sexta-feira, 16 de julho de 2021

Metrofor amplia horário de funcionamento do VLT em Sobral

Transportes sobre trilhos  🚄

O VLT de Sobral terá o horário de funcionamento ampliado nas linhas Norte e Sul da cidade a partir do dia 19/07(segunda feira). As linhas começarão a operar a partir das 5h30,encerrando com a ultima viagem as 22h.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir desta segunda-feira (19/07), passageiros do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) de Sobral podem contar com ampliação dos horários de funcionamento das linhas Norte e Sul da cidade. O encerramento das viagens, no período da noite, será ampliado, e os trens passam a atender passageiros até próximo das 22h. As duas linhas têm suas primeiras viagens do dia por volta de 5h30. Os horários exatos das partidas dos trens podem ser consultados no menu “horários” do site www.metrofor.ce.gov.br. A ampliação do horário é permitida por decretos estaduais e municipais que regulam também a reabertura das atividades econômicas, com decisões técnicas, baseadas em dados e discutidas com o comitê formado por autoridades e profissionais de saúde. O Metrô de Sobral oferece transporte ágil e seguro interligando os quatros cantos da cidade, através de duas linhas em operação. A Linha Sul (com 7,2 km de extensão) interliga os bairros Sumaré e Cohab II. A Linha Norte (com 6,7 quilômetros de extensão) liga o bairro do Junco ao bairro Novo Recanto. Os 13,9 quilômetros de extensão passam por 12 estações. As linhas formam traçados que se tangenciam na estação Campo dos Velhos, que funciona como Estação de Integração.
Com informações do Metrofor  16/07/2021

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Empresa planeja investir mais de R$ 8 bilhões em parques eólicos em quatro municípios da Bahia

Sustentabilidade/Energia 💡

Além do benefício da geração de empregos que gera renda ao trabalhador, também é revertido em impostos municipais, melhorando as finanças dessas prefeituras para promoverem melhorias nas cidades baianas, e gerando energia de uma forma limpa e renovável".A Bahia está na liderança nacional na geração de energia eólica e ocupa o segundo lugar no ranking dos cinco principais Estados em geração de energia solar no país, em abril de 2021. 

Da Redação
foto - divulgação/SDE
Um total de R$ 8,646 bilhões em investimentos em novos parques eólicos está previsto para os municípios de Casa Nova, Morro do Chapéu, Macururé e Várzea Nova, nos próximos três anos. Esse é o total de recursos que a empresa Casa dos Ventos pretende investir, de acordo com os protocolos de investimentos assinados nesta quarta-feira (14), com o governo da Bahia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, o governo da Bahia busca descentralizar a arrecadação de receita do estado que está concentrada na maior parte na região metropolitana, "o investimento das empresas de energia eólica na Bahia gera empregos tanto na fase de instalação quanto na sua operação dos aerogeradores. Além do benefício da geração de empregos que gera renda ao trabalhador, também é revertido em impostos municipais, melhorando as finanças dessas prefeituras para promoverem melhorias nas cidades baianas, e gerando energia de uma forma limpa e renovável", afirmou Leal. Nos quatro municípios, a previsão da empresa é gerar durante a instalação dos aerogeradores mais de dez mil empregos. Já na fase de operação serão gerados 51 empregos diretos nos parques eólicos. "Hoje assinamos protocolos de intenções que eu diria que, muito mais que intenção, é uma decisão de investimento, inclusive com a primeira obra começando agora em setembro desse ano, em Morro do Chapéu. Estamos falando de mais de oito bilhões nos próximos três anos", afirmou o presidente da Casa dos Ventos, Clécio Eloy. Liderança A Bahia está na liderança nacional na geração de energia eólica e ocupa o segundo lugar no ranking dos cinco principais Estados em geração de energia solar no país, em abril de 2021. Os dados constam do Informe Executivo de Energias Renováveis da SDE. Do mês de junho. Juntas, as fontes de energias renováveis deverão investir cerca de R$ 30,9 bilhões no território baiano. O Estado conta atualmente com 196 parques eólicos em operação, que tem 4.974 Megawatt (MW) de capacidade instalada, geração de 1.402 Gigawatt-hora (GWh) por mês e capacidade para abastecer cerca de 11 milhões de residências, favorecendo 35 milhões de pessoas.
Com informações da Seinfra BA  15/07/2021

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Locomotivas históricas da EF Elétrica Votorantim serão preservadas

Transportes sobre trilhos/Memoria ferroviária  🚂🚃🚃🚃

Elas estavam desativadas na unidade Santa Helena da Votorantim Cimentos, em Votorantim, e foram doadas pela empresa como forma de preservação do seu patrimônio histórico e industrial, tendo sido transportadas nos dias 26 e 27 de junho de volta à Estação Paula Souza, marco inicial da ferrovia entre Sorocaba e Votorantim, onde operaram entre 1946 e o final da década de 1980. 

Gazeta de Votorantim (SP)*
Foto/Divulgação
Serão preservadas no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba, na Estação Paula Souza, mantido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, duas locomotivas elétricas modelo 40 toneladas (B-B 80/80-4GHM829AEI) construídas em 1946 pela General Electric, em Schenectady, Nova York, nos Estados Unidos, para a Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) — cuja eletrificação, implantada entre 1921 e 1922, comemora seu centenário. Elas estavam desativadas na unidade Santa Helena da Votorantim Cimentos, em Votorantim, e foram doadas pela empresa como forma de preservação do seu patrimônio histórico e industrial, tendo sido transportadas nos dias 26 e 27 de junho de volta à Estação Paula Souza, marco inicial da ferrovia entre Sorocaba e Votorantim, onde operaram entre 1946 e o final da década de 1980. Conforme o jornalista e pesquisador ferroviário Eric Mantuan, presidente da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, a aquisição das locomotivas remonta à expansão das atividades industriais da S.A. Indústrias Votorantim (SAIV) nas décadas de 1930 e 1940, a partir da inauguração das fábricas Santa Helena, de cimento, e Votocel, de papel celofane, levando ao considerável aumento de transporte na ferrovia. Inicialmente foram fornecidas três locomotivas à EFEV, sendo que agora estão preservadas as máquinas nº1 e a nº2 no Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba e a de nº3 foi perdida em um acidente no dia 12 de junho de 1986, quando uma composição de serviço da Votorantim chocou-se com um trem de carga da Fepasa no bairro Pinheiros, em Sorocaba. Em 1957, a SAIV adquiriu uma quarta locomotiva, de nº4, com as mesmas características das três primeiras, a qual foi construída na planta da GE em Erie, Pensilvânia. Após o acidente, essa máquina foi renumerada como nº3 para substituir a locomotiva destruída e encontra-se exposta em Votorantim, na área externa do antigo grêmio de funcionários da Fábrica Santa Helena, no bairro de mesmo nome.

Visitação
Em razão das restrições sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19, o Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba recebe visitantes mediante agendamento, o qual pode ser feito pela página facebook.com/mpefsorocabana.

A Estação Paula Souza fica na rua Dr. Paula Souza nº 420, Centro, em Sorocaba/SP.

Centro de Memória Ferroviária
O Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba é um projeto desenvolvido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tem objetivo geral de preservar locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) em área da antiga Estação Paula Souza, no centro de Sorocaba. 
* http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/42125/locomotivas-historicas-da-ef-eletrica-votorantim-serao-preservadas.html
Fonte - Revista Ferroviária  14/07/2021