sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Propostas de empresas interessadas na operação do VLT do DF foram analisadas

Transportes sobre trilhos  🚄

Um grupo formado pelas empresas BF Capital Assessoria em Operações Financeiras Ltda, Serveng-Civilsan S.A, Empresas Associadas de Engenharia, Trans Sistemas de Transportes Ltda e Viação Piracicabana apresentou estudo de viabilidade ao governo, agora em fase de análise. Ao todo, nove empresas manifestaram interesse em apresentar o trabalho e apenas essas cinco foram selecionadas.

Jornal de Brasilia 
foto - ilustração/arquivo
No dia 31 de julho acabou o prazo de entrega das propostas pelas empresas interessadas em operar o modal na cidade. Com o avanço das análises das propostas, a Secretaria de Transporte e Mobilidade deu início à construção de um projeto que pretende melhorar e modernizar o transporte público da cidade.
A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligará o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck ao Setor Noroeste no Distrito Federal.
Os estudos desses projetos servirão de base para a licitação do empreendimento por meio de uma parceria público-privada (PPP). Um grupo formado pelas empresas BF Capital Assessoria em Operações Financeiras Ltda, Serveng-Civilsan S.A, Empresas Associadas de Engenharia, Trans Sistemas de Transportes Ltda e Viação Piracicabana apresentou estudo de viabilidade ao governo, agora em fase de análise. Ao todo, nove empresas manifestaram interesse em apresentar o trabalho e apenas essas cinco foram selecionadas.
O material técnico, apresentado em 16 cadernos, contém questões como planejamento da rede de transportes, estudos de demanda e engenharia, estações e terminais, modelo operacional, orçamento, especificações técnicas dos sistemas, avaliação econômico-financeira e análise jurídica, entre outros itens. O grupo levou quatro meses para concluir o trabalho.
O VLT ligará o aeroporto ao Setor Noroeste, passando pelo terminal no final da Asa Sul (próximo à 1ª DP), seguindo por toda a extensão da W3 (Sul e Norte) até chegar ao Noroeste. Esse trajeto será de 22 quilômetros. A capacidade de transporte do VLT é de cerca de 200 mil passageiros por dia. A nova tecnologia será integrada ao Metrô, ao BRT Sul e ao BRT Oeste.
Nesta semana, o GDF assinou distrato com a Caixa Econômica Federal, já que não se trata mais do projeto apresentado anteriormente. O governador Ibaneis Rocha quer o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) como agente financeiro que irá organizar todas as privatizações do Distrito Federal.
De acordo com ele, o presidente do BNDES demonstrou disposição em fazer a parceria com o GDF para a assinatura nos processos de privatização da CEB, do Metrô e, na sequência, da Caesb. Os valores dos contratos serão avaliados pela instituição financeira. "Com alguns contratos assinados nós já vamos fazer alguns aportes financeiros para melhorar a qualificação da empresa em relação as suas dívidas e torná-las mais atraentes e com melhor valor de mercado", aposta ele.
Uma comissão formada pela secretaria irá avaliar o estudo e, caso necessário, solicitará ajustes no projeto, que será apresentado em audiência pública para futuros usuários, potenciais licitantes e demais interessados. Após a audiência, o estudo será submetido ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Em seguida será divulgado o edital de licitação.
De acordo com o governador Ibaneis Rocha, a mudança de planos foi feita para atrair o interesse das empresas privadas que disputam a concessão do VLT em Brasília. "Aquele processo anterior não tinha mais o interesse do setor privado e o governo federal não tem mais interesse em financiá-lo, porque foram vencidos os estudos", explicou.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, a implantação da Linha 1 do VLT vai melhorar não apenas o transporte da cidade, mas também revitalizar a W3, avenida comercial mais antiga e uma das mais importantes de Brasília.
"A ideia é que o VLT, além de fazer todo o transporte de passageiros, faça o trabalho de revitalização da via que foi abandonada há muito tempo, mas ainda tem um fluxo imenso de ônibus, porém com uma perspectiva comercial muito baixa", avalia Casimiro.
O secretário ressaltou ainda que a ideia é retirar parte dos ônibus da W3 com o objetivo de dar prioridade a um transporte limpo, mais eficiente e com mais benefícios ao cidadão.
Fonte - Revista Ferroviária  02/08/2019

Infraero administra 6 dos 10 melhores aeroportos do Brasil

Aeroportos brasileiros 

Seis dos 10 aeroportos mais bem avaliados do País são administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). É o que aponta a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, referente ao segundo trimestre de 2019, divulgada nesta quinta-feira (1º/8), pelo Ministério da Infraestrutura. - Cabe aqui uma indagação: Sendo a Infraero,uma empresa estatal,que consegue ter 6 dos aeroportos que administra(60%), entre os 10 melhores do país,porque então essa sanha privatista,ou a  liquidação em andamento de uma empresa estatal "eficiente" que atua de maneira competente, sobrepondo-se sobre as suas congeneres privadas?...Não existiria ai uma incoerência inexplicável,ou pelo menos difícil de se entender?

Portogente
Aeroporto de Curitiba (PR) foi considerado
o melhor terminal do País.
foto - Divulgação/Infraero.
Pesquisa publicada pelo Ministério da Infraestrutura aponta os melhores aeroportos do País, levando em conta satisfação dos passageiros, segurança, liberação de babagem etc..
Seis dos 10 aeroportos mais bem avaliados do País são administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). É o que aponta a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, referente ao segundo trimestre de 2019, divulgada nesta quinta-feira (1º/8), pelo Ministério da Infraestrutura. O levantamento estabelece como meta de qualidade a nota 4, numa escala de 1 a 5, sendo que os 10 aeroportos da Infraero que foram avaliados conquistaram notas acima do estipulado, com média de 4,44.
O melhor de todos foi o Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena, que pontuou 4,72. Esta foi a 16º vez que o terminal conquistou o primeiro lugar desde o início da sondagem, em 2013. Dos 38 indicadores avaliados, sendo 37 de processos e um de satisfação geral, o aeroporto obteve as melhores notas em 16. Além da maior pontuação geral, o Afonso Pena também se destacou na categoria de aeroportos que movimentam de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano. O segundo lugar dessa categoria foi para o terminal de Viracopos (4,64), seguido pelo aeroporto de Confins (4,60), estes administrados por operadores privados. E o quarto lugar, com nota 4,43, ficou com o Santos Dumont, administrado pela Infraero.
Na categoria de aeroportos com capacidade de receber até cinco milhões de passageiros por ano, os melhores resultados também foram para terminais da Infraero. O primeiro lugar ficou com o Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles, com pontuação de 4,66, seguido pelo Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares, com 4,57, sendo este o melhor da região Nordeste. Na terceira posição, aparece o Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (4,48), e na quarta, o Aeroporto de Manaus/Eduardo Gomes (4,45).
A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda., entre os meses de abril e junho, e contou com 24.320 entrevistas com viajantes de voos domésticos e internacionais. A sondagem avaliou a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. No total, são avaliados 20 aeroportos com maior movimentação no país. Juntos, eles respondem por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil. Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.
Fonte - Portogente  02/08/2019

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Governo do DF reformula projeto e quer levar VLT até o Noroeste

Transportes sobre trilhos  🚄

A linha do novo VLT sairá do Aeroporto JK em direção ao Terminal da Asa Sul, próximo à 1ª Delegacia de Polícia. O transporte seguirá pela W3 Sul e W3 Norte. Nesta fase inicial, os trilhos acabam no Noroeste.

Metrópoles 
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu retomar o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) dentro de uma parceria público-privada (PPP). Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), o edital de licitação será lançado ainda no segundo semestre deste ano. A princípio, pelo menos 11 empresas manifestaram interesse no empreendimento.
De acordo com o governador, a iniciativa foi completamente remodelada. Nessa terça-feira (30/07/2019), o GDF assinou o distrato do projeto anterior com a Caixa Econômica Federal (CEF). A decisão foi tomada após a União negar pedido de reconsideração do governo local para devolver R$ 26 milhões, antes destinados ao VLT.
A linha do novo VLT sairá do Aeroporto JK em direção ao Terminal da Asa Sul, próximo à 1ª Delegacia de Polícia. O transporte seguirá pela W3 Sul e W3 Norte. Nesta fase inicial, os trilhos acabam no Noroeste. "É um projeto que precisa acontecer. Não aquele do passado", pontuou Ibaneis. Por enquanto, o governo não tem os valores consolidados. Pelo planejamento de Ibaneis, as obras do VLT começarão no início de 2020.
O governador contou os detalhes sobre o novo VLT e o pacote de privatizações do governo na tarde desta quarta-feira (31/07/2019), durante o 17º Fórum Latino Americano de Liderança em Infraestrutura, no Centro de Convenções Brasil 21. Na ocasião, também apresentou os planos de concessões para empresários.
Fonte - Revista Ferroviária  01/08/2019

quarta-feira, 31 de julho de 2019

A SNCF encomenda mais 12 composições de TGV Alstom Euroduplex

Transportes sobre trilhos  🚅

A SNCF, Ferrovia Nacional Francesa, fez um pedido adicional para a Alstom de 12 trens TGV Euroduplex. O valor da encomenda é de € 331 milhões.Os carros intermediários serão montados em  La Rochelle e os carros motrizes elétricos em Belfort.

IRJ
Alstom/IRJ
O pedido é a segunda opção para um total de 40 conjuntos Euroduplex  feito em setembro de 2013. Uma opção inicial para 15 trens foi feita em 2017 .Os primeiros trens do pedido inicial entraram em operação em dezembro de 2016 e já foram entregues pela Alstom até agora 41 conjuntos.
Os Trens da segunda opção serão entregues em 2021-2022, permitindo a retirada de alguns dos conjuntos TGV Atlantique da SNCF, que datam de 1988-1992.
Segundo a Alstom, o pedido garantirá emprego para 400 funcionários em sua unidade em La Rochelle, onde os carros intermediários serão montados, e 120 funcionários em Belfort, que construirão os carros-motrizes elétricos.
Fonte - International Railway Journal  31/07/2019

Tarde das Pretas reúne mulheres negras trans, travestis e lésbicas no Centro Histórico de Salvador

Direitos humanos/Igualdade  👐✋

O encontro também faz referência ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado no último dia 25.O 'Tarde das Pretas' é uma ação da Coordenação de Políticas LGBT da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Segundo o coordenador estadual de políticas LGBT, Gabriel Teixeira, a proposta é aproveitar o Julho das Pretas para discutir as pautas das mulheres negras da comunidade LGBT. 

Da Redação
foto - Paula Fróes/Gov.BA
O Casarão da Diversidade, no Centro Histórico de Salvador, recebeu a primeira edição do 'Tarde das Pretas', nesta quarta-feira (31), quando foram discutidas questões relacionados ao protagonismo das mulheres negras lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. O encontro também faz referência ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado no último dia 25.
O 'Tarde das Pretas' é uma ação da Coordenação de Políticas LGBT da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Segundo o coordenador estadual de políticas LGBT, Gabriel Teixeira, a proposta é aproveitar o Julho das Pretas para discutir as pautas das mulheres negras da comunidade LGBT. “A coordenação pensa essa possibilidade de diálogo como estratégia de fortalecimento e construção de uma rede de apoio. O Tarde das Pretas é pensado nessa forma, de criar um espaço em que essas mulheres negras dialoguem e falem de suas referências, conquistas, entre outros assuntos”, explica.
Gabriel Teixeira ainda acrescenta que o papel do Estado é estar à frente da condução de espaços como o Casarão da Diversidade. “É função do Estado sensibilizar e convocar a sociedade civil para o debate das pautas desse público também. Essa é uma pauta que não cabe apenas às mulheres pretas trans, travestis, lésbicas, as mulheres brancas também estão convidadas a participar e contribuir. A sociedade está mais do que na hora de se juntar para enfrentar qualquer violação de direitos”.
A programação do evento foi formatada com rodas de diálogos, palestras, intervenções poéticas e artísticas. A coordenadora da Casa Aurora, primeiro Centro de Cultura e Acolhimento da comunidade LGBTQ+, Selena Ramos, ressaltou a contribuição de iniciativas como o 'Tarde das Pretas'. “ É importante que as mulheres pretas, no momento político que estamos vivendo, possam se unir e se encontrar para desenvolver estratégias de sobrevivência e ascensão. O evento ocorre nesse sentido de articulação e contribuição”.
Com informações da Secom BA  31/07/2019

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento tranquilo nesta quarta(31)

Travessia marítima  🚢

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento tranquilo nesta quarta (31) e o pera com 4 embarcações  Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS administradora do sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de itaparica,informa que estão em serviço nesta quarta(31) as 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma entre cada partida. As embarcações Ivete Sangalo e Maria Bethânia estão em stand by,na reserva, e poderão entrar em operação realizando viagens a qualquer momento. Até o momento, o fluxo de passageiros e veículos é tranquilo dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Para mais informações os usuários podem acessar os serviços do SAC da ITS, pelo Tel-0800 028 2723 para autoatendimento, ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  31/07/2019

terça-feira, 30 de julho de 2019

Terminal de Ônibus Aeroporto será ampliado para facilitar integração entre Salvador, Lauro de Freitas e RMS

Mobilidade/Infraestrutura  🚌

Com a ampliação, o terminal passará a ter uma área total construída de 7,9 mil metros quadrados. Esse número é mais que o dobro da área utilizada atualmente, de cerca de 3 mil metros quadrados.O espaço terá 21 baias e será totalmente coberto, com capacidade para atender mais de 200 mil passageiros por dia útil e mais de 50 linhas de ônibus.

Da Redação 
foto - ilustração/Pregopontocom
A partir de sábado (3), o Terminal de Ônibus Aeroporto vai receber obras de melhorias, com a ampliação do espaço e a instalação de cobertura em todo o equipamento, a fim de garantir mais segurança e comodidade aos usuários do transporte público. Com a ampliação, o terminal passará a ter uma área total construída de 7,9 mil metros quadrados. Esse número é mais que o dobro da área utilizada atualmente, de cerca de 3 mil metros quadrados.
O espaço terá 21 baias e será totalmente coberto, com capacidade para atender mais de 200 mil passageiros por dia útil e mais de 50 linhas de ônibus. Durante as obras, serão feitas a realocação de pontos de ônibus e a abertura de um novo acesso de pedestres pela Rua Gerino de Souza Filho e implantação de uma lombofaixa para garantir a travessia segura dos pedestres.
A partir de 3 de agosto, a plataforma A do terminal será interditada para a instalação da nova cobertura e as linhas de ônibus que param nesta plataforma serão realocadas, provisoriamente, para os pontos de ônibus da Rua Gerino de Souza Filho. Haverá ainda mais duas fases de obras, com término previsto para dezembro de 2019. Até lá, o terminal vai continuar em funcionamento, das 4h45 até 1h.
O Terminal de Ônibus Aeroporto vem facilitando o deslocamento de quem circula pela capital, em Lauro de Freitas e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) diariamente, fazendo a integração entre ônibus e metrô e contribuindo para a redução do tempo de viagem.
Com informações da Secom BA  30/07/2019

Gás natural terá mercado livre na Bahia

Infraestrutura/Gás Natural  ⛽

A partir dessa regulamentação, a Bahiagás poderá utilizar a estrutura que possui para realizar o transporte do gás adquirido pelos consumidores. Ou seja, não haverá mais a necessidade que a Petrobras faça parte do processo.

Da Redação
Foto - Ascom/Bahiagás
A política do Governo do Estado da Bahia de ofertar gás mais barato para consumidores e indústrias dá mais um passo com a regulamentação do serviço de movimentação de gás canalizado no estado. O objetivo é dinamizar o mercado, reduzir custos para grandes e pequenos consumidores e estimular investidores da área. 
"Essa medida aumenta a competitividade das empresas e permite ao consumidor, principalmente o pequeno, ter acesso a qualquer fornecedor e comprar gás mais barato", explica Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). A partir dessa regulamentação, a Bahiagás poderá utilizar a estrutura que possui para realizar o transporte do gás adquirido pelos consumidores. Ou seja, não haverá mais a necessidade que a Petrobras faça parte do processo.
A mudança, além de estabelecer normas que visam a ampliação do uso do gás como produto energético e matéria prima, incentiva o desenvolvimento do estado e garante a sustentabilidade da concessão existente para a exploração do serviço de distribuição de gás.
A resolução que vai regulamentar a distribuição de gás no estado da Bahia vai receber contribuições durante a consulta pública, realizada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), em Salvador, até 19 de agosto. Já a audiência pública está prevista para acontecer dia 30 de agosto.
Com informações da Seinfra BA  30/07/2019

O desastre ambiental brasileiro

Ponto de Vista  🔍 🌱

O posicionamento de Patrick Alley,diretor da ONG inglesa Global Witness,demonstra de forma muito contundente o que a maioria dos brasileiros já sabe: não temos controle sobre o uso adequado do patrimônio natural para, ao mesmo tempo, garantir a sua proteção. Também é informação que não surpreende quem acompanha as incontáveis circunstâncias de aviltamento aos direitos humanos que se repetem sistematicamente, em especial na região Amazônica. Mas, o exacerbamento dessa falta de controle, motivado pela atual gestão, superou quaisquer limites.

Clóvis Borges* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em entrevista recente, o diretor da ONG inglesa Global Witness, Patrick Alley, afirmou que a "proteção ambiental do Brasil está indo para o precipício". A declaração retrata como a imagem de nosso país está se deteriorando frente às perturbadoras investidas políticas encadeadas a partir da nova gestão federal.
O posicionamento de Alley demonstra de forma muito contundente o que a maioria dos brasileiros já sabe: não temos controle sobre o uso adequado do patrimônio natural para, ao mesmo tempo, garantir a sua proteção. Também é informação que não surpreende quem acompanha as incontáveis circunstâncias de aviltamento aos direitos humanos que se repetem sistematicamente, em especial na região Amazônica. Mas, o exacerbamento dessa falta de controle, motivado pela atual gestão, superou quaisquer limites.
Ao mesmo tempo em que diferentes atores estrangeiros rapidamente avançam para caracterizar o Brasil como um dos países mais relapsos em relação às questões voltadas ao meio ambiente, onde o desmatamento e a degradação ambiental são fatores preponderantes, uma discussão complexa se desenrola entre embaixadas da Noruega e da Alemanha com o atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Trata-se da tentativa de "salvar" o Fundo Amazônia. E que parece longe de alguma alternativa que atenda os interesses, explicitamente divergentes, das partes envolvidas. São recursos de grande monta, superiores a 1 bilhão de dólares, aportados a fundo perdido por países como Alemanha e Noruega para garantir maior controle do desmatamento ilegal na Amazônia e promover o desenvolvimento sustentável da região. Recursos que podem ser, simplesmente, dispensados pela atual gestão pública federal.
No complexo cenário vivido atualmente no Brasil, há bastante dificuldade em se buscar uma explanação confiável sobre as reais intenções do nosso governo nessas discussões sobre o Fundo Amazônia. Em primeiro lugar, pelo fato de que os pronunciamentos retrógrados sobre os temas globais mais relevantes na área ambiental, como o combate à mudança climática e a perda de biodiversidade, já exaustivamente externalizados pelos ministros das Relações Exteriores e do Meio Ambiente, deixam evidenciada uma lamentável e radical dissonância da administração pública com as principais agendas que preocupam seriamente outros países.
Mas também deve-se levar em conta que os recursos do Fundo Amazônia são aplicados justamente na coibição de irregularidades que, ao que tudo indica, não faz parte das intenções de nossos atuais gestores públicos. Ao contrário, há evidentes movimentos de libertinagem a partir do enfraquecimento proposital da condição, já extremamente depauperada, dos órgãos ambientais responsáveis pelo controle e fiscalização ambiental.
Soa lógica a intenção de desvio de finalidade desses recursos defendida pelo atual ministro Salles, o que coaduna perfeitamente com falas do presidente da República aos líderes do agronegócio, afirmando que a sua gestão "não causará constrangimento aos que quiserem trabalhar".
Talvez o jogo de forças para determinar o futuro desse inédito esforço voltado à proteção da natureza no Brasil já esteja tendendo a um encadeamento previsível. Se países que aportam recursos para sustentar forças de controle contra a destruição da natureza são uma linha de atuação que a gestão Bolsonaro faz questão de afirmar não apoiar, qual poderá ser uma solução a esse impasse que atenda os interesses que as partes, antagonicamente, defendem?
O sistemático ataque às organizações do terceiro setor em prática no Brasil complementa a busca pela maior flexibilização a ações ilegais na Amazônia e, também, no restante do território. São projetos executados em parceria por essas organizações que, em grande parte, amparam e dão melhores condições de trabalho aos órgãos públicos de meio ambiente, historicamente limitados em contingente, equipamentos, recursos e proteção contra pressões políticas. Além disso, mais de 60% dos recursos do Fundo Amazônia são destinados ao governo, em âmbito federal e estadual, e os outros 40% são divididos entre entidades do terceiro setor e universidades.
Exemplo muito relevante de uma situação ainda mais grave em termos econômicos diz respeito ao anunciado acordo entre Mercosul e União Europeia. Desde o anúncio, muitos países europeus já endureceram suas posições. Não existe um caminho do meio nesse tipo de discussão. Ou seja, caso seja verdadeira a determinação desses países em realizar uma pressão econômica para que busquemos por aqui uma condição mínima de respeito ao uso e proteção ao patrimônio natural, devem ser cobradas atitudes concretas de parte do Brasil. Uma vez que são eles que compram, em enormes proporções, as commodities brasileiras.
É preciso pensar em medidas que, no curto prazo, possam reverter o cenário de profunda desconfiança já comprovada pelas intenções singulares de representantes do poder público federal. Chegamos a uma situação de tamanha gravidade em relação aos desmandos na área ambiental, postulados praticamente todos os dias, que movimentos menos contundentes de parte de quem efetivamente tem condições de impor uma postura de compromisso com uma agenda coerente e responsável com o patrimônio natural nacional serão absolutamente ineficazes.
Ao que tudo indica, a administração federal apenas declinará de seus desatinos absurdos contra o meio ambiente a partir de imposições de ordem econômica internacional e em grande escala.

Posições que revertam a conduta desviada dos maiores responsáveis por essas atitudes – os influentes setores da iniciativa privada que sustentam o desmanche da política ambiental do país.
* Clóvis Borges é diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), integrante do Observatório Justiça e Conservação e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN)
Fonte - Portogente  30/07/2019

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A Terra atinge maior número de esgotamento de recursos naturais dos últimos anos

Sustentabilidade  🌏

A terra passa por sobrecarga em 2019, o planeta atinge maior número de esgotamento de recursos naturais dos últimos anos.Índice é medido desde 1970. A partir desta segunda (29), humanidade entrará ‘no vermelho’ no uso de recursos naturais, ou seja, usará mais do que a Terra consegue repor.

Revista Amazônia
foto - ilustração/Google Maps
O Planeta Terra atinge nesta segunda-feira (29) o ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente. Em 2019, a humanidade atingiu a data limite três dias antes que em 2018 – e mais cedo do que em toda a série histórica, medida desde 1970. Isso significa que, a partir de agora, todos os recursos usados para a sobrevivência (água, mineração, extração de petróleo, consumo de animais, plantio de alimentos com esgotamento do solo, entre outros pontos) entrarão em uma espécie de “crédito negativo” para a humanidade.
A estimativa é da Global Footprint Network, organização internacional pioneira em calcular a pegada ecológica, que contabiliza o quanto de recurso natural é usado para as necessidades de um indivíduo ou população. De acordo com a organização, 60% da pegada ecológica da humanidade é causada pela emissão de carbono. “Sublinhar que não podemos usar 1,75 Terras por muito tempo quando só temos uma é simplesmente reconhecer o contexto da existência humana”, disse Mathis Wackernagel, coinventor da Pegada Ecológica e fundador da Global Footprint Network.
O planeta entrou em déficit de recursos naturais em 1970. Desde então, a humanidade tem consumido mais do que o planeta consegue se regenerar. Nos últimos 20 anos, a data-limite tem chegado mais cedo. “Os custos este excesso estão se tornando cada vez mais evidentes em todo o mundo, sob a forma de desflorestação, erosão dos solos, perda de biodiversidade e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, levando a alterações climáticas e a secas, incêndios e furacões cada vez mais graves”, diz a organização.
Fonte - Revista Amazônia  29/07/2019

Governadores do Consórcio do Nordeste aprovam criação de central única de compras

Política  👀

Participaram da reunião sete governadores e dois vice-governadores que representaram os estados de Alagoas e Ceará. A reunião de trabalho, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia, entre as 9h e 13h30, marca a constituição formal do consórcio.Presidente do consórcio, o governador Rui Costa destacou que, durante o encontro, foi aprovada a criação de uma central única de compras, inicialmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública, ajudando a reduzir despesas. 

Da Redação
foto - Camila Souza/Gov.BA
Os gestores do Poder Executivo dos nove estados da região Nordeste se reuniram na capital baiana nesta segunda-feira (29), quando formalizaram uma série de atos e iniciativas que serão realizadas pelo Consórcio Nordeste. Participaram da reunião sete governadores e dois vice-governadores que representaram os estados de Alagoas e Ceará. A reunião de trabalho, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia, entre as 9h e 13h30, marca a constituição formal do consórcio.
Presidente do consórcio, o governador Rui Costa destacou que, durante o encontro, foi aprovada a criação de uma central única de compras, inicialmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública, ajudando a reduzir despesas. “Com a central, que já deverá começar em agosto, os nove estados nordestinos, que somam 55 milhões de habitantes, poderão fazer compras conjuntas, aumenta a concorrência dos fornecedores, o que ajudará a reduzir custos e ampliar os recursos de cada estado”, declarou.
Ainda de acordo com Rui Costa, também foi debatida na reunião uma proposta para aumentar e reforçar a oferta de médicos, especialmente nas áreas mais longínquas dos estados do Nordeste. “Esta medida foi apresentada e aprovada pelo grupo, mas, como esta semana o Governo Federal anunciou que iria fazer um evento para lançar um programa chamado Médicos pelo Brasil, apesar de não ter sido detalhado, resolvemos, antecipadamente, declara apoio ao Ministério da Saúde, e nos colocar à disposição para contribuir com o projeto, inclusive conhecendo os detalhes previamente e incluindo os secretários estaduais de saúde no processo de ajustes para aperfeiçoamento do programa”, explicou o governador da Bahia.
Outro item discutido nesta segunda-feira envolve a área de Segurança Pública, tendo como pleito a urgente liberação, pela União, de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. “Os recursos somam a algo equivalente a R$ 1,1 bilhão. Não somente o Nordeste, mas todos os estados do Brasil clamam por mais recursos na segurança pública, portanto, esse dinheiro não pode ficar lá parado, sem uso. Reforçamos e documentamos a real necessidade desses recursos serem imediatamente repassados para os Estados”.

Outras ações
Dentro do plano de ação apresentado pelos nove representantes dos estados do Nordeste, foram discutidos diversos itens que serão desdobrados posteriormente. “Entre esses itens está o Nordeste Conectado, que é uma ideia de integrar conectividade, internet banda larga, serviços tecnológicos mais sofisticados e compartilhamento de dados. Esse projeto será detalhado e apresentado de forma mais concreta nos encontros posteriores”, revelou Rui.
Também ficou para ser apresentado no próximo encontro de governadores do Nordeste, que ocorrerá em Teresina (PI), o Fundo de Investimento Único para o Nordeste. Segundo o governador Rui Costa, o fundo será anunciado com uma posição final, após serem realizados os últimos estudos.
Ao final da reunião, os governadores divulgaram uma carta, escrita conjuntamente pelos gestores, com o Plano de Trabalho apontando as primeiras ações do grupo. Assinaram o documento os governadores Rui Costa (BA), Flavio Dino (MA), João Azevedo (PB), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), e Belivaldo Chagas (SE); e os vice-governadores Luciano Barbosa (AL) e Izolda Cela (CE), representando Renan Filho e Camilo Santana, respectivamente.
Com informações da Secom BA  29/07/2019

Serviço Travessia no Maranhão vai atender 43 municípios a partir de agosto

Mobilidade  🚌

Atualmente existem 3.602 usuários cadastrados e já foram realizadas 85.547 viagens em vans e minivans adaptadas e com profissionais capacitados para o transporte.Com a expansão, o serviço passa a ser oferecido em três modalidades: o Clássico, o Melhor Idade e a novidade, o Travessia Saúde.

Da Redação  
foto - Gilson Teixeira
Com três anos de existência, mais de 85 mil viagens realizadas e 1.380 atendimentos por mês, o serviço de transporte porta a porta gratuito Travessia, oferecido pelo Governo do Estado, vai beneficiar mais maranhenses. A partir do mês de agosto, serão beneficiados também os moradores de Codó e os da regional de Itapecuru-Mirim, que inclui 14 municípios, chegando ao total de 43 cidades.
O transporte é específico para quem tem mobilidade reduzida, como pessoas que utilizam cadeiras de rodas, deficientes visuais, crianças com micro e hidrocefalia, entre outros. A expansão atende às necessidades de diferentes regiões do estado.
“O Travessia muda a vida da população onde está inserido e a expansão do serviço é uma determinação do governador Flávio Dino. Nesse sentido, estamos enveredando esforços para garantir o Travessia no máximo de municípios possíveis, fazendo as parcerias necessárias”, disse Lawrence Melo, presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), que coordena o projeto.

Travessia
Atualmente existem 3.602 usuários cadastrados e já foram realizadas 85.547 viagens em vans e minivans adaptadas e com profissionais capacitados para o transporte.
Com a expansão, o serviço passa a ser oferecido em três modalidades: o Clássico, o Melhor Idade e a novidade, o Travessia Saúde.
O primeiro transporta deficientes visuais e crianças com hidrocefalia, microcefalia ou outras doenças neurológicas com alto comprometimento de mobilidade reduzida permanente. Estão incluídos nos roteiros as consultas, lazer, trabalho e outras necessidades. Essa é a modalidade oferecida na Região Metropolitana de São Luís e é a que chegará em Codó a partir de agosto.
Já o Travessia Melhor Idade inclui idosos como usuários do transporte gratuito, garantindo mobilidade, conforto e segurança para o acesso a serviços de saúde. Esse tipo é oferecido à população dos municípios de Caxias, Presidente Dutra e regiões adjacentes.
O Travessia Saúde é a modalidade que será implementada na regional de Itapecuru-Mirim. Ele será voltado especificamente ao transporte, para serviços de saúde, de pessoas em vulnerabilidade social, inscritas no CADÚNICO, que necessitam ter acesso ambulatorial em especialidades médicas e exames.
Nessa modalidade, serão atendidos moradores dos municípios de Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbanos Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.
Atualmente, o Serviço Travessia está presente em 28 cidades maranhenses: São Luís, Caxias, Timon, Açailândia, Bacabal, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Pinheiro, Imperatriz, Davinópolis, Senador La Roque, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Santa Luzia do Paruá, Presidente Dutra, Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Tuntum, Graça Aranha, Governador Eugênio Barros, Gonçalves Dias, Governador Archer, Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Dom Pedro e Santa Luzia do Paruá.
Com informações do Gov. do Maranhão  29/07/2019

Movimento tranquilo no Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica,nesta segunda(29)

Travessia marítima  🚢

Movimento tranquilo no sistema Ferry-Boat na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica nesta segunda.O sistema opera com 4 embarcações com fluxo normal de veículos e passageiros nos dois sentidos.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O movimento no sistema Ferry-Boat que opera na travessia entre Salvador e a ilha de itaparica,nesta segunda(29) tem movimento tranquilo no fluxo de veículos e passageiros nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho,segundo informações da ITS,empresa que opera e administra o sistema.
A travessia conta com 4 embarcações em serviço na travessia,- Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem. O embarque de caminhões e veículos pesados também segue normalmente, com fluxo sem filas.
Os usuários do sistema podem utilizar para maior comodidade o serviço de Hora Marcada,e para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo para os condutores de veículos basta acessar o site da ITS, -www. internacionaltravessias.-. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.
Mais informações através do SAC da administradora pelo Tel -  0800 028 2723, ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  29/07/2019

Tarifa de ônibus intermunicipais sobe em quatro regiões de SP

Transportes  🚌

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que administra as linhas, o aumento ocorre devido ao acréscimo dos preços dos pedágios nas estradas paulistas.“O cálculo é feito pela divisão do valor pago na praça de pedágio pelo número médio de passageiros por viagem. 

Por Bruno Bocchini –  Agência Brasil 
foto - ilustração/arquivo
A partir de domingo(28), a tarifa dos ônibus de 54 linhas intermunicipais de quatro regiões metropolitanas no estado de São Paulo passaram a ter novo valor. As regiões com aumentos de R$ 0,05 a R$ 0,15 são Grande São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba-Litoral Norte, e Sorocaba.
Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que administra as linhas, o aumento ocorre devido ao acréscimo dos preços dos pedágios nas estradas paulistas.
“O cálculo é feito pela divisão do valor pago na praça de pedágio pelo número médio de passageiros por viagem. O objetivo é ressarcir as empresas concessionárias e permissionárias dessa despesa sobre a operação”, destacou em nota a EMTU.
Na Região Metropolitana de São Paulo, 16 linhas tiveram acréscimo de R$ 0,05. Na Região Metropolitana de Campinas, o aumento foi também de R$ 0,05, mas atinge 26 linhas. Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba-Litoral Norte, seis linhas tiveram reajuste. Os aumentos foram variáveis, de R$ 0,05 a R$ 0,15, de acordo com a praça de pedágio utilizada. Na Região Metropolitana de Sorocaba, a tarifa de cinco linhas sofreram elevação de R$ 0,05. Uma delas teve aumento de R$ 0,10.
Fonte - Agência Brasil  28/07/2019