quinta-feira, 25 de julho de 2024

Sistema Ferry-Boat tem movimento tranquilo na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica

Travessia marítima

O Sistema Ferry-Boat opera nesta quinta0feira(25/07) com 4 (quatro) embarcações na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica. O movimento tem fluxo tranquilo para veículos e passageiros nos Terminais São Joaquim e Bom Despacho.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, funciona nesta quita feira (25/07) nos horários regulares, com saídas de hora em hora seguindo o esquema de operação normal  de segunda a sábado das 5h às 23h30. Aos domingos e feriados, o sistema opera das 6h às 23h30. Nesta quinta-feira(25), as 4 (quatro) embarcações à disposição da operação são: Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Anna Nery e Maria Bethânia, com fluxo tranquilo para veículos e passageiros nos Terminais São Joaquim e Bom Despacho. Para verificar a movimentação nos terminais São Joaquim e Bom Despacho em qualquer horário, consulte o filômetro.
Veículos pesados 
No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno. No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte. Veículos pesados transportando alimentos e também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

Hora Marcada 
Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo de veículos, é necessário acessar o site www.internacionaltravessias.com.br. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.
Filômetro
Os clientes podem consultar o movimento nas filas do sistema Ferry-Boat através do site da Concessionária, na aba filômetro. O fluxo é atualizado diariamente, após cada embarque: www.internacionaltravessias.com.br/filometro/.
Com informações da ITS 25/07/2024

Governo lança editais para pesquisas sobre mobilidade verde

Mobilidade/Sustentabilidade  🚗

No lançamento dos editais, na sede da Confederação Nacional da Indústria, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a importância do programa Mover para o desenvolvimento de projetos de descarbonização da indústria automotiva, que tem estimulado anúncios de investimentos do setor. 

Daniella Almeida
Repórter da Agência Brasil
foto - Antônio Cruz/Agência Brasil
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), lançou, nesta quarta-feira (24), cinco chamadas públicas com financiamento total de R$ 267,4 milhões para projetos de pesquisa do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o antigo Rota 2030. No lançamento dos editais, na sede da Confederação Nacional da Indústria, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a importância do programa Mover para o desenvolvimento de projetos de descarbonização da indústria automotiva, que tem estimulado anúncios de investimentos do setor. "O Mover já mobilizou R$ 130 bilhões de investimentos da iniciativa privada e 2% do crédito financeiro vai para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), que vai para os projetos estruturantes, para os projetos de digitalização e vários projetos, de maneira transparente e ao mesmo tempo, procurando estimular a inovação, a descarbonização, a geração de emprego", explicou Alckmin. A iniciativa é resultado da parceira do Mdic com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep).

Projetos Estruturantes
Do total das chamadas lançadas, que somam R$ 267,4 milhões, R$ 182,8 milhões são para projetos estruturantes específicos para a cadeia de produção de automóveis brasileira. Os institutos Senai de Inovação, universidades e outras instituições de ciência e tecnologia irão desenvolver novas tecnologias e processos com potencial de mudar o patamar tecnológico e produtivo da cadeia automotiva brasileira. O superintendente de Inovação e Tecnologia do Senai, Roberto de Medeiros Junior, destacou que o Mover trouxe novidades à indústria brasileira. “Discutíamos como nós construímos projetos que possam impactar não só duas, três indústrias. Mas que impacte toda a cadeia e eleve a indústria nacional para um regime de ponta para trazer para nossa indústria o que há de novo, uma competência, um adensamento da cadeia para conseguirmos competir em âmbito Internacional.” O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, destacou que os investimentos na cadeia automotiva podem ser espalhados a outros segmentos da indústria brasileira, que demanda por mais tecnologia e sustentabilidade. “A iniciativa é importante para que a gente possa atender às demandas infinitas na inovação, na pesquisa, adequação de novas tecnologias, em um conceito novo de sustentabilidade.” O diretor de Inovação do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Mauricio Muramoto, vê os investimentos em projetos estruturantes como importantes para que o setor automotivo possa contribuir positivamente para a descarbonização do planeta. “Já temos uma contribuição positiva que o Brasil já faz na parte de descarbonização, em função dos nossos biocombustíveis e, de agora em diante, vamos impulsionar ainda mais, por meio desses projetos estruturantes na fronteira do conhecimento, a indústria”. O presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramirez, salientou que as chamadas mostram o compromisso do governo, setor produtivo e universidades com a sustentabilidade. "Esse primeiro passo no âmbito do Mover lança desafios maiores para o nosso futuro. Que tenhamos iniciativas similares em outras áreas para atender melhor a nossa sociedade". Já o diretor executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, chamou atenção para a integração entre as instituições de pesquisa de fomento e a cadeia automotiva para o desenvolvimento econômico do país, devido ao peso do setor na economia brasileira. “A indústria automotiva e toda a sua longa cadeia representam que, a cada R$ 100 produzidos pela indústria brasileira, R$ 20, ou seja, um quinto vem da indústria automotiva. Somos 20% do PIB [Produto Interno Bruto] industrial. O poder de arrasto que essa indústria pode ter é tremendo.

” Projetos estruturantes
Os cinco editais públicos anunciados nesta quarta-feira serão publicados na Plataforma Inovação para a Indústria, com diferentes prazos de inscrições. No caso dos projetos estruturantes, os interessados terão dois meses para a elaboração das propostas. Isso porque o período para apresentação das propostas que buscam financiamento será de 11 a 19 de setembro. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 28 de outubro.
Fonte - Agência Brasil 24/07/2024

Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

Transportes aéreo  ✈

A fase inicial vai disponibilizar 3 milhões de passagens para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda. Para comprar as passagens mais baratas, o aposentado não deve ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/Arquivo Prepontocom 
O Ministério de Portos e Aeroportos lançou nesta quarta-feira (24) a primeira fase do programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho. A fase inicial vai disponibilizar 3 milhões de passagens para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda. Para comprar as passagens mais baratas, o aposentado não deve ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano. Segundo o ministério, mais de 23,3 milhões de aposentados terão direito ao benefício. A compra é feita direto pelo site gov.br/voabrasil com a conta do Gov.br. A conta precisa ser nível prata ou ouro, para dar mais segurança ao processo. Quem tem conta bronze deve fazer o upgrade com a inclusão de dados pessoais e reconhecimento facial. Quem não atender aos critérios não conseguirá fazer o login no site. Ao localizar a passagem desejada no site, o usuário é direcionado para a página da companhia aérea para realizar a compra. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass participam do programa. Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a ideia do governo é expandir o programa para estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é que a oferta para esse público comece no primeiro semestre de 2025. “Esse é o primeiro passo para incluir mais brasileiros viajando pelo Brasil”, disse. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, destacou os benefícios do programa para a população, especialmente para a saúde. “Para combater depressão, ansiedade, não há nada melhor do que você sair, conhecer outras pessoas, visitar as pessoas queridas, família, amigos e conhecer o Brasil, esse país fascinante”.

Ociosidade
A adesão das companhias aéreas será voluntária e não há recursos públicos envolvidos ao programa. O CEO da Azul Linhas aéreas, John Rodgerson, explicou que a ideia é aproveitar a ociosidade das aeronaves na baixa temporada. “Cada voo que nós temos, tem assentos vazios. Então, temos oportunidade de incluir mais pessoas, e isso não quer dizer que as outras pessoas terão que pagar mais, mas elas têm que se planejar mais, comprar com antecedência, não podem voar nos feriados. Os aposentados são um povo mais flexível, não têm emprego, então podem viajar quando não é o pico. Isso é onde a indústria quer que as pessoas viajem”, disse. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%. Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, apenas 2% da ocupação nas aeronaves brasileiras é de pessoas com mais de 65 anos de idade, sendo que a população brasileira nessa faixa etária é de 10% do total. “O nosso trabalho foi reunir esse conjunto de disponibilidade de passagens no período de baixa estação e na ociosidade das aeronaves, que chega a 20%”, explicou.
Fonte - Agência Brasil  24/07/2024

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Trens da CBTU: Uma Economia Essencial para Trabalhadores da Região Metropolitana de Maceió

Transportes sobre trilhos  🚄

A tarifa reduzida da CBTU proporciona economia para os trabalhadores de Rio Largo e Satuba, que deixam de pagar passagem de R $7,00 em ônibus ou van para pagar R$2,50 nos trens. Dessa forma, um trabalhador que usa o trem diariamente, ida e volta, de segunda a sábado, gasta cerca de R$5,00 por dia, totalizando aproximadamente R$130 por mês (considerando 26 dias úteis).

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Os trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) desempenham um papel importante no transporte de trabalhadores das cidades de Satuba e Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. Com tarifas significativamente mais baixas em comparação aos ônibus e vans, a CBTU facilita o deslocamento diário e impacta positivamente a economia local e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho da capital alagoana.

Transporte Acessível: Uma Necessidade Econômica
A tarifa reduzida da CBTU proporciona economia para os trabalhadores de Rio Largo e Satuba, que deixam de pagar passagem de R $7,00 em ônibus ou van para pagar R$2,50 nos trens. Dessa forma, um trabalhador que usa o trem diariamente, ida e volta, de segunda a sábado, gasta cerca de R$5,00 por dia, totalizando aproximadamente R$130 por mês (considerando 26 dias úteis). Em contraste, os mesmos trajetos feitos de ônibus custam R$14,00 por dia, resultando em um gasto mensal de cerca de R$364. Essa diferença é crucial para famílias de baixa renda, onde cada centavo conta. Considerando o salário mínimo atual de R$1.412, o gasto mensal com transporte de trem representa cerca de 9,8% da renda, enquanto o uso do ônibus consome aproximadamente 27,6% do salário. Essa economia proporcionada pelo trem é um alívio significativo no orçamento familiar, permitindo maior disponibilidade financeira para outras necessidades essenciais.

Impacto no Mercado de Trabalho
A acessibilidade financeira do transporte ferroviário tem implicações diretas no mercado de trabalho, pois permite que moradores da Região Metropolitana de Maceió possam competir em igualdade de condições com os residentes de Maceió por uma vaga no mercado de trabalho. Isso resulta em uma maior oferta de mão de obra disponível para os empregadores da capital, que se beneficiam de um pool de talentos mais amplo e diversificado.

Um Ciclo de Crescimento e Desenvolvimento
O impacto positivo da tarifa reduzida da CBTU vai além do transporte diário. Ao permitir que mais pessoas trabalhem em Maceió, a renda gerada é reinvestida nas cidades de origem dos trabalhadores, fomentando o comércio local e incentivando o desenvolvimento dessas regiões. Isso cria um ciclo virtuoso de crescimento econômico e social, beneficiando tanto a capital quanto as cidades periféricas. De acordo com o superintendente da CBTU Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, o trem é o transporte acessível e essencial para o desenvolvimento econômico e social da região metropolitana de Maceió, evidenciando a importância do transporte público para tornar a mobilidade urbana acessível para todos.
Fonte -  CBTU Maceió  22/07/2024

Eve revela primeiro protótipo do eVTOL em escala real

Transportes aéreos - eVTOL  ✈ 

A aeronave, que foi produzida na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, foi revelada durante a 45ª edição do Farnborough Airshow.  Além da apresentação de seu protótipo, a Eve também anunciou a conclusão da seleção de fornecedores primários para sua aeronave.

Embraer/EVE
Foto divulgação - Embraer/EVE
A Eve Air Mobility ("Eve") (NYSE: EVEX; EVEXW), fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (“eVTOL”) e fornecedora global de serviços para a mobilidade aérea urbana, anunciou hoje um marco fundamental da montagem de seu primeiro protótipo do eVTOL em escala real. A aeronave, que foi produzida na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, foi revelada durante a 45ª edição do Farnborough Airshow. "Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real", disse Johann Bordais, CEO da Eve. "Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave - estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada." Além da apresentação de seu protótipo, a Eve também anunciou a conclusão da seleção de fornecedores primários para sua aeronave. À medida que a empresa avança para a próxima etapa de desenvolvimento, o protótipo embarca em uma série de campanhas de testes. Esses testes têm como objetivo avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança. As informações obtidas terão um papel crucial no aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave. "Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada", afirmou Bordais. "Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança." A Eve, em parceria com a Embraer - a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo - utiliza os 55 anos de experiência da empresa em desenvolvimento, design e certificação de aeronaves para aprimorar seu eVTOL. Além disso, os clientes terão o benefício de acessar uma rede global já estabelecida de centros de atendimento e suporte, fundamental para garantir operações seguras, eficientes e confiáveis. Com cartas de intenção para 2,900 eVTOLs, a aeronave da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído. Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.
Fonte - Embraer/EVE 21/07/2024