PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Governo da Bahia estabelece toque de recolher em mais 22 cidades

Saúde/Prevenção  😷

A medida adotada pelo Governo do Estado nessas cidades tem validade até 2 de agosto e visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente,o funcionamento dos serviços essenciais, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Da Redação

Mais 22 cidades baianas terão toque de recolher a partir do próximo domingo (26). A medida passa a vigorar em América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, São Gabriel, Tapiramutá e Uibaí, de acordo com publicação que será feita no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25).
Fica estabelecida, das 18h às 5h, a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. A medida adotada pelo Governo do Estado nessas cidades tem validade até 2 de agosto e visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia.
Também nessas 22 cidades fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.
Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Toque de recolher em outros 23 municípiosNeste momento, outras 23 cidades baianas estão com toque de recolher em vigor. Com decreto válido até o domingo (26), a restrição inclui Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, Ibirataia, Conde e Terra Nova.
Em Juazeiro, Cachoeira, Coribe, Correntina, Poções, Santa Maria da Vitória e São Félix, decreto estadual estabelece a restrição de locomoção noturna até o dia 29 de julho. Já em Cocos e Feira da Mata, a medida do Governo do Estado está vigorando até 30 de julho.
Todas as medidas adotadas nessas 55 cidades estão em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais.
Com informações da Seco BA 24/07/2020

Egito inaugura a maior usina solar do mundo

Energia/Sustentabilidade  💡

A megaplanta solar começou a funcionar parcialmente em dezembro de 2017. Dessa forma, o Egito terá 20% de energia limpa até 2022.

Revista Amazônia
divulgação - Revista Amazônia
As condições climáticas particulares da área do deserto foram fundamentais para a escolha do local e, sem dúvida, um dos melhores.
A temperatura comum da área é superior a 50 graus Celsius, embora, pelo contrário, eles tenham instalado componentes com proteção mecânica contra poeira e os turnos de trabalho devam ser feitos nas horas mais frias do dia.
A megaplanta solar começou a funcionar parcialmente em dezembro de 2017. Dessa forma, o Egito terá 20% de energia limpa até 2022.
Além disso, com a instalação da planta, o Egito espera eliminar cerca de dois milhões de toneladas de emissões de gás por ano, agora que foi colocada em pleno funcionamento.
Fonte - Revista Amazônia  24/07/2020

Pista principal de Congonhas será fechada para reforma

Infraestrutura/Aeroportos 

A reforma da pista principal de Congonhas, operada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), terá investimento de R$ 11,5 milhões e exigirá o fechamento total da pista por 32 dias.A reforma da pista principal de Congonhas, operada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), terá investimento de R$ 11,5 milhões e exigirá o fechamento total da pista por 32 dias.

Carlos Teixeira - CNT
divulgação/CNT
A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), passará por obras de recuperação do pavimento asfáltico. A reforma da pista principal de Congonhas, operada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), terá investimento de R$ 11,5 milhões e exigirá o fechamento total da pista por 32 dias.
A reforma da pista principal de Congonhas, operada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), terá investimento de R$ 11,5 milhões e exigirá o fechamento total da pista por 32 dias. A tecnologia que será aplicada ao pavimento é conhecida como CPA (Camada Porosa de Atrito) e trará melhoria da capacidade de drenagem da pista e, também, maior aderência do pneu da aeronave ao pavimento.
Para a execução dentro do prazo estabelecido, serão disponibilizadas equipes durante 24 horas, nos sete dias da semana. A pista principal de Congonhas tem 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura e suporta aeronaves de categoria até 4C, como Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E195, utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras. Durante a reforma, a pista auxiliar somente receberá aeronaves até a categoria 3C, como ATR-72 e Caravan, conforme condicionantes estabelecidas pela Anac em conjunto com o aeroporto, as empresas aéreas e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Nesse período, aeronaves maiores, como o Boeing 737 e Airbus 320, que utilizam o aeroporto como estacionamento, poderão usar a pista auxiliar para voos de translado, apenas com tripulação, sem transportar passageiros.
A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro observa questões meteorológicas, pelo fato de o período ter baixa incidência de chuvas na capital paulista, evitando interrupções. As companhias aéreas foram ouvidas em todas as fases e ajustaram seu planejamento para oferecer as melhores condições aos seus clientes. Informações sobre cancelamento, transferência de voos e transporte entre os terminais devem ser obtidas com cada companhia.
Fonte - Agência CNT de Notícias  24/07/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica teve movimento intenso de veículos nesta sexta(24) sentido Itaparica

Boletim Informativo/Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica teve nesta sexta(24) movimento com fluxo de veículos intenso no terminal de São Joaquim,sentido Itaparica, e tranquilo em Bom Despacho,sentido Salvador.O movimento de passageiros esteve tranquilo nos dois terminais,Três embarcações,Pinheiro, Dorival Caymmi e Anna Nery,operam na travessia até as 20h,quando será realizada a ultima viagem nos dois sentidos. Não serão realizadas viagens no sábado e no domingo,obedecendo o esquema especial durante o período da pandemia.O sistema volta a funcionar na segunda nos seguintes horários,ás 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e a ultima viagem as 20h, 

foto - ilustração/arquivo





quinta-feira, 23 de julho de 2020

Por falta de compromisso ambiental, assinar acordo com Brasil é algo 'nocivo', diz especialista

Meio ambiente/ecologia  🌱 🌴

A falta de "padrões ambientais rígidos" do Brasil dificulta a assinatura de acordos comerciais como do Mercosul com a União Europeia (UE), disse especialista em relações internacionais à Sputnik Brasil.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Sob a gestão de Jair Bolsonaro, o Brasil vem atingindo recordes de desmatamento na Amazônia desde o ano passado. A pressão de outros países e investidores internacionais tem feito integrantes do governo, como o vice-presidente Hamilton Mourão e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, prometerem baixar os índices e afirmarem que não é preciso derrubar floresta para expandir a agropecuária.
Mesmo assim, o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ibáñez, disse em entrevista para a DW Brasil que não bastam declarações, é preciso mostrar dados concretos. No cargo desde julho de 2019, uma de suas principais missões é avançar o acordo comercial entre o Mercosul e a UE, assinado no ano passado, mas que para entrar em vigor precisa ser aprovado pelos governos dos países do bloco e por órgãos da União Europeia.
Segundo Tanguy Baghdadi, professor da Universidade Veiga de Almeida, o desrespeito do governo brasileiro ao meio ambiente pode dificultar ainda mais a concretização do pacto, assim como de qualquer acordo com outras nações ou blocos.

'Interesseira ou sincera, tanto faz'"Essa dificuldade pela qual o Brasil passa para colocar um acordo tão estratégico como esse com a União Europeia em vigor, é uma dificuldade que o Brasil pode ter com outros parceiros. Existe uma conscientização internacional acerca da importância da temática ambiental. A gente pode chamar ela de interesseira ou sincera, tanto faz, mas o fato é que assinar um acordo com um Estado como o Brasil, que tem a Amazônia, mas que não respeita padrões ambientais rígidos, de alto padrão, é considerado algo muito nocivo para quem participa de um acordo como esse", disse o especialista.
Baghdadi diz ainda que as negociações sobre o acordo Mercosul-UE já eram naturalmente complicadas, "mas a questão ambiental torna ainda mais difícil algo que já era bastante complicado".
Balanço divulgado no dia 5 de junho pelo sistema Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostra um aumento de alertas de corte raso na Amazônia de 34% em maio em relação ao mês anterior. No período de agosto de 2019 a 28 de maio de 2020, os dados apontam uma área desmatada de 6.064 km², maior índice dos últimos anos e 78% superior do registrado no mesmo período entre 2018 e 2019.
No ano passado, Bolsonaro acabou demitindo Ricardo Galvão da diretoria do Inpe, após o presidente questionar números divulgados pelo instituto que apontavam um aumento das queimadas e do desmatamento. Segundo o chefe de Estado, ONGs estariam por trás das queimadas na Amazônia.

'Grupos que têm interesse no desmatamento'Para o professor de relações internacionais, Bolsonaro contribui para aumentar a desconfiança externa em relação às intenções do governo de impedir a destruição das florestas.
"São desconfianças que vem pelo fato do próprio Bolsonaro, como candidato ainda, falar sobre o apoio ao agronegócio, que naturalmente é um setor importantíssimo da economia, ninguém duvida, mas tem que haver um equilíbrio. A tendência do discurso do presidente como candidato, e depois de empossado, era de favorecimento de grupos que têm interesse no desmatamento", avaliou Baghdadi.
Para o especialista, "o papel do presidente deveria ser mais de mediador": entre a "necessidade de crescimento econômico e investimento na agricultura" e o "cuidado com o meio ambiente".
O analista disse ainda que a imagem ambiental do Brasil junto à comunidade internacional, que demorou décadas para ser recuperada, está sendo deteriorada rapidamente. Ele cita a organização da Rio-92 como um marco do compromisso do país em relação ao tema.

​'Pressão internacional é incontornável'"Foram décadas para tentar recuperar um pouco da imagem internacional do Brasil, é uma pena que a gente esteja vendo tão rapidamente uma deterioração dessa imagem", afirmou.
Segundo ele, "a pressão internacional é incontornável", seja de países, de empresas ou de consumidores, que se recusam a "consumir produtos feitos em países que não respeitam padrões" ambientais rígidos.
"Isso acaba fazendo com que as próprias empresas assumam esse discurso também.Todas as empresas atualmente têm a intenção de serem vistas como sustentáveis, verdes, que se importam com o meio ambiente. E nem estou falando de empresas absolutamente verdes, estou falando de empresas de exploração de petróleo, bastante poluidoras, mas que têm a intenção de serem vistas pelos consumidores como empresas que, muito embora atuem em ramos que sejam poluidores, agressivos ao meio ambiente, têm uma preocupação com o que fazer nesses cenários", afirmou Tanguy Baghdadi.
Fonte - Sputnik  23/07/2020

BYD está disposta a pagar as desapropriações da linha 18-Bronze

Transportes sobre trilhos  🚄

O Diretor de negócio da BYD, Alexandre Liu, informou à reportagem do jornal Diário do Grande ABC, que o grupo se colocaria à disposição do governo do Estado, administrado por João Doria, para injetar dinheiro e realizar as desapropriações de terrenos e imóveis que aparecerem no traçado da linha.

Rede Noticiando
foto - ilustração/arquivo
A BYD, empresa especializada em mobilidade elétrica, informou que está disposta até a bancar as desapropriações para retomar o projeto original da linha 18-Bronze do monotrilho. A fase de desapropriações é de responsabilidade do governo do estado, e foi o maior entrave para o andamento das obras, que culminou no cancelamento do projeto e no lugar, a gestão Doria resolveu colocar um corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit), cujo projeto se quer foi apresentado até o momento.
O Diretor de negócio da BYD, Alexandre Liu, informou à reportagem do jornal Diário do Grande ABC, que o grupo se colocaria à disposição do governo do Estado, administrado por João Doria, para injetar dinheiro e realizar as desapropriações de terrenos e imóveis que aparecerem no traçado da linha.
"Se for necessário, estamos dispostos a realizar as desapropriações. Basta saber se é possível que uma empresa privada possa realizar este tipo de trâmite. Mas reforço a informação, a BYD se coloca inteiramente à disposição do governo do Estado para que a Linha 18 seja executada com tecnologia de monotrilho", declarou Liu, ao jornal.
Baldy diz que não existe nenhuma proposta sobre a linha 18-BronzeQuestionado em uma rede social sobre essa proposta da BYD, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, respondeu que não existe nenhuma proposta de qualquer empresa, algo que na realidade não é verdade.
"Não existe nenhuma proposta de qualquer empresa. Nada formalizado ao Estado para qualquer projeto. Ainda que seja para a já extinta Linha 18 pelos comitês responsáveis dentro do Governo", disse Baldy.
Em outra ocasião, Baldy respondendo mais uma vez a questionamento em redes sociais disse que "não existe mais a Linha 18", quando foi perguntando sobre as possibilidades do projeto original ser retomado.
"Não existe nenhuma proposta de qualquer empresa. Nada formalizado ao Estado para qualquer projeto. Ainda que seja para a já extinta Linha 18 pelos comitês responsáveis dentro do Governo", disse Baldy.
STM respondeu ao jornalPor meio de nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos alegou que o assunto não está mais sob governança da pasta, já que o objeto está extinto.
Nem monotrilho muito menos BRTUm ano após cancelar o projeto de monotrilho na Linha 18-Bronze e escolher um corredor de ônibus como alternativa, nem o contrato de concessão foi rescindido, muito menos foi apresentado o projeto para a implantação do BRT.
Do que se prometeu na época de investimentos em mobilidade no ABC, foram apenas a chegada de "trem novos" (com 10 anos de uso) para a Linha 10-Turquesa da CPTM, fora isso, tudo ficou na promessa.
Secretário afirma que deve lançar obras do BRT do ABC ainda em 2020O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, voltou a afirmar que o governo estadual pretente lançar as obras do corredor de ônibus entre São Paulo e o ABC ainda em 2020.
A afirmação do titular da pasta de transportes metropolitanos foi dada durante uma reunião Conjunta das Comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos e Municipais, da Assembleia Legislativa.
Agora é esperar.Resta agora, a população do ABC aguardar novidades em relação ao projeto do corredor de ônibus, que deve ser operado - sem novidade alguma - pela Metra.
Fonte - Revista Ferroviária  22/07/2020

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Mais três municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 387

Boletim Informativo/Transportes  🚌  😷

Boquira, Malhada e Tanhaçu terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (23). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (22). Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Botuporã, Guajeru e Serra do Ramalho, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

Demanda pelos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos cai 73,2% no segundo trimestre

Transportes sobre trilhos  🚇

O impacto fez com que o setor deixasse de movimentar cerca de 500 milhões de passageiros em todo o Brasil. Com isso, o prejuízo soma R$ 3,6 bilhões.No acumulado do primeiro semestre, a queda no número de passageiros transportados foi de 880 milhões. Com isso, de janeiro a junho, a demanda alcançou apenas 43% do total registrado no mesmo período de 2019, que foi de 1,5 bilhão de passageiros.

Agência CNT
foto - ilustração/arquivo
A pandemia da covid-19 não tem poupado o setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. Números do balanço do segundo trimestre de 2020, realizado pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), mostram que os sistemas tiveram uma redução de 73,2% na quantidade de pessoas transportadas em relação ao mesmo período em 2019. O impacto fez com que o setor deixasse de movimentar cerca de 500 milhões de passageiros em todo o Brasil. Com isso, o prejuízo soma R$ 3,6 bilhões.
No acumulado do primeiro semestre, a queda no número de passageiros transportados foi de 880 milhões. Com isso, de janeiro a junho, a demanda alcançou apenas 43% do total registrado no mesmo período de 2019, que foi de 1,5 bilhão de passageiros.
Para o terceiro trimestre, a ANPTrilhos espera discreta melhora. O presidente da entidade, Joubert Flores, explica que muitas empresas já estão com dificuldade de operação e que é preciso ter novas fontes de financiamento. “A solução para sair da crise passa pelo socorro emergencial de capital de giro para as empresas. Sem isso, a operação de algumas será interrompida”, alerta. Ele destaca que a crise evidenciou a necessidade da criação de autoridades metropolitanas para o planejamento, a otimização e a integração entre os modais de transporte, além de novas fontes de financiamento para o transporte público.
Fonte - ANPTrilhos   21/07/2020

terça-feira, 21 de julho de 2020

Seis parques eólicos entram em atividade na Bahia no primeiro semestre de 2020

Energia/Sustentabilidade   💡

Os seis novos empreendimentos estão localizados nos municípios de Pindaí e Campo Formoso, aumentando para 171 parques em funcionamento distribuídos por 20 cidades. O estado se mantém na liderança da geração de energia elétrica a partir da fonte dos ventos no Brasil.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Caititu 2 e 3, Corrupião 3, Carcará e Ventos de São Januário 20 e 21 são os parques eólicos que entraram em operação comercial no primeiro semestre deste ano na Bahia. Os seis novos empreendimentos estão localizados nos municípios de Pindaí e Campo Formoso, aumentando para 171 parques em funcionamento distribuídos por 20 cidades. O estado se mantém na liderança da geração de energia elétrica a partir da fonte dos ventos no Brasil.
O potencial eólico do território baiano contribui para a atração de negócios por meio das empresas do setor energético. Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade foi de R$ 16,5 bilhões. Os empreendimentos foram responsáveis pela produção de 4.750.311,04 MWh de energia elétrica entre janeiro e maio deste ano, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Bahia gerou 31,8% do total do país na força dos ventos, o que seria capaz de atender 8,3 milhões de residências.
O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, comemora o avanço do setor no estado. “As fontes renováveis são responsáveis por cerca de 90% da capacidade instalada de geração de energia elétrica no território baiano. Até o fim de 2020, mais dois empreendimentos eólicos entrarão em atividade no município de Campo Formoso. Os novos parques são Ventos de São Januário 04 e 22 e vão contribuir para a consolidação da produção energética do estado”.
"A Bahia tem se tornado uma locomotiva de desenvolvimento no país e o setor de energias renováveis é um dos responsáveis por este cenário. Além da liderança nacional no setor, parques eólicos e solares que estão em operação no estado já criaram mais de 55,5 mil empregos diretos na fase de construção. Além de gerar emprego e renda nos municípios e ter transformado a paisagem no semiárido baiano, a energia renovável não polui e ajuda a diversificar a matriz elétrica do país", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), João Leão.
De acordo com dados do Informes de Energias Renováveis da SDE, há atualmente na Bahia 54 parques eólicos em construção e outros 70 parques em construção prestes a se iniciar. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos. Já no setor solar fotovoltaico, 44 parques estão prestes a começar a construção, com investimentos previstos na ordem de R$ 6 bilhões e possível abertura de 21,2 mil postos de trabalho na fase de construção dessas usinas. Com os novos parques, a Bahia pode alcançar 1,6 GW de potência instalada em solar, até 2024, e 7 GW de potência instalada, em eólica, até 2025.

Energia SolarAlém da fonte dos ventos, a Bahia também permanece em primeiro lugar no ranking da geração solar no país. O território baiano possui 31 empreendimentos em funcionamento e nos quais foram aplicados R$ 4 bilhões por empresas do setor nos últimos oito anos. De acordo com o ONS, os parques instalados em oito municípios produziram 718.247,04 MWh de energia elétrica de janeiro até maio de 2020. O dado representa 30,9% do valor gerado pela fonte solar fotovoltaica no Brasil e teria capacidade de atendimento para cerca de 880 mil residências.
Com informações da Secom BA  21/07/2020

Bahia tem mais nove municípios com transporte suspenso; total chega a 387

Boletim Informativo/Transportes  🚌

Barra da Estiva, Bonito, Catolândia, Feira da Mata, Ibiquera, Licínio de Almeida, Pedrão, Rio do Antônio e Várzea do Poço terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (22). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (21).Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibitiara e Novo Horizonte, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

MOB Maranhão retira ônibus semiurbano antigos de circulação

Mobilidade 🚌

Foram retirados de circulação,pela Agência Estadual de Mobilidade Urban e Serviços Públicos(MOB), 23 ônibus do sistema semiurbano que já haviam completado a idade limite para operar no sistema.Conforme a Resolução nº 02 de 19 de abril de 2018 da MOB, a idade individual limite de veículos do sistema semiurbano é de até 10 (dez) anos, baseada no ano de fabricação do chassi do veículo.

MOB
foto - Vinícius Ferreira/Sportbus - MOB


A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) retirou de circulação 23 ônibus do sistema semiurbano que já haviam completado a idade limite para operar no sistema.
Conforme a Resolução nº 02 de 19 de abril de 2018 da MOB, a idade individual limite de veículos do sistema semiurbano é de até 10 (dez) anos, baseada no ano de fabricação do chassi do veículo.
Foram retirados de circulação ônibus da Viação Aroeiras, Marina, Expresso União, Viação Pericumã, Ratrans, Expresso Tapajós, Rio Claro e Planeta Transp
Para não haver desfalque nas linhas operadas que as empresas não apresentaram ônibus substituto, a MOB emitiu ordens de serviços a outras empresas para salvaguardar o serviço.
A empresa Taguatur e a Viper receberam duas vagas nas linhas Jardim Tropical/São Francisco (T064), tendo a Viper garantido ainda duas vagas na linha Jardim Tropical/Santos Dummont (T063). Além dessas, a Viação Aroeiras também recebeu ordem de serviço para operar na linha Mojó/Terminal Cohab (A989).
As empresas notificadas terão prazo para fazerem a regularização junto à MOB, para assim voltarem a operar no sistema.
“A MOB vem trabalhando com muita responsabilidade e transparência os modais de transportes no Maranhão, com o intuito de proporcionar mais conforto e segurança para a população que utiliza o serviço. Vamos continuar a fiscalização a fim de resguardar as exigências legais para o transporte semiurbano e quem estiver em desacordo estará sujeito as sanções da Lei”, pontuou Lawrence Melo.
Com informações da MOB Maranhão  20/07/2020

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Expansão da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes está suspenso

Transportes sobre trilhos  🚄

Em resposta a um questionamento de um seguidor em uma rede social sobre o prolongamento do monotrilho até o populoso bairro, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, respondeu: " Estávamos evoluindo o projeto, mas após início da Pandemia, foi suspenso".

Rede Noticiando
foto - ilustração/Pregopontocom
A chegada da Linha 15-Prata do monotrilho até Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital, deve atrasar ainda mais.
Em resposta a um questionamento de um seguidor em uma rede social sobre o prolongamento do monotrilho até o populoso bairro, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, respondeu: " Estávamos evoluindo o projeto, mas após início da Pandemia, foi suspenso".
No final de 2019 durante a entrega de três novas estações da Linha 15-Prata, o governador João Doria deu uma declaração dúbia em que prometeu a conclusão das obras até Cidade Tiradentes dentro de três anos.
Diante da declaração claramente equivocada do governador, o secretário Alexandre Baldy foi questionado por jornalistas na época sobre a viabilidade das obras até Cidade Tiradentes, e explicou da seguinte forma:
"Nosso desejo é que consigamos anunciar em 2020 a implementação das obras (trecho Vila Prudente - Ipiranga)". Já sobre o trecho após Jardim Planalto, o secretário afirmou que "os estudos mais aprofundados, seja da etapa da licitação, seja do início de obras, com o recurso financeiro necessário, também para podermos fazer até o fim do governo ( que ocorre em 2022) para que haja a continuidade até a Cidade Tiradentes".
O secretário voltou a ser questionado sobre a extensão até Cidade Tiradentes e falou o seguinte: "é a determinação que nós tenhamos, com planejamento, com responsabilidade, para que possamos iniciar as obras, seguindo em direção até a Cidade Tiradentes até 2022".
Pandemia e a suspensão do projetoCom a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o projeto voltou a ser engavetado. Não foi citado pelo secretário alguma alternativa ao projeto, ou até mesmo, algum prazo para que o prolongamento volte a ser discutido.
O Rede Noticiando procurou o Metrô de São Paulo, que além de responsável pela operação do monotrilho, cuida da parte de expansão e obras metroviárias, para obter mais informações à respeito deste tema.
Até a publicação desta matéria não tivemos retorno, entretanto, esse texto será prontamente atualizado caso a Companhia retorno nosso contato.
Fonte - Revista Ferroviária  20/07/2020

O que está acontecendo

Ponto de Vista/Política  🔍

O plenário da Câmara dos Deputados barrou a ampliação do auxílio emergencial de 600 reais até dezembro em votação nominal virtual derrotando a emenda da oposição com 309 votos contra 123, uma abstenção e um voto do presidente (não votaram 79 deputados)

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João G.Vargas Netto
Bem que a oposição tentou. Mas o plenário da Câmara dos Deputados barrou a ampliação do auxílio emergencial de 600 reais até dezembro em votação nominal virtual derrotando a emenda da oposição com 309 votos contra 123, uma abstenção e um voto do presidente (não votaram 79 deputados).
Estes 309 votos (que superam em um voto o quórum necessário para a aprovação de uma PEC) somaram os seguidores do presidente Rodrigo Maia, o centrão e os apoiadores do presidente da República caindo sobre eles e sobre o plenário uma cortina fiscalista que dificulta os necessários e emergenciais gastos do governo para combater a pandemia e diminuir os estragos do pandemônio.
A mesma cortina fiscalista caiu no Senado ocasionando que a MP 927 perdesse a validade porque continha um gordo jabuti de suspensão de pagamento de impostos.
Neste caso a reivindicação das direções sindicais e o trabalho de formiga em alguns estados para convencer os senadores teve sua recompensa porque a MP 927 era, no geral, lesiva aos interesses dos trabalhadores.
A fábrica de notícias ruins – além das notícias ruins sobre a doença e as mortes causadas por ela – continua a todo vapor.
Uma portaria do ministério da Fazenda determinou, com retroatividade até março, a possibilidade dos empresários demitirem e recontratarem empregados sem respeitar o prazo de 90 dias e com salários inferiores e menos direitos e benefícios.
É uma verdadeira passagem da boiada, além de colocar para os sindicatos o dilema entre o pior e o pior, porque os obriga a sancionarem as novas contratações ou se colocarem contra os trabalhadores reempregados.
Na luta contra a doença deve-se valorizar o texto publicado na Folha de São Paulo dia 17 – “60 dias de omissão na Saúde” – em que vários ex-ministros da Saúde exigem um enfrentamento mais efetivo e de combate à doença pelo ministério, que se mantém neste período sem comando efetivo sob a interinidade de um general.
* Analista político
Fonte - Portogente  20/07/2020

domingo, 19 de julho de 2020

Novo oceano está se formando em local 'único' na Terra, dizem cientistas

Ciência & Tecnologia   🌊

O local em questão é a região de Afar, no leste da África, considerada uma das áreas mais quentes do planeta. Em 2005, formou-se ali uma enorme fenda, que tem agora cerca de 56 quilômetros de comprimento, recordam os cientistas.

Sputnik
imagem - ilustração/Google Maps 
Dados obtidos por satélite ajudam cientistas a estudar fenda tectônica na África onde novo oceano deverá surgir daqui a cerca de cinco milhões de anos.
O local em questão é a região de Afar, no leste da África, considerada uma das áreas mais quentes do planeta. Em 2005, formou-se ali uma enorme fenda, que tem agora cerca de 56 quilômetros de comprimento, recordam os cientistas.
De acordo eles, por baixo da região árida o continente africano provavelmente está se dividindo.
Esta extensão desolada se localiza por cima da juntura de três placas tectônicas (a somali, a arábica e a núbia), que estão se afastando lentamente umas das outras, dando lugar a um processo geológico que dividirá a África em duas e formará um novo oceano daqui a cinco milhões ou dez milhões de anos.
"O golfo de Áden e o mar Vermelho irão inundar a região de Afar, [adentrar] o vale do Rift e se tornar um novo oceano. Aquela parte da África Oriental se tornará um pequeno continente separado", declarou à NBC News Ken Macdonald, geofísico marinho e professor emérito da Universidade da Califórnia, EUA.

Lugar 'único'Comentando o assunto para a mídia, o doutorando Christopher Moore da Universidade de Leeds (Reino Unido) disse:
"Este é o único lugar da Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica."
A afirmação do especialista foi feita com base em medições dos satélites que monitoram a atividade vulcânica no Leste da África, que está associada com a separação do continente.
O fenômeno do distanciamento entre as placas, em particular a arábica, deu origem ao mar Vermelho e ao golfo de Áden.
Embora os cientistas estimem a futura formação de um novo oceano, ainda não há certeza sobre a causa de tal fenômeno.
Contudo, acredita-se que isso acontece porque rochas superquentes oriundas do manto sob a África Oriental estão subindo em direção à superfície terrestre.
Fonte - Sputnik  19/07/2020

Cuba comemora ausência de transmissão local de covid-19

Internacional/Saude  😷

Francisco Duran, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, que atualizou o país diariamente sobre a pandemia, tirou a máscara durante a transmissão nacional para dar a boa notícia. Nesse sábado, ele fez o mesmo, relatando apenas um único caso doméstico em Havana.Apenas alguns casos de covid-19 foram relatados em Cuba na última semana, todos em Havana.A maior parte da ilha do Caribe, onde vivem 11,2 milhões de habitantes, está livre da doença há mais de um mês.

Agência Brasil/Reuters
Marc Frank - Repórter da Reuters
foto - ilustração/arquivo
Pela primeira vez em 130 dias, Cuba anunciou neste domingo (19) que não há novos casos domésticos de covid-19, à medida que a maior parte do país passou para a fase final visando à retomada de atividades, com uso de máscaras e distanciamento social.
Francisco Duran, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, que atualizou o país diariamente sobre a pandemia, tirou a máscara durante a transmissão nacional para dar a boa notícia. Nesse sábado, ele fez o mesmo, relatando apenas um único caso doméstico em Havana.
Apenas alguns casos de covid-19 foram relatados em Cuba na última semana, todos em Havana.
A maior parte da ilha do Caribe, onde vivem 11,2 milhões de habitantes, está livre da doença há mais de um mês.
"Eu sempre digo para você ficar seguro em casa, mas eu sei que muitos hoje vão à praia", disse Duran, sorrindo, lembrando à população a importância de manter o distanciamento social.
Os 2,2 milhões de habitantes da capital permanecem na primeira fase de três estágios de reabertura, na qual eles podem usar transporte público e privado, ir à praia e outros centros de recreação e desfrutar de uma viagem à beira-mar, bem a tempo para as férias de verão.
O distanciamento social e o uso de máscaras permanecem obrigatórios na maioria das circunstâncias.
O país abriu um grupo de resorts para turismo internacional. A Fase 3 amplia viagens internacionais, dependendo do risco.
O país comunista recebeu altas notas pela forma de informar sobre a pandemia. O sistema de saúde comunitário robusto e gratuito de Cuba permitiu manter o número de infecções abaixo de 2.500, com 87 mortes.
Fonte - Agência Brasil  19/07/2020