Pregopontocom Tudo

POSTAGENS DEBATES E NOTICIAS - Mobilidade - Transportes sobre trilhos - Ferroviarismo - Sustentabilidade - Tecnologia - Ativismo - Política - Noticias do Brasil e do Mundo - UMA GRANDE NAÇÃO SE CONSTRÓI COM EDUCAÇÃO E CIDADANIA



INICIO - Postagens e Comentários - Mobilidade Urbana em Salvador - Blog do ônibus - Noticias Ferroviárias - Politica.com - Vídeos - Fóruns - VLT,Trem,Metrô - Ciêcia & Tecnologia
  • Brasil
  • Cidade
  • Ecologia
  • Internacional
  • Mobilidade
  • Política
  • Sustentabilidade
  • Transportes sobre trilhos
  • economia
  • notícias

sábado, 24 de janeiro de 2015

Nível do Sistema Cantareira cai para 5,25%

Crise Hidrica

Nível do Cantareira cai neste sábado (24). Mesmo com alta de volume em outros reservatórios, paulistas convivem com chuvas abaixo da média histórica de janeiro

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil 
Divulgação Sabesp
São Paulo - O nível do Sistema Cantareira caiu de 5,3%, registrado nesta sexta-feira (23), para 5,25% hoje (24), de acordo com informações da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp). Os dados mostram que o índice pluviométrico em janeiro foi 90,8 milímetros (mm), enquanto a média histórica é 271,1 mm.
No Alto Tietê, o nível passou de 10,3% para 10,4%. Choveu na área 62 mm no mês, quantidade também menor que a média histórica de 251,5 mm. No Sistema Guarapiranga, o nível passou de 38,5% para 39,4%, com 152,8 mm de chuva e média histórica de 229,3 mm. No Alto Cotia, passou de 28,5% para 28,6%. O índice pluviométrico no mês foi 70,8 mm. A média histórica para o manancial é 232 mm.
A Sabesp informou que, no Sistema Rio Grande, o nível de água armazenad passou de 70,3% para 71,7%, com o índice de chuva chegando 185,8 mm no mês. A média histórica para o período é 251,5 mm. No reservatório de Rio Claro o nível ficou em 30,6mm, mesmo valor de ontem. No mês choveu 154,7 mm na represa, que tem média histórica de 298,9 mm.
Fonte - Agência Brasil  24/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 21:25:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: abastecimento de água, cai o nível de água, Cantareira, crise hídrica, falta d'água, nível da Cantareira, notícias, Sabesp, São Paulo

Intervenções alteram atividades entre estações do metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos

Operários iniciaram, na manhã deste sábado, as obras na pista de acesso à estação do Retiro.De acordo com a CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema metroviário da capital baiana, as obras vão otimizar a operação e a circulação dos trens, além de possibilitar a ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 do metrô.

Luana Almeida - A Tarde
Luciano da Matta l Ag. A TARDE
Salvador - Teve início neste sábado, 24, a série de intervenções no trecho entre as estações do metrô do Acesso Norte e do Retiro. As obras serão realizadas nos fins de semana dos meses de janeiro, fevereiro e março e vão alterar o funcionamento do metrô aos sábados.
De acordo com a CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema metroviário da capital baiana, as obras vão otimizar a operação e a circulação dos trens, além de possibilitar a ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 do metrô.
Neste sábado, as estações Acesso Norte e Retiro estiveram fechadas. Os trens circularam entre as estações Lapa, Campo da Pólvora e Brotas, das 8h às 13h, com intervalos de 10 minutos. De segunda à sexta-feira, o transporte funcionará normalmente em todas as estações, das 8h às 18h.
As intervenções serão suspensas apenas no dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval, quando o metrô funcionará em horário especial, com programação ainda não divulgada. Já nos dias 28 de fevereiro e 7 de março, o sistema não vai funcionar em nenhuma das estações.

Rotina
Em nota, a assessoria de comunicação da CCR informou que as intervenções foram programadas para os fins de semana para que a rotina dos dias de maior movimento de passageiros no metrô não fosse alterada.
Quem procurou o serviço neste sábado no Acesso Norte e no Retiro reclamou da interrupção das atividades. "Acho que as obras deveriam ser feitas durante a semana, à noite, pois aos sábados usamos o metrô para passear e ir ao shopping", disse a aposentada Vânia Lima, 63.
A vendedora Márcia Oliveira, 29, conta que só soube das alterações ao chegar na estação do Acesso Norte. "Caminhei até a estação e só lá vi os avisos informando. Deveriam divulgar melhor essas mudanças", afirmou.
Fonte - A Tarde  24/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 21:14:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: CCR, estações do metrô, intervenções, Metrô, Metrô de Salvador, obras do metrô, Salvador, transportes Mobilidade, Transportes sobre trilho

Brasil terá 'raio-x' da mobilidade urbana nas cidades

Mobilidade

SIMU, em fase de testes, será uma base de dados online sobre o cenário da mobilidade urbana das cidades brasileiras.Essa é a função do SIMU – Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, iniciativa pioneira no Brasil ainda em fase piloto que vai reunir, num só lugar e de forma padronizada, os dados de mobilidade urbana dos municípios brasileiros.

The City Fix Brasil - Autor: Luísa Zottis
créditos: Lucas Sampaio
Empoderar cidadãos e subsidiar gestores públicos com informação consistente e precisa na hora de planejar e projetar o futuro das nossas cidades. Essa é a função do SIMU – Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, iniciativa pioneira no Brasil ainda em fase piloto que vai reunir, num só lugar e de forma padronizada, os dados de mobilidade urbana dos municípios brasileiros.
Iniciativa da SeMob – Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, o SIMU é um questionário elaborado sobre 14 eixos fundamentais, que englobam desde o serviço de transportes oferecidos até os custos, o planejamento, a capacitação de pessoal e tecnologias e inovações da cidade. Ou seja, fornece uma visão holística sobre o panorama atual de cada cidade.
O instrumento já foi aplicado em três municípios, escolhidos pela SeMob de forma experimental: Canaã dos Carajás (PA) e Votuporanga (SP), em 2014, e Gravataí (RS), nessa quarta e quinta-feira, 20 e 21 de janeiro. A equipe responsável pela aplicação é formada pelos analistas de Infraestrutura da SeMob Martha Martorelli e Aguiar Gonzada Vieira da Costa. A EMBARQ Brasil participou do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento dos indicadores do questionário e também acompanha todas as aplicações in loco ao lado do Ministério.
Quando finalizado, o SIMU será aberto para consulta pública em uma plataforma online. A partir disso, as cidades poderão alimentar a ferramenta com seus dados e consultar informações de outros municípios.
O TheCityFix Brasil acompanhou a mais recente aplicação, em Gravataí, e aproveitou para entender mais sobre as funções da nova ferramenta que estará disponível online assim que finalizadas as aplicações.
Martha, do Ministério das Cidades, explicou que o questionário em aplicação piloto em algumas cidades será a base de informações para a plataforma online. O SIMU, para ela, tem duas finalidades primárias. “Oferecerá um panorama de todo o país acessível ao Poder Público e à população, ou seja, dá transparência aos dados e provê informações consistentes para subsidiar o planejamento da mobilidade urbana em todos os Entes Federativos”. Mas outro benefício acontece já no momento em que a cidade está respondendo-o: ela realiza o seu diagnóstico de mobilidade urbana, fundamental para planejar e entender os pontos altos e principais desafios urbanos.
Em âmbito nacional, o papel do SIMU também norteará o desenvolvimento de políticas públicas, uma vez que irá disponibilizar dados padronizados e consistentes que facilitarão uma compreensão macro da situação do país.
Do ponto de vista municipal, o sistema não só facilitará a busca de informações como agregará mais qualidade ao planejamento urbano. “Fazer parte deste trabalho piloto é de suma importância visto que estamos trabalhando na elaboração de nosso plano de mobilidade urbana. Poderemos entender de forma ampla a nossa realidade ao reunir todas as nossas informações num só lugar”, declarou o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Adão de Castro.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana estabeleceu como atribuição da União organizar e disponibilizar informações sobre a mobilidade, mas está nas mãos de cada município alimentar a ferramenta anualmente quando estiver online. Essa concentração e processo de armazenamento de dados facilitará o trabalho das atuais e futuras gestões, beneficiando especialmente aqueles que dão vida às nossas cidades: as pessoas.
Fonte - Mobilize 23/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 20:29:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Ministério das cidades, Mobilidade, notícias, projetos, SeMob, SIMU, Transporte público, Transportes

Estações de BRT do Recife na Av. Conde da Boa Vista são ruins e puro improviso

BRT de Recife

As estações de BRT que a população começa a ver ganhar forma no corredor – por onde passam 22% das linhas de ônibus do Grande Recife – frustra até a mais pessimista de todas as expectativas. As estações serão tão estreitas quanto as carcaças que hoje funcionam como abrigo dos passageiros na avenida....

Roberta Soares  - NE 10
Adicionar legenda
Recife - Cinco anos atrás, quando o governo do Estado deu início à implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Região Metropolitana do Recife, sabia-se que a Avenida Conde da Boa Vista seria um problema para se adaptar ao sistema. Isso não é novidade. Mas as estações de BRT que a população começa a ver ganhar forma no corredor – por onde passam 22% das linhas de ônibus do Grande Recife – frustra até a mais pessimista de todas as expectativas. As estações serão tão estreitas quanto as carcaças que hoje funcionam como abrigo dos passageiros na avenida, não possuirão refrigeração e, mesmo assim, serão fechadas, com pequenos espaços para ventilação. O conforto, premissa na imagem do BRT vendida pelo governo, passa longe. Esse, de fato, não era o combinado.
As seis estações improvisadas que estão sendo erguidas na avenida atenderão apenas a uma das exigências do sistema de BRT: o pagamento antecipado da passagem, ou seja, no lugar de o usuário pagar a tarifa no coletivo, pagará ainda na estação. Mas o embarque em nível não será possível. O passageiro terá que subir e descer nos BRTs pelo lado direito do veículo, usando os degraus como nos ônibus convencionais, procedimento que atrasa a viagem e descaracteriza o BRT. A ventilação das estações dependerá do vento que entrar pelas chapas metálicas perfuradas, que compõem a maior parte da estrutura dos equipamentos. O restante da estrutura será de vidro temperado. Por isso, a expectativa é de que o ambiente seja quente.

A largura das estações é outro aspecto que chama atenção dos passageiros. Muitos usuários e alguns operadores defendem que as estruturas serão pequenas para os 325 mil passageiros que todos os dias passam pela Conde da Boa Vista, transportados nas 82 linhas do corredor. As estações improvisadas da Conde da Boa Vista serão estreitas e compridas, semelhantes as do transporte convencional implantadas ainda na segunda gestão municipal do prefeito João Paulo (PT) e alvos permanentes de críticas da população. Terão 25 metros de comprimento e apenas dois de largura.
Mesmo assim, os “monstrinhos” que estão sendo erguidos na Avenida Conde da Boa Vista custarão caro: R$ 316 mil cada uma, segundo valores divulgados pelo governo do Estado em fevereiro de 2014, quando as obras começaram. A construção, entretanto, está paralisada desde novembro do ano passado. Por nota, a Secretária das Cidades de Pernambuco, responsável pela obra, garantiu estar em negociação com o Consórcio Mendes Jr/Servix, para retomada dos trabalhos.
Fonte - Blog Meu Transporte  23/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 19:52:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Av. Conde da Boa Vista, BRT, BRT de Recife, Estações de BRT, improviso, Mobilidade, Ônibus, Recife, Transportes

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mais de 1 milhão de pessoas continuam sem água em São Paulo

São Paulo

Entre os bairros que continuam sem receber água estão o Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Parque Fernanda e Capão Redondo, envolvendo cerca de 600 mil pessoas. Elas são atendidas pela Estação Elevatória de Água Jardim São Luiz, que teve fornecimento de energia interrompido por volta das 4h e retomado às 10h.

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
São Paulo - Ainda deve demorar dois dias a normalização do abastecimento de água para cerca de 1,2 milhão de pessoas de bairros localizados em parte das regiões oeste e sul da capital paulista, além de Cotia e outros municípios vizinhos (Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra). A queda de uma árvore sobre a rede elétrica provocou falta de energia nas estações elevatórias de água João XXIII e Jardim São Luiz, na madrugada de ontem (22). O problema foi sanado, mas de forma parcial.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) justificou que “a tensão de energia está tendo oscilações e a previsão é que o abastecimento seja retomado paulatinamente, podendo demorar de 24 a 48 horas”. Segundo a empresa, falta potência para bombear a água, o que está afetando a distribuição.
Entre os bairros que continuam sem receber água estão o Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Parque Fernanda e Capão Redondo, envolvendo cerca de 600 mil pessoas. Elas são atendidas pela Estação Elevatória de Água Jardim São Luiz, que teve fornecimento de energia interrompido por volta das 4h e retomado às 10h.
A Sabesp informou que, nesses locais, a água deve chegar às casas aos poucos e haverá maior demora nas que ficam em áreas mais elevadas e distantes das estações. Em Embu Guaçu, a retomada começou por volta das 18h de ontem (22). Lá, o problema atingiu 39 mil moradores.
Fonte - Agência brasil  23/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 18:30:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Água, Cantareira, crise hídrica, Energia, falta d'água, falta de energia, notícias, São Paulo

Acidente causado por empurra-empurra no metrô de SP configura má prestação do serviço

Metrô de SP

A Cia,Metropolitano de SP e seguradora terão que indenizar uma usuária de metrô que se acidentou na estação Sé, em junho de 2011, durante um tumulto antes do embarque.

Migalhas 
Cia. do Metropolitano de SP deverá indenizar usuária
de metrô que se acidentou na estação Sé.
A Companhia do Metropolitano de SP e uma empresa de seguros terão de indenizar uma usuária de metrô que se acidentou na estação Sé, em junho de 2011, durante um tumulto antes do embarque. As rés pagarão a ela R$ 15 mil, por danos morais, além dos custos com despesas médicas e o ressarcimento pelos dias afastados do trabalho.
Ao condená-las, a 12ª câmara de Direito Privado do TJ/SP considerou que "a aglomeração capaz de causar 'empurra-empurra' de usuários na plataforma certamente constitui má prestação do serviço de transporte, situação apta a gerar a responsabilidade do transportador".
A autora relata que ao tentar embarcar em meio a uma aglomeração de pessoas, foi empurrada, tropeçou no pé de outra mulher, caiu e bateu a testa no direcionador de fluxo da estação. O acidente resultou em um corte no rosto e um coágulo na cabeça. Em razão disso, ficou afastada de suas atividades cotidianas por sete dias, e poderá necessitar de uma intervenção cirúrgica para retirada do coágulo.
Por sua vez, a Cia. do Metropolitano afirmou que a autora não cooperou e não agiu com as cautelas necessárias para utilização do metrô. Sustentou que ela foi negligente e, devido à pressa, veio a tropeçar em outra usuária, sendo que não houve má prestação do serviço.
Em seu voto, a relatora do caso, desembargadora Márcia Cardoso, ressaltou, porém, que o transportador é responsável legal por transportar seus passageiros, sãos e salvos, ao destino final.
"Se a queda da autora decorreu de empurrões de terceiros, esse fato não é capaz de afastar a responsabilidade da ré, na medida em que essa situação configura fortuito interno, integrante dos riscos próprios da atividade da concessionária de transporte coletivo."
Fonte - São Paulo Trem jeito  23/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 18:21:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: acidente, Acidente no Metrô de SP, indenização, Metrô, Metrô de SP, TJ?SP, Transportes sobre trilhos, usuária

A Estrada de Ferro Santos Jundiaí

Ferrovias

Foi construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, e tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá.



Por Renato Lobo -  Via Trolebus
Falar do transporte em São Paulo é impossível sem mencionar a ferrovia, que trouxe desenvolvimento a capital. A primeira delas foi a “São Paulo Railway – SPR”, também conhecida como “Ingleza”. Foi construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, e tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá.
A ferrovia que liga Jundiaí a Santos, hoje abriga as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, e transportou durante muito anos – até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos – o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul.
Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Rio Grande da Serra continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.

Estação da Luz
A parada mais emblemática é a Luz, que foi inaugurada num prédio acanhado em 1867. A estação, no entanto, ficava relativamente longe da atual, um pouco além, em relação a esta, da atual avenida Prestes Maia. Alguns anos depois, o prédio foi derrubado e outro maior foi feito em outro local para atender à demanda cada vez maior de passageiros e mercadorias ali embarcadas e desembarcadas. Finalmente, por volta de 1890, a SPR decidiu aumentar a estação e fazer algo compatível com o rapidíssimo crescimento da cidade na época. A nova estação foi finalmente inaugurada em março de 1901, quando a antiga já havia sido demolida (a demolição havia se iniciado em maio de 1900).
Renato Lobo - Paulistano, Técnico em Transportes, Social Mídia, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Fonte - STEFZS  23/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 18:11:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: estradas de ferro, Ferrovias, Santos/Jundiai, São Paulo, Transportes sobre trilhos

Numero de viagens no Metrô cresce 3 vezes mais que expansão da rede

Transportes sobre trilhos

Dados oficiais indicam que, nesse intervalo, a malha do Metrô aumentou 5,5% (de 74,3 km, em 2011, para 78,4 km, em 2014), e a quantidade de usuários subiu 14,5%, de 1,138 bilhão para 1,304 bilhão. 

Estado de S. Paulo
foto - ilustração
SÃO PAULO - O número de passageiros transportados no Metrô de São Paulo cresceu quase três vezes mais do que a ampliação da rede nos últimos quatro anos. Dados oficiais indicam que, nesse intervalo, a malha do Metrô aumentou 5,5% (de 74,3 km, em 2011, para 78,4 km, em 2014), e a quantidade de usuários subiu 14,5%, de 1,138 bilhão para 1,304 bilhão. No caso dos trens, a diferença é ainda maior.
Segundo estatísticas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), se ao longo de 2011 foram transportados, ao todo, 700 milhões de passageiros pelas seis linhas do sistema, no ano passado o número foi 18,8% maior, atingindo a marca de 832 milhões de usuários. Ao mesmo tempo, a rede aumentou 2,5% - alcançando 260,8 km - e ganhou três estações. O Metrô, por sua vez, registrou a abertura de quatro paradas entre o fim de 2011 e o mês passado.
O designer Richard Batista, de 29 anos, usa o Metrô e a CPTM diariamente há cinco anos. Morador da região do Tucuruvi, na zona norte da capital paulista, ele trabalha em uma empresa na Barra Funda, na zona oeste. “Está tão cheio que já testemunhei até pessoas se batendo no meio do corredor do trem.” Ele conta que observa mais lotação excessiva até em horários fora dos picos.
Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Rogério Belda, explica que esse fenômeno é esperado. “Está muito mais cheio nos horários de pico e fora deles também, como no almoço, pois as pessoas têm feito outras coisas. O perfil de São Paulo é de metrópole”, afirma Belda.
Questionado se a extensão da rede é adequada para o tamanho da cidade, o especialista diz que “nunca foi” e que o Metrô começou a ser construído tarde (em 1968). “As administrações ora dão recursos, mais incentivos, ora menos.”
O superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, afirma que a própria expansão da rede nos últimos anos, com a inauguração da Linha 4-Amarela em 2010, por exemplo, atraiu mais demanda. “Cria-se atrativos novos, trazendo novas áreas de interesse.”
Em sua avaliação, a expansão da rede, nos próximos anos, não deve tornar o Metrô e a CPTM menos superlotados. “Você ainda tem nas zonas leste e sul grande volume de moradia e pouquíssimos empregos, que ainda estão concentrados nas áreas centrais. É preciso contar com uma rede de corredores de ônibus maior.”
Estações. Embora tenha perdido uma parte de seus passageiros, a Estação Sé, conexão entre as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha no centro da capital paulista, continua na liderança de paradas mais cheias do Metrô. No ano passado, houve uma média de 537 mil usuários por dia naquele ponto, ante 545 mil dois anos atrás.
Na segunda colocação, está Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha, na zona oeste. Por ali, passaram, diariamente, cerca de 220 mil usuários, 10 mil a mais do que em 2013. Na terceira colocação, com 198 mil passageiros transportados, está a Estação Paraíso, que teve média 194 mil passageiros diários no ano retrasado.
Fonte - Revista Ferroviária 23/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 18:06:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: ampliação, cresce, expansão de linhas, Metrõ, Metrô de São Paulo, superlotação, Transportes sobre trilhos

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A nova Av.Pinto de Aguiar - Salvador

Mobilidade

Na nova Avenida Pinto de Aguiar, agora totalmente duplicada, uma passagem subterrânea dará acesso à Avenida Gal Costa, que também será requalificada pelo Governo do Estado. As imagens mostram como será a ligação entre as duas vias, que farão parte do Corredor Transversal I, responsável pela ligação entre a Orla Atlântica, em Patamares, ao Subúrbio Ferroviário, no bairro do Lobato.




foto - ilustração


Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 18:33:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Av.Pinto de Aguiar, Conder, duplicação da Avenida, Gov.Bahia, Mobilidade, nova Av.Pinto de Aguiar, Salvador, Sistema viário

Petrobras anuncia produção de biodiesel a partir de óleo de peixe

Ciência & Tecnologia

A produção do biodiesel a partir do óleo de peixa vai beneficiar inicialmente 300 piscicultores familiares do Ceará.A produção será feita pela Petrobras Biocombustíveis na Usina de Quixadá, no Ceará, a partir do óleo extraído de vísceras de peixe, conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe. 

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil 
Tomaz Silva/Agência Brasil
A Petrobras vai começar a produzir ainda este mês biodiesel a partir do óleo de peixe. Em nota, a estatal informou que a produção do biodiesel a partir dessa matéria-prima vai beneficiar inicialmente 300 piscicultores familiares e garantir a compra de 15 toneladas de resíduos e gorduras de peixe, por mês, de piscicultores cearenses.
A produção será feita pela Petrobras Biocombustíveis na Usina de Quixadá, no Ceará, a partir do óleo extraído de vísceras de peixe, conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe. A companhia recebeu, em dezembro, 4,55 toneladas do produto para produção de biodiesel.
Segundo informações da estatal, o volume é resultado do primeiro contrato de compra firmado com a Cooperativa dos Produtores do Curupati, em Jaguaribara, região centro-sul do estado, em 18 de dezembro de 2014. Na ocasião, também foi assinado convênio com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará para assistência técnica aos piscicultores dos açudes do Castanhão e de Orós.
As informações indicam ainda que, até o fim do ano, o projeto poderá alcançar metade dos 600 piscicultores familiares que trabalham nos dois maiores açudes da região: o Castanhão, que tem áreas produtivas nos municípios de Jaguaribara, Jaguaretama e Alto Santo; e o Orós, nos municípios de Orós e Quixelô, ambos na bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe.
Na avaliação da Petrobras, o uso do óleo extraído das vísceras do pescado na produção traz vantagens a ambas as partes. Para a companhia, assegura biodiesel com matéria-prima de qualidade, além de a iniciativa estar alinhada ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, condição necessária para garantir o Selo Combustível Social do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Já para os piscicultores, gera valor de mercado para um subproduto, o que proporciona renda extra. Ao mesmo tempo, fortalece a cadeia produtiva do pescado, transformando um possível passivo ambiental em matéria-prima para a produção de biodiesel.
A introdução do óleo de peixe na cadeia produtiva do biodiesel é uma parceria da Petrobras Biocombustível, do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), do Núcleo Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e das prefeituras de Jaguaribara e de Orós.
Fonte - Agência  Brasil  22/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 18:12:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: biodiesel, Ceará, Ciência, combustíveis, notícias, óleo de peixe, pescadores, Petrobras, produzir, Quixadá, tecnologia

Pimentel quer consulta popular sobre o metrô de BH

Transportes sobre trilhos

O governador Fernando Pimentel (PT) pretende lançar uma consulta popular para ouvir moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte sobre quais regiões devem receber os novos trechos do metrô. 

Ministério das Cidades
PAC-Mobilidade/Estado de Minas

MG - Os belo-horizontinos devem passar 2015 sem ver o início da aguardada obra de ampliação do metrô. Quatro anos depois de anunciada a liberação de verbas para a construção de duas novas linhas e com mais de R$ 60 milhões gastos com projetos e sondagens no solo da capital, a obra pode voltar à estaca zero. O governador Fernando Pimentel (PT) pretende lançar uma consulta popular para ouvir moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte sobre quais regiões devem receber os novos trechos do metrô. Dessa forma, será necessário revisar, ou até mesmo descartar, os projetos já elaborados para a ampliação da linha existente Eldorado/Vilarinho e para as novas linhas Savassi/Lagoinha e Barreiro/Nova Suíça.
Segundo assessoria de Pimentel, o tema será discutido em reunião marcada para fevereiro, em Brasília, entre as equipes técnicas do governo de Minas e do Ministério das Cidades, responsável pelos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades. O governo estadual avalia que a consulta popular pode ser feita em um prazo de três a seis meses, mas não detalhou como será o processo.
A pasta das Cidades não informou se é possível transferir recursos do programa de uma obra que já foi autorizada para outra que não foi incluída na lista das propostas selecionadas. Caso a transferência não seja possível, o governo de Minas terá que buscar nova fonte de recursos para reiniciar o processo de ampliação. Até o final de 2014, das 33 obras selecionadas pelo ministério nas principais cidades brasileiras, 10 já estavam em execução, entre elas as ampliações do metrô de Fortaleza, Rio de janeiro, Salvador e Porto Alegre. No cronograma inicial para Belo Horizonte, as obras estavam previstas para começar no início de 2013, mas até agora os únicos avanços aconteceram nos projetos executivos.
O prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), não quis comentar as declarações de Pimentel sobre possíveis mudanças no projeto de ampliação. Lacerda tem acompanhado as negociações entre os governos estadual e federal desde 2010, quando o PAC – Mobilidade começou a ser elaborado. “Eu prefiro não comentar esse tema. Já tem muita coisa resolvida, que foi definida em reuniões com o governo federal. Outras ainda precisam ser decididas”, avaliou Lacerda. Em 2012, a prefeitura gastou cerca de R$ 8 milhões com as perfurações na Região Centro-Sul de BH.
No projeto de ampliação aprovado pelo Ministério das Cidades, estão previstas, além das duas novas linhas – Savassi/Lagoinha e Barreiro/Nova Suíça –, a implantação de 11 terminais de ônibus que fariam a integração de cidades da Região Metropolitana de BH com o Centro da capital. São três em Contagem, dois em Santa Luzia, dois em Ribeirão da Neves e um em cada um dos municípios de Sabará, Vespasiano, Sarzedo e Ibirité.

Peça de ficção
Em 2011, em cerimônia que contou com a participação de Pimentel, então ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, a presidente Dilma Rousseff (PT) lançou o programa de mobilidade para as maiores cidades do país. A petista pediu aos governadores e prefeitos que apresentassem suas principais demandas na área, que seriam analisadas pelo Ministério das Cidades, e garantiu a liberação dos recursos federais.
O governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte apontaram as obras de expansão do metrô como ação mais importante para destravar o trânsito na capital e, no início de 2012, a obra foi incluída na lista das selecionadas para o PAC. O Palácio do Planalto reservou um montante de R$ 3,1 bilhões para a tão esperada obra de BH, sendo R$ 1 bilhão repassados pela União, R$ 1,2 bilhão em recursos da contrapartida do governo estadual e da prefeitura e o restante, cerca de R$ 900 milhões, da iniciativa privada.
Em 2013, começaram os primeiros passos para a obra que se tornou peça de ficção para os cidadãos belo-horizontinos. Em abril, Dilma e o então governador Antonio Anastasia (PSDB) assinaram a transferência de R$ 60 milhões para os cofres estaduais, dinheiro que foi gasto na elaboração dos projetos executivos. No ano anterior, o prefeito Marcio Lacerda tinha iniciado o processo, com mais de 150 perfurações em vários quarteirões do Centro da capital para levantar as características do solo que receberia uma das novas linhas.
No ano passado, a população voltou a ter esperanças em ver o início das obras quando foram apresentados os primeiros projetos executivos para a construção do trecho de 4,5 quilômetros, entre a Região da Savassi e a Estação Lagoinha. O projeto foi enviado ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal, mas foi devolvido ao governo de Minas, com falhas apontadas pela equipe técnica da pasta. A disputa virou um cabo de guerra entre petistas e tucanos, que, em ano eleitoral, responsabilizavam um ao outro pelos atrasos no início da obra. (Colaborou Alessandra Mello)

O projeto
Confira o que foi aprovado no PAC – Mobilidade Grandes Cidades que pode ser revisado pelo governo de Minas

Linha 1 (Eldorado/Vilarinho)
» Construção de um novo trecho de 1,8km da estação Eldorado até a nova estação Novo Eldorado
» Construção de duas estações: Novo Eldorado e Nova Suíça
» Revitalização dos 28,2km da linha
» Reforma no pátio de manutenção São Gabriel
» Elaboração de estudos para a ampliação até Betim

Linha 2 (Barreiro/Nova Suíça)
» Implantação do trecho de 7km entre Barreiro e Nova Suíça
» Construção de sete estações
» Obras de arte especiais: viadutos ferroviários e rodoviários
» Construção de uma oficina de apoio

Linha 3 (Savassi/Lagoinha)
» Implantação do trecho de 4,5km entre Savassi/Lagoinha via Rua Pernambuco
» Construção de quatro estações subterrâneas
» Ampliação da Estação Lagoinha
» Centro de Manutenção (futura estação Senai)
» Aquisição de veículos
Fonte - STEFZS  22/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 17:51:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Belo Horizonte, BH, consulta popular, Governador de Minas, Metrô, Metrô de BH, MG, Pimentel, Transportes sobre trilhos

Estímulo monetário na Europa ajudará o Brasil no médio prazo, dizem economistas

Economia

Até setembro de 2016, o BCE injetará 60 bilhões de euros por mês nos países da União Europeia que adotam o euro como moeda. No total, a ajuda chegará a 1,1 trilhão de euros em um ano e nove meses. O BCE também decidiu manter os juros básicos em 0,05% ao ano, no nível mais baixo da história, para combater a deflação.

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
Europa - O estímulo monetário anunciado hoje (22) pelo Banco Central Europeu (BCE) terá reflexos positivos em países emergentes como o Brasil, dizem economistas. A ajuda, no entanto, só chegará no médio prazo, apenas quando os efeitos da injeção de dinheiro na zona do euro se consolidarem e começarem a ser sentidos.
Até setembro de 2016, o BCE injetará 60 bilhões de euros por mês nos países da União Europeia que adotam o euro como moeda. No total, a ajuda chegará a 1,1 trilhão de euros em um ano e nove meses. O BCE também decidiu manter os juros básicos em 0,05% ao ano, no nível mais baixo da história, para combater a deflação.
O mecanismo da ajuda é semelhante ao do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano), que injetou US$ 3,7 trilhões entre 2008 e 2014 para ajudar a maior economia do planeta a se recuperar da crise. Por meio do estímulo monetário, os bancos centrais emitem dinheiro para comprar títulos públicos de instituições financeiras. A injeção de dinheiro no mercado ajuda a manter os juros baixos e impulsiona os bancos a emprestar mais, ampliando o consumo e o investimento.
Apesar de o objetivo da medida ser a recuperação da economia europeia, o economista-chefe da consultoria Austin Rating, Alex Agostini, diz que o Brasil e os demais países emergentes serão beneficiados pelo estímulo monetário. Segundo ele, os primeiros efeitos já podem ser sentidos no mercado financeiro.
“O estímulo monetário na zona do euro vai proporcionar maior fluxo de capital disponível para os países emergentes no mercado global, reduzindo o custo dos financiamentos e facilitando a entrada de recursos no Brasil e em outros países emergentes”, destaca Agostini. “O mercado cambial fornece um termômetro simples. O euro caiu abaixo de R$ 3, e o dólar ficou abaixo de R$ 2,60 logo após o anúncio da medida”, acrescenta.
Os efeitos na economia real dos países emergentes, no entanto, levarão algum tempo para serem sentidos. Caso o estímulo monetário dê certo, a recuperação dos países da zona do euro pode estimular as exportações para o bloco econômico, melhorando o saldo comercial do Brasil com a região.
Apesar das perspectivas promissoras para o comércio exterior, Agostini alega que os efeitos vão demorar um pouco. “A compra de títulos públicos é o início de um processo. Somente quando houver efeito mais consistente do estímulo monetário na economia real da União Europeia, eles vão consumir mais. Por enquanto, o anúncio do Banco Central Europeu mexe mais com as perspectivas futuras de forma positiva”, explica.
O professor Márcio Salviato, coordenador do curso de economia do Ibmec, acredita que os efeitos sobre a balança comercial serão limitados. Para ele, o efeito positivo se concentrará nos setores da economia com maior abertura comercial com a União Europeia. “É importante lembrar que a União Europeia está perdendo espaço nas exportações brasileiras e não é um grande parceiro do Brasil. Os Estados Unidos e a Rússia hoje têm perspectivas mais promissoras que a zona do euro em relação ao comércio exterior”, declara.
Fonte - Agência Brasil  22/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 17:24:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: ajuda, Banco central Europeu, BCE, economia, estimulo monetário, Euro, Internacional, notícias, união européia

Hidrelétrica de Santo Antônio já está com 32 turbinas em operação no rio Madeira, em Rondônia

Energia

Localizada no rio Madeira, em Rondônia, juntamente com Jirau, outra hidrelétrica importante para o sistema de geração de energia elétrica do país, Santo Antônio contribui para manter o Brasil como um dos principais produtores de energia renovável do mundo.

RA
Vista aérea da usina hidrelétrica Santo Antônio
 no rio Madeira, em Rondônia. Maio 2014
Rondônia - A hidrelétrica de Santo Antônio colocou, em 2014, mais 15 turbinas em operação, aumentando a capacidade de geração de energia da usina para 2.300 megawatts (MW). Quando estiver concluída, em 2016, Santo Antônio terá 50 turbinas em operação, gerando 3.568 megawatts de energia, suficiente para o consumo de mais de 45 milhões de pessoas.
Localizada no rio Madeira, em Rondônia, juntamente com Jirau, outra hidrelétrica importante para o sistema de geração de energia elétrica do país, Santo Antônio contribui para manter o Brasil como um dos principais produtores de energia renovável do mundo.
Além disso, o modelo de reservatório reduzido (fio d'água) adotado na usina de Santo Antônio garantiu que os impactos ambientais na região fosse significativamente reduzidos. Construída no rio Madeira, em meio à floresta amazônica e a 7 quilômetros do centro da capital Porto Velho, a hidrelétrica entrou em operação em 30 de março de 2012.
Atualmente a produção da Hidrelétrica Santo Antônio beneficia tanto os consumidores locais como aqueles localizados nas demais regiões do país. Isto porque, a usina já está conectada ao Sistema Integrado Nacional (SIN) e também abastece o sistema Acre-Rondônia (atende por 70% do consumo total dos dois estados).
Esta geração aumenta a quantidade, qualidade e confiabilidade da energia elétrica disponível na região, o que é um importante fator de atração para a indústria e comércio – contribuindo, portanto, para o aquecimento da atividade econômica. Além disso, a produção da Hidrelétrica Santo Antônio permite o desligamento das usinas térmicas abastecidas por óleo diesel (que tradicionalmente abastecem os dois estados), que apresentam elevado custo de operação e grande volume de emissões de gases causadores do efeito estufa.

Preservação ambiental
Um dos compromissos de sustentabilidade da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, é conservar a Área de Preservação Permanente (APP) de 39 mil hectares que margeia toda a extensão do reservatório da usina, formado pelo rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia.
A empresa deve recuperar até 2016 cerca de 1.900 hectares de áreas degradadas que margeiam o rio com o plantio de mais de um milhão de mudas nativas da floresta amazônica. O trabalho teve início com o reflorestamento dos primeiros 150 hectares, que apresentavam sinais de degradação antes mesmo da formação do reservatório da hidrelétrica.
Fonte -  Revista Amazônia  21/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 17:15:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Energia, energia elétrica, energia limpa, Geração de energia, hidroelétrica, Infraestrutura, notícias, rio Madeira, Rondônia, Santo Antônio, turbinas em operação

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Indicador aponta para estabilização da economia nos próximos meses

Economia

Em dezembro, três dos oito componentes do indicador tiveram resultado positivo. O indicador é aferido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), em parceria com o The Conference Board (TCB), instituição norte-americana sem fins lucrativos.
Baixo crescimento e inflação próxima do teto marcam economia em 2014

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
Brasil - O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil ficou estável em dezembro de 2014, com 95,4 pontos. Em novembro, o índice teve queda de 1,4% e avanço de 0,2% em outubro. Em dezembro, três dos oito componentes do indicador tiveram resultado positivo. O indicador é aferido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), em parceria com o The Conference Board (TCB), instituição norte-americana sem fins lucrativos.
Baixo crescimento e inflação próxima do teto marcam economia em 2014
Para o economista do Ibre, Paulo Picchetti, o resultado do Iace de dezembro pode ser um sinal de estabilização da economia brasileira. "Apesar disso, o anúncio recente de políticas de austeridade e o lento crescimento da economia mundial sugerem que as condições econômicas próximas à estagnação persistirão a curto prazo no Brasil", ressalvou.
Para Ataman Ozyildirim, do TCB, o indicador aponta para uma pequena melhora da economia brasileira, após “forte deterioração no primeiro semestre de 2014”. “O pior momento para a atividade econômica pode ter passado, embora o enfraquecimento da economia brasileira ainda seja bastante disseminado", acrescentou.
Entre os componentes do Iace estão o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Índice de Produção de Bens de Consumo Duráveis, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e os índices de expectativas da indústria, serviços e consumidor da FGV.
Fonte - Agência Brasil  21/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 13:39:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Brasil, economia, estabilização econômica, FGV, indicador, notícias, Política

Deficientes visuais reclamam de acesso em ônibus novos

Acessibilidade/Transportes

Na terça, ele e o vice-presidente da associação, Antônio Andrade, foram barrados em dois ônibus, na Piedade.Segundo Everaldo Nery, presidente da entidade, em caso de ocupação dos três assentos antes da catraca, os cegos escolhiam entre fazer o trajeto em pé ou descer e aguardar outro veículo.

Jessica Sandes - A Tarde
Nery e vice da associação foram barrados em ônibus 
Fernando Amorim | Ag. A TARDE
Salvador - Até a terça-feira, 20, a Associação Baiana de Cegos havia recebido 56 reclamações de deficientes impedidos de passar pela catraca dos novos ônibus ou que não puderam subir pelas portas do meio ou do fundo para acessar uma das cadeiras a eles reservadas após o torniquete.
Segundo Everaldo Nery, presidente da entidade, em caso de ocupação dos três assentos antes da catraca, os cegos escolhiam entre fazer o trajeto em pé ou descer e aguardar outro veículo.
Na terça, ele e o vice-presidente da associação, Antônio Andrade, foram barrados em dois ônibus, na Piedade. Cobradores e motoristas alegaram não estar autorizados a liberar o acesso.
O rodoviário André Nascimento confirmou a falta de autorização, mas disse que há colegas que liberam a entrada pela porta do meio. "Eu já vi um amigo receber reclamação por isto, mas penso que todos têm o direito de passar. Eu sempre libero", disse.
Conforme o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, os cegos devem ativar o chip do cartão fornecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps). "Agora, que a catraca passou para frente, o chip passa a ser utilizado. Eles só precisam ativá-lo no Setps", disse.
Segundo Mota, não é possível flexibilizar o acesso criando um decreto, como ocorreu com os idosos. "Eles não tinham o cartão que os cegos possuem".
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) aponta que há cerca de 11 mil deficientes visuais cadastrados no Setps. Desses, só 10% já ativaram os chips.

Encontro
Everaldo Nery disse ter tentado contatar Fábio Mota para resolver o problema. O secretário, por sua vez, declarou ter feito o mesmo, em relação a Nery, ambos sem sucesso.
Diante do impasse, a equipe de A TARDE promoveu encontro entre os dois lados, na terça, na sede da Semob, em Amaralina. Nery se comprometeu em conscientizar associados sobre a necessidade de ativação dos chips.

Mota ficou de enviar ofício às empresas do sistema Integra Salvador e ao Setps, solicitando a flexibilização co acesso dos cegos até os chips serem ativados - o prazo não foi divulgado.

Aplicativo
Durante a reunião de terça, o gestor municipal anunciou, em primeira mão, que o lançamento de aplicativo para deficientes visuais está previsto para 30 de março.
Segundo ele, o software informará em quanto tempo os ônibus chegarão ao ponto próximo aos usuários, estimativa de horário do percurso e outras informações em linguagem apropriada.
"Salvador será a primeira capital do país a disponibilizar esse serviço a deficientes. A intenção é que a cidade fique cada vez mais acessível", pontuou Mota.
Representantes da empresa contratada para desenvolver o software se reúnem, nesta quarta, com Everaldo Nery, na associação, nos Barris. "O aplicativo nos será apresentado. Esperamos que seja positivo", ponderou ele.
Fonte - A Tarde  21/01/2015

VEJA TAMBÉM - Maceió adota aplicativo de ônibus para portadores de dificuldade de locomoção


UTILIDADE PÚBLICA


Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 12:01:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: acessibilidade, Cidade, deficientes visuais, Mobilidade, notícias, Ônibus, ônibus novos, portadores de dificuldade de locomoção, reclamam, Salvador, Transporte, Transporte público

Evo Morales assume terceiro mandato na Bolívia

Internacional

Ritual ancestral indígena marca início de cerimônia de posse de Evo Morales em terceiro mandato.Neste primeiro dia, o evento ocorre em Tiwanaku, sítio arqueológico classificado de precursor do Império Inca, o que é uma tradição nas posses presidenciais.

Paulo Victor Chagas*
Repórter da Agência Brasil
Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil
Bolívia - As cerimônias de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales, em seu terceiro mandato, começam hoje (21) com um ritual ancestral indígena e se estendem até amanhã (22). Neste primeiro dia, o evento ocorre em Tiwanaku, sítio arqueológico classificado de precursor do Império Inca, o que é uma tradição nas posses presidenciais. Durante a cerimônia, Morales vai receber dois bastões – que simbolizam a passagem do poder do povo andino – de uma criança e de uma anciã.
Representantes de movimentos sociais e de comunidades tradicionais estão no local para as celebrações. Amanhã (22), as comemorações ocorrerão na Assembleia Legislativa, em La Paz (capital administrativa), a 72 quilômetros de Tiwanaku.
Morales foi reeleito para um mandato de cinco anos, com 61% dos votos válidos. Além dele, também concorreram à Presidência Samuel Doria Medina, empresário do ramo de cimento; Jorge Quiroga, que foi vice-presidente do país por quatro anos e, em seguida, assumiu como presidente pelo período de um ano; o prefeito de La Paz, Juan del Granado, e o líder indígena Fernando Vargas.
Eleito pela primeira vez em 2005, Evo Morales é o primeiro presidente indígena boliviano, povo que representa cerca de 60% da população do país. A presidenta Dilma Rousseff vai participar do segundo dia da cerimônia de posse, em La Paz.
*Colaborou Yara Aquino
Fonte - Agência Brasil 21;01;2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 11:21:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Bolívia, Evo Morales, Evo Morales toma posse, Internacional, notícias, presidente da Bolívia, terceiro mandato

Promotoria apura atuação de Youssef no Monotrilho

Política

O Ministério Público estadual de São Paulo (MPSP) pediu à Justiça Federal do Paraná acesso às provas envolvendo a suposta atuação do doleiro Alberto Youssef - um dos principais investigados pela Operação Lava-Jato - em obras da Linha 15 - Prata do Monotrilho de São Paulo.

Valor Econômico
foto - ilustração
São Paulo - O foco do inquérito civil instaurado pelo promotor Augusto Rossini é a apuração de irregularidades consistentes em supostos desvios na licitação do trecho do Monotrilho entre as estações Oratório e Vila Prudente
O Ministério Público estadual de São Paulo (MPSP) pediu à Justiça Federal do Paraná acesso às provas envolvendo a suposta atuação do doleiro Alberto Youssef - um dos principais investigados pela Operação Lava-Jato - em obras da Linha 15 - Prata do Monotrilho de São Paulo.
O foco do inquérito civil instaurado pelo promotor Augusto Rossini é a "apuração de irregularidades consistentes em supostos desvios na licitação do trecho do Monotrilho entre as estações Oratório e Vila Prudente, integrante da Linha 15-Prata do Metrô e descumprimento do prazo de entrega do referido trecho do Monotrilho".
A Promotoria do Patrimônio Público e Social solicita o compartilhamento de todo o material da Lava-Jato que envolva a obra em São Paulo, incluindo a planilha apreendida na casa de Youssef pela Polícia Federal (PF), que traz informações sobre 747 obras públicas que estariam na mira do doleiro. O documento foi revelado pela revista "Carta Capital".
No pedido, o MPSP menciona a página 14 da planilha de Youssef: "(...) consta o cliente 'Construtora OAS Ltda.', contato "engenheiro Vagner Mendonça' (...) cliente final 'Metrô/SP', referência projeto 'Obra Vila Prudente', número da proposta 'SKOAS070411.001', UF 'SP', proposta enviada em '7/4/2011', valor R$ 7.901.280,00". O número de um telefone celular aparece anotado ao lado do nome do engenheiro.
Segundo o Ministério Público paulista, estão no foco do inquérito, além do Metrô, do doleiro e da OAS - já investigada na Lava-Jato -, o Consórcio Queiroz Galvão, a Bombardier - acionada judicialmente por suposta participação no cartel de trens e Metrô em São Paulo - e ainda o engenheiro Vagner Mendonça.
A planilha de Youssef contabiliza R$ 11 bilhões em contratos que, segundo a Operação Lava-Jato, teriam sido intermediados por Youssef.
Em nota, o Metrô de São Paulo informou "que o projeto da Linha 15, bem como todas as obras executadas pela Companhia, foi licitado com base na Lei 8.666 [de licitações], com ampla concorrência entre os consórcios participantes. O certame foi vencido pelo Consórcio Expresso Monotrilho Leste, que ofereceu o melhor projeto e o menor preço".
A Bombardier Transportation disse em comunicado "que nunca manteve qualquer relacionamento com o sr. Alberto Youssef e tampouco realizou pagamentos a quaisquer empresas controladas por ele. A Bombardier opera segundo os mais altos padrões de ética corporativa em todos os países onde está presente".
OAS e Consórcio Queiroz Galvão não responderam à solicitação da reportagem até o fechamento dessa edição.
Ontem, a Justiça Federal de Curitiba manteve bloqueados R$ 81 milhões em contas de 16 réus e investigados na Lava-Jato, inclusive executivos de empreiteiras.
A defesa do ex-diretor de Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que está preso, recorrerá hoje ao Superior Tribunal de Justiça.
Fonte - STEFZS   21/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 11:12:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Alberto Youssef, lava jato, licitação, Monotrilho, monotrilho de SP, MPSP, notícias, obras da Linha 15 Prata, Política

No Dia de Combate à Intolerência Religiosa, líderes alertam sobre discriminação

Direitos Humanos

As principais vítimas da intolerância são as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.Para combater atitudes descriminatórias e prestar homenagem a Mãe Gilda,iyalorixá, foi instituído, em 27 de dezembro de 2007, pela Lei 11.635, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado hoje (21).

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil 
Arquivo/Agência Brasil
Brasilia - Em outubro de 1999, o jornal Folha Universal estampou em sua capa uma foto da iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, em publicação com o título "Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes". A casa da Mãe Gilda foi invadida, seu marido foi agredido verbal e fisicamente e seu terreiro, depredado por integrantes de outro segmento religioso. Mãe Gilda morreu em 21 de janeiro de 2000, vítima de um infarto. Para combater atitudes descriminatórias e prestar homenagem a Mãe Gilda, foi instituído, em 27 de dezembro de 2007, pela Lei 11.635, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado hoje (21).
Casos como o de Mãe Gilda não são isolados. Em 2014, o Disque 100 registrou 149 denúncias de discriminação religiosa no país. Mais de um quarto (26,17%) ocorreu no estado do Rio de Janeiro e 19,46%, em São Paulo. O número total caiu em relação a 2013, quando foram registradas 228 denúncias, mas, mesmo assim, mostra que a questão não foi superada no país. As principais vítimas são as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.
"No ano passado, tivemos diferentes ações contra a intolerância religiosa, como manifestações, publicação de vídeos. Não acho que diminuiu imediatamente, mas os grupos têm reagido. Não quer dizer que tivemos menos invasões de casas e agressão pela não permissão do uso de idumentárias em espaços públicos", analisa a coordenadora da organização não governamental (ONG) Criola, Lúcia Xavier.
Para ela, a discriminação das religiões de matriz africana está ligada ao racismo. De acordo com os dados do Disque 100, no ano passado, 35,39% das vítimas eram negros. Os brancos correspoderam a 21,35% e os indígenas, a 0,56%. Os demais não informaram. "Tem a ver também com a ideia de que as religiões de matriz africana são primitivas, usam sacrifícios de animais, têm ritos diferenciados", diz Lúcia.
"Acho que, embora tenham ocorrido alguns avanços nos último anos, um desafio muito grande é o de esclarecimento. A religião é demonizada, acham que cometemos barbáries. Não é nada disso. As pessoas precisam de mais informação, de saber mais a respeito", diz a ialorixá Dora Barreto, do terreiro Ilê Axé T'Ojú Labá, no Distrito Federal.
Segundo o professor de filosofia da religião da Universidade de Brasília Agnaldo Cuoco Portugal, muitas vezes, a intolerância extrapola a religião e relaciona-se com questões socioeconômicas e políticas. "O Brasil é um país relativamente pacífico em termos de violência religiosa", compara. Entre casos extremos de intolerância, ele cita o recente ataque à redação do semanário francês Charlie Hebdo e os ataques consequentes a mesquitas.
No Brasil, ele defende que para combater a intolerância é necessária uma imprensa ativa, canais de participação e acesso a denúncias pela sociedade e a própria educação religiosa. "A ideia de educação religiosa na escola pública no Brasil é interessante. Só acho uma pena que ela seja entregue às igrejas. A minha visão é de que seja assunto de estudo científico, como qualquer outro, deveria ser o estudo das religiões para saber o que pensam os grupos, de forma científica e não catequética", defende Portugal.

Veja o que dizem algumas lideranças religiosas sobre a tolerância:

Judaísmo
O judaísmo nasce como uma tradição em direção ao diálogo. Isso não significa, no entanto, que ao longo de tantos anos a postura sempre tenha sido tolerante. Mas, de maneira geral, temos vários exemplos de tolerância e de diálogo. A tolerância gera mais riqueza, riqueza cultural. É um tema do nosso cotidiano. A promoção do diálogo é saudável, interessante e desejável.
Sergio Napchan, diretor de Relações Institucionais da Confederação Israelita do Brasil

Catolicismo
Desde 1965, com o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica iniciou uma forma mais clara de busca de comunhão e diálogo com as igrejas cristãs e grandes tradições religiosas. Para os católicos, vivenciar o Evangelho é reconhecer que todas as religiões procuram responder a questões humanas, que são comuns. Cada um responde de acordo com suas doutrinas, ritos e caminhos, mas todos procuram responder às mesmas questões. Reconhecendo isso, vamos nos encontrar com o propósito de paz, harmonia e felicidade.
Padre Marcus Barbosa, integrante da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso, da Comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Religiões islâmicas e muçulmanas
Nossa religião é clara: Quem mata uma alma, mata a humanidade inteira. Nossa educação é que vivamos em paz com outras religiões. Quem vai julgar as pessoas é Deus. É preciso tratar o próximo com amor e carinho. No Brasil, estamos abrindo diálogo com outras religiões, visitando outras igrejas. Estamos convivendo em paz, é um excelente exemplo. A religião islâmica não é esse fantasma e o terrorismo não representa os muçulmanos.
Sheikh Khaled Taky El Din, presidente do Conselho de Teólogos Islâmicos no Brasil

Candomblé
O candomblé tem por princípio o acolhimento, receber bem, dar um rumo para as pessoas, esclarecer. Tenho grandes amigos de outras religiões. Com a tolerância, ganhamos a união. Todos ficam mais fortes. O ideal seria que se tivesse um problema na minha casa, fosse conversar com um pastor ou um padre para saber a opinião deles. Ouvindo a opinião de outras religiões, consegue-se fazer melhor juízo.
Ialorixá Dora Barreto, do terreiro Ilê Axé T'Ojú Labá

Espiritismo
Entendemos que todas as religiões devem ser tratadas com respeito e reconhecimento às condições e à liberdade de culto e pensamento. Nossa posição é a de estímulo ao diálogo e à somatória de esforços, quando houver necessidade de colaboração com a sociedade. O mundo em que vivemos não admite o isolamento em grupos ou clãs. A única forma de pensar a convivência e o respeito é estabelecer o diálogo.
Antonio Cesar Perri, presidente da Federação Espírita Brasileira
Fonte - Agência Brasil  21/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 10:58:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: alertam, Candomblé, combate, descriminação, Direitos Humanos, intolerância religiosa, lideres, matriz africana, notícias, religião, religiões

Novos trens da SuperVia entram em operação

Transportes sobre trilhos

SuperVia coloca em operação quatro novos trens.-Durante uma semana, as composições circulam em operação assistida para análise das equipes técnicas sobre o desempenho dos trens antes que eles sejam inseridos à grade regular do sistema ferroviário.

RF
foto - ilustração
Rio - A SuperVia iniciou a operação assistida de mais dois trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado, chegando ao total de 24 composições do segundo lote em circulação. Desde o início do ano, são quatro novos trens circulando nos trilhos da concessionária, que juntos oferecem 4.800 lugares refrigerados aos passageiros por viagem. Durante uma semana, as composições circulam em operação assistida para análise das equipes técnicas sobre o desempenho dos trens antes que eles sejam inseridos à grade regular do sistema ferroviário. A previsão é que outras 46 composições novas entrem em circulação ainda este ano, quando se completa o total de 70 trens encomendados pelo Governo. O processo de renovação da frota da SuperVia segue em ritmo acelerado e, desde 2011, 49 trens antigos foram aposentados, dando lugar aos modelos de última geração.
Os trens chineses contam com passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, bagageiro e painéis de LED. Em 2016, o processo de renovação da frota será concluído e os passageiros do trem do Rio contarão apenas com composições refrigeradas e a idade média da frota terá reduzido de 25 para 15 anos.
Fonte - Revista Ferroviária  21/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 10:42:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: entram em operação, Novos trens, Rio de Janeiro, Supervia, Transportes sobre trilhos, Trens, trens chineses

Obama defende fim do embargo a Cuba e fechamento de Guantánamo

Internacional

Além do fim do embargo, Obama pediu o fechamento da prisão americana em Guantánamo, território cubano, e denunciou o que chamou de ressurgimento do antissemitismo em relação aos mulçulmanos, em certos lugares do mundo.

Leandra Felipe 
Correspondente da Agência Brasil/EBC 
Obama, durante o tradicional discurso do Estado da União,
 feito pelos presidentes norte-americanos desde 1790
Michael Reynolds/EPA/Agência Lusa
Atlanta (EUA) - O presidente Barack Obama defendeu, nessa terça-feira (20) à noite, que o Congresso americano encerre o embargo econômico e financeiro a Cuba. O apelo ao Legislativo para decidir favoravelmente a Cuba foi feito durante o tradicional discurso do Estado da União, feito pelos presidentes norte-americanos desde 1790.
Além do fim do embargo, Obama pediu o fechamento da prisão americana em Guantánamo, território cubano, e denunciou o que chamou de ressurgimento do antissemitismo em relação aos mulçulmanos, em certos lugares do mundo.
“Nossa mudança na política em relação a Cuba tem potencial para acabar com um legado de desconfiança no hemisfério”, disse, referindo-se ao anúncio que fez em dezembro sobre a reaproximação com o país e o governo de Raúl Castro, após 50 anos de rompimento das relações diplomáticas.
No discurso proferido à Nação e ao Congresso por quase uma hora, Obama pediu que os congressistas votem o fim do embargo a Cuba. Ele disse ainda que não vai desistir de acabar com a prisão situada na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba, conforme havia prometido no início do seu mandato. “É tempo de acabar o trabalho. Estou decidido e não vou desistir até encerramos a prisão”, disse. Ele observou que a prisão não “se justifica” e que não faz sentido mantê-la a um custo de US$ 3 mil por prisioneiro.
No cenário externo, Obama demostrou preocupação com o ressurgimento do antissemitismo em “certas partes do mundo” e condenou os “estereótipos” em relação aos muçulmanos. “Como americanos, respeitamos a dignidade humana. É por isso que continuamos a rejeitar estereótipos que insultem os muçulmanos, cuja grande maioria partilha o nosso compromisso com a paz ", defendeu, referindo-se às manifestações de repúdio ao jornal francês Charlie Hebdo, no começo deste mês, na França.
O discurso dessa terça-feira foi o primeiro proferido por Obama no Congresso norte-americano depois das eleições legislativas de novembro do ano passado, que deram maioria aos republicanos no Senado e na Câmara dos Deputados.
O presidente também defendeu a igualdade de gênero, destacando que homens e mulheres devem ter salários iguais, e falou do desafio de enfrentar as alterações climáticas.
Sobre o cenário interno, ele lembrou que o país atravessou uma crise em 2008 e que agora passa por um momento de recuperação e de crescimento.
O discurso do Estado da União é uma tradição política nos Estados Unidos e foi feito pela primeira vez em janeiro de 1790, pelo então presidente George Washington.
Fonte - Agência Brasil  21/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 09:19:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Cuba, fechamento, fim do embargo, fim do embargo a Cuba, Guatánamo, Internacional, notícias, Obama, Obama defende, Política

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Obras alteram horário de funcionamento do metrô de Salvador aos sábados

Transportes sobre trilhos

Passageiros devem ficar atentos às alterações nos sábados de janeiro, fevereiro e março.As atividades já terão início a partir deste sábado, 24, em que as estações Acesso Norte e Retiro estarão fechadas. Os trens circularão entre as estações Lapa, Campo da Pólvora e Brotas, das 8h às 13h, com intervalos de 10 minutos

A Tarde
Da Redação
Divulgação | CCR Metrô Bahia
O metrô de Salvador terá seu horário de funcionamento alterado aos sábados dos meses de janeiro, fevereiro e março para realização de obras entre as estações Acesso Norte e Retiro, segundo informou a CCR Metrô Bahia. As obras serão para otimizar a operação e a circulação dos trens, além de possibilitar a ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 do metrô.
As atividades já terão início a partir deste sábado, 24, em que as estações Acesso Norte e Retiro estarão fechadas. Os trens circularão entre as estações Lapa, Campo da Pólvora e Brotas, das 8h às 13h, com intervalos de 10 minutos.
A alteração do horário de funcionamento ocorrerá aos sábados, exceto em 14 de fevereiro, quando o metrô funcionará em todas as estações.
Nos dias úteis, de segunda à sexta-feira, o transporte funcionará normalmente em todas as estações, das 8h às 18h.

Confira como o metrô funcionará nos próximos sábados:


Fonte - A Tarde  20/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 18:24:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: alteração, CCR, CTB, horário de funcionamento, Metrô, Metrô de Salvador, obras do metrô, Salvador, Transportes sobre trilhos

Vandalismo e Infiltração danificam bens ferroviários no Paraná

Acervos ferroviários

Os sinais de vandalismo estão nas paredes externas pichadas e nos vidros nas janelas quebrados. O apelo pela restauração está na escadaria de madeira interna, que range a cada pisar, e nas paredes com marcas de infiltração. Junto com a Estação Paraná, hoje chamada Casa da Memória, que é usada como arquivo público, os prédios foram tombados pelo estado em 1990.

Gizele Silva - G1 

Parana - Duas estações de trem, um armazém de cargas e uma locomotiva Maria Fumaça teimam em manter a memória ferroviária no centro de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, em meio ao vandalismo e à falta de obra de restauração. Os bens, já tombados como patrimônio histórico, marcam o período de crescimento da cidade, que recebeu em 1894 a primeira linha férrea, ligando o interior ao litoral do estado.
A Fundação Municipal de Cultura, responsável pelo patrimônio, estuda projetos para restauração. Para a Estação Saudade, há estudos para oficializar uma Parceria Público Privada (PPP) e recuperar o prédio. Já para a Casa da Memória, há um recurso de R$ 250 mil que está empenhado, aguardando certidões positivas da prefeitura.
A locomotiva Maria Fumaça, conforme o presidente da Fundação, Paulo Goulart Netto, ainda depende de projetos. Uma verba de emenda constitucional, no valor de R$ 360 mil para o restauro da locomotiva, foi contingenciada e o dinheiro não veio. "Os orçamentos para restauração são muito altos porque não é qualquer empresa que pode entrar num prédio histórico", comenta Netto.
A arquitetura francesa da Estação Saudade, inaugurada em 1898 como Estação Central, é hoje ponto de encontro sutilmente vigiado por guardas municipais que ocupam uma sala do prédio. O local está desativado desde 2012 depois de abrigar a Biblioteca Municipal.
Os sinais de vandalismo estão nas paredes externas pichadas e nos vidros nas janelas quebrados. O apelo pela restauração está na escadaria de madeira interna, que range a cada pisar, e nas paredes com marcas de infiltração. Junto com a Estação Paraná, hoje chamada Casa da Memória, que é usada como arquivo público, os prédios foram tombados pelo estado em 1990.
Bem perto da Estação Saudade está a locomotiva Maria Fumaça ou 250, montada em 1940 pelo engenheiro Germano Krüger, que dá nome ao estádio do Operário Ferroviário, time de futebol da cidade. Originalmente movida a vapor, ela foi usada até 1972, quando foi aposentada pelas locomotivas a diesel.
Exposta na plataforma de embarque da antiga Estação Paraná, a Maria Fumaça fica exposta ao tempo, às crianças que pulam a grade de proteção e brincam dentro da locomotiva e aos vândalos, que escrevem nas peças e furtam acessórios. A 250 foi tombada no fim de 2013 pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac).

Centro histórico
Uma placa de sinalização, quase em frente ao conjunto ferroviário, indica o centro histórico em direção à catedral da diocese de Ponta Grossa. A cidade tem 191 anos de fundação e 60 imóveis históricos tombados pelo Compac, além da Maria Fumaça, e outros 38 prédios no inventário aguardando análise para entrarem na lista do tombamento. Hoje, restaram apenas dois prédios históricos na quadra da catedral.
Apesar disso, a cidade não tem um centro histórico constituído. Segundo a mestre em História e voltada ao patrimônio cultural de Ponta Grossa, Márcia Droppa, Ponta Grossa tinha muitos bens preservados até o início dos anos 70, mas eles foram demolidos ou modificados. “Não dá para apontar uma razão, mas talvez a própria industrialização, a modernização ou a morte dos proprietários tenham contribuído para isso”, comenta.
O Paraná tem três centros históricos criados e tombados pelo estado: Lapa, Paranaguá e Morretes. O centro histórico de Castro, nos Campos Gerais do estado, está em análise desde 2004 e já é protegido pelo estado por estar em estudo. Já Antonina tem um centro histórico tombado pela União. “Na criação do centro histórico, a gente delimita uma poligonal e os imóveis inseridos recebem graus de proteção”, diz a arquiteta da Coordenação do Patrimônio Cultural do estado, Rachel Krul Tessari.
A criação do centro histórico não interfere no reforço da preservação dos imóveis antigos, que já são protegidos isoladamente, conforme Márcia Droppa, porém, o centro histórico poderia ser mais um apelo turístico para o município de Ponta Grossa. “Nossa vontade era transformar a Praça João Pessoa, perto das estações, em um centro histórico de cunho cultural e gastronômino, mas não está sendo fácil”, afirma Goulart, referindo-se à falta de recursos nesta área.
Fonte - STEFZS  20/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 10:30:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: acervos ferroviários, acervos históricos, Ferrovias, história das ferrovias, memoria ferroviária, Parana, preservação ferroviária, Transportes sobre trilhos, vandalismo

OIT alerta para aumento de desemprego no mundo e critica austeridade na Europa

Internacional

A Organização Mundial do Trabalho (OIT),advertiu em relatório publicado nessa segunda-feira (19). Em 2019, mais de 219 milhões de pessoas podem ficar sem emprego, mostra o documento.

Da Agência Lusa
foto - ilustração
Genebra - O número de desempregados no mundo vai aumentar, em pelo menos 11 milhões, nos próximos quatro anos, e as desigualdades vão aumentar ainda mais, advertiu a Organização Mundial do Trabalho (OIT), em relatório publicado nessa segunda-feira (19). Em 2019, mais de 219 milhões de pessoas podem ficar sem emprego, mostra o documento.
“Mais de 61 milhões de empregos foram perdidos desde o início da crise em 2008 e as nossas projeções apontam para o crescimento do desemprego até o final da década. O que significa que a crise do emprego está longe de estar terminada”, disse o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.
Ele apontou que “as políticas de austeridade, em particular na Europa, contribuíram para o aumento espetacular do desemprego”. “Não penso que foram inevitáveis [as políticas de austeridade]”, afirmou ainda o diretor-geral.
Fonte - Agência Brasil  20/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 10:19:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: alerta, austeridade, desemprego, economia, emprego, Europa, Internacional, Mundo, notícias, OIT, OIT critica

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Moradores usam bondinho turístico como transporte coletivo em Pindamonhangaba

Transportes sobre trilhos

Mesmo com uma velocidade máxima de até 20 km por hora, a média de passageiros em 2014 aumentou cerca de 52% em relação ao mesmo período de 2013.Quem vive em bairros afastados da cidade utiliza o trem como o principal meio de transporte coletivo.

G1

Vale do Paraíba e Região  - Em Pindamonhangaba, o bondinho que atravessa a cidade não é apenas sinônimo de passeio e lazer. Quem vive em bairros afastados da cidade utiliza o trem como o principal meio de transporte coletivo. Mesmo com uma velocidade máxima de até 20 km por hora, a média de passageiros em 2014 aumentou cerca de 52% em relação ao mesmo período de 2013.
A viagem no trem é devagar. Até o bairro Piracuama, na zona rural da cidade, são 20 km percorridos em uma hora, mas para quem utiliza o transporte, o tempo é para curtir paisagens bucólicas e cenários naturais.
"Eu sou privilegiado de ter um transporte fácil desse, bom, na natureza, sem trânsito. Sem guerra de sobe e desce, ônibus, tudo tranquilo", disse o mestre de obras, Edmundo de Alcântara.
É na estação do bairro Piracuama que é possível perceber a importância do bondinho no cotidiano das pessoas. Em média, cerca de 130 passageiros usam o bondinho diariamente entre o centro da cidade e os bairros. Para quem mora na zona rural, ele é a única opção coletiva para chegar à cidade.
"Quando a gente vai na cidade, ao médico e também para ir trabalhar usamos o bondinho. Para mim é mais fácil, passa perto da minha casa e lá não tem ônibus. Eu teria que andar, então o bondinho é a condução que a gente precisa todo dia", afirmou a dona de casa, Ana Celina Marques.

Movimento
De janeiro a outubro de 2014, o movimento no bondinho aumentou 52% em relação ao mesmo período de 2013. Por mês, em média, quatro mil passageiros usam esse meio de transporte, o que exige uma boa estrutura.
Segundo o diretor de infraestrutura, Júlio César Ferraz, cerca de R$ 8,5 milhões serão gastos em obras nas estações, que serão adaptadas para deficientes físicos, além da troca de trilhos e dormentes.
"Estamos fazendo a troca de 16 mil metros de trilhos e três mil metros de dormentes. Essa revitalização na verdade ela é tanto para melhoria quanto para a segurança dos usuários e dos nossos trens. Primeiramente nós estamos atendendo o trecho do subúrbio da cidade, onde nós estamos trocando revitalizando algumas estações, com rampas de acessibilidade e em outras estamos trocando também a parada, para atender não só uma solicitação dos moradores da região como também para melhorar o acesso de embarque ao bonde", afirmou o diretor.
Fonte - STEFZS  19/01/2015
Postado por - Posted by Pregopontocom Tudo at 21:58:00 0 comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Bondinho, bondinho turístico, moradores usam, Pindamonhangaba, Transporte coletivo, Transportes sobre trilhos, trem turístico, Vale do Paraíba
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Pregopontocom

Pregopontocom

TV - Pregopontocom

TRANSITO EM SALVADOR - VEJA AQUI O MAPA DO TRÂNSITO NA CIDADE

ACOMPANHE AQUI EM TEMPO REAL

Postagens mais visitadas

  • VAMOS PEDALAR
  • BRT X VLT - VEJA A REALIDADE QUE NINGUEM MOSTRA
  • Marcopolo Rail fornecerá trens urbanos Prosper para sistema transportes sobre trilhos de Teresina, no Piauí
  • Governo do RJ doa composições antigas ao Metrô em troca de investimento

Pregopontocom Tudo

Editor - A.Luis
Colaborador - Edinillson Pereira
Movimento relacionado - Salvador Sôbre Trilhos / Facebook
Diretriz principal - Mobilidade/Transportes sobre trilhos
Salvador Ba.Br.

ATENÇÃO

As opiniões aqui publicadas em quaisquer textos,postagens e comentários são de caráter único,exclusivo e pessoal,e de responsabilidade dos seus autores.

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queremos contar com Você, seja mais UM em nossa lista de Seguidores

Ajude a divulgar esse Blog - Obrigado pela sua visita seja também um seguidor.
ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA O PREGOPONTOCOM ESTARÁ PRESENTE

VOCÊ ESTA AQUI - YOU ARE HERE

O Mundo ligado no Pregopontocom - Welcome -

Obliged to our readers of all the parts of the world who visit us, be always giving prestige to us. Pregopontocom thanks for all his visitors.

Pregopontocom agradece a todos os seus visitantes,leitores e seguidores que prestigiam o nosso trabalho.Continuem sempre visitando o nosso Blog.

Salvador Sôbre Trilhos

Salvador Sôbre Trilhos
Mobilidade com Sustentabilidade

TWITTER

Tweet

Translate

Pesquisar este blog

.

.

PAGINAS do Pregopontocom

  • Início
  • POSTAGENS E COMENTÁRIOS
  • Editoriais
  • Arte e Cultura.com
  • VLTs BONDES TRENS E METRÔS - Transportes sobre trilhos
  • BRT / Ônibus - Vídeos
  • NOTICIAS FERROVIÁRIAS - Transportes sobre trilhos
  • Seminários e Fóruns - Mobilidade Urbana
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • Mobilidade em Foco
  • ECOLOGIA e meio Ambiente
  • TRANSPORTES PÚBLICOS

MOBILIDADE URBANA - Soluções viáveis em Salvador

MOBILIDADE URBANA - Soluções viáveis em Salvador
Clik na foto para ver nossa página
POSTAGENS MAIS ANTIGAS

SALVADOR SOBRE OS TRILHOS

As grandes conquistas só nascem fruto dos que acreditam na mais pura essência dos seus objetivos com muita luta,muito empenho e muito esforço daqueles que assim o desejam.Lutar Sempre Desistir Jamais.Mobilidade Urbana Sustentável já - SALVADOR SOBRE TRILHOS - ABRACEM ESSA CAUSA
Projeto Metrô de Salvador

Viagem no Tempo

Viagem no Tempo
Elevador Lacerda e os Bondes - Os famosos e antigos onibus Zepelim de Belem do Para da década de 50

Trolebus Articulado - Lyon França

Trolebus Articulado - Lyon França
Via Esclusiva - Sistema Complementar

Metrô/Trens de Salvador

Metrô/Trens de Salvador

.

.

Clik para ver

Projeto Magleve Cobra

Projeto Magleve Cobra
Link para Projeto Cobra - Trem Magnetico sem rodas desenvolvido no Brasil pela UFRJ / LASUP - CLIK AQUI

.

.

Quem sou eu

Minha foto
Pregopontocom Tudo
Salvador, BA, Brazil
Transportes,Ferroviarísmo,Meio Ambiente,Ecologia,Cidadania,
Ver meu perfil completo

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Botões

Share |

Blogs amigos - Clik aqui para visita-los

  • Blog Grande Recife Mobilidade
  • Megacidadania
  • Rua da Gente
  • Blog da Ilha
  • Itororó.net
  • Transporte Urbanos em Salvador
  • Mobilidade Urbana em Salvador

Google Buzz

Seguir no Google Buzz

MINHA LISTA DE BLOGS - clik aqui para visita-los

  • LUISOMUVIE é bom de mais
    Incrível jovens BAIXISTA Mohini DEY // Gergo BORLAI "DAY BY DEY" // BassTheWorld.com -
    Há 9 anos
  • Pregopontocom Tudo
    Ministério Público Federal Denuncia Igreja Universal Por... - Ministério Público Federal Denuncia Igreja Universal Por Estelionato (by InsanidadesDaBiblia)
    Há 14 anos

Veja aqui a historia da criação da CNB (Cia de Naveg.Baiana ) e da Ferrovia de Nazarè

Veja aqui a historia da criação da CNB (Cia de Naveg.Baiana ) e da Ferrovia de Nazarè
Cia de Naveg.Baiana & Ferrovia de Nazaré - Link- Fonte JusBrasil lesg. Clik Aqui

Arquivo do blog

  • ►  2025 (41)
    • ►  09/28 - 10/05 (1)
    • ►  09/21 - 09/28 (1)
    • ►  09/14 - 09/21 (2)
    • ►  07/20 - 07/27 (3)
    • ►  07/13 - 07/20 (2)
    • ►  07/06 - 07/13 (1)
    • ►  06/15 - 06/22 (1)
    • ►  05/25 - 06/01 (2)
    • ►  05/11 - 05/18 (2)
    • ►  04/13 - 04/20 (2)
    • ►  04/06 - 04/13 (3)
    • ►  03/23 - 03/30 (1)
    • ►  03/16 - 03/23 (2)
    • ►  03/09 - 03/16 (1)
    • ►  03/02 - 03/09 (4)
    • ►  02/23 - 03/02 (5)
    • ►  02/16 - 02/23 (4)
    • ►  02/09 - 02/16 (1)
    • ►  02/02 - 02/09 (2)
    • ►  01/19 - 01/26 (1)
  • ►  2024 (69)
    • ►  12/22 - 12/29 (2)
    • ►  12/15 - 12/22 (3)
    • ►  12/08 - 12/15 (2)
    • ►  11/24 - 12/01 (2)
    • ►  11/03 - 11/10 (1)
    • ►  10/27 - 11/03 (2)
    • ►  09/29 - 10/06 (1)
    • ►  09/01 - 09/08 (1)
    • ►  08/18 - 08/25 (1)
    • ►  08/11 - 08/18 (3)
    • ►  08/04 - 08/11 (1)
    • ►  07/28 - 08/04 (3)
    • ►  07/21 - 07/28 (5)
    • ►  07/14 - 07/21 (5)
    • ►  07/07 - 07/14 (4)
    • ►  06/30 - 07/07 (6)
    • ►  06/23 - 06/30 (1)
    • ►  06/16 - 06/23 (1)
    • ►  06/09 - 06/16 (1)
    • ►  06/02 - 06/09 (1)
    • ►  05/19 - 05/26 (2)
    • ►  04/28 - 05/05 (3)
    • ►  04/21 - 04/28 (1)
    • ►  04/14 - 04/21 (3)
    • ►  04/07 - 04/14 (2)
    • ►  03/31 - 04/07 (3)
    • ►  03/24 - 03/31 (1)
    • ►  03/17 - 03/24 (2)
    • ►  02/18 - 02/25 (3)
    • ►  02/11 - 02/18 (1)
    • ►  02/04 - 02/11 (2)
  • ►  2023 (66)
    • ►  12/31 - 01/07 (1)
    • ►  12/03 - 12/10 (1)
    • ►  11/05 - 11/12 (2)
    • ►  10/29 - 11/05 (4)
    • ►  09/10 - 09/17 (1)
    • ►  08/13 - 08/20 (1)
    • ►  07/16 - 07/23 (1)
    • ►  07/09 - 07/16 (1)
    • ►  06/18 - 06/25 (3)
    • ►  06/04 - 06/11 (4)
    • ►  05/28 - 06/04 (1)
    • ►  04/30 - 05/07 (1)
    • ►  04/23 - 04/30 (1)
    • ►  04/09 - 04/16 (2)
    • ►  04/02 - 04/09 (1)
    • ►  03/26 - 04/02 (2)
    • ►  03/19 - 03/26 (5)
    • ►  03/12 - 03/19 (3)
    • ►  02/19 - 02/26 (2)
    • ►  02/12 - 02/19 (7)
    • ►  01/29 - 02/05 (6)
    • ►  01/22 - 01/29 (1)
    • ►  01/15 - 01/22 (9)
    • ►  01/08 - 01/15 (1)
    • ►  01/01 - 01/08 (5)
  • ►  2022 (25)
    • ►  12/25 - 01/01 (3)
    • ►  11/06 - 11/13 (5)
    • ►  10/30 - 11/06 (2)
    • ►  09/04 - 09/11 (1)
    • ►  07/24 - 07/31 (1)
    • ►  07/10 - 07/17 (1)
    • ►  04/24 - 05/01 (2)
    • ►  04/17 - 04/24 (1)
    • ►  03/27 - 04/03 (3)
    • ►  03/06 - 03/13 (2)
    • ►  02/06 - 02/13 (1)
    • ►  01/16 - 01/23 (1)
    • ►  01/09 - 01/16 (1)
    • ►  01/02 - 01/09 (1)
  • ►  2021 (301)
    • ►  12/12 - 12/19 (1)
    • ►  12/05 - 12/12 (2)
    • ►  11/21 - 11/28 (4)
    • ►  09/19 - 09/26 (3)
    • ►  09/05 - 09/12 (4)
    • ►  08/22 - 08/29 (5)
    • ►  08/08 - 08/15 (5)
    • ►  08/01 - 08/08 (1)
    • ►  07/25 - 08/01 (2)
    • ►  07/18 - 07/25 (7)
    • ►  07/11 - 07/18 (3)
    • ►  07/04 - 07/11 (9)
    • ►  06/27 - 07/04 (4)
    • ►  06/20 - 06/27 (7)
    • ►  06/13 - 06/20 (4)
    • ►  06/06 - 06/13 (3)
    • ►  05/30 - 06/06 (10)
    • ►  05/23 - 05/30 (12)
    • ►  05/16 - 05/23 (13)
    • ►  05/09 - 05/16 (2)
    • ►  04/18 - 04/25 (12)
    • ►  04/11 - 04/18 (7)
    • ►  04/04 - 04/11 (11)
    • ►  03/28 - 04/04 (5)
    • ►  03/21 - 03/28 (9)
    • ►  03/14 - 03/21 (14)
    • ►  03/07 - 03/14 (18)
    • ►  02/28 - 03/07 (17)
    • ►  02/21 - 02/28 (11)
    • ►  02/14 - 02/21 (11)
    • ►  02/07 - 02/14 (14)
    • ►  01/31 - 02/07 (16)
    • ►  01/24 - 01/31 (12)
    • ►  01/17 - 01/24 (15)
    • ►  01/10 - 01/17 (16)
    • ►  01/03 - 01/10 (12)
  • ►  2020 (755)
    • ►  12/27 - 01/03 (6)
    • ►  12/20 - 12/27 (10)
    • ►  12/13 - 12/20 (18)
    • ►  12/06 - 12/13 (13)
    • ►  11/29 - 12/06 (16)
    • ►  11/22 - 11/29 (12)
    • ►  11/15 - 11/22 (14)
    • ►  11/08 - 11/15 (16)
    • ►  11/01 - 11/08 (10)
    • ►  10/25 - 11/01 (11)
    • ►  10/18 - 10/25 (8)
    • ►  10/11 - 10/18 (7)
    • ►  10/04 - 10/11 (10)
    • ►  09/27 - 10/04 (14)
    • ►  09/20 - 09/27 (17)
    • ►  09/13 - 09/20 (7)
    • ►  09/06 - 09/13 (9)
    • ►  08/30 - 09/06 (13)
    • ►  08/23 - 08/30 (16)
    • ►  08/16 - 08/23 (15)
    • ►  08/09 - 08/16 (16)
    • ►  08/02 - 08/09 (21)
    • ►  07/26 - 08/02 (20)
    • ►  07/19 - 07/26 (15)
    • ►  07/12 - 07/19 (18)
    • ►  07/05 - 07/12 (13)
    • ►  06/28 - 07/05 (9)
    • ►  06/21 - 06/28 (17)
    • ►  06/14 - 06/21 (17)
    • ►  06/07 - 06/14 (15)
    • ►  05/31 - 06/07 (18)
    • ►  05/24 - 05/31 (14)
    • ►  05/17 - 05/24 (22)
    • ►  05/10 - 05/17 (15)
    • ►  05/03 - 05/10 (14)
    • ►  04/26 - 05/03 (14)
    • ►  04/19 - 04/26 (19)
    • ►  04/12 - 04/19 (13)
    • ►  04/05 - 04/12 (9)
    • ►  03/29 - 04/05 (10)
    • ►  03/22 - 03/29 (18)
    • ►  03/15 - 03/22 (18)
    • ►  03/08 - 03/15 (16)
    • ►  03/01 - 03/08 (12)
    • ►  02/23 - 03/01 (10)
    • ►  02/16 - 02/23 (18)
    • ►  02/09 - 02/16 (20)
    • ►  02/02 - 02/09 (20)
    • ►  01/26 - 02/02 (22)
    • ►  01/19 - 01/26 (17)
    • ►  01/12 - 01/19 (21)
    • ►  01/05 - 01/12 (12)
  • ►  2019 (631)
    • ►  12/29 - 01/05 (4)
    • ►  12/22 - 12/29 (9)
    • ►  12/15 - 12/22 (20)
    • ►  12/08 - 12/15 (23)
    • ►  12/01 - 12/08 (16)
    • ►  11/24 - 12/01 (13)
    • ►  11/17 - 11/24 (12)
    • ►  11/10 - 11/17 (10)
    • ►  11/03 - 11/10 (9)
    • ►  10/27 - 11/03 (13)
    • ►  10/20 - 10/27 (15)
    • ►  10/13 - 10/20 (9)
    • ►  10/06 - 10/13 (11)
    • ►  09/29 - 10/06 (11)
    • ►  09/22 - 09/29 (22)
    • ►  09/15 - 09/22 (15)
    • ►  09/08 - 09/15 (12)
    • ►  09/01 - 09/08 (15)
    • ►  08/25 - 09/01 (16)
    • ►  08/18 - 08/25 (19)
    • ►  08/11 - 08/18 (17)
    • ►  08/04 - 08/11 (19)
    • ►  07/28 - 08/04 (14)
    • ►  07/21 - 07/28 (21)
    • ►  07/14 - 07/21 (16)
    • ►  07/07 - 07/14 (15)
    • ►  06/30 - 07/07 (13)
    • ►  06/23 - 06/30 (16)
    • ►  06/16 - 06/23 (13)
    • ►  06/09 - 06/16 (9)
    • ►  06/02 - 06/09 (10)
    • ►  05/26 - 06/02 (12)
    • ►  05/19 - 05/26 (9)
    • ►  05/12 - 05/19 (13)
    • ►  05/05 - 05/12 (14)
    • ►  04/28 - 05/05 (8)
    • ►  04/21 - 04/28 (10)
    • ►  04/14 - 04/21 (8)
    • ►  04/07 - 04/14 (9)
    • ►  03/31 - 04/07 (9)
    • ►  03/24 - 03/31 (11)
    • ►  03/17 - 03/24 (8)
    • ►  03/10 - 03/17 (8)
    • ►  03/03 - 03/10 (7)
    • ►  02/24 - 03/03 (11)
    • ►  02/17 - 02/24 (6)
    • ►  02/10 - 02/17 (8)
    • ►  02/03 - 02/10 (9)
    • ►  01/27 - 02/03 (11)
    • ►  01/20 - 01/27 (12)
    • ►  01/13 - 01/20 (6)
    • ►  01/06 - 01/13 (5)
  • ►  2018 (737)
    • ►  12/30 - 01/06 (8)
    • ►  12/23 - 12/30 (8)
    • ►  12/16 - 12/23 (11)
    • ►  12/09 - 12/16 (13)
    • ►  12/02 - 12/09 (14)
    • ►  11/25 - 12/02 (12)
    • ►  11/18 - 11/25 (10)
    • ►  11/11 - 11/18 (6)
    • ►  11/04 - 11/11 (13)
    • ►  10/28 - 11/04 (4)
    • ►  10/21 - 10/28 (10)
    • ►  10/14 - 10/21 (10)
    • ►  10/07 - 10/14 (6)
    • ►  09/30 - 10/07 (8)
    • ►  09/23 - 09/30 (7)
    • ►  09/16 - 09/23 (7)
    • ►  09/09 - 09/16 (8)
    • ►  09/02 - 09/09 (16)
    • ►  08/26 - 09/02 (18)
    • ►  08/19 - 08/26 (16)
    • ►  08/12 - 08/19 (17)
    • ►  08/05 - 08/12 (16)
    • ►  07/29 - 08/05 (9)
    • ►  07/22 - 07/29 (11)
    • ►  07/15 - 07/22 (12)
    • ►  07/08 - 07/15 (18)
    • ►  07/01 - 07/08 (15)
    • ►  06/24 - 07/01 (13)
    • ►  06/17 - 06/24 (15)
    • ►  06/10 - 06/17 (14)
    • ►  06/03 - 06/10 (17)
    • ►  05/27 - 06/03 (21)
    • ►  05/20 - 05/27 (17)
    • ►  05/13 - 05/20 (15)
    • ►  05/06 - 05/13 (16)
    • ►  04/29 - 05/06 (11)
    • ►  04/22 - 04/29 (16)
    • ►  04/15 - 04/22 (19)
    • ►  04/08 - 04/15 (18)
    • ►  04/01 - 04/08 (22)
    • ►  03/25 - 04/01 (20)
    • ►  03/18 - 03/25 (17)
    • ►  03/11 - 03/18 (19)
    • ►  03/04 - 03/11 (18)
    • ►  02/25 - 03/04 (23)
    • ►  02/18 - 02/25 (19)
    • ►  02/11 - 02/18 (8)
    • ►  02/04 - 02/11 (22)
    • ►  01/28 - 02/04 (21)
    • ►  01/21 - 01/28 (15)
    • ►  01/14 - 01/21 (20)
    • ►  01/07 - 01/14 (18)
  • ►  2017 (1404)
    • ►  12/31 - 01/07 (20)
    • ►  12/24 - 12/31 (12)
    • ►  12/17 - 12/24 (21)
    • ►  12/10 - 12/17 (24)
    • ►  12/03 - 12/10 (24)
    • ►  11/26 - 12/03 (24)
    • ►  11/19 - 11/26 (18)
    • ►  11/12 - 11/19 (20)
    • ►  11/05 - 11/12 (26)
    • ►  10/29 - 11/05 (16)
    • ►  10/22 - 10/29 (18)
    • ►  10/15 - 10/22 (23)
    • ►  10/08 - 10/15 (25)
    • ►  10/01 - 10/08 (25)
    • ►  09/24 - 10/01 (26)
    • ►  09/17 - 09/24 (25)
    • ►  09/10 - 09/17 (22)
    • ►  09/03 - 09/10 (23)
    • ►  08/27 - 09/03 (32)
    • ►  08/20 - 08/27 (26)
    • ►  08/13 - 08/20 (34)
    • ►  08/06 - 08/13 (17)
    • ►  07/30 - 08/06 (28)
    • ►  07/23 - 07/30 (29)
    • ►  07/16 - 07/23 (31)
    • ►  07/09 - 07/16 (33)
    • ►  07/02 - 07/09 (31)
    • ►  06/25 - 07/02 (29)
    • ►  06/18 - 06/25 (25)
    • ►  06/11 - 06/18 (25)
    • ►  06/04 - 06/11 (32)
    • ►  05/28 - 06/04 (34)
    • ►  05/21 - 05/28 (31)
    • ►  05/14 - 05/21 (28)
    • ►  05/07 - 05/14 (27)
    • ►  04/30 - 05/07 (24)
    • ►  04/23 - 04/30 (22)
    • ►  04/16 - 04/23 (27)
    • ►  04/09 - 04/16 (21)
    • ►  04/02 - 04/09 (30)
    • ►  03/26 - 04/02 (29)
    • ►  03/19 - 03/26 (32)
    • ►  03/12 - 03/19 (37)
    • ►  03/05 - 03/12 (30)
    • ►  02/26 - 03/05 (22)
    • ►  02/19 - 02/26 (32)
    • ►  02/12 - 02/19 (31)
    • ►  02/05 - 02/12 (31)
    • ►  01/29 - 02/05 (31)
    • ►  01/22 - 01/29 (31)
    • ►  01/15 - 01/22 (29)
    • ►  01/08 - 01/15 (29)
    • ►  01/01 - 01/08 (32)
  • ►  2016 (1664)
    • ►  12/25 - 01/01 (23)
    • ►  12/18 - 12/25 (29)
    • ►  12/11 - 12/18 (29)
    • ►  12/04 - 12/11 (32)
    • ►  11/27 - 12/04 (28)
    • ►  11/20 - 11/27 (35)
    • ►  11/13 - 11/20 (28)
    • ►  11/06 - 11/13 (27)
    • ►  10/30 - 11/06 (24)
    • ►  10/23 - 10/30 (23)
    • ►  10/16 - 10/23 (27)
    • ►  10/09 - 10/16 (30)
    • ►  10/02 - 10/09 (29)
    • ►  09/25 - 10/02 (36)
    • ►  09/18 - 09/25 (33)
    • ►  09/11 - 09/18 (34)
    • ►  09/04 - 09/11 (35)
    • ►  08/28 - 09/04 (30)
    • ►  08/21 - 08/28 (42)
    • ►  08/14 - 08/21 (36)
    • ►  08/07 - 08/14 (36)
    • ►  07/31 - 08/07 (28)
    • ►  07/24 - 07/31 (38)
    • ►  07/17 - 07/24 (38)
    • ►  07/10 - 07/17 (30)
    • ►  07/03 - 07/10 (36)
    • ►  06/26 - 07/03 (30)
    • ►  06/19 - 06/26 (25)
    • ►  06/12 - 06/19 (37)
    • ►  06/05 - 06/12 (34)
    • ►  05/29 - 06/05 (32)
    • ►  05/22 - 05/29 (33)
    • ►  05/15 - 05/22 (32)
    • ►  05/08 - 05/15 (28)
    • ►  05/01 - 05/08 (34)
    • ►  04/24 - 05/01 (33)
    • ►  04/17 - 04/24 (30)
    • ►  04/10 - 04/17 (33)
    • ►  04/03 - 04/10 (27)
    • ►  03/27 - 04/03 (28)
    • ►  03/20 - 03/27 (31)
    • ►  03/13 - 03/20 (34)
    • ►  03/06 - 03/13 (33)
    • ►  02/28 - 03/06 (40)
    • ►  02/21 - 02/28 (41)
    • ►  02/14 - 02/21 (36)
    • ►  02/07 - 02/14 (26)
    • ►  01/31 - 02/07 (40)
    • ►  01/24 - 01/31 (45)
    • ►  01/17 - 01/24 (35)
    • ►  01/10 - 01/17 (19)
    • ►  01/03 - 01/10 (32)
  • ▼  2015 (1851)
    • ►  12/27 - 01/03 (27)
    • ►  12/20 - 12/27 (27)
    • ►  12/13 - 12/20 (37)
    • ►  12/06 - 12/13 (31)
    • ►  11/29 - 12/06 (36)
    • ►  11/22 - 11/29 (23)
    • ►  11/15 - 11/22 (27)
    • ►  11/08 - 11/15 (43)
    • ►  11/01 - 11/08 (40)
    • ►  10/25 - 11/01 (46)
    • ►  10/18 - 10/25 (43)
    • ►  10/11 - 10/18 (38)
    • ►  10/04 - 10/11 (48)
    • ►  09/27 - 10/04 (46)
    • ►  09/20 - 09/27 (40)
    • ►  09/13 - 09/20 (44)
    • ►  09/06 - 09/13 (45)
    • ►  08/30 - 09/06 (47)
    • ►  08/23 - 08/30 (38)
    • ►  08/16 - 08/23 (43)
    • ►  08/09 - 08/16 (41)
    • ►  08/02 - 08/09 (38)
    • ►  07/26 - 08/02 (26)
    • ►  07/19 - 07/26 (35)
    • ►  07/12 - 07/19 (28)
    • ►  07/05 - 07/12 (34)
    • ►  06/28 - 07/05 (35)
    • ►  06/21 - 06/28 (37)
    • ►  06/14 - 06/21 (39)
    • ►  06/07 - 06/14 (29)
    • ►  05/31 - 06/07 (32)
    • ►  05/24 - 05/31 (34)
    • ►  05/17 - 05/24 (35)
    • ►  05/10 - 05/17 (41)
    • ►  05/03 - 05/10 (33)
    • ►  04/26 - 05/03 (36)
    • ►  04/19 - 04/26 (27)
    • ►  04/12 - 04/19 (36)
    • ►  04/05 - 04/12 (31)
    • ►  03/29 - 04/05 (27)
    • ►  03/22 - 03/29 (31)
    • ►  03/15 - 03/22 (31)
    • ►  03/08 - 03/15 (42)
    • ►  03/01 - 03/08 (43)
    • ►  02/22 - 03/01 (27)
    • ►  02/15 - 02/22 (2)
    • ►  02/08 - 02/15 (32)
    • ►  02/01 - 02/08 (44)
    • ►  01/25 - 02/01 (45)
    • ▼  01/18 - 01/25 (30)
      • Nível do Sistema Cantareira cai para 5,25%
      • Intervenções alteram atividades entre estações do ...
      • Brasil terá 'raio-x' da mobilidade urbana nas cidades
      • Estações de BRT do Recife na Av. Conde da Boa Vist...
      • Mais de 1 milhão de pessoas continuam sem água em ...
      • Acidente causado por empurra-empurra no metrô de S...
      • A Estrada de Ferro Santos Jundiaí
      • Numero de viagens no Metrô cresce 3 vezes mais que...
      • A nova Av.Pinto de Aguiar - Salvador
      • Petrobras anuncia produção de biodiesel a partir d...
      • Pimentel quer consulta popular sobre o metrô de BH
      • Estímulo monetário na Europa ajudará o Brasil no m...
      • Hidrelétrica de Santo Antônio já está com 32 turbi...
      • Indicador aponta para estabilização da economia no...
      • Deficientes visuais reclamam de acesso em ônibus n...
      • Evo Morales assume terceiro mandato na Bolívia
      • Promotoria apura atuação de Youssef no Monotrilho
      • No Dia de Combate à Intolerência Religiosa, lídere...
      • Novos trens da SuperVia entram em operação
      • Obama defende fim do embargo a Cuba e fechamento d...
      • Obras alteram horário de funcionamento do metrô de...
      • Vandalismo e Infiltração danificam bens ferroviári...
      • OIT alerta para aumento de desemprego no mundo e c...
      • Moradores usam bondinho turístico como transporte ...
      • Maceió adota aplicativo de ônibus para portadores ...
      • Justiça do Rio simplifica gratuidade nos ônibus pa...
      • Sedur vistoria obras da Estação Pirajá do Metrô de...
      • Metrô do Brasilia (DF) pode ter extensão de mais 7...
      • Cantareira tem nova queda e está com 5,9% da capac...
      • Travessia marítima de Mar Grande e Morro tem embar...
    • ►  01/11 - 01/18 (37)
    • ►  01/04 - 01/11 (44)
  • ►  2014 (2138)
    • ►  12/28 - 01/04 (24)
    • ►  12/21 - 12/28 (30)
    • ►  12/14 - 12/21 (35)
    • ►  12/07 - 12/14 (41)
    • ►  11/30 - 12/07 (43)
    • ►  11/23 - 11/30 (34)
    • ►  11/16 - 11/23 (42)
    • ►  11/09 - 11/16 (46)
    • ►  11/02 - 11/09 (44)
    • ►  10/26 - 11/02 (40)
    • ►  10/19 - 10/26 (35)
    • ►  10/12 - 10/19 (36)
    • ►  10/05 - 10/12 (32)
    • ►  09/28 - 10/05 (44)
    • ►  09/21 - 09/28 (48)
    • ►  09/14 - 09/21 (52)
    • ►  09/07 - 09/14 (49)
    • ►  08/31 - 09/07 (51)
    • ►  08/24 - 08/31 (43)
    • ►  08/17 - 08/24 (43)
    • ►  08/10 - 08/17 (42)
    • ►  08/03 - 08/10 (44)
    • ►  07/27 - 08/03 (49)
    • ►  07/20 - 07/27 (48)
    • ►  07/13 - 07/20 (41)
    • ►  07/06 - 07/13 (39)
    • ►  06/29 - 07/06 (46)
    • ►  06/22 - 06/29 (47)
    • ►  06/15 - 06/22 (36)
    • ►  06/08 - 06/15 (26)
    • ►  06/01 - 06/08 (41)
    • ►  05/25 - 06/01 (57)
    • ►  05/18 - 05/25 (56)
    • ►  05/11 - 05/18 (66)
    • ►  05/04 - 05/11 (42)
    • ►  04/27 - 05/04 (41)
    • ►  04/20 - 04/27 (48)
    • ►  04/13 - 04/20 (39)
    • ►  04/06 - 04/13 (35)
    • ►  03/30 - 04/06 (45)
    • ►  03/23 - 03/30 (42)
    • ►  03/16 - 03/23 (30)
    • ►  03/09 - 03/16 (38)
    • ►  02/23 - 03/02 (28)
    • ►  02/16 - 02/23 (45)
    • ►  02/09 - 02/16 (40)
    • ►  02/02 - 02/09 (40)
    • ►  01/26 - 02/02 (40)
    • ►  01/19 - 01/26 (47)
    • ►  01/12 - 01/19 (43)
    • ►  01/05 - 01/12 (45)
  • ►  2013 (1590)
    • ►  12/29 - 01/05 (37)
    • ►  12/22 - 12/29 (32)
    • ►  12/15 - 12/22 (24)
    • ►  12/08 - 12/15 (14)
    • ►  12/01 - 12/08 (26)
    • ►  11/24 - 12/01 (47)
    • ►  11/17 - 11/24 (28)
    • ►  11/10 - 11/17 (22)
    • ►  11/03 - 11/10 (34)
    • ►  10/27 - 11/03 (42)
    • ►  10/20 - 10/27 (41)
    • ►  10/13 - 10/20 (39)
    • ►  10/06 - 10/13 (44)
    • ►  09/29 - 10/06 (31)
    • ►  09/22 - 09/29 (51)
    • ►  09/15 - 09/22 (29)
    • ►  09/08 - 09/15 (43)
    • ►  09/01 - 09/08 (31)
    • ►  08/25 - 09/01 (34)
    • ►  08/18 - 08/25 (44)
    • ►  08/11 - 08/18 (43)
    • ►  08/04 - 08/11 (54)
    • ►  07/28 - 08/04 (46)
    • ►  07/21 - 07/28 (37)
    • ►  07/14 - 07/21 (39)
    • ►  07/07 - 07/14 (43)
    • ►  06/30 - 07/07 (49)
    • ►  06/23 - 06/30 (32)
    • ►  06/16 - 06/23 (28)
    • ►  06/09 - 06/16 (33)
    • ►  06/02 - 06/09 (32)
    • ►  05/26 - 06/02 (37)
    • ►  05/19 - 05/26 (33)
    • ►  05/12 - 05/19 (35)
    • ►  05/05 - 05/12 (26)
    • ►  04/28 - 05/05 (33)
    • ►  04/21 - 04/28 (33)
    • ►  04/14 - 04/21 (31)
    • ►  04/07 - 04/14 (22)
    • ►  03/31 - 04/07 (20)
    • ►  03/24 - 03/31 (23)
    • ►  03/17 - 03/24 (16)
    • ►  03/10 - 03/17 (22)
    • ►  03/03 - 03/10 (26)
    • ►  02/24 - 03/03 (16)
    • ►  02/17 - 02/24 (11)
    • ►  02/10 - 02/17 (17)
    • ►  02/03 - 02/10 (13)
    • ►  01/27 - 02/03 (15)
    • ►  01/20 - 01/27 (11)
    • ►  01/13 - 01/20 (11)
    • ►  01/06 - 01/13 (10)
  • ►  2012 (340)
    • ►  12/30 - 01/06 (9)
    • ►  12/23 - 12/30 (9)
    • ►  12/16 - 12/23 (14)
    • ►  12/09 - 12/16 (9)
    • ►  12/02 - 12/09 (15)
    • ►  11/25 - 12/02 (23)
    • ►  11/18 - 11/25 (15)
    • ►  11/11 - 11/18 (13)
    • ►  11/04 - 11/11 (12)
    • ►  10/28 - 11/04 (12)
    • ►  10/21 - 10/28 (8)
    • ►  10/14 - 10/21 (9)
    • ►  10/07 - 10/14 (16)
    • ►  09/30 - 10/07 (12)
    • ►  09/23 - 09/30 (18)
    • ►  09/16 - 09/23 (10)
    • ►  09/09 - 09/16 (9)
    • ►  09/02 - 09/09 (5)
    • ►  08/26 - 09/02 (5)
    • ►  08/19 - 08/26 (8)
    • ►  08/12 - 08/19 (10)
    • ►  08/05 - 08/12 (6)
    • ►  07/29 - 08/05 (2)
    • ►  07/22 - 07/29 (5)
    • ►  07/15 - 07/22 (4)
    • ►  07/08 - 07/15 (7)
    • ►  07/01 - 07/08 (2)
    • ►  06/24 - 07/01 (2)
    • ►  06/17 - 06/24 (4)
    • ►  06/10 - 06/17 (1)
    • ►  06/03 - 06/10 (5)
    • ►  05/27 - 06/03 (3)
    • ►  05/20 - 05/27 (6)
    • ►  05/13 - 05/20 (1)
    • ►  05/06 - 05/13 (2)
    • ►  04/29 - 05/06 (6)
    • ►  04/22 - 04/29 (2)
    • ►  04/15 - 04/22 (4)
    • ►  04/08 - 04/15 (2)
    • ►  04/01 - 04/08 (1)
    • ►  03/25 - 04/01 (2)
    • ►  03/18 - 03/25 (2)
    • ►  03/11 - 03/18 (2)
    • ►  03/04 - 03/11 (5)
    • ►  02/26 - 03/04 (3)
    • ►  02/19 - 02/26 (2)
    • ►  02/12 - 02/19 (2)
    • ►  02/05 - 02/12 (4)
    • ►  01/29 - 02/05 (4)
    • ►  01/22 - 01/29 (2)
    • ►  01/15 - 01/22 (3)
    • ►  01/08 - 01/15 (1)
    • ►  01/01 - 01/08 (2)
  • ►  2011 (62)
    • ►  12/25 - 01/01 (3)
    • ►  12/18 - 12/25 (1)
    • ►  12/11 - 12/18 (2)
    • ►  12/04 - 12/11 (2)
    • ►  11/27 - 12/04 (3)
    • ►  11/20 - 11/27 (2)
    • ►  11/13 - 11/20 (2)
    • ►  11/06 - 11/13 (2)
    • ►  10/30 - 11/06 (1)
    • ►  10/16 - 10/23 (2)
    • ►  10/09 - 10/16 (1)
    • ►  10/02 - 10/09 (2)
    • ►  09/25 - 10/02 (2)
    • ►  09/18 - 09/25 (3)
    • ►  09/11 - 09/18 (3)
    • ►  09/04 - 09/11 (1)
    • ►  08/28 - 09/04 (1)
    • ►  08/21 - 08/28 (1)
    • ►  08/14 - 08/21 (2)
    • ►  08/07 - 08/14 (2)
    • ►  07/31 - 08/07 (1)
    • ►  07/24 - 07/31 (4)
    • ►  07/10 - 07/17 (2)
    • ►  07/03 - 07/10 (3)
    • ►  06/26 - 07/03 (1)
    • ►  06/12 - 06/19 (3)
    • ►  05/22 - 05/29 (1)
    • ►  05/08 - 05/15 (1)
    • ►  05/01 - 05/08 (1)
    • ►  04/17 - 04/24 (1)
    • ►  04/10 - 04/17 (2)
    • ►  03/27 - 04/03 (1)
    • ►  02/20 - 02/27 (2)
    • ►  01/16 - 01/23 (1)
  • ►  2010 (12)
    • ►  12/19 - 12/26 (1)
    • ►  12/12 - 12/19 (6)
    • ►  12/05 - 12/12 (1)
    • ►  11/14 - 11/21 (1)
    • ►  11/07 - 11/14 (1)
    • ►  10/10 - 10/17 (2)

.

.
.
Todos os direitos reservados para Pregopontocom 2010*.BLOGSpontocom. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por hfng. Tecnologia do Blogger.