PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Movimento Pró-VLT - Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

Com a paralisação das obras do VLT, a imagem que temos dos últimos 6 anos de Mato Grosso para o Brasil é a de um Estado constituído de políticos medíocres, incompetentes e corruptos. Tudo porque, a maioria fala que apoia o VLT, mas na verdade, não toma qualquer providência para resolver a questão. Foi assim, nas últimas campanhas eleitorais. Muito discurso e pouca ação. 

Diário de Cuiabá - Vicente Vuolo*
foto - ilustração/arquivo
Quando o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, foi assassinado no dia 22 de novembro de 1963 por um disparo enquanto circulava no automóvel presidencial na Praça Dealey, em Dallas (Texas), a cidade ficou conhecida por dezenas de anos como a cidade do ódio, até que uma campanha publicitária intensa mudou a imagem da terra dos cowboys. Fazendo uma analogia com o que aconteceu em Cuiabá e Várzea Grande, em 2014, com a paralisação das obras do VLT, a imagem que temos dos últimos 6 anos de Mato Grosso para o Brasil é a de um Estado constituído de políticos medíocres, incompetentes e corruptos. Tudo porque, a maioria fala que apoia o VLT, mas na verdade, não toma qualquer providência para resolver a questão. Foi assim, nas últimas campanhas eleitorais. Muito discurso e pouca ação. A maior prova desse descaso governamental, é que o governador nunca visitou a obra. E pelos prejuízos causados à sociedade, foi processado criminalmente. A 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande ajuizou Ação Civil Pública (ACP) por degradação ambiental e material na área de 132 mil metros quadrados localizada ao lado do aeroporto, para a construção do Centro de Controle, Manutenção e Operação do VLT. É um crime doloso! E assim, o governo do Estado de Mato Grosso passa a imagem do deboche e da mentira. Mentiram ontem, e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma completamente. Mentem diariamente. E de tanto mentir tão bravamente, constrói um governo de mentiras diariamente. Essa é a imagem de mais um governo de promessas não cumpridas. Como bem disse a jornalista Maju no Jornal Nacional: o VLT é vergonha nacional. Ciente dos enormes prejuízos que essa obra parada está trazendo para a população e ao erário, é que surgiu há 1 ano e 5 meses, o Movimento Pró VLT, cívico e suprapartidário, para cobrar do governo do Estado a conclusão imediata das obras. O Movimento Pró VLT está ampliando o seu trabalho de conscientização desse modal de transporte ecologicamente correto para a melhoria na qualidade de vida de nossa população. Depois da criação do Movimento Cidadania Pró VLT de Várzea Grande, que organizou no mês passado, um protesto na ponte sobre o rio Cuiabá construída para o VLT, o Movimento Pró VLT ampliou, ainda mais, o seu raio de atuação. Lideranças das mais representativas coxipoenses decidiram somar nessa luta criando o Movimento Coxipó Pró VLT. O local escolhido para a manifestação foi o viaduto da UFMT, na Avenida Fernando Correa da Costa, onde se encontram abandonados os trilhos do VLT. Além da minha participação, estiveram presentes nessa manifestação cívica, que obedeceu a limitação de pessoas por causa da pandemia, o administrador de empresas, Emanoel Rosa de Oliveira, o engenheiro civil Edson José Carvalho da Costa, o professor e policial rodoviário federal Paulo Vieira de Melo, a cirurgiã dentista Iasmim Patrícia de O. Costa, o advogado Edmilson Rosa de Oliveira, o economista Nailton Caio de Jesus, o administrador de empresas Luís Cesar Aguaio, a turismóloga Thais Alves Barbosa e o proprietário da Faculdade Impacto do Coxipó José Olímpio dos Santos. Para o Coordenador do Movimento Coxipó Pró VLT, Emanoel Rosa de Oliveira, O povo do Coxipó não aguenta mais sofrer diante do caos no transporte público. Todo dia existe engarrafamentos de veículos com os ônibus poluentes superlotados sem ar-condicionado. O VLT será a solução, tem a preferência do semáforo, será mais rápido e confortável com poluição zero.

De acordo com o especialista em VLT, engenheiro José Pícolli, foram investidos para receber o VLT somente no Coxipó, mais de R$ 100 milhões assim distribuídos: R$ 37. 917.000,00 (viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso), R$ 53.899.000,00 (ponte sobre o rio Coxipó com 294 unidades de vigas pré-moldadas prontas), R$ 31.728.000,00 (viaduto da entrada para Santo Antônio do Leverger), totalizando R$ 103.544,00. Esse dinheiro não pode ser jogado no lixo. O governador não pode continuar governando contra a sociedade. O povo quer VLT já!
*VICENTE VUOLO é economista, cientista político e coordenador do Movimento Pró-VLT.
Fonte - Revista Ferroviária  09/10/2020

Sistema Ferry-Boat opera com 5 embarcações nesta sexta(09) na travessia Salvador/Itaparica

Boletim Informativo/Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta sexta(09) com 5 embarcações na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica.Estão em serviço as embarcações,Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery e Ivete Sangalo.O movimento durante a tarde teve fluxo  moderado para veículos e intenso para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento é tranquilo para veículos e passageiros.As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


foto - ilustração/arquivo

Gotardo na Suíça - Construção do maior túnel ferroviário do mundo

 Transportes sobre trilhos/Tunel Gotardo  🚅


Mega Construções



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Metrô de Fortaleza adota horário diferenciado para feriado de 12 de outubro

Transportes sobre trilhos  🚇  🚄

Em face ao feriado do dia 12 de outubro,a Metrofor informa que vai adotar horário diferenciado nas três linhas do sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana. Alterações de horários de viagens poderão ocorrer em face de condições operacionais. 

Da Redação
divulgação/Metrofor
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em face ao feriado do dia 12 de outubro, informa que vai adotar horário diferenciado nas três linhas do sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana. A Companhia informa ainda que continua adotando as normas de biossegurança no combate ao coronavírus, desta forma, fornece álcool em gel 70% nos dispensadores dentro dos trens e estações para que os passageiros possam higienizar as mãos antes e após o uso das linhas. Além disso, o uso de máscara é obrigatório e os lugares nos assentos (nas estações e nos vagões) estão demarcados para evitar a proximidade dos usuários. O Metrofor recomenda aos usuários chegar à estação com pelo menos cinco minutos de antecedência. Alterações de horários de viagens poderão ocorrer em face de condições operacionais. No dia 12 de outubro, Não haverá operação do VLT de Sobral nem VLT do Cariri.

Confira os horários das linhas do Metrofor para o dia 12 de outubro:

LINHA SUL – 1º PERÍODO Partindo do Carlito Benevides para a José de Alencar – Primeira Viagem – 7:30/ Última Viagem – 12:00. Partindo da José de Alencar para Carlito Benevides – Primeira Viagem – 7:40 / Última Viagem – 12:10.
LINHA SUL – 2º PERÍODO Partindo do Carlito Benevides para a José de Alencar – Primeira Viagem – 17:05 / Última Viagem – 22:35. Partindo da José de Alencar para Carlito Benevides – Primeira Viagem – 17:15 / Última Viagem – 22:45.
LINHA NORDESTE – VLT PARANGABA IATE – 1º PERÍODO Partindo da Parangaba para o Iate – Primeira Viagem – 7:21 / Última Viagem -11:40. Partindo do Iate para a Parangaba – Primeira Viagem – 7:21 / Última Viagem -11:40. 
LINHA NORDESTE – VLT PARANGABA IATE – 2º PERÍODO Partindo da Parangaba para o Iate – Primeira Viagem – 17:00 / Última Viagem -22:15. Partindo do Iate para a Parangaba – Primeira Viagem – 17:00 / Última Viagem -22:15.
LINHA OESTE – 1º PERÍODO Partindo de Moura Brasil para Caucaia as viagens serão às 7:45, 9:30 e 11:00. Partindo da Caucaia para Moura Brasil as viagens serão às 8:30, 10:15 e 11:45. 
LINHA OESTE – 2º PERÍODO Partindo de Moura Brasil para Caucaia as viagens serão às 16:00, 17:30 e 19:25. Partindo da Caucaia para Moura Brasil as viagens serão às 16:45, 18:15 e 20:00.
Com informações da Metrofor  08/01/2020

Resolução amplia embarque para 75% da capacidade de veículos nas embarcações do Sistema Ferry-Boat

Travessia marítima  🚢

Resolução da Agerba  publicada no Diário Oficial do Estado desta manhã,amplia embarque de veículos no Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica, para 75% da capacidade das embarcações

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir desta quinta-feira (8), o embarque de veículos no sistema de travessia via Ferry-boat, entre Salvador e Itaparica, será ampliado de 50 para 75% da capacidade das embarcações. A resolução Agerba nº 43/2020, que autoriza a ampliação, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta manhã. O quantitativo máximo de embarque de passageiros, entretanto, não será ampliado, ficando limitado a 50% da capacidade dos ferries. A medida altera as normas que foram estabelecidas anteriormente com o intuito de adequar a procura dos motoristas e a melhor operacionalidade da travessia. Diante da manutenção do estado de pandemia a ampliação do quantitativo de pedestres não foi realizada para que o distanciamento entre os passageiros seja mantido no salão das embarcações e outras áreas dos terminais. O quadro de horários será mantido, com operação de 13 horários regulares diários.

Confira: 
De Salvador para Itaparica, às 05:00h, 06:00h, 08:00h, 10:00h, 11:00h, 12:00h, 14:00h, 15:00h, 16:00h, 18:00h, 19:00h, 20:00h e 22:00h; 
De Itaparica para Salvador, às 05:00h, 06:00h, 08:00h, 09:00h, 10:00h, 12:00h, 13:00h, 14:00h, 16:00h, 17:00h, 18:00h, 20:00h e 22:00h, todos os dias;

Confira como fica a capacidade das embarcações a partir desta quinta-feira: 
EMBARCAÇÃO VEÍCULOS (capacidade de 75%) Anna Nery 40 Dorival Caymmi 101 Ivete Sangalo 40 Maria Bethânia 33 Pinheiro 39 Rio Paraguaçu 32 Zumbi dos Palmares 112
Com informações da Seinfra BA  08/10/2020

Trensurb retoma operação do Aeromóvel a partir de segunda-feira (12)

Transportes sobre trilhos/Aeromóvel  🚄

O sistema Aeromóvel,criado e desenvolvido no Brasil, utiliza sistema de propulsão a ar em um duto de concreto suspenso em colunas, onde corre utilizando trilhos de ferro.O sistema é silencioso com baixos índice de poluição.A linha que liga a estação Transurb ao Aeroporto foi a 1ª a ser implantada no país após várias décadas da invenção do sistema.

Trensurb
foto - ilustração/arquivo
A partir de segunda-feira (12), será retomado o funcionamento da linha do aeromóvel operada pela Trensurb, que liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho. A operação da linha ocorrerá somente de segunda a sexta-feira, das 6h15 às 11h15 e das 17h15 às 22h15. Os horários foram definidos em conjunto com a Fraport, operadora do aeroporto, buscando contemplar os períodos de maior movimento no terminal aeroportuário. A linha do aeromóvel havia tido sua operação suspensa, em função da pandemia, desde 17 de março.
Fonte - ANPTrilhos  08/10/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso nesta quinta(08) sentido Ilha

Boletim Informativo - Travessia marítima 🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica tem nesta quinta(08), movimento com fluxo é intenso para veículos e passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento é tranquilo para embarque de veículos e passageiros.Estão em serviço as embarcações,Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Anna Nery e Ivete Sangalo. A operação diária do sistema segue com a realização das travessias todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

foto - ilustração/arquivo



Itaparica/Bahia - Google Maps


quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Pantanal em chamas: crime hediondo

 Meio ambiente/Sustentabilidade  🌱 🐒

Para o representante do Inpe, Alberto Setzer, a estrutura oferecida pelo poder público não é suficiente. O engenheiro ambiental explica que a situação no Pantanal é “quase impossível de ser administrada” com o cenário de estiagem, temperatura alta, umidade baixa e ventos fortes.
 
Agência Senado
Pantanal em chamas mostra País despreparado.
 Crédito-Mayke Toscano/Agência Senado.
O poder público precisa enviar mais homens e equipamentos para o combate às queimadas no Pantanal. A avaliação é de especialistas que participaram de audiência pública virtual promovida pela comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios no bioma. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), são quase 18 mil focos de chamas em 2020 — um aumento de 200% em relação ao ano passado. O combate às queimadas é realizado por 500 brigadistas, com o apoio de 500 militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea. De acordo com o subchefe de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Eduardo Leal de Oliveira, mais de 14 aeronaves foram empregadas no enfrentamento ao fogo desde julho. Para o representante do Inpe, Alberto Setzer, a estrutura oferecida pelo poder público não é suficiente. O engenheiro ambiental explica que a situação no Pantanal é “quase impossível de ser administrada” com o cenário de estiagem, temperatura alta, umidade baixa e ventos fortes. "De um lado, temos essas frentes avançando de maneira descontrolada, cobrindo dezenas de quilômetros quadrados. De outro lado, temos apenas algumas centenas de brigadistas. Mesmo combinando as Forças Armadas com os brigadistas e voluntários, temos cerca de mil pessoas. Esse número obviamente está subdimensionado. Precisaríamos de 10 vezes mais. Muito possivelmente, 100 vezes mais pessoas lutando para conseguir enfrentar uma situação descontrolada como essa, que já perdura por meses", afirmou. A presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti, destaca a dificuldade para a aquisição de insumos usados no combate às chamas. Ela explica que o fato de o Pantanal ser o bioma mais preservado no Brasil dificulta o acesso a áreas remotas, o que exige uma “situação de guerra” para o enfrentamento ao fogo. "As chamas no pantanal têm alcançado mais de 25 metros de altura, o que inclusive impossibilita os homens de fazerem esse combate. Isso mostra que uma outra estratégia precisa ser adotada: o combate aéreo e a utilização de outros produtos que busquem retardar (os incêndios) ou melhorar a eficiência do combate aéreo. Além do intenso calor e da seca, temos dificuldade de adquirir os insumos para fazer esse combate", afirmou. Responsabilidades A audiência pública interativa contou com a participação de internautas, que enviaram perguntas aos debatedores. Um dos questionamentos frequentes foi sobre a responsabilização dos causadores das queimadas. De acordo com o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de Mato Grosso, o fogo no estado é causado pela ação humana — como a queima de áreas para o pasto, o uso de fogo para a retirada de mel em colmeias e a incineração de equipamentos agrícolas. Em Mato Grosso do Sul, cinco fazendeiros são investigados pela Polícia Federal por queimadas supostamente intencionais.
Fonte - Portogente  07/10/2020

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Aquecimento dos oceanos pode mudar recifes de corais, mostra estudo

Meio ambiente  🌊  🐟

Trabalho é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.A queda na quantidade de peixes que se alimentam de algas na região tropical pode fazer com que os ecossistemas dos recifes percam a sua diversidade de espécies e tenham predominância de algas já em 2050.

Camila Boehm - Agência Brasil 
Edson Acioli/ICMBio
Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prevê mudanças na configuração dos recifes de corais e migração de peixes do Caribe e do litoral brasileiro nas próximas décadas devido ao aquecimento dos oceanos. A queda na quantidade de peixes que se alimentam de algas na região tropical pode fazer com que os ecossistemas dos recifes percam a sua diversidade de espécies e tenham predominância de algas já em 2050. O trabalho projetou as interações tróficas - relativas à alimentação - dos peixes em relação ao aumento da temperatura dos oceanos. Os resultados demonstraram que as interações vão diminuir e que em algumas regiões haverá deslocamento geográfico dessas interações: aquelas que ocorriam, por exemplo, na região tropical vão migrar para a região extratropical, conforme explicou Kelly Inagaki, pesquisadora do Laboratório de Ecologia Marinha da UFRN. “A gente fez essas projeções desde a Carolina do Norte até Santa Catarina [ao longo do Atlântico Ocidental], então pode-se dizer que os recifes de toda essa região estão ameaçados ou são propensos a mudar, de acordo com os nossos resultados”, disse a pesquisadora. Ela ressaltou que registros de órgãos como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e a Nasa, a agência espacial norte-americana, mostram que a temperatura média dos oceanos tem aumentado ao longo dos anos. “Ações que reduzam a progressão e o impacto das mudanças climáticas são urgentes. Caso contrário, nós estaremos assumindo o risco de perder os ambientes recifais e todos os seus benefícios”, acrescentou. Os peixes recifais que potencialmente vão migrar dos trópicos são herbívoros e alimentam-se de algas majoritariamente, controlando a abundância desses organismos nos recifes. Conforme afirmou a pesquisadora, com o aquecimento do oceano, esse controle ficaria prejudicado devido à migração dos peixes para regiões fora dos trópicos, em busca de temperaturas mais agradáveis. Uma das possibilidades é que os recifes de corais do Caribe, por exemplo, sejam transformados em recifes dominados por algas. “Os peixes que estão controlando essas algas, que estão comendo essas algas, eles vão diminuir. A gente vai ter um aumento dessas algas e a competição com corais ou com outros organismos vai ficar mais forte e vai fazer com que as algas dominem esses ambientes”. Ela explicou que as algas vivem junto com corais, mas, se eles competem por espaço ou por algum outro recurso, normalmente as algas ganham a competição. “E um ambiente que passa a ser dominado por alga vai ter mudanças em relação a sedimentos, então pode ter água mais turva, pode ter alteração de nutrientes, de PH ou mesmo dos organismos que estão vivendo ali. Nem todo mundo gosta de viver com algas ou gosta de comer algas e, se esse ambiente está se tornando dominado por algas, esses peixes e outros organismos vão buscar outros lugares para viver”, disse. Com o impacto no ecossistema recifal, os benefícios que os recifes oferecem também são afetados, como a pesca, proteção da costa e o turismo. “Por exemplo, no Nordeste, onde a gente tem uma atividade econômica bastante forte do turismo: se esses ambientes vão mudar, talvez essa atividade de turismo não vá ser tão forte quanto é hoje em dia, e é preciso pensar em alternativas para isso ou se preparar para o caso de essas mudanças acontecerem”, observou Kelly. Segundo a pesquisadora, essas situações – como a observada na pesquisa – são resultados da vivência, da convivência e de existência humana. “Se quisermos mudar alguma coisa, temos que repensar o modo como vivemos. Temos usado recursos naturais de maneira incessante, sem dar tempo de a natureza se reorganizar em relação a isso”. Ela citou a relação da sociedade com a produção de gás carbônico, produção e consumo de alimentos, poluição e produção de energia como elementos a serem repensados.
Fonte - Agência Brasil  06/10/2020