terça-feira, 11 de junho de 2019

Metrô de Salvador completa 5 anos de operação

Transportes sobre trilhos  🚇

De 11 de junho de 2014 até aqui, foram transportados mais de 200 milhões de passageiros, o equivalente a quase toda a população brasileira atual. No total, mais de 700.000 viagens foram realizadas e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos, que corresponde a, aproximadamente, 214 voltas no planeta Terra.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Depois de ser considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil nos últimos anos e uma das obras de infraestrutura mais rápidas do mundo, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) chega aos seus 5 anos de operação. De 11 de junho de 2014 até aqui, foram transportados mais de 200 milhões de passageiros, o equivalente a quase toda a população brasileira atual. No total, mais de 700.000 viagens foram realizadas e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos, que corresponde a, aproximadamente, 214 voltas no planeta Terra. Atualmente, a estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá, Aeroporto, Rodoviária, Acesso Norte, Mussurunga e Imbuí.
A cada novo quilômetro de trilhos implantados e novas estações inauguradas, o sistema metroviário baiano foi ganhando forma e consolidando-se como um divisor de águas para a mobilidade urbana da primeira capital do Brasil. Um transporte de alta capacidade, estruturante, sustentável, rápido, confortável e seguro, que vem transformando a vida de 370 mil clientes diariamente. Isso porque o modal melhorou a mobilidade de baianos e turistas pela capital e Região Metropolitana de Salvador, tendo como grande atributo a previsibilidade dos horários, que tem garantido mais qualidade de vida a todos os clientes.
A construção avançou pelo canteiro central da Paralela até chegar à Estação Aeroporto de Metrô que foi entregue à população em abril de 2018. Em agosto, as obras de implantação do modal foram concluídas com a finalização do Terminal de Ônibus Aeroporto.
O metrô possui duas linhas,com 33 km, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus, sendo 7 deles administrados pela CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela implantação e operação do modal por um período de 30 anos. O sistema conta com uma frota de 40 trens modernos que tem capacidade de transportar mil passageiros por viagem. Atualmente, 35 composições estão em operação nos horários de pico. Nos dias úteis são ofertados, aproximadamente, 984.000 lugares em dia útil, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana.
A nova realidade colocou Salvador em posição de destaque, já que a cidade é uma das três capitais brasileiras a ter o modal ligando o Centro ao Aeroporto. Hoje, é possível ir do terminal aeroportuário ao centro em uma viagem de, aproximadamente, 40 minutos. A integração também pode ser feita entre as diferentes regiões da cidade diretamente com o Aeroporto Internacional de Salvador. A concessionária oferece o serviço de shuttle gratuito aos seus clientes para o trajeto Metrô – Aeroporto - Metrô. Uma frota de ônibus de modelo aeroportuário, acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, é disponibilizada para o público. Os veículos contam com ar-condicionado, assentos preferenciais, espaço exclusivo para malas, portas USB para carregamento de dispositivos móveis e câmeras internas de monitoramento.
Responsável por 50% do crescimento da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil em 2017, e por 4,2% no desenvolvimento total de trilhos no país e 8% na Bahia, em 2018, o sistema metroviário baiano também foi um dos cinco sistemas que mais expandiram no país nos últimos anos, de acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Hoje, ele é o terceiro maior sistema metroviário do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Metrô de Salvador trouxe uma nova dinâmica para o transporte público de Salvador,com o benefício da integração tarifária com o pagamento de uma única tarifa com o uso dos cartões de integração da CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse.
O sistema metroviário de Salvador/Lauro de Freitas surgiu de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado da Bahia e o Grupo CCR, o Sistema é referência internacional pela qualidade e velocidade das obras e tecnologia inovadora.

foto - ilustração/Gov.BA
Tecnologia
A utilização do CBTC (Communications-Based Train Control),Controle de Trens Baseado em Comunicação, o sistema de sinalização mais seguro do mundo para controlar a circulação de trens do SMSL é a prova de que a tecnologia está a favor da mobilidade urbana. O CBTC garante a operação com falha segura, aquela que não oferece riscos a clientes e colaboradores, e ainda permite a utilização de diversos níveis de automação. No metrô baiano tudo funciona no modo automático e a principal função do operador de trem é observar durante o trajeto a presença de pessoas e obstáculos na via, e aplicar freio, em caso de emergências, além de monitorar as câmeras do interior dos trens. Unindo o sistema de sinalização e o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia, tem-se um modal metroviário altamente tecnológico, que prioriza a segurança de clientes, colaboradores e do patrimônio público.

Sustentabilidade
O sistema metroviário baiano segue os princípios da sustentabilidade e é movido a energia elétrica limpa e renovável, sem emissões de CO² não poluente e contribui para a redução do número de automóveis e ônibus nas ruas. O conceito sustentável também foi aplicado durante a implantação do modal. As obras no canteiro central da Avenida Paralela obedeceram rigorosamente às exigências da lei, com licença ambiental expedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com  o plantio de cerca de 6.000 espécies como Ipês variados, Ingá, Pau-ferro, Pau-Brasil, Aroeira, Gameleira, Jacarandá-da-Bahia, Cedro, Syagrus, Palmito-Jussara, Açaí, Coqueiro, Babaçu, Dendezeiro e outras. Além da doação e plantio de mais de 2 mil coqueiros e árvores nativas, e transplantio de 500 outras. As lagoas Imbuí e Flamboyant, que são bolsões de retenção de água da chuva, foram totalmente recuperadas com vegetação nas margens, plantas aquáticas e restauro de toda a área.
O projeto paisagístico e urbanístico da Avenida Paralela criou um corredor verde com três vezes mais árvores que antes das obras e contemplou a construção de uma ciclovia e pista de caminhada de 12 km. Assim, os clientes também podem integrar o metrô com a bicicleta, utilizando os 17 bicicletários instalados nas estações, com acesso gratuito.
Com informações da CCR Metrô Bahia  11/06/2019

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