sexta-feira, 29 de maio de 2020

Mais dez municípios têm o transporte suspenso na Bahia; total chega a 246

Transportes  🚍

A partir de sábado (30), o transporte intermunicipal será suspenso em Acajutiba, Aratuípe, Cícero Dantas, Iguaí, João Dourado, Maiquinique, Mairi, Nazaré, Pilão Arcado e Piraí do Norte. A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte em Araçás, Itapitanga, Itarantim e Santa Maria da Vitória, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Após fracasso com a Boeing, Embraer entra no radar de China, Índia e Rússia, dizem fontes

Aviação  ✈

Fabricantes de aeronaves estão sondando a companhia brasileira Embraer semanas depois que a estadunidense Boeing abandonou os planos para uma união histórica da aviação comercial, informaram à mídia pessoas familiarizadas com o assunto.

Sputink
foto - ilustração/arquivo
A Boeing interrompeu os planos de comprar 80% da unidade comercial da Embraer em abril, encerrando uma mudança planejada no ramo dos jatos regionais, em um movimento semelhante ao feito pela Airbus em 2018, ao comprar a mesmo setor da canadense Bombardier.
A fabricante de aviões estatal chinesa COMAC manifestou interesse informal em cooperação com a terceira maior fabricante de jatos do mundo, revelaram duas fontes à agência Reuters. A companhia russa de aeronaves Irkut também explorou a questão, disseram outros dois, apesar de a empresa negar qualquer interesse atual.
A Índia, outra potência aeroespacial em ascensão focada principalmente na defesa, mas com um enorme mercado civil, transmitiu informalmente interesse ao nível do governo enquanto estudava o assunto, destacaram outras fontes.
Isso coloca o destino da Embraer no centro do chamado grupo de nações BRICS, com cada uma das estratégias aeroespaciais aprimoradas, à medida que a Airbus e a Boeing enfrentam a crise do novo coronavírus.
Nenhuma das partes citadas admitiu interesse na negociação, tampouco quis tecer comentários.

Concorrência com Boeing e Airbus
Tanto a COMAC quanto a Irkut estão desenvolvendo aeronaves para competir diretamente com a Airbus e a Boeing no movimentado mercado de 150 assentos. Os planos da China são considerados os mais avançados.
Um acordo com a Embraer acrescentaria recursos de engenharia e suporte global, mas também entraria em conflito com jatos regionais menores e comercialmente menos bem-sucedidos desenvolvidos pelos dois países.
Uma fonte da indústria russa disse que a principal controladora do Irkut, a Rostec, está se concentrando no MS-21 existente, projetado para competir com as aeronaves regionais da Airbus e Boeing, e o Superjet.
Embora tenha investido pesadamente em peças e manutenção, a Índia é o pretendente menos visível no setor aeroespacial comercial, com nenhum projeto ativo além de um jato de 14 lugares chamado SARAS.
Mas a Índia tem um requisito potencial para o desenvolvimento de um jato regional de 80 a 90 lugares - uma categoria ocupada pela Embraer - para o projeto UDAN, assinado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, para expandir os serviços aéreos para pequenas cidades.
A Embraer também é vista como uma chance única de reequilibrar as ambições aeroespaciais da Índia contra a rival estratégica China.
Fonte - Sputnik   29/05/2020

Níveis de poluentes atmosféricos caem nas metrópoles com políticas de mobilidade urbana

Mobilidade  🚇

Estudo poderá servir de base para gestores públicos na retomada das atividades após a quarentena.A professora Helena Ribeiro, pesquisadora do Departamento de Saúde Ambiental, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, recomenda que os gestores públicos tracem estratégias e proponham políticas bem planejadas para incentivar ações integradas de mobilidade urbana e saúde ambiental.

Jornal da USP
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Metrô de Salvador
A locomoção das pessoas após a quarentena deverá ser uma das preocupações centrais na retomada das atividades sociais e econômicas nas grandes metrópoles. A professora Helena Ribeiro, pesquisadora do Departamento de Saúde Ambiental, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, recomenda que os gestores públicos tracem estratégias e proponham políticas bem planejadas para incentivar ações integradas de mobilidade urbana e saúde ambiental. A professora coordenou um estudo feito por pesquisadores da FSP e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP que investigou o impacto na melhoria da qualidade do ar em cidades que adotaram medidas de restrições de mobilidade de veículos automotivos durante a quarentena de covid-19. O estudo foi feito em São Paulo, Paris (França), Nova York e Los Angeles (EUA). Nas quatro cidades estudadas, houve queda no índice de poluição atmosférica: redução de material particulado (poeira em suspensão), de gás carbônico e nitrogênio.
Para a professora Helena, o confinamento social não só está evitando a disseminação do novo coronavírus, mas diminuindo a propagação de doenças respiratórias e circulatórias em virtude das baixas concentrações de poluentes. Segundo a pesquisadora, vários estudos têm demonstrado a relação de poluentes urbanos com o agravamento de doenças do aparelho respiratório como asma, bronquite, enfisema pulmonar, dentre outras, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de quatro milhões de pessoas morrem anualmente no mundo devido à poluição ambiental.
Das metrópoles urbanas estudadas e que foram fortemente afetadas pela pandemia de covid-19, os pesquisadores investigaram concentrações de quatro poluentes – o monóxido de carbono (CO), o ozônio (O3), materiais particulados finos (MP2.5) e dióxido de nitrogênio (NO2 ) – durante o mês de março de 2020, em comparação às médias do mês de março de 2015 a 2019. O artigo Air Quality and covid-19: is cleaner air in mega cities contributing to saving lives and to reducing health effectse sobre o assunto foi submetido este mês por Helena e outros pesquisadores à revista Atmospheric Environment.
Os resultados do estudo indicaram reduções nas concentrações de PM2.5, CO e NO2 nas quatro cidades no período de quarentena. Ao contrário, o ozônio aumentou em três cidades, com exceção de Los Angeles. Porém, São Paulo teve menos redução de NO2 e PM2,5 comparado as outras cidades. A professora Helena acredita que isso tenha ocorrido devido ao fato de as medidas de confinamento social paulistanas terem sido menos restritivas do que em Nova York, Los Angeles e Paris, conforme mostra o relatório de mobilidade Covid-19 Community Report (Google, 2020): as atividades de transporte e em terminais de ônibus, metrô e trem foram reduzidas em 52% em São Paulo comparadas a 78% nas outras cidades.
Em porcentuais de redução de poluentes por cidade, observou-se uma queda de monóxido de carbono (CO) em 20% em São Paulo, 30% em Los Angeles, 37% em Nova York e 18% em Paris; já o nível de dióxido de nitrogênio (NO2 ) teve redução de 13% em São Paulo, 37% em Los Angeles, 41% em Nova York e 32% em Paris; Material particulado fino (poeira em suspensão) teve queda de 4% em São Paulo, 33% em Los Angeles, 29% em Nova York e 16% em Paris.
A redução de poluentes em São Paulo aconteceu em menor quantidade em virtude também das medidas restritivas terem sido menos respeitadas pela população e possivelmente por fatores climáticos (menor volume de chuva em março 2020 em relação aos outros anos pesquisados), como observa a pesquisadora. No entanto, os resultados desse estudo mostram “que a crise sanitária que estamos vivendo é uma oportunidade única para repensarmos as políticas públicas de mobilidade urbana para as metrópoles brasileiras, em longo prazo”, avalia. “Restringir o trânsito de veículos impacta na qualidade do ar que influencia na saúde das pessoas”, diz. Há um estudo, publicado em versão pré-print nos primeiros dias de abril de 2020, que sugere que a maior parte das condições preexistentes que aumentam o risco de óbito por covid-19 são as mesmas doenças que são afetadas por exposição em longo prazo à poluição atmosférica.
Por fim, considerando que a locomoção das pessoas nas cidades após o isolamento seja uma prioridade estratégica na retomada das atividades, a professora Helena lembra da importância da integração de medidas de mobilidade urbana e saúde ambiental. Para a pesquisadora, há necessidade de mudanças de hábitos em relação ao transporte e locais de trabalho (teletrabalho, por exemplo) que sejam mais sustentáveis. É preciso lembrar também a inclusão de medidas de segurança para aqueles que dependem do transporte público. “Repensar a mobilidade após a quarentena inclui considerar faixas de trânsito rápido e o uso de transporte ativo (bicicleta, patinete, andar a pé) que reduzem o tempo em trânsito e melhoram a saúde das pessoas”, conclui.
Fonte - ANPTrilhos  29/05/2020

Conferência sobre mudança climática da ONU COP26 adiada para novembro de 2021

Clima/Meio ambiente   🌁

A COP 26 da UNFCCC, que foi adiada pela primeira vez de novembro de 2020 para o início de 2021, é a COP mais importante desde que os líderes mundiais se reuniram em Paris em 2015

Revista Amazônia
foto - ilustração/Pinterest
O governo do Reino Unido propôs adiar as negociações anuais internacionais sobre o clima por um ano inteiro após sua data original para novembro de 2021 por causa da pandemia de coronavírus.
A COP 26 da UNFCCC, que foi adiada pela primeira vez de novembro de 2020 para o início de 2021, é a COP mais importante desde que os líderes mundiais se reuniram em Paris em 2015, porque os países devem trazer metas revisadas de como cumprirão as metas do Acordo de Paris para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius (35,6 F). O atraso adicional preocupou diplomatas e especialistas em que os governos elaborarão políticas de recuperação econômica que não se alinham aos cortes agressivos de poluição de gases de efeito estufa necessários até 2030 para evitar os piores impactos das mudanças climáticas, de acordo com o “Relatório 1.5” publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança climática em outubro de 2018.
Richard Black, diretor da Unidade de Inteligência em Energia e Clima, também expressou preocupação com a redação da proposta de adiamento do Reino Unido. “O que surpreenderá alguns é que, apesar de dizer que ‘a ambição deve continuar’, a proposta não especifica manter o cronograma do Acordo de Paris”, disse ele.
Fonte - Revista Amazônia  28/05/2020

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Mais 21 municípios têm o transporte suspenso na Bahia; total chega a 240

Transportes/Prevenção  🚍

A partir de sexta-feira (29), o transporte intermunicipal será suspenso em Baianópolis, Caraíbas, Conde, Coração de Maria, Coronel João Sá, Crisópolis, Fátima, Macarani, Miguel Calmon, Palmeiras, Piatã, Pintadas, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Rio do Antônio, Salinas das Margaridas, Santa Inês, Santa Teresinha, São Domingos, Terra Nova e Tucano. A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte em Irecê, Licínio de Almeida, Ouriçangas, Ruy Barbosa, Santa Luzia e Santanópolis, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Drones vão plantar 1 bilhão de árvores até 2028

Meio ambiente/Sustentabilidade  🌳

A meta é atingir a marca de 1 bilhão de árvores semeadas até 2028.Por sorte, não é todo mundo que quer passar a boiada pela floresta. Algumas iniciativas buscam justamente o contrário: ampliar o plantio de árvores, preservar a vegetação nativa e restaurar o meio ambiente

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Por sorte, não é todo mundo que quer passar a boiada pela floresta. Algumas iniciativas buscam justamente o contrário: ampliar o plantio de árvores, preservar a vegetação nativa e restaurar o meio ambiente. É o que tem feito, por exemplo, a startup canadense Flash Forest, que vem usando a tecnologia para plantar 40 mil árvores no norte de Toronto em apenas um mês. Trata-se de uma área que foi queimada em um incêndio e, agora, drones estão lançando sementes na terra, plantando pinheiros nativos para ajudar a restaurar o habitat natural.
Até o final do ano, o projeto vai ser ampliado para outras áreas. A meta é atingir a marca de 1 bilhão de árvores semeadas até 2028.

Como funciona a plantação com drones
A startup canadense tem uma missão bem clara. Segundo dados apresentados pela empresa, em 2018, 34 bilhões de toneladas de gás carbônico foram liberadas por seres humanos, índice que vem aumentando e que supera a capacidade natural da Terra de absorvê-lo.
Atualmente, defende a Flash Forest, o plantio de árvores é a maneira mais rápida e barata de sequestrar carbono. “A árvore média absorve 40 libras de CO2 por ano. Com bilhões de árvores plantadas a cada ano, podemos efetivamente reverter esse impacto”, diz a startup.
Para alcançar a eficiência desejada, era preciso contar com a tecnologia. No caso da Flash Forest, a tecnologia mapeia os melhores locais de plantio e calcula a média de uma densidade de 2 mil árvores por hectare. Em plena capacidade, a startup diz poder plantar 100 mil sementes por dia sob a supervisão de apenas um operador de drone. Hoje, esse número fica entre 10 mil e 20 mil sementes por dia.
O método utilizado inclui um software de mapeamento aéreo, tecnologia de drones, pneumática, automação e ciência ecológica, além de “muita paixão para reflorestar rapidamente as áreas pós-colheita e pós-incêndio”. As espécies escolhidas para o plantio são naturais de seus locais e possuem altas taxas de sequestro de carbono.
Os primeiros testes da Flash Forest começaram a ser feitos em agosto de 2019 em Ontário, no Canadá, e após três meses, com os ajustes necessários, o drone já conseguia plantar 165 árvores em três minutos.

Árvores em locais remotos
Em outra iniciativa, a empresa britânica Dendra Systems também usa drones para restaurar as florestas do mundo, plantando milhares de árvores em paisagens diversas e remotas 150 vezes mais rápido que os métodos tradicionais. “Nós precisamos usar a tecnologia para acelerar nossos esforços de restauração”, afirmou em um vídeo do Fórum Econômico Mundial a CEO da Dendra Systems, Susan Graham. “A escala que estamos falando é de dezenas de bilhões de árvores a cada ano.”
A tarefa é complexa. O time da Dendra Systems reúne engenheiros, cientistas de plantas e operadores de drones que, juntos, usaram automação e inteligência digital para desenvolver a ferramenta. “Ao combinar automação e inteligência digital nós conseguimos combinar as espécies certas na localização certa, e quando nós enviamos isso ao drone, ele sai e segue aquele caminho, plantando as árvores onde elas são necessárias,” diz a executiva.
Susan explica que a semente é colocada dentro de uma cápsula biodegradável que tem todos os nutrientes necessários. Assim, quando ela é colocada no solo existe uma grande chance de a semente crescer e se tornar uma árvore saudável.
Os drones sozinhos não resolvem o problema do desmatamento, um assunto muito mais crítico e que vai além do plantio de árvores – até porque árvores mais antigas podem armazenar muito mais carbono. Mas, para restaurar florestas que já foram perdidas, os drones podem fazer um trabalho mais rápido e com menor custo, se comparado à plantação feita por humanos.
Fonte - Revista Amazônia   27/05/20230

Estado determina ponto facultativo e suspensão de serviços na Bahia nesta quinta e sexta

Prevenção  💃

A medida, anunciada pelo governador Rui Costa no início da noite desta quarta-feira (27), por meio das redes sociais, visa ampliar a queda na taxa de transmissão do coronavírus registrada com a antecipação das datas comemorativas de São João e 2 de Julho.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
As repartições públicas estaduais instaladas em Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador terão ponto facultativo nesta quinta (28) e também na sexta-feira (29). A medida, anunciada pelo governador Rui Costa no início da noite desta quarta-feira (27), por meio das redes sociais, visa ampliar a queda na taxa de transmissão do coronavírus registrada com a antecipação das datas comemorativas de São João e 2 de Julho. O decreto com a determinação será publicado na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Na área privada, apenas mercados, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias, bancos e lotéricas poderão funcionar nesta quinta (28) e sexta (29). A medida, justificada pelo fato de serem serviços essenciais privados, foi estabelecida no decreto nº 19.722, publicada no DOE do último sábado (23).
“Nos últimos quatro dias, a velocidade de aparecimento de novos casos caiu, fazendo com que a Bahia estabilizasse a curva de crescimento e mantivesse o mesmo nível no número de casos ativos. Isso é reflexo direto do aumento do isolamento social, provocado pela antecipação dos feriados determinada pelo Estado. São quatro dias sem crescer e precisamos da ajuda da população para que continuemos a manter o platô da curva", explicou o governador durante a live.
Rui acrescentou que "precisamos continuar com o isolamento forte, principalmente nos municípios com maior número de casos, a exemplo de Feira de Santana, que detém a maior taxa de crescimento dos últimos cinco dias. Esperamos que daqui para a frente, com a curva estabilizada, comecemos a ver uma luz no fim do túnel e possamos projetar o início da retomada da normalidade”.
A suspensão do funcionalismo na quinta (28) e sexta (29) não se aplica a serviços públicos essenciais, incluindo as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações, bem como as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.
O decreto que sairá nesta quinta (28) também determinará que está mantido o expediente normal nas repartições públicas estaduais, nos dias 23 de junho e 3 de julho de 2020, datas que até então seriam pontos facultativos.
Com informações da Secom BA  27/05/2020

terça-feira, 26 de maio de 2020

Travessia marítima Salvador/Itaparica-Mar Grande é suspensa nesta terça(26) e quarta (27)

Travessia marítima  🚢

Em virtude do decreto governamental que antecipa feriados em toda Bahia, a operação do sistema de travessias para as ilhas de Itaparica e Vera Cruz sofreram alterações. O sistema ficará fechado na terça e quarta-feira 26 e 27/05 voltando a operação normal na quinta e sexta-feira (28 e 29/05) com operações às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho.



Bahia tem mais 33 cidades com transporte suspenso; total chega a 225

Transportes /Prevenção  🚍

O transporte intermunicipal será suspenso em Adustina, Antônio Cardoso, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Brumado, Campo Formoso, Cândido Sales, Cansanção, Cipó, Curaçá, Esplanada, Glória, Ibirapuã, Ipirá, Itanhém, Itapetinga, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussari, Lajedão, Lamarão, Marcionílio Souza, Mascote, Nordestina, Nova Fátima, Ribeira do Amparo, Rio do Pires, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Sapeaçu, Serra Preta, Souto Soares e Utinga, a partir de quarta-feira (27). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana.Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A medida foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Dom Basílio, Lapão, Mairi, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, São Gonçalo dos Campos, Saúde e Ubaíra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.


foto - ilustração/arquivo

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Ferry-Boat e lanchas(Salvador/Itaparica-Mar Grande) têm operações suspensas na terça-feira (26) e quarta-feira (27)

Travessia marítima  🚢

Em virtude do decreto estadual que antecipa feriados em toda Bahia, para reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, tanto o ferry boat como o sistema de Lanchas não vão realizar viagens entre os municípios e a capital. Nesta segunda-feira (25) a operação foi excepcionalmente mantida até as 14 horas para assegurar o deslocamento das pessoas que não puderam se planejar antecipadamente.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
As operações do sistema hidroviário de travessias de Salvador para os municípios de Itaparica e Vera Cruz, pertencentes à Ilha de Itaparica, serão totalmente suspensas na terça-feira (26) e quarta-feira (27). Em virtude do decreto estadual que antecipa feriados em toda Bahia, para reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, tanto o ferry boat como o sistema de Lanchas não vão realizar viagens entre os municípios e a capital. Nesta segunda-feira (25) a operação foi excepcionalmente mantida até as 14 horas para assegurar o deslocamento das pessoas que não puderam se planejar antecipadamente.
Os sistemas de travessias por lancha, para Vera Cruz, e via ferry boat, para Itaparica, passaram a operar, desde 20 de março, em horários reduzidos. Desde 6 abril, o embarque de passageiros e veículos ficou limitado a 50% da capacidade das embarcações. Aos fins de semana e feriados, as operações das travessias para as ilhas ficam completamente suspensas. Está proibido o transporte hidroviário para fins de turismo nos terminais náuticos do estado da Bahia. Estão suspensas as travessias marítimas diárias entre Salvador x Morro de São Paulo, Salvador x Barra Grande e Salvador x Madre de Deus, e vice-versa.


Retomada das operações
O funcionamento do sistema hidroviário será retomado na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), com operações nos horários, frequências e quantitativo de embarque que já estavam sendo praticados. Atualmente oito horários diários estão realizados em Salvador, e outros oito horários nas ilhas. No ferry boat as embarcações partem às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h (partindo tanto de Bom Despacho como de São Joaquim) e no sistema de Lanchas às 6h30, 08h00 09h30, 13h00, 14h30, 16h30, 18h00 e 19h30 (de Salvador para Vera Cruz) e às 05h00, 06h30, 08h00, 11h30, 13h00, 15h00, 16h30 e 18h00 (de Vera Cruz para Salvador).
Com informações da Secom BA  25/05/2020

Metrô de São Paulo terá de explicar ao TCE portas de plataforma em três linhas e obras da linha 5-Lilás

Transportes sobre trilhos   🚇

Em ambas, a corte de contas alega, em linhas gerais, que fiscalizações do órgão constataram irregularidades que possam trazer prejuízos como valores maiores ou limitação de concorrência.Uma das concorrências é para implantação de portas de plataforma e sistemas de monitoramento nas linhas 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente/Vila Madalena) e 3-Vermelha (Barra Funda/Itaquera).

Diário do Transporte
foto - ilustração/Pregopontocom
A Companhia do Metrô de São Paulo vai ter de explicar em um mês ao TCE - Tribunal de Contas do Estado licitações, contratações e aditivos na rede se trilhos que atende a capital paulista.
Em ambas, a corte de contas alega, em linhas gerais, que fiscalizações do órgão constataram irregularidades que possam trazer prejuízos como valores maiores ou limitação de concorrência.
Uma das concorrências é para implantação de portas de plataforma e sistemas de monitoramento nas linhas 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente/Vila Madalena) e 3-Vermelha (Barra Funda/Itaquera).
"Elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação de portas de plataforma, simulador de testes e centros de monitoramentos para as linhas metroviárias da Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô"
O contrato foi assinado com o Consórcio Kobra e é de R$ 342,4 milhões (R$ 342.407.421,97) com validade de 60 meses, desde a assinatura em 2019.
Como mostrou o Diário do Transporte em 19 de maio de 2020, a 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça suspendeu liminarmente o contrato firmado entre o Metrô de SP e o Kobra.
O Consórcio foi homologado como vencedor do certame em junho de 2019, como mostrou o Diário do Transporte. Relembre: Metrô de São Paulo homologa Consórcio Kobra para instalação de portas de plataforma por R$ 342 milhões
São ao todo 88 equipamentos, que ampliam a segurança dos passageiros ao evitar quedas nos trilhos.
Os outros dois consórcios concorrentes, PSD-SP e Telar/Serveng/Dongwoo, apelaram na Justiça, alegando irregularidades no processo de contratação.
Fonte - Revista Ferroviária  25/05/2020

Salve seus funcionários para salvar o seu negócio

Ponto de Vista   🔍

A decisão de demitir colaboradores nesse momento seria uma catástrofe não só pelo aspecto social, mas também para a saúde das empresas pós-pandemia. Afinal, uma rede conseguirá voltar a operar normalmente daqui a 60 ou 120 dias sem o seu capital maior, que são os profissionais treinados e altamente capacitados nas mais diversas funções? Ou seja, salvar as pessoas hoje significa salvar o seu negócio depois da crise. Então, salve as pessoas para salvar seu negócio.

José Carlos Semenzato* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em mais de 30 anos como empreendedor, passei por muitas crises. Nos anos 1990, cheguei a quebrar. Mas hoje, quando olho para trás em busca de um exemplo que possa inspirar soluções neste momento de pandemia, não encontro. Essa crise, de fato, é muito diferente das outras.
Para começar, ela chegou de modo muito rápido, sem que pudéssemos nos preparar. E, mesmo que tivéssemos tempo de preparação, creio que teríamos problemas do mesmo jeito. Não é segredo para ninguém de que nos falta a cultura do planejamento de médio e longo prazo. O empresário brasileiro, de modo geral, precisa trabalhar melhor sua gestão e seu planejamento financeiro, exatamente para estar mais bem alicerçado para enfrentar momentos difíceis como este.
Agora, porém, não é hora de o empresário em geral lamentar a falta de reservas. É preciso ser pragmático e buscar soluções para manter o negócio vivo no pós-pandemia. Não é hora de abandonar os seus sonhos.
Aqui cabe um parêntese. Em momentos de dificuldade, sempre pensei de forma objetiva: se tenho um problema, decido empacotá-lo e deixá-lo de lado para resolvê-lo mais adiante. Considero que, enquanto estiver vendendo, não tenho verdadeiramente um problema. A lógica é simples: com recursos entrando no caixa, em breve o dito problema poderá ser desempacotado e solucionado. A questão no momento é que praticamente não há venda. Logo, temos, sim, um problema. Fecha parêntese.
Para sobrevivermos a essa crise, tenho recomendado aos franqueados da SMZTO Holding de Franquias que montem um colchão de sobrevivência de 90 dias. Ou seja, reúnam recursos financeiros para bancar ao menos três meses sem a entrada de qualquer receita.
É claro que este é um cenário negativo. Mas o lado bom de se trabalhar com um cenário negativo é que, caso a crise dure menos – e tenha impactos menores – do que o esperado, sairemos dela com uma visão otimista. Não uma visão de terra arrasada, mas sim a visão de quem, mesmo diante de tamanhas dificuldades, conseguiu organizar-se financeiramente e, ufa, seguir vivo no mercado.
Tínhamos grandes objetivos para 2020. Mas, no atual cenário, se igualarmos os resultados de 2019, poderemos considerar isso um excelente desempenho. Aos empreendedores brasileiros, sugiro que trabalhem com esta meta. E o que vier além disso será muito bem-vindo.
Na minha opinião, a primeira medida a ser tomada por qualquer empresário agora é “sentar em cima do caixa” e cortar todos os gastos possíveis. É preciso estudar os pacotes de incentivo financeiro do governo – cortes de impostos, empréstimos a juros baixos etc. –, protelar (quando possível) os contratos com fornecedores e renegociar aluguéis com os shoppings e com os donos de lojas de rua.
Ressalva importante: é o momento de todos se ajudarem e não pensarem em tirar proveito da situação. Assim, quando for renegociar o aluguel, por exemplo, não peça logo de cara seis meses de carência. O dono do imóvel também tem suas despesas. Negocie mês a mês, à medida em que a crise for avançando. Assim, a renegociação será positiva para todos os atores envolvidos – não só para um lado.
Além de reduzir as despesas, é a hora da criatividade para tentar manter alguma receita – ainda que muito inferior à de tempos normais. E cada segmento precisa buscar uma solução que lhe seja mais adequada. Fazer promoções, oferecer entrega grátis e ligar para o cliente para cultivar o relacionamento são ações que podem fazer a diferença.
Quem presta serviços pode acionar os canais virtuais de venda para seguir negociando – é claro que o serviço propriamente dito só será prestado após a pandemia. Mas o importante é manter um fluxo de entrada de recursos em caixa. Redes de ensino podem apostar na educação à distância. Já as redes de alimentação precisam apostar no delivery. Ainda que o faturamento seja muito menor do que em meses normais, o valor que ingressar ajudará a manter a folha de pagamentos.
Aliás, de todos os itens da coluna “despesas” que qualquer empresário mantém em sua contabilidade, o salário dos colaboradores é o mais importante e precisa ser priorizado. Mantendo os funcionários será possível retomar a operação daqui a um, dois ou três meses, quando a crise for embora e a economia começar a andar novamente.

A decisão de demitir colaboradores nesse momento seria uma catástrofe não só pelo aspecto social, mas também para a saúde das empresas pós-pandemia. Afinal, uma rede conseguirá voltar a operar normalmente daqui a 60 ou 120 dias sem o seu capital maior, que são os profissionais treinados e altamente capacitados nas mais diversas funções? Definitivamente, a resposta é não.
Profissionais capacitados não são como peças de um carro, que podem ser trocados da noite para o dia sem qualquer efeito negativo. Ou seja, salvar as pessoas hoje significa salvar o seu negócio depois da crise. Então, salve as pessoas para salvar seu negócio.
* Presidente do Conselho da SMZTO e um dos investidores do programa de empreendedorismo Shark Tank Brasil, do Canal Sony
Fonte - Portogente  25/05/2020

domingo, 24 de maio de 2020

Bahia tem mais 7 cidades com transporte suspenso; total chega a 201

Transporte/Prevenção  🚍

O transporte intermunicipal será suspenso em Barra do Mendes, Guanambi, Itaetê, Itapé, Riacho de Santana, Varzedo e Xique-Xique a partir de domingo (24). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana.Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A medida foi publicada na edição deste sábado (23) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Coração de Maria e Tabocas do Brejo Velho, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.  

foto - ilustração/arquivo

Governador anuncia antecipação de feriados na Bahia

Prevenção/Feriados  💃

A informação foi divulgada em videoconferência conjunta com o prefeito da capital baiana, ACM Neto. Logo após anúncio, o governador se reuniu com os gestores de municípios do interior. Veja aqui as datas que serão antecipadas.

Da Redação
Secom BA/
O governador Rui Costa anunciou durante pronunciamento, nesta sexta-feira (22), a antecipação de feriados em Salvador e interior da Bahia. A informação foi divulgada em videoconferência conjunta com o prefeito da capital baiana, ACM Neto. Logo após anúncio, o governador se reuniu com os gestores de municípios do interior.
Rui definiu que duas datas de comemoração regional, o 24 de junho (São João) e o 2 de julho (Independência da Bahia), serão transferidas para os dias 25 e 26 de maio, respectivamente, em toda a Bahia. Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão decretar feriado municipal. Em Salvador, por exemplo, o prefeito ACM Neto antecipou o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, para o dia 27 de maio.
Para os dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), o Governo do Estado publicará decreto com a suspensão dos serviços não essenciais em nove cidades com mais de 100 casos confirmados da Covid-19. São elas: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Nesses municípios, nos dias 28 e 29 de maio, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados a saúde e segurança.
O governador informou que o decreto para antecipação dos feriados de alcance estadual será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e há previsão para votação neste sábado (23). Rui destacou que esta antecipação tem por finalidade reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, que atualmente está em pouco mais de 5% na Bahia.
“Adotamos como critério para escolha dos municípios aqueles que tenham mais de 100 casos confirmados do novo coronavírus. Entretanto, outros municípios que tenham interesse na antecipação dos feriados [para a quarta-feira, 27] poderão fazê-lo e terão o apoio do Governo do Estado no que for necessário”, explicou.
Com informações da Secom BA 24/05;2018