quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A Solaris fornecerá 5 ônibus elétricos para Bascharage em Luxemburgo

Ônibus elétrico  🚌

Os ônibus de 12 m serão tracionados por dois motores elétricos de 125 kWh, já os articulados terão um motor de tração central de 240 kW. Todos os ônibus serão equipados com ar-condicionado, sistema de informações para passageiros, CCTV, iluminação LED e cintos de segurança.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Operador de transportes de Luxemburgo encomendou a fabricante polonesa Solaris, cinco ônibus  elétrico a  bateria  para operar em Bascharage.
Dois ônibus Solaris de 12 metros deverão ser entregues em março de 2019, e mais três ônibus articulados de 18 m serão entregues em junho.Todos os cinco ônibus serão equipados com baterias Solaris High Energy,que serão recarregadas através do sistema de plug-in de carregamento ou através de um pantógrafo montado no teto em outras ocasiões.
Os ônibus de 12 m serão tracionados por dois motores elétricos de 125 kWh, já os articulados terão um motor de tração central de 240 kW. Todos os ônibus serão equipados com ar-condicionado, sistema de informações para passageiros, CCTV, iluminação LED e cintos de segurança.
A Solaris teve a sua compra anunciada recentemente pela CAF,a multinacional espanhola fabricante de veículos metroferroviários.
Pregopontocom  11/10/2018

Grupo comemora Dia das Crianças em uma viagem animada no Metrô de Salvador nesta quinta-feira (11)

Transportes sobre trilhos  🚇

A viagem que vai levar meninos e meninas de 3 a 14 anos,cerca de 60 crianças do Colégio Divino Alfa, situado em Barra do Jacuípe e do grupo da Igreja de Bom Juá,integra o programa de visitas Nos Trilhos da CCR Metrô Bahia, que recebe pessoas interessadas em conhecer melhor o sistema metroviário, seus bastidores e curiosidades.

Da Redação
Divulgação/CCR
Uma viagem especial sobre trilhos vai celebrar o Dia das Crianças antecipado. Nesta quinta-feira (11), cerca de 60 crianças do Colégio Divino Alfa, situado em Barra do Jacuípe, e do grupo da Igreja de Bom Juá irão embarcar no metrô da alegria às 9h30. A manhã será de muita diversão e conhecimento com personagens infantis, pintura facial, escultura de balões, jogo da memória da Liga da Segurança e distribuição de gibis - com orientações sobre condutas no metrô - e trens de papel para montagem. O passeio irá percorrer a Linha 1, com partida e chegada na Estação Retiro.
A viagem que vai levar meninos e meninas de 3 a 14 anos, integra o programa de visitas Nos Trilhos da CCR Metrô Bahia, que recebe pessoas interessadas em conhecer melhor o sistema metroviário, seus bastidores e curiosidades. As visitas são voltadas para a comunidade técnica, setores acadêmicos, empresas, representantes de governo, instituições, escolas públicas e privadas, grupos e público em geral. Desde que foi instituído, em 2014, o programa já recebeu mais de 15 mil pessoas da capital, interior e de outros estados. As visitas são acompanhadas por colaboradores da empresa e realizadas em horários alternativos aos de pico.
Com informações da CCR Metrô Bahia  11/10/2018

Prefeitos do ABC pedem compromisso com Metrô

Transportes sobre trilhos  🚄

Três dos seis prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do ABC (Diadema não faz mais parte do grupo), aprovaram ontem termo de compromisso que será entregue nesta semana aos dois candidatos que disputam o segundo turno – Márcio França (PSB) e João Doria (PSDB). O documento pede que, a partir de 1º de janeiro, as obras sejam iniciadas em 12 meses.

Jornal Metro

Prevista inicialmente para ser inaugurada neste ano, mas ainda sem obras, a linha 18-Bronze do Metrô, que prevê ligar São Bernardo à capital pelo sistema monotrilho, passando por Santo André e São Caetano, será objeto de cobrança da região ao próximo governador do estado.
Três dos seis prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do ABC (Diadema não faz mais parte do grupo), aprovaram ontem termo de compromisso que será entregue nesta semana aos dois candidatos que disputam o segundo turno – Márcio França (PSB) e João Doria (PSDB). O documento pede que, a partir de 1º de janeiro, as obras sejam iniciadas em 12 meses.
O texto foi aprovado por Paulinho Serra (PSDB), de Santo André, Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo e também presidente da entidade regional, e Kiko Teixeira (PSB), de Ribeirão Pires, – os três foram os únicos a participarem da reunião mensal dos prefeitos, realizada na manhã de ontem.
Embora São Caetano esteja entre os municípios beneficiados com a linha, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) não participou da reunião para assinatura do documento – a ausência dele nos encontros do Consórcio tem sido frequente.

Histórico
Em agosto de 2014, foi assinada a PPP (Parceria Público-Privada) entre o Estado e o consórcio Vem ABC, vencedor da licitação para construção e operação do ramal. A previsão inicial era começar as obras no mesmo ano e finalizá-las em quatro anos.
O entrave está na obtenção de recurso para as desapropriações ao longo do trecho, estimado em aproximadamente R$ 500 milhões. Até o fim do ano passado, o governo estadual tinha nota baixa de capacidade financeira, o que impedia a contratação de empréstimo internacional. Em 10 meses deste ano, mesmo com melhor avaliação de crédito, o estado ainda não conseguiu avançar no financiamento.
“O estado tem orçamento para isso, depende do foco. As demandas são várias, por isso, queremos condicionar um prazo máximo de 12 meses para o assunto não ficar solto”, disse Morando. A linha 18-Bronze deve ter 13 estações, com 15,7 km e custar R$ 4,2 bilhões.
Fonte - Revista Ferroviária  10/10/2018

Parte da Rodoviária de Brasília é interditada

Mobilidade  🚌

Segundo nota da empresa de Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), "quatro linhas de ônibus tiveram o embarque e desembarque alterado. As mudanças vigoram enquanto durarem os reparos técnicos no local". Não foi informado data ou horário de retorno à normalidade.

Agência Brasil
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Parte da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, onde se cruzam os eixos que formam o desenho urbanístico da cidade e onde há um grande número de terminais de ônibus urbanos, está interditada. Segundo nota da empresa de Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), "quatro linhas de ônibus tiveram o embarque e desembarque alterado. As mudanças vigoram enquanto durarem os reparos técnicos no local". Não foi informado data ou horário de retorno à normalidade.
A interdição começou na tarde de hoje (10) em parte do térreo da rodoviária, onde há embarque e desembarque de quatro linhas de ônibus. "Os passageiros das linhas 620.1 e 0.620, que vão para Planaltina, passam a embarcar no Eixinho L, ao lado da plataforma superior. Já os usuários que utilizam as linhas 2302 (Gama) e 2202 (Santa Maria), que são paradoras do BRT, podem embarcar no Eixinho W, entre o Conjunto Nacional e o Conic. Os passageiros que utilizam a Plataforma B, onde operam as demais linhas do BRT, continuam embarcando na mesma plataforma".
O DFTrans não informou o motivo da interdição. A Agência Brasil solicitou informações à Defesa Civil, que repassou a demanda à Secretaria de Segurança Pública que, por fim, repassou à Subsecretaria de Relações com a Imprensa do Governo do Distrito Federal. Até a publicação deste texto, não houve retorno.
Fonte - Agência Brasil 10/10/2018

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Ciência brasileira pede socorro

Ciência & Tecnologia 

A ciência não significa saberes que começam e permanecem em "laboratórios". O avanço científico está na vida social e econômica de uma Nação. Impedir que o Brasil invista nessa área é a mesma coisa que condená-lo ao atraso intelectual, social e econômico.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Depois do corte ou congelamento de verbas destinadas a diversos setores, entre esses educação, saúde e ciência, tramita no Senado Federal projeto que veda o bloqueio de recursos orçamentários destinados ao desenvolvimento científico e tecnológico do País. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 315/2017, do senador Otto Alencar (PSD-BA), altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 2000) para determinar que, além das despesas com serviço da dívida pública, não poderão ser objeto de cortes as verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
De acordo com o parlamentar, em 2016 o fundo conseguiu empenhar apenas R$ 1 bilhão do total de R$ 2,7 bilhões de sua dotação orçamentária, ou seja, 60,9 % dos recursos para inovação foram contingenciados naquele ano. “O fundo é um instrumento importante sem o qual dificilmente haverá desenvolvimento econômico e social do país”, observou.
O projeto muda a natureza do fundo, de contábil para financeira. Essa alteração permitirá a separação dos recursos do fundo dos da Conta Única do Tesouro Nacional, viabilizando a aplicação dos recursos no sistema financeiro. A matéria eleva ainda o percentual de recursos orçamentários, de até 25% para até 50%, a serem emprestados pelo fundo à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Um benefício adicional da medida apontado pelo senador é que, “ao tomar empréstimos, haverá um incentivo à escolha de projetos com maior probabilidade de sucesso, o que tende a ser positivo para a inovação”.
A ciência não significa saberes que começam e permanecem em "laboratórios". O avanço científico está na vida social e econômica de uma Nação. Impedir que o Brasil invista nessa área é a mesma coisa que condená-lo ao atraso intelectual, social e econômico.
Fonte - Portogente  09/10/2018

Metrô de Salvador se torna modelo de sucesso

Transportes sobre trilhos  🚇

A história bem-sucedida começou em outubro de 2013, quando o Grupo CCR venceu a licitação e assinou o contrato para assumir o sistema. Até então, os soteropolitanos amargavam uma má experiência. Desde 2000, a obra havia avançado apenas 6 quilômetros em meio a polêmicas, falta de recursos e suspeitas de superfaturamento. O governo estadual assumiu o controle e propôs uma parceria público-privada integral. 

O Estado de S. Paulo - ANPTrilhos
foto - ilustração/arquivo
Uma esperança para acelerar os projetos de mobilidade urbana no País percorre os 33 quilômetros de trilhos de Salvador. Na capital baiana, o metrô se tornou um exemplo de obra de infraestrutura na área de transportes executava com rapidez e competência.
A história bem-sucedida começou em outubro de 2013, quando o Grupo CCR venceu a licitação e assinou o contrato para assumir o sistema. Até então, os soteropolitanos amargavam uma má experiência. Desde 2000, a obra havia avançado apenas 6 quilômetros em meio a polêmicas, falta de recursos e suspeitas de superfaturamento. O governo estadual assumiu o controle e propôs uma parceria público-privada integral. Em vez de erguer a obra e contratar uma empresa para cuidar dos trens, o estado optou por chamar, por meio de leilão, um único consórcio parar assumir todo o processo (construção, operação e manutenção do sistema), ditando o ritmo dos investimentos no período de 30 anos.
Com a parceria público-privada integral, a empresa contratada também arca com os gastos, o que estimula a economia. No caso baiano, a obra custou R$ 4,8 bilhões, com uma contrapartida estadual e federal de pouco mais da metade desse valor. Outra vantagem é o estímulo à rapidez na construção: como os empresários têm interesse no funcionamento do sistema tendo em vista o retorno financeiro, o tempo é administrado com mais rigor.
Na Bahia, quem saiu ganhando foram os usuários. Pesquisas indicam que 90% dos passageiros estão satisfeitos. “Para o concessionário que presta o serviço, o importante não é a obra propriamente dita. Ele faz um investimento pesado e, se demorar demais para concluí-lo, perde dinheiro – porque gastou e não arrecadou. Quanto mais cedo o metrô ficar pronto para operar, mais receita irá gerar, dado que o prazo de concessão é fixo”, explicou o ex-presidente da CCR Metrô Bahia Luís Valença, que hoje comanda a ViaQuatro e a ViaMobilidade, responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 17-Ouro do metrô de São Paulo.
Fonte - ANPTrilhos 08/10/2018