sexta-feira, 5 de abril de 2024

Notícias do Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta sexta 05/04/2024

Travessia Marítima - Ferry-Boat  ⛴

Nesta sexta-feira, o sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica mantem à disposição da operação quatro (4) embarcações: Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery e Rio Paraguaçu. Para verificar a movimentação nos terminais São Joaquim e Bom Despacho, consulte o filômetro. A ITS, administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona nos horários regulares, com saídas de hora em hora

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona nos horários regulares, com saídas de hora em hora: de segunda a sábado das 5h às 23h30. Aos domingos e feriados, das 6h às 23h30. Nesta sexta-feira, os ferries à disposição da operação são: Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery e Rio Paraguaçu. Para verificar a movimentação nos terminais São Joaquim e Bom Despacho, consulte o filômetro.

Veículos pesados:
No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno. No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte. Veículos pesados transportando alimentos e também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

Hora Marcada: 
Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo de veículos, é necessário acessar o site www.internacionaltravessias.com.br. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.
 Filômetro:
Os clientes podem consultar o movimento nas filas do sistema Ferry-Boat através do site da Concessionária, na aba filômetro. O fluxo é atualizado diariamente, após cada embarque: www.internacionaltravessias.com.br/filometro/.

Canal de Atendimento ao Cliente: 
O contato com a ITS para dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o sistema Ferry-Boat podem ser feitos pelo e-mail: demandas@internacionaltravessias.com.br. Para cancelamentos e reembolsos: atendimentoarrecadacao@internacionaltravessias.com.br; outras solicitações: através do telefone (71) 3103-2050, com funcionamento de segunda a sexta, de 8:00 às 18:00.

SAC Digital:
Veículos de passeio podem realizar agendamento por meio do SAC Digital (app e www.sacdigital.ba.gov.br), plataforma eletrônica de serviços do Estado. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo bilhete da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem. O cliente deve comparecer com 60 minutos de antecedência ao horário agendado para embarque.

Bilheteria:
A bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, considerando as capacidades das embarcações a cada viagem. São aceitos pagamento em dinheiro, cartões de crédito ou débito e PIX, onde o passageiro poderá apontar o seu celular para o QR Code da maquininha e aguardar a passagem ser confirmada. Os terminais contam com sistema eletrônico que encerra o acesso de pedestres e veículos sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.

Atendimento preferencial:
O atendimento a passageiros com passe livre e gratuidades por lei, é feito por meio de guichês exclusivos. O embarque obedece aos limites de capacidade por embarcação.
Pregopontocom/Com informações da ITS - 05/04/2024

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares em 2023

Ecologia - Sustentabilidade  🌳🌵

Brasil e Colômbia tiveram desempenho positivo.Tanto para autoridades locais como para a comunidade internacional, que tem metas estabelecidas em acordos, o Brasil representa um desafio, já que ainda lidera a lista dos países com os piores cenários, embora tenha tido uma queda de 36% no índice, puxada, sobretudo, pela melhora na Amazônia.

Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
Em 2023, os trópicos perderam 3,7 milhões de hectares de floresta primária, o que corresponde, em média, à destruição de dez campos de futebol por minuto ou a uma área do tamanho do Butão. Tanto para autoridades locais como para a comunidade internacional, que tem metas estabelecidas em acordos, o Brasil representa um desafio, já que ainda lidera a lista dos países com os piores cenários, embora tenha tido uma queda de 36% no índice, puxada, sobretudo, pela melhora na Amazônia. Os dados constam de relatório produzido anualmente pelo Laboratório de Análise e Descoberta de Terras Globais (Glad), da Universidade de Maryland, que toma como referência o monitoramento da plataforma Global Forest Watch (GFW), do World Resources Institute (WRI). A GFW está no ar desde 2014 e exibe dados praticamente em tempo real sobre proteção das florestas. De acordo com o levantamento, enquanto Brasil e Colômbia apresentaram desempenhos positivos na conservação das florestas, houve retrocessos nas políticas da Bolívia, Laos, Nicarágua e outros cantos do globo. No caso do Brasil, o que os especialistas pontuam é que as diretrizes ambientais do governo Lula, de modo geral, são o que é capaz de transformar os indicadores. Como exemplos, listam a promessa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez de demarcar terras indígenas e a importância da aplicação da lei e da revogação de medidas que iam na contramão da preservação ambiental. O que se recomenda ao Brasil é que se olhe para os diferentes biomas com o mesmo cuidado. A análise evidencia que, ao mesmo tempo que na Amazônia houve queda de 39% no desmatamento de floresta primária do que em 2022, o Cerrado teve um aumento de 6%, mantendo a tendência de aumento de cinco anos, e o Pantanal sofreu as consequências de perda florestal por queimadas que têm se alastrado por grandes perímetros. Na Bolívia, a perda de floresta primária subiu 27% em 2023. O país vizinho registrou alta pelo terceiro ano consecutivo e ficou em destaque por ter a terceira maior perda de floresta primária dos países tropicais. O dado chama a atenção porque sua área de florestas já é menor do que a metade das existentes na República Democrática do Congo e na Indonésia.

Metas
De 2022 para 2023, a perda de floresta primária no Brasil caiu de 43% para 30%. Apesar disso, atualmente, o país tem um quadro mais grave do que o da República Democrática do Congo e o da Bolívia. Em linhas gerais, o relatório demonstra que, ao se confrontar dados de 2023, 2019 e 2021, observa-se pouca variação no grau de perda florestal, o que significa que também não tem havido grandes saltos em direção à Declaração dos Líderes de Glasgow, que estabelece como meta o comprometimento dos países com a causa. O tempo para alcançá-la, alertam os pesquisadores, vai se extinguindo, uma vez que o prazo fixado é o ano de 2030 e, a cada ano, nas últimas duas décadas, o mundo perdeu de 3 a 4 milhões de hectares de floresta tropical. O Canadá também é mencionado pela equipe de pesquisadores, lembrado pelos inúmeros focos de incêndio que teve de debelar recentemente. O país, que está fora dos trópicos, mas dá também mostras do que acontece neles, conforme ressaltam os acadêmicos, viu a perda de cobertura florestal ocasionada por incêndios quintuplicar entre 2022 e 2023. A Indonésia registrou um aumento de 27% na perda de floresta primária, no ano passado, quando houve a passagem do fenômeno El Niño na região, algo que gerou especulação sobre a possibilidade de o país assistir a uma reprise da temporada de incêndios de 2015. O relatório frisa que tal taxa segue historicamente baixa, em comparação com a daquela época.
Fonte - Agência Brasil  04/04/2024

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Trem movido a hidrogênio da STADLER percorre 2.800 quilômetros sem reabastecimento e quebra recorde mundial

Transportes sobre trilhos   🚄🚃🚃

O trem movido a hidrogênio da Stadler,FLIRT H2,conquista um novo recorde do Guinness World Records, após percorrer 2.800 quilômetros com apenas um tanque de hidrogênio sem abastecimento durante todo o período do percurso de teste.

Stadler
Foto - ilustração/STADLER
Stadler anunciou a inscrição do trem FLIRT H 2  no banco de dados do Guinness World Records após percorrer a distância de 1.741,7 milhas (2.803 quilômetros)a maior já alcançada por um trem piloto de passageiros elétrico de múltiplas unidades com célula de combustível de hidrogênio sem reabastecimento ou recarga. Esta conquista sublinha a força inovadora e a liderança tecnológica da Stadler no campo do transporte ferroviário sustentável. A inovação sempre foi um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso da empresa e a entrada na base de dados do Guinness World Records marca outro destaque emocionante que comprova as capacidades do FLIRT H 2 e a sua tecnologia pioneira.
A jornada do recorde mundial começou na noite de 20 de março de 2024, quando o trem deu as primeiras voltas na pista de testes. A equipe de engenheiros da Stadler e da ENSCO continuou dirigindo o veículo em turnos durante toda a noite e no dia seguinte e concluiu a tentativa bem-sucedida às 17h23 (MST), do dia 22 de março de 2024 (às 12h23 CET, do dia 23 de março de 2024). Ao todo, o trem viajou 1.741,7 milhas (2.803 quilômetros) por mais de 46 horas com o enchimento de um tanque.
Fonte - Stadler 25/03/2024