PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Suspensão de aulas, eventos e futebol na Bahia é prorrogada até 18 de maio e suspensão de transporte intermunicipal atinge 99 cidades

Educação/Transportes/Prevenção  📖 🚌 😷

Suspensão de aulas, eventos e jogos de futebol é prorrogada até 18 de maio.Governo do Estado prorroga suspensão de transporte intermunicipal em 99 cidades.A suspensão das aulas em unidades públicas e particulares, dos eventos com mais de 50 pessoas e do transporte coletivo intermunicipal em 99 cidades baianas fica prorrogada até 18/05

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado prorrogou até 18 de maio a suspensão das aulas em unidades públicas e particulares, dos eventos com mais de 50 pessoas e do transporte coletivo intermunicipal em 99 cidades baianas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (1º), alterando o Decreto n° 19.586, com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus na Bahia.
Estão suspensas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, além dos jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais, e a abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.

Governo do Estado prorroga suspensão de transporte intermunicipal em 99 cidades  🚌
O Governo do Estado prorrogou de 3 de maio para o dia 18 de maio a suspensão do transporte intermunicipal em 99 municípios baianos. A decisão, que foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (1º), tem o objetivo de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia.
A restrição inclui a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans nesses municípios. Também estão suspensas até 18 de maio a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.
Pelo decreto, Guaratinga passou a integrar a lista de cidades com transporte intermunicipal suspenso. Por outro lado, o documento autoriza a retomada do transporte em Aiquara e Conceição do Jacuípe, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios
As cidades com transporte suspenso são Acajutiba, Água Fria, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Aracatu, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Coração de Maria, Cravolândia, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapebi e Itapetinga.
A lista inclui também Itatim, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Mirante, Morpará, Mucugê, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santaluz, Santo Amaro, São Felipe, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Sátiro Dias, Seabra, Serra Preta, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA  01/05/2020

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Bahia passa a ter 100 municípios com transporte suspenso

Transportes/Prevenção 🚌

O transporte intermunicipal será suspenso em Arataca, Maracás, Maraú e Santo Amaro a partir de sexta-feira (1º). A medida, que tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (30). No total, a Bahia passa a ter 100 cidades com restrição no transporte. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A determinação considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
O decreto publicado no DOE desta quinta (30) também autoriza a retomada do transporte em Luís Eduardo Magalhães, considerando que o município e os municípios integrantes da sua zona de impacto sanitário completaram 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. 
As outras cidades com transporte suspenso são Acajutiba, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Aracatu, Barro Preto, Buerarema, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica e Itapebi. 
A lista inclui também Itapetinga, Itatim, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Maragogipe, Mata de São João, Mirante, Morpará, Mucugê, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santaluz, São Felipe, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Sátiro Dias, Seabra, Serra Preta, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA  29/04/2020

Linha 2-Verde foi a mais afetada no Metrô de São Paulo por conta do início da quarentena

Transporte sobre trilhos  🚇

Agora, finalmente, as informações mais detalhadas divulgados pelo Metrô(SP), ViaQuatro e ViaMobilidade foram liberadas, trazendo mais luz para o fenômeno. E a primeira constatação é que a Linha 2-Verde foi a mais afetada em março, mês em que entraram em vigor as regras de restrições de deslocamentos.

Metrô CPTM
foto - ilustração/Pregopontocom
Linha 2 Verde SP
O início da vigência da quarentena em São Paulo, por conta da pandemia do coronavírus, tem afetado o transporte sobre trilhos de forma brutal, mas até hoje os dados informados pelo governo têm sido genéricos. Agora, finalmente, as informações mais detalhadas divulgados pelo Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade foram liberadas, trazendo mais luz para o fenômeno. E a primeira constatação é que a Linha 2-Verde foi a mais afetada em março, mês em que entraram em vigor as regras de restrições de deslocamentos. Com seus 14 km de extensão e uma função integradora importante, a Linha 2 viu seu movimento cair para apenas 515 mil usuários por dia, 38% menos que em fevereiro. Uma das explicações para isso está no fato de o ramal ter experimentado um crescimento antes da crise causada pelo vírus Covid-19 e motivado pela entrada de mais passageiros oriunda da Linha 15-Prata. Prova disso é que em fevereiro passaram em média por ela 826 mil pessoas, uma das maiores marcas da sua história.
Por outro lado, o ramal menos afetado no mês passado foi a Linha 5-Lilás, que também alimenta a Linha 2 na estação Chácara Klabin. Operada pela ViaMobilidade, a linha viu seu movimento cair 29%, de uma média de 587 mil pessoas para 419 mil em março. A segunda que menos perdeu movimento foi a Linha 4, com queda de 32%.
Por conta das mudanças de trajetos causada pela quarentena, a Linha 3-Vermelha recuperou a liderança na rede metroferroviária, com média diária de 939 mil passageiros, cerca de 20 mil pessoas a mais que a Linha 1-Azul, a mais movimentada do ano. Já o monotrilho da Linha 15 permaneceu fechado durante esse período por problemas causados pelo estouro de um pneu em fevereiro.

Um terço a menosNo total, as seis linhas de metrô de São Paulo tiveram uma redução de usuários diários de 35% no mês passado. Isso significou que 1,77 milhão de viagens deixaram de ser realizadas diariamente, um enorme impacto na receita tarifária dessas empresas. Para o Metrô, o prejuízo foi maior: a companhia perdeu 1,36 milhão de passageiros por dia enquanto as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, ambas tendo como sócio principal a CCR, perderam juntas 410 mil usuários, ou 25% da soma total.
Os números de abril devem mostrar uma situação ainda mais precária já que no mês passado a quarentena passou a vigorar em 24 de março.
Fonte - Revista Ferroviária  29/04/2020

Restrições e quarentena reduzem os níveis de poluição e modificam a dinâmica de consumo em todo o mundo

Ponto de Vista  🔍

Com o isolamento social e a pandemia do COVID-19, grandes mudanças têm acontecido em relação ao consumo e ao meio ambiente.Aqui no Brasil não foi diferente. Muitas pessoas têm ficado em casa, seguindo as restrições da Organização Mundial da Saúde (OMS).Porém, outras têm saído para se encontrar com amigos, dar festas, etc. Ao serem questionadas sobre o conhecimento do risco que correm, a maioria afirma que está seguindo as regras do isolamento, mas, em seguida, se reúnem novamente, como um cardume de peixes.

*Por Alaíde Colafati - Portogente
foto - ilustração/arquivo
O coronavírus tem se espalhado por todo o mundo. A rotina de muita gente acabou mudando com as restrições dos governos e o início do isolamento social. Aqui no Brasil não foi diferente. Muitas pessoas têm ficado em casa, seguindo as restrições da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Porém, outras têm saído para se encontrar com amigos, dar festas, etc. Ao serem questionadas sobre o conhecimento do risco que correm, a maioria afirma que está seguindo as regras do isolamento, mas, em seguida, se reúnem novamente, como um cardume de peixes.
Mas você sabia que alguns benefícios ao planeta estão sendo gerados por conta da quarentena? Além disso, o mercado tem sofrido com constantes mudanças em relação ao consumo. Confira!

Diminuição na liberação do CO2
Graças a drástica queda no consumo do petróleo por conta do isolamento social em diversos países, menos de um milhão de toneladas de CO2 estão sendo emitidas por dia. A estimativa do portal Carbon Brief é que, se o consumo de carvão diminuir como o de petróleo, a emissão do CO2 deve baixar 7% em todo o mundo.
A meta do Acordo de Paris é de 7,6% de queda na emissão de CO2 em 2020, atenuando, assim, as alterações climáticas. Ou seja, mesmo que o consumo de plástico em materiais descartáveis tenha aumentado graças ao COVID-19, o isolamento auxilia na melhora do meio ambiente e reduz o aquecimento global.

Diferença no consumo do lixo
Com menos pessoas saindo de casa, consequentemente, tivemos uma grande diminuição no número de lixos nas ruas. A queda foi de 55% na cidade de São Paulo, capital do estado com o maior número de casos de coronavírus.
Porém, segundo a prefeitura, o isolamento gerou um aumento de 12% na quantidade de lixo comum. Graças a isso, o índice da reciclagem também subiu, cerca de 25% na primeira quinzena do mês de abril.

Alteração no consumo e na tecnologia
De acordo com um levantamento divulgado pela Kantar Brasil Insights, 78% dos consumidores dizem sair de suas residências para comprar somente o necessário; 71% deixaram de frequentar restaurantes, bares e lanchonetes; 68% não frequentam mais parques e shoppings centers; 27% estão comprando alimentos mais saudáveis; 23% estão trabalhando em casa (home office); 22% têm comprado mais produtos de limpeza e 7% têm pedido entrega de comidas e compras em domicílio (delivery).
Essa pesquisa foi feita pela Internet, com 500 entrevistados acima de 18 anos, entre os dias 13 e 16 de março de 2020. Ela também revela alguns resultados compreensíveis. Dentre os setores mais impactados, o da beleza tem sofrido uma queda no consumo.
Outro dado coerente é o aumento no consumo da televisão. Cerca de 79% das pessoas declararam a preferência pela TV como meio de obter informações. Porém, o consumo em relação à programação mudou. Entre os gêneros com maior audiência, estão os filmes (36%) e o jornalismo (26%). A recepção do público infantil vem crescendo, mostrando um aumento de 17% entre 16 e 20 de março.
Os sites de streaming e PayTV também apresentam um crescimento. Só no Brasil, o número de consumo dessas plataformas e periféricos, como aparelhos de TV e videogames, cresceu 8% apenas no início do mês de março. Sem dúvidas, esse número se tornou maior nesses últimos dias.
Com todas essas mudanças, podemos notar a diferença que o isolamento social tem causado em nossas vidas, devido ao COVID-19. A previsão é que a quarentena continue causando grandes alterações no nosso dia a dia. Por isso, devemos seguir as recomendações do governo e da OMS, fazendo com que o número de casos se estabilize e voltemos, assim, as nossas rotinas novamente.
Fonte - Portogente  29/04/2020

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Bahia tem mais oito municípios com transporte suspenso

Transportes/Prevenção  🚌

A medida envolve qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.No total, a Bahia possui 97 cidades com transporte suspenso. O objetivo é conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O transporte intermunicipal será suspenso em Aracatu, Dário Meira, Itatim, Jaguarari, Mata de São João, Santa Bárbara, São Felipe e Seabra a partir de quinta-feira (30). A medida envolve qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29). O decreto também autoriza a retomada do transporte em Abaíra, Itapé e Serrinha, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
No total, a Bahia possui 97 cidades com transporte suspenso. O objetivo é conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado.
A suspensão inclui Acajutiba, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Barro Preto, Buerarema, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Cruz das Almas, Curaçá, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapebi, Itapetinga, Jaguaquara, Jequié e Juazeiro.
Também estão com o transporte suspenso os municípios de Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Maragogipe, Mirante, Morpará, Mucugê, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santaluz, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Sátiro Dias, Serra Preta, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA

CBTU recupera trecho da via permanente dos trens de Maceió danificado pelas chuvas

Transporte sobre trilhos  🚄

A Coman(CBTU) recupera trecho danificado pelas chuvas.Um trecho de 26 metros para contenção de uma barreira existente entre o Flechal e o distrito de Goiabeira. - O Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará na sexta (01/05) dia do Trabalho. 

Da Redação
divulgação - CBTU/Maceió
Em face das fortes chuvas caídas nos últimos dias na grande Maceió, a Coordenação de Manutenção da CBTU recuperou, durante as últimas setenta e duas horas, um trecho de 26 metros para contenção de uma barreira existente entre o Flechal e o distrito de Goiabeira. Os trabalhos realizados pela empresa Argus contratada pela CBTU, foram acompanhados pelo fiscal Raphael Silva Nicácio de Oliveira.
Segundo o Coordenador de Manutenção, Aurélio Santiago, essa recomposição do local vai permitir que não haja interrupção no tráfego ferroviário, o que já havia acontecido durante o ano de 2017. Com esses trabalhos, disse Santiago, garantimos uma operação tranquila e com absoluta segurança

Funcionamento dos Trens Urbanos de Natal no Feriado do TrabalhadorA CBTU informa que na sexta-feira (01/05), dia do trabalho, o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará. O sistema estará disponível novamente no sábado (02/05), a partir das 06h23min apenas na Linha Sul, no percurso Natal/Parnamirim.
Na linha norte, a circulação dos trens no percurso Natal/Ceará-Mirim será suspensa, somente neste sábado, em virtude da realização de manutenção na via férrea. 
Com informações da CBTU  29/04/2020

Ministro Alexandre de Moraes suspende decreto de nomeação do diretor-geral da PF

Política  👀

A solenidade estava marcada para as 15h desta quarta-feira.Moraes atendeu a um pedido feito pelo PDT por meio de um mandado de segurança. Na decisão, o ministro citou declarações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que ao deixar o cargo na semana passada acusou o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PF.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil

foto - iustração/arquivo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na manhã de hoje (29) suspender o decreto de nomeação e a posse do delegado Alexandre Ramagem como novo diretor-geral da Polícia Federal (PF). A solenidade estava marcada para as 15h desta quarta-feira.
Moraes atendeu a um pedido feito pelo PDT por meio de um mandado de segurança. Na decisão, o ministro citou declarações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que ao deixar o cargo na semana passada acusou o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PF.
O ministro citou também trecho do pronunciamento de Bolsonaro feito no mesmo dia, após as declarações de Moro, em que o presidente contou ter se queixado ao então ministro da Justiça por não receber informações oriundas da PF.
Moraes mencionou ainda que as declarações de Moro estão sob investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR), após autorização concedida ontem (28) pelo ministro do STF Celso de Mello, motivo pelo qual se justifica a suspeita de interferência política na PF.
“Nesse contexto, ainda que em sede de cognição inicial, analisando os fatos narrados, verifico a probabilidade do direito alegado, pois, em tese, apresenta-se viável a ocorrência de desvio de finalidade do ato presidencial de nomeação do Diretor da Polícia Federal, em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público”, escreveu Moraes.
Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não apresentará recurso. O órgão se manifestou após um novo decreto ter sido publicado no Diário Oficial da União (DOU), no início da tarde, revogando a nomeação de Ramagem.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Polícia Federal não se pronunciaram sobre a decisão do STF até o momento.
Fonte - Agência Brasil  29/04/2020

terça-feira, 28 de abril de 2020

Rui Costa anuncia cancelamento do São João na Bahia e prorrogação da suspensão das aulas

Festejos juninos/Prevenção  🎆

O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio. 

Da Redação
foto - Paula Fróes/GOV.BA
Não haverá festejos juninos na Bahia neste ano. O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio.
Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, em todo o estado. “Se as projeções se mantiverem até o fim de maio, serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos para pacientes com sintomas graves da doença”, explicou.
Para o governador, este cenário impede o relaxamento das medidas restritivas, inclusive a volta às aulas e a realização das festas juninas, este ano. “Com todos os dados que possuímos, é possível anunciar que, em 2020, não haverá festejos juninos em qualquer cidade da Bahia. Se permitirmos a realização de festas, em qualquer um dos municípios, é possível que pessoas de cidades vizinhas e até mais distantes queiram fazer esses deslocamento e este não é o momento para grandes aglomerações”, avaliou Rui, que também informou que “a princípio, as atividades letivas serão adiadas por mais 15 dias, período que deve ser suficiente para a chegada dos respiradores e, ainda, para acompanhar a progressão da doença em todo o território estadual”.

Máscaras no metrô
Outro assunto abordado pelo governador foi a obrigatoriedade do uso de máscaras no sistema metroviário da capital baiana. “A partir de segunda-feira [4], será obrigatório o uso de máscaras no metrô. Contratamos a confecção de três milhões de máscaras de tecido, envolvendo diversas cooperativas de costureiras distribuídas nos quatro cantos da Bahia. Já distribuímos 75 mil unidades e vamos receber mais 170 mil até esta sexta [1º], que serão entregues para a população, inclusive nas estações do metrô”.
Ainda sobre o metrô, Rui contou que câmeras que medem a temperatura corporal serão instaladas e passarão por fase de testes. “Trata-se de mais uma medida para reduzir a contaminação no transporte público. Uma câmera só é capaz de varrer uma grande área e equipes de saúde estarão a postos para orientar as pessoas que apresentarem altas temperaturas”, detalhou.
Com informações da Secom BA  28/04/2020

Uso de máscaras será obrigatório para usuários do Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos/Prevenção  🚇

A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (28). A obrigatoriedade é adotada como mais uma das formas de conter a disseminação do novo coronavírus. O governador ainda informou que durante esta semana, máscaras de tecido serão distribuídas aos passageiros do metrô.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir da próxima segunda-feira (4), será obrigatório o uso de máscaras por usuários do sistema metroviário de Salvador. A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (28). A obrigatoriedade é adotada como mais uma das formas de conter a disseminação do novo coronavírus. O governador ainda informou que durante esta semana, máscaras de tecido serão distribuídas aos passageiros do metrô.
De acordo com Rui Costa, as câmeras para medição da temperatura no metrô chegam a Salvador nesta semana e devem ser instalados inicialmente em três estações que ainda serão definidas. “Essas câmeras medem a temperatura de diversas pessoas ao mesmo tempo e quem estiver com o indicativo de febre, que é um dos sintomas da Covid-19, não poderá utilizar o serviço. Para isso, teremos uma equipe de saúde na retaguarda para orientar essas pessoas a procurarem orientação médica, já que elas poderão estar com o coronavírus ou outra doença”.
Com informações da Seinfra BA  28/04/2020

Mais 12 municípios baianos têm transporte suspenso

Transportes/Prevenção  🚌

Caetanos, Caldeirão Grande, Camamu, Gandu, Ibotirama, Laje, Lajedo do Tabocal, Livramento de Nossa Senhora, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Santaluz e Ubaitaba terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (29). 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (28).
O decreto também autoriza a retomada do transporte em Serra do Ramalho, município que completou 14 dias sem novos casos de Covid-19 confirmados. No total, 92 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal. A medida considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Outros municípios com transporte suspenso são: 
Abaíra, Acajutiba, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Camaçari, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Cruz das Almas, Curaçá, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Jaguaquara, Jequié e Juazeiro. 
A suspensão ainda inclui Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Maragogipe, Mirante, Morpará, Mucugê, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Sátiro Dias, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA  28/04/2020

Operação do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta terça (28)

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat, que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica matem a operação com viagens sendo realizadas em horários especiais, atendendo à resolução nº 22/2020, publicada pela AGERBA. As viagens estão ocorrendo, de forma simultânea, saindo dos dois terminais, às 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h. Durante a manhã desta terça(29) o sistema manteve em serviço na travessia  as embarcações,Pinheiro, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu. O movimento esteve tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.


foto - ilustração/arquivo

segunda-feira, 27 de abril de 2020

InnoTrans transferida para abril de 2021

Transportes sobre trilhos  🚅  🚇

O adiamento aconteceu após o governo alemão proibir a realização de eventos com a participação de mais de 5 mil pessoas até o dia 24 de outubro deste ano, para conter a disseminação do novo coronavírus.

Revista Ferroviária
foto - ilustração/arquivo
Inicialmente programada para setembro desse ano, a 13º edição da InnoTrans precisou ser adiada. A nova data foi confirmada pela organizadora Messe Berlin para os dias 27 a 30 de abril de 2021, em Berlim, capital da Alemanha. O adiamento aconteceu após o governo alemão proibir a realização de eventos com a participação de mais de 5 mil pessoas até o dia 24 de outubro deste ano, para conter a disseminação do novo coronavírus.
A saúde e a segurança dos expositores, visitantes e todos os funcionários da feira têm a maior prioridade. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer aos expositores da InnoTrans por sua cooperação e lealdade, disse Kerstin Schulz, diretor da InnoTrans.
A InnoTrans é a principal feira mundial de tecnologia de transporte do mundo e acontece a cada dois anos em Berlim. No último evento, em 2018, 3.062 expositores de 61 países apresentaram inovações da indústria ferroviária global para 153.421 visitantes profissionais de 149 países. Os cinco segmentos da InnoTrans são: Tecnologia Ferroviária, Infraestrutura Ferroviária, Transporte Público, Interiores e Construção de Túneis.
Fonte - Revista Ferroviária  27/04/2020

Prorrogado o prazo para assinatura do contrato de construção da Ponte Salvador/Itaparica

Infra estrutura  🌉

A decisão foi tomada em comum acordo entre as partes devido às dificuldades operacionais ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, que tem afetado todo o mundo. Este é um mecanismo possível na tramitação do processo de licitação.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O prazo para assinatura do contrato de concessão para a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica será prorrogada por 90 dias, contados a partir do dia 25 de abril. A decisão foi tomada em comum acordo entre as partes devido às dificuldades operacionais ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, que tem afetado todo o mundo. Este é um mecanismo possível na tramitação do processo de licitação. A prorrogação, solicitada pelo Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, formado pelas empresas estatais Chinesas CCCC e CR 20 foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24).
A solicitação de prorrogação foi feita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e não altera as condições ofertadas no leilão realizado em dezembro de 2019, como preço e prazo da construção.
Representantes do consórcio chinês e do Governo do Estado se reúnem desde o mês de janeiro com o objetivo de implementar um conjunto de ações preparatórias que antecedem a elaboração do projeto, bem como o seu licenciamento e obtenção das autorizações necessárias para o início da construção da ponte.
Com informações da Seinfra BA 27/04/2020

domingo, 26 de abril de 2020

Boeing desiste de parceria com a Embraer

Aviação 

O acordo previa a formação de uma joint venture com 80% de participação da Boeing e 20% da Embraer. Segundo a empresa, a Embraer não cumpriu algumas obrigações contratuais previstas para terminar o negócio.Ontem (24), era a data limite para realizar a rescisão.

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
A Boeing informou hoje (25) que desistiu da parceria com a Embraer, anunciada em 2018. O acordo previa a formação de uma joint venture com 80% de participação da Boeing e 20% da Embraer. Segundo a empresa, a Embraer não cumpriu algumas obrigações contratuais previstas para terminar o negócio.
Ontem (24), era a data limite para realizar a rescisão. Pelo acordo de parceria, a nova empresa seria composta pelo negócio de aviação comercial da Embraer e também para desenvolver novos mercados para o avião cargueiro KC-390, rebatizado de C-390 Millenium.
“A Boeing trabalhou diligentemente nos últimos dois anos para concluir a transação com a Embraer. Há vários meses temos mantido negociações produtivas a respeito de condições do contrato que não foram atendidas, mas em última instância, essas negociações não foram bem-sucedidas. O objetivo de todos nós era resolver as pendências até a data de rescisão inicial, o que não aconteceu”, disse o presidente da Boeing para a parceria com a Embraer, Marc Allen.
A nota diz ainda que as duas empresas irão manter o contrato vigente relativo à comercialização e manutenção conjunta da aeronave militar C-390 Millenium assinado em 2012 e ampliado em 2016.
Fonte - Agência Brasil  25/04/2020