sexta-feira, 16 de abril de 2021

SEU JORNAL DA TVT - 16/04/2021

Notícias    📺

Lula tem 52% das intenções de voto nas eleições 2022


Funcionamento do Metrô de Salvador de 12 a 18 de abril

 Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚇

O sistema Metroviários de Salvador e Lauro de Freitas estará operando temporariamente de 12 a 18 de abril, com horario alterado, das 5h as 20h30seguindo o decreto 20.387 do Gov. do estado da Bahia.


foto - ilustração/arquivo


quinta-feira, 15 de abril de 2021

VLT de Arapiraca pode ter parceria com a CBTU

Transportes sobre trilhos  🚄

O projeto do VLT de Arapiraca pretende integrar cerca de 17 bairros, de norte a sul da cidade, chegando até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de incluir a região central, com o primeiro ramal de 6 km e outro maior com 11 km de extensão, por meio de investimentos da Prefeitura de Arapiraca, Governo de Alagoas e Governo Federal. 

Da Redação
Divulgação/CBTU
O superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, esteve reunido com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, para conhecer o Projeto Urbano Integrado, o qual utiliza a linha férrea como eixo condutor da mobilidade urbana e do desenvolvimento social, econômico e paisagístico de Arapiraca, por meio de um novo modal de transporte coletivo, com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto do VLT de Arapiraca pretende integrar cerca de 17 bairros, de norte a sul da cidade, chegando até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de incluir a região central, com o primeiro ramal de 6 km e outro maior com 11 km de extensão, por meio de investimentos da Prefeitura de Arapiraca, Governo de Alagoas e Governo Federal. “A vinda da CBTU é muito importante para a integração entre as duas equipes, a fim de que possamos avançar no projeto e fazermos uma cidade melhor para todos os arapiraquenses”, salientou o prefeito. Para Carlos Jorge, a CBTU tem, antes de tudo, interesse em expandir sua atuação, além de capacidade técnica e experiência para estar desde o desenvolvimento do projeto, assim como a execução e a operação. “Queremos participar de todos os projetos e ações estratégicas que contribuam com a melhoria da mobilidade urbana no nosso Estado, como ocorre com o do VLT de Arapiraca”, disse. Ele elogiou o projeto da Prefeitura de Arapiraca por ter a integração dos modais como eixo principal e o aproveitamento da linha férrea existente. “Nossa equipe está conhecendo de perto todo o projeto, com a possibilidade de firmar parcerias futuras com a Prefeitura de Arapiraca”. Estiveram no encontro, que ocorreu na sede da Prefeitura de Arapiraca, na tarde desta quarta-feira, 14, os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Roany Izidoro; o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, além de técnicos, engenheiros e arquitetos da prefeitura. Da CBTU, estavam o coordenador de obras, Flavio Da Matta, a gerente operacional, Morgana Moraes, e o chefe de gabinete, Allan Brandão.
Com informações da CBTU  15/04/2021

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Terminal de Passageiros será implantado no novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa

Infraestrutura 

A obra está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Os equipamentos de auxilio à navegação aérea como o balizamento noturno, o farol rotativo e a Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) serão instalados no novo aeroporto, que terá o terminal de passageiros com uma área total de 600 metros quadrados. 

Da Redação
foto - divulgação/Seinfra BA
A licitação para a segunda etapa da construção do Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (14). Esta fase inclui a implantação do terminal de passageiros e dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e a execução de serviços complementares no aeroporto. A obra está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Os equipamentos de auxilio à navegação aérea como o balizamento noturno, o farol rotativo e a Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) serão instalados no novo aeroporto, que terá o terminal de passageiros com uma área total de 600 metros quadrados. A iluminação do pátio de aeronaves e a implantação de cerca operacional e do estacionamento de veículos estão entre os serviços complementares a serem executados. A abertura dos envelopes com as propostas da empresas interessadas ocorrerá em 18 de maio. Sobre a primeira fase da construção, a obra na área de movimentação de aeronaves está com 60% de execução. Atualmente, os serviços de terraplanagem são realizados no local. A pavimentação da pista de pouso e decolagem, taxiway e do pátio de estacionamento de aeronaves deve ser iniciada no final deste mês de abril. A previsão de conclusão dos serviços é no mês de agosto deste ano. O aeroporto vai operar inicialmente com voos de pequeno e médio porte da aviação geral. A atividade com voos regulares de capacidade para até 70 pessoas dependerá da movimentação total de passageiros e do interesse das companhias aéreas. O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressalta a importância do aeroporto para a região. “O novo equipamento incentivará o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa por ser um dos maiores centros de romaria do país. Ajudará no desenvolvimento da agricultura local e na atração de novos negócios para a geração de energia solar no estado. Com a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o município também passa a ser um eixo logístico onde há integração do modal rodoviário e ferroviário com o transporte aéreo”, destaca o secretário. O projeto para a implantação do acesso ao equipamento aeroviário está sendo elaborado. Aeródromo de Senhor do Bonfim A primeira etapa dos serviços no Aeródromo de Senhor do Bonfim, correspondente à construção da área de movimentação de aeronaves, já está sendo concluída. A licitação para a implantação do terminal de passageiros e dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e de serviços complementares no equipamento se encontra em andamento e os envelopes com as propostas serão abertos em 3 de maio. O edital referente ao acesso que será feito para o aeródromo de Senhor do Bonfim está em fase de analise das propostas das empresas.
Com informações da Secom BA  14/04/2021

SEU JORNAL DA TVT - 14/04/2021

 Notícias    📺

STF forma maioria e caso de Lula será analisado pelo plenário - STF dá aval para CPI da Covid

segunda-feira, 12 de abril de 2021

CBTU realiza pesquisa de opinião e usuário vai escolher horários dos VLTs em João Pessoa

Transportes sobre trilhos  🚄

Com essa pesquisa, a Companhia pretende atualizar seus dados quantos a origem/destino e grau de satisfação do Cliente. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU João Pessoa está realizando uma pesquisa de opinião on line para saber qual o melhor horário dos VLTs que os usuários do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana preferem. Com essa pesquisa, a Companhia pretende atualizar seus dados quantos a origem/destino e grau de satisfação do Cliente. No entanto, de acordo com o superintendente Rodrigo Vieira, o principal objetivo é dar ao passageiro o direito de escolha dos horários de uso dos trens. Três tabelas de horários estão disponíveis no QR Code espalhados pelas estações e trens e na bio do instagram @cbtu_joaopessoa. Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Rodrigo Vieira, a consulta popular se faz necessária porque a companhia já havia registrado algumas solicitações e sugestões de alterações de horários dos trens nas redes sociais. “Estamos apresentando três opções de horários, dentro das nossas possibilidades, para que o usuário escolha a que melhor lhe atende. Sabemos que essa pesquisa é apenas o começo de uma grande transformação com a construção dos quatro desvios ferroviários que possibilitará mais ofertas de trens e viagens”, afirma. Para participar da pesquisa é muito simples: basta apontar a câmara do seu celular para o QR Code e você é encaminhado a responde a um questionário e marcar qual dos três horários atendem melhor as suas necessidades de deslocamento. As informações serão contabilizadas e até o final do primeiro semestre, o resultado será divulgado. A pesquisa conta com o apoio da Kallas Midia.
Com informações da  CBTU  12/01/2021

Governo da Bahia prorroga toque de recolher e proibição de eventos e aulas presenciais em todo estado

Saúde & Prevenção  😷

As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação será publicada ainda neste domingo (11), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril.

Da Redação 
O Governo do Estado decidiu prorrogar o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em toda a Bahia. As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação será publicada ainda neste domingo (11), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril. Das 20h às 5h, em toda a Bahia, segue restrita a locomoção de pessoas, sendo vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 19 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Transporte A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 20h30 às 5h, até 19 de abril. A circulação dos ferry boats também será suspensa das 20h30 às 5h do dia 12 a 16 de abril, ficando vedado o funcionamento nos dias 17 e 18 de abril. A circulação das lanchinhas fica proibida das 20h30 às 5h, até 19 de abril, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 17 e 18 de abril. Aulas presenciais e eventos Continuam suspensas, até 19 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares, ressalvados os estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área de saúde. Permanecem proibidos também os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Restaurantes e bares no oeste da Bahia deverão fechar às 18h 
Com informações da Secom Ba  11/04/2021