quinta-feira, 10 de junho de 2021

Horários de funcionamento do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica

Boletim Informativo - Travessia marítima 🚢

O sistema Ferry-Boat que opera a travessia marítima Salvador/Itaparica, estará funcionando das 5h às 21h30 nesta quinta-feira (10/06). Na sexta-feira (11/06), o sistema vai encerrar mais cedo, operando entre 05h e 19h30. Não haverá funcionamento nos dias 12 e 13 de junho, sábado e domingo. A partir de segunda-feira (14/06), o sistema Ferry-Boat volta a funcionar das 5h às 21h30. As mudanças no horário de funcionamento valem para os terminais São Joaquim e Bom Despacho. Portanto, hoje, o Ferry funciona nos seguintes horários: 05h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30, saindo do Terminal São Joaquim; e 05h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30, a partir do Terminal Bom Despacho. Já na sexta-feira, as travessias ocorrem às 05h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h e 19h30, a partir do Terminal São Joaquim; e 05h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h e 19h30, saindo do Terminal Bom Despacho.


foto - ilustração/arquivo


Suspensa a travessia de ônibus e caminhões pelo Ferry-Boat temporariamente de sextas a segundas

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢 

A diretoria da Agerba, em regime de colegiado, determinou a suspensão da travessia de ônibus e caminhões, através do Sistema Ferry Boat, Salvador/Itaparica,das 5h das sextas-feiras até às 5h das terças-feiras, como também das 5h de vésperas de feriados até as 5h do dia posterior ao seu retorno. Veículos pesados transportando alimentos e produtos perecíveis, como também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição. O embarque desses veículos estará suspenso em caráter emergencial até que seja normalizada a prestação dos serviços do transporte hidroviário, com o seu quadro de horário regular. A resolução nº 29 foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (9). Esta medida visa ampliar o embarque de veículos convencionais e melhor atender os usuários regulares do sistema. Serviço Suspensão: das 5h das sextas-feiras até às 5h das terças-feiras das 5h de vésperas de feriados até as 5h do dia posterior ao seu retorno Tipos de veículos: Ônibus, jamanta, caminhão simples, caminhão trucado e micro-ônibus


Foto - Ulgo Oliveira/Seinfra BA


VLT Carioca completa 5 anos de operação

Transportes sobre trilhos  🚄

Ao longo desse período, mais de 73 milhões de passageiros foram transportados e mais de 760 mil viagens realizadas em um total de 4 milhões de quilômetros percorridos. Todos esses números foram alcançados mantendo o foco na sustentabilidade.

VLT Carioca
Foto - Divulgação/VLT Carioca
Há 5 anos, em junho de 2016, o VLT Carioca iniciava sua operação no Centro e Região Portuária do Rio. Se naquela época o sistema teve seu início com apenas uma linha, hoje são três os trechos em circulação, em um total de 29 paradas e estações. Ao longo desse período, mais de 73 milhões de passageiros foram transportados e mais de 760 mil viagens realizadas em um total de 4 milhões de quilômetros percorridos. Todos esses números foram alcançados mantendo o foco na sustentabilidade. A energia elétrica que move os trens é toda adquirida de fontes renováveis (usinas eólicas, solares e biomassa). Com isso, são mais de 8 toneladas de emissão de gases do efeito estufa evitadas anualmente na atmosfera com a redução de carros no Centro do Rio. Idealizado como modal de conexão para quem chega e se desloca no Centro, o VLT exemplifica sua função pelas paradas de maior fluxo do sistema. Entre as dez mais movimentadas estão as paradas Cristiano Ottoni-Pequena África e Central, que dão acesso a vários modais, mas também Cinelândia e Carioca (metrô), Praça XV (barcas), e os pontos de chegada e saída da cidade (Rodoviária e Santos Dumont). Outra curiosidade é que as paradas Colombo e Sete de Setembro, pontos de integração entre as linhas do sistema também fazem parte desse grupo de grande fluxo, destacando a importância de deslocamentos internos no Centro. Nesse tempo, o VLT também desfez mitos. A segurança provou-se um valor fundamental e mesmo em um Centro muitas vezes de grande circulação de carros e pessoas, o número de incidentes se manteve reduzido. Já em relação sistema de pagamento diferenciado, esses 5 anos representam também a construção de uma relação de confiança com o usuário. A prestação de um bom serviço aliada à fiscalização se reflete na baixa taxa de evasão registrada no período, mesmo com o pagamento espontâneo no interior dos trens. Ainda que maior parte das viagens se deem a trabalho, o VLT tornou-se também um indutor do turismo no Centro do Rio. Com um cardápio de tradicionais museus e centros culturais (como o CCBB e o Museu Nacional de Belas Artes) aliado a novas atrações como o AquaRio, Museu do Amanhã e Rio Star, a região ganhou novos ares e o Boulevard Olímpico, por exemplo, tornou-se um dos pontos mais visitados da cidade. Ao longo do último ano, surgiu ainda o desafio da pandemia. Mesmo com menos pessoas circulando no Centro, o VLT se mantém circulando nas três linhas, com os mesmos horários, mantendo atividades como a higienização dos trens ao fim de cada trajeto. Sempre em busca de um caminho mais seguro para quem precisa se deslocar. “O VLT mudou a cara do Centro do Rio ao longo desses 5 anos e será fundamental no futuro da região, que passa por uma reutilização do território, inclusive com moradias. Ter um transporte público de qualidade na porta de casa será um atrativo muito grande pra essa reorganização”, avalia o presidente do VLT, Marcio Hannas. 
Fonte ANPTrilhos   04/06/2021