sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O lavajatismo é pai e mãe do bolsonarismo, afirma Gilmar Mendes

Política   👀

A declaração foi feita em entrevista ao portal UOL, publicada nesta sexta-feira (12). Gilmar disse também que vê uma ligação entre o movimento político gerado a partir do bolsonarismo com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Acho que a gente até pode dizer que Deus realmente seja brasileiro e esteja nos dando uma chance de fazer uma revisão

Sputinik
foto - ilustração/twiter
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que os desdobramentos da Operação Lava Jato contribuíram para a eleição de Jair Bolsonaro. A declaração foi feita em entrevista ao portal UOL, publicada nesta sexta-feira (12). Gilmar disse também que vê uma ligação entre o movimento político gerado a partir do bolsonarismo com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Acho que a gente até pode dizer que Deus realmente seja brasileiro e esteja nos dando uma chance de fazer uma revisão, mas, eu já disse, o lavajatismo de alguma forma é pai e mãe do bolsonarismo", disse Gilmar Mendes. A segunda chance a que Gilmar se refere está ligada ao julgamento de Lula no caso do triplex do Guarujá. Nesta terça-feira (9), a Segunda Turma do STF decidiu pelo compartilhamento com a defesa de Lula das mensagens vazadas de conversas entre procuradores da Lava-Jato e o ex-juiz Sergio Moro. Gilmar votou a favor de liberar as mensagens ao ex-presidente. "Tudo isso precisa ser olhado, é um período anômalo da nossa história. Vamos ter que olhar, discutir e fazer mea culpa", completou o ministro. O ministro do STF falou também sobre a influência da mídia durante toda a Operação Lava Jato nos processos que resultaram na ausência de Lula nas eleições de 2018. Segundo ele, a mídia via nas informações da Lava Jato uma forma de chamar a atenção do público. "Sem dúvida ocorreu [influência do lavajatismo na eleição de 2018], eu já disse, mas não tem a ver com o governo Bolsonaro hoje. Eu já disse, o lavajatismo que envolve essas ações, e envolve a participação de vocês da mídia, porque sem o conúbio entre mídia e esses atores não teria ocorrido isso. Certamente a mídia era alimentada por essas informações", disse Mendes.

Mensagens vazadas
Em 2019, hackers invadiram o celular pessoal de Moro, levando à divulgação de conversas com o procurador Deltan Dallagnol. Nas mensagens, eles tratavam de detalhes e andamentos da operação Lava Jato, em possível conluio. Em dezembro de 2020, o ministro Lewandowski, em decisão individual e temporária, liberou o acesso das mensagens vazadas a Lula. Em 5 de janeiro, a Justiça acatou a decisão do ministro. Já no dia 1º de fevereiro, Lewandowski retirou o sigilo sobre as conversas. Na decisão mais recente, a maioria da Segunda Turma do STF decidiu nesta terça-feira (9) liberar a Lula acesso às mensagens vazadas da Lava Jato.
Fonte - Sputnik  12/02;2021

Ferry-Boat tem movimento intenso para veículos nesta sexta(12) sentido Salvador/Itaparica

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta sexta(12)com 4 embarcações , Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi e Pinheiro, na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica com saídas nos horários regulares de hora em hora. O movimento tem fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o fluxo é tranquilo para as duas modalidades de embarques..

foto - ilustração/arquivo


Construção da Nova Rodoviária de Salvador é iniciada no bairro de Águas Claras

Infraestrutura/Rodoviária  🚍

A obra realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), foi iniciada na última semana e tem a previsão de durar 24 meses. Atualmente, os serviços como terraplanagem e a limpeza do terreno estão em andamento no local às margens da BR-324. O novo espaço será mais moderno e integrado ao sistema de transporte da capital baiana. 

Da Redação
Divulgação - Ascom/Agerba
A construção da Nova Rodoviária de Salvador, no bairro de Águas Claras, já está sendo executada. A obra realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), foi iniciada na última semana e tem a previsão de durar 24 meses. Atualmente, os serviços como terraplanagem e a limpeza do terreno estão em andamento no local às margens da BR-324. O novo espaço será mais moderno e integrado ao sistema de transporte da capital baiana. A estação do metrô de Águas Claras, o terminal de transporte de ônibus metropolitano e urbano, e o corredor de BRT, que será implantado em breve na Avenida 29 de março, terão ligação com o equipamento. O terminal terá uma área total de 120.000m². O investimento previsto é de R$ 120 milhões. "Após a conclusão dos serviços de terraplanagem em um prazo de três meses, a estrutura da nova rodoviária começará a ser erguida. O novo terminal está localizado na região de Cajazeiras, que possui aproximadamente 200 mil habitantes, e que integra bairros como Águas Claras, Castelo Branco, Fazenda Grande II, Cajazeiras XI e Cajazeiras VIII. A obra contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, principalmente no setor de comércio e serviços", destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.
Com informações da Seinfra BA  11/02/2021

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Nova era do Sistema Ferroviário de Salvador começa neste sábado (14)

Transportes sobre trilhos  🚂🚃🚃🚃🚃

Uma história com aproximadamente 168 anos terá seu capítulo especial. Isso porque, o atual sistema de trens de Salvador que interliga o Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos os Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe, será desativado para dar lugar a implementação do  Monotrilho

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Neste sábado (14), por volta das 19h30, uma história com aproximadamente 168 anos terá seu capítulo especial. Isso porque, o atual sistema de trens de Salvador que interliga o Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos os Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe, será desativado para dar lugar a implementação do Monotrilho. O Monotrilho, movido à propulsão elétrica, será um equipamento de locomoção moderno, seguro e rápido que vai desenvolver uma melhor infraestrutura na qualidade de vida dos moradores do Subúrbio. Cerca de 600 mil pessoas serão beneficiadas com o desenvolvimento do projeto. Além disso, mais de 170 mil usuários vão poder se deslocar por dia dentre os 26km de percurso, que terá início no bairro do Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho. O equipamento representa um grande investimento do Governo do Estado da Bahia em relação à mobilidade urbana. Com o Monotrilho, o Subúrbio de Salvador, região de forte identidade cultural, seja pelos espaços religiosos, atividades econômicas e beleza natural, ganhará referências na geração de empregos e oportunidade de novos negócios.

Inovação
O Monotrilho já é utilizado com sucesso em cidades do Japão, da China, Emirados Árabes e Estados Unidos. Em Salvador, o transporte contará com carros com ar-condicionado, sistema de wi-fi gratuito e integração com o metrô. As obras do governo serão realizadas em parceria com a empresa Metrogreen Skyrail e a previsão de término gira em torno de 24 meses. O Subúrbio será fortalecido diante da criação do Monotrilho. A região que carrega diversas riquezas patrimoniais vai entrar em uma era sustentável, tecnológica e alinhada ao desenvolvimento social. A integração física do  Monotrilho com o sistema de metrô de Salvador se adequará à lógica de mobilidade do Governo do Estado da Bahia, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede, através de serviços complementares.

História
A ferrovia que hoje liga o bairro da Calçada a Paripe, começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do Governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil. Em 2005, a gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém em maio de 2013 o sistema foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).Detalhes A região do Subúrbio marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores após a conclusão das obras do Monotrilho ganhará também um museu ferroviário e um centro comercial de serviços na região. O desenvolvimento do projeto vai beneficiar diretamente cerca de 600 mil pessoas moradoras do Subúrbio Ferroviário. De acordo com o Diretor Presidente da CTB, Eduardo Copello, “hoje estas famílias são precariamente atendidas por um sistema antigo e defasado ao longo dos últimos anos”. O traçado do Monotrilho priorizou a utilização da linha férrea já existente, portanto, a necessidade de realocação da população local será de aproximadamente 360 famílias, que deverão ser reassentadas. Todas as famílias nesta situação terão seus imóveis avaliados individualmente e receberão as indenizações justas. A escolha do novo lar será feita com assistência e as famílias receberão desde apoio jurídico para a aquisição da nova casa, até suporte para a mudança. O Programa de Mobilidade Urbana do Estado da Bahia prevê a requalificação e expansão do sistema ferroviário do Subúrbio e sua integração aos demais sistemas estruturantes em execução. O projeto busca ampliar a oferta de transporte coletivo de massa com qualidade, conforto e segurança, por meio da implantação do Monotrilho. O sistema será requalificado e ampliado para 23,3 km, com 25 paradas. O Monotrilho é um sistema moderno, bastante usado em médias e grandes cidades do mundo, podendo atingir velocidade de até 80 km/h.
Com informações da CTB  11/02/2021


Credito - ASCOM/CTB

Rio pode ter metrô até o Aeroporto do Galeão

Transporte sobre trilhos  🚄

Para ficar pronta, a ideia custaria R$ 2 bilhões e depende de um acordo com a União, junto a concessionária RioGaleão. O percurso será feito na superfície, às margens da Linha Vermelha. 

Diário do Rio de Janeiro*
foto /divulgação
Uma nova linha de 17 quilômetros de extensão, com 7 estações que seriam percorridas em 15 minutos, a partir do metrô do Estácio até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, é o novo projeto para o metrô na cidade do Rio de Janeiro. Para ficar pronta, a ideia custaria R$ 2 bilhões e depende de um acordo com a União, junto a concessionária RioGaleão. O percurso será feito na superfície, às margens da Linha Vermelha. Segundo o secretário de transportes, Delmo Pinho, o serviço terá um forte esquema de segurança, para que os passageiros se sintam protegidos dentro dos vagões. Na estação do metrô Estácio, os passageiros já poderiam fazer o check in e despachar suas bagagens. As outras estações seriam: Rodoviária, Into, Vila do João, Maré, Hospital Universitário Clementino Fraga (Ilha do Fundão) e Galeão. No Fundão, o objetivo é atender a comunidade acadêmica da Cidade Universitária da UFRJ e as empresas instaladas no Polo Tecnológico do campus. No local, haverá integração com o BRT Transcarioca.
* https://diariodorio.com/rio-pode-ter-metro-ate-o-aeroporto-do-galeao/
Fonte - Revista Ferroviária  11/02/2021

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Operação de Metrô e VLTs de Fortaleza no período de Carnaval

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos   🚄

Considerando as determinações do Governo do Ceará, dispostas no decreto estadual nº 33.899, de 9 de janeiro de 2021, que veda a concessão de ponto facultativo no período do Carnaval 2021, bem como suspende a realização de festas carnavalescas, o Metrofor comunica que todas as linhas em Fortaleza e Região Metropolitana e no Interior do Estado funcionarão, normalmente, no período carnavalesco, respeitando os mesmos dias e horários praticados na operação regular do sistema. Para consultar sobre a operação de cada linha, acesse www.metrofor.ce.gov.br

foto - ilustração/arquivo


CBTU e Prefeitura de Rio Largo(AL) discutem solução definitiva para a mobilidade urbana

Transportes sobre trilhos  🚄

Desde abril de 2020, com o agravamento do afundamento do solo no Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em consequência da exploração de minérios pela Braskem, a região foi interditada e a CBTU obrigada a interromper o percurso. A única opção dada pela Braskem para que não fosse cancelado o transporte ferroviário foi a baldeação com a ajuda de um ônibus custeado e cedido pela mineradora. 

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Trabalhadores da rede hoteleira de Maceió os quais residem na região de Rio Largo também estão amargando prejuízos com as mudanças causadas pela interrupção do trajeto dos trens urbanos que saiam daquele município até o Centro de Maceió. Desde abril de 2020, com o agravamento do afundamento do solo no Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em consequência da exploração de minérios pela Braskem, a região foi interditada e a CBTU obrigada a interromper o percurso. A única opção dada pela Braskem para que não fosse cancelado o transporte ferroviário foi a baldeação com a ajuda de um ônibus custeado e cedido pela mineradora. Com essa baldeação, o percurso aumentou em 50 minutos. Este assunto foi tema de uma reunião, na sede da CBTU, nesta quarta-feira, 10, entre o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, o secretário municipal de planejamento, Thyago Melo, e o superintendente da SMTT, Washington Miranda, do município de Rio Largo. Durante o encontro, foram discutidas estratégias que busquem uma alternativa definitiva e conjunta entre os municípios e a CBTU que atenda à população da região de Rio Largo e Satuba, prejudicada com o desastre ambiental de responsabilidade da Braskem, a qual precisa arcar com uma solução que devolva a mobilidade urbana com conforto, segurança e estabilidade. Para se ter uma ideia do impacto, para trabalhadores da rede hoteleira que moram em Rio Largo e usavam os trens para chegar ao Centro de Maceió, antes dessa mudança no trajeto do VLT, os empresários do setor compravam o ticket do transporte à CBTU. Com a interrupção, a Companhia de Trens não registrou nenhuma aquisição desde abril de 2020. “Esses trabalhadores, muitos perderam o emprego, outros desistiram de usar o VLT pelo aumento do tempo de percurso, e uma parte deve estar amargando o custo de 11 reais pagos para o transporte em ônibus coletivo, enquanto no VLT custa apenas 4 reais ida e volta, com mais conforto, segurança e pontualidade”, comenta o secretário Thyago Melo. Segundo o superintendente de Trens Urbanos, a CBTU está arcando com um prejuízo gigantesco na sua operação. “Tivemos uma redução de 70% na quantidade de usuários ao dia. Esse problema, relatado pelos representantes do município de Rio Largo, é uma das consequências desse desastre ambiental que está trazendo prejuízos incalculáveis à mobilidade urbana de Maceió e à qualidade de vida da maioria dos moradores da região metropolitana, afetada de diversas formas pelo afundamento do solo numa área muito importante para os usuários dos trens, a maioria formada por trabalhadores de baixa renda”, explica Carlos Jorge. 
Com informações da CBTU  10/02/2021

Trens de Natal circularão normalmente entre os dias 15 e 17/02

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚄

Trens circularão normalmente entre os dias 15 e 17/02 na Grande Natal - A CBTU informa que, no período de 15 a 17 de fevereiro de 2021, os trens urbanos irão circular normalmente, com viagens a partir das 05h05 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h35 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.


foto - ilustração/arquivo


Caixa afirma que resolução proíbe uso de dinheiro do VLT para outro modal em Cuiabá

Transportes sobre trilhos   🚄

Caixa afirma que resolução proíbe uso de dinheiro do VLT para outro modal - Trocando em miúdos, o uso do dinheiro do agora antigo modal não poderia ser usado no Bus Rapid Transit (BRT), escolha do governador Mauro Mendes (DEM). O documento foi divulgado pelo site RD News.

Olhar Direto (MT)* 
foto - ilustração/arquivo
Um parecer da Caixa Econômica Federal (CEF), encaminhado ao Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Cuiabá, alerta o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Governo do Estado de que há resolução do Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) que não prevê a reutilização do mesmo empréstimo quando há mudança do objeto ou do objetivo do contrato. Trocando em miúdos, o uso do dinheiro do agora antigo modal não poderia ser usado no Bus Rapid Transit (BRT), escolha do governador Mauro Mendes (DEM). O documento foi divulgado pelo site RD News. Conforme previsto contratualmente, o objetivo do CT nº 0364.021-34/2012 é descrito como a implantação do corredor exclusivo para Veículo Leve sobre Trilhos voltado ao transporte coletivo e o cenário onde são apresentadas alternativas ao empreendimento pressupõe, salvo entendimento em contrário, alteração do objetivo contratual pactuado. Ainda, a regulamentação da fonte de recurso, em específico a Resolução 288/1998 do CCFGTS, prevê somente alterações em que se mantenha preservado o objetivo contratual original, além funcionalidade do empreendimento, registra a Caixa no parecer. Vale ressaltar que o Executivo aguarda autorização do CCFGTS e da Caixa para utilizar valores restantes do empréstimo original do VLT para a implantação do BRT. Independentemente da solução a ser escolhida, sua implantação carece, além das autorizações já apontadas neste parecer, de análises de viabilidade técnica e deliberação por parte desta instituição financeira, diz a Caixa. Os representantes do banco ainda pontuam que o Manual de Fomento do programa Pró-Transporte, por meio do qual foi feito o empréstimo do VLT, veda o desembolso para despesas referentes ao reajuste/realinhamento de preços das obras, serviços, estudos/projetos e materiais/equipamentos. A exceção é de quando se trata de uma nova licitação, premissa que será observada por ocasião das análises quando da apresentação de proposta à Caixa. O manual também indica que deve haver redução no valor do empréstimo sempre que houver redução das metas da obra. O valor a ser emprestado, caso a mudança de modal seja autorizada, também deve gerar discussão. Alertamos quanto à elevação expressiva do valor a ser aportado de contrapartida nos casos de alteração de objetivo e conclusão do VLT, registram os representantes do banco. No documento, a Caixa estima que o valor total do VLT, sem reduções, ficaria em R$ 1,8 bilhão. O BRT, com o traçado original, estaria em R$ 770,8 milhões, e ainda é estudada a possibilidade de apenas criar um corredor exclusivo para ônibus, em R$ 748 milhões. Com o projeto original, R$ 775,9 milhões ficariam sem funcionalidade. Também é analisada a possibilidade redução no projeto, conforme proposto pelo governo ao GT. Assim, o VLT ficaria em R$ 1,7 bilhão, o BRT custaria R$ 644,4 milhões e o corredor exclusivo, R$ 626,4 milhões. O valor sem funcionalidade seriam os mesmos R$ 775,9 milhões. A data base dos valores é 15 de outubro de 2019, necessitando atualização. O documento é assinado pelo assistente executivo sênior, Daniel Modrach, pela gerente executivo, Erika Danielly Silva Ferreira, pela gerente nacional, Vladimir Bezerra Monteiro de Brito, e pelo superintendente nacional da Caixa, Mario Augusto Pereira de Oliveira Junior. BRT cuiabano O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou o fim do sonho da implantação do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) em Cuiabá e já deu detalhes do novo modal que pretende instalar no lugar: o Bus Rapid Transit (BRT). Durante a entrevista coletiva, o governador comparou o VLT e o BRT, deixando claro as diferenças entre os dois. A primeira delas seria a tarifa, com a do primeiro custando R$ 5,28 e a do segundo R$ 3,04. Além disto, o custo total para concluir a obra do VLT seria de R$ 763 milhões de reais, com o edital de licitação dos trabalhos sendo aguardada apenas para junho de 2022. Com a decisão tomada de mudar para o BRT, o Executivo desembolsará R$ 430 milhões, isso já incluindo a aquisição de 54 ônibus elétricos. O tempo para a implantação do BRT está estimado pelo governo em 24 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. Já o VLT demoraria 48 meses, incluindo-se a preparação da Parceria Público-Privada (PPP). Mauro Mendes também levou em conta o menor risco para a implantação do BRT, em detrimento do VLT e apontou que o conflito regulatório entre os municípios, o Estado e entre os operadores é baixo. Outro fator levado em conta é o de que uma possível ampliação do BRT seria muito mais fácil de se fazer do que a do VLT. Ao todo, são 54 veículos do primeiro modal (incluindo quatro reservas) contra 29 do segundo (com três reservas). A capacidade do transporte de passageiros também foi destacada na apresentação, com o BRT podendo levar até 155.181 pessoas a uma velocidade de 25,02 km/h, contra 118.185 do VLT, que tem velocidade de 21,30 km/h. Mauro Mendes ainda levou em conta o número de integrações para o passageiro; impacto no trânsito; compartilhamento da infraestrutura pelos demais ônibus e também por veículos de segurança e saúde; impacto visual; possibilidade da criação de um parque linear e de uma ciclovia na avenida do CPA.
*https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=482501&noticia=caixa-afirma-que-resolucao-proibe-uso-de-dinheiro-do-vlt-para-outro-modal
Fonte - Revista Ferroviária  10/02/2021

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Bahia lança portal pioneiro na área de parcerias público-privadas

Política  👀

Responsável por um dos mais bem sucedidos programas de PPPs e concessões do país, com investimentos totais superiores a R$ 10 bilhões, “a Bahia firma-se agora na vanguarda nacional em transformação digital voltada para as PPPs, tornando-se o único estado brasileiro a contar com uma ferramenta completa de gestão de contratos na área”

Da Redação
foto/divulgação
Já está no ar o novo Portal PPP Bahia, com o qual o governo baiano conta com uma solução integrada de gestão, acompanhamento, avaliação e transparência de contratos de parcerias público-privadas (PPPs), pela primeira vez no país. Responsável por um dos mais bem sucedidos programas de PPPs e concessões do país, com investimentos totais superiores a R$ 10 bilhões, “a Bahia firma-se agora na vanguarda nacional em transformação digital voltada para as PPPs, tornando-se o único estado brasileiro a contar com uma ferramenta completa de gestão de contratos na área”, ressalta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. A implantação do novo portal foi liderada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), à qual está vinculada a Secretaria Executiva de PPP do Estado, com a consultoria da KPMG e tecnologia Service Now. Desenvolvida com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ferramenta foi apresentada nesta segunda-feira (8), no seminário de encerramento do Profisco I – Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal, realizado de forma virtual.

Ponte Salvador-Itaparica
O Estado ampliou a relevância no setor de PPP com a assinatura pelo governador Rui Costa, em novembro, do contrato para construção da Ponte Salvador-Itaparica (Sistema Viário Oeste). Com 12,4 quilômetros de extensão, o equipamento, destinado a ser a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, terá investimento de R$ 5,4 bilhões e aporte do Estado de R$ 1,5 bilhão, e será construído nos próximos cinco anos pelo consórcio vencedor da licitação, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20). A Bahia reúne PPPs de sucesso como o metrô de Salvador e Lauro de Freitas, terceiro maior do país, e iniciativas que se tornaram referência, como o Hospital do Subúrbio, a primeira PPP na área de saúde do Brasil e única a incluir os serviços médicos assistenciais, e, também no segmento, os contratos de Diagnóstico por Imagem e do Instituto Couto Maia. Completam os contratos em vigor os da Arena Fonte Nova e do Emissário Submarino de Salvador. Além da Ponte Salvador-Itaparica, estão em andamento os novos projetos do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos no Subúrbio de Salvador e da BA-052.

Vanguarda em gestão e tecnologia
Ao apontar o forte impacto econômico a ser produzido pela ponte tanto em sua fase de construção quanto nos anos subsequentes, o governador ressaltou que as PPPs “constituem uma alternativa importante, em meio à crise, para a manutenção da pauta de investimentos públicos que geram emprego e renda e atraem novos investimentos privados”. O avanço na tecnologia de gestão dos contratos, por outro lado, demonstra a capacidade técnica adquirida pela Bahia na área de PPPs e concessões, disse ainda o governador. Para o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, com o novo portal a Bahia “dá um passo adiante com esta ferramenta que integra de forma totalmente digital, sem uso de papel, todas as secretarias envolvidas com projetos de PPP”. O portal, avalia o secretário, irá aperfeiçoar a disseminação das informações e contingências relacionadas aos contratos em vigor e ampliar a transparência sobre a área, contemplando tanto os órgãos governamentais de gestão e controle quanto concessionários, verificadores independentes, o mercado e a sociedade em geral. “

Portal
O Portal PPP Bahia, de acordo com Rogério Princhak, secretário Executivo do Programa de PPP da Bahia, irá promover ganhos de produtividade na gestão dos contratos vigentes ao emitir relatórios comparativos entre previsões orçamentárias e cronogramas de desembolso, indicadores de evolução financeira dos projetos, percentual de andamento de cada projeto, além de registrar todas as fases da formatação de uma PPP, desde o pleito de uma iniciativa até a gestão do contrato, compreendendo itens como Escopo, Prazo, Riscos, Recursos, Qualidade, Documentação e Comunicação. O sistema, explica Princhak, foi desenvolvido por meio de levantamento e redesenho dos processos de contratação e gestão de PPPs e concessões, fase que incluiu os principais agentes envolvidos. “Para que o Estado passasse a contar com uma ferramenta robusta de gestão, o trabalho envolveu a definição de ações e responsáveis por cada etapa do processo de contratação e gestão e a padronização de todos os dados e informações de cada processo”, explica. Entre as principais inovações estão um workflow (fluxo de trabalho) pré-estabelecido, de forma que o usuário seja conduzido pela ferramenta a avançar por cada uma das fases, e ainda um histórico de atividades reunindo status, descrição, grupo designado e usuário que a atualizou. Outro item importante é a interface com o Portal de Transparência do Estado, que permite acesso em tempo real a dados públicos das PPP´s e Concessões. As novidades incluem ainda o campo, disponível em todas fases da ferramenta, que permite ao usuário anexar e fazer upload de documentos, criando repositório de arquivos referentes ao projeto. Além disso, os usuários cadastrados recebem alertas por e-mail quando tarefas são finalizadas, indicando quem a atualizou. É possível também considerar novos ciclos de planejamento, configuração, customização e eventual integração com sistemas corporativos de finanças e controle da Secretaria da Fazenda, e todas as informações são registradas de forma cronológica, com repositório e versionamento de documentos contratuais e evidências de execução e/ou marcos do projeto. “Visando maximizar seus resultados, espera-se, na maturidade do sistema, operar com o lançamento em tempo real, online, de informações sobre os projetos, bem como a otimização dos fluxos internos de acompanhamento da execução dos contratos”, explica Priscila Romano, coordenadora de Projetos da Secretaria Executiva do Programa de PPP da Bahia. “A partir de sua integração com o portal da transparência, as informações lançadas na ferramenta serão publicadas em tempo real”.
Com informações da Secom BA 09/02/2021

Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso de veículos nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, tem nesta terça (09) movimento com fluxo intenso de veículos nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O movimento de passageiro é tranquilo nos dois terminais. O sistema está operando com 3 embarcações, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu e Pinheiro, com saídas nos horários regulares, com intervalos de Uma hora entre cada partida nos dois terminais.

foto - ilustração/arquivo


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

O SEU JORNAL DA TVT - 08/02/2021

 Notícias   📺

Doria reduz verba na saúde para 2021 - Lava Jato teve mais uma ação clandestina SJ 08/02

Bahia investe R$ 14,9 bilhões entre 2015 e 2020 e mantém vice-liderança

Economia  🚧  🌉 🚄

O governo baiano mais uma vez ficou atrás apenas do paulista em totais investidos, mas à frente deste em termos proporcionais: com orçamento cinco vezes maior, São Paulo investiu R$ 45,6 bilhões, ou seja, três vezes mais que a Bahia. O Rio de Janeiro, cujo orçamento é quase duas vezes o da Bahia, investiu R$ 13,4 bilhões desde 2015 e ficou em terceiro no ranking.

Da Redação
A Bahia investiu R$ 14,9 bilhões entre 2015 e 2020, mantendo o segundo lugar no país nesta categoria relevante de gasto público que se traduz em ampliação da infraestrutura e do alcance dos serviços públicos e ainda em geração de empregos e renda em períodos de crise econômica como os registrados nos últimos seis anos. O governo baiano mais uma vez ficou atrás apenas do paulista em totais investidos, mas à frente deste em termos proporcionais: com orçamento cinco vezes maior, São Paulo investiu R$ 45,6 bilhões, ou seja, três vezes mais que a Bahia. O Rio de Janeiro, cujo orçamento é quase duas vezes o da Bahia, investiu R$ 13,4 bilhões desde 2015 e ficou em terceiro no ranking. As áreas de urbanismo, transporte, saúde, saneamento, agricultura, habitação, segurança e educação lideram os investimentos do governo baiano no período. Entre as principais obras realizadas nestes seis anos estão a expansão do Metrô, a Via Barradão e a Linha Azul, na capital, e a Via Metropolitana, na Região Metropolitana de Salvador, a ponte Ilhéus-Pontal, além da construção e da recuperação de mais de sete mil quilômetros de estradas e da implantação de obras de segurança hídrica para minimizar os efeitos da seca. No período, também foram entregues mais de 84 mil moradias. Na área de saúde, o Estado construiu nove hospitais, 16 policlínicas regionais, além de 19 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde, criando uma infraestrutura que mostrou-se fundamental para a estratégia de enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus a partir de março de 2020. Os novos equipamentos incluem o HGE 2, o Hospital da Mulher e o Instituto Couto Maia, em Salvador, o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, o Hospital da Chapada, em Seabra, a Maternidade do Hospital da Criança, em Feira de Santana, e o Hospital Metropolitano, que entra em operação em breve. As Policlínicas Regionais já entregues estão em Feira de Santana, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Guanambi, Teixeira de Freitas, Valença, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Jacobina, Simões Filho, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista.

Presença do Estado
O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que ao longo de uma das fases mais difíceis para a economia brasileira, com estados endividados e atrasando os salários dos servidores, a Bahia, sob a liderança do governador Rui Costa, tem adotado uma linha de ação distinta, que busca manter o equilíbrio das contas públicas e cumprir os compromissos com funcionários e fornecedores, sem descuidar das responsabilidades do setor público para com as demandas da sociedade. “Temos reiteradamente questionado ideias simplistas como a de que o Estado eficiente precisa ser mínimo, e temos dado exemplo de eficiência com presença forte do Estado”, afirma o secretário, lembrando que a despeito das crises econômicas em série no Brasil dos últimos anos a Bahia permanece no topo do ranking de investimento público e preserva o equilíbrio graças a um modelo de gestão baseado em pilares como a qualidade do gasto público, a modernização do fisco e o combate à sonegação.
Com informações da Secom BBA  08/02/2021

CBTU discute agilização do projeto de expansão do VLT até o Maceió Shopping

Transportes sobre trilhos  🚄

Reunião com SEDET discute agilização do projeto de expansão do VLT até o Maceió Shopping. - Com a implantação desse novo trecho, mais de 40 mil pessoas serão transportadas ao dia, tendo mais opção para circular entre o Centro e a região de Mangabeiras. A expansão do VLT terá 3,7 quilômetros e mais três estações, diminuindo para 10 minutos a distância entre um trem e outro em horário de pico.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Acompanhado de uma equipe técnica formada por engenheiros e arquitetos da CBTU, o superintendente de trens urbanos de Maceió, Carlos Jorge, se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET), Pedro Vieira, e a secretária adjunta de Análise e Licenciamento, Cheila Mendonça, nesta segunda-feira, 08, para dar continuidade à parceria com a Prefeitura de Maceió para finalizar o projeto de expansão do VLT ligando o Centro ao Maceió Shopping, o qual exigirá a desapropriação de imóveis. Com a implantação desse novo trecho, mais de 40 mil pessoas serão transportadas ao dia, tendo mais opção para circular entre o Centro e a região de Mangabeiras. A expansão do VLT terá 3,7 quilômetros e mais três estações, diminuindo para 10 minutos a distância entre um trem e outro em horário de pico. A obra está orçada em cerca de 23 milhões de reais, além dos recursos para a desapropriação. Segundo Carlos Jorge, a aproximação entre a CBTU e a SEDET contribuirá para desatar possíveis nós burocráticos relacionados ao levantamento necessário para a desapropriação dos lotes.Ele ressalta que a expansão do VLT é fundamental para a melhoria da qualidade dos transportes públicos e deve estar incluído no plano municipal de mobilidade urbana de Maceió. Atualmente a CBTU tem 35 quilômetros de via permanente, oito VLTs, 16 estações, e antes do afundamento do solo pela Braskem na região do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e região, atendia a 12 mil usuários ao dia.
Com informações da CBTU 08/02/2021