessoa e Natal passa a custar R$1.50 a partir de 3/11
A implementação da nova tarifa segue o cronograma ordenado pela Justiça e será realizada conforme descrito:


Com informações da CBTU  01/11/2019

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Encontro Regional sobre Veículos Leves sobre Trilhos é realizado na CBTU Recife

Transportes sobre trilhos  🚄

O encontro, que é o primeiro realizado entre especialistas da área para tratar especificamente sobre VLT, tem como objetivo compartilhar experiências e promover a integração entre as STUs.Segundo Diogo Santos, supervisor da Coordenação Operacional Loco e Carros de Passageiros (COLOC) da STU Recife, o encontro presencial é fruto de um trabalho realizado há seis meses

Da Redação
divulgação/CBTU
Nesta quarta, 17, estão reunidos na sede da CBTU Recife, em Areias, técnicos e coordenadores da área de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) das Superintendências de João Pessoa, Natal, Maceió e Recife. O encontro, que é o primeiro realizado entre especialistas da área para tratar especificamente sobre VLT, tem como objetivo compartilhar experiências e promover a integração entre as STUs.
Segundo Diogo Santos, supervisor da Coordenação Operacional Loco e Carros de Passageiros (COLOC) da STU Recife, o encontro presencial é fruto de um trabalho realizado há seis meses. Ele afirma que o grupo virtual unindo as operadoras de VLT foi criado em semelhança ao que já existe para o sistema elétrico, o Grupo Permanente de Auto-Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária – GPAA. “A gente criou um grupo especifico pra VLT, que chamamos de RVS (Regional Virtual Site). Foi uma iniciativa aqui de Recife e as outras operadoras de imediato atenderam ao chamado. A ideia é uma plataforma digital onde as empresas que têm a mesma tecnologia do VLT conseguem compartilhar as melhores práticas e a partir daí a gente vai fazendo essas implementações das melhores práticas nas outras unidades. Vamos lançando dúvidas e as outras unidades, à medida que tenham respostas pros questionamentos que vão sendo feitos, vão contribuindo”, comenta.
“Esse trabalho piloto que está sendo feito agora é extremamente importante para todas as unidades da CBTU, pois podemos fazer uma integração entre todas as unidades com objetivo de tratar assuntos voltados para a Manutenção, buscando melhorias, qualidade no serviço e debatendo dúvidas que ocorrem entre as unidades”, afirma o coordenador de manutenção da STU João Pessoa, Sérgio Nascimento.
Com informações da CBTU  18/07/2019

segunda-feira, 13 de maio de 2019

PL que obriga instalação de ar-condicionado nos ônibus em Recife terá 2ª votação hoje(13)

Mobilidade  🚌

Atualmente, 289 veículos que circulam na RMR têm ar-condicionado, de uma a frota total de 2,7 mil veículos, o que representa 10,7% do total. A votação foi prorrogada por não haver quórum suficiente na última quarta-feira (8). O PL 360/2017 é de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) e prevê que a partir dos próximos seis meses toda a frota de ônibus a ser trocada (cuja vida útil é em média de sete anos) deverá vir com ar-condicionado.

Diário de Pernambuco
foto - ilustração/arquivo
A votação definitiva do projeto de lei que torna obrigatória a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus que circulam pelo Recife deve acontecer nesta segunda-feira (13), às 15h, na Câmara Municipal, no bairro de Santo Amaro. A votação foi prorrogada por não haver quórum suficiente na última quarta-feira (8). Dos 39 parlamentares, apenas 11 estiveram presentes na sessão plenária anterior. O PL 360/2017 é de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) e prevê que a partir dos próximos seis meses toda a frota de ônibus a ser trocada (cuja vida útil é em média de sete anos) deverá vir com ar-condicionado.
Atualmente, 289 veículos que circulam na RMR têm ar-condicionado, de uma a frota total de 2,7 mil veículos, o que representa 10,7% do total. Em março, 60 ônibus com ar-condicionado que estavam parados nas garagens das empresas Metropolitana e Caxangá passaram a circular no Grande Recife. O anúncio foi feito pelo governo do estado, após denúncia da Frente de Luta pelo Transporte Público, que entrou com uma representação no Ministério Público de Pernambuco.
De acordo com a Urbana-PE, a idade média da frota de ônibus é de 4,67 anos. O que significa que, em caso de aprovação, daqui a menos de três anos, quase todos os veículos deverão dispor do equipamento. Os veículos com ar passaram a atender as linhas PE-15/Afogados (14 veículos), TI Xambá/ Príncipe (14 veículos), Jaboatão (Parador) (08 veículos), Circular/ Príncipe (09 veículos), Circular/ Conde da Boa Vista (03 veículos) e Circular/ Rua do Sol (08 veículos).

Primeira votação
O projeto de Lei 360/2017 passou por uma primeira votação na última terça-feira (7). Em votação por maioria simples, nominal, os vereadores derrubaram o parecer de número 166/2019, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que opinava pela rejeição do projeto de lei alegando sua inconstitucionalidade. Em seguida, os 23 vereadores presentes aprovaram o projeto em plenário por unanimidade. A votação definitiva sobre o assunto deve acontecer nesta quarta-feira (8), em sessão ordinária, às 15h. Caso aprovada, a matéria segue para ser sancionada pelo prefeito Geraldo Júlio, que possui um prazo aproximado de 15 dias para sanção ou veto do mesmo. Caso aprovado, o projeto determina que, a partir dos próximos seis meses, toda a frota de ônibus a ser trocada (cuja vida útil é de, em média, sete anos) deva vir com ar-condicionado. Atualmente, segundo a Urbana PE, a idade média da frota de ônibus é de 4,67 anos. O que significa que, em caso de aprovação, daqui a menos de três anos, boa parte dos veículos irá dispor do equipamento.
Fonte - Diário de Pernambuco  13/05/2019

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Estação Recife funcionará em esquema de integração temporal,Metrô/ônibus

Mobilidade  🚌<> 🚇

Neste sábado, 13, já tem início o processo de mudança na operação. A iniciativa envolve as linhas do SEI, na Região Metropolitana do Recife, e terá ação educativa até o domingo (21), quando o usuário ainda poderá embarcar nos ônibus do TI Recife pagando a passagem em dinheiro.

CBTU
Divulgação/CBTU
A partir do dia 22 de abril, a Estação Recife irá funcionar com o esquema de integração temporal. Com a mudança, os 45 mil usuários que diariamente fazem a integração metrô/ônibus e ônibus/metrô na Estação Recife farão o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas. Em ação conjunta com o Consórcio Grande Recife, a Integração Temporal já é realizada na Estação Cavaleiro, desde julho de 2017; e na Estação Largo da Paz, desde junho de 2018.
Neste sábado, 13, já tem início o processo de mudança na operação. A iniciativa envolve as linhas do SEI, na Região Metropolitana do Recife, e terá ação educativa até o domingo (21), quando o usuário ainda poderá embarcar nos ônibus do TI Recife pagando a passagem em dinheiro.
Com a mudança na operação, o passageiro que desembarcar de qualquer uma das cinco linhas de ônibus no terminal integrado terá de sair por uma portaria recém instalada na lateral do terminal e entrar novamente na Estação Recife, onde deverá passar novamente o cartão VEM nos validadores instalados nas catracas da estação para ter acesso às plataformas, sem que seja debitada uma nova tarifa.
De igual maneira, o passageiro que desembarcar na Estação Recife deverá passar o cartão VEM num dos validadores instalados nas catracas de acesso ao TI e embarcar no ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa.
As cinco linhas que operam no TI Recife farão integração temporal com linhas, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano. Por isso, os usuários devem adquirir o cartão VEM Comum que será comercializado no TI Recife ou dentro dos ônibus com os cobradores, no valor de R$ 10 (sem a cobrança da taxa de aquisição do cartão).
A mudança vai ser comunicada aos usuários por meio de cartazes espalhados nas estações de metrô da Região Metropolitana, nas linhas que compõem a matriz de integração e no Terminal Integrado Recife. Além disso, durante a primeira semana, orientadores do Grande Recife estarão no TI tirando dúvidas dos passageiros.
Com informações da CBTU  12/04/2019

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CBTU inaugura Centro de Controle de Monitoramento do Metrô de Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

O novo espaço centraliza todas as ocorrências registradas em 1362 câmeras instaladas ao longo do sistema metroferroviário do Recife e funciona 24h por dia. São quatro estações de trabalho, além de um vídeowall com 2 metros de altura por 4 metros de largura.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Foi inaugurado nesta sexta-feira(25) o Centro de Controle Monitoramento (CCM) da CBTU Recife  na sede da companhia no bairro de Areias. O novo espaço centraliza todas as ocorrências registradas em 1362 câmeras instaladas ao longo do sistema metroferroviário do Recife e funciona 24h por dia. São quatro estações de trabalho, além de um vídeowall com 2 metros de altura por 4 metros de largura.
Com as câmeras instaladas por completo desde outubro de 2018, a CBTU já colhe bons resultados na segurança dos usuários.Segundo a gerência de segurança da CBTU,havia uma média de ocorrências de 48 assaltos mensais em 2018. Agora, os registros não passam de 8 assaltos por mês.
Durante a inauguração CCM,estiveram presentes  o antigo presidente do Conad e atual diretor de planejamento e relações institucionais da CBTU,alem de diversos funcionários da empresa.
Com informações da CBTU  25/01/2019