quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Espirito Santo pode ter ferrovia entre Santa Leopoldina e Anchieta e duas viagens diárias entre Vitória e Belo Horizonte

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃🚃

Os trens de passageiros da Vale das ferrovias Vitória/Minas e da EFC terão numero de viagens ampliadas a partir de 2025 e 2026 respectivamente,e uma nova linha com 82 km, deverá ser criada ligando Santa Leopoldina a Anchieta se for aprovada pela ANTT.

Folha Vitória
foto - ilustração/Pregopontocom - 11/2015

O Conselho de Administração da Vale aprovou nesta quarta-feira (16) os termos aditivos dos contratos de prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Entre os planos para os próximos 30 anos de concessão está um novo trecho ferroviário que promete ligar a cidade de Santa Leopoldina a Anchieta. A malha ferroviária, que pode chegar a 82 km de extensão, depende de aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Novidades na Estrada de Ferro Vitória a Minas
Os novos contratos também vão permitir a ampliação dos trens de passageiros das duas estradas de ferro, que hoje transportam 1,3 milhão de passageiros por ano. A partir de 2026, o trem de passageiros da EFC deixará de circular em dias intercalados e passará a ser diário. Já o da EFVM fará duas viagens diárias nos meses de alta temporada a partir de 2025

Três décadas e investimentos
A prorrogação vale por mais 30 anos a contar de 2027, quando vencem os atuais contratos. Nela estão previstos investimentos de R$ 24,7 bilhões, a serem aplicados já a partir do próximo ano, com obras de implementação de novos ramais e melhoria dos trechos, em um total de 460 obras, como a construção de viadutos, passarelas, cancelas automáticas, entre outras.

Mobilidade Urbana 
Segundo a Vale, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) já são consideradas as ferrovias mais seguras e produtivas do Brasil. As obras previstas, segundo a empresa, devem beneficiar 33 municípios, em Minas Gerais e no Espírito Santo, e 25 municípios, no Pará e no Maranhão, nos próximos 10 anos, e permitir a ampliação dos trens de passageiros das duas estradas de ferro, que hoje transportam 1,3 milhão de passageiros por ano.
Fonte - Revista Ferroviária  17/12/2020

foto - ilustração/Pregopontocom - 11/2015



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