sábado, 14 de novembro de 2020

Funcionamento dos Metrôs em Salvador,Fortaleza,Rio e São Paulo no domingo(15)

Boletim Informativo/Transportes sobre trilhos  🚇

Os sistemas de Metrô de Salvador,Fortaleza,Rio de janeiro e São Paulo terão operação especial no domingo(15),dia da eleição  para prefeitos e vereadores em todo país.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Metrô de Salvador - A CCR Metrô Bahia terá uma estratégia de atendimento especial para o  domingo(15),  durante as Eleições 2020, para garantir a segurança e o conforto dos eleitores baianos, aumentando a frota de trens, de acordo com a demanda. A segurança será garantida com os Agentes de Atendimento e Segurança da concessionária fardados e à paisana, e com o monitoramento eletrônico composto por mais de 2.000 câmeras que estão distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação.
 
Metrô de Fortaleza - Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe funcionarão no próximo domingo (15/11)  Segundo informações da Metrofor a Linha Sul e o VLT Parangaba-Mucuripe funcionarão em horários especiais no próximo domingo (15/11), dia do primeiro turno das eleições. As viagens serão concentradas nos períodos da manhã e da tarde. Serão mantidos os rigorosos protocolos de prevenção à Covid-19, que inclui uso obrigatório de máscaras e orientações para higienização das mãos e manutenção do distanciamento social. 

Metrô do Rio - O funcionamento do metrô para o primeiro turno das eleições municipais, neste domingo, contará com trens extras e reforço no efetivo das equipes para atender aos eleitores. Segundo a concessionária MetrôRio,as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 7h e a operação termina às 23h.  A Linha 2 terá operação da Estação Pavuna até a do Estácio, na zona norte da cidade, com transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio. 

Metrô de São Paulo  - O intervalo entre os trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha será em torno de cinco minutos, e na Linha 15-Prata, por volta de sete minutos. A companhia também intensificará a presença de funcionários nas estações para o atendimento ao público, e agentes de segurança para auxiliarem idosos e pessoas com deficiência. 
Pregopontocom  14/11/2020

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Estrutura social injusta e falha no modelo educacional geram pessimismo sobre desigualdade no país

Desigualdade Social  👪

A desigualdade brasileira, a nona pior do mundo, não vai melhorar. A opinião é compartilhada por um sociólogo e um economista ouvidos pela Sputnik Brasil. E a solução também é igual para eles: ela passa, entre outros caminhos, pela sala de aula.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Sociólogo e economista ouvidos pela Sputnik Brasil dizem que é preciso rever decisões econômicas e de ensino para que classes menos favorecidas avancem. A desigualdade brasileira, a nona pior do mundo, não vai melhorar. A opinião é compartilhada por um sociólogo e um economista ouvidos pela Sputnik Brasil. E a solução também é igual para eles: ela passa, entre outros caminhos, pela sala de aula. Para Fabio Gomes, sociólogo e diretor da Consultoria Bateiah Estratégias e Reputação, não há sinais de mudança na nossa estrutura social e no quadro econômico que permitam antever uma melhora num ranking que deixa o Brasil atrás até de Botsuana, país africano que tem um Produto Interno Bruto (PIB) 103 vezes menor do que o brasileiro. Os dados divulgados na quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir de relatório do Banco Mundial mostram que a classificação do Brasil em 2019 teve uma queda em relação a 2018. Segundo o Índice de Gini, que mede a concentração de rendimentos, quanto mais perto de um pior a distribuição. E o Brasil marcou 0,543 ano passado. Para efeito de comparação, em 2012 o número era de 0,540. "Fica claro para mim que, pelos dados do IBGE, a tendência é ruim e esse é um alerta para nós e para nossas lideranças", disse Gomes à Sputnik Brasil. "E há várias explicações para isso. Nossa estrutura econômica tem forte apelo para a indústria da produção de commodities, cada vez mais automatizadas, e isso não vai gerar tantos empregos como necessitamos. Temos também um custo enorme de aposentadorias e pensões e esse custo dificulta investimento em oportunidades de emprego. Há uma enorme fragilidade no campo da subsistência", explicou. O pessimismo de Gomes é acompanhado por João Victor Issler, professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia. "Melhorar a desigualdade na nossa sociedade se consegue melhorando nosso capital humano, ou seja, melhorando nosso quadro de desigualdade educacional. Mas não vejo isso acontecendo. Não vejo o governo priorizando investimento em ensinos fundamental e médio, e sim no terciário, ou seja, no ensino superior. Mesmo que estivesse fazendo, ainda assim levaria tempo. Mas o problema é que não faz", disse ele para a Sputnik Brasil. Para o economista, há evidentemente uma má distribuição de recursos para financiar a educação e isso cristaliza a desigualdade dela e que mais tarde vai virar desigualdade de trabalho. É fundamental melhorar qualidade do ensino público. "Os resultados do Enem mostram isso. De um lado, no geral vemos boas performances em escolas privadas. E, do outro lado, maus resultados em escolas públicas", continuou Issler. Também a longo prazo, um caminho para melhorar este quadro social e econômico seria a redução da pobreza, uma "prima-irmã" da desigualdade, como classificou Issler. E isso acontece via crescimento econômico. "China e Índia são exemplos porque geraram crescimento em altas taxas e, com elas, a redução da pobreza. Mas, para isso, volta-se à questão da falta de capital humano, ou seja, de se investir em educação na base", disse. Issler sugere também que o governo poderia dar isenções de pagamento de imposto de renda e financiar mais bolsas de estudos para facilitar o acesso aos mais desfavorecidos. E, numa visão mais ampla, fazer reformas estruturais e gastar menos. Para pensar no futuro, é fundamental olhar para trás. Segundo Gomes, o problema é grave, entre outras razões, por ser muito antigo. "As explicações são históricas. A nossa construção social foi desigual. São muitos os indícios de barreiras de oportunidades para a ascensão social das classes mais pobres. O Brasil não alimentou sua estrutura social para fazer nossa gente avançar. E vemos isso até se compararmos com alguns países latino-americanos. Falhamos ao promover o bem-estar, a renda, os valores de sobrevivências e também uma estrutura educacional que vislumbrasse prosperidade", disse o sociólogo. Essa estrutura social "muito devedora", como caracterizou Gomes, se vê em números gritantes. "Os 10% mais pobres contribuem com 0,8% da riqueza nacional. E os 10% mais ricos, com 42,9%. Esta faixa de mais pobres gera R$ 2,3 bilhões, enquanto a faixa mais rica produz R$ 107 bilhões", explicou. "Fica complicado viver na pobreza extrema com R$ 178,00 por dia". Tanto para o sociólogo, como para o economista, o be-a-bá da recuperação tem endereço certo: a escola.
Fonte - Sputnik  13/11/2020

Economia do Maranhão é a que mais cresce no Nordeste

Economia  $

Segundo o IBGE a economia do Maranhão é a que mais cresce no Nordeste.Esse é o segundo ano seguido em que o PIB do Maranhão se destaca nacionalmente.

Da Redação
foto - divulgação
O PIB do Maranhão foi o que mais cresceu no ano de 2018 no Nordeste, de acordo com estudo do IBGE divulgado nesta sexta-feira (13). O PIB é a soma das riquezas de um Estado, país ou cidade, ou seja, representa o tamanho da economia. O ano de 2018 é o mais recente divulgado até agora pelo IBGE, do governo federal. O PIB dos Estados é calculado sempre depois do nacional, por questões técnicas. Por isso essa diferença na liberação dos dados. O de 2019 será divulgado no ano que vem. De acordo com o IBGE, a economia maranhense cresceu 2,9% em 2018, a maior alta em todo o Nordeste. E também acima da média do Brasil, que ficou em 1,8%. Esse é o segundo ano seguido em que o PIB do Maranhão se destaca nacionalmente. Em 2017, a economia maranhense tinha crescido quatro vezes mais que a nacional. Fatores Segundo o IBGE, em 2018, “contribuíram para o desempenho da economia maranhense em 2018 os crescimentos em volume verificados na Indústria e nos Serviços”. “Entre as atividades da Indústria, Indústrias de Transformação apresentou o maior crescimento (9,2%) em relação ano anterior, com destaque para os segmentos de metalurgia e fabricação de celulose”, acrescenta o instituto. “Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que apresentou variação em volume de 5,9%, foi uma das atividades que mais contribuiu para o crescimento dos Serviços.
” Desempenho do Nordeste em 2018"  - Maranhão +2,9% - Bahia +2,3% - Piauí +2,1% - Pernambuco +1,9% - Rio Grande do Norte + 1,8% - Ceará +1,4% - Paraíba +1,1% - Alagoas +1,1% - Sergipe -1,8%
Com informações do Gov.do Maranhão  13/11/2020

Decreto que proíbe aulas na Bahia é prorrogado até 2 de dezembro

Boletim Informativo  📖

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (14) e vale até o dia 2 de dezembro. O decreto, que venceria neste domingo (15), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas. A publicação também suspende o recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.


foto - ilustração/arquivo


Metrô de BH amplia horários para transporte de bicicletas nos trens

Transportes sobre trilhos  🚇

Com a mudança, as bikes agora poderão ser embarcadas das 5h40 às 23h, inclusive nos dias úteis, sábados, domingos e feriados. A ampliação atende à solicitação de passageiros que buscam a combinação de meios de transporte tradicionais e alternativos em seus deslocamentos diários. 

Da Redação
foto - iluustração/arquivo
A CBTU Belo Horizonte ampliou os horários para transporte de bicicletas dentro dos trens, a fim de garantir mais segurança e comodidade ao usuário, durante o período de pandemia. Com a mudança, as bikes agora poderão ser embarcadas das 5h40 às 23h, inclusive nos dias úteis, sábados, domingos e feriados. A ampliação atende à solicitação de passageiros que buscam a combinação de meios de transporte tradicionais e alternativos em seus deslocamentos diários. Segundo o gerente de Operação, Frank Coelho, “a mudança foi embasada em estudos da demanda, bem como nas experiências já adotadas por outras operadoras, como a Trensurb, além de servir como estímulo ao reforço das medidas de distanciamento social, garantindo mais facilidade para o uso integrado de meios de transporte e reduzindo o tempo de exposição do usuário”, enfatiza. A alteração vale para o período de pandemia e será reavaliada, periodicamente, conforme a evolução do fluxo de passageiros no metrô. Novas alterações podem ocorrer a qualquer momento, se necessário, e serão devidamente comunicadas. Regras para embarque: Todas as orientações e procedimentos necessários para o transporte de bicicletas estão disponíveis nas estações, no site www.cbtu.gov.br e nas redes sociais da CBTU-BH. Mas sempre vale lembrar que é permitido o embarque máximo de até 4 (quatro) bicicletas não-motorizadas ou monociclos, por trem. o equipamento deve estar limpo, sem barro, lama ou graxa. O embarque deve ser feito sempre no primeiro carro do trem, dando prioridade aos demais usuários, principalmente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ciclistas menores de 12 (doze) anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Cuide para não impedir o fechamento das portas e manter livre a entrada e a saída de usuários. É proibido o uso de bicicletas, patins, patinetes, skates e similares, tanto nos acessos quanto nas escadas rolantes, elevadores e demais áreas internas de estações.
Com informações da CBTU  13/11/2020



Estrada de Ferro Campos do Jordão completa 106 anos de história

Transportes sobre trilhos  🚃

A Ferrovia surgiu como via para tratamento de epidemia da época – Inaugurada em 15 de novembro de 1914, a Estrada de Ferro Campos do Jordão nasceu da busca de um melhor tratamento para a tuberculose, doença que causou epidemias no país principalmente no século XIX e início do século XX.

Portal R3
Trem de Subúrbio em frente à estação Expedicionária,
 em Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação
)
Neste domingo (15), data em que a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) completa 106 anos, a ferrovia irá operar seu Trem de Subúrbio excepcionalmente para atender moradores da zona rural, em Pindamonhangaba, por conta da eleição municipal. O trem vai funcionar nos mesmos horários e trechos que opera durante a semana. No trecho entre o centro e o bairro Bom Sucesso, saídas às 9h e 13h30 e retorno da estação Expedicionária às 9h35 e 14h05. No trecho entre o centro e o bairro Piracuama, saídas às 6h30, 11h30 e 16h15 e retorno da estação Piracuama às 7h30, 12h30 e 17h10. O valor do bilhete é de R$ 3,10 e pode ser adquirido no próprio trem. São realizados embarque e desembarque nos pontos de parada do trajeto e as saídas são realizadas da estação Pindamonhangaba, localizada na rua Martin Cabral, 87, Centro, Pindamonhangaba. Mais informações no site www.efcj.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3644-7409. 
HISTÓRIA - A Ferrovia surgiu como via para tratamento de epidemia da época – Inaugurada em 15 de novembro de 1914, a Estrada de Ferro Campos do Jordão nasceu da busca de um melhor tratamento para a tuberculose, doença que causou epidemias no país principalmente no século XIX e início do século XX. Diferente da maioria das ferrovias, criadas com objetivos comerciais ou de expansão territorial. Da mesma forma que vemos na pandemia atual diversos profissionais pesquisando um melhor tratamento para a Covid-19, na década de 1910 cientistas viam no clima de Campos do Jordão qualidades terapêuticas que favoreciam a recuperação de pessoas que sofriam com a tuberculose e outras doenças pulmonares. A ferrovia, ligando Pindamonhangaba a Campos do Jordão, foi idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Vitor Godinho e sua construção iniciou em 1912. Antes, a travessia do Vale do Paraíba para o alto da Serra da Mantiqueira era realizada a pé ou sobre animais através de estradas precárias, praticamente como trilhas. A inauguração da via férrea proporcionou transporte para esses enfermos de forma mais rápida e confortável, além de favorecer o desenvolvimento das localidades no seu entorno, com transporte de cargas e de outros passageiros. 
Fonte - Abifer  13/11/2020

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Construção da Ponte Salvador-Itaparica deve começar em um ano, e vai gerar oito mil novos empregos

Infraestrutur🌉

A previsão é que o equipamento entre em operação em cinco anos, já que as empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) terão um ano para desenvolver o projeto e obter as licenças e outros quatro para executar a obra.

Da Redação
foto - Mateus Pereira/GOV.BA
O contrato definitivo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica foi assinado, na manhã desta quinta-feira (12), pelo Governo da Bahia e pelo consórcio chinês vencedor da licitação. A previsão é que o equipamento entre em operação em cinco anos, já que as empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) terão um ano para desenvolver o projeto e obter as licenças e outros quatro para executar a obra. Com 12,4 quilômetros de extensão, o equipamento terá investimento de R$5,4 bilhões e aporte do Estado de R$1,5 bilhão, via parceria público-privada. Durante a cerimônia, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa destacou a importância da construção do equipamento. “É o maior investimento, em alguns anos, de um grupo chinês no Brasil. Com muito orgulho chegamos a este momento de assinar o contrato com grupo de um país que muito investe em pesquisa e tecnologia. Nossa engenharia vai colocar em prática novas formas tecnológicas de construção de ponte que nunca foram utilizadas antes na engenharia brasileira”, afirmou o governador Rui Costa.
Com informações da Secom BA 12/11/2020

Antiga estação de trens da RFFSA em São Luis(MA) restaurada será novo espaço cultural

Memória Ferroviária  🚃

A inauguração do novo espaço cultural na antiga estação ferroviária da Reffsa, será nesta sexta-feira (13) às 18h.A obra de restauração completa da antiga estação ferroviária que fica situada na Avenida Beira Mar, no Centro de São Luís, transformou em um moderno espaço de cultura o prédio histórico, que vai passar a abrigar o ‘Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão.

Da Redação
Divulgação/Gov.Maranhão
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) entrega nesta sexta-feira (13), às 18h, a obra de restauração completa da antiga estação ferroviária da Reffsa, prédio histórico situado na Avenida Beira Mar, no Centro de São Luís. Com a revitalização, a edificação inaugurada em 1929 se transformou em um moderno espaço de cultura, que vai passar a abrigar o ‘Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão: do trilho ao mar’ e a Locomotiva Hub, segunda hub de tecnologia e inovação pública do Estado, gerenciada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O espaço cultural da Reffsa também vai contar com sorveteria, espaço para food bike, iluminação especial, exposição da Maria Fumaça Benedito Leite, projeção em vídeo mapping, decoração natalina, entre outros atrativos que prometem transformar o espaço em novo ponto turístico da capital maranhense. Atendendo aos protocolos sanitários em prevenção à pandemia de Covid-19, o ato de inauguração será reservado apenas para a imprensa e para servidores da Secma. No entanto, a partir do próximo sábado (14), o espaço já estará aberto para visitação pública. A data também marca a estreia do vídeo mapping, que será exibido aos sábados e domingos, sempre a partir das 18h, com projeções de meia em meia hora. .
Com informações do Gov.do Maranhão  12/11/2020

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Metrô de Salvador terá estratégia especial de operação e segurança para Eleições 2020

Transportes sobre trilhos  🚇

A estratégia de atendimento especial para o próximo domingo, dia 15, durante as Eleições 2020, contará com o aumento da frota de trens, de acordo com a demanda,a fim de garantir a segurança e o conforto dos eleitores baianos

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CCR Metrô Bahia preparou uma estratégia de atendimento especial para o próximo domingo, dia 15, durante as Eleições 2020, a fim de garantir a segurança e o conforto dos eleitores baianos, aumentando a frota de trens, de acordo com a demanda. A segurança será garantida com os Agentes de Atendimento e Segurança da concessionária fardados e à paisana, e com o monitoramento eletrônico composto por mais de 2.000 câmeras que estão distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação. A ação estratégica de segurança e operação é utilizada pela concessionária em todos os eventos de grandes públicos para melhor atender os seus clientes.
Com informações da CCR Metrô  Bahia  11/11/2020

Governo do Ceará fará licitação para ramal Aeroporto do VLT de Fortaleza

 Boletim Informativo  🚄

O Governo do Ceará,publicou um aviso de licitação, através de RDC, para implantação do ramal Aeroporto do VLT de Forlaleza, e obras complementares para operação completa do ramal  Parangaba/Mucuripe, que já está em operação na capital, Fortaleza. A licitação é elo menor preço e a data para entrega das propostas está marcada para o dia 26 de novembro de 2020. O edital está disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão,(www.seplag.ce.gov.br.) 

foto - ilustração/arquivo


O sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento tranquilo nesta quarta(11)

Boletim Informativo - Travessia marítima   🚢

O Sistema Ferry-Boat,que opera a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica opera nesta quarta(11) com 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Anna Nery. O movitento durante o dia teve fluxo moderado para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento esteve tranquilo para embarques de veículos e passageiros.As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


 foto - ilustração/arquivo

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Nova entidade objetiva desenvolvimento da mobilidade sustentável

Mobilidade  🚲

O Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável foi criado para incentivar e viabilizar, em todas as suas vertentes, o mercado brasileiro da eletromobilidade.Uma nova entidade que nasce com o foco de se transformar em uma ferramenta para incentivar e viabilizar, em todas as suas vertentes, o mercado brasileiro da eletromobilidade 

Portogente
Acaba de ser criado, em São Paulo (SP), o Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), uma nova entidade que nasce com o foco de se transformar em uma ferramenta para incentivar e viabilizar, em todas as suas vertentes, o mercado brasileiro da eletromobilidade – a mobilidade por diferentes tipos de veículos elétricos. “Queremos contribuir, principalmente, com o desenvolvimento tecnológico deste setor, com a geração de mais conhecimento nesta área e, também, com a busca por investimentos internacionais em fundos criados para apoiar o desenvolvimento sustentável da mobilidade”, explica Ricardo Guggisberg, presidente da IBMS. Ricardo Guggisberg é um especialista em eletromobilidade, conhecido nacionalmente. Já foi presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e foi ele quem criou o evento “Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes” (“VE Latino Americano”), em 2012, e realizado anualmente desde então. A edição deste ano foi cancelada, devido à pandemia do coronavírus, mas a próxima edição está confirmada para setembro ou outubro de 2021. De acordo com Guggisberg, existem muitas oportunidades para atuação do IBMS, num espaço ainda não ocupado por outras associações do setor no País. “Queremos promover a inovação da mobilidade no Brasil e, para isso, vamos criar projetos específicos e buscar recursos internacionais para concretizá-los”, explica. Ele cita como exemplos projetos educacionais, gestão de frotas de veículos elétricos, propostas para complementação do transporte público em maior escala (o chamado “first mile/last mile”), apoio a startups brasileiras inovadoras do setor e discussão sobre o reposicionamento dos espaços públicos para permitirem o uso, com segurança, dos micros modais elétricos, como monociclos, bicicletas e patinetes. Uma das ideias em discussão é desenvolver eletropostos para a área rural, uma inovação que ajudaria a ampliar o uso dos veículos elétricos também para fora das cidades. “É preciso não apenas reestudar esses espaços públicos, para serem readequados, mas também abrir mais áreas voltadas para a micro mobilidade elétrica. Mas, para isso, temos que montar projetos consistentes, tecnicamente ajustados e apresentá-los aos fundos internacionais que oferecem recursos justamente para essas iniciativas”, explica o presidente da IBMS. O Instituto nasce com uma diretoria composta por 18 representantes de players desse setor e tem como expectativa atrair como associados a maior parte das empresas que desenvolvem projetos ligados na eletromobilidade, incluindo fabricantes, importadores, montadoras de veículos, fornecedores de componentes para o segmento (como fabricantes e importadores de baterias elétricas), entre outros.
Fonte - Portogente  10/11/2020

STF dá 48 horas para Anvisa prestar informações sobre suspensão de testes da CoronaVac

Saúde  😷

A paralisação dos estudos clínicos da CoronaVac foi anunciada pela Anvisa na noite de segunda-feira (9). Segundo a agência, a decisão ocorreu devido ao registro de um evento adverso grave.O STF determinou nesta terça-feira (10) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), preste informações em 48 horas,sobre os critérios utilizados para suspender os testes da CoronaVac no Brasil. 

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (10) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), preste informações em 48 horas sobre os critérios utilizados para suspender os testes da CoronaVac no Brasil. A paralisação dos estudos clínicos da CoronaVac foi anunciada pela Anvisa na noite de segunda-feira (9). Segundo a agência, a decisão ocorreu devido ao registro de um evento adverso grave. No entanto, um laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a causa da morte do voluntário dos testes do imunizante foi suicídio. No despacho, o ministro afirma que considerou "o relevante interesse público e coletivo discutido nos presentes autos". "Determino à Anvisa, com fundamento no art. 6°, § 1°, da Lei 9.882/1999, que, no prazo de 48 (quarenta oito) horas, observado o âmbito de sua autonomia técnica, preste informações complementares àquelas já ofertadas pela Presidência da República e pela Advocacia-Geral da União, acerca dos critérios utilizados para proceder aos estudos e experimentos concernentes à vacina acima referida, bem como sobre o estágio de aprovação desta e demais vacinas contra a COVID-19", escreveu Lewandowski, citado pelo portal G1. A CoronaVac é a possível vacina contra COVID-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac.
Fonte - Sputnik  10/11/2020

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Autorizada construção da nova rodoviária de Salvador

Infraestrutura  🚌

O ato foi realizado em Águas Claras, às margens da BR-324, onde será instalado o novo terminal rodoviário em uma área de 200 mil metros quadrados. O investimento na nova rodoviária de Salvador é de R$ 120 milhões.A nova rodoviária será o lugar de maior embarque e desembarque do Norte Nordeste.

Da Redação
A ordem de serviço para construção da nova rodoviária da capital baiana foi assinada pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (9). O ato foi realizado em Águas Claras, às margens da BR-324, onde será instalado o novo terminal rodoviário em uma área de 200 mil metros quadrados. O investimento na nova rodoviária de Salvador é de R$ 120 milhões. "É um ganho não só para a capital mas para toda a região metropolitana e também para a população do interior. Atualmente, a rodoviária utilizada não condiz mais com a realidade da Bahia. É ultrapassada. A nova rodoviária será uma construção moderna, ambientalmente sustentável, pois terá reuso de água e geração de energia solar, e terá um pé direito bastante elevado, o que significa conforto acústico e térmico, tudo dentro dos padrões mais sofisticados no ponto de vista técnico", explicou o governador. Ainda na oportunidade, Rui destacou que "a nova rodoviária será o lugar de maior embarque e desembarque do Norte Nordeste. Teremos o terminal de ônibus de grande porte para desembarcar todos os passageiros dos ônibus metropolitanos, dos ônibus que circulam no entorno da rodoviária, além dos intermunicipais e interestaduais. Esses ônibus não entrarão mais em Salvador, portanto não irão mais contribuir para o engarrafamento na cidade. Aqui no entorno, teremos ainda um polo gerador de empregos. Daqui a alguns anos, com essa construção, a região terá uma verdadeira revolução urbana, com crescimento imobiliário e comercial". A empresa responsável pela obra terá o prazo de 24 meses para a execução do serviço. O projeto da nova rodoviária prevê uma estrutura mais moderna e integrada ao sistema de transporte da capital. Comparando com a atual rodoviária, a parte do terminal triplicará de tamanho saltando de 22 mil metros quadrados para 70 mil metros quadrados. O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destacou que serão realizadas intervenções no sistema viário da região. "Além desse complexo que será um dos maiores eixos de transbordo de passageiros do Brasil, serão realizadas intervenções viárias no entorno, como uma alça no viaduto da Estrada Velha, mais três novos viadutos e um novo acesso para a Avenida 29 de Março. Tudo isso vai criar uma nova forma de circulação nesta região", afirmou. Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais de Turismo, Fausto Franco; do Planejamento, Walter Pinheiro; de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino; da Fazenda, Manoel Vitório; de Relações Institucionais, Jonival Lucas; do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; e da Casa Civil, Carlos Melo.
Com informações da Seinfra BA 09/11/2020

Contrato para obras da Ponte Salvador-Itaparica será assinado no dia 12 de novembro

Infraestrutura  🌉🌉

O contrato definitivo da obra será assinado no dia 12 de novembro pelo Governo do Estado e o consórcio chinês que irá realizar a obra, formado pelas estatais chinesas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20). 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Sonho de milhares de baianos, a construção da Ponte Salvador-Itaparica está cada vez mais próxima. O contrato definitivo da obra será assinado no dia 12 de novembro pelo Governo do Estado e o consórcio chinês que irá realizar a obra, formado pelas estatais chinesas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20). A data inicial de assinatura era no início do ano, mas foi prorrogada por conta da pandemia de Covid-19. Com o documento assinado, as empresas terão um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento. A ponte terá uma extensão de 12,4 quilômetros, com acessos em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001. Também deverá ser realizada uma nova rodovia expressa e a interligação com a Ponte do Funil, que será revitalizada. A concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos. O concessionário terá prazo de cinco anos para a realização de estudos e construção do sistema viário, os demais 30 anos serão de gestão e administração do sistema. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. O projeto irá melhorar a mobilidade entre a capital, a região metropolitana e o sul do estado. A estimativa é que 24 municípios sejam beneficiados com o encurtamento da distância e redução do tempo de viagem em mais de 40%, por não mais ser necessário realizar o contorno de 100 quilômetros pela BR-101 para acessar a capital baiana. Outros 52 municípios devem ter a distância reduzida entre 20% e 40% da atual. A estimativa é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos. Licitação A assinatura representa um passo definitivo no processo de construção da ponte, conseguinte ao leilão que foi vencido pelas empresas que integram o consórcio responsável pela PPP no dia 13 de dezembro de 2019. De acordo com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a homologação da licitação representa a perda de objeto de uma medida cautelar, iniciada em dezembro do mesmo ano, por auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que tentava suspender o andamento do processo de continuidade da obra. A medida questionava o orçamento geral da ponte e a quantidade de material necessário para construção do equipamento. Ainda segundo a PGE, o órgão discorda da argumentação apresentada pelos auditores, pois, conforme determina a legislação, a análise das parcerias público-privadas deve ser diferente da análise das contratações tradicionais de obras públicas, privilegiando-se, neste caso, o valor global da contratação. Além disso, mesmo se fossem analisados os custos unitários, o Estado utilizou de forma adequada especificações que não foram observadas pela auditoria.
Com informações da Secom BA  09/11/2020

O Auxílio Emergencial deve continuar

Economia/Emprego 👷

Considerando que a crise sanitária está longe de ser superada e seus efeitos econômicos - recessão, desemprego, pobreza, falência de empresas – são longos, é preciso proteger as pessoas e dar às empresas capacidade para retomar, gradativamente, as atividades produtivas, animando a economia pela sustentação da renda e do investimento.

Clemente Ganz Lúcio* - Portogente
Clemente Ganz Lúcio
A pandemia está longe de ser superada. No Brasil a crise sanitária mata em média 400 pessoas por dia, segundo dados da primeira semana de novembro, e o país já acumula mais de 160 mil mortes, a maioria evitáveis se houvesse uma política nacional intencionalmente articulada para proteger a vida. Nos países da Europa uma segunda onda aumenta contágios e mortes, medidas de isolamento são novamente implantadas, demonstrando que a luta para proteger vidas será dura e longa. Em muitos países os dramáticos efeitos econômicos do necessário isolamento foram diminuídos, inclusive no Brasil, pela injeção de vultuosos recursos públicos para proteger o emprego e a renda dos trabalhadores e as empresas em função da paralização das atividades. Medidas corretas e necessárias, que devem ser continuadas para proteger as pessoas de uma crise sanitária que está longe de ser superada e para fazer parte da saída da grave crise econômica que o mundo e o país se encontram mergulhados. No Brasil, por exemplo, o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 protegeu a renda de quase 70 milhões de pessoas e as medidas de proteção dos empregos atingiram quase 10 milhões de trabalhadores. Agora o governo federal cortou pela metade o valor do auxílio emergencial ao prorrogá-lo até dezembro, mês no qual também se encerrarão as medidas para o pagamento dos salários daqueles trabalhadores que tiveram seus contratos suspensos ou a redução da jornada de trabalho. O fim dessas duas políticas de proteção da renda fragilizará ainda mais a capacidade da resistência econômica das pessoas, assim como reduzirá a capacidade de consumo das famílias e diminuirá a demanda para o sistema produtivo. Como consequência demissões e desemprego com efeitos perversos para a dinâmica econômica. A pesquisa de opinião CNT/MDA divulgada em 26/10 indica que 79% dos entrevistados considerou que o Auxílio Emergencial foi muito importante para a população e para a economia brasileira e outros 17% consideraram que teve importância moderada. Somados, 96% dos entrevistados destacam o papel que essa medida cumpre. Por isso, as Centrais Sindicais defendem que o Auxílio Emergencial deve ser prorrogado até dezembro com a preservação do valor de R$ 600,00, medida que o Congresso Nacional pode efetivar se apreciar a MP 1.000. Mas o desafio urgente é, desde já, planejar as ações para superar a crise sanitária e econômica ao longo de 2021. Por isso, será fundamental avançar na ampliação do sistema de proteção social brasileiro, no qual as políticas articuladas pelo Programa Bolsa Família, de transferência de renda e de múltiplos cuidados sociais, devem ser ampliadas para enfrentar os problemas da pobreza e da miséria que crescerão de maneira dramática. Na mesma pesquisa CNT/MDA, 72% dos entrevistados dizem que o Auxílio Emergencial deve continuar por mais alguns meses no próximo ano. Estão corretos na opinião. Considerando que a crise sanitária está longe de ser superada e seus efeitos econômicos - recessão, desemprego, pobreza, falência de empresas – são longos, é preciso proteger as pessoas e dar às empresas capacidade para retomar, gradativamente, as atividades produtivas, animando a economia pela sustentação da renda e do investimento. Há caminhos para financiar tudo isso, por exemplo, tributando de forma emergencial quem pode e deve pagar mais impostos pela riqueza patrimonial que detém, pelas altas rendas que auferem e baixos tributos que pagam, quando pagam!
*Clemente Ganz Lúcio - Sociólogo, consultor, professor e assessor das Centrais Sindicais. 
Fonte - Portogente 09/11/2020