sábado, 12 de novembro de 2022

Obras do Monotrilho do Subúrbio Ferroviário de Salvador serão retomadas

 Transportes sobre trilhos 🚄

As obras do Monotrilho que ligará Salvador(Saindo do Terminal da França na região do Comercio) a RMS chegando em Simões Filho passando por toda região da orla ferroviária (Subúrbio Ferroviário) serão reiniciadas a partir de 2023 pelo consorcio vencedor da licitação (composto pela BYD e a Metrogreen) e deverá ser concluído em 24 meses. O sistema que terá 24 Km de linhas e contará com 22 estações será composto por duas linhas, Ilha de São João T.da França e São Joaquim Estação Acesso Norte do Metrô e terminal de ônibus. Com capacidade para transportar 150 mil passageiros diariamente o sistema será integrado aos demais modais que operam na cidade e sistema Metropolitanos.O Monotrilho deverá ser um grande diferencial na modernização na eficiência e na melhoria da qualidade do sistema de transportes de Salvador e RMS trazendo grandes benefícios para a população que passara a contar com o serviço do novo modal.


foto - ilustração/arquivo




quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Movimento pela tarifa zero no transporte público cresce no país

Transporte público / Tarifa zero

Transporte público: movimento pela tarifa zero cresce no país - Trata-se também de um instrumento de política social, conforme aponta um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais de 40 municípios brasileiros já implantaram projetos de tarifa zero no transporte, segundo levantamento atualizado em setembro pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Fetronor
foto - ilustração/arquivo
A tarifa zero no transporte coletivo municipal vem avançando em todo o Brasil, como uma opção para garantir o acesso democratizado ao transporte público. Trata-se também de um instrumento de política social, conforme aponta um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais de 40 municípios brasileiros já implantaram projetos de tarifa zero no transporte, segundo levantamento atualizado em setembro pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Em pelo menos 43 cidades, a gratuidade é válida para todo o sistema municipal. Geralmente, quem responde pelos gastos são as prefeituras. Segundo o estudo da NTU, nas grandes cidades, arcar com o serviço de transporte público para torná-lo gratuito para a população custaria cerca de 10% do orçamento. Por isso, a tendência é que os municípios passem a bancar pelo menos parte dos custos, por meio de subsídios. Antes da pandemia, apenas três a quatro cidades do Brasil ofereciam algum tipo de subsídio, como São Paulo. Hoje, são aproximadamente 260. O transporte público gratuito nos municípios menores colabora para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, além de favorecer a geração de empregos na cidade. Por não pagar passagem, o morador tem mais dinheiro no bolso e pode gastar com alimentação, no comércio ou com serviços. Outra vantagem é poder circular por todo o município, o que traz integração e sentimento de pertencimento. Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o engenheiro Lúcio Gregori, criador de uma proposta para a capital paulista, relata que há várias formas de financiar a tarifa zero. Por exemplo, é possível aplicar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo. Afinal, 44 mil das pessoas detêm mais de 50% do valor imobiliário da cidade, que somam 3,6 milhões de residências. Com a medida, seria possível aplicar o dinheiro em mobilidade. Outra sugestão de Gregori seria investir menos em modais particulares e mais no transporte coletivo. Por fim, o engenheiro defende uma taxa de mobilidade social, cobrada na fatura da energia elétrica, para ser revertida para a tarifa zero. Para muitos especialistas, a proposta é economicamente inviável para uma cidade do tamanho de São Paulo e outras de grande porte. Outros, porém, acreditam que, com vontade política e apoio da população, seria possível levar adiante um projeto nesse sentido em cidades de qualquer porte. Apesar de as ideias ainda não estarem em vigor, os municípios atualmente usam modos alternativos de financiamento. Entre eles, estão subsídios pagos com recursos próprios e formas de economia para que o valor seja revertido para a mobilidade.
Fonte - Fetronor 08/11/2022

NOTÍCIAS FERROVIÁRIAS - 10/11/2022

Destaques - Notícias Ferroviárias 🚇

CBTU Maceió aumenta número de viagens do sistema VLT - Rumo inicia obras em nova ferrovia em Mato Grosso. - AeroGRU prepara fábrica de vigas do People Mover de Guarulhos

Pregopontocom
Paris testa atualização de sinalização da linha 9 do metrô.
foto - ilustração/arquivo
A RATP iniciou os testes com o sistema de controle de trens Octys sendo instalado na linha 9 do metrô de Paris.
Trens do Metrô da linha 6 de Paris serão modernizados.
Começou o trabalho para modernizar uma frota de 45 trens MP89CC com pneus de borracha para uso na linha 6 do metrô de Paris.
Rumo inicia obras em nova ferrovia em Mato Grosso.
Uma cerimônia realizada em Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, no dia 7 de novembro marcou o início das obras de um trecho de 211 km para Campo Verde, que está sendo construída pela concessionária Rumo Logística ao custo de R$ 4,5 bilhões
AeroGRU prepara fábrica de vigas do People Mover de Guarulhos.
Consórcio que implanta o sistema Aeromovel no aeroporto de Guarulhos em SP já está realizando a montagem das formas das estruturas em um canteiro próximo ao Terminal 3.Com capacidade para transportar até 2.000 passageiros por hora/sentido com partidas em cada 6 minutos, o People Mover de Guarulhos terá quatro estações.
Alstom inaugura ampliação da sua fábrica em Taubaté-SP.
A Alstom investiu R$ 100 milhões para ampliar e modernizar o site industrial, triplicando a área construída, que agora passou para 60 mil m². O investimento faz parte da estratégia de crescimento da companhia, após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais.
CBTU Maceió aumenta número de viagens do sistema VLT para estação Gustavo Paiva.
A partir desta quinta-feira, 10, a Estação Gustavo Paiva contará com mais três viagens saindo em direção ao Centro de Maceió e outras três no sentido inverso, valendo para os dias de semana. Aos sábados, serão mais quatro viagens, duas indo sentido Maceió e duas voltando.
Pregopontocom 10/11/2022

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Notícias do Ferry-Boat Salvador/Itaparica

Ferry-Boat  🚢

O sistema Ferry-Boat, Salvador/Itaparica, opera nesta quarta-feira(09) com 03 embarcações,Maria Bethânia, Rio Paraguaçu e Ivete Sangalo. O movimento é moderado para veículos e tranquilo para passageiros nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.

Pregopontocom
foto - ilustração/arquivo
A ITS, administradora do Ferry-Boat, informa que em atendimento à Resolução AGERBA Nº 01, de 16 de fevereiro de 2022, o serviço está funcionando nos horários regulares, com saídas de hora em hora. De segunda a sábado, o sistema funciona das 05h às 23h30. Aos domingos e feriados, o sistema funciona das 06h às 23h30. Nesta quarta-feira as embarcações em operação são: Maria Bethânia, Rio Paraguaçu e Ivete Sangalo. O movimento é moderado para veículos e tranquilo para passageiros nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.
Veículos pesados - No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno. No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte. Veículos pesados transportando alimentos e também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.
Hora Marcada - Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo aos condutores de veículos é necessário acessar o site www.internacionaltravessias.com.br. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.
Contatos - O contato com a ITS para dúvidas,sugestões ou reclamações sobre o sistema Ferry-Boat pode ser feito pelo e-mail demandas@internacionaltravessias.com.br e também através do telefone (71) 3103-2050, com funcionamento de segunda a sexta, de 8:00 às 18:00.
Com informações da ITS 09/11/2022

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Grafiteiros levam arte e cores às pilastras do Metrô de Salvador na Av. Bonocô

Arte&Cultura / Metrô 🚇

A ação, promovida pela CCR Metrô Bahia, começou na segunda-feira, dia 31, com uma homenagem à Rainha Dandara, proposta pelo arte-educador Dennis Sena.A ação pioneira, realizada pela CCR Metrô Bahia, selecionou por meio de edital dez artistas para grafitar, cada um, uma pilastra da Avenida Bonocô. 

Pregopontocom
Foto ilustração/CCR Metrô Bahia
A partir de segunda-feira, dia 31, dez pilastras que dão sustentação aos trilhos do metrô baiano na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) começaram a receber a arte e pinturas de grafite inéditas sobre o tema Diversidade e Inclusão. A ação pioneira, realizada pela CCR Metrô Bahia, selecionou por meio de edital dez artistas para grafitar, cada um, uma pilastra da Avenida Bonocô. Todo o trabalho artístico vai acontecer até o final de novembro, sendo uma pilastra grafitada por vez, transformando a avenida em grande espaço de arte aberta de Salvador. A primeira obra será feita pelo artista visual, arte-educador e graduando em pedagogia, Dennis Sena. Ele vai homenagear Dandara, mulher negra símbolo de luta pela igualdade racial e identidade. “A homenagem à Rainha Dandara traduz a representatividade nas questões de gênero, ancestralidade, política, justiça, afeto, liberdade e beleza da mulher afro-brasileira”, disse o artista em sua apresentação. As obras foram planejadas especialmente para cobrir toda a superfície destinada (cerca de 8 metros de altura e 41,65 m² de área total). “Esses artistas vão levar a sua arte e mais vida para a nossa cidade! Essa é uma ação muito importante para nós e que está totalmente alinhada com o nosso compromisso de fomentar o trabalho de artistas baianos e com o desenvolvimento de ações de promoção da Diversidade e Inclusão, deixando também a cidade de Salvador ainda mais bonita”, explica Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia. A concessionária vai disponibilizar, gratuitamente, para os selecionados, a Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA – com acompanhamento integral de operador, os EPIS de segurança e treinamento de NR 35 – específico para trabalho em altura. Após a execução do projeto, cada artista vai receber um prêmio no valor de R$ 7 mil.
Confira a lista dos artistas selecionados em ordem alfabética: Denis Sena Rocha, Flávio Côrtes da Costa, Isabela Pita Rocha Xavier, Isabela Seifarth Miranda, Isadora Ramos Furlan, Lean Souza Santos, Marcos da Silva Costa, Raphael Silva Ribeiro, Samuel Silva dos Santos e Tarcio Renan Vasconcelos Moreira.
Com informações da CCR Metrô Bahia 07/11/2022