sábado, 18 de julho de 2020

Extensão da linha 14 do Metrô de Paris tem previsão para iniciar operação ainda em 2020

Curtas/Transportes sobre trilhos  🚇

A Linha 14 do metrô de Paris deverá ser inaugurada em dezembro, apesar dos atrasos  em função da pandemia do coronavírus.Os trabalhos na extensão de 6,4 km da linha 14 do Metrô de Paris,prossegui com um ritmo reduzido após o anúncio da suspensão de várias atividades a nível nacional em 16 de março,com a criação e adoção de novos protocolos destinados a diminuir a disseminação do coronavírus no local.Os trabalhos com diversos equipamentos a serem instalados nas estações,continuaram sendo realizados por equipes reduzidas.Também foram realizados testes na linha entre a estação existente,Madeleine, e a nova estação em Port de Clichy.A construção das quatro novas estações da extensão da linha 14,foi reiniciada no começo de maio e incluiu a colocação de vários equipamentos e o comissionamento de sistemas de proteção contra incêndio, linha de controle e segurança. As primeiras composições MP14 com oito carros deverão começar a operar na linha a partir de setembro,após a realização dos testes finais. A extensão norte da Linha 14 contará com 4 estações,Pont Cardinet, Porte de Clichy, Clichy Saint-Ouen RER e Mairie de Saint-Ouen,e ligará Saint-Lazare a Mairie de Saint-Ouen. O projeto tem como objetivo principal aliviar o tráfego na Linha 13 do Metrô.

foto - ilustração/Pinterest

Madri investira € 215 milhões na ampliação da sua rede de transportes

Curtas/Mobilidade 🚌 🚇

A cidade de Madri está destinando cerca de 200 milhões de euros para ampliar a sua rede de metrô e €15 milhões serão usados para um projeto BRT(Bus Rapid Transit) para a região nordeste da cidade.A rede de Metrô contará com mais três novas estações que serão construídas na extensão de 4,5km para Valdebebas.O investimento na extensão do Metrô é uma das medidas incluídas no Plano de Reativação da Comunidade de Madri.A primeira das 3 novas estações de Metrô de Valdebebas ficará junto a atual estação de Cercanias e fara a integração com a EMT(Empresa Municipal de Transportes de Madri)e com o novo sistema de BRT elétrico.A linha de BRT terá 3,6Km  de extensão,com prioridade para abertura de semáforos nos cruzamentos.


foto - ilustração/arquivo





sexta-feira, 17 de julho de 2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica teve movimento moderado sentido Itaparica nesta sexta(17)

Boletim Informativo/Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat teve nesta sexta(17)movimento com fluxo moderado para veículos em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho,operando com 3 embarcações,Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Anna Nery na travessia marítima Salvador/Itaparica.O movimento de passageiros esteve tranquilo nos dois terminais.As travessias acontecem de segunda a sexta, sempre às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, de ambos os terminais. No sábado e no domingo a operação permanece suspensa retornando na segunda(20).


foto - ilustração/arquivo


CBTU João Pessoa acrescenta mais três viagens ao horário especial

Transportes sobre trilhos  🚇

Agora, os trens da CBTU João Pessoa realizam 12 viagens entre as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, o que corresponde a menos de 50% do número das viagens ofertadas em dias normais. No entanto, as viagens aos sábados continuam suspensas até que uma nova etapa de flexibilização seja implantada pelos governos Estadual ou Municipais

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Três viagens foram incorporadas a tabela de horário especial que está sendo utilizada nesta pandemia do Covid-19, desde a última quarta feira, 15. Agora, os trens da CBTU João Pessoa realizam 12 viagens entre as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, o que corresponde a menos de 50% do número das viagens ofertadas em dias normais. No entanto, as viagens aos sábados continuam suspensas até que uma nova etapa de flexibilização seja implantada pelos governos Estadual ou Municipais. Desta forma, a CBTU mantém o seu propósito de oferecer um transporte com qualidade.
A Companhia lembra que é obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante a permanência nas estações e trens. A CBTU adotou todas as recomendações do Ministério da Saúde, e junto com as operadoras de trens do Brasil, através da ANPTrilhos, está monitorando a atuação do vírus com um comitê estratégico onde são discutidas ações de informações e medidas necessárias para minimizar os riscos de transmissão nos sistemas.
Com informações da CBTU  17/07/2018

divulgação/CBTU

Metrô de São Paulo tem 690 funcionários afastados por Covid-19, segundo sindicato

Transporte sobre trilhos  🚇  😷

O balanço foi divulgado pelo Sindicato dos Metroviários nesta quinta-feira, 16 de julho de 2020.Além disso, subiu para 162 o número de casos de Covid-19 confirmados entre trabalhadores das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Neste caso, todas são administradas pela Companhia do Metropolitano, do Governo do Estado de São Paulo.

Diário do Transporte
foto ilustração-Pregopontocom
O Metrô de São Paulo tem 690 funcionários afastados por Covid-19, considerando todas as linhas. O balanço foi divulgado pelo Sindicato dos Metroviários nesta quinta-feira, 16 de julho de 2020.
Além disso, subiu para 162 o número de casos de Covid-19 confirmados entre trabalhadores das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Neste caso, todas são administradas pela Companhia do Metropolitano, do Governo do Estado de São Paulo.
Também segundo o sindicato, são 79 pessoas com sintomas da doença nestas linhas. Além disso, o Metrô de São Paulo afastou outros 84 trabalhadores que tiveram contato com alguém contaminado.
O sindicato também contabiliza um óbito confirmado de metroviário na ativa por Covid-19. Outros quatro óbitos de trabalhadores pelo novo coronavírus também foram registrados no caso de funcionários que já estavam afastados.
Ao todo, portanto, o sindicato contabiliza um total de 325 afastamentos nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
LINHAS 4 E 5 O sindicato informou ainda, por meio de nota, que as linhas 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 5-Lilás (operada pela ViaMobilidade) somam 365 afastamentos por Covid-19.
Ao todo, são 279 suspeitos e 86 casos confirmados em ambas as linhas. Desta forma, são 690 funcionários afastados em todas as linhas do sistema de metrô de São Paulo.
Por fim, entre os trabalhadores terceirizados, o sindicato aponta 13 casos confirmados e 12 suspeitos. Ainda assim, informa que pode haver subnotificação.
Os dados da linhas do metrô estatal podem estar subnotificados pois a empresa não fornece os dados oficialmente. Segundo informações registradas pelo departamento médico em reuniões da CIPA, o número de contaminados pode passar de 400 casos, informou o sindicato, em nota.
O Diário do Transporte aguarda um posicionamento do Metrô de São Paulo e das concessionárias sobre as informações divulgadas pelo sindicato.
Fonte - Revista Ferroviária  17/07/2020

Dia de Proteção às Florestas: combate ao desmatamento

Meio ambiente  🌱🌴

Com cerca de 500 milhões de hectares cobertos por florestas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o segundo país do mundo nesse quesito.Para lembrar da importância dessa vegetação é celebrado em 17 de julho o Dia de Proteção às Florestas. De acordo com o Greenpeace, a data foi escolhida porque no mesmo dia é lembrado o Dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro que prega peças em criminosos que querem destruir o meio ambiente.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Data marca importância de ações concretas de preservação às florestas e manejo florestal surge como alternativa de proteção ambiental e desenvolvimento econômico e social
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), as florestas podem ser definidas como áreas “medindo mais de 0,5 hectares (ha) com árvores maiores que cinco metros de altura e cobertura de copa a 10% ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros”.
Com cerca de 500 milhões de hectares cobertos por florestas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o segundo país do mundo nesse quesito.
Para lembrar da importância dessa vegetação é celebrado em 17 de julho o Dia de Proteção às Florestas. De acordo com o Greenpeace, a data foi escolhida porque no mesmo dia é lembrado o Dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro que prega peças em criminosos que querem destruir o meio ambiente.
Dos 500 milhões de hectares de floresta brasileira, mais de 334 milhões são ocupados pela floresta amazônica. Por ser o maior bioma, consequentemente ele acaba sendo também o que mais sofre.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o último mês de junho teve o maior registro de alertas de desmatamento na Amazônia desde 2015, quando iniciou a série histórica desses dados. A área desmatada no mês foi de 1.034,4 km².
Nos seis primeiros meses de 2020, a Amazônia teve uma área de 3.069,57 km² devastada, segundo o INPE. Na comparação com o primeiro semestre do ano passado houve um aumento de 25% no desmatamento.
Uma das alternativas para a fiscalização e o combate ao desmatamento são as Unidades de Conservação (UC). Instituída pela Lei 9.985/2000, esses locais são definidos como um “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.
O objetivo de uma UC é defender toda a biodiversidade de uma região contra a destruição ambiental e ainda oferecer que comunidades tradicionais possam realizar um uso sustentável para a própria subsistência.
De acordo com um estudo encomendado pela UzziPay, fintech ecológica que possui a proposta de conservar uma árvore a cada novo cliente, além das áreas de conservação públicas, existem as reservas legais privadas, que podem fazer o chamado “manejo florestal”.
Essa é uma atividade que permite a utilização de espécies vegetais maduras antes que elas morram. Isso permite que se abram espaços para que indivíduos em crescimento ocupem o espaço do mais velho, sendo que todo esse processo é realizado com princípios ecológicos e respeitando a capacidade de regeneração de cada floresta.
O manejo florestal é realizado a partir de um inventário florestal da área, que é submetido à análise e a aprovação do órgão estadual ambiental, que realiza o controle.
A UzziPay possui uma área de conservação de 700 hectares da Amazônia em Porto Velho (RO). Márcio Barnabé, Chief Marketing Officer da UzziPay, salienta que ações de proteção como essa são importantes para garantir a própria vida.
“Investimento e atitudes concretas contra o desmatamento e outras violências contra as florestas são fundamentais para a preservação. Várias pesquisas indicam que elas exercem um equilíbrio ecológico importante. O manejo florestal, inclusive, respeita o ecossistema local das florestas, realiza a proteção de todas as espécies e ainda pode trazer benefícios econômicos e sociais para as populações”, defende.
Na área conservada pela fintech existem espécies vegetais como angelim, tauari, embireira, maracatiaria, cedrorana, abiu e castanha-do-pará. O local também é a “casa” de diversas aves, mamíferos, repteis e peixes.

Benefícios da conservaçãoNesse sentido, as áreas de conservação são essenciais para garantir a proteção de um espaço contra depredação, exploração ilegal e degradação. A fiscalização dessa região pode ser realizada por solo, drone, voos tripulados e imagens de satélite.
Outro ponto interessante nas áreas de conservação é a possibilidade de geração de renda através do turismo, por exemplo. Esses locais podem ser abertos para visitação. Para permitir essas atividades é preciso, porém, realizar um controle como preparar trilhas, identificar as espécies vegetais com etiquetas, definir a identidade das pessoas que fazem a visita etc.
Por último, as áreas de conservação também são importantes no combate às queimadas. Segundo o INPE, o mês passado teve o maior número de queimadas na Amazônia para um mês de junho nos últimos 13 anos. Na comparação com junho de 2019 o aumento foi de 19,5%. De acordo com o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) a principal causa das queimadas é a ação humana.
A UzziPay também apoia uma campanha de conscientização que estimula a denúncia de queimadas ilegais no Estado de Rondônia. O estado sofre anualmente nesse período do ano com o aumento de problemas respiratórios por causa da fuligem resultante do fogo que atinge a vegetação. Nesse momento de pandemia de Covid-19 (coronavírus), a preocupação com uma possível superlotação dos leitos médicos é ainda maior. A campanha está sendo coordenada e veiculada em todo o Estado de Rondônia pelo Grupo Sistema Imagem de Comunicação (SIC).
“Muitas vezes as ações criminosas fazem parte de um mesmo sistema, chamado de ‘ciclo de desmatamento’. Os criminosos fazem com que o fogo realize a limpeza das florestas para que esses espaços possam ser usados para atividades comerciais posteriormente. Por causa dos números que temos visto e da possibilidade de esgotamento do sistema público de saúde, as áreas de conservação são mais importantes do que nunca”, finaliza Márcio Barnabé.
Fonte - Portogente  17/07/2020

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Bahia tem mais quatro cidades com transporte suspenso; total chega a 375

Boletim Informativo/Transportes  🚌

Angical, Coribe, Jaborandi e Lagoa Real terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (17). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (16). Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Pedrão e Santana, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

Sistema Ferry-Boat Salvador / Itaparica opera com 3 embarcações nesta quinta(16)

Boletim Informativo/Travessia Marítima  🚢

A ITS operadora e administradora do sistema Ferry-Boat na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,mantem nesta quinta(16) quatro(03) embarcações em serviço,Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Anna Nery. O movimento nos dois terminais,tem fluxo  moderado para veículos em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho.O movimento de passageiros é tranquilo nos dois terminais. A operação nesse período de pandemia é realizada de segunda a sexta, sempre às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, de ambos os terminais. Permanecem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados.

foto - ilustração/arquivo

Democracia a serviço da ideologia

Ponto de Vista   🔍

A grande verdade é que caímos numa cilada democrática, e a democracia é hoje um instrumento de grupos radicais, pois a imensa população pobre deste país nem sequer é mencionada em breves tweets por membros do governo ou pelo próprio presidente. Perdemos o rumo certeiro de outrora, que havia nos governos social-democratas, pois ali tínhamos um norte, em que o Estado definia os investimentos e propunha uma proteção às minorias.

Fernando Rizzolo* - Portogente
Fernando Rizzolo
Não há que se questionar que a nossa democracia passou a ser muito mais ideológica do que pluralista. Diriam então os defensores de Bolsonaro que anteriormente ou desde sempre, após o regime militar, fomos “comunistas” ou, como dizem, que os partidos moderados de centro-esquerda ou os social-democratas foram e sempre serão “comunistas disfarçados”.
O que mais me intriga no governo do Presidente Bolsonaro é o caldeirão extremista que transita entre o militarismo e o evangelismo, entre intolerantes e ditatoriais de faixa amarela, detentores do radicalismo antidemocrático que sonham em destruir as instituições e ameaçam sem hesitar membros do Supremo Tribunal Federal. A grande pergunta é: Por que antes esses radicais não se expunham? Ou será que foram induzidos por membros apoiadores do radicalismo com certa anuência subliminar do governo a agirem desta forma perigosa?
Por bem o STF conseguiu minimizar na hora certa, através do inquérito das “Fake News”, os extremistas filhotes da ideologia tacanha de certa ala do governo que insistem em ver no modelo pluralista de ideias um perigo a sua própria ideologia. Para corroborar nesse esteio de pensamento, vemos o esvaziamento de ministérios, como o da Saúde e o da Educação, uma vez que o governo não é capaz de encontrar um ministro que agrade a ala “olavista” conspiratória, os militares cuja mentalidade permanece ainda na caserna e os evangélicos que querem manipular os ministérios a seu favor, e mais, o centrão, que quer apenas o poder pelo poder.
Portanto, vivemos um desgoverno, regado a cloroquina, em que os pobres, os miseráveis, os desalentados são totalmente esquecidos diante de uma pandemia de virulência sanitária e econômica, incapaz de nortear o governo para uma política econômica desenvolvimentista, uma política sanitária baseada na ciência e uma vertente educacional de inclusão aos mais pobres.
A grande verdade é que caímos numa cilada democrática, e a democracia é hoje um instrumento de grupos radicais, pois a imensa população pobre deste país nem sequer é mencionada em breves tweets por membros do governo ou pelo próprio presidente. Perdemos o rumo certeiro de outrora, que havia nos governos social-democratas, pois ali tínhamos um norte, em que o Estado definia os investimentos e propunha uma proteção às minorias. Hoje o que vemos é a cloroquina à base de olavismo, rodeada de grupos evangélicos e observada por militares que querem seu quinhão. Tudo porque acreditei no “mito”, vivendo hoje uma democracia mitômana, desorganizada, um país esfarelado por ideias estranhas, enfim, o Brasil hoje é um grande Wassef dando explicações de como vamos sair dessa... Acho que deu para entender, não é?
* Advogado, jornalista, mestre em Direitos Fundamentais
Fonte - Portogente  16/07/2020

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Mais de 692 mil passageiros já tiveram a temperatura monitorada em estações de Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚇  😷

Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 496 delas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 224 mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.

Da Redação
foto - Mateus Pereira/Gov BA
As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações do Sistema Metroviário da Lapa e de Pirajá, em Salvador, já alcançaram o total de 692.534 passageiros monitorados, até a última terça-feira (14). Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 496 delas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 224 mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.
As pessoas suspeitas de infecção pela doença foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhadas para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 233 testes rápidos, com 27 resultados positivos, e 155 pessoas realizaram o exame RT-PCR. Os resultados dos exames coletados em PCR, que identifica a causa da infecção, são encaminhados para análise na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e os passageiros recebem os resultados em 48 horas.
O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Sesab e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), e com o apoio da CCR Metrô Bahia. De acordo com o diretor presidente da CTB, Eduardo Copello, “o monitoramento pelas câmeras e a realização dos testes nos passageiros, se juntam às medidas já implementadas de higienização dos vagões, catracas, uso de máscaras pelos passageiros e buscam trazer segurança para bloquear a transmissão do vírus, num ambiente com fluxo elevado de pessoas".
O secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, explicou a importância do monitoramento nas estações. "Este monitoramento, além de ser uma tranquilidade para as pessoas que testam negativo, também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Agora, elas já sabem que estão contaminadas e que devem se isolar, e podem, inclusive, ser acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Covid-19 pela Sesab".
Com informações da Secom BA  15/07/2020

Mesmo com mais desmatamento, Ibama pode perder verbas no Orçamento de 2021

Meio ambiente  🌱🌴🔥

A situação no Ibama já não é boa hoje. No Orçamento de 2020, o órgão conta com R$ 1,75 bilhão para todas as suas despesas — uma redução de 14,8% em relação aos R$ 2,05 bilhões de 2019.A falta de investimentos ao longo dos últimos anos se traduz, entre outros problemas, em falta de pessoal para tocar as fiscalizações: em 2010, a autarquia tinha 1.311 fiscais em atividade, número que caiu de forma contínua até atingir apenas 730 agentes no ano passado.

André Shalders,da BBC News Brasil/Portogente
foto - ilustração/arquivo
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pode perder até 20% de seu orçamento no ano que vem, segundo aviso feito pela direção da autarquia a servidores do órgão. A possibilidade foi confirmada por mais de um funcionário do Ibama à reportagem da BBC News Brasil.
Na prática, o corte seria bem maior que 20% em despesas não-obrigatórias, como as ações de fiscalização. Verbas destinadas à folha de pagamentos de servidores são fixas e têm pouca margem para reduções.
A possibilidade de cortes começou a ser discutida agora porque o Executivo está se preparando para enviar o projeto de lei do Orçamento de 2021 ao Congresso. Conforme a Constituição de 1988, a Lei Orçamentária Anual (LOA) é enviada pelo Executivo ao Congresso até o dia 31 de agosto.
A situação no Ibama já não é boa hoje. No Orçamento de 2020, o órgão conta com R$ 1,75 bilhão para todas as suas despesas — uma redução de 14,8% em relação aos R$ 2,05 bilhões de 2019.
A falta de investimentos ao longo dos últimos anos se traduz, entre outros problemas, em falta de pessoal para tocar as fiscalizações: em 2010, a autarquia tinha 1.311 fiscais em atividade, número que caiu de forma contínua até atingir apenas 730 agentes no ano passado.
A discussão sobre mais um corte nas verbas do Ibama acontece num momento de aceleração no ritmo de queimadas e desmatamento na porção brasileira da floresta amazônica.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o mês de junho deste ano registrou 2.248 focos de incêndio no bioma — é o maior número desde 2007. É também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos.

Garimpo ilegal na AmazôniaSegundo o sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe, foram 1.034 quilômetros quadrados de floresta devastados no mês passado: um aumento de 25% em relação a 2019.
No ano passado, o Brasil ganhou as manchetes no mundo graças ao aumento do desmatamento e das queimadas na região Norte do país.
Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso, o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) lamentou a possibilidade de novos cortes no Ibama e disse que haverá resistência no Legislativo, a quem cabe aprovar a Lei Orçamentária Anual. “Com mais esse corte no ano que vem, a coisa ficará mais difícil ainda”, disse ele à BBC News Brasil.
“Uma parte das verbas do Ibama era composta por dinheiro que estava vindo de fundos específicos, e que acabaram sendo deixados de lado. Então o governo abandonou o Fundo Clima, (retirou do Ibama) o Fundo de multas (ambientais), acabou com o Fundo Nacional do Meio Ambiente, acabou com o Fundo Amazônia. Então essa outra fonte de custeio, que cobria coisas específicas, como a fiscalização, está sendo deixada de lado”, disse o deputado.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o governo brasileiro deixou parada no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDEs) uma quantia de R$ 33 milhões do Fundo Amazônia, doada pelos governos da Noruega e da Alemanha. O dinheiro seria destinado ao Ibama e à Força Nacional, para ações de fiscalização na floresta. Em nota, o Ibama afirmou que pretende usar o saldo disponível até o fim do ano.
Nesta quinta-feira (09), o vice-presidente Hamilton Mourão disse que está mantendo conversas com alemães e noruegueses, que eram os principais doadores do Fundo Amazônia. Os dois países interromperam os repasses ao Fundo em agosto passado, no auge da crise das queimadas.
“Uma vez que a gente consiga apresentar dados consistentes, os recursos que estão lá serão novamente reabertos para os projetos relacionados ao desenvolvimento, proteção e preservação da Amazônia”, disse Mourão a jornalistas, no Palácio do Planalto.
A reportagem da BBC News Brasil procurou o Ibama para comentar a possibilidade de um novo corte no Orçamento de 2021, mas ainda não houve resposta.
Fonte - Portogente  15/07/2020

Medidas mais rígidas passam a valer para 77 municípios da Bahia

Saúde/Prevenção  😅

Entre as ações adotadas estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais.O decreto estadual também restringe o funcionamento do comércio. 

Da Redação
imagem - ilustração/arquivo
O decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14) inclui mais 15 municípios entre os que devem adotar medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 na Bahia. Se juntam às primeiras 62 cidades os municípios de Aurelino Leal, Capela do Alto Alegre, Muritiba, Senhor do Bonfim, Cafarnaum, Capim Grosso, Feira de Santana, Itanhém, Medeiros Neto, Piraí do Norte, Serra Preta, Belmonte, Brumado, Presidente Dutra e Ribeira do Pombal.
Entre as ações adotadas estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais.
O decreto estadual também restringe o funcionamento do comércio. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.
A alteração no decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios, agora distribuídos da seguinte maneira:
Anexo 1, com 28 cidades: Aurelino Leal, Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Capela do Alto Alegre, Casa Nova, Catu, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Nilo Peçanha, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Senhor do Bonfim, Taperoá, Uauá, Ubaitaba, Valença e Wenceslau Guimarães.
Anexo 2, com 25 cidades: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Cafarnaum, Capim Grosso, Conceição do Coité, Feira de Santana, Iraquara, Irecê, Itanhém, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Medeiros Neto, Mucuri, Piraí do Norte, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Serrinha.
Anexo 3, com 24 cidades: Apuarema, Belmonte, Brumado, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Nova Soure, Porto Seguro, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Una e Vera Cruz.

As medidas1 – O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência.
2 – Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.
3 – O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais.
4 - A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal.
5 - Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.
Fonte - Secom BA  14/07/2018

terça-feira, 14 de julho de 2020

Governo do Maranhão publica edital de licitação para o serviço de Ferry-Boat

Travessia Marítima   🚢

Publicado no dia 02 de julho, as empresas ou consórcios terão 60 (sessenta) dias para analisarem os termos do edital e apresentarem as propostas à MOB e se habilitarem no certame. Poderão participar da licitação, empresas e consórcios nacionais e também internacionais, desde que as empresas nacionais detenham o controle acionário do consórcio.Todas as embarcações serão equipadas com ar condicionado e a venda de passagem será facilitada, com mais postos físicos de vendas em São Luís e um posto de vendas de passagem na cidade de Pinheiro.

Da Redação
divulgação/MOB Maranhão
O Governo do Maranhão, através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) publicou edital de licitação para a concessão do serviço público de transporte aquaviário intermunicipal (ferry boat) para a realização da travessia entre São Luís, através do Terminal da Ponta da Espera, e Alcântara, no Terminal do Cujupe.
Publicado no dia 02 de julho, as empresas ou consórcios terão 60 (sessenta) dias para analisarem os termos do edital e apresentarem as propostas à MOB e se habilitarem no certame. Poderão participar da licitação, empresas e consórcios nacionais e também internacionais, desde que as empresas nacionais detenham o controle acionário do consórcio.
Serão licitados dois lotes, com direito de concessão de, no mínimo, 20 anos, prorrogável por igual período, no valor de 1.824.090.733,00 (hum bilhão e oitocentos e vinte e quatro milhões e noventa mil e setecentos e trinta e três reais), no tipo concorrência de melhor oferta de pagamento pela outorga após qualificação de proposta técnica. Todos os requisitos legais atinentes à lei de licitação e a legislação marítima foram contemplados, assim como as expectativas sociais.
“É um marco histórico! Será a primeira concessão decorrente de licitação realizada pelo Estado do Maranhão no modal aquaviário. Com a substituição do vínculo de contratação precária, as empresas e os consórcios terão segurança jurídica para realizarem investimentos, cumprir as obrigações contratuais e consequentemente entregar ao usuário/passageiro um serviço de qualidade, segurança e eficiência”, asseverou Lawrence Melo, presidente da MOB.

MelhoriasO edital de licitação lançado pela MOB foi construído a quatro mãos, a partir da contribuição da sociedade, através das audiências públicas, dos apontamentos e notificações da Capitania dos Portos, Ministério Público, Vigilância Sanitária, Procon a fim de melhorar a qualidade do serviço.
A partir da licitação e a assinatura do contrato de concessão serão disponibilizadas 10 (dez) embarcações para a realização da travessia, sendo 6 (seis) embarcações com capacidade para, no mínimo, 100 (cem) automóveis e mais 4 (quatro) embarcações com capacidade mínima de 50 (cinquenta) automóveis, divididas entre os dois lotes. Assim haverá uma distribuição homogênea entre embarque e desembarque de passageiros, otimizando o serviço e tornando o transporte de ferry-boat mais eficiente.
Todas as embarcações serão equipadas com ar condicionado e a venda de passagem será facilitada, com mais postos físicos de vendas em São Luís e um posto de vendas de passagem na cidade de Pinheiro, as transações financeiras poderão ser feitas através de dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito, e ainda a disponibilidade de venda de passagem pela internet.
A previsibilidade é que o tempo de viagem não ultrapasse uma hora e quinze de travessia, com a possibilidade de menor tempo de travessia de acordo com tábuas de marés e demais influências marítimas.
A empresa ou consórcio vencedor da licitação terá cinco anos para a completa substituição das embarcações que atualmente são utilizadas na travessia entre o Terminal da Ponta da Espera e o Cujupe, sendo esse um pré requisito para a renovação da concessão.
“Essa licitação materializa todo o respeito, compromisso e dever de cuidado que o Governo do Maranhão possui por todos os maranhenses, notadamente aos que residem na Baixada. A melhoria na qualidade do serviço de ferry-boat é um pleito histórico dos maranhenses que realizam essa travessia rotineiramente, representando verdadeira contribuição dessa gestão com o contínuo desenvolvimento econômico e social dessa região maranhense e representa uma das missões da MOB, especificadas pelo aprimoramento e desenvolvimento do transporte intermunicipal de passageiros no modal aquaviário”, concluiu Lawrence Melo.(01/07/2020)
Com informações da MOB Maranhão  14/07/2020

Sistema Ferry-Boat opera nesta terça(14) na travessia Salvador/Itaparica com 3 embarcações,com movimento moderado

Boletim Informativo/Travessia marítima   🚢

O Sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de itaparica,tem movimento até agora com fluxo  moderado para veículos e tranquilo para passageiros nos terminais de São Joaquim em salvador e Bom Despacho em Itaparica.A ITS empresa que opera o sistema,mantem em serviço nesta terça(14) as embarcações, Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Anna Nery. A operação da travessia nesse período de pandemia é realizada seguindo as determinações da Agerba de segunda a sexta, sempre com horários de saídas às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, nos dois terminais. Continuam suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados.


foto - ilustração/arquivo

Decreto que suspende aulas, eventos e transporte intermunicipal na Bahia é prorrogado até 31 de julho

Saúde/Prevenção  📖 🚌

Até o dia 31 de julho, as aulas nas redes pública e privada e as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, eventos religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e do funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (11), decreto que mantém suspensas em todo território baiano, até o dia 31 de julho, as aulas nas redes pública e privada e as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, eventos religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e do funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. Outro decreto publicado no DOE também determina medidas mais duras em 62 municípios.
Todas essas restrições estão estabelecidas no decreto n° 19.586, que teria validade até este domingo (12). A prorrogação do decreto também inclui a suspensão do transporte intermunicipal em 385 cidades baianas, conforme anexo publicado no DOE. Central, Iramaia, Lafaiete Coutinho, Macaúbas, Marcionílio Souza, Mirante e Saúde passaram a fazer parte desta lista neste sábado.
Nesta sexta-feira (10), o governador Rui Costa também afirmou que os jogos de futebol, sem público, não poderão ser realizados na Arena Fonte Nova. No estádio foram instalados leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva para tratar pacientes contaminados pelo novo coronavírus. "Entendemos que a Arena Fonte Nova não deve ser utilizada até porque, para a plena alegria e comemoração do futebol e jogadores é melhor que os jogos sejam realizados no estádio de Pituaçu", destaca.
Com informações da Seinfra BA  13/07/2020

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Aeroporto de Barreiras(BA) volta a operar com voos regulares

Turismo/viagens 

O equipamento aeroviário retornou às atividades com aeronaves de grande porte nesta segunda-feira (13) após quatro meses suspensas por conta da pandemia do novo Coronavírus. 

Da Redação
divulgação - Ascom/Seinfra BA
O aeroporto de Barreiras é o único do oeste baiano a operar com a aviação regular. O equipamento aeroviário retornou às atividades com aeronaves de grande porte nesta segunda-feira (13) após quatro meses suspensas por conta da pandemia do novo Coronavírus. No local, a concessionária responsável e as companhias aéreas disponibilizam álcool em gel para passageiros e funcionários e também fazem a higienização de áreas como banheiro e saguão de espera.
O voo partindo do aeroporto do oeste baiano terá como destino a cidade de Brasília, de segunda a sexta-feira, às 11h, pela Voepass Linhas Aéreas. Na Bahia, é o quarto equipamento a retornar o funcionamento com a aviação regular se juntando com Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista. "O equipamento aeroviário de Barreiras tem a previsão de ter mais um voo até o final do mês de agosto, com destino a Salvador. A operação também será feita pela VoePass" destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.
Com informações da Seinfra Ba 13/07/2020

Movimento do sistema Ferry-boat nesta segunda (13)

Boletim Informativo/Travessia Marítima  🚢

O Sistema Ferry-Boat, que opera na travessia Salvador/Itaparica mantem em operação nesta segunda (13) 3 embarcações, Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Anna Nery. O fluxo durante o dia foi moderado para veículos e tranquilo para passageiros em São Joaquim. O movimento em Bom Despacho manteve-se moderado para as duas categorias. A operação do sistema nesse período de pandemia  ocorre de segunda a sexta, sempre às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, de ambos os terminais. Permanecem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados.


foto - ilustração/arquivo

Prefeitos do Grande ABC querem conhecer proposta para Linha 18,do Monotrilho menos Morando

Transportes sobre trilhos  🚄

Na segunda-feira, representantes do grupo chinês foram ao Palácio dos Bandeirantes juntamente com o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), para anunciar interesse em emplacar a tecnologia de monotrilho na Linha 18. O tema é analisado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado.Uma das cidades beneficiadas pelo modal, com quatro estações em pontos limítrofes com São Bernardo, conforme o projeto inicial, é Santo André.

Diário do Grande ABC
foto - ilustração/arquivo
Os prefeitos do Grande ABC estão dispostos a debater e conhecer melhor a proposta do grupo chinês BYD para resgate do projeto original da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligaria a região ao sistema metroviário da Capital por monotrilho. Dos políticos consultados pelo Diário, apenas o chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), se mostrou reticente com a retomada da discussão do monotrilho e se manifestou favorável ao BRT, um ônibus em corredor exclusivo e escolhido pelo governador João Doria (PSDB) para conectar o Grande ABC ao Metrô.
Na segunda-feira, representantes do grupo chinês foram ao Palácio dos Bandeirantes juntamente com o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), para anunciar interesse em emplacar a tecnologia de monotrilho na Linha 18. O tema é analisado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado.
Uma das cidades beneficiadas pelo modal, com quatro estações em pontos limítrofes com São Bernardo, conforme o projeto inicial, é Santo André. O prefeito Paulo Serra (PSDB) declarou que tem realizado todos os esforços para que a Linha 18 seja concretizada. Apesar de ponderar que o modal é uma discussão técnica, o tucano alegou que está à disposição a debater a questão.
Estamos à disposição do grupo chinês para entender a viabilidade desse negócio. Santo André está completamente disposta a colaborar no sentido de tirar do papel essa importante conquista, afirmou.
Outro município contemplado com o traçado original era São Caetano. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) seguiu a linha do correligionário andreense ao manifestar interesse em conhecer de que forma o grupo BYD ressuscitaria a ideia inicial. Quero sim (participar). Quero saber qual é a disposição da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Uma oportunidade dessa não pode ficar solta,avisou.
A despeito de Mauá não ser contemplada diretamente com a Linha 18 - mas indiretamente sim, pois, pela Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), possui interligação com Santo André e São Caetano -, o prefeito Atila Jacomussi (PSB) defendeu que, o ideal, como discutido no passado, seria o Metrô.
Os prefeitos de Diadema, Lauro Michels (PV), e de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSDB), não se manifestaram sobre o debate.
CONTRÁRIO Aliado direto de Doria, Morando declarou que defende projetos que priorizem a mobilidade urbana do Grande ABC, garantindo a ampliação dos ramais de conexão com a Capital e a Região Metropolitana, desde que haja celeridade e compromisso com a população. Na sequência, defendeu o BRT, sob argumento de que o projeto de construção da Linha 18-Bronze do Metrô se arrasta desde 2014 e a alternativa apresentada pelo governo do Estado para a região busca trazer solução executável para quem depende do transporte público.
Fonte - Revista Ferroviária  13/07/2020