sábado, 25 de novembro de 2017

A Alemanha conclui a turbina eólica mais alta do mundo

Energia sustentável  💡

A turbina mais alta faz parte de um grupo de quatro unidades com alturas que variam de 155-178 m (508-584 pés).No tamanho, o “hub” da turbina é de 178 m (584 pés) de altura e a altura total da torre – nas pontas das lâminas elevadas para cima – é de 246,5 m (809 pés).

Da Agência Ambiente Energia - RA

A maior turbina eólica do mundo foi concluída pela empresa alemã Max Bögl Wind AG, especializada em construir algumas das turbinas mais altas do mundo, na cidade de Gaildorf. A Alemanha é a terceira do mundo (atrás da China e dos Estados Unidos) para a energia eólica adicionada a cada ano.
No tamanho, o “hub” da turbina é de 178 m (584 pés) de altura e a altura total da torre – nas pontas das lâminas elevadas para cima – é de 246,5 m (809 pés). Para cada metro adicionado em altura, a produção anual de energia é aumentada em 0,5 a 1% devido à menor turbulência e a ventos mais fortes e mais consistentes. Isso leva a menos interrupções na geração.
A turbina mais alta faz parte de um grupo de quatro unidades com alturas que variam de 155-178 m (508-584 pés). No topo de cada torre, um gerador GE 3.4-137 3.4MW, que os desenvolvedores acreditam, terá uma média de cerca de 10.500MWh / ano – um fator de capacidade aproximada de 34,4 por cento. Uma média doméstica dos EUA usa cerca de 10MWh / ano. As turbinas fazem parte de um projeto de “bateria de água” que custou 70 milhões de euros (US $ 81 milhões) com uma receita esperada de € 6,5 milhões (US $ 7,6) no primeiro ano de serviço.
As bases dos quatro geradores de turbinas eólicas mais poderosos serão usados como reservatórios superiores. Eles são conectados através de uma condução subterrânea a uma central hidrelétrica de bombeamento no vale que pode fornecer até 16 megawatts de força. A capacidade de armazenamento elétrico da usina é projetada para um total de 70 megawatts-hora
O tamanho da bateria(reservatório) de água,incluso no projeto,é o que proporciona a essas turbinas uma altura extra. As torres de água de 40 m (131 pés) de altura estão incluídas na construção(na base) das turbinas e são reservatórios com alturas maiores que fazem parte de uma central hidrelétrica de armazenamento de água com bombas localizada a 200 metros abaixo das turbinas. A energia eólica será usada para armazenar a água nos reservatórios.
Esta água será então usada para gerar eletricidade.A unidade de armazenamento de bombeamento pode alternar entre a produção e o armazenamento em 30 segundos".
É uma combinação bem sucedida de geração de energia com armazenamento de energia. Espera-se que o quarteto de turbinas abasteça até 1.000 casas por vez.
Fonte - Revista Amazônia  24/11/2017
*Nota - Foram feitas pequenas modificações no texto (original traduzido) para melhor entendimento do mesmo

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Gov. do Maranhão lança programas e editais de mais de R$ 2 milhões para negros e quilombolas

Direitos humanos  👐

O governador Flávio Dino esteve com representantes de entidades da sociedade civil e lançou programas de afirmação ao povo negro e valorização da cultura negra. São editais de mais de R$ 2 milhões e um programa de atendimento integral à saúde.A primeira iniciativa tratada na solenidade foi a assinatura do edital de Inclusão Produtiva Quilombola

Da Redação 
foto -  Handson Chagas/Secap - MA
Um ato público realizado nesta quinta-feira (23) na Casa do Maranhão marcou as comemorações pelo Dia da Consciência Negra e foi mais uma da série de atividades promovidas pelo Governo do Estado em alusão ao dia 20 de novembro.
O governador Flávio Dino esteve com representantes de entidades da sociedade civil e lançou programas de afirmação ao povo negro e valorização da cultura negra. São editais de mais de R$ 2 milhões e um programa de atendimento integral à saúde.
“Mais um ano de lutas com ações e conquistas políticas que demonstram que nós temos muito respeito não apenas com palavras, mas um respeito concreto, e, por isso, estamos avançando muito no nosso Governo”, disse o governador, citando como exemplo a implantação das cotas raciais em concursos públicos no primeiro ano de sua gestão.
A primeira iniciativa tratada na solenidade foi a assinatura do edital de Inclusão Produtiva Quilombola, fruto da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e a Secretaria de Igualdade Racial (Seir), que vai destinar R$ 550 mil para pesquisas voltadas ao desenvolvimento produtivo de comunidades quilombolas do Estado.
Em outra frente, o edital de Seleção de Organizações da Sociedade Civil vai aplicar R$ 1,5 milhão em projetos selecionados por meio de chamada pública que se proponham desenvolver atividades econômicas urbanas que valorizem a cultura afro-brasileira.

Combate ao Racismo
Nas escolas estaduais será iniciada uma campanha sistemática de combate ao racismo, em convênio firmado na solenidade entre as Secretarias de Igualdade Racial (Seir) e de Educação (Seduc).

Saúde integral
O governador também assinou decreto que institui uma das principais reivindicações das comunidades: a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra. De acordo com o secretário da Seir, Gerson Pinheiro, a política foi construída a partir de diálogo com profissionais e gestores de saúde e assistência social, lideranças religiosas, quilombolas e do movimento negro, além de conselheiros estaduais da Igualdade Racial e da Saúde, intermediados por técnicos e assessores do Governo do Estado.
“Nós viemos de um estado que não tinha políticas públicas para a população como um todo, especialmente para a população negra. Viemos de 500 comunidades quilombolas reconhecidas e hoje já estamos como 602, estamos levando água para essas comunidades, levando o Maranhão Quilombola, campanhas voltadas para comunidades de matriz africana, ações afirmativas, construção de praças, espaços”, disse Gerson.
“Muita política foi feita, mas o principal é que este Governo está ouvindo o povo negro e a partir disso é que estamos implementando as ações”, completou.

Visibilidade
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Governo do Maranhão também lançou na solenidade a Campanha de Autoidentificação dos Povos Tradicionais, que vai incentivar e promover o cadastramento adequado em plataformas de assistência social, a exemplo do Cadastro Único, para povos quilombolas, indígenas, ciganos, comunidades ribeirinhas, entre outros.
“O objetivo é assegurar direitos como a garantia de dignidade étnica, o que faz com que essas famílias sejam mais visíveis e que possam ser alvo de ações e políticas públicas que visam melhoria das suas condições de vida”, informou o titular da Sedes, Neto Evangelista.
O babalorixá Pai Airton Gouveia ressaltou a o reconhecimento das comunidades. “Essa é uma oportunidade ímpar que nós estamos tendo, tanto o nosso povo de matriz africana como os quilombolas. Nós estamos sendo reconhecidos em nossos trabalhos”.
“Antigamente você chegava nos quilombos e não era reconhecido, nosso povo de terreiro não era reconhecido. Hoje todas essas ações são uma grande conquista”, afirmou Pai Airton.
Com informações da Secap (Gov.Maranhão)  24/11/2017

Largos do Pelourinho serão entregues no próximo dia 4 de Dezembro

Cultura  🎶 🎸

A partir de 4 de dezembro, baianos e turistas poderão contar com os largos para a programação de verão. Com a reforma, eles passarão a atender as determinações de segurança do Corpo de Bombeiros.Os largos ganham mais visibilidade e vamos propor novo ordenamento. Então, o público recebe um espaço com qualidade.

Da Redação
foto -  Mateus Pereira/GOVBA
Após quatro meses fechados para reforma, os Largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e a Praça Teresa Batista, no Pelourinho, já têm data para serem reabertos e voltarem a fazer parte da cena cultural soteropolitana. A partir de 4 de dezembro, baianos e turistas poderão contar com os largos para a programação de verão. Com a reforma, eles passarão a atender as determinações de segurança do Corpo de Bombeiros.
"Estamos em fase de finalização. Está na hora do acabamento fino e desmonte do canteiro de obras”, explica o arquiteto responsável pelas obras, Fernando Caldeira. “O foco era a segurança e as partes estruturantes, voltados para rota de fuga e guarda-corpo. É um projeto que foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros”, completa.
Outras melhorias, como a pintura dos casarões, novos palcos e pisos, também foram realizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult). “As pessoas vão ver que existe um novo layout. Vamos entregar para a sociedade uma estrutura mais moderna. Todos os palcos foram remodelados. Os largos ganham mais visibilidade e vamos propor novo ordenamento. Então, o público recebe um espaço com qualidade. Nossa ideia é que tenhamos ambientes qualificados tanto para o verão, como para todas as atividades que o Centro Histórico oferece”, destaca o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.
Com informações da Secom  24/11/2017

Deputado diz que Brasil venderá presente para pagar passado e serviços ficarão piores

Política  👀

O deputado federal Elvino Bohn Gass, do PT do Rio Grande do Sul, criticou em entrevista à Sputnik Brasil o programa de privatizações que vem sendo conduzido pelo governo do presidente Michel Temer, afirmando que isso criará monopólios privados e resultará em serviços piores para os consumidores.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
"É alardeado que a privatização do setor de telecomunicações possibilitou que todo mundo tenha um celular, mas a que preço? As pessoas pagam 4 linhas, uma de cada operadora, para conseguir falar com a avó, com a tia, primo. Você até tem mais linhas, mas a um preço exorbitante. Outro problema é a troca de um monopólio estatal por um privado. O Estado deixa de participar na regulação de preços e o 'tal mercado', com sua 'mão invisível', atinge em cheio o consumidor. O setor de telefonia é também o campeão de reclamações dos consumidores. Então, a privatização venderá o presente para pagar o passado, criará monopólios privados, reajustará os preços e prestará piores serviços", disse Bohn Gass, relembrando o processo de privatização das telecomunicações, ocorrido no final dos anos 1990, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
De acordo com o deputado, esses problemas já estão acontecendo no Brasil hoje, e, para piorar a situação, o dinheiro arrecadado com a venda de bens estatais para a iniciativa privada não é investido em áreas básicas, como educação, saúde ou segurança.
"Com o Teto de Gastos, o valor excedente de uma receita extra, por exemplo, é abatido da dívida. Não pode aumentar o orçamento acima da inflação, e isso por mais 19 anos. Esse dinheiro extra, em qualquer quantia que entrar, será usado para abater o déficit, que segundo o próprio governo será do mesmo tamanho desse ano, de R$ 159 bilhões. Se pagar tudo isso, ele será usado para abater os juros da dívida. Educação, saúde, segurança? Não receberão nenhum centavo a mais."
Fonte - Sputnik  24/11/2017

Conselho gestor aprova minuta de edital de PPP do Metrô e VLT de Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🚇

Nas próximas semanas, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos abrirá consulta pública eletrônica sobre o assunto.O CGPPP é composto pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Casa Civil.

Metrofor
VLT de Sobral está entre as linhas incluídas na PPP
 (foto - Metrofor/Divulgação)
O Conselho Gestor da Parceria Público Privada (CGPPP) aprovou nesta quinta-feira (23) publicação do Aviso de Manifestação de Interesse para realização dos estudos e projetos destinados à operação e manutenção dos sistemas de transportes públicos de passageiros compostos pelas linhas Sul e VLT Parangaba-Mucuripe em Fortaleza, linha VLT Cariri e linha VLT Sobral. Nas próximas semanas, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos abrirá consulta pública eletrônica sobre o assunto.
O CGPPP é composto pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Casa Civil.
No mês de dezembro será realizada uma Consulta Pública, em que pessoas físicas e jurídicas terão acesso à minuta do edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e poderão registrar comentários e sugestões que serão analisados pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. A consulta estará disponível no site do Metrofor, no qual serão disponibilizados os arquivos relacionados à PPP e um endereço de e-mail para o envio das manifestações. O prazo para recebimento de sugestões e observações, assim como outros detalhes, serão informados no momento em que a consulta pública for aberta.
Precedendo a Consulta Pública, será realizada uma exposição presencial sobre o tema, em evento que será aberto a todos os interessados. Na ocasião, serão apresentadas as características gerais envolvidas no PMI e a minuta do Termo de Referência que subsidiará os interessados autorizados a desenvolver os estudos.
No mês passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) concluiu a análise da minuta do edital, através de controle prévio provocado pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, em articulação com a Seplag. Ao fim da análise, o TCE-CE fez recomendações que serão integralmente implementadas pela Cia.
O PMI é um chamamento oficial destinado às empresas interessadas em elaborar estudos para embasar a PPP do Metrô de Fortaleza. Por meio do PMI, as empresas autorizadas fornecerão estudos que servirão de base para a PPP, garantindo que o certame esteja dentro dos interesses do atendimento ao público do transporte metroviário de passageiros.

Saiba mais
A Linha Sul possui 24.1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza). Já o Ramal Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de implantação. No total, este ramal terá 13,4 Km de extensão e 12 estações. Uma parte de 5 km e quatro estações já está em operação assistida, desde o mês de julho, transportando passageiros gratuitamente. No Cariri, o VLT possui 9 estações em 13,6 km de extensão. No VLT de Sobral, são duas linhas que totalizam 12 estações e 13,9 km de via férrea.
Fonte - Metrofor  24/11/2017

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

CCR investe em campanha para incentivar o uso do Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚇

A fim de estimular maior uso do metrô e lançar luz sobre dúvidas de uma população que não possui o hábito de utilizar este meio de transporte, a agência Mood criou a campanha Bora de Metrô!, em parceria com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Da Redação

divulgação/CCR
A quebra de um paradigma, por via de regra, requer um esforço de comunicação para se mobilizar a sociedade em prol de uma causa ou tema. A fim de estimular maior uso do metrô e lançar luz sobre dúvidas de uma população que não possui o hábito de utilizar este meio de transporte, a agência Mood criou a campanha Bora de Metrô!, em parceria com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
Em pouco mais de três anos de operação, esse modal tem um “caminho a percorrer” com o desafio de ganhar a confiança das pessoas que circulam pela região metropolitana de Salvador, e, assim, contribuir de forma efetiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade da cidade. “O principal objetivo dessa ação, é incentivar o uso do metrô, evidenciando as inúmeras vantagens que o meio de transporte oferece aos passageiros”, informa Luis Valença, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia.
A campanha terá duas etapas. A primeira fase será lançada em novembro deste ano. A agência Mood foi responsável pela criação, planejamento e produção das peças.
“Buscamos apresentar o conceito de que novos hábitos, como fazer o caminho para o trabalho ou para casa de metrô, pode ser muito positivo, já que você economiza tempo, tem mais conforto no deslocamento e pode aproveitar o seu dia com o que você gosta”, comenta PH Gomes, VP de Criação da Mood.
Um dos destaques da ação é a linguagem usada, com participação do ator e comediante baiano, Luis Miranda, nos filmes publicitários que serão veículados em TV aberta (confirmar a informação). “Escolhemos esse ator, por possibilitar a criação de afinidade com o público final, e por saber que o humor é uma boa ferramenta para gerar empatia e maior entendimento sobre o metrô”, afirma PH.
Nos filmes, o roteiro foi minuciosamente elaborado para gerar conexão imediata com a realidade do público final, permitindo tratar temas diversos, desde a integração de modais e custo x benefício de se utilizar o metro, ao conforto e a segurança do serviço prestados. Além disso, todas as peças criadas foram adaptação para o dialeto baiano. A campanha ainda conta com spots para rádio, outdoors, anúncios em jornais, peças gráficas para mídias sociais.
Com informações da CCR Metrô Bahia 23/11/2017

Bahia terá mais de 3 mil voos extras no verão

Turismo   ✈

A estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) é que a Bahia receba 5,6 milhões de turistas nacionais e estrangeiros no verão de 2017/2018. “Fatores como a redução do valor do ICMS para o combustível, pelo Governo do Estado, e a promoção da Bahia contribuíram para o reforço da malha aérea”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves. 

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
As principais companhias aéreas estão apostando alto na demanda turística para a Bahia na alta estação. A oferta de voos extras cresceu substancialmente em relação ao último verão, passando de 1,5 mil para mais de 3 mil, o que representa um incremento de 100%. Além do aumento de frequências nos voos domésticos, há novas rotas internacionais programadas a partir de janeiro, interligando o estado com Montevidéu, Santiago e Buenos Aires.
A estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) é que a Bahia receba 5,6 milhões de turistas nacionais e estrangeiros no verão de 2017/2018. “Fatores como a redução do valor do ICMS para o combustível, pelo Governo do Estado, e a promoção da Bahia contribuíram para o reforço da malha aérea”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.
Somente a Gol colocará à disposição mais de dois mil voos extras para atender as cidades de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. O aumento, de mais de 100% em relação ao verão passado, resulta, segundo o vice-presidente de Planejamento da companhia, Celso Ferrer, de estudos constantes para proporcionar aos clientes a melhor experiência e o menor tempo de viagem.
“Nossa operação está focada principalmente nos destinos de lazer que registram aumento na demanda por parte dos passageiros, como é o caso das cidades no Nordeste do país que são as mais procuradas”, diz Ferrer.
Com informações da Secom  23/11/2017

Oeste Baiano terá mais de 610 km de estradas recuperadas

Infraestrutura  viária  🚗

Os serviços vão beneficiar mais de 660 mil moradores e serão realizadas em sete trechos: BA-172, entre Santa Maria da Vitória e Jaborandi; BA-172, que liga Javi a Santa Maria da Vitória; BA-459, de Placas a Formosa do Rio Preto; BA-459, que liga Formosa do Rio Preto ao Anel da Soja; BA-460, entre Luís Eduardo Magalhães e Placas; BA-225, de Formosa do Rio Preto até Coaceral; BA-463, de São Desidério até Roda Velha. O investimento é de mais de R$ 165 milhões de reais.

Da Redação
Divulgação/Seinfra BA
O cultivo de algodão, trigo, soja, tangerina e outros tipos de grãos e frutas, é uma das principais atividades do oeste baiano. Isso torna a região um dos mais importantes polos econômicos do Estado. Com o objetivo de ampliar o escoamento da produção agrícola na região, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) vai recuperar mais de 610 km rodovias baianas e com a previsão para inicio das obras em janeiro de 2018.
Os serviços vão beneficiar mais de 660 mil moradores e serão realizadas em sete trechos: BA-172, entre Santa Maria da Vitória e Jaborandi; BA-172, que liga Javi a Santa Maria da Vitória; BA-459, de Placas a Formosa do Rio Preto; BA-459, que liga Formosa do Rio Preto ao Anel da Soja; BA-460, entre Luís Eduardo Magalhães e Placas; BA-225, de Formosa do Rio Preto até Coaceral; BA-463, de São Desidério até Roda Velha. O investimento é de mais de R$ 165 milhões de reais.
O secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca a relevância dos trabalhos para o desenvolvimento do oeste do Estado. "A agropecuária é uma das atividades que mais geram emprego e renda na região. Além desse setor, indústrias, comércios e serviços também serão privilegiados com os novos investimentos", ressalta o secretário.

Mais obras
Atualmente, a Seinfra já executa outras intervenções no oeste da Bahia. Em Barreiras, a restauração do pavimento no acesso ao aeroporto está com aproximadamente 90% do trabalho concluído. Sob a responsabilidade do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Oeste da Bahia (CONCID/UMOB), a manutenção de 31,1 km da BA-455, entre Barreiras e Catolândia, foi finalizada esta semana. Agora, a BA-351, de Santa Rita a Mansidão, vai receber serviços como patrolamento e roçagem. Uma equipe já está no local para fazer avaliação e dar início às obras. Em seguida, os trabalhos serão realizados no trecho de Mansidão a Buritima.
Com informações da Seinfra BA.  23/11/2017

Metrofor retira mais de mil toneladas de lixo das vias de trem em Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🚇

Para prevenir problemas decorrentes do acúmulo de lixo, o Metrofor desenvolve ações em duas linhas: a limpeza das vias férreas e a realização palestras educativas nas comunidades.O monitoramento de pontos de lixo e a retirada dos resíduos é uma atividade constante do Metrofor. 

Seinfra CE
divulgação/Seinfra CE
A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos retirou 1.029,6 toneladas de lixo das vias férreas em Fortaleza no período de janeiro a outubro deste ano. A presença de resíduos nas proximidades das vias é uma preocupação constante da empresa, que busca melhorar o bem estar da população lindeira, ampliar seu relacionamento nas comunidades, e ao mesmo tempo manter a segurança operacional das linhas de trem.
“Queremos evitar uma série de situações complicadas para a população, como a proliferação de ratos e insetos”, relata o Assessor de Engenharia Ambiental do Metrofor, Samuel Braga. Para prevenir problemas decorrentes do acúmulo de lixo, o Metrofor desenvolve ações em duas linhas: a limpeza das vias férreas e a realização palestras educativas nas comunidades.
O monitoramento de pontos de lixo e a retirada dos resíduos é uma atividade constante do Metrofor. Parte dos trabalhos acontece em parceria com regionais da Prefeitura de Fortaleza e outras prefeituras de cidades atendidas pelas linhas de VLTs e metrô; outra parte das atividades é realizada de forma autônoma pelo Metrofor. Já as palestras educativas são desenvolvidas em parceria com lideranças escolares e comunitárias, dentro dos bairros.
O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, explica a importância dessas ações. “Temos um projeto chamado Metrô e Cidadania que vem sendo desenvolvido desde os anos 2000. Trabalhamos com a educação da população para preservar as estações e os equipamentos do metrô, assim como também a questão do lixo. Através de palestras em escolas, reuniões com diretores, pais e líderes comunitários buscamos orientar a população a fazer uma melhor destinação do lixo”.
Para Samuel Braga, a população tem papel fundamental nas ações para redução do lixo. “Em caso de alguma reclamação ou denúncia, a população pode ligar para a Ouvidoria e informar a situação. Será feita uma averiguação de imediato e tomadas as providências”, explica ele. A Ouvidoria do Governo do Ceará recebe demandas por telefone, no número 155 (ligação gratuita), ou pela Internet, no site -ouvidoria.ce.gov.br-

Saiba mais:
Dois tipos de resíduos sólidos são retirados das vias férreas: lixo e entulho. A contagem da quantidade total é feita pelo número de caminhões de lixo que são retirados, cotidianamente. Depois de recolhido o lixo pelo Metrofor, caminhões da prefeitura levam o material até o aterro do Jangurussu, onde é feito uma triagem para separar o lixo reciclável.
Diariamente, antes do horário de operação comercial com passageiros, todas as linhas realizam uma viagem de inspeção para verificar a integridade da via férrea e a possível presença de quaisquer objetos que possam atrapalhar a passagem dos trens.
Força-tarefa em parceria com as prefeituras de Caucaia e Fortaleza, Operação Fronteiras ocorreu de 17 a 20 de outubro, com objetivo intensificar as ações de controle e prevenção do mosquito aedes aegypti na fronteira entre Fortaleza e Caucaia, incluindo o trecho em que a Linha Oeste percorre as duas cidades.
Com informações da Seinfra CE  23/11/2017

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Bahiatursa fortalece vinda de voos charters para Bahia

Turismo

Para apresentar e fortalecer a imagem do estado, técnicos da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) estiveram em Portugal, no último mês de outubro, participando dos roadshows das operadoras e apresentando os atrativos da Bahia.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Três operadoras portuguesas, a Soltrópico, Solférias e Exóticoonline, trarão mais de mil turistas para conhecer os encantos baianos em três voos charters que chegam em dezembro. Para apresentar e fortalecer a imagem do estado, técnicos da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) estiveram em Portugal, no último mês de outubro, participando dos roadshows das operadoras e apresentando os atrativos da Bahia. Os visitantes querem conhecer Salvador, o Litoral Norte e as diversas opções de sol e praia que o estado oferece.
No evento da Soltrópico, que aconteceu no Funchal, na Ilha da Madeira, participaram cerca de 150 agências de viagens de Portugal, assim como entidades oficiais, hotéis e a companhia aérea TAP. A Soltrópico terá uma operação charter, um voo para o fim de ano em Salvador, com partida de Lisboa em 26 de dezembro de 2017 e regresso em 2 de janeiro de 2018. “Neste evento, fortalecemos a imagem da Bahia como destino turístico rico em atrativos e novos produtos, junto aos agentes de viagens, dando um incremento nas vendas de pacotes para a Bahia”, disse a diretora de Promoções da Bahiatursa, Regina Ahmed.
No roadshow Sol & Férias Num Brasil Exótico participaram 850 agências de viagens de Portugal e também entidades oficiais, hotéis e a companhia aérea TAP. Foram cinco eventos realizados nas cidades de Funchal, Coimbra, Porto, Lisboa e Vilamoura. Este ano, as operadoras terão dois voos charters para a Bahia, também com partida em 26 de dezembro de 2017 e regresso em 2 de janeiro de 2018, vindo do Porto e de Lisboa, com primeira classe e classes executiva e econômica, algo inédito, apostando no turismo de alto padrão.
A Solférias e a Exóticoonline são duas operadoras que há oito anos assumem diversos fretamentos para a Bahia, tanto no Réveillon como na Páscoa. Foram pioneiras ao lançar os voos diretos Porto/Salvador. Em 2018, já pensam em ter três no Réveillon e fechar algo para a Páscoa.
“Nos eventos, nos preocupamos em apresentar a Bahia como um todo. Mostrar as nossas 13 zonas turísticas e as novidades do destino. Foram boas oportunidades para a Bahiatursa divulgar a Bahia para um público específico e selecionado, por meio de encontros realizados por operadoras muito bem conceituadas no mercado”, destaca o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.
Além dos charters para o fim de ano, existem seis frequências de voos operados pela companhia aérea TAP, que proporcionam ao turista português uma boa conectividade no trecho Lisboa/Salvador, além das duas frequências da Air Europa que voam de Madri. A Bahiatursa participou ainda, naquele país, da Expo Abreu, uma das mais importantes feiras de turismo de Portugal, que registrou a presença de mais de 40 mil visitantes.
Com informações da Secom Ba.  22/11/2017

Coppe/UFRJ promove workshop sobre Maglev Cobra

Transportes sobre trilhos  🚅

O evento reunirá especialistas de várias áreas para discutir as perspectivas de desenvolvimento do projeto do trem de levitação magnética, desenvolvido na Coppe, um caso de sucesso de pesquisa e tecnologia da universidade pública brasileira.

Abifer
Maglev Cobra
A Coppe/UFRJ promove no próximo dia 29 de novembro o “Workshop MagLev-Cobra: Investimento, Interdisciplinaridade, Pesquisa & Desenvolvimento”. O evento reunirá especialistas de várias áreas para discutir as perspectivas de desenvolvimento do projeto do trem de levitação magnética, desenvolvido na Coppe, um caso de sucesso de pesquisa e tecnologia da universidade pública brasileira.
Na abertura do evento, o professor Richard Stephan fará uma apresentação do projeto desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicação de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a sua coordenação.
Também serão discutidas as perspectivas financeiras para a implementação do Maglev-Cobra, o interesse da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a possibilidade de parcerias com investidores chineses.
Aberto ao público, o workshop será realizado, das 10 às 13 horas, no Auditório André Rebouças, bloco D, sala 220, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.
Fonte - ANPTrilhos  21/11/2017

Novo projeto do VLT de Cuiabá exclui trincheira e "enxuga" terminais em Cuiabá e Várzea Grande

Transportes sobre trilhos  🚄 

As modificações foram anunciadas pelo secretário de Estado de Cidades (Secid), Wilson Santos, que reafirmou a intenção do governo do Estado em realizar nova licitação para finalizar o modal. Contudo, segundo Santos, o Estado ainda não tem o valor definido para a realização desta nova concorrência pública.

FolhaMax - RF
foto - ilustração/arquivo
Caso seja retomado, o projeto inacabado do veículo leve sobre trilhos (VLT), entre Cuiabá e Várzea Grande, será alterado como forma de enxugar os gastos com a obra, que já custou aos cofres públicos mais de um R$ 1 bilhão. Para isso, o governo do Estado decidiu excluir a trincheira Luiz Felipe, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como avenida do CPA, na capital, e instalar estações mais simples.
As modificações foram anunciadas pelo secretário de Estado de Cidades (Secid), Wilson Santos, que reafirmou a intenção do governo do Estado em realizar nova licitação para finalizar o modal. Contudo, segundo Santos, o Estado ainda não tem o valor definido para a realização desta nova concorrência pública. “Esse número não temos. A Secretaria de Estado de Cidades está trabalhando e a ordem do governador Pedro Taques é de que a gente possa dar uma enxugada no projeto”, disse. “Na Avenida do CPA, próximo a Havan, havia um projeto de trincheira, mas essa vai ser excluída”, completou.
Em 2013, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, que vinha tocando os trabalhos, chegou a dar início à obra de construção da trincheira, o que causou a interdição parcial da pista e transtornos aos comerciantes e moradores da região. Até então, a trincheira projetada para ter 300 metros vinha sendo considerada como essencial para a implantação da via permanente do VLT na Avenida do CPA.
Mas, as mudanças não param por aí. Segundo Santos, também estão previstas mudanças nos terminais. “As estações serão mais simples e vamos diminuir os gastos com as estações. Estamos dando uma desidratada no projeto para baratear esse preço final. Quanto vai custar nós não sabemos ainda por que não temos esse orçamento fechado”, informou.
Conforme Santos, para a operação do sistema a ideia é firmar parceria pública privada, a chamada PPP. “Então, será um misto. Será feito licitação para contratação de uma empresa ou de um consórcio para concluir o VLT, sendo que faltam 45%, e uma parceria pública privada para a operação do modal e algumas ações de desenvolvimento urbano”, informou.
Escolhida a empresa, serão necessários mais 24 meses para conclusão dos trabalhos, ou seja, somente em 2020, após as comemorações dos 300 anos de Cuiabá, é que a população cuiabana e a várzea-grandense poderá se beneficiar no novo modal, previsto incialmente para a Copa do Mundo de 2014.
A intenção do Estado é lançar a licitação já no início de 2018. Porém, ainda existe a possibilidade do Consórcio VLT tentar judicializar o processo. Em agosto deste ano, o governo rompeu definitivamente as negociações com o consórcio.
A medida foi tomada após a Operação Descarrilho, deflagrada pela da Polícia Federal, apontando fraudes na licitação, associação criminosa, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes que teriam ocorridos durante a escolha do VLT. Antes, o Estado havia acordado o valor R$ 992 milhões para que a obra fosse concluída.
Mesmo com o rompimento, o Consórcio VLT ainda tem um crédito de mais de R$ 300 milhões, montante reconhecido pelo Estado e referente a três medições (setembro, outubro e novembro de 2014). “Essas três medições somadas a 28 reajustes que nunca foram pagos e atualização financeira chegaram em valores de maio de 2017 a R$ 313 milhões”, frisou.
Pelo projeto inicial, o modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), CPA, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 quilômetros de extensão.
Fonte - Revista Ferroviária  21/11/2017

A engenharia e o futuro do mundo

Sustentabilidade  🏭

A posição foi reforçada em entrevista especial ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta terça-feira (21/11), em que ele diz que “o futuro do mundo depende dos engenheiros”.Para o professor, no caminho do desenvolvimento sustentável, o mundo também precisa de cinco grandes transformações e é só com o auxílio de universidades e de centros de pesquisa que elas poderão se tornar realidade.

Assessoria de Comunicação - Porto Gente
Economista norte-americano destaca papel dos engenheiros
e a importância das universidades e centros de pesquisa
na busca pelo desenvolvimento sustentável.
roto -  Felipe Maeda/Agência Fapesp
“Precisamos de engenheiros trabalhando em questões referentes ao desenvolvimento sustentável, pois são problemas sistêmicos que precisam de um novo desenho para serem superados”, disse o economista norte-americano Jeffrey Sachs, em palestra realizada no dia 17 de novembro, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A posição foi reforçada em entrevista especial ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta terça-feira (21/11), em que ele diz que “o futuro do mundo depende dos engenheiros”.
Para o professor, no caminho do desenvolvimento sustentável, o mundo também precisa de cinco grandes transformações e é só com o auxílio de universidades e de centros de pesquisa que elas poderão se tornar realidade. São elas, conforme Sachs: a descarbonização da energia; o uso sustentável do solo; o desenvolvimento de cidades sustentáveis; a instituição de serviços públicos de qualidade (saúde e educação); e a criação de institutos de pesquisa que auxiliem nessa transformação geral da sociedade. Ele vaticina: “Sem a ciência, não saberíamos o que está acontecendo conosco. Mas é preciso fazer uma distinção entre ciência básica e ciência aplicada. Por isso, precisamos de engenheiros. São eles que desenvolvem coisas, sejam tecnologias, ferramentas, softwares, hardwares, ideias ou máquinas. Parte do que precisamos agora são engenheiros que possam desenhar um novo sistema de baixo carbono, de energia, de água.”
Sachs está à frente de discussões sobre liderança em desenvolvimento sustentável há décadas, sendo considerado, inclusive, uma das forças motrizes por trás da criação dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, plano que antecedeu os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (SDGs). “Tínhamos cerca de 300 objetivos que concentramos em 17”, disse.
Para ele, dos três pilares que sustentam o desenvolvimento sustentável –econômico, social e ambiental – o ambiental é o mais difícil de ser resolvido. “Porque ele é irreversível e não temos como atingir os outros dois pilares sem ele”, disse.
Sachs, que está à frente dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 –, defende que esses profissionais, além de serem contratados para desenvolver coisas que dão lucro, também o sejam para fazer coisas para o bem comum. Nessa perspectiva, ele ensina: “É por isso que precisamos olhar para o desafio do desenvolvimento sustentável não apenas como um problema de mercado, orientado pelo mercado, mas também como uma atividade orientada para o bem social e o interesse público, financiada por governos, filantropos, e impostos sobre empresas e pessoas mais ricas.”
Em entrevista recente ao Jornal do Engenheiro, do SEESP, a engenheira Karin Marins, professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), também observou que “todas as modalidades da engenharia estão, de certa forma, tocando o tema da sustentabilidade”. Sobre os 17 ODSs da agenda da ONU, ela acredita que a engenharia, por sua ampla inserção econômica e social, permeia a resolução de importantes desafios para consecução dos referidos objetivos. “Entretanto, entendo que alguns desafios podem ter uma atuação mais decisória da engenharia, instrumentalizando ações de forma mais direta, como a educação abrangente e inclusiva, a construção de infraestruturas e cidades resilientes e inclusivas, e promoção de padrões de produção e consumo mais sustentáveis.”
>> Leia aqui a íntegra da entrevista “Futuro do mundo depende dos engenheiros, diz economista Jeffrey Sachs"
Fonte - Portogente   22/11/2017

terça-feira, 21 de novembro de 2017

OIT diz que há mais de 70 milhões de jovens desempregados no mundo

Internacional  👷

O documento divulgado ontem (20) mostra que, em 2016, a taxa global de desemprego juvenil ficou em 13%. Para 2017, deve ficar um pouco acima, em 13,1%. Apesar do pequeno aumento, o indicador representa melhora significativa se comparado ao auge da crise, em 2009, quando foram registrados 76,7 milhões de jovens desempregados no mundo.

Marieta Cazarré - Agência Brasil
foto - ilustração
O relatório “Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2017", lançado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) alerta para o desemprego juvenil, que atinge 70,9 milhões de jovens no mundo. Para 2018, a estimativa é de que o desemprego entre a população jovem aumente ainda mais, chegando a 71,1 milhões de pessoas.
O documento divulgado ontem (20) mostra que, em 2016, a taxa global de desemprego juvenil ficou em 13%. Para 2017, deve ficar um pouco acima, em 13,1%. Apesar do pequeno aumento, o indicador representa melhora significativa se comparado ao auge da crise, em 2009, quando foram registrados 76,7 milhões de jovens desempregados no mundo.
Se considerarmos apenas a América Latina e o Caribe, a taxa de desemprego juvenil ficou em 19,6% em 2017, o que representa 10,7 milhões de pessoas. Os piores indicadores são observados nos Estados árabes (30%) e no norte da África (28,8%).
De acordo com o relatório, cerca de um quinto dos jovens em todo o mundo não estão empregados, estudando ou em treinamento. Apesar da recuperação econômica, o desemprego permanece alto, e os jovens são mais propensos a estar desempregados do que os adultos ao redor do mundo.
O documento revela que, entre os jovens, os baixos níveis de produtividade e uma grande informalidade continuam a ser desafio. Na medida em que as populações envelhecem, a força de trabalho jovem terá que cada vez mais apoiar as pessoas idosas. Essas condições globais exigem esforços concertados para garantir que jovens, tanto mulheres quanto homens, tenham acesso a empregos decentes.
De acordo com o estudo, a diferença nas taxas de desemprego entre jovens e adultos quase não mudou na última década, ilustrando as enormes desvantagens que a juventude enfrenta no mercado de trabalho.
Atualmente, dois em cada cinco jovens na força de trabalho estão desempregados ou estão trabalhando enquanto continuam na pobreza, uma realidade que afeta sociedades do mundo todo.
Em 2017, 39% dos 160,8 milhões de jovens trabalhadores no mundo emergente e em desenvolvimento vivem em pobreza moderada ou extrema, ou seja, com menos de U$ 3,10 por dia. No entanto, há uma leve tendência de que este indicador melhore em 2018, com 158,5 milhões de jovens no mundo trabalhando e vivendo na pobreza (38,5%).

Mulheres
Em 2017, a taxa global de participação delas na força de trabalho é 16,6 pontos percentuais menor que a dos homens, sendo a participação masculina na força de trabalho equivalente a 53,7% e a feminina, 37,1%. Na América Latina, a diferença chega a 19,2 pontos percentuais, sendo os homens responsáveis por 59,3% da força de trabalho e as mulheres, por 40,1%.
As taxas de desemprego das mulheres jovens também são significativamente maiores do que as dos homens jovens.
Além disso, a diferença de gênero na taxa de jovens que não estão trabalhando nem estudando ou recebendo treinamento é ainda maior: 34,4% das mulheres jovens, comparado a 9,8% dos homens jovens. Globalmente, somando homens e mulheres jovens, são 21,8% que não estudam nem trabalham.

Informalidade
Para muitos deles, presente e futuro estão na economia informal. No mundo todo, três em cada quatro jovens mulheres e homens empregados estão no emprego informal (76,7%). A informalidade é comparativamente menor entre os adultos empregados, embora a taxa seja também alta (57,9%). Nos países em desenvolvimento, essa proporção chega a 19 em cada 20 jovens mulheres e homens (96,8%).
Em todos os países emergentes, os jovens em emprego informal representam 83% dos que estão empregados, quase 20 pontos percentuais maior do que entre os adultos. A informalidade é menor, mas ainda relevante, nos países desenvolvidos, onde atinge pouco menos de 20% dos jovens que trabalham.

Outros resultados
O relatório também revela que os setores com algumas das maiores taxas de crescimento de emprego juvenil na última década incluem finanças, comércio e saúde.
No Brasil, 70% dos jovens empregados na saúde são do sexo feminino. O setor de comércio, hotéis e restaurantes representou o maior crescimento de empregos entre os jovens quando comparado aos adultos. De acordo com o documento, este aumento pode estar ligado à transição de uma cultura agrícola para uma de serviços.

Novo mundo de trabalho
De acordo com o relatório, os jovens trabalhadores estão embarcando em um novo mundo, muitas vezes em empregos que não existiam no passado. Em média, os jovens trabalhadores agora são mais educados do que as gerações anteriores. Além disso, crescendo em um ambiente mais aberto à tecnologia, eles estão mais bem preparados do que os adultos para colher oportunidades decorrentes da atual onda de tecnologia e podem se adaptar mais facilmente a novos empregos.
Os jovens trabalhadores também têm mais vantagens no uso do computador do que os trabalhadores mais velhos. Uma análise de dados da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) sugere que os trabalhadores jovens são melhores equipados para resolver problemas em ambientes ricos em tecnologia do que os trabalhadores mais velhos.
As habilidades demandadas também estão mudando. Houve um declínio na busca por capacidades de nível médio, enquanto a procura por trabalhadores altamente qualificados e menos qualificados está crescendo, contribuindo para uma maior polarização no mercado de trabalho.
A demanda por jovens altamente qualificados cresceu fortemente em países de renda alta, enquanto nos países em desenvolvimento e emergentes houve um aumento no trabalho de baixa habilidade.
Fonte - Agência Brasil  21/11/2017

Mesmo com decisão do TRT/10, metrô amanhece fechado no 13º dia de greve

Transportes sobre trilhos  🚇

Assim como na segunda-feira (20/11), nenhuma das 24 estações do Metrô/DF abriu. As portas fechadas contrariam a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT/10), que determinou o funcionamento de, ao menos, 90% do serviço.

Correio Braziliense - RF
foto - ilustração/arquivo
O embate entre sindicato e governo continua a causar transtornos ao brasiliense. A greve dos metroviários chegou, nesta terça-feira (21/11), ao 13º dia. Assim como na segunda-feira (20/11), nenhuma das 24 estações do Metrô/DF abriu. As portas fechadas contrariam a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT/10), que determinou o funcionamento de, ao menos, 90% do serviço.
Na noite de segunda-feira, o Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) pediu ao TRT/10 para enviar ao trabalho menos servidores do que o estipulado pelo tribunal. No entanto, o desembargador Pedro Luís Vincentin Foltran manteve o mínimo de 90% no funcionamento.
Mesmo com a população obrigada a desembolsar mais dinheiro para não ter de cancelar compromissos, o jogo de empurra entre o Sindmetrô e a estatal parece longe do fim. O Metrô/DF alega que apenas 19 dos 110 funcionários escalados para hoje apareceram para trabalhar, o que é insuficiente para colocar os trens em circulação.
A categoria, no entanto, acusa "falta de diálogo" por parte da empresa, que teria "se recusado a negociar escala de trabalho e operação de greve".
Dos 13 dias de greve, este é o quinto em que nenhuma estação funciona, o quarto consecutivo. Somente em 12 de novembro, data da aplicação da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o metrô abriu normalmente.

Trânsito amanhece complicado

Com o transporte público em pane, vias importantes que cortam o Distrito Federal registram engarrafamento nas primeiras horas desta manhã. O trânsito ficou quase parado na DF-079 (Park Way) e na BR-070 (Taguatinga, altura do Cemitério).
Houve lentidão na BR-040, na DF-001 e na EPTG e na Via Estrutural. No Setor Policial Sul, um acidente sem gravidade também complicou o trânsito na pista que une o final da Asa Sul às rodovias de ligação à parte Oeste do DF.
Para aliviar o prejuízo causado pela greve, tanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) quanto o Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) liberaram as faixas exclusivas para os ônibus nas cidades. A medida vale até as 23h59 desta terça-feira. A única exceção é a faixa do BRT, que, sob hipótese alguma, pode ter tráfego de carros.
Fonte - Revista Ferroviária  21/11/2017

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Metrô de Salvador comemora com exposição fotográfica e oficina de turbantes o dia da Consciência Negra

Consciência Negra  👍

CCR Metrô Bahia celebra Dia da Consciência Negra com exposição fotográfica e oficina de turbantes.A ação conta com a Exposição de Fotos Candaces – Espelho Contemporâneo, Rainhas Ancestrais, da historiadora e ativista social Elza Elisa Pereira, que apresenta o empoderamento da mulher negra através de fotografias de mulheres comuns

CCR
divulgação/CCR
Para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra, lembrado no próximo dia 20, a CCR Metrô Bahia vai promover atividades para os usuários, entre os dias 20 e 24 de novembro, na Estação Acesso Norte. A ação conta com a Exposição de Fotos Candaces – Espelho Contemporâneo, Rainhas Ancestrais, da historiadora e ativista social Elza Elisa Pereira, que apresenta o empoderamento da mulher negra através de fotografias de mulheres comuns. A mostra que fica em cartaz entre os dias 20 e 24 de novembro, faz uma analogia com as candaces - mulheres fortes, mães e rainhas -, representadas, atualmente, por donas de casa, trabalhadoras e mulheres guerreiras.
Na segunda-feira (20), das 14h às 19h, a Estação Acesso Norte também vai receber uma oficina de turbantes, comandada pela turbantista e fundadora da Oro Mi Maió Artes, Dani Santana. A facilitadora da oficina é uma das modelos da exposição Candaces e vai ensinar técnicas para amarrações de turbantes, acessórios marcantes da moda africana. As ações que fazem parte do projeto Vem pra Cá – calendário de eventos que acontecem nas Estações de Metrô -, são gratuitas e abertas ao público.

Dia da Consciência Negra no Metrô de Salvador
Local Estação Acesso Norte
De 20 a 24 de novembro
Oficina e visitação gratuitas
Com informações da CCR Metrô Bahia  20/11/2017

Os riscos da tecnologia

Tecnologia

Invasão da privacidade é uma ameaça real da Internet das coisas (IoT). No caso dos relógios de rastreamento GPS para crianças, eles podem expô-las ao perigo de bandidos em busca de recompensa; ao contrário do que pensam os pais que acham esse dispositivo controlador da localização dos filhos um fator de total segurança.

Portogente
foto - ilustração
A tecnologia tem sido objeto de muita preocupação com relação aos seus riscos. Por isso, medidas são tomadas para evitar danos, muitas vezes irreparáveis. Nesse sentido, um regulamento alemão proibiu a venda de smartwatches para uso de crianças. Eles foram considerados dispositivos de espionagem.
A Agência Federal de Network, que regula esse assunto, já tinha banido o uso de uma boneca conectada à internet, chamada My Friend Cayla, por motivos semelhantes. No caso dos relógios, a agência aconselhou aos pais destruí-los.
Invasão da privacidade é uma ameaça real da Internet das coisas (IoT). No caso dos relógios de rastreamento GPS para crianças, eles podem expô-las ao perigo de bandidos em busca de recompensa; ao contrário do que pensam os pais que acham esse dispositivo controlador da localização dos filhos um fator de total segurança.
Será difícil controlar a fabricação desses relógios e eles continuarão a ser ameaça aos filhos de pais incautos, apesar da regulação. Somente a campanha contínua sobre os perigos atrelados à invasão da privacidade poderá evitar o seu uso por crianças.
Recentemente, o Conselho Norueguês do Consumidor (NCC) alertou que muitos desses relógios apresentavam falhas como transmissão e armazenamento de dados sem criptografia. Isso significa que estranhos, usando técnicas básicas de hacking podem rastrear os movimentos das crianças. Aí mora o perigo.
Fonte - Porotgente  20/11/2017

domingo, 19 de novembro de 2017

Tesla anuncia primeiro projeto de armazenamento de energia solar e eólica do mundo

Tecnologia  💡

O projeto usará doze turbinas Vestas V136, 3.6MW em uma altura de hub de 132 metros; as maiores turbinas eólicas ainda não foram implantadas na Austrália.O armazenamento em bateria de lítio será fornecido pela Tesla. O projeto será construído sob um contrato de construção conjunta gerenciado pela Vestas e Quanta.

Ambiente Energia-Revista Amazônia

No mês passado, foi anunciado que a Tesla está trabalhando com o maior fabricante de turbinas eólicas do mundo, a Vestas, para implantar baterias em seus parques eólicos.
Agora, a Tesla ganhou seu primeiro contrato com a empresa e, como resultado, não é apenas para um parque eólico, mas na verdade o primeiro projeto de armazenamento solar + eólica + energia no mundo.
O Windlab da Austrália está gerenciando o projeto de US $ 160 milhões de energia renovável híbrida do Kennedy Energy Park em North Queensland.
O projeto obteve financiamento da Clean Energy Finance Corporation e da Australian Renewable Energy Agency. As empresas selecionaram a Vestas, Tesla e Quanta para o projeto.

As condições do contrato são as seguuntes:
“O Parque Kennedy consistirá em 43,2MW de energia eólica, 15MW de corrente alternada, de controle solar de eixo único e 4MWh de armazenamento de bateria de lítio.
O projeto usará doze turbinas Vestas V136, 3.6MW em uma altura de hub de 132 metros; as maiores turbinas eólicas ainda não foram implantadas na Austrália.
O armazenamento em bateria de lítio será fornecido pela Tesla. O projeto será construído sob um contrato de construção conjunta gerenciado pela Vestas e Quanta.
O projeto levará um pouco mais de 12 meses para construir e deverá ser totalmente operacional antes do final de 2018. O projeto criará mais de 100 empregos locais durante a construção”.
Eles acreditam que este sistema fornecerá energia para mais de 35 mil casas australianas e servirá como uma demonstração de combinação de armazenamento de energia, energia eólica e energia solar a nível local.

Roger Price, presidente executivo e CEO da Windlab, comentou:
“Nós acreditamos que o Kennedy Energy Park irá demonstrar de que maneira o vento, a energia solar e o armazenamento podem ser combinados para fornecer energia de baixo custo, confiável e limpa para o futuro da Austrália. A adoção mais ampla de projetos como Kennedy pode abordar as recomendações da revisão de Finkel e garantir que a Austrália possa mais do que cumprir seus compromissos em Paris, ao mesmo tempo em que exerce pressão sobre os preços da energia “.
4 MWh de baterias são, na verdade, um projeto relativamente pequeno para a Tesla, especialmente quando se considera o novo e maciço sistema de Powerpack de 100 MW / 129 MWh que eles estão atualmente instalando na Austrália.
Mas a combinação de energia solar e de vento é a parte interessante aqui. Se bem sucedido, eles podem acabar escalando a capacidade de armazenamento de energia com a capacidade de energia eólica e solar, o que deverá ser bastante significativo neste local.
Queensland tem ventos fortes, mas a geração de vento na região é tendenciosa para o final da tarde, e é por isso que faz sentido adicionar armazenamento e energia solar à mistura.
Fonte - Revista Amazônia  19/11/2017