PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Agerba prepara operação especial de fiscalização de transportes no fim de ano

Transportes  🚌 🚢 🚤

A Agerba está organizando uma operação especial de fiscalização de transportes em todo o estado, com o objetivo de garantir uma viagem mais segura para todos os baianos. No próximo domingo (20), as equipes de fiscalização da Agerba vão reforçar as principais operações de transportes de passageiros. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Em função da pandemia do novo coranavírus, as viagens de férias de fim de ano devem ser evitadas. As operações de transportes estão mantidas, mas o Governo do Estado alerta para que todos os cuidados devam ser tomados para se evitar a proliferação da doença. A Agerba está organizando uma operação especial de fiscalização de transportes em todo o estado, com o objetivo de garantir uma viagem mais segura para todos os baianos. No próximo domingo (20), as equipes de fiscalização da Agerba vão reforçar as principais operações de transportes de passageiros. Com previsão de duração até 4 de janeiro, os sistemas rodoviários, hidroviários e estradas concessionadas terão o reforço de fiscalização, para que as operações sejam mantidas respeitando as regras sanitárias vigentes e ampliando a segurança da população. A fiscalização das viagens operadas por empresas de ônibus ocorre nas rodoviárias e em estradas de toda Bahia. Além disso, o transporte irregular de passageiros, popularmente conhecidos como “ligeirinhos” ou “lotação”, também será combatido. Especialistas e técnicos em regulação da Agerba vão realizar blitze com o apoio das Polícias Federal e Militar (por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária). As abordagens acontecem tanto a veículos de passeio e vans, como as empresas de ônibus regulares, de fretamento e turismo. Além da documentação e licenças exigidas para o funcionamento do transporte, os fiscais verificam itens de segurança, quantitativo de passageiros embarcados e cumprimento das viagens. 

Lanchinhas e Ferry-Boat
No sistema de travessias por lanchas entre Salvador e Vera Cruz, as empresas operadoras vão ofertar todos os horários regulares, além do reforço de viagens extras sempre que houver demanda no terminal, em sistema “Bate e Volta”. Já a travessia entre Salvador e Itaparica, pelo Sistema Ferry-Boat, assegura todos os horários regulares e a operação de horários extras, com oferta de travessia também durante as madrugadas. A demanda crescente fez com que a Internacional Travessias ampliasse o atendimento entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro. A restrição no quantitativo de embarque, tanto no ferry como nas lanchinhas está mantida, limitada a 75% da capacidade de cada embarcação. Já o embarque de veículos segue mantido a 100% da capacidade dos ferries. As medidas impostas para evitar a disseminação do novo coronavírus estão vigentes, e o uso de máscara, oferta de álcool em gel, assim como distanciamento em terminais e barcos seguem obrigatórios. 

Rodoviárias – Operação Regular
Os tradicionais horários extras no sistema rodoviário intermunicipal de transporte neste ano não serão ofertados previamente. Isso porque a demanda nos terminais em todo o estado caiu consideravelmente, com reduções de busca por passagens em cerca de 60%. Em Salvador, que oferta diariamente 540 horários regulares, a demanda mensal caiu de 280 mil embarques para 112 mil (considerando o mês de novembro). A Agerba alerta a população que precisará viajar durante as comemorações de final de ano para que realizem a compra de passagem com antecedência, já garantindo o bilhete de retorno. É recomendável viajar em datas que antecedam os feriadões, evitando os grandes movimentos das vésperas de Natal e Réveillon. Os dias com previsão de mais embarques é a quarta-feira (23), a quarta-feira (30) e no retorno para a capital, no domingo, dia 2 de janeiro. Em outras cidades, a expectativa é a mesma, não havendo operação especial em nenhum terminal do estado. 

Rodovias 
As concessionárias Bahia Norte e Litoral Norte, empresas que administram respectivamente as Rodovias BA-093 e BA-099, terão aumento da equipe de suporte ao usuário, além dos carros de inspeção, guinchos para socorro mecânico e médico, entre outros. Tudo isso para oferecer mais segurança e tranquilidade para quem preferir dirigir pelas estradas que, para otimizar a passagem pelas cancelas, vão contar com o apoio de auxiliares de arrecadação, que vão realizar a venda do bilhete nas proximidades dos pedágios. A Concessionária Bahia Norte realizará esquema especial de 23 de dezembro até 4 de janeiro e espera receber um fluxo de mais de 820 mil veículos no Sistema BA-093 durante o fim do ano. Já a Concessionária Litoral Norte prevê mais de 430 mil veículos transitando pela BA-099 durante a operação especial, de 24 de dezembro até 4 de janeiro. 

Dúvidas e reclamações 
Os usuários dos sistemas de transportes podem auxiliar a Agerba no mapeamento e identificação de irregularidades praticadas por empresas e transportadores irregulares. Por meio de denúncias e reclamações, eles auxiliam o planejamento de ações preventivas, que geram mais eficiência no combate das infrações. O atendimento ao usuário é feito nos postos da agência, na Ouvidoria pelo telefone 0800-071-0080 ou e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br.
Com informações da Secom BA  18/12/2020

Operação de Fim de Ano do Ferry-Boat terá viagens extras e limite de 75% da capacidade das embarcações para passageiros

Travessia marítima  🚢

Operação de Fim de Ano do sistema Ferry-Boat,na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica terá viagens extras e o transporte de passageiros  está limitado a 75% da capacidade total das embarcações

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat que opera a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica,para atender o aumento de demanda de fim de ano, entre 23 de dezembro e 6 de janeiro,vai ampliar o funcionamento do serviço do transporte hidroviário com a realização de viagens extras, nos horários de maior demanda. Os horários fixos são das 5h às 22h, além das 23h30, de segunda a sábado; sendo a partir das 6h aos domingos e feriados em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. As embarcações previstas são: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Pinheiro, e a quantidade de barco em trânsito será de acordo com o fluxo e a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva.Este ano, a operação será diferente dos anos anteriores. O sistema opera com algumas restrições em atendimento à resolução da agência reguladora, como medida preventiva à pandemia. As viagens deverão cumprir a regra de atendimento a 75% da capacidade dos barcos para os passageiros e o uso da máscara é obrigatório. O atendimento aos veículos foi ampliado no início deste mês para 100% da disponibilidade de vagas.
Com informações da ITS  18/12/2020

Plano Hidroviário de Valença recebe contribuições durante consulta pública

Transporte hidroviário  🚤

A regulamentação na prestação do serviço de travessia marítima tem por objetivo promover a adequação desse sistema de transporte em algumas cidades do baixo sul baiano.

Da Redação  
foto - ilustração/Pregopontocom
A partir desta sexta-feira (18) a Agerba passa a recolher contribuições e informações para subsidiar a elaboração do Plano Diretor do Sistema de Travessias do Transporte Hidroviário de Valença e áreas de influência. Usuários, operadores das travessias e outros representantes da sociedade civil poderão apresentar suas manifestações e contribuições de forma online. A Agência Reguladora receberá as sugestões para a consulta totalmente online até a terça-feira, 05 de janeiro, que devem ser apresentadas por escrito, através do e-mail consultapublica@agerba.ba.gov.br. A regulamentação na prestação do serviço de travessia marítima tem por objetivo promover a adequação desse sistema de transporte em algumas cidades do baixo sul baiano. Dentre as principais etapas do estudo estão a definição de linhas e terminais hidroviários e a modelagem econômico-financeira do transporte. As linhas hidroviárias deverão ligar Valença a Cairu, Valença a Morro de São Paulo, passando pelo Atracadouro de Bom Jardim e Gamboa do Morro, e entre Cairu e Taperoá. Com a elaboração do plano diretor será possível regulamentar o serviço, oferecendo fiscalização e regularidade. Para verificar as regras de participação da Consulta Pública 004/2020, os interessados devem acessar o site da Agência Reguladora www.agerba.ba.gov.br.
Com informações da Seinfra BA  18/12/2020

Pandemia da COVID-19 pode agravar situação do trabalho infantil no Brasil, afirma especialista

Ponto de Vista/Direitos humanos  🔍 👐

Dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que, em 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estavam trabalhando no Brasil. O advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos da infância e juventude e conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos de São Paulo), chamou a atenção para o fato de que desde 2016 o IBGE não divulgava os números do trabalho infantil no Brasil.

Sputnik
"O IBGE divulgou agora os dados, mas claro que ainda são desatualizados. São dados referentes ao ano passado e nós já estamos no final de 2020. Isso mostra a falta de prioridade com a questão do enfrentamento ao trabalho infantil", afirmou à Sputnik Brasil. As divulgações dos anos de 2017 e 2018 foram adiadas porque o IBGE estava fazendo uma revisão metodológica para a classificação do trabalho infantil. Com a nova metodologia, o número real de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em 2016 passou de 998 mil para 2,1 milhão, mais do que o dobro registrado antes da revisão. Segundo Alves, a falta de transparência sobre os números do trabalho infantil no Brasil demonstram que o combate a esse tipo de prática não é uma prioridade do atual governo. "Infelizmente os dados ainda são desatualizados, são dados de 2019 publicados pelo IBGE depois de vários anos que o IBGE não divulgava nada sobre o trabalho infantil, mostrando o completo descaso que o governo Bolsonaro e anteriormente o governo Temer trataram essa questão do enfrentamento ao trabalho infantil", declarou. É considerado trabalho infantil toda atividade econômica ou de autoconsumo perigosa ou prejudicial à saúde e desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfira na sua escolarização. No ano passado, em uma live, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu que crianças e adolescentes trabalhem ao falar sobre sua experiência pessoal. "Olha só, trabalhando com nove, dez anos na fazenda eu não fui prejudicado em nada. Quando um moleque de nove, dez anos vai trabalhar em algum lugar, está cheio de gente aí 'trabalho escravo, não sei o quê, trabalho infantil'. Agora, quando está fumando um paralelepípedo de crack, ninguém fala nada", comentou o presidente à época. Pandemia agrava situação do trabalho infantil no Brasil Mesmo com os dados referentes a 2019, o advogado conta que a pandemia da COVID-19 é um dos fatores que podem levar ao agravamento no número de crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil. "Com a suspensão das aulas, com a falta de atividades voltadas às crianças e adolescentes, certamente diante da pandemia podemos ter um aumento do trabalho infantil no Brasil", disse. Alves afirmou que, além da suspensão das aulas na rede púbica, a crise social e econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus faz com que muitas crianças sejam obrigadas a contribuírem com o sustento da família. "Muitos trabalhadores informais perderam suas rendas, tiveram os contratos de trabalho suspensos, ficaram desempregados, tudo isso gera impactos na exploração do trabalho infantil e acaba forçando que crianças e adolescentes acabem contribuindo com o sustento doméstico", explicou. Maioria das vítimas de trabalho infantil são adolescentes negros e pardos Dados do IBGE mostram que 66,1% das crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil são pretos ou pardos. O rendimento médio real das crianças e adolescentes que realizavam atividade econômica foi estimado em R$ 503. "Vemos aí que a maioria das vítimas do trabalho infantil, conforme o IBGE, são adolescentes, do sexo masculino, negros e pardos. Temos essa vinculação com a situação de pobreza, miséria das famílias e essa pressão para que elas estejam em situação de trabalho infantil", explicou Alves. Segundo a legislação brasileira, até os 13 anos é proibida qualquer forma de trabalho. Dos 14 aos 15 anos, é permitido apenas na forma de aprendiz. Já entre os 16 e 17 anos, o trabalho é permitido, desde que com carteira assinada e vedados o trabalho noturno, insalubre e perigoso. 706 mil crianças e adolescentes exercem as piores formas de trabalho infantil A revisão metodológica feita pelo IBGE passou a incluir os dados sobre as atividades previstas na Lista de Trabalho Infantil Perigoso (Lista TIP), consideradas as piores formas de trabalho infantil. "Temos que nos preocupar também com as piores formas de trabalho infantil, que são a exploração sexual, o uso e o tráfico de drogas por crianças e adolescentes. A própria criminalidade infanto juvenil pode também ser potencializada diante da grave crise social e econômica", completou Alves. Na Lista TIP estão trabalhos como operação de tratores, máquinas agrícolas e esmeris, quando motorizados e em movimento, ou no processo produtivo do fumo, algodão, sisal, cana e abacaxi, entre outros.
Fonte - Sputnik  18/12/2020

O aquecimento de 2°C liberaria bilhões de toneladas de carbono do solo

Meio ambiente  🌱

O novo estudo de pesquisa internacional, liderado pela Universidade de Exeter, revela a sensibilidade do turnover do carbono do solo ao aquecimento global e, subsequentemente, reduz pela metade a incerteza sobre isso nas projeções de mudanças climáticas futuras. 

Da Redação
divulgação/Revista Amazônia
Os solos globais contêm duas a três vezes mais carbono do que a atmosfera, e temperaturas mais altas aceleram a decomposição – reduzindo a quantidade de tempo que o carbono passa no solo (conhecido como “turnover de carbono no solo”). O novo estudo de pesquisa internacional, liderado pela Universidade de Exeter, revela a sensibilidade do turnover do carbono do solo ao aquecimento global e, subsequentemente, reduz pela metade a incerteza sobre isso nas projeções de mudanças climáticas futuras. A estimativa de 230 bilhões de toneladas de carbono liberada com o aquecimento de 2 ° C (acima dos níveis pré-industriais) é mais de quatro vezes o total das emissões da China e mais do que o dobro das emissões dos Estados Unidos nos últimos 100 anos. “Nosso estudo descarta as projeções mais extremas, mas mesmo assim sugere perdas substanciais de carbono do solo devido à mudança climática com aquecimento de apenas 2 ° C, e isso nem mesmo inclui perdas de carbono mais profundo do permafrost”, disse a coautora Dra. Sarah Chadburn , da Universidade de Exeter. Esse efeito é chamado de “ feedback positivo “ – quando a mudança climática causa efeitos indiretos que contribuem para mais mudanças climáticas. A resposta do carbono do solo às mudanças climáticas é a maior área de incerteza na compreensão do ciclo do carbono nas projeções das mudanças climáticas. Para resolver isso, os pesquisadores usaram uma nova combinação de dados observacionais e Modelos do Sistema Terrestre – que simulam o clima e o ciclo do carbono e, subsequentemente, fazem previsões sobre as mudanças climáticas. “Nós investigamos como o carbono do solo está relacionado à temperatura em diferentes locais da Terra para descobrir sua sensibilidade ao aquecimento global”, disse a autora Rebecca Varney, da Universidade de Exeter. Modelos de última geração sugerem uma incerteza de cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono a 2°C de aquecimento médio global. O estudo reduz essa incerteza para cerca de 50 bilhões de toneladas de carbono. O co-autor, Professor Peter Cox, do Exeter’s Global Systems Institute, disse: “Reduzimos a incerteza nesta resposta à mudança climática , que é vital para calcular um orçamento global de carbono preciso e cumprir com sucesso as metas do Acordo de Paris.” O estudo, publicado na Nature Communications , é intitulado: “Uma restrição espacial emergente na sensibilidade da renovação do carbono do solo ao aquecimento global”. O trabalho foi realizado em colaboração com cientistas do Met Office e institutos nos EUA e na Suécia.
Fonte - Revista Amazônia  17/12/2020

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

CBTU Recife inicia integração temporal,ônibus-metrô, na Estação Cajueiro Seco

Transportes sobre trilhos  🚇 <> 🚌

Os 6700 usuários que fazem a integração com o sistema de trens ao desembarcar dos ônibus no terminal integrado realizarão o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso, sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas.

Da Redação
foto - divulgação/CBTU
A partir do próximo sábado, 19 de dezembro, a Estação Cajueiro Seco funcionará com esquema de integração temporal. Os 6700 usuários que fazem a integração com o sistema de trens ao desembarcar dos ônibus no terminal integrado realizarão o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso, sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas. Nesta primeira fase, a integração temporal iniciará apenas no sentido ônibus-metrô. Com a mudança na operação, o usuário que desembarcar no terminal integrado deverá passar seu cartão VEM na linha de bloqueios do Metrô para entrar na estação. Ao sair da estação para embarcar nos ônibus do terminal integrado, porém, não será necessário passar o cartão VEM no validador do ônibus, sendo o embarque realizado pelas portas do meio e traseira dos coletivos. Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada antes do período de duas horas, característico da integração temporal, devem procurar a Urbana-PE, através do telefone 3125.7858. É necessário informar o dia e horário do fato para checagem. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM.
Com informações da CBTU  17/12/2020

Espirito Santo pode ter ferrovia entre Santa Leopoldina e Anchieta e duas viagens diárias entre Vitória e Belo Horizonte

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃🚃

Os trens de passageiros da Vale das ferrovias Vitória/Minas e da EFC terão numero de viagens ampliadas a partir de 2025 e 2026 respectivamente,e uma nova linha com 82 km, deverá ser criada ligando Santa Leopoldina a Anchieta se for aprovada pela ANTT.

Folha Vitória
foto - ilustração/Pregopontocom - 11/2015

O Conselho de Administração da Vale aprovou nesta quarta-feira (16) os termos aditivos dos contratos de prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Entre os planos para os próximos 30 anos de concessão está um novo trecho ferroviário que promete ligar a cidade de Santa Leopoldina a Anchieta. A malha ferroviária, que pode chegar a 82 km de extensão, depende de aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Novidades na Estrada de Ferro Vitória a Minas
Os novos contratos também vão permitir a ampliação dos trens de passageiros das duas estradas de ferro, que hoje transportam 1,3 milhão de passageiros por ano. A partir de 2026, o trem de passageiros da EFC deixará de circular em dias intercalados e passará a ser diário. Já o da EFVM fará duas viagens diárias nos meses de alta temporada a partir de 2025

Três décadas e investimentos
A prorrogação vale por mais 30 anos a contar de 2027, quando vencem os atuais contratos. Nela estão previstos investimentos de R$ 24,7 bilhões, a serem aplicados já a partir do próximo ano, com obras de implementação de novos ramais e melhoria dos trechos, em um total de 460 obras, como a construção de viadutos, passarelas, cancelas automáticas, entre outras.

Mobilidade Urbana 
Segundo a Vale, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) já são consideradas as ferrovias mais seguras e produtivas do Brasil. As obras previstas, segundo a empresa, devem beneficiar 33 municípios, em Minas Gerais e no Espírito Santo, e 25 municípios, no Pará e no Maranhão, nos próximos 10 anos, e permitir a ampliação dos trens de passageiros das duas estradas de ferro, que hoje transportam 1,3 milhão de passageiros por ano.
Fonte - Revista Ferroviária  17/12/2020

foto - ilustração/Pregopontocom - 11/2015



- Metroviários denunciam sucateamento por governo Dória - SEU JORNAL DA TVT 17/12/2020

Notícias  📺


Marcopolo Rail lança o seu primeiro VLT - Prosper VLT

Transportes sobre trilhos  🚄

A Marcopolo Rail acaba de lançar na quarta(16) o seu primeiro VLT,o Prosper, com três versões,Urbana(760 Passageiros),Intercidades(280 Passageiros) e Turística.O VLT bidirecional, poderá ser equipado com propulsão a diesel com baixa emissão, ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico)

Marcopolo
foto - divulgação/Marcopolo - Julio Soares 
Líder na produção de carrocerias de ônibus, Marcopolo amplia ainda mais o seu portfólio de modais. O PROSPER VLT atenderá rota turística no Sul do País e terá versões para transporte urbano e intercidades Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail, spin-off da Marcopolo Next focada no desenvolvimento de novos Modais Sobre Trilhos, lançou hoje o seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), que operará em uma rota turística do cliente Giordani Turismo, no sul do País. Chamado Prosper VLT, o modelo será produzido junto ao complexo industrial da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), em fábrica específica para trens, e terá versões para atender também aos sistemas de transporte urbanos e intercidades. “Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do Brasil, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais”, afirma James Bellini, CEO da Marcopolo. “Aportamos a nossa expertise global em transporte coletivo neste novo projeto, pois acreditamos que os vários meios de transporte podem se complementar, contribuindo para a gestão pública da mobilidade, a redução de custos e tarifas e a melhoria da fluidez do trânsito nas cidades”, acrescenta. A Marcopolo Rail é uma spin-off da Marcopolo Next, divisão de novos negócios da companhia focada no futuro da mobilidade. O primeiro produto sobre trilhos do grupo nasceu com o desenvolvimento de caixa para o People Mover Aeromóvel (tecnologia para vias elevadas), finalizada em novembro de 2017. Em 2019, integrada à Next, a Marcopolo Rail iniciou um novo ciclo de ampliação de seu portfólio, que começará com este lançamento do Prosper VLT e seguirá pelos próximos anos com novas soluções. Na visão da empresa, trata-se de um mercado com grande potencial. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13 regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte no País. E, apesar de atender mais de 11 milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresenta capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor Metroferroviário Brasileiro da ANPTrilhos. “Com o Prosper VLT, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, relata Petras Amaral, business head da Marcopolo Next e executivo responsável pela Marcopolo Rail. De acordo com o executivo, o Prosper VLT é fruto de uma ampla pesquisa de mercado realizada no Brasil e América Latina e deverá atender aos segmentos urbano, intercidades e turístico. O produto apresenta diversas vantagens como baixo custo de operação, longa vida útil e alta capacidade de transporte de passageiros. Uma composição de 4 carros poderá levar até 760 passageiros na versão urbana. “Com uma grande capacidade de customização, a Marcopolo Rail terá várias frentes de atuação: fabricação de People Movers, VLTs, carros de passageiros e uma divisão de Projetos Especiais para reformas e modernização de trens”, complementa Amaral. A concepção do produto teve como foco a sinergia com as instalações industriais, com a cadeia de fornecedores de matérias primas e peças, além de mão-de-obra especializada. O desenvolvimento do projeto envolveu profissionais com know-how ferroviário e times multidisciplinares de várias áreas da Marcopolo, para garantir o atendimento dos padrões internacionais desta indústria. “O Prosper VLT entregue à Giordani Turismo foi configurado para o atendimento ao transporte turístico ferroviário. Foi fator determinante para essa escolha a trajetória de qualidade dos produtos e a tradição da Marcopolo”, afirma Susana Giordani, diretora da Giordani Turismo. 

Prosper VLT: moderno e versátil
O Prosper VLT é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, versátil e desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi desenvolvido com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto. As propulsões podem ser a diesel, com baixa emissão ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico). Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga. 
Dados técnicos do Prosper VLT
• Altura interna: 2.384 mm • Largura interna: 2.700 mm • Sistema Automotriz • Plataforma de embarque: 1,10m • Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m X 1,2 m); • Número de portas: até 6 portas laterais de cada carro (1.750 mm x 1.930 mm); • Saídas de emergência: 4 • Conformidade com as normas internacionais • Interface em tempo real: rotas, mídia, GPS, ethernet, telas etc 

Capacidade de Passageiros por composição de quatro carros 
Versão Urbana -760 / Versão Intercidades - 280
A Marcopolo Fundada há 71 anos em Caxias do Sul (RS), o Grupo Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.
Fonte - marcopolo.com 16/12/2020


foto - divulgação/Marcopolo - Julio Soares


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

'Salário mínimo sem aumento real detém processo de distribuição de renda no país', avalia economista

Ponto de Vista/Economia  👷 $

O governo federal enviou nesta semana ao Congresso Nacional a previsão para o valor do salário mínimo em 2021, que seria de R$ 1.088, sem aumento real. A estimativa leva em conta a projeção do Ministério da Economia para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2020, que foi de 4,11%. O indicador é usado pelo governo para reajustar o valor do salário mínimo. O piso salarial hoje é de R$ 1.045.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Sputnik Brasil conversou com o economista Guilherme Mello — professor e atual coordenador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico do IE-UNICAMP — para saber quais podem ser os impactos da falta de aumento real no salário mínimo para o brasileiro. "A questão do salário mínimo muda já no governo Temer, no atual governo ainda mais, por causa de uma visão de que o rendimento básico seria um grande obstáculo para o lucro das empresas — ao invés de como foi no governo Lula e Dilma, quando ele era visto como uma espécie de motor da economia, não só da distribuição de renda, mas também um propulsor da demanda das famílias, da inclusão no mercado, de acesso ao crédito", avaliou o economista. Essa seria uma das explicações, segundo Mello, para que o aumento real do salário mínimo tenha passado a ser visto como um "inimigo do lucro das empresas, que contribui para a queda da rentabilidade das empresas." A opção do governo de apenas corrigir o salário mínimo pela inflação, passa a ser uma "estratégia de reduzir a parcela dos ordenados na distribuição de renda e aumentar a parcela dos lucros, e isto é feito através de uma política de não dar mais aumentos reais ao salário", explicou o especialista. Mello disse que isto acontece também como herança da recessão, entre 2015 e 2016, porque nesse período — como o PIB não cresceu, mas sim retraiu — não havia reajustes reais do salário mínimo, "que teriam sido até importantes para superar mais rapidamente essa recessão, ao garantir o poder de compra das famílias". No mesmo documento enviado ao Congresso, o governo fez projeções do valor do salário mínimo até 2023, considerando estimativas da inflação. Os valores dos aumentos em reais são mínimos em comparação com o valor da remuneração básica que é paga hoje no país. "Os impactos disso na economia são múltiplos. Primeiro detém-se o processo de distribuição de renda através dos salários, de aumentos maiores para salários mais baixos; segundo, limita-se o consumo das famílias como um dos principais motores de crescimento econômico e aposta no investimento privado, como se ele viesse independente do crescimento desse consumo das famílias", explicou o economista. Para Mello, a previsão de não haver mais reajustes reais do salário mínimo se encaixa com essa visão de desenvolvimento: "No máximo vai estabilizar o salário mínimo no patamar real que ele se encontra e apostar em um crescimento que não seja funcionalmente distributivo. Isso não tem dado certo, porque nesses últimos anos todos de baixa valorização do salário não tem havido crescimento, os investimentos não voltaram, apesar de a rentabilidade das empresas ter se recuperado", finalizou o especialista.
Marco Antônio Pereira
Fonte - Sputnik  16/12/2020

Senado aprova PL que cria novas regras para transportes interestadual e internacional de passageiros

Transportes  🚌

O texto segue agora para a Câmara dos Deputados. Pelo texto original do Projeto de Lei 3919/2020, restabelecia a obrigatoriedade de licitações para este tipo de transporte de passageiros, entretanto o governo preferia a manutenção da autorização

Agência Brasil*
foto - ilustração/arquivo
O Senado aprovou na noite de hoje (15) um projeto de lei que estabelece regras de outorga para a autorização para o transporte interestadual e internacional de passageiros. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados. Pelo texto original do Projeto de Lei 3919/2020, restabelecia a obrigatoriedade de licitações para este tipo de transporte de passageiros, entretanto o governo preferia a manutenção da autorização, sob o argumento de que a modalidade agiliza a oferta de serviço por parte das empresas à população. O relator Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que houve um acordo para o texto final após uma discussão entre Senado, Ministério da Infraestrutura e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e se chegou à decisão pela manutenção da autorização, com a exigência de critérios mínimos. Segundo Gurgacz, a autorização tem benefícios como diminuição dos custos operacionais, redução de tarifas pagas por usuários e um alto potencial de criação de novas rotas, frequências e horários que não existem atualmente. Pela proposta, as empresas deverão cumprir algumas exigências para solicitar a autorização das linhas desejadas, como a indicação de mercado pretendido, itinerários, rotas, características técnicas e de segurança, e o estudo de viabilidade econômica, além de possuir um capital social mínimo de R$ 2 milhões. O texto também eliminou a cobrança de taxa de fiscalização da ANTT para o transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros.
* Com informações da Agência Senado
Fonte - Agência Brasil  15/12/2020

Linhas de ônibus Intermunicipais da região de Juazeiro(BA) têm novo operador

Transportes  🚌

Com a assinatura do contrato, a nova empresa assumiu as viagens regulares oficiais da região de Juazeiro na segunda-feira (14), que atendem entre outros municípios, às cidades de Capim Grosso, Senhor do Bonfim, Andorinha, Feira de Santana e Campo Formoso

Da Redação
foto - Carlos Henrique Almeida/Agerba
Após sair vencedora do primeiro lote do processo licitatório para a operação de linhas rodoviárias intermunicipais na região norte do estado, a empresa Rota Transportes iniciou a operação de 17 linhas. Com a assinatura do contrato, a empresa assumiu as viagens regulares oficiais da região de Juazeiro na segunda-feira (14), que atendem entre outros municípios, às cidades de Capim Grosso, Senhor do Bonfim, Andorinha, Feira de Santana e Campo Formoso. O contrato tem duração de 30 meses, uma vez que todo o sistema de transporte intermunicipal será licitado no ano de 2022. A concorrência pública, que em conformidade com a instrução normativa SAEB nº 016/2020 diante da situação de emergência acarretada pela Pandemia do COVID-19, foi realizado através de videoconferência. 

Confira a relação de linhas Lote 1 
Compõe a Área de Operação de JUAZEIRO:
Linha nº 073 - SALVADOR x JUAZEIRO via CAPIM GROSSO 
Linha nº 073. - ESL - SALVADOR x JUAZEIRO via CAPIM GROSSO
Linha nº 073 - LEX - SALVADOR x JUAZEIRO via CAPIM GROSSO 
Linha nº 073R - SENHOR DO BONFIM x PONTO NOVO 
Linha nº 075 - SALVADOR x CAMPO FORMOSO 
Linha nº 075 - ESL - SALVADOR x CAMPO FORMOSO 
Linha nº 076 - SALVADOR x SENHOR DO BONFIM 
Linha nº 076 AR - SENHOR DO BONFIM x ANDORINHA 
Linha nº 078 - FEIRA DE SANTANA x JUAZEIRO 
Linha nº 261 - SENHOR DO BONFIM x CAMPO FORMOSO 
Linha nº 264 - SALVADOR x JUAZEIRO via BR-116 
Linha nº 279 - JUAZEIRO x MIGUEL CALMON via CAPIM GROSSO 
Linha nº 395 - JUAZEIRO x CURAÇÁ 
Linha nº 413 - JUAZEIRO x CANUDOS via PINHÕES / BR-235 Linha nº 469 - SALVADOR x PILAR Linha nº 512 - JUAZEIRO x UAUÁ via PILAR 
Linha nº 512A - JUAZEIRO - LAGOA DO PIRES via PILAR - UAUÁ
Com informações da Seinfra BA  16/12/2020

Governo prorroga decreto que proíbe shows e aulas na Bahia até 4 de janeiro

Boletim Informativo  📖  🎶

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17) e vale até o dia 4 de janeiro de 2021. O decreto, que venceria nesta quinta (17), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

foto -  Pedro Moraes/GOVBA










terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Temperatura alta e clima seco alteram tempo de vida de árvores em florestas tropicais

Meio ambiente/Clima  🌱

Sob essas condições climáticas,"temperaturas elevadas e o clima mais seco", as árvores morrem mais rapidamente. Em biomas nos trópicos elas já crescem, em média, duas vezes mais rápido do que as de florestas temperadas e boreais e vivem menos – 186 anos, em média, contra 322 anos, respectivamente. 

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Temperaturas elevadas e o clima mais seco que vêm sendo registrados com maior frequência nos últimos anos em vários países estão afetando a dinâmica das florestas tropicais, como Amazônia e Mata Atlântica. Sob essas condições climáticas, as árvores morrem mais rapidamente. Em biomas nos trópicos elas já crescem, em média, duas vezes mais rápido do que as de florestas temperadas e boreais e vivem menos – 186 anos, em média, contra 322 anos, respectivamente. As florestas tropicais úmidas abrigam cerca de 50% das espécies de animais terrestres e plantas do planeta, apesar de representarem apenas 7% da área terrestre mundial. Como a previsão é de que a temperatura global continue subindo – ao menos 1,5 °C acima do nível pré-industrial (1850-1900) nas próximas décadas –, isso pode provocar mudanças nas características de cada um desses biomas tropicais, resultando, no futuro, em alterações da biodiversidade e diminuição do número de espécies. Também deve afetar o papel que essas árvores desempenham nos estoques de carbono (CO2), levantando preocupações em relação à capacidade de absorção desse gás de efeito estufa no futuro. As florestas são o maior reservatório de biomassa terrestre, principalmente as tropicais, responsáveis pela metade desse estoque. Para se desenvolverem, as plantas precisam de uma grande quantidade de CO2 na fase de crescimento. Com isso, acabam processando por meio da fotossíntese cerca de um quinto do total anual do carbono atmosférico. Assim, pequenas mudanças no funcionamento da floresta podem alterar significativamente os níveis desse gás. Esse cenário de redução da longevidade ligada a efeitos climáticos em biomas tropicais está traçado em estudo liderado por pesquisadores brasileiros e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), da Academia Norte-Americana de Ciências. De acordo com a pesquisa, “nas planícies tropicais quentes foram encontradas diminuições consistentes na longevidade das árvores em locais secos e com temperaturas médias anuais acima de 25,4Ë?C”. “Observamos no estudo que, quando a temperatura média passa dos 25,4°C, a taxa de crescimento está num pico, em patamar alto, e a longevidade diminui. É um efeito além do esperado pela relação negativa entre crescimento e longevidade das árvores. Mas também está ligado à disponibilidade hídrica. Quando o local seca, cria um estresse na planta. Então ela atinge tamanhos menores e morre mais jovem, mesmo sendo uma espécie que poderia ficar maior”, explica à Agência FAPESP Giuliano Locosselli, atualmente pesquisador do Instituto de Botânica. Ele é primeiro autor juntamente com Marcos Buckeridge, professor e diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), que resultou de um projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP. Locosselli também foi um dos autores de outra pesquisa, publicada recentemente na revista Nature Communications, que já havia apontado relação inversa entre a taxa de crescimento das árvores e a longevidade, independentemente da espécie e do local onde se encontram (leia mais em: https://agencia.fapesp.br/34444/). Agora, o novo estudo coloca lupa sobre o comportamento em florestas tropicais e aponta o papel do clima e da disponibilidade hídrica nesses quadros. Ao ser questionado sobre como ficariam essas árvores diante de estimativas de agências ligadas às Nações Unidas (ONU) de que a temperatura média da Terra pode subir mais de 1,5 °C até 2050, Buckeridge afirma que a forma de evitar um cenário pior para os biomas seria bloquear o aquecimento global. Porém, ele lembra que há o fenômeno da inércia, ou seja, mesmo se agora fossem suspensas todas as emissões de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento, a temperatura ainda assim manteria a tendência de alta por um período. “Acho que o cenário dos 25,4 °C [utilizado no estudo] não tem mais como reverter. No ponto em que estamos é preciso trabalhar com medidas de mitigação das mudanças climáticas e de adaptação, como plantar novas árvores”, avalia o professor, que participou como autor no relatório especial Mundo em Aquecimento de 1,5 °C, do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), da ONU. Já Locosselli cita o caso da floresta do Congo, a segunda maior tropical do mundo, só atrás da Amazônia. “Atualmente ela ainda não é afetada pelo efeito da temperatura, como já se viu na região amazônica. Mas, a partir desse grande aumento de temperatura, começaremos a observar sinais de elevação da mortalidade. Isso vai ao encontro do que vimos no nosso estudo. Sob esse ponto de vista, o cenário é bastante sombrio”, completa. Documento divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) apontou que a temperatura média global entre 2016 e 2020 (de janeiro a julho) está entre as mais quentes do que qualquer outro período. Atualmente, é estimada em 1,1 °C acima da era pré-industrial e 0,24 °C mais quente do que a média global para 2011-2015. Além disso, dados das agências norte-americanas Nasa e National Oceanographic and Atmospheric Administration (NOAA) apontaram os anos de 2016 e 2019 como o primeiro e o segundo mais quentes de todos os tempos, respectivamente.

Metodologia
Para realizar o estudo Global tree-ring analysis reveals rapid decrease in tropical tree longevity with temperature, o grupo de Locosselli e Buckeridge avaliou dados de anéis de crescimento de mais de 100 mil árvores no mundo. Cada um desses anéis, localizados nos troncos, representa um ano de vida da planta, permitindo uma estimativa da idade das árvores e da velocidade (taxa) de crescimento. Também foi analisado como o clima influencia no tempo de vida. “Esses efeitos independentes da temperatura e da disponibilidade de água na longevidade das árvores nos trópicos são consistentes com as previsões teóricas de aumentos nas demandas evaporativas no nível da folha sob um clima mais quente e seco, e podem explicar os aumentos observados na mortalidade de árvores em florestas tropicais, incluindo a Amazônia, e mudanças na composição da floresta na África Ocidental”, escrevem os pesquisadores no artigo da PNAS. Segundo Buckeridge, além das altas temperaturas, a maior quantidade de CO2 na atmosfera contribui para acelerar a atividade metabólica das plantas. Na última década, houve um crescimento de 1,5% ao ano nas emissões de gases de efeito estufa, incluindo o carbono. Em grande parte foram provocadas por fontes fósseis de energia e alterações no uso da terra, como o desmatamento e as queimadas, de acordo com o relatório Lacuna de Emissões 2019, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Os pesquisadores explicam que em áreas frequentemente atingidas por queimadas a longevidade das árvores é consideravelmente menor. Essa variável chegou a ser analisada, mas, por questões metodológicas, ficou fora do estudo. Neste ano, por exemplo, dois dos biomas brasileiros já registraram recorde de focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até outubro, o Pantanal teve o pior ano desde 1998, quando o instituto começou a monitorar focos ativos de fogo no local, e na Amazônia o número de ocorrências nos primeiros dez meses de 2020 superou o total de 2019.

‘Trabalho de formiguinha’ 
 O estudo liderado pelo grupo brasileiro teve a colaboração de pesquisadores de universidades britânica, como a de Leeds, alemã e chilena. Levou cerca de quatro anos para ficar pronto e envolveu especialistas de diferentes áreas. “Esse trabalho traz uma visão global, com dados, por exemplo, de bancos públicos de pesquisa e de mais de 200 estudos científicos. Neste sentido, seria impossível realizá-lo 10, 20 anos atrás porque não havia muitos estudos sobre florestas tropicais ou a relação envolvendo anéis de crescimento das árvores”, enfatiza Locosselli. Tanto ele como Buckeridge destacam a importância do desenvolvimento de pesquisas, com o apoio de instituições como a FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para o avanço da ciência. “Esse tipo de estudo pôde ser realizado porque houve conhecimento acumulado ao longo dos anos. O trabalho de formiguinha é o que gera a cereja do bolo”, afirma Buckeridge. Atualmente, com o cenário de contenção de gastos públicos, principalmente pós-pandemia de COVID-19, estão em discussão no Brasil projetos que propõem cortes e desvinculação de recursos orçamentários destinados à produção de ciência, desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias. Para se contrapor a essas propostas, cientistas, pesquisadores e estudiosos têm divulgado manifestos e buscado alertar para os riscos ao futuro da ciência. “Aquela ciência que às vezes não entendemos e que talvez hoje tenha uma resposta local pode se unir a outras pesquisas semelhantes e dar uma resposta global amanhã. Nossa pesquisa dá essa visão global”, completa Locosselli. O artigo Global tree-ring analysis reveals rapid decrease in tropical tree longevity with temperature pode ser lido em: https://www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.2003873117.
Fonte - Revista Amazônia  15/12/2020

Caos político e morte

Ponto de Vista 😷  👀

Há alguns seria impensável um Brasil como o que vemos neste ano de 2020.O País está num verdadeiro redemoinho político agravado por uma crise sanitária, sem precedentes, que já matou mais de 180 mil brasileiros e, infelizmente, ainda não sabemos quantas vítimas mais teremos.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
A confusão é total. A geleia é geral. O País está num verdadeiro redemoinho político agravado por uma crise sanitária, sem precedentes, que já matou mais de 180 mil brasileiros e, infelizmente, ainda não sabemos quantas vítimas mais teremos. Como observa o médico infectologista Marcos Caseiro, em entrevista à imprensa, em 20 anos a dengue matou cerca de seis mil pessoas no País, a Covid-19, em oito meses, mais de 180 mil. Enquanto que em outros países governos e comunidade científica se unem pelo bem maior que é a vida de todos (de todos!!!); em solo tupiniquim fazemos da morte pela Covid-19 um palco antecipado da disputa eleitoral de 2022. Ninguém é inocente nessa história, nem a sociedade! E a agência reguladora da ciência, a Anvisa, coloca em documento oficial a palavra "geopolítica" para falar sobre vacinas. Nunca antes! A Anvisa não é de um governo, é de uma sociedade, e precisa, deve se ater a questões científicas. Imaginar que a economia vai crescer em meio aos destroços institucionais e políticos é quase que brincadeira de criança. Todavia, essa sem nenhuma graça e sem qualquer inocência. Comemorar crescimento pífio de zero alguma coisa para uma economia como a brasileira é imaginar que somos todos tolos e estamos com nariz de palhaço em nossas caras. Precisamos que os poderes institucionais e constitucionais - Executivo, Judiciário e Legislativo - deixem as brigas pelo poder de lado, e enxerguem o Brasil, os brasileiros, o desenvolvimento, a economia, a justiça social, a saúde, a educação, o bem-estar de todos. Com urgência, sob pena de não termos mais país num futuro próximo.
Fonte - Portogente  15/12/2020

Bahia lança Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência

Mobilidade/Direitos humanos  ♿

A carteira é emitida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Com o novo formato, o tempo médio de concessão do documento passa de 2 meses para 48 horas.Além da redução no tempo de espera dos beneficiários, a emissão digital garantirá maior eficiência e transparência no processo de concessão do benefício.

Da Redação
divulgação/Secom BA
O Governo do Estado da Bahia, lança nesta quarta-feira (16), a versão digital do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, documento que já beneficia mais de 50 mil baianos e baianas. A carteira é emitida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Com o novo formato, o tempo médio de concessão do documento passa de 2 meses para 48 horas. O lançamento do Passe Livre Digital ocorrerá durante a reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede-BA), com transmissão pelo Facebook da SJDHDS, às 14h. Além da redução no tempo de espera dos beneficiários, a emissão digital garantirá maior eficiência e transparência no processo de concessão do benefício. A medida também terá impacto positivo nas contas com a redução de R$ 290 mil anuais nos custos de confecção e envio das carteiras para todo o estado. “A modernização do sistema de emissão do Passe Livre para Pessoas com Deficiência vai garantir mais segurança e mais conforto dos usuários, além de desburocratizar o processo de solicitação. Tudo será feito de forma digital e com muito mais agilidade para os cidadãos”, explica o secretário da SJDHDS, Carlos Martins. O processo atual envolve o recebimento de documentos pelos Correios, escaneamento dos documentos e inclusão dos dados no Sistema do Passe Livre Intermunicipal, e, por fim, o envio das carteiras via Correios ou dos avisos de indeferimento. Com o novo sistema, todo o processo passa a ser digital, desde o envio de documentos até o acesso ao Passe Livre. Com o Passe Livre 100% Digital, as empresas também terão acesso a uma plataforma mais segura para consulta de dados, o que gera mais segurança para empresários e usuários do sistema de transporte intermunicipal. Além de conselheiros do Coede-BA, o evento terá a participação do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e do superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni.
Com informações da Secom BA 14/12/2020

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Novas tarifas do Sistema Hidroviário,Ferry-Boat e lanchas de Mar Grande, passam a vigorar nesta segunda (14)

Tarifas do sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica,lanchas de Mar Grande e Catamarãs para Morro de São Paulo sofrem reajustes a partir dessa segunda (14)

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
 As tarifas das linhas hidroviárias intermunicipais partindo de Salvador serão reajustadas a partir da próxima segunda-feira (14). O reajuste, regulamentado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), será de 16,36% para viagens via Catamarãs para Morro de São Paulo, de 13,26% para a travessia por Lanchas para Vera Cruz, e de 0,045% para travessia via Ferry-Boat para Itaparica. No Ferry-Boat o reajuste acontece somente para as categorias intermediárias, não tendo aumento de tarifa para passageiros, veículos pequenos e grandes. Entre os veículos com alteração de valores de tarifas estão ônibus, micro-ônibus, jamanta, caminhão trucado, motocicletas e reboques, com aumentos de R$0,10, R$ 0,20, R$0,40 e R$1,20. Sem reajuste desde abril de 2017, as tarifas das lanchinhas têm aumento de R$0,50 em dias úteis e sábados e de R$0,80 aos domingos e feriados. O reajuste é concedido com base na correção do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e variação do preço do combustível. Confira a seguir as tabelas de preços atuais e com reajuste a partir de 14.12.2020:
Com informações da Seinfra BA  14/12/2020



divulgação/Seinfra BA


divulgação/Seinfra BA


Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica e lanchas de Mar Grande nesta segunda (14) - Como funcionam

Boletim informativo - Travessia marítima  🚢 🚤

O sistema Ferry-Boat,mantem nesta segunda(14) em operação na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica 5 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Anna Nery e Rio Paraguaçu, com saídas nos horários regulares sempre de hora em hora. O movimento tem agora  um fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.
O sistema de lanchas na travessia entre Salvador e Mar Grande,devido a maré baixa,teve o serviço interrompido por cerca de 4 horas na manhã desta segunda-feira,(14)ficando suspenso em Salvador até as 10h30.Em Mar Grande,as operações foram suspensas depois das 8h e retomadas às 11h. Devido ainda a maré baixa, a travessia encerrará as operações em Mar Grande às 18h e em Salvador, às 18h30.












 fotos - ilustração/arquivos