sexta-feira, 14 de junho de 2019

A BYD vai fornecer 183 ônibus elétricos a bateria para Santiago do Chile

Transporte  🚌

Os ônibus terão 38 lugares, ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB, e terão autonomia de 250 km. Eles devem operar ao longo da Avenida Grecia, que, segundo a BYD, se tornaria a primeira rota na América Latina a ser operada exclusivamente por ônibus elétricos a bateria

Metro Report
divulgação/Metro Report
A chinesa BYD ganhou um contrato para fornecer 183 ônibus elétricos a bateria para Santiago do Chile. Os ônibus devem começar  a ser entregues em agosto e serão operados pela Metbus.
Os veículos terão 38 lugares, ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB, e terão autonomia de 250 km. Eles devem operar ao longo da Avenida Grecia, que, segundo a BYD, deve se tornar a primeira rota na América Latina a ser operada exclusivamente por ônibus elétricos a bateria.
Em 2018, a BYD ganhou um contrato para fornecer ônibus elétricos de 100 K9FE para a Transantiago em colaboração com a distribuidora de energia ENEL. Quando último pedido das entregas for concluído, Santiago terá uma frota de 411 ônibus elétricos. Segundo a BYD, esta será a maior frota de ônibus de bateria fora da China.
Fonte - Metro Report  14/06/2019

Ex-presidente Lula concede entrevista para Juca Kfouri na TVT

Política   👀

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede nesta quinta-feira (13/06) uma entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e José Trajano transmitida pela TV dos Trabalhadores (TVT).A entrevista acontece após a publicação de três reportagens pelo site The Intercept Brasil que expõem mensagens trocadas entre o ex-juiz federal Sergio Moro, atual ministro da Justiça, e o procurador Deltan Dallagnol demonstrando irregularidades cometidas durante a operação Lava Jato.


Gilmar Mendes defende anular condenação de Lula em meio a mais vazamentos sobre acordos na Lava-Jato

Ponto de Vista  🔍

Bob Fernandes

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Travessia de ônibus e caminhões pelo Ferry-Boat fica suspensa durante feriado de São João

Travessia Marítima  🚢

Por meio de uma resolução, a Agerba determinou a suspensão do embarque de veículos de grande porte saindo de Salvador com destino a ilha, da quarta-feira (19) até o meio dia de sábado (22).Já no sentido contrário, saindo de Itaparica com destino a capital, ficam suspensas a travessias de ônibus e caminhões entre o domingo (23) e às 18h da terça-feira (25). O embarque de veículos pesados que transportem alimentos e perecíveis, além de ônibus com pacientes em tratamento médico será assegurado. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Durante a operação especial do Sistema Ferry-boat para o feriado de São João, fica suspensa temporariamente a travessia de ônibus, microônibus e caminhões entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Por meio de uma resolução, a Agerba determinou a suspensão do embarque de veículos de grande porte saindo de Salvador com destino a ilha, da quarta-feira (19) até o meio dia de sábado (22).
Já no sentido contrário, saindo de Itaparica com destino a capital, ficam suspensas a travessias de ônibus e caminhões entre o domingo (23) e às 18h da terça-feira (25). O embarque de veículos pesados que transportem alimentos e perecíveis, além de ônibus com pacientes em tratamento médico será assegurado. A suspensão temporário já havia sido adotada anteriormente, como no feriadão de Semana Santa, em abril, para garantir um melhor atendimento aos usuários do sistema.
A Internacional Travessias, empresa que administrada o sistema, estima que durante o período do São João mais 21 mil veículos e 143 mil passageiros devam passar pelos terminais. Além dos horários regulares diários, as embarcações farão viagens extras, tendo, na maior parte do tempo, saídas a cada 30 minutos - respeitando, sempre, os momentos de manutenção obrigatória. O sistema vai operar de forma ininterrupta das 4h do dia 19/06 até 23h30 de 21/06, a partir do Terminal São Joaquim. A operação estendida se repete das 4h de 24/06 até 23h30 de 25/06 a partir de Bom Despacho.

Dois de Julho
Durante a operação especial para o feriado de Dois de Julho, entre os dias 29/06 e 03/07/2019, também estará suspensa o embarque de caminhões, ônibus e veículos de grande porte. A suspensão acontece saindo de Salvador das 5h do dia 28/06 até as 18h do dia 29/06, e no sentido contrário (partindo da Ilha com destino a Salvador), das 5h do dia 2 de julho até as 18h do dia 03/07.
Com informações da Seinfra BA  13/06/2019

TVE BA é a quarta emissora mais assistida em Salvador

Cultura/Lazer   📺  

O percentual de pessoas que declararam utilizar a televisão como principal fonte de informação foi de 93,8%. Os dados indicaram ainda que 31% das pessoas assistem regularmente a TVE, a tv pública da Bahia. A pesquisa foi solicitada pelo Conquali, com objetivo de verificar se o melhora da qualidade da programação da TVE se transformou em um aumento da audiência da emissora.

Da Redação
imagem TVE
Uma pesquisa avaliou os hábitos de consumo de mídia dos moradores de Salvador e Região Metropolitana e mostrou que os baianos continuam consumindo programação televisiva. O percentual de pessoas que declararam utilizar a televisão como principal fonte de informação foi de 93,8%. Os dados indicaram ainda que 31% das pessoas assistem regularmente a TVE, a tv pública da Bahia. A pesquisa foi solicitada pelo Conquali, com objetivo de verificar se o melhora da qualidade da programação da TVE se transformou em um aumento da audiência da emissora.
Em Salvador, os dados colocam a TVE no quarto lugar entre os canais de televisão abertos mais assistidos, à frente de outras 11 emissoras, seguida pela TV Band, que ocupa a quinta posição. A emissora tem voltado os conteúdos para os assuntos de maior interesse da população, como jornalismo, esportes, entrevistas e documentários, shows, programação infantil e educativa.
A pesquisa foi realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), por solicitação do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali). O Conquali é um comitê formado por representantes de seis órgãos estaduais, liderado pela Saeb, criado para avaliar e aprimorar a qualidade da prestação do serviço público no Estado.
Por sugestão do Conquali, a pesquisa pretendia verificar se o melhora da qualidade da programação da TVE se reverteria em um aumento da audiência da emissora pública. Técnicos do Conquali, servidores da Saeb e gestores do Irdeb tiveram várias reuniões com a SEI para tratar da pesquisa.
A decisão foi inserir os questionamentos sobre os hábitos de consumo de mídia no questionário da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), em função da abrangência desse levantamento realizada pela SEI. O estudo ouviu 5.356 pessoas na capital baiana e em outros municípios da RMS (Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus e São Francisco do Conde), entre os meses de setembro a novembro de 2018.
Com informações da Secom BA  13/06/2019

Que assim seja!

Ponto de Vista  🔍

Com o peso e a importância cresce a responsabilidade dos trabalhadores e do movimento sindical.O Brasil que trabalha, parando no dia 14, dará um recado muito claro de repúdio ao fim das aposentadorias e à deforma da Previdência.O sucesso da greve que será medido por sua efetividade e abrangência ficará patente quando se constatar que o Brasil parou. 

João Guilherme Vargas Netto - Portogente 
foto - ilustração/arquivo
O turbilhão que agita os mundos jurídico e político brasileiros faz crescer o peso e a importância da greve geral do dia 14 de junho.
Com o peso e a importância cresce a responsabilidade dos trabalhadores e do movimento sindical.
O Brasil que trabalha, parando no dia 14, dará um recado muito claro de repúdio ao fim das aposentadorias e à deforma da Previdência.
Nestes dias que precedem a greve todos os esforços devem ser feitos para que tenha sucesso.
Bandeiraços nas ruas, coleta de assinaturas do abaixo-assinado, assembleias nos locais de trabalho, reuniões para organização da jornada, feitura e distribuição de materiais e esforço para difundir nas mídias grandes e nas mídias sociais a palavra de ordem da greve e sua motivação preenchem os dias que nos separam da sexta-feira.
O sucesso da greve que será medido por sua efetividade e abrangência ficará patente quando se constatar que o Brasil parou. Parou o transporte público, pararam os bancos, pararam as escolas, as empresas pararam.
Depois deste berro que no silêncio das cidades será mais ouvido os trabalhadores e o movimento sindical demonstrarão sua relevância e aumentarão sua influência nas discussões congressuais sobre a deforma com peso renovado.
Levando-se em conta as experiências dos dias 15, 26 e 30 de maio, com manifestações maciças e ordeiras e a quase passividade (até agora) do governo e dos empresários, pode-se prever no dia 14 uma jornada forte e pacífica. Que assim seja.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político e consultor sindical
Fonte - Portogente  13/06/2019

terça-feira, 11 de junho de 2019

Metrô de Salvador completa 5 anos de operação

Transportes sobre trilhos  🚇

De 11 de junho de 2014 até aqui, foram transportados mais de 200 milhões de passageiros, o equivalente a quase toda a população brasileira atual. No total, mais de 700.000 viagens foram realizadas e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos, que corresponde a, aproximadamente, 214 voltas no planeta Terra.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Depois de ser considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil nos últimos anos e uma das obras de infraestrutura mais rápidas do mundo, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) chega aos seus 5 anos de operação. De 11 de junho de 2014 até aqui, foram transportados mais de 200 milhões de passageiros, o equivalente a quase toda a população brasileira atual. No total, mais de 700.000 viagens foram realizadas e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos, que corresponde a, aproximadamente, 214 voltas no planeta Terra. Atualmente, a estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá, Aeroporto, Rodoviária, Acesso Norte, Mussurunga e Imbuí.
A cada novo quilômetro de trilhos implantados e novas estações inauguradas, o sistema metroviário baiano foi ganhando forma e consolidando-se como um divisor de águas para a mobilidade urbana da primeira capital do Brasil. Um transporte de alta capacidade, estruturante, sustentável, rápido, confortável e seguro, que vem transformando a vida de 370 mil clientes diariamente. Isso porque o modal melhorou a mobilidade de baianos e turistas pela capital e Região Metropolitana de Salvador, tendo como grande atributo a previsibilidade dos horários, que tem garantido mais qualidade de vida a todos os clientes.
A construção avançou pelo canteiro central da Paralela até chegar à Estação Aeroporto de Metrô que foi entregue à população em abril de 2018. Em agosto, as obras de implantação do modal foram concluídas com a finalização do Terminal de Ônibus Aeroporto.
O metrô possui duas linhas,com 33 km, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus, sendo 7 deles administrados pela CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela implantação e operação do modal por um período de 30 anos. O sistema conta com uma frota de 40 trens modernos que tem capacidade de transportar mil passageiros por viagem. Atualmente, 35 composições estão em operação nos horários de pico. Nos dias úteis são ofertados, aproximadamente, 984.000 lugares em dia útil, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana.
A nova realidade colocou Salvador em posição de destaque, já que a cidade é uma das três capitais brasileiras a ter o modal ligando o Centro ao Aeroporto. Hoje, é possível ir do terminal aeroportuário ao centro em uma viagem de, aproximadamente, 40 minutos. A integração também pode ser feita entre as diferentes regiões da cidade diretamente com o Aeroporto Internacional de Salvador. A concessionária oferece o serviço de shuttle gratuito aos seus clientes para o trajeto Metrô – Aeroporto - Metrô. Uma frota de ônibus de modelo aeroportuário, acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, é disponibilizada para o público. Os veículos contam com ar-condicionado, assentos preferenciais, espaço exclusivo para malas, portas USB para carregamento de dispositivos móveis e câmeras internas de monitoramento.
Responsável por 50% do crescimento da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil em 2017, e por 4,2% no desenvolvimento total de trilhos no país e 8% na Bahia, em 2018, o sistema metroviário baiano também foi um dos cinco sistemas que mais expandiram no país nos últimos anos, de acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Hoje, ele é o terceiro maior sistema metroviário do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Metrô de Salvador trouxe uma nova dinâmica para o transporte público de Salvador,com o benefício da integração tarifária com o pagamento de uma única tarifa com o uso dos cartões de integração da CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse.
O sistema metroviário de Salvador/Lauro de Freitas surgiu de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado da Bahia e o Grupo CCR, o Sistema é referência internacional pela qualidade e velocidade das obras e tecnologia inovadora.

foto - ilustração/Gov.BA
Tecnologia
A utilização do CBTC (Communications-Based Train Control),Controle de Trens Baseado em Comunicação, o sistema de sinalização mais seguro do mundo para controlar a circulação de trens do SMSL é a prova de que a tecnologia está a favor da mobilidade urbana. O CBTC garante a operação com falha segura, aquela que não oferece riscos a clientes e colaboradores, e ainda permite a utilização de diversos níveis de automação. No metrô baiano tudo funciona no modo automático e a principal função do operador de trem é observar durante o trajeto a presença de pessoas e obstáculos na via, e aplicar freio, em caso de emergências, além de monitorar as câmeras do interior dos trens. Unindo o sistema de sinalização e o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia, tem-se um modal metroviário altamente tecnológico, que prioriza a segurança de clientes, colaboradores e do patrimônio público.

Sustentabilidade
O sistema metroviário baiano segue os princípios da sustentabilidade e é movido a energia elétrica limpa e renovável, sem emissões de CO² não poluente e contribui para a redução do número de automóveis e ônibus nas ruas. O conceito sustentável também foi aplicado durante a implantação do modal. As obras no canteiro central da Avenida Paralela obedeceram rigorosamente às exigências da lei, com licença ambiental expedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com  o plantio de cerca de 6.000 espécies como Ipês variados, Ingá, Pau-ferro, Pau-Brasil, Aroeira, Gameleira, Jacarandá-da-Bahia, Cedro, Syagrus, Palmito-Jussara, Açaí, Coqueiro, Babaçu, Dendezeiro e outras. Além da doação e plantio de mais de 2 mil coqueiros e árvores nativas, e transplantio de 500 outras. As lagoas Imbuí e Flamboyant, que são bolsões de retenção de água da chuva, foram totalmente recuperadas com vegetação nas margens, plantas aquáticas e restauro de toda a área.
O projeto paisagístico e urbanístico da Avenida Paralela criou um corredor verde com três vezes mais árvores que antes das obras e contemplou a construção de uma ciclovia e pista de caminhada de 12 km. Assim, os clientes também podem integrar o metrô com a bicicleta, utilizando os 17 bicicletários instalados nas estações, com acesso gratuito.
Com informações da CCR Metrô Bahia  11/06/2019

A violência no deserto

Ponto de Vista  🔍

Imaginar que teremos mais segurança com uma população armada é ignorar a realidade brasileira. Ter armas em casa, sob o argumento de que a família se sentirá mais protegida, é um grande engano. Em dez anos, houve um aumento de aproximadamente 30% no número de homicídios de mulheres por arma de fogo em ambiente doméstico. Nosso povo não é treinado para usar arma de fogo e não temos uma índole tão pacífica como se costuma apregoar. É falso. Pipoco de um lado e outro resultará em mortandade.

Gaudêncio Torquato* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Os dados são irrefutáveis. Somos um dos países mais violentos do mundo. Até mais que o Haiti. O Brasil ocupa a 103ª posição no ranking Global da Paz. Nossa taxa de homicídio é 30 vezes maior que a da Europa. Mais de meio milhão de pessoas foram assassinadas na última década. São cerca de 52 mil assassinatos por ano, quase 25 mortes em cada 100 mil, a 12ª maior taxa de homicídios do mundo.
Imaginar que teremos mais segurança com uma população armada é ignorar a realidade brasileira. Ter armas em casa, sob o argumento de que a família se sentirá mais protegida, é um grande engano. Em dez anos, houve um aumento de aproximadamente 30% no número de homicídios de mulheres por arma de fogo em ambiente doméstico. Nosso povo não é treinado para usar arma de fogo e não temos uma índole tão pacífica como se costuma apregoar. É falso. Pipoco de um lado e outro resultará em mortandade.
Os sinais não são animadores. Educação voltada para a segurança não faz parte de nossa cultura. Apelar para o revide, como sugerem os defensores da liberação do porte e da posse de armas, é marcar encontro com a violência. Vejam o que o ex-presidente Barack Obama disse, semana passada, em São Paulo, sobre o uso de armas nos Estados Unidos: “ as leis sobre armas nos Estados Unidos não fazem muito sentido”. Os atentados nas escolas se sucedem com o assassinato de muitos estudantes.
A maneira de ser do nosso presidente da República, com sua formação militar (que se mostra até na estética belicista), incentiva a agressividade. Muita gente se inclina a ter uma reação contra o ataque de agressores. Bolsonaro exibe um jeito belicoso como estivesse na arena de guerra, combatendo inimigos, gritando palavras de ordem a exércitos de simpatizantes. Seu perfil de guerreiro desperta junto a segmentos radicais os mecanismos da projeção e da identificação, tão estudados pela psicologia. Ou seja, muitos querem imitá-lo. O fato é que exerce forte influência sobre o pensamento e o comportamento social, abrindo a pauta do debate público, como acaba de mostrar pesquisa recente do Projeto de Opinião Pública da América Latina, feito em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas.
Em outras palavras, o presidente é um agente de polarização, de enfrentamento, de conflito. Não se espere dele um estilo Gandhi inspirado no pacifismo. Ao contrário, sua figura tende a expandir a tensão entre alas, apoiadores e adversários. Para complicar, os brasileiros, segundo a pesquisa Barômetros das Américas, já não estão muito satisfeitos com sua democracia. Cerca de 35% se dizem favoráveis a um golpe militar ante a expansão da corrupção; 38% (pasmem) concordam com o fechamento do Supremo Tribunal Federal, enquanto 22% acham justificável fechar o Congresso Nacional. São índices assombrosos.
A insegurança se dissemina no bojo social. A violência se espraia, a ponto de já se ouvir com naturalidade a assertiva: “bandido bom é bandido morto”. Sob essa abordagem, o que estamos prenunciando é o aumento de covas nos cemitérios, na esteira do abrandamento dos códigos de trânsito, na duplicação de pontos (de 20 para 40) para perda da CNH, na extinção de multas no caso das cadeirinhas para crianças nos automóveis, no fim dos radares e lombadas nas estradas etc.
Uma legislação permissiva, ao lado da criação de arsenais caseiros, aumentará o índice de acidentes/ incidentes. Não é possível se projetar um cenário de harmonia social ante a escalada individual no campo do porte e da posse de armas ou ante meios de transporte disparados nas estradas.
É triste constatar que parcela ponderável da sociedade aplaude com entusiasmo a barbárie, esquecendo que ela nos trará menos segurança. O dado revela o espírito de parcela da população. 43% afirmam a convicção: “se eu pudesse teria uma arma de fogo para proteção”.
Na desolação da paisagem, não há oásis à vista. Só um gigantesco deserto de areia e borrasca. O oásis só aparecerá quando o país abrigar um povo bem educado. Mas os ventos que batem nos vãos da Educação, pelo menos por hora, não refrescam o ambiente. É triste ver um ministro da Educação que mais se comporta como um “fechador” de salas de aula e não como um educador abrindo braços aos novos tempos. O panorama é desolador.
*Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação
Fonte - Portogente  11/06/2019

Operação São João oferece 1800 horários extras na Rodoviária de Salvador

Festejos juninos  🚌

Durante a operação especial montada pela Agerba, entre os dias 18 e 24 de Junho, estima-se que aproximadamente 180 mil passageiros passem pelo terminal, com expectativa de maior fluxo na quarta-feira (19).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Quem está planejando curtir o 'arraiá' fora da capital baiana durante o feriado de São João terá à disposição 1800 horários extras saindo da Rodoviária, além dos 540 horários regulares ofertados diariamente pelas concessionárias. Durante a operação especial montada pela Agerba, entre os dias 18 e 24 de Junho, estima-se que aproximadamente 180 mil passageiros passem pelo terminal, com expectativa de maior fluxo na quarta-feira (19).
Entre os destinos mais procurados para os festejos juninos estão as cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Conceição de Feira, Senhor do Bonfim, Irecê, Xique-Xique e Piritiba. Cidades como Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Vitória da Conquista, Lençóis, Palmeiras e Barreiras atraem forrozeiros ou famílias em busca de descanso e momentos de lazer. As cidades da Região Metropolitana, Litoral Norte e o Recôncavo Baiano também têm alta procura por passagens.

Dica de Viagem
Para garantir um embarque tranqüilo, o passageiro deve ficar atento as regras para despachar bagagens. Cada pessoa tem direito a transportar uma mala de mão, levada no interior do ônibus, pesando até 5 kg. Já as bagagens maiores, transportadas no bagageiro, podem ter até 20 kg. Nesta época do ano é importante ressaltar que fica proibido o transporte de substâncias inflamáveis de qualquer espécie e isso inclui os fogos de artifício. A recomendação é que o passageiro deixe para comprar os fogos apenas na cidade onde irá festejar o São João.
Algumas empresas disponibilizam a compra de passagens pela internet e/ou telefone. Recomenda-se que os passageiros antecipem a compra dos bilhetes, que também já estão à venda nos guichês das empresas, na rodoviária. O fluxo de pessoas na rodoviária será intenso em todos os dias, e para garantir um embarque tranqüilo no dia da viagem, os usuários do sistema devem chegar ao terminal com 30 minutos de antecedência ao horário de partida do ônibus.
Com informações da Seinfra BA  10/06/2019