sábado, 26 de outubro de 2019

Metrô de Teresina inicia circulação aos sábados

Transportes sobre trilhos  🚄

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passa a funcionar aos sábados, de 7h às 13h, que corresponde ao horário comercial do fim de semana. Em caso de feriados, o metrô não funcionará.O objetivo é melhorar a mobilidade urbana dos usuários do transporte coletivo, oferecendo regularidade, pontualidade, tempo de viagem e, principalmente, uma tarifa compatível com a renda da população.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Foi lançado, neste sábado (26), o início da circulação do metrô de Teresina em novo horário de funcionamento. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passa a funcionar aos sábados, de 7h às 13h, que corresponde ao horário comercial do fim de semana. Em caso de feriados, o metrô não funcionará.
O objetivo é melhorar a mobilidade urbana dos usuários do transporte coletivo, oferecendo regularidade, pontualidade, tempo de viagem e, principalmente, uma tarifa compatível com a renda da população. O valor da passagem, atualmente, é de R$ 1. “É um transporte alternativo, mais barato e sabemos que o transporte coletivo é um componente que pesa no orçamento da população. Hoje conseguimos ampliar os horários de funcionamento e a intenção é ampliar as linhas, de modo que as pessoas possam se deslocar por toda a cidade”, destacou a governadora em exercício, Regina Sousa.
A implantação da circulação do metrô aos sábados foi autorizada pelo Governo do Estado, atendendo às demandas da população. “É mais uma melhoria para que as pessoas usufruam de um transporte ferroviário de qualidade. Temos três VLTs refrigerados, cada um com capacidade para 75 pessoas, e se houver necessidade, vamos estudar a viabilidade de ampliar os horários”, afirmou o diretor da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Paulo Martins.
Para Célia Sales, usuária do metrô, a novidade traz mais comodidade e economia. “Utilizo o VLT todos os dias para ir e voltar do trabalho. Aos sábados também tenho expediente e tinha que gastar mais para me deslocar. Agora, com o metrô funcionando no fim de semana, economizo e ainda tenho conforto e agilidade a meu dispor”, disse.

Dia do MetroviárioA data escolhida para o início do funcionamento do metrô aos sábados é comemorativa ao Dia Nacional do Metroviário, que foi celebrada com um café da manhã, na estação Frei Serafim. Representa também um presente do Novo Metrô de Teresina para a população no seu deslocamento com um transporte de qualidade e tarifa atrativa.
“O comércio e a população em geral almejavam o funcionamento do metrô aos sábados, que não havia sido implantado ainda por causa do antigo sistema. Hoje fazemos 29 anos de atuação no metrô da cidade e posso afirmar que os serviços prestados melhoraram de maneira significativa, o que deixa nós, metroviários, muito contentes em poder ofertar um transporte de qualidade aos teresinenses”, contou o diretor-presidente do Sindicato dos Metroviários de Teresina, Daniel Vieira.

Expansão do metrôAlém da ampliação dos horários de funcionamento, o Governo do Estado pretende fazer, por meio do Programa de Revitalização e Modernização do Metrô de Teresina, a expansão das linhas, em direção a Timon, Altos e Campo Maior, além de uma série de melhorias para o transporte ferroviário.
Segundo o secretário de Transportes, Gustavo Aquino, para a primeira etapa do programa já estão assegurados recursos na ordem de R$ 230 milhões, oriundos de financiamento com a Caixa Econômica Federal. “Esse recurso foi destinado para a aquisição dos VLTs, que estão operando desde junho de 2018, e será utilizado também para reforma nas estações, duplicação de parte da linha, revitalização de toda a linha e para a criação de um Centro Operacional de Controle. Existe ainda a possiblidade de implantação da integração ônibus-metrô. Estamos em fase de estudos de viabilidade e elaboração do projeto de engenharia. Após aprovação da Caixa, a previsão é que seja executado em 2020”, pontuou o gestor.
Com informações do Governo do Piaui  26/10/2019

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Munich Aerospace incentiva a criação de curso sobre Mobilidade Aérea Urbana

Mobilidade    🚇

Professores de áreas como engenharia, planejamento urbano, psicologia e administração de empresas poderão participar da construção de um curso on-line que será oferecido em plataforma aberta.Com o objetivo de promover a pesquisa e o ensino colaborativos e aumentar a visibilidade das regiões aeroespaciais, a instituição alemã planeja oferecer o curso no Brasil em uma plataforma on-line aberta (por exemplo, Coursera.org).

Agência Fapesp
imagem - Munich Aerospace
A Munich Aerospace – Faculty for Aeronautics and Space, da Alemanha, convida pesquisadores e professores do Estado de São Paulo a participarem da construção de um curso on-line na área de Mobilidade Aérea Urbana.
A Munich Aerospace é patrocinada pela Technical University of Munich, Universidade de Munique e pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR na sigla em alemão).
Com o objetivo de promover a pesquisa e o ensino colaborativos e aumentar a visibilidade das regiões aeroespaciais, a instituição alemã planeja oferecer o curso no Brasil em uma plataforma on-line aberta (por exemplo, Coursera.org). Serão aceitos temas como aeronave elétrica, táxis aéreos, gerenciamento de aviação, planejamento urbano etc.
Podem se inscrever professores de engenharia e também de áreas como planejamento urbano, psicologia e administração de empresas. Cada professor é convidado a preparar um módulo de 60 minutos de vídeo e sete testes de múltipla escolha.
Para auxiliar os pesquisadores, a Munich Aerospace realizará um workshop no mês de dezembro de 2019. Cientistas das regiões parceiras poderão ir a Munique (Alemanha) para o desenvolvimento e filmagem do material de vídeo. Os cientistas serão apoiados e guiados por especialistas em eLearning da Munich Aerospace.
As inscrições devem ser feitas até dia 4 de novembro, enviando e-mail para Gloria Stamm (gloria.stamm@munich-aerospace.de), responsável pela administração do Munich Aerospace.
Mais informações em: http://global-aerospace-campus.org/.
Fonte - Portogente  25/10/2019

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Juca Kfouri entrevista o economista Eduardo Moreira

Entrevista  📺

Entre Vistas de hoje recebe o economista Eduardo Moreira. Juca Kfouri e Eduardo Moreira conversam sobre medidas para diminuir a desigualdade e ter uma sociedade mais justa.Acompanhe!


Modelo de integração tarifária do Metrô de Salvador é considerado referência nacional

Transportes sobre trilhos  🚇

Modelo de integração tarifária da CCR Metrô Bahia é considerado referência nacional.A CCR, empresa que administra o modal, foi convidada para apresentar as estratégias de sucesso como o case da interoperabilidade de cartões e gestão financeira da integração entre os sistemas de transporte de Salvador e Região Metropolitana.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será um dos destaques da programação do Workshop de Melhores Práticas ANPTrilhos 2019, que acontece na próxima quinta-feira (24), na capital paulista. A CCR Metrô Bahia, empresa que administra o modal, foi convidada para apresentar as estratégias de sucesso como o case da interoperabilidade de cartões e gestão financeira da integração entre os sistemas de transporte de Salvador e Região Metropolitana. Na ocasião, o Gestor de Arrecadação da concessionária, Júlio Freitas, vai mostrar os ajustes e melhorias implantados no sistema que garantiram a integração tarifária, quando o cliente paga apenas uma tarifa e pode realizar até três viagens em modais diferentes utilizando apenas um cartão. O modelo é considerado referência para sistemas de transporte público coletivo.
O Workshop de Melhores Práticas ANPTrilhos 2019 reúne as principais operadoras do Brasil e tem como objetivo apresentar as ações inovadoras desenvolvidas para o avanço dos sistemas metroferroviários, além do intercâmbio de informações e aprimoramento das boas práticas no país. O encontro vai discutir os melhores cases em termos de tecnologia, gestão, operação, manutenção, energia, meio ambiente, atendimento ao cliente, comunicação, recursos humanos, entre outras áreas.
Com informações da CCR Metrô Bahia 24/10/2019

Óleo continua se espalhando e chega em novas praias de Pernambuco

Meio ambiente  🐢  🐣  🌊

Nesta quarta-feira, além das praias de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e da Praia do Janga, em Paulista, foi confirmada a presença de porções de resíduos contaminantes na Ilha do Amor, em Cabo de Santo Agostinho e na praia de Pau Amarelo, também em Paulista. Hoje (24), parte do material atingiu às praias de Pilar, na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte pernambucano.

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

Ag.Brasil
Parte do óleo de origem desconhecida que atingiu trechos do litoral de Pernambuco há quase 50 dias e que voltou a afetar a costa pernambucana na semana passada atingiu a pelo menos mais três lugares, totalizando cinco novas localidades afetadas desde a madrugada de ontem (23).
Nesta quarta-feira, além das praias de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e da Praia do Janga, em Paulista, foi confirmada a presença de porções de resíduos contaminantes na Ilha do Amor, em Cabo de Santo Agostinho e na praia de Pau Amarelo, também em Paulista.
Hoje (24), parte do material atingiu às praias de Pilar, na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte pernambucano. Em um vídeo divulgado pelas redes sociais, o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Barreto, exibiu fragmentos de óleo emulsificado espalhados por um trecho de cerca de 500 metros da praia de Pilar e voluntários ajudando a limpar o local.
“É com muita tristeza que confirmamos esta realidade. Já informamos oficialmente a Marinha e a CPRH [Agência Pernambucana de Meio Ambiente]. Equipes estão chegando com mais EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] para apoiar as equipes de voluntários estão nos apoiando a fazer a coleta deste material]. Enquanto isso, estamos procurando enfrentar este desafio com a solidariedade do povo da Ilha de Itamaracá”, disse Barreto, destacando o esforço para tentar recolher todo o material antes que a maré volte a subir.
Além de moradores da cidade, a coleta do material e a limpeza da praia conta com o auxílio de 60 presos que cumprem pena no regime semiaberto. Usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde próximo as 9 horas eles ajudam a recolher parte do óleo em sacos de lixo, sendo o tempo todo escoltados por agentes penitenciários. A iniciativa já ocorreu em outras áreas afetadas. Segundo o governo estadual, todos os detentos que participam da iniciativa são considerados de bom comportamento e se voluntariaram para o trabalho em troca de ter sua pena reduzida, conforme prevê a legislação penal.
Só em Pernambuco, 958 toneladas de óleo e resíduos foram recolhidas até ontem. Todo o óleo e material contaminado pelo produto está sendo armazenado no Centro de Tratamento de Resíduos Pernambuco, localizado em Igarassu. A intenção inicial da Agência Estadual de Meio Ambiente é que, após tratado, o material tenha destinação definitiva. Segundo a agência estadual, o aterro foi projetado para receber resíduos classificados pela legislação ambiental como perigosos, como é o caso do óleo cru, cujas características ainda não são totalmente conhecidas.
As autoridades recomendam que as pessoas evitem tocar as manchas de óleo sem luvas de borracha. Caso o produto entre em contato direto com a pele, é recomendável limpar imediatamente a área atingida, utilizando gelo e óleo de cozinha. Em caso de reação alérgica, a pessoa deve procurar atendimento médico.
Fonte - Agência Brasil  24/10/2019

W. Dias assina termo de cooperação com BNDES para projeto do VLT de Teresina (PI)

Transportes sobre trilhos  🚄

Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense assinou o termo de cooperação que firma parceria na estruturação do projeto de Parceria Público Privada (PPP) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Teresina.

Meio Norte
foto - ilustração/arquivo
O governador Wellington Dias cumpriu agenda administrativa, nesta terça-feira (22), em Brasília, onde se reuniu com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano. Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense assinou o termo de cooperação que firma parceria na estruturação do projeto de Parceria Público Privada (PPP) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Teresina.
Presente ao encontro, a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), Viviane Moura, comemora o acordo com o BNDES, instituição financeira reconhecida pelo mercado pela qualidade dos trabalhos técnicos apresentados nesta área. Faz algum tempo que nós estamos conversando com o BNDES. Eles demonstraram total interesse em colaborar com nosso programa de PPPs. As primeiras reuniões de trabalho serão acertadas já na próxima semana. Além de um importante parceiro nessa estruturação, o banco tem toda a condição de avaliar a própria financiamento do projeto, explica Viviane Moura.
O objetivo é aproveitar uma estrutura já existente e investimentos que estamos fazendo a partir de um contrato de financiamento. Assim, o setor privado pode investir em uma iniciativa que vai permitir a integração do metrô, que faz uma meia-lua em direção ao bairro Renascença e retorna nas imediações do Terminal Rodoviário Lucídio Portela, em direção ao Centro Administrativo até chegar às imediações da Praça da Bandeira. Com isso, nós iremos viabilizar melhores serviços para a população, diz o governador.
Com o BNDES também foram acertados outros importantes projetos. O primeiro, um apoio ao microcrédito a pequenos produtores, através da Agência de Fomento do Estado; a celebração do interesse do Banco no financiamento de arranjos produtivos no setor de caprinovinocultura, piscicultura e produção de mel; por último, um projeto destacado em promover a estruturação com sustentabilidade de parques ambientais como a Lagoa do Portinho, o Cânion do Poti e um conjunto de parques que estão sendo estruturado no Piauí.
Fonte - Meio Norte  24/10/19

Desastres ambientais arranham imagem do Brasil

Ponto de Vista/Sustentabilidade  🌱🌴🔥 🌊

Queimada na Amazônia. Vazamento de óleo nas praias da região Nordeste. O Brasil vem ocupando espaços nos jornais internacionais não com boas notícias, infelizmente. Sob a ótica do combate à poluição, questões como o óleo que assola o paradisíaco litoral nordestino não são resolvidas culpando a suspeita do "petróleo ser da Venezuela governada por comunistas". O problema é, de fato, a ausência de gestão, que também causa danos e urge ser revertida.

Portogente
  foto - Adema/Governo do Estado de Sergipe.
Conservação da natureza e exploração racional dos recursos são desafios que remontam, em sua própria essência, à aparição do homem sobre a Terra. No entanto, isto vem perturbando, sobremaneira, o atual governo do Brasil. O tema meio ambiente tem provocado solavancos que posicionam mal o País no cenário mundial e ameaçam a aceitação do produto brasileiro no comércio internacional. Para reverter a situação é preciso mudar tendências culturais e a razão objetiva no trato dessas questões.
A Amazônia é uma vantagem competitiva brasileira invejável econômica, social e ambientalmente. Como tal, deve ser explorada com sustentabilidade exemplar e originalidade. De forma a ser produtiva, preservada e soberana. No entanto, por ausência de políticas adequadas, a floresta é foco frequente de conflitos. Trata-se, contudo, de um paradigma exclusivo e de enorme potencial na conciliação entre a conservação do meio ambiente e a erradicação da pobreza.
O extrativismo sustentável desse pujante bioma exige pesquisa e tecnologia de ponta para mantê-lo produtivo e preservado como um símbolo mundial da soberania nacional competente. Sem sombra de dúvida, é uma forma de estimular ações adequadas para ocupar e defender a região amazônica, no esforço permanente de prover meios para se atingir com eficácia os objetivos nacionais. Entre esses, o de gerar trabalho respeitando a natureza e aplicando a competência de nossa população.

foto - ilustração/Queimadas na Amazônia
Sob a ótica do combate à poluição, questões como o óleo que assola o paradisíaco litoral nordestino não são resolvidas culpando a suspeita do "petróleo ser da Venezuela governada por comunistas". O problema é, de fato, a ausência de gestão, que também causa danos e urge ser revertida. Como destacou a presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, Ingrid Zanella, segundo a atual legislação, não conter os danos ambientais ou não ter uma plano de emergência "é igual a poluir".
Compliance é um ativo fundamental à competitividade da empresa moderna, preservação do meio ambiente e se constitui em um avanço cultural irreversível. Potencializada pela tecnologia digital, essa nova cultura acelera o mercado a ser cada vez mais exigente de produtos e serviços atrelados a padrões de sustentabilidade e ética para preservar os recursos naturais e a humanidade ter um rendimento que permita sua sobrevivência. O transporte marítimo e a expansão da atividade portuária não estão isentos deste panorama. Devem ser incentivados e geridos com responsabilidade ambiental.
Fonte - Portogente  24/10/2019

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Governo do Estado(BA) encerra em Paripe ciclo de apresentações para as comunidades sobre o Monotrilho

Transportes sobre trilhos  🚄

O encontro lotou a área interna do Colégio Almirante Barroso, em Paripe, e teve como publico preferencial, além de moradores do próprio bairro, residentes de São Luiz.Foram dez reuniões, onde o governo do estado não apenas apresentou o projeto, mas esclareceu todas as dúvidas da população com relação ao próprio equipamento, as áreas de lazer e a urbanização que virá acoplada a implantação desse veículo de mobilidade.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Após dez reuniões com representantes de cerca de 20 comunidades, o Governo do Estado encerrou, nesta terça-feira (22), o ciclo de apresentações para moradores de detalhes do projeto do Monotrilho, que vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da Capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O encontro lotou a área interna do Colégio Almirante Barroso, em Paripe, e teve como publico preferencial, além de moradores do próprio bairro, residentes de São Luiz.
Ao longo dos encontros, que começaram no dia 2 de outubro, a superintendente de Mobilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Gomes, palestrou para integrantes das comunidades do entorno do projeto, apresentando traçados, detalhes técnicos e questões referentes a desapropriações.
“Foram dez reuniões, onde tivemos a oportunidade de, não apenas apresentar o projeto, mas de esclarecemos todas as dúvidas da população com relação ao próprio equipamento, as áreas de lazer e a urbanização que virá acoplada a implantação desse veículo de mobilidade. E também quanto à remoção das famílias e da empregabilidade que esse projeto vai trazer", disse.
"O saldo das reuniões é extremamente positivo, porque fomos acolhidos de braços abertos pelas comunidades e todas as pessoas, em todos esses encontros, aplaudiram o projeto do Governo do Estado, que está ampliando a mobilidade de Salvador, fazendo com que todas as áreas se comuniquem com um transporte estruturante, moderno, com conforto e segurança”, completou Grace.
O Governo do Estado ainda realizará outras reuniões, desta vez, envolvendo grupos específicos, como pescadores, marisqueiras e quilombolas.

Monotrilho
Com capacidade para transportar confortavelmente cerca de 156 mil usuários por dia, o modal será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. Rápido, seguro e confortável, o monotrilho será equipado com sistema de ar condicionado e wi-fi.
A Fase 1 compreende 19,2 quilômetros, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô), estão previstas mais cinco estações.
Com informações da Sedur BA 23/10/2019

Novos parques eólicos em Caetité e Tanque Novo devem gerar 1 mil empregos na Bahia

Energia & Sustentabilidade  💡

Esses empreendimentos estão na lista dos projetos comercializados no leilão de Energia Nova da ANEEL A6, da semana passada, e são fruto de protocolo de intenções assinado no início do mês, entre a Atlantic Energias Renováveis e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A previsão é que sejam gerados até 1 mil empregos diretos na região.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Bahia deverá receber R$ 800 milhões em investimentos, com a implantação de dois novos parques eólicos, de 180 Megawatts (MW) de potência, nos municípios de Tanque Novo e Caetité. Esses empreendimentos estão na lista dos projetos comercializados no leilão de Energia Nova da ANEEL A6, da semana passada, e são fruto de protocolo de intenções assinado no início do mês, entre a Atlantic Energias Renováveis e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A previsão é que sejam gerados até 1 mil empregos diretos na região.
De acordo com diretor-presidente da Atlantic, José Roberto de Moraes, o apoio do governo baiano aos investidores tem sido estratégico para a viabilidade do negócio. “O resultado deste leilão representa uma retomada bastante forte da empresa aos projetos de energia. E nós vamos continuar nessa ascendência de participação de leilões ou aquisições de empresas operacionais. Acredito que o mais importante na instalação de um empreendimento são os legados que ficam. Além de profissionais capacitados, os municípios ganham com os projetos sociais e autossustentáveis”, destaca o empresário.
“É de extrema importância atrair novos investidores para a Bahia. Estamos felizes, enquanto governo, com mais esse novo investimento que chega ao interior do estado e vai gerar mais postos de trabalho para os baianos e baianas, além de promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. A previsão é que as obras civis comecem no segundo semestre de 2020 e que o parque fique pronto em no máximo dois anos.
A Atlantic já opera na Bahia o Complexo Eólico de Morrinhos, localizado em Campo Formoso, a 450 km da capital baiana, na região Centro Norte. O Complexo possui seis parques eólicos, 90 aerogeradores e tem capacidade instalada de 180 MW, suficientes para abastecer 500 mil residências.

Leilão
A Bahia ficou com 65% de toda a energia eólica comercializada no Leilão de Energia Nova A-6, da ANEEL, realizado na última sexta-feira (18). Dos 44 projetos comercializados no certame, 24 são no estado, têm um total de 604,20 MW de capacidade instalada, contarão com investimentos de aproximadamente R$ 2,4 bilhões, e serão implantados até 2025 nos municípios de Uibaí, Tanque Novo, Ibipeba, Campo Formoso, Caetité e Brotas de Macaúbas. Líder no setor, o estado possui, atualmente, 160 parques eólicos em operação e 73 em processo de construção.

Sustentabilidade
Os novos parques da Atlantic Energias Renováveis poderão contar com o projeto socioambiental Ecofossa, já praticado em outros empreendimentos de energias renováveis do grupo no país. Pioneira no Brasil, a ação consiste no tratamento do esgoto de forma ecologicamente sustentável, dispensando o uso de produtos químicos e refletindo na proteção do solo, dos recursos hídricos e da saúde da população.
“Radiografar quais são as necessidades e interesses das comunidades impactadas faz parte da nossa estratégia para a implantação dos parques eólicos. Uma vez colocado em ação, eles deixam importantes legados para essas comunidades”, aponta o diretor-presidente da empresa.
Com informações da Secom BA  23/10/2019

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Travessia marítima Salvador/Itaparica pelo Ferry-Boat nesta terça(22)

Travessia marítima 🚢

Estão em operação nesta terça(22) as embarcações Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Anna Nery e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares com intervalo de um hora entre cada saída nos dois sentidos. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS, operadora do sistema Ferry-Boat na travessia Salvador/Itaparica, informa que estão em operação nesta terça(22) as embarcações Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Anna Nery e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares com intervalo de um hora entre cada saída nos dois sentidos. Neste momento, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço de Hora Marcada, exclusivo aos condutores de veículos,os interessados devem acessar o site -internacionaltravessias-.
A ITS disponibiliza o número 0800 028 2723 através do seu SAC,para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema,disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  22/10/2019

Selecionada concessionária para o metrô de Bogotá

Transportes sobre trilhos  🚇

A concessionária selecionada foi a APCA Transmimetro que compreende a China Harbour Engineering Co., Xi'an Metro Co, CRRC Changchun do Brasil Railway Equipamentos e Serviços e Bombardier European Investments. Ele venceu uma oferta do consórcio Metro de Bogotá da FCC, Carso, Promotora do Desenvolvimento da América Latina, Alstom, Ferrocarril Metropolita de Barcelona e Metro de Medellín.

Metro Report
foto - ilustração/arquivo
O consórcio APCA Transmimetro foi anunciado como licitante preferencial para construir e operar a primeira fase do metrô de Bogotá em 17 de outubro. Espera-se que o contrato seja assinado em 45 dias.
A APCA Transmimetro compreende a China Harbour Engineering Co., Xi'an Metro Co, CRRC Changchun do Brasil Railway Equipamentos e Serviços e Bombardier European Investments. Ele venceu uma oferta do consórcio Metro de Bogotá da FCC, Carso, Promotora do Desenvolvimento da América Latina, Alstom, Ferrocarril Metropolita de Barcelona e Metro de Medellín.
Seis consórcios pré-qualificados para a concessão de projeto-financiamento-construção-operação-manutenção-transferência, dos quais cinco foram pré-selecionados e dois, eventualmente, apresentados. As obras devem começar no segundo trimestre de 2020, com inauguração prevista para 2024. A concessionária fornecerá 20 anos de operações e manutenção.
A linha 1 de 24 km está planejada para seguir um alinhamento elevado no sudoeste da cidade, ligando a Avenida Caracas à Calle 78, servindo 15 estações. Uma frota de 23 trens deve ser adquirida.
Fonte - Metro Report  21/10/19

Manchas de óleo aparecem em praia do Pará

Meio ambiente  🌊

A Marinha informou que vai investigar a origem desse óleo e se há relação com as manchas que tem sido encontradas no litoral do Nordeste.A prefeitura de Abaetetuba confirmou que já está estudando medidas para limpar a praia e minimizar os impactos ambientais na região. 

Revista Amazônia
Revista Amazônia
A prefeitura de Abaetetuba, na região Nordeste do Pará, confirmou que o material recolhido na praia de Beja trata-se de óleo. A Marinha informou que vai investigar a origem desse óleo e se há relação com as manchas que tem sido encontradas no litoral do Nordeste.
A prefeitura de Abaetetuba confirmou que já está estudando medidas para limpar a praia e minimizar os impactos ambientais na região. A secretaria estadual de meio ambiente afirmou que ainda não foi notificada sobre o caso e até este sábado (19), ainda não foram identificadas manchas de óleos no litoral paraense.
Como medida preventiva, foi realizada uma reunião da Semas com representantes do bombeiros, Defesa Civil para traçar estratégias diante de um possível avanço das manchas de óleo para o litoral paraense.
Fonte - Revista Amazônia  21/10/2019

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas

Sustentabilidade/Meio ambiente 🌱 🌴

O desmatamento, somado à expansão desordenada das áreas urbanas, faz com que os animais migrem para as cidades.As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da ONU, que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos.

Portogente
foto - ilustração/Ag.Brasil
Sem as áreas naturais, insetos se proliferam com mais facilidade e migram para as regiões urbanas. Nas últimas três décadas, a presença de doenças transmitidas por mosquitos dobrou no Brasil
As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da ONU, que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos.
“Os bens e serviços fornecidos pela natureza são os fundamentos definitivos da vida e da saúde das pessoas. A qualidade do ambiente em que vivemos desempenha papel essencial na nossa saúde. Em ambiente natural, com florestas intactas, mamíferos, répteis, aves e insetos se autorregulam. O desmatamento, somado à expansão desordenada das áreas urbanas, faz com que os animais migrem para as cidades. No caso dos mosquitos, que são vetores de muitas doenças, a crise climática e o aumento da temperatura também trouxeram condições favoráveis à reprodução desses indivíduos. Nas cidades, eles passam a se alimentar também do sangue das pessoas, favorecendo a transmissão de enfermidades”, explica a gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Leide Takahashi.
Nessa linha, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) reconheceram que a biodiversidade e a saúde humana estão fortemente interligadas e, durante a COP-13, em 2016, recomendaram uma série de ações. Segundo a OMS, ao menos 50% da população mundial corre o risco de contaminação por doenças transmitidas por mosquitos, chamadas de arboviroses. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que o número de arboviroses tenha dobrado nas últimas três décadas. Algumas delas, como malária, dengue, febre amarela e zika, já causaram surtos em áreas urbanas.
Doutora em Ciências Florestais, Leide destaca ainda que a conservação do patrimônio natural é importante para o controle de outras doenças, especialmente as mentais. O contato com a natureza é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse, contribuindo com o bem-estar da população. “A natureza nos fornece água, ar puro, alimentos e outros recursos essenciais para o nosso dia a dia. Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio para que as pessoas aproveitem esses recursos de forma responsável, sem prejudicar a fauna e a flora e sem colocar as próximas gerações em risco”, afirma Leide, que também é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Fonte - Portogente  21/10/2019

Metrô de Teresina passará a funcionar aos sábados

Transportes sobre trilhos  🚄

O horário de funcionamento será de 7h às 13h30 que corresponde ao horário comercial do fim de semana. Em caso de feriados, o metrô não funcionará.Os VLTs (Veículos Leves Sobre os Trilhos) têm capacidade de transporte de 575 pessoas e realiza 21 viagens diárias durante a semana. No sábado, em virtude do funcionamento em horário reduzido serão realizadas 8 viagens.

Da Redação
foto - ilustração arquivo
O metrô de Teresina passará a funcionar aos sábados a partir do dia 26 de outubro, após autorização do Governo do Estado atendendo a demandas da população. O horário de funcionamento será de 7h às 13h30 que corresponde ao horário comercial do fim de semana. Em caso de feriados, o metrô não funcionará.
Os VLTs (Veículos Leves Sobre os Trilhos) têm capacidade de transporte de 575 pessoas e realiza 21 viagens diárias durante a semana. No sábado, em virtude do funcionamento em horário reduzido serão realizadas 8 viagens.
O diretor da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Paulo Martins, falou sobre o novo horário de funcionamento do metrô. “O funcionamento aos sábados se deve a uma demanda que atendemos da população. A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), junto com o Governo do Estado, criou as condições necessárias com quadro de pessoal e estrutura para esse funcionamento com o objetivo de facilitar a vida da população”, afirmou.
Com informações do Governo do Piaui   18/120/2019

Navio 100% autônomo navegará pelo Oceano Atlântico

Ciência & Tecnologia  🚢

A embarcação de IA, que imitará a viagem de Mayflower, está sendo construída por uma equipe do Reino Unido, com a ajuda da empresa de tecnologia IBM.O navio autônomo de Mayflower, também conhecido como MAS, será lançado de Plymouth no Reino Unido em setembro do próximo ano.

Revista Amazônia
Revista Amazõnia
Um navio totalmente autônomo retomará em breve o caminho de uma viagem de 400 anos do Reino Unido para os Estados Unidos. A embarcação de IA, que imitará a viagem de Mayflower, está sendo construída por uma equipe do Reino Unido, com a ajuda da empresa de tecnologia IBM.
O navio autônomo de Mayflower, também conhecido como MAS, será lançado de Plymouth no Reino Unido em setembro do próximo ano.

400 anos depois
A viagem do MAS está programada para comemorar o 400º aniversário do navio de peregrinação que trouxe colonos europeus para a América em 1620.
Esses colonos provavelmente nem poderiam imaginar que, 400 anos depois, os seres humanos seriam capazes de enviar um navio sem tripulação, guiado apenas por uma mente artificial que poderia extrair informações de centenas de navios que seguiram o mesmo caminho após o Mayflower.
E, no entanto, é o que está acontecendo com a IBM fornecendo sistemas de Inteligência Artificial (AI) para o Navio Autônomo Mayflower. O navio está sendo construído pela ProMare, uma corporação sem fins lucrativos e uma instituição de caridade pública que promove a pesquisa e a exploração marinha em todos os oceanos do mundo.
A Universidade de Birmingham também faz parte do projeto e é “responsável pelo uso de tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista”, de acordo com um comunicado de imprensa da IBM.

O poder da IA
Conforme a BBC relata, a embarcação com IA tomará suas próprias decisões sobre o melhor caminho a seguir e quais rotas evitar. A tecnologia de sensor orientadora do MAS inclui detecção e alcance de luz (LIDAR), detecção de rádio e alcance (RADAR), GPS, satélites e câmeras.
A jornada original de Mayflower, que partiu de Plymouth, no Reino Unido, em 1620 em 6 de setembro, com cerca de 100 passageiros e 30 tripulantes, levou mais de dois meses para chegar aos EUA.
A nova versão atualizada do AI do Mayflower, com zero passageiros e tripulantes, levará aproximadamente duas semanas para atravessar o Atlântico. O navio testará amostras do oceano ao cruzar o Atlântico, a fim de ajudar a entender os microplásticos e sua origem, distribuição e impacto potencial.
Fonte - Revista Amazônia  19/10/2019