sexta-feira, 12 de abril de 2019

CCR Metrô Bahia vê lucro chegar a quase 2.000% no ano passado

Transportes sobre trilhos  🚇

O resultado é decorrente, principalmente, do incremento de receita com a ampliação da malha metroviária, da entrada em operação dos novos terminais de integração e da estação metroviária Aeroporto. 

Jornal da Mídia
foto - ilustração/arquivo
CCR Metrô Bahia - concessionária responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) - fechou 2018 com um lucro líquido de R$ 40,292 milhões, o que representa um salto de 1.987% em relação ao ano anterior (R$ 1,931 milhão). A informação é do site Bahia de Valor.
O resultado é decorrente, principalmente, do incremento de receita com a ampliação da malha metroviária, da entrada em operação dos novos terminais de integração e da estação metroviária Aeroporto. A receita operacional da empresa, por sua vez, na mesma base de comparação, teve queda de 53%, passando de pouco mais de R$ 2,159 bilhões para R$ 1,006 bilhão.
Ainda de acordo com o balanço, divulgado nesta quarta-feira, a receita metroviária em 2018 totalizou R$ 217,148 milhões, 139% superior à 2017 e representou 86% do total da receita (excluindo receita de construção e receita de remuneração dos ativos). Segundo a empresa, o incremento da receita metroviária é consequência da inauguração da estação Aeroporto e dos novos Terminais de Integração com os ônibus, ocorridos no decorrer do ano. Já a receita de construção apresentou redução de 72% (de R$1.781.345 para R$ 504.901) devido o menor volume de investimentos em 2018 com a finalização de implantação do projeto.
No ano passado, a concessionária investiu um total de R$ 500 milhões. Os destaque do ano foram:

1 - Inauguração do Terminal de Integração de Ônibus Rodoviária Norte, pertencente à Linha 2 Inauguração do Terminal de Integração de Ônibus Pituaçu, pertencente à Linha 2

2 - Inauguração da Estação Aeroporto, pertencente à Linha 2, bem como o serviço de "shuttle", composto por um sistema de coletivos integrados para levar passageiros até o Aeroporto Internacional de Salvador a CCR Metrô Bahia opera duas linhas, com 33 km de extensão, 20 estações, 8 terminais de integração com ônibus

3 - Inauguração do Terminal de Integração de Ônibus Aeroporto, pertencente à Linha 2

4 - Conclusão e entrega de 14 passarelas ao longo da linha 2 (Estações Pernambués, Rodoviária, Imbuí, CAB, Pituaçú, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto, Stella Maris, Hospital Sarah, Madeireira Brotas e Salvador Shopping)

5 - Conclusão e entrega da ciclovia e pista de caminhada da Linha 2, com 12 km de extensão e a Conclusão e entrega de 2 novos viadutos (Viaduto 2 de Julho e Viaduto Rua das Locadoras).
Fonte - Revista Ferroviária  12/04/2019

Estação Recife funcionará em esquema de integração temporal,Metrô/ônibus

Mobilidade  🚌<> 🚇

Neste sábado, 13, já tem início o processo de mudança na operação. A iniciativa envolve as linhas do SEI, na Região Metropolitana do Recife, e terá ação educativa até o domingo (21), quando o usuário ainda poderá embarcar nos ônibus do TI Recife pagando a passagem em dinheiro.

CBTU
Divulgação/CBTU
A partir do dia 22 de abril, a Estação Recife irá funcionar com o esquema de integração temporal. Com a mudança, os 45 mil usuários que diariamente fazem a integração metrô/ônibus e ônibus/metrô na Estação Recife farão o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas. Em ação conjunta com o Consórcio Grande Recife, a Integração Temporal já é realizada na Estação Cavaleiro, desde julho de 2017; e na Estação Largo da Paz, desde junho de 2018.
Neste sábado, 13, já tem início o processo de mudança na operação. A iniciativa envolve as linhas do SEI, na Região Metropolitana do Recife, e terá ação educativa até o domingo (21), quando o usuário ainda poderá embarcar nos ônibus do TI Recife pagando a passagem em dinheiro.
Com a mudança na operação, o passageiro que desembarcar de qualquer uma das cinco linhas de ônibus no terminal integrado terá de sair por uma portaria recém instalada na lateral do terminal e entrar novamente na Estação Recife, onde deverá passar novamente o cartão VEM nos validadores instalados nas catracas da estação para ter acesso às plataformas, sem que seja debitada uma nova tarifa.
De igual maneira, o passageiro que desembarcar na Estação Recife deverá passar o cartão VEM num dos validadores instalados nas catracas de acesso ao TI e embarcar no ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa.
As cinco linhas que operam no TI Recife farão integração temporal com linhas, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano. Por isso, os usuários devem adquirir o cartão VEM Comum que será comercializado no TI Recife ou dentro dos ônibus com os cobradores, no valor de R$ 10 (sem a cobrança da taxa de aquisição do cartão).
A mudança vai ser comunicada aos usuários por meio de cartazes espalhados nas estações de metrô da Região Metropolitana, nas linhas que compõem a matriz de integração e no Terminal Integrado Recife. Além disso, durante a primeira semana, orientadores do Grande Recife estarão no TI tirando dúvidas dos passageiros.
Com informações da CBTU  12/04/2019

VLT Citadis Alstom Linha T3 de Lyon

Transportes sobre trilhos  🚄

A composição, que começou a operar em dezembro de 2012, tem 42 metros de comprimento e capacidade de transporte de 400 passageiros, o equivalente a seis ônibus.

Por Daniel Moreira
Revista Ferroviária

Revista Ferroviária
VLT Citadis da Alstom, de alta capacidade, em operação na linha T3 do sistema de Lyon, na França, que liga as estações Part-Dieu a Meyzieu
A composição, que começou a operar em dezembro de 2012, tem 42 metros de comprimento e capacidade de transporte de 400 passageiros, o equivalente a seis ônibus.
Foram encomendadas à época 12 VLTs desse modelo, que substituíram a frota composta por trens de 32 metros (realocadas em outras linhas do sistema).
Os bondes chamaram a atenção pela estética da parte dianteira, com formas arredondadas, diferentemente de outros modelos em circulação no mundo.
Segundo a Alstom, 2500 VLTs Citadis estão em operação em 50 cidades de 20 países. A bordo desse modelo são transportados cerca de 4 milhões de passageiros por dia.
Fonte - Revista Ferroviária  12/04/2019

Corte na Previdência: fome, piora da incapacidade e judicialização

Ponto de Vista 🔍

O Governo Bolsonaro enfrenta dificuldades políticas para articular a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019 junto aos parlamentares, que questionam o papel de liderança do governo e desejam retirar da reforma as alterações relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos em situações de miserabilidade, assim como as mudanças relacionadas às regras da aposentaria rural.

João Badari - Portogente
foto - ilustração
Em meio à dificuldade de seguir com a tramitação do projeto de reforma da Previdência no Congresso Nacional, foi noticiada nessa semana na mídia que o governo planeja buscar caminhos paralelos para cortar os gastos públicos com a previdência.
O Governo Bolsonaro enfrenta dificuldades políticas para articular a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019 junto aos parlamentares, que questionam o papel de liderança do governo e desejam retirar da reforma as alterações relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos em situações de miserabilidade, assim como as mudanças relacionadas às regras da aposentaria rural.
Agora é ventilada na mídia a intenção de se elaborar por parte do governo um plano para reduzir as aposentadorias por invalidez. A ideia é que as perícias médicas sejam “aprimoradas” de modo que segurados ainda em condições de trabalhar possam voltar à ativa, ainda em que função distinta da anterior.
Tal corte de gastos públicos como consequência desse plano não será possível sem nada menos que o agravamento da incapacidade do segurado, que voltaria a trabalhar, ou que a fome. Não é exagero dizer que o trabalhador incapacitado, sem poder trabalhar ou receber benefício, terá dificuldade para trazer alimentos para casa e para a sua família.
Não bastasse tal consequência, ainda decorreria da implantação de plano de tal espécie por parte do governo o que ocorre quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) falha em conferir a proteção social aos segurados que dela necessitam: o aumento da judicialização.
É natural que trabalhadores entrem com processo na Justiça para receberem o que tem direito. A maioria das ações são ganhas, já que a tendência é de que os profissionais da área previdenciária não banalizem esse tipo de ação, de modo a buscar o Judiciário quando o segurado realmente é incapaz e há base probatória, ou seja, exames e outros documentos que atestem a sua incapacidade laboral.
A pergunta é: vale a pena economizar recursos públicos às custas da piora da saúde do trabalhador, de sua vulnerabilidade social e da sobrecarga do Poder Judiciário?
De acordo com o que tem sido noticiado, as estimativas iniciais da aplicação do plano preveem uma poupança de aproximadamente R$ 100 bilhões em dez anos. Contudo, mesmo para quem crê que o trabalhador incapacitado pode pagar pelo déficit da previdência, as previsões podem ir por água abaixo: mais judicialização implica em mais gastos por parte do INSS com honorários sucumbenciais e pagamento de juros após perderem as ações na Justiça relacionada ao pagamento dos benefícios. Esse fator parece ter ficado de fora da conta do governo.
É evidente que o governo está correto em relação a buscar uma reforma no sistema previdenciário do país, assim como outras maneiras de poupar recursos públicos e resolver os problemas da previdência.
Entretanto, assim como os próprios parlamentares questionam alterações em regras relacionadas a benefícios para idosos e trabalhadores mais vulneráveis, não são os trabalhadores incapacitados que devem ser penalizados pelo déficit. É cada vez mais necessário que os governos deixem de pensar apenas na questão financeira e lembrem de todas as discrepâncias sociais existentes no país.
*João Badari é sócio do Aith, Badari e Luchin Advogados e especialista em Direito Previdenciário.
Fonte - Portogente 12/04/2019

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Sistema Ferry-boat terá apenas cinco(05) embarcações operando durante o período da Semana Santa

Travessia Marítima  🚢

Quem pretende viajar na Semana Santa utilizando os serviços do sistema Ferry-Boat, para fazer a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica deve ficar atento,pois esse ano o sistema vai operar com uma frota menor durante todo o período do feriadão.O sistema contará apenas com cinco (05) embarcações em operação durante o período de 17 a 22/04.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica contará apenas com cinco embarcações durante o período da Semana Santa,(17 e 22/04). Apenas as embarcações Ana Nery, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi,Pinheiro e Maria Bethânia estarão disponíveis para a operação durante o feriadão da Semana Santa. 
Duas embarcações,Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares, encontram-se em manutenção e reparo no estaleiro da Base Naval de Aratu.
As viagens serão feitas com intervalos de uma hora entre cada partida e com um numero menor de viagens extras,em função do numero menor de embarcações em operação neste ano. O sistema de Hora Marcada também teve reduzido a quantidade de vagas de 30 para 20 nos horários normais.
O horário normal da operação do sistema em dias de semana e das 5h às 23h30,e no sábado das 6h às 23h30. Nos domingos e feriados, as viagens são realizadas de hora em hora, com último horário às 23h30.
Pregopontocom  11/04/2019

Governo do Ceará estuda implantar estação do VLT no Aeroporto de Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🚄

O plano foi anunciado na manhã desta quarta-feira, 10, durante visita do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana às obras realizadas pela Fraport no aeroporto.De acordo com a Secretaria da Infraestrutura, a estação ainda não tem valor ou prazo de execução definidos.

O Povo
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado estuda a implantação de uma estação do VLT Parangaba-Mucuripe no Aeroporto Internacional de Fortaleza. O plano foi anunciado na manhã desta quarta-feira, 10, durante visita do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana às obras realizadas pela Fraport no aeroporto.
"Temos um conceito, uma ideia, de uma estação a mais do VLT na altura da Avenida dos Expedicionários para que a gente possa fazer a ligação entre o VLT Parangaba/Mucuripe e o terminal de passageiros do aeroporto", detalhou o titular da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Lúcio Gomes. "É um conceito que ainda estamos discutindo e temos aqui oportunidade de conversar com a direção da Fraport, com o governador e a Prefeitura e vamos desenvolver ainda esse projeto", afirmou durante a visita.
De acordo com a Secretaria da Infraestrutura, a estação ainda não tem valor ou prazo de execução definidos.
O VLT tem dez estações e, segundo o site da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), está com 91,96% de conclusão.
Camilo Santana afirmou que a parceria entre Governo do Estado, Prefeitura e a Fraport faz parte da estratégia de "consolidar Fortaleza como um grande centro de conexões, trazendo turistas e novos voos". Segundo o governador, a perspectiva é, ao final de seis meses, abrir uma nova área de embarque, "mais que dobrando a capacidade do aeroporto".
Além do lançamento de voos diretos entre Fortaleza e Madrid, Camilo declarou estar em negociações com novas companhias para o aeroporto da Capital.
Fonte - Revista Ferroviária  11/04/2019

terça-feira, 9 de abril de 2019

Alcântara (MA) já prepara atividades para Festa do Divino deste ano

Cultura/Turismo  💒

Festa do Divino deste ano em Alcântara no Maranhão,já prepara procissões,missas e tradições.Com investimentos de R$ 300 mil, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Alcântara espera 50 mil visitantes nos 12 dias de festa, que conta com participação ativa da população local.“Sem o apoio do Governo do Estado, a realização da Festa seria impossível. É uma celebração tradicional com muitas dimensões e que envolve toda a população, com custos altos para a preparação nos diversos pontos em que as celebrações acontecem. 

Da Redação
foto - Nael Reis/Secap Gov.MA
Com apoio integral do Governo do Maranhão, a cidade de Alcântara prepara os últimos detalhes para
a realização da tradicional Festa do Divino, uma das principais celebrações religiosas do país, que este ano acontece entre os dias 29 de maio e 09 de junho.
Com investimentos de R$ 300 mil, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Alcântara espera 50 mil visitantes nos 12 dias de festa, que conta com participação ativa da população local.
“Sem o apoio do Governo do Estado, a realização da Festa seria impossível. É uma celebração tradicional com muitas dimensões e que envolve toda a população, com custos altos para a preparação nos diversos pontos em que as celebrações acontecem. Agradecemos muito a sensibilidade do Estado para conseguirmos realizar esse evento”, diz a secretária municipal de Cultura de Alcântara, Marcelina Serrão.
Além do apoio financeiro, o governo vai garantir reforço na Segurança Pública e suporte para a parte cultural do evento com ampla agenda de shows no Centro Histórico.
“Temos apoiado firmemente a realização dessa importante festa no calendário religioso e cultural do Estado. Por determinação do governador Flávio Dino, estamos fortalecendo a realização do evento, valorizando cada vez mais a tradição local”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Diego Galdino.

Tradição e ancestralidade
A festa do Divino Espírito Santo é um ritual do Catolicismo Popular marcado pela presença significativa de mulheres – as caixeiras – que tocam instrumentos musicais denominados caixas do Divino.
Além de procissões e missas, o evento tem música, dança, queima de fogos e distribuição de licores e doces de espécie, típico da região. O ponto alto acontece no final de semana do Domingo de Pentecostes.
Para o vereador Haroldo Jr., um dos organizadores da Festa, a resistência popular e a manutenção das tradições religiosas se fortalecem com o reconhecimento pelo poder público estadual.
“Temos recebido um apoio maciço do Estado para que nossas tradições se fortaleçam a cada ano, atraindo mais visitantes nesse ciclo, elevando nosso potencial e fortalecendo as tradições populares da nossa gente”, afirma.

Mais embarcações e cais reformado
Para garantir que os milhares de turistas tenham acesso à cidade, o Governo do Maranhão e a Prefeitura vão garantir junto às empresas que prestam serviço de transporte para a cidade o fornecimento de embarcações extras durante o período da festa.
Em janeiro, o Governo entregou à população o Cais da Praia Grande, em São Luís, completamente revitalizado com serviços de melhoria dos sistemas elétrico e hidráulico, recuperação dos boxes, área de vivência, lanchonetes, banheiros, teto e piso, além da instalação de uma cerca de delimitação do perímetro, para garantir a segurança de usuários e preservação do patrimônio.
Com informações da Secap GOV.MA 09/04/2019

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Ferrofrente questiona leilão da Ferrovia Norte-Sul

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

Segundo o presidente da FerroFrente, José Manoel Ferreira Gonçalves, há fundamentos jurídicos para questionar pontos cruciais do leilão, começando pelos aditivos, em que faltam, inclusive, as assinaturas das empresas, e a insuficiência das garantias oferecidas. Ele alertou que o leilão continua sub judice, questionado em processos perante a Justiça Federal de São Paulo, o Tribunal de Contas da União e o Supremo Tribunal Federal, em ações que não estão encerradas.

Portogente
divulgação/Portogente
Em audiência do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na Câmara dos Deputados, durante a manhã desta quarta-feira, 03.04, a entidade FerroFrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias distribuiu entre os parlamentares da comissão de Viação e Transporte documento com vários questionamentos sobre o leilão da Ferrovia Norte-Sul, realizado na semana passada, e que teve como vencedora a empresa Rumo, autora do lance vencedor de R$ 2,7 bilhões.
Segundo o presidente da FerroFrente, José Manoel Ferreira Gonçalves, há fundamentos jurídicos para questionar pontos cruciais do leilão, começando pelos aditivos, em que faltam, inclusive, as assinaturas das empresas, e a insuficiência das garantias oferecidas. Ele alertou que o leilão continua sub judice, questionado em processos perante a Justiça Federal de São Paulo, o Tribunal de Contas da União e o Supremo Tribunal Federal, em ações que não estão encerradas.
José Manoel anunciou também em Brasília que está finalizando um parecer técnico que apresenta com clareza os vícios concretos dos termos aditivos, e não apenas sobre as formalidades jurídicas, uma vez que os termos aditivos, na prática, não garantiram a participação em condições de igualdade do maior número possível de empresas.
"Nossa luta é para que o erário não seja prejudicado, afetando todos os cidadãos que são seus legítimos donos", afirmou o presidente da entidade.
O manifesto da FerroFrente lembra os parlamentares de que os valores investidos na Ferrovia Norte-Sul não foram repostos pelos concessionários, e que o direito de passagem não foi garantido.
"Sem direito de passagem garantido, o leilão acabou criando na prática a figura do dono de ferrovia, o que fere o interesse e a soberania nacional", argumentou José Manoel. "Além disso, o tão necessário transporte de passageiros passou ao largo de todas as negociações."
Na avaliação da FerroFrente, que esteve na audiência representando várias outras entidades, o leilão foi direcionado, uma que só interessava a duas empresas (exatamente as que possuíam o acesso da Norte-Sul ao porto, já que o direito de passagem não foi garantido). "As suspeitas de que apenas essas duas empresas concorreriam se confirmaram no resultado", conclui José Manoel.
No momento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso analisa o mérito de mandado de segurança impetrado pela Ferrofrente, e aguarda mais informações das autoridades impetradas antes de decidir, definitivamente, se vai ou não suspender a homologação do leilão.
Fonte - Portogente  08/04/2019

Rodoviária de Salvador terá 150 horários extras no feriado da Páscoa

Transportes 🚌

Entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) aproximadamente 45 mil pessoas deixarão a capital. Por esse motivo, 150 horários extras estão sendo ofertados através do terminal rodoviário, além dos 540 horários diários.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O feriado da Páscoa está se aproximando e para atender a demanda dos passageiros de Salvador que viajam com destino ao interior do estado, a Agerba montou um esquema especial. Entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) aproximadamente 45 mil pessoas deixarão a capital. Por esse motivo, 150 horários extras estão sendo ofertados através do terminal rodoviário, além dos 540 horários diários.
A busca por passagens já começou e a Agência Reguladora estima que o movimento de embarque já comece a crescer a partir da segunda-feira (15). No dia da viagem é recomendável que o passageiro chegue ao terminal rodoviário com antecedência mínima de 20 minutos. A apresentação de um documento oficial de identificação com foto é obrigatória.

Nova regra
Em cumprimento a nova determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de março de 2019, passageiros menores de 16 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis precisam de autorização judicial para embarcar em ônibus ou aviões. A nova regra já está sendo cumprida pelas operadoras de transportes. Crianças com até cinco anos continuam não pagando passagem, desde que viagem na mesma poltrona dos pais ou responsáveis.
Com informações da Seinfra BA 08/04/2019