sexta-feira, 19 de junho de 2020

Bahia tem mais uma cidade com transporte suspenso; total chega a 315

Transportes/Prevenção  🚍

O município de Baianópolis terá o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (20). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Fica proibida na cidade a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (19). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Ipecaetá e Sítio do Quinto, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

SEU JORNAL DA TVT 19/06/2020

Notícias   📺


CBTU vai receber três locomotivas e 30 carros Pidner como doação da Metrofor

Transportes sobre trilhos  🚄

A medida já foi autorizada pelo governo do Ceará e aprovada pela Assembleia Legislativa daquele estado.Serão três locomotivas movidas a diesel e 30 carros de passageiros, modelo Pidner.De acordo com a Metrofor, a frota doada não é mais compatível com o sistema metroviário atualmente adotado no Ceará. 

Da Redação
foto - divulgação/Metrofor
A Companhia Cearense de Transporte Metropolitanos (Metrofor) irá doar três locomotivas movidas a diesel e 30 carros de passageiros, modelo Pidner, para a CBTU. A medida já foi autorizada pelo governo do Ceará e aprovada pela Assembleia Legislativa daquele estado. De acordo com a Metrofor, a frota doada não é mais compatível com o sistema metroviário atualmente adotado no Ceará.
Os carros do modelo Pidner possuem bancos laterais, e não fileiras de poltronas, o que faz com que os passageiros viajem de costas para as janelas e liberem amplo espaço interno no veículo. Os trens possuem ar condicionado, piso de PVC, bancos com assentos individuais e revestimento compostos por fibra de vidro e plástico de alta resistência.
Para a CBTU, a parceria renderá bons frutos. Esse tipo de carro será de grande utilidade para os sistemas metroferroviários operados pela Companhia, podendo permitir a ampliação do atendimento de qualidade à demanda de passageiros que utilizam seus transportes.
O fato já foi notícia nesse Blog em 04/06/2020
Com informações da CBTU  19/06/2020

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Aviões, trens, carros e bicicletas: como se locomover com segurança em meio à pandemia

Mobilidade/Prevenção  🚕 🚍 🚄 🚇 🚲

Sair de casa e viajar, às vezes, é necessário. Saiba como fazer isso sem correr riscos.Fazer esses deslocamentos com o mínimo de contato possível com outras pessoas é complicado, dependendo da distância ou da condição financeira. Por isso, é preciso viajar ou sair de casa só se realmente for necessário. Caso contrário, é melhor adiar um pouco os planos e os compromissos.

Rafael - Portogente
foto - ilustração/arquivo
O momento que a humanidade enfrenta é totalmente atípico, mas pode se tornar o “novo normal” por algum tempo. Comprar uma passagem 1001 e pegar um ônibus ou, até mesmo, se deslocar de transporte público dentro da cidade se tornou um desafio.
Fazer esses deslocamentos com o mínimo de contato possível com outras pessoas é complicado, dependendo da distância ou da condição financeira. Por isso, é preciso viajar ou sair de casa só se realmente for necessário. Caso contrário, é melhor adiar um pouco os planos e os compromissos.

CarrosEsse tem sido o meio de transporte mais seguro para quem tem essa opção. Dentro dos carros particulares, não há contato com desconhecidos, por isso este é um método bastante recomendado por especialistas.
Dentro da cidade, é mais fácil se deslocar de carro, por não ser um trajeto tão longo quanto o de uma viagem. Todavia, mesmo demorando mais, até viajar para longas distâncias com o automóvel pode ser a melhor opção durante a pandemia.
Isso não exclui os cuidados que também devem ser feitos mesmo dentro dos automóveis: o carro precisa ser higienizado, álcool gel deve ser passado nas superfícies, principalmente, nas que são tocadas frequentemente, como volante, câmbio e botões.
Além de limpar as mãos com frequência, os passageiros devem deixar as janelas abertas e evitar usar o ar-condicionado. É importante deixar a ventilação circular dentro do carro. Com o aparelho ligado, o ambiente fica com um ar reutilizado, algo que não é bom.

foto - ilustração/arquivo
Ônibus, trens e metrôsAs pessoas já têm deixado de pegar estes meios de transporte exatamente pelo medo do contágio. Dependendo da quantidade de gente em um vagão ou ônibus, o risco da disseminação do vírus fica bastante alto.
No entanto, para quem não tem outra opção e precisa utilizá-los, todo cuidado é pouco. Algumas cidades determinaram número máximo de pessoas em ônibus, o que ajuda a evitar aglomerações. Nesses casos, o risco de contágio diminui. Entretanto, mesmo assim, é importante tentar manter distância das pessoas e evitar tocar em tudo.
Caso seja inevitável segurar nas barras dos ônibus ou dos vagões, usar o álcool gel é quase obrigação. Ao tocar em qualquer objeto, use o produto imediatamente da forma correta nas mãos. A máscara, item obrigatório em quase todo o país, também é uma grande aliada, desde que seja utilizada corretamente.
Outra alternativa é não usar o transporte no horário de pico, se isso for possível. Porque, nos momentos alternativos, os coletivos tendem a ser mais vazios, ajudando a evitar a aglomeração.

AviõesO número de voos caiu consideravelmente. É difícil vermos aviões passando o tempo todo como antigamente. Porém, isso ainda acontece e, quando é preciso viajar, alguns cuidados fazem a diferença.
Com o número reduzido de voos e passageiros, fica mais fácil manter distância. As companhias aéreas também podem optar por vender passagens que ofereçam lugares separados para evitar a aglomeração e o contato.
Apesar de oferecer somente ares-condicionados, os aviões têm um ar mais limpo do que ônibus e metrôs, pois os filtros para a limpeza são mais potentes. Eles misturam o ar puro de fora do avião ao de dentro, deixando um equilíbrio saudável e mais limpo.
No mais, os cuidados são os mesmos: máscara e álcool gel sempre em uso para evitar a contaminação.

BicicletasAs bicicletas têm se tornado uma grande alternativa para as pessoas no dia a dia. Além de estar sozinha, a pessoa respira ar puro quando pedala. Por isso, algumas cidades, como Bogotá e Nova Iorque, criaram medidas para incentivar o uso das bikes.
Claro que, se utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas, é preciso tomar os mesmos cuidados de sempre: higienizar a bike antes de subir nela e usar máscara durante o percurso. Além disso, é importante respeitar uma distância de 1,5 m de outros ciclistas e dos pedestres.
Pode ser difícil se sentir seguro ao se locomover por grandes ou pequenas distâncias. Contudo, seguindo medidas rígidas e tomando os devidos cuidados, isso pode ser mais fácil e não trazer riscos à saúde.
Fonte - Portogente  18/06/2020

Mais um município tem transporte suspenso na Bahia; total chega a 316

Transportes/Prevenção  🚍

O município de Anagé terá o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (19). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.Fica proibida na cidade a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (18).O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Firmino Alves, Novo Horizonte, Queimadas e Wanderley, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.



foto - ilustração/arquivo

Sistema Ferry-Boat Salvador Itaparica permanece operando de segunda a sexta em regime especial

Travessia marítima   🚢

O sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica continua operando com viagens  sendo realizadas com horário reduzidos com saídas a cada duas horas, de segunda a sexta-feira: às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho, conforme resolução da Agerba. Nesta quinta o sistema  opera  com os ferries Zumbi dos Palmares, Anna Nery e Pinheiro. O fluxo em Bom Despacho é tranquilo para passageiros e veículos. Em São Joaquim, o movimento é moderado para veículos e tranquilo para passageiros. O sistema mantem o embarque equivalente a 50% da capacidade de lotação dos barcos  seguem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados. 

foto - ilustração/arquivo

Empresa brasileira é a que cobra menos para construção de “monotrilho” até o aeroporto de Guarulhos

Transportes sobre trilhos  🚄

De acordo com o site MetrôCPTM, a proposta mais barata é a do Aeromovel, um veículo brasileiro que se move por pressão fornecida por ventiladores. “O custo atual médio de implantação do Aeromovel em pista dupla, ou com ultrapassagem, é de US$ 20 milhões por quilômetro“, explicou ao portal o engenheiro Oskar Coester, responsável pelas operações.

GuarulhosWeb

O people mover, ou monotrilho, como é conhecido popularmente o transporte sobre trilhos que ligará, de fato, a Estação Aeroporto da linha 13 – Jade, da CPTM, ao aeroporto, recebeu propostas de empresas concorrentes para executarem a obra.
De acordo com o site MetrôCPTM, a proposta mais barata é a do Aeromovel, um veículo brasileiro que se move por pressão fornecida por ventiladores. “O custo atual médio de implantação do Aeromovel em pista dupla, ou com ultrapassagem, é de US$ 20 milhões por quilômetro“, explicou ao portal o engenheiro Oskar Coester, responsável pelas operações.
De acordo com a empresa, o people mover fornecido pela Mitsubishi ao aeroporto de Tampa, nos Estados Unidos, custou nove vezes mais.
As empresas HTB, FBS e TSEA concorrem ao negócio com a Aeromovel. Proposto pela Gru Airport, concessionária do aeroporto, o transporte tem como objetivo substituir os ônibus gratuitos utilizados hoje para o serviço, que deverá passar pelos três terminais disponíveis.
A expectativa do Estado é que o novo veículo seja implantado em 18 meses.
Fonte - ANPTrilhos  17/06/2020

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Bahia tem mais três municípios com transporte suspenso; total chega a 319

Transportes/Prevenção  🚍

Os municípios Macajuba, Novo Horizonte e Pedro Alexandre terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (18). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (17). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Andaraí, Coronel João Sá, Dom Basílio, Fátima, Iuiu, Maiquinique, Paratinga, Remanso e Ribeirão do Largo, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo




VLTs do Cariri e de Sobral no Ceará seguem suspensos

Transportes sobre trilhos   🚄

Os sistemas de  VLTs do Cariri e Sobral,(CE) continuam com suas operações suspensas em atendimento ao decreto estadual n° 33.627 (artigo 1° parágrafo 5°), de 13/6/2020.A informação é da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos,que administra e opera os sistemas de transporte sobre trilhos do Ceará composto pelo Metrô e VLT de Fortaleza, e os VLTs do Cariri e Sobral. 

foto - ilustração;arquivo







China cria um sistema de comunicação quântica desde o espaço, impossível de ser espionado

Ciência & tecnologia  📡

Uma equipe de cientistas do país asiático anunciou nesta segunda-feira a primeira transmissão simultânea de uma mensagem criptografada com tecnologia quântica, enviada de um satélite espacial para dois telescópios terrestres separados por 1.120 quilômetros, uma distância cerca de dez vezes maior do que a alcançada até então.

Revista Amazônia
Revista Amazônia 
A China acaba de mostrar seu poderio tecnológico com um marco que tem grandes implicações geoestratégicas: a pulverização do recorde de distância da comunicação quântica. Uma equipe de cientistas do país asiático anunciou nesta segunda-feira a primeira transmissão simultânea de uma mensagem criptografada com tecnologia quântica, enviada de um satélite espacial para dois telescópios terrestres separados por 1.120 quilômetros, uma distância cerca de dez vezes maior do que a alcançada até então.
Os fenômenos quânticos se originam em escalas microscópicas, mas podem ter efeitos significativos no mundo visível. Duas partículas podem estar entrelaçadas de tal modo que o que acontece com uma aconteça com a outra instantaneamente, mesmo se estiverem separadas por bilhões de quilômetros. Se alguém tenta observar essas partículas durante sua transmissão, seu estado muda e o entrelaçamento é rompido. Essa propriedade permite criar um sistema de comunicação teoricamente impossível de ser violado ou hackeado porque a mera observação por parte do espião destrói a mensagem.
Há anos, China, Europa e Estados Unidos planejam desenvolver redes de comunicação quântica para enviar mensagens oficiais ou estabelecer sistemas de segurança cibernética em instalações estratégicas.
Em um estudo publicado hoje na Nature, cientistas chineses detalham a transmissão de uma chave secreta escrita com pares de fótons ―partículas de luz― entrelaçados. Os fótons são emitidos pelo satélite Micius, que orbita a 500 quilômetros da Terra, para duas instalações terrestres construídas com essa finalidade específica nas cidades de Delingha e Nanshan, separadas por 1.120 quilômetros. O uso de um satélite é crucial, já que a transmissão dessas mensagens usando fibra ótica perde muitos fótons, de tal forma que seriam necessários repetidores a cada 100 ou 150 quilômetros aproximadamente. E um repetidor, com todos os seus componentes mecânicos, pode ser hackeado.
Cada bit de informação é codificado usando dois fótons entrelaçados. Desta vez, os chineses mostram a transmissão segura de uma chave secreta de 372 bits. A chave pode ser usada para decifrar uma mensagem criptografada que pode ser transmitida por qualquer outro meio, incluindo Internet e telefonia.
Em seu trabalho, pesquisadores chineses puseram seu sistema à prova de diferentes tipos de ataques e mostraram que é seguro. A velocidade e a eficiência são 100 bilhões de vezes maiores que às da fibra óptica terrestre. “Nosso trabalho lança as bases para uma rede global de comunicação quântica”, destacam os responsáveis ​​pelo estudo.
“Ninguém conseguiu fazer isso a uma distância tão grande”, destaca Juan José García-Ripoll, especialista em comunicação quântica do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC), da Espanha. “Este não é um protocolo novo, mas conseguiram algo único do ponto de vista técnico. A China está à frente neste campo”, afirma.
O país passou anos investindo grandes somas de dinheiro em novas tecnologias de comunicação quântica, tanto espaciais como terrestres. Nesta última já havia conseguido conectar Pequim e Xangai com uma rede de fibra óptica para a transmissão de chaves quânticas. Além disso, a China alcançou recordes anteriores em comunicação espacial, como a transmissão em 2017 de uma chave quântica que permitiu manter uma teleconferência não passível de ser hackeada entre Viena e Pequim, a mais de 7.000 quilômetros de distância, também usando o satélite Micius.
“A diferença é que, neste caso, o satélite agiu como uma caixa-forte que guarda a chave enquanto se move do ponto A para o B e, durante esse período, é vulnerável à espionagem”, explica Valerio Pruneri, pesquisador do Instituto de Ciências Fotônicas, em Barcelona. Pruneri é o contato na Espanha da rede internacional de países europeus que está há pouco mais de um ano dando forma a um grande projeto da União Europeia para criar em uma década uma rede de comunicação quântica segura em nível europeu.
“Esta ainda é uma corrida científica, mas está cada vez mais claro que cada continente precisa ter sua própria rede, não pode depender de outros para adquiri-la”, diz Pruneri. O pesquisador lembra que o conceito de comunicação quântica foi cunhado na Europa, onde foram feitos os primeiros experimentos fundamentais, mas há anos a China aposta fortemente em dominar essa tecnologia. O chefe do sistema de comunicação quântica chinês, Jian-Wei Pan, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, se formou na Universidade da Áustria,no final dos anos 90, e depois retornou a seu país para iniciar o desenvolvimento desta tecnologia.
“É uma boa notícia que a China conseguiu isso porque mostra a viabilidade tecnológica”, diz Pruneri. “Isso deve pressionar a Europa a desenvolver sua própria rede com tecnologia própria”, observa.
O próximo grande marco seria o uso de satélites geoestacionários, cuja órbita a cerca de 35.000 quilômetros da Terra permitiria aumentar a distância em que mensagens criptografadas podem ser enviadas com tecnologia quântica, algo que a Europa planeja fazer dentro do programa SAGA da Agência Espacial Europeia.
Fonte - Revista Amazônia  17/06/2020

Mudanças no transporte coletivo aumentaram risco de contágio dos grupos mais vulneráveis à covid-19

Mobilidade/Pesquisa  🚍 🚄  🚇

As conclusões do trabalho estão reunidas em uma nota técnica publicada pela Rede de Pesquisa Solidária. O estudo foi coordenado por Mariana Giannotti, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e professora da Escola Politécnica (Poli), e teve participação dos pesquisadores Tainá Bittencourt e Pedro Logiodice, ambos da Poli e do CEM

Jornal da USP
imagem - ilustração/arquivo
Estudo produzido pela Rede de Pesquisa Solidária mostra que as mudanças operacionais realizadas pelos governos estaduais e municipais no transporte público, como redução na circulação de ônibus, trens e metrô, não acompanharam adequadamente a demanda e aumentaram as lotações dos transportes públicos particularmente nas periferias de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, o que aumentou o risco de contágio da covid-19. Na capital paulista, as linhas da região central tiveram redução de 68% de passageiros e de 61,3% no número de ônibus circulando, ao passo que na região leste, a demanda se reduziu em cerca de 5% a menos do que na região central (63,6%), mas a redução da oferta de ônibus não acompanhou essa diferença, sendo mantida em 61,6%. Assim, o estudo conclui que as desigualdades relacionadas ao transporte público aumentaram em razão das medidas adotadas pelos gestores durante a pandemia.
As conclusões do trabalho estão reunidas em uma nota técnica publicada pela Rede de Pesquisa Solidária. O estudo foi coordenado por Mariana Giannotti, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e professora da Escola Politécnica (Poli), e teve participação dos pesquisadores Tainá Bittencourt e Pedro Logiodice, ambos da Poli e do CEM. O centro é um dos integrantes da rede, que reúne mais de 40 pesquisadores para analisar a eficácia e sugerir aperfeiçoamentos das políticas públicas para o enfrentamento da covid-19. "Além de não reduzirem as taxas de lotação observadas nos anos anteriores, no sentido de diminuir a exposição e contaminação nos trajetos, [as mudanças] geraram muitas vezes condições ainda piores do que antes da pandemia", destacam os autores.
De acordo com a pesquisa, as alterações feitas no sistema de transporte durante a pandemia elevaram em até 80% a frequência nas estações nas regiões periféricas. "A redução da circulação de ônibus, que pode fazer algum sentido do ponto de vista financeiro, provoca lotações, aglomerações e aumenta, assim, o risco de contágio da população. As desigualdades sociais e de raça nos deslocamentos urbanos aumentam o risco de contágio em moradores das periferias." Com base no observado pelos pesquisadores, e considerando o cenário de retomada das atividades não essenciais, eles sugerem medidas para redução dos riscos, como a utilização de veículos adicionais em trechos de maior lotação, somados a veículos expressos e diretos entre grandes terminais e polos de origem e destino de viagens. "Isso pode criar pontos de alívio e reduzir os custos associados ao maior número de veículos em operação", destacam.
O reforço de linhas locais e capilares que conectam as diferentes áreas da cidade às linhas estruturais de transporte público de média e alta capacidade também pode contribuir para reduzir a pressão por mais ônibus e aumentar a frequência do serviço. "O estudo indica que é importante olhar a cidade como um todo, mas não apenas de forma agregada. As ações devem considerar as diferenças presentes no território para atuar de forma condizente à realidade de cada região, em busca de minimizar o impacto das desigualdades socioespaciais", afirma a professora Mariana Giannotti.
Demanda e ofertaAs políticas de isolamento restritivas adotadas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro reduziram a frequência aos locais de trabalho, ambientes de lazer e uso dos transportes públicos. Com isso, várias cidades diminuíram a oferta de ônibus, trens e metrôs. Mais de 300 linhas foram suspensas na Grande São Paulo e quase 600 na Grande Rio, por exemplo. Contudo, a demanda e a oferta reduziram em diferentes proporções e de forma não homogênea pelas cidades e uma grande parte das linhas de ônibus que teve aumento da demanda atende a periferia, cuja população enfrenta condições de trabalho mais precárias, recebe menor remuneração e se desloca por mais tempo e em piores condições.
Nas regiões mais afastadas, a lotação dos ônibus se mantém muito próxima dos já altos níveis observados antes da pandemia, o que contribui para a disseminação do vírus e aumenta as desigualdades entre as regiões e populações. "Nesse cenário, em que a redução da oferta é proporcional à redução da demanda, a lotação estimada para grande parte das linhas periféricas seria maior do que seis passageiros por metro quadrado, o que corresponde a uma distância entre pessoas muito menor do que os dois metros recomendados pelas agências e organizações de saúde, resultando em altíssimo risco de contaminação pelo vírus", alertam.
A suspensão de rotas e redução da frequência, aliadas às restrições ao tráfego de veículos, provocaram a migração dos passageiros para outros modos de transporte que continuaram operando, como o metroferroviário. "A frequência às estações de metrô e trem em São Paulo e Rio de Janeiro no início de maio, por exemplo, estava em 30% do usual nas regiões centrais, onde as condições sociais para o isolamento social são maiores. Nas regiões periféricas, a demanda seguiu os padrões anteriores à pandemia e, em alguns casos, chegou a ser até 80% maior", contabilizam no estudo.
Reduzindo a desigualdadeCom base nesse cenário, os pesquisadores propuseram medidas que podem reduzir as desigualdades relacionadas ao transporte, apresentando simulações do impacto de diferentes cenários de isolamento social para a cidade de São Paulo. Na simulação com operação total da frota, o risco de contaminação causada pela aglomeração nos deslocamentos com transporte público é consideravelmente reduzido com as políticas de isolamento social.
Com taxa de isolamento médio de 45% e a premissa de disponibilidade de assentos para todos os usuários (sem aglomerações no corredor dos veículos), a recomendação é de aumento da oferta de ônibus em circulação em relação à operação anterior à pandemia, de modo a garantir deslocamentos mais seguros em termos do risco de contaminação. No centro, a frota poderia ser reduzida a níveis mais baixos, porém deveria manter a garantia de uma frequência horária mínima.
Na simulação de um quadro pós-isolamento social e com a retomada de 100% dos deslocamentos, foi adotado como critério a taxa de lotação máxima de dois passageiros por metro quadrado para garantir algum espaço entre passageiros em pé. Nesse cenário se repete a recomendação dada para o cenário anterior, mas grande parte das linhas que servem as regiões periféricas teria que receber mais do que o dobro do número de veículos que operam usualmente, ou contar com alternativas complementares de transportes como vans ou similares.
A Rede de Pesquisa Solidária é uma iniciativa de pesquisadores para calibrar o foco e aperfeiçoar a qualidade das políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais que procuram atuar em meio à crise da covid-19 para salvar vidas. O alvo é melhorar o debate e o trabalho de gestores públicos, autoridades, congressistas, imprensa, comunidade acadêmica e empresários, todos preocupados com as ações concretas que têm impacto na vida da população. Trabalhando na intersecção das Humanidades com as áreas de Exatas e Biológicas, trata-se de uma rede multidisciplinar e multi-institucional que está em contato com centros de excelência no exterior, como as Universidades de Oxford e Chicago.
A coordenação científica está com a professora Lorena Barberia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No comitê de coordenação estão: Glauco Arbix (FFLCH e Observatório da Inovação), João Paulo Veiga (FFLCH), Graziela Castello, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Fábio Senne (Nic.br) e José Eduardo Krieger, do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O comitê de coordenação representa quatro instituições de apoio: o Cebrap, o Observatório da Inovação, o Nic.br e o Incor. A divulgação dos resultados das atividades será feita semanalmente através de um boletim, elaborado por Glauco Arbix, João Paulo Veiga e Lorena Barberia. São mais de 40 pesquisadores e várias instituições de apoio que sustentam as pesquisas voltadas para acompanhar, comparar e analisar as políticas públicas que o governo federal e os Estados tomam diante da crise.
Fonte - Revista Ferroviária  17/06/2020

terça-feira, 16 de junho de 2020

Mais 13 municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 325

Transportes/Prevenção  🚍

Os municípios Andorinha, Antônio Gonçalves, Belo Campo, Biritinga, Catolândia, Cravolândia, Itambé, Itapebi, Lapão, Nova Ibiá, Nova Redenção, Paratinga e Quijingue terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (17). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (16). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Araçás, Caraíbas, Érico Cardoso, Ibipeba, Ituaçu, Malhada de Pedras, Ourolândia, Pedro Alexandre e Rodelas, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo


Inquérito das fake news: quem tem medo da verdade?

Política  👀

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, convocou sessão extraordinária do Plenário para a manhã desta quarta-feira (17), com início às 9h30, para continuidade do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 572. 

Portogente
Portogente
Na sessão por videoconferência, nesta quarta-feira (17/6), marcada para às 9h30, o Plenário dará continuidade ao julgamento da ação em que a Rede questiona a abertura do inquérito das fake news.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, convocou sessão extraordinária do Plenário para a manhã desta quarta-feira (17), com início às 9h30, para continuidade do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 572. Na ação, o partido Rede Sustentabilidade questiona a abertura do Inquérito (INQ) 4781, que investiga a existência de notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças e infrações que podem configurar calúnia, difamação e injúria e atingir a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus membros e familiares.
Se necessário, o julgamento prosseguirá na sessão plenária ordinária da tarde, com início às 14h. Até o momento, o único a votar foi o relator da ADPF, ministro Edson Fachin. Para ele, a instauração do inquérito se justifica em razão de atos de incitamento ao fechamento do STF, de ameaça de morte ou de prisão de seus membros e de apregoada desobediência a decisões judiciais. Fachin classificou como “inadmissíveis”, no Estado Democrático de Direito, a defesa da ditadura, do fechamento do Congresso Nacional ou do Supremo.
As sessões plenárias do STF estão sendo realizadas por meio do sistema de videoconferência em razão da pandemia do novo coronavírus e são transmitidas ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo cana da Corte no YouTube.
Fonte - Portogente  16/06/2020

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Compra de crédito para Cartão de Integração do Metrô de Salvador pode ser feita pelo aplicativo RecargaPay a partir desta segunda(15)

Transportes sobre trilhos  🚇

Agora, em qualquer lugar inclusive em casa, através de um smartphone com internet, será possível comprar créditos para o Cartão de Integração do Metrô de Salvador através do aplicativo RecargaPay, que oferece múltiplos serviços e vantagens e é disponível para os sistemas Android e IOS. 

Da Redação
Divulgação CCR
A partir desta segunda-feira (15), os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas poderão contar com mais uma novidade. A CCR Metrô Bahia acaba de fechar uma parceria com o aplicativo RecargaPay para oferecer mais uma facilidade aos seus usuários. Agora, em qualquer lugar inclusive em casa, através de um smartphone com internet, será possível comprar créditos para o cartão através do aplicativo RecargaPay, que oferece múltiplos serviços e vantagens e é disponível para os sistemas Android e IOS. Quem já tiver conta no app, é só cadastrar o cartão do metrô, selecionar a forma de pagamento, o valor, confirmar as informações e logo será efetuada a transação. Quem não tem, basta baixar gratuitamente o app através da loja de aplicativos, criar uma conta e seguir todos os passos.
A nova tecnologia vai oferecer mais comodidade ao cliente, que poderá efetuar o pagamento online sem qualquer custo adicional e ainda usufruir das vantagens do aplicativo. A compra online é simples, rápida e prática, e pode ser feita 24 horas por dia.
A carga adquirida através do aplicativo é ativada nas estações de metrô. Após a compra, o sistema enviará imediatamente uma ordem para o cartão, a qual estará disponível para carga em até 2 minutos em qualquer estação do metrô. Para ativar os créditos adquiridos, basta passar o cartão no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes de se dirigir às catracas de acesso, como já acontece nas vendas através da Rede Credenciada. A rede disponibiliza mais de 3 mil pontos comerciais distribuídos em Salvador e Região Metropolitana onde o cliente pode comprar o crédito para o seu cartão presencialmente.
Os clientes do sistema metroviário baiano também podem efetuar a compra de créditos diretamente nas estações, nas máquinas de autoatendimento – onde é possível fazer a compra com cartões de débito e crédito, e nas bilheterias onde o pagamento é efetuado em dinheiro. No metrô, os pontos de recarga operam de acordo com o horário de funcionamento do sistema, das 05h à 00h, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados.
Com informações da CCR Bahia 15/06/2020

Trens de João pessoa(PB) voltam a circular em horário especial nesta segunda(15)

Transportes sobre trilhos   🚄

A CBTU  informa que retornará as viagens de trens para transporte de passageiros em João Pessoa, nesta segunda-feira, 15/06. Garantiremos o transporte para os profissionais que deverão exercer suas atividades de acordo com o plano retomada gradual e segura das atividades econômicas, apresentado pelo Governo do Estado.Esclarecemos que, devido à execução de obras de drenagem, excepcionalmente nesta segunda-feira a circulação dos trens será feita de Santa Rita até Jacaré. Na terça-feira, 16, retornaremos com as viagens de Santa Rita a Cabedelo e Cabedelo a Santa Rita, obedecendo à grade reduzida de nove viagens diárias.


foto - ilustração/arquivo



Salvador terá 11 novos voos para grandes cidades brasileiras a partir de 1º de julho

Turismo 

A partir de 1º de julho, a Gol Linhas Aéreas passa a oferecer 11 novos voos interligando Salvador a outras grandes cidades do país. Serão acrescentados seis novos destinos à lista que já vinha sendo operada até o mês anterior.Da região Nordeste, a capital baiana receberá novas rotas de Fortaleza, João Pessoa e Natal, todas com três frequências semanais,e um novo voo do Recife, com dez partidas semanais

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Passados os primeiros momentos de incerteza em relação à pandemia do novo coronavírus, o setor aéreo já ensaia uma ampliação da oferta de voos domésticos para a Bahia. A partir de 1º de julho, a Gol Linhas Aéreas passa a oferecer 11 novos voos interligando Salvador a outras grandes cidades do país. Serão acrescentados seis novos destinos à lista que já vinha sendo operada até o mês anterior.
Da região Nordeste, a capital baiana receberá novas rotas de Fortaleza, João Pessoa e Natal, todas com três frequências semanais,e um novo voo do Recife, com dez partidas semanais.Já a interligação de Salvador com o interior do estado ganha o reforço de um voo para Vitória da Conquista, com partidas as segundas, quartas e sextas.
São Paulo, um dos estados que mais envia turistas para a Bahia, terá o reforço de novas linhas pela companhia. Haverá mais três voos de Guarulhos para Salvador, com seis frequências semanais cada, e um novo de Congonhas, também com seis partidas por semana.
As interligações com o Sudeste serão reforçadas ainda pela Gol com três frequências por semana de Vitória (ES) e seis também semanais do Rio de Janeiro (Galeão). Além disso, será incluído um voo com partidas cinco vezes por semana entre Salvador e Brasília.
A ampliação de ofertas de voos das companhias para Salvador já começa nesta segunda-feira (15), quando a Latam aumenta o número de partidas entre a cidade e Brasília. Além de novas frequências para Guarulhos (SP), a companhia passa a interligar a capital baiana e o aeroporto de Congonhas (SP).
Com informações da Secom BA  15/06/2020

Caso George Floyd: tecnologia racista?

Direitos humanos  👐

As empresas Microsoft, Amazon e IBM suspenderam seus contratos de fornecimento de tecnologia de reconhecimento facial.O motivo mais alegado é que a tecnologia é imprecisa e viola a privacidade do indivíduo. Tal suspeita foi fortalecida pelo fato de ter sido constatado que os algoritmos de reconhecimento são menos precisos na identificação de rostos de afrodescendentes e de asiáticos

Portogente
Portogente
O caso George Floyd trouxe ainda mais e importante visibilidade ao racismo, e que também atinge o uso da tecnologia de reconhecimento facial. Há um posicionamento de fabricantes de apoio à suspensão da venda desse equipamento às polícias estadunidenses até que seja aprovada a regulamentação nacional da tecnologia. Há acusações sobre a tendência racial (ou racista) desses equipamentos.
As empresas Microsoft, Amazon e IBM suspenderam seus contratos de fornecimento dessa tecnologia. A União Americana das Liberdades Civis faz campanha contra esse software há anos, alertando que há um perigo em ser usada para uma vigilância generalizada "sem suspeitas".
Esse processo de regulamentação há muito vem sendo solicitado pelos desenvolvedores da tecnologias. Sob a ótica das implicações do seu uso, há movimentos que temem por questões já verificadas na identificação dos afrosdescendentes. Daí o caso George Floyd ter trazido à tona o uso policial da tecnologia de reconhecimento facial.
O motivo mais alegado é que a tecnologia é imprecisa e viola a privacidade do indivíduo. Tal suspeita foi fortalecida pelo fato de ter sido constatado que os algoritmos de reconhecimento são menos precisos na identificação de rostos de afrodescendentes e de asiáticos, em comparação aos rostos de pele branca.
Fonte - Portogente  13/06/2020