sexta-feira, 18 de julho de 2025

Governo destina mais R$ 1,4 bilhão para obras da Transnordestina

Transportes sobre trilhos  🚂🚃🚃🚃🚃

Lula visitou um dos trechos já finalizados do empreendimento, no município de Missão Velha, no Ceará, e disse que não faltarão recursos para as obras. Lula destacou a importância da ferrovia para as cadeias produtivas da região e afirmou que o Nordeste precisa ter a chance de progredir.O início de operação da ferrovia está previsto para o fim deste ano.

Andreia Verdélio
Reportes da Agência Brasil
foto - Ricardo Stuckert/ Ag.Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (18), R$ 1,4 bilhão em novos recursos para as obras da Ferrovia Transnordestina. Lula visitou um dos trechos já finalizados do empreendimento, no município de Missão Velha, no Ceará, e disse que não faltarão recursos para as obras. Lula destacou a importância da ferrovia para as cadeias produtivas da região e afirmou que o Nordeste precisa ter a chance de progredir. “O Nordeste precisa dessa obra. O Nordeste não quer ser mais tratado como se fosse a parte pobre do Brasil. O Nordeste precisa ser respeitado”, disse. Lula falou sobre as dificuldades para dar andamento ao projeto, lançado em 2006, em seu segundo mandato na Presidência da República, e afirmou que quer inaugurar a Transnordestina antes do fim do atual mandato, em 2026. “Todo dia tinha um problema. Era um problema na Justiça, era um problema no meio ambiente, era um problema de dinheiro. Essa estrada foi, foi, foi, e eu imaginava que ela fosse acabar em 2012. Eu saí em 2010, voltei à Presidência 15 anos depois, e essa ferrovia tinha andado muito pouco. Aliás, já não havia mais interesse de fazer essa ferrovia. Eu assumi a responsabilidade de que nós vamos concluir essa ferrovia, custe o que custar”, acrescentou. Dos novos aportes do governo federal, R$ 600 milhões serão liberados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) nos próximos meses e R$ 816 milhões a partir do leilão de desinvestimento e liquidação do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor). >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp O orçamento total do empreendimento chega a R$ 15 bilhões, dos quais, R$ 8,2 bilhões já realizados, entre recursos públicos e privados. Ao citar os valores aplicados, o governo destacou que o retorno anual estimado da ferrovia no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos) do Semiárido é de até R$ 7 bilhões. Atualmente, 280 quilômetros de obras de infraestrutura estão em execução na Transnordestina, gerando mais de 4 mil empregos diretos e envolvendo mais de R$ 4 bilhões em contratos assinados. No total, a ferrovia tem 1.209 quilômetros de extensão e passa por 53 municípios; de Eliseu Martins, no Piauí, vai até o Porto do Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco. O início da operação da ferrovia está previsto para o final deste ano, em fase de comissionamento, com os primeiros transportes de cargas saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí até a região centro-sul do Ceará e a algumas regiões de Pernambuco. Soja, farelo de soja, milho e calcário estão entre os principais produtos a serem transportados.
Fonte - Agência Brasil 18/07/2025

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Última remessa de trens do VLT de Salvador segue do MT para São Paulo para revisão e modernização

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

Nesta data (04/07) foi concluída  o envio de todos os trens para Hortolândia, onde passam pelos ajustes finais. A movimentação marca o encerramento do envio das unidades destinadas aos procedimentos técnicos e operacionais necessários à futura operação do sistema. 

Da Redação
Foto - ilustração/Divulgação CTB
No dia 04/07 (sexta-feira), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador e Região Metropolitana rumo à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). O anúncio foi feito pelo governador da Ba.Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais. A movimentação marca o encerramento do envio das unidades destinadas aos procedimentos técnicos e operacionais necessários à futura operação do sistema. Nesta data (04/07) foi concluída  o envio de todos os trens para Hortolândia, onde passam pelos ajustes finais. Com o transporte da última remessa, a Bahia conclui uma etapa estratégica do cronograma de implantação do novo modal, que integra o projeto de reestruturação da mobilidade urbana da capital e região metropolitana. A logística foi realizada por via terrestre, em carretas especiais, com desmontagem técnica e acompanhamento rigoroso das equipes responsáveis, assegurando a integridade dos equipamentos durante todo o trajeto. Esta etapa contou com o acompanhamento direto do diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente. Na unidade da CAF, os veículos passam por intervenções técnicas específicas, incluindo restabelecimento técnico-operacional, modernização de componentes, adequações e testes de performance. As modificações visam atender às exigências do projeto baiano, assegurando eficiência, segurança e plena compatibilidade com o sistema metroferroviário local. A previsão é que os trens comecem a ser transferidos para Salvador a partir de dezembro de 2025, conforme o cronograma estabelecido. O investimento previsto no material rodante é de R$ 820 milhões. As obras do VLT estão organizadas em três trechos: o primeiro da Calçada à Ilha de São João, o segundo de Paripe a Águas Claras e o terceiro de Águas Claras à orla de Piatã, totalizando 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas. Os trens foram adquiridos pelo Governo da Bahia após a celebração do Instrumento de Transmissão Onerosa de Bens e Outras Avenças, firmado entre o Estado de Mato Grosso, o Estado da Bahia, o Consórcio VLT Cuiabá, Várzea Grande e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A. O processo de envio das composições teve início em 15 de outubro de 2024.
Pregpontocom 14/07/2025