sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Governador e prefeito acompanham obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

 Transportes sobre trilhos  🚇

O trecho terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e as outras subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). Após sua conclusão, prevista para o final de 2022, cerca de 150 mil pessoas poderão utilizar o transporte para deslocamento diário.

Da Redação
divulgação/Seinfra CE
O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio, acompanhados do secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, vistoriaram, nesta sexta-feira (2) as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, no Centro. O trecho terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e as outras subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). Após sua conclusão, prevista para o final de 2022, cerca de 150 mil pessoas poderão utilizar o transporte para deslocamento diário. O empreendimento vai garantir aos usuários do transporte público mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, destacou o governador. “Já temos a Linha Sul, que vem de Pacatuba até aqui o Centro da cidade, na Estação Chico da Silva. A Linha Sul conecta também com o VLT na Parangaba e vai até o Papicu. São 13 estações até o Mucuripe. Agora, com a Linha Leste, vai conectar o Centro com o VLT no Papicu, integrando também com os terminais de ônibus em Fortaleza. Os trens que vêm da Linha Oeste, vindo de Caucaia, vão poder conectar também com o metrô aqui na Linha Leste”, detalhou Camilo. Sobre como será essa integração entre os três modais de transporte público, o chefe do Executivo estadual informou que o Governo está avaliando a melhor maneira. “A ideia é integrar todo o sistema da cidade de Fortaleza (ônibus, VLT e metrô). Hoje, já temos os bilhetes únicos Municipal e Intermunicipal e a ideia é quando estiver pronto também integrar a parte do ônibus com o metrô. Com apenas uma passagem você poder pegar o ônibus e entrar no metrô. Isso está em estudo e vai ser um benefício importante para a população de Fortaleza”, disse. Durante a visita, governador, prefeito, secretário e equipes foram até o local onde a tuneladora trabalha na escavação do túnel e na colocação das peças pré-moldadas de concreto. A máquina já está a mais de 700 metros do ponto de partida do trecho, e a 34 metros de profundidade. “Só o Ceará hoje tem uma obra desse porte, com esse tipo de metodologia de engenharia”, comentou o governador. Com o avanço da estrutura voltada para o transporte público, a capital cearense vai transformando, aos poucos, sua realidade de locomoção e a Linha Leste terá papel importante nesse contexto, acredita Roberto Cláudio. “Ao final, vai representar um avanço cultural na mobilidade urbana do Ceará e também um ganho de qualidade e conforto para o usuário do transporte público, além da quantidade de empregos que a obra está gerando em um momento difícil da economia brasileira”, enalteceu o gestor municipal. A previsão é que a linha seja concluída até o final de 2022. No momento, os trabalhos acontecem no Centro da cidade, no eixo da Rua Castro e Silva. Já no bairro Aldeota, estão em construção as estações do Colégio Militar e Nunes Valente. A Estação Papicu, última do percurso, se encontra com seu canteiro de obras em instalação – um terminal provisório de ônibus também está sendo construído.

Aquecimento na economia 
Além de gerar um ganho importante para a mobilidade urbana, a obra da Linha Leste do Metrô já traz benefícios imediatos, através da geração de empregos. Neste momento, cerca de mil empregos estão sendo gerados, entre diretos e indiretos. Os recursos para o empreendimento estão garantidos, sendo R$ 1,2 bilhão do Governo do Ceará e R$ 660 milhões do Governo Federal. Até agora foram investidos R$ 215 milhões. “No momento difícil que os estados vivem, talvez não tenha nenhuma capital que tenha o volume de investimentos públicos que Fortaleza tem, em um esforço da Prefeitura e do Estado”, ponderou Camilo Santana. Esse fator que as obras públicas têm no desenvolvimento econômico da cidade também foi reconhecido por Roberto Cláudio. “Dificilmente vamos ter uma quantidade de obras públicas simultâneas como está acontecendo aqui em Fortaleza, tanto do Governo do Estado, quanto da Prefeitura”, reforçou o prefeito. O Secretário Lucio Gomes também comentou a grandiosidade do empreendimento e destacou a geração de empregos, o impacto na economia regional e o legado de conhecimento, por conta da excepcionalidade da obra.
Com informações da Seinfra CE  02/10/2020

SEU JORNAL DA TVT 02/10/2020

Notícias  📺


Cientista afirma, nenhuma parte dos EUA estaria a salvo com erupção em Yellowstone

Ciência & Tecnologia  🌊

Localizada no Parque Nacional de Yellowstone, a caldeira é considerada um supervulcão devido à sua capacidade de infligir uma devastação em escala global. A área da caldeira, formada por uma série de erupções ocorridas entre 2,1 milhões e 630 mil anos atrás, é monitorada pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês) por haver sinais de uma futura erupção.

Sputnik
foto - ilustração/Twiter
Uma erupção do vulcão de Yellowstone duraria vários dias e causaria o caos em todo o país, alerta cientista. Localizada no Parque Nacional de Yellowstone, a caldeira é considerada um supervulcão devido à sua capacidade de infligir uma devastação em escala global. A área da caldeira, formada por uma série de erupções ocorridas entre 2,1 milhões e 630 mil anos atrás, é monitorada pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês) por haver sinais de uma futura erupção. Porém, o cientista Bryan Walsh considera um cenário ainda mais perigoso. Em seu livro "Fim dos Tempos: Um Breve Guia para o Fim do Mundo", o cientista escreve, citado pelo tabloide Express: "Primeiramente, viria uma sequência de terremotos cada vez mais intensos, um sinal de que o magma se aproxima da superfície". "A pressão se acumularia até que, como uma garrafa de champanhe após ser fortemente sacudida, o magma irromperia em uma erupção titânica [...] Isso continuaria por dias, enterrando Yellowstone em lava em um raio de 64 km do raio da erupção", acrescentou. Mas os estragos não se limitariam somente à área do parque, se espalhando por toda a América do Norte, o que criaria um inverno vulcânico mundial. Em seu livro, o autor descreve que se trataria do "primeiro verdadeiro desastre de escala continental. [...] Nenhuma parte continental dos EUA estaria a salvo dos efeitos do supervulcão". Felizmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que a probabilidade de uma erupção em um determinado ano é de um em 730 mil.
Fonte - Sputnik  02/10/2020

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A Orquestra Sinfônica da Bahia(Osba) e BTCA iniciam série de espetáculos no projeto Voltando aos Palcos

Arte & Cultura  🎻 🎺 🎼

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), ambos corpos artísticos do Teatro Castro Alves (TCA), se uniram para a realização de seis espetáculos entre outubro e dezembro, que além de destacar a música e a dança, refletem e evocam sentimentos individuais e coletivos sobre o período atual.

Da Redação
foto - ilustração/Secom BA
O ano de 2020, com todas as consequências da pandemia da Covid-19, deixou mais perceptível a importância das artes e o seu papel fundamental para a promoção do bem-estar e para gerar reflexão sobre temas presentes na nossa sociedade. Ao mesmo tempo, de modo paradoxal, este tem sido um ano bastante adverso para as expressões artísticas, especialmente as que convocam apresentações ao vivo, como o teatro, a dança e a música. Neste contexto, reinventar-se é uma urgência e explorando novas possibilidades criativas de conteúdos, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), ambos corpos artísticos do Teatro Castro Alves (TCA), se uniram para a realização de seis espetáculos entre outubro e dezembro, que além de destacar a música e a dança, refletem e evocam sentimentos individuais e coletivos sobre o período atual. Antes de cada espetáculo, o BTCA ainda apresenta pílulas cênicas na abertura do programa de cada dia, performances independentes que exploram os espaços inusitados do Complexo do TCA. Todos os espetáculos têm direção musical de Carlos Prazeres, diretor artístico e regente titular da Osba e direção geral de Wanderley Meira, diretor artístico do BTCA, a partir de criações dos bailarinos do BTCA. Na sexta-feira (2), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Osba e BTCA apresentam “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço”, com transmissão ao vivo na TVE Bahia e no canal do TCA no YouTube. O espetáculo, que parte de reflexões acerca dos valores humanos e propósitos de vida provocadas pelo isolamento social, é formado pelos músicos da Osba Eduardo Torres (piano) e Mário Soares (violino), com criação e interpretação de Jai Bispo e Luiza Meireles, do BTCA. A pílula deste dia vai explorar a explanada do TCA, que conecta o prédio principal a Concha Acústica e tem criação e interpretação de Douglas Amaral e Lila Martins. Além do formato dessas criações terem sido adaptadas ao nosso atual contexto, dentro de uma série de protocolos de segurança para o retorno da Osba e BTCA aos palcos do Teatro Castro Alves, o tema das obras também trazem à tona o momento em que vivemos. “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço” parte de reflexões sobre valores e propósitos da vida diante das incertezas no futuro e de acontecimentos deste ano, que incluem o Pantanal em Chamas, o aumento da desigualdade social e o genocídio da população negra. No esforço de se fortalecer e se manter altivo diante deste contexto conturbado, o espetáculo propõe uma valorização das subjetividades e da ancestralidade. Parceria Osba e BTCA O Complexo Teatro Castro Alves é o principal equipamento cultural da Bahia, mantido pelo Governo do Estado através de sua Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O TCA mantém dois corpos artísticos, a Orquestra Sinfônica da Bahia e o Balé Teatro Castro Alves, que têm se mantido atuantes e produtivos com conteúdos digitais durante todo este período de isolamento social. A OSBA e o BTCA têm buscado conectar-se para promover anualmente espetáculos em conjunto. Em 2020, buscando maneiras de continuar oferecendo ao público criações que destacam dança e música, a Osba e o BTCA se unem novamente para criar e apresentar uma série de espetáculos virtuais que integram a programação do projeto “Voltando aos Palcos”. O primeiro espetáculo nasceu na criação do vídeo-espetáculo “Um concerto para o guarda-roupa”, realizado, em agosto, pelo Teatro Castro Alves para homenagear artistas, profissionais e públicos das artes. Em outubro os espetáculos são “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço” (02/10), “Cria” (06/10) e “ Pés a Pés” (30/10). Em novembro, no dia 13/11 será apresentado diSfaRCes”, com os músicos da OSBA Francisco Roa (violino) e Serghei Iurcik ( viola), com os bailarinos do BTCA Douglas Amaral, Joely Pereira e Mirela França, e criação de Fátima Berenguer. Já no dia 27/11, acontece o espetáculo “Atravessa o mar”, com o violoncelista da OSBA Thomaz Rodrigues, criação de Dina Tourinho, assistência de coreografia de Rosa Barreto e os bailarinos Cristian Rebouças, Dayana Brito, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Rosa Barreto e Ruan Wills. Em dezembro, encerrando esta temporada de espetáculos da OSBA e BTCA, no dia 11/12 tem “Umbigo”, com a spalla da OSBA Priscila Rato, os bailarinos do BTCA Cristian Rebouças, Joely Pereira, Maria Ângela Tochilovsky, Mônica Nascimento, Lila Martins e Rosa Barreto; e criação de Wanderley Meira e Rosa Barreto. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA). 

SERVIÇO:
02/OUT – 1ª EDIÇÃO LIVE VOLTANDO AOS PALCOS | OSBA E BTCA “ENTRE MINHA MÃO E A SUA HÁ MAIS QUE UM ABRAÇO” Local: Sala do Coro TCA Transmissão ao vivo na TVE Bahia e no Canal do TCA no Youtube ( www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). Horário: 20h Criação e interpretação: Jai Bispo e Luiza Meireles Músicos: Mário Soares (violino) e Eduardo Torres (piano) Programa: JULES MASSENET – Meditação de Thaís VITTORIO MONTI – Czardas CAMILLE SAINT-SAËNS – Cisne de “O Carnaval dos Animais” EDWARD ELGAR – Salut D’Amour
Com informações da Secom BA  01/10/2020

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica, tem movimento intenso em São Joaquim nesta quinta(01)

Boletim Informativo - Travessia marítima 🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,mantem em operação nesta quinta(01) 3 embarcações,Dorival Caymmi, Pinheiro e Ivete Sangalo. O movimento tem fluxo intenso para veículos em São Joaquim e moderado em Bom Despacho. O movimento de passageiros é tranquilo nos dois terminais. A operação na travessia nesse período de pandemia, acontece todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


foto - ilustração/arquivo


Incêndio atinge estação de trem histórica em Campinas

Transportes sobre trilhos   🚃

A Estação Carlos Gomes foi inaugurada em 1929, substituindo uma mais antiga, a Matto Dentro, aberta em 1888. A estação tinha um pátio com cinco linhas para o embarque, principalmente de gado e café.

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/Pregopontocom
Estação
Um incêndio atingiu a histórica Estação Carlos Gomes, em Campinas, na noite de ontem (30). Hoje (1º), uma equipe da Defesa Civil vai vistoriar o prédio para apurar as condições do imóvel após o fogo. A Estação Carlos Gomes foi inaugurada em 1929, substituindo uma mais antiga, a Matto Dentro, aberta em 1888. A estação tinha um pátio com cinco linhas para o embarque, principalmente de gado e café. As operações foram encerradas em 1977. Em 1981, as instalações foram restauradas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. A estação serve, atualmente, de saída para passeios turísticos em trens “maria-fumaça”.
Fonte - Agência Brasil  01/10/2020

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

SEU JORNAL DA TVT 30/09/2020

 Notícias  📺

Afastamento de Ricardo Salles

Meio ambiente/Política  🌱🌴 🔍

Deputados da oposição,reagiram à revogação de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na segunda-feira, que garantiam a preservação de áreas de restinga e manguezais, de entornos de reservatórios d'água e que disciplinavam licenciamento para projetos de irrigação.

Agência Câmara de Notícias
Porque devemos preservar e proteger os
"Manguezais"  - foto/Pregopontocom 
Deputados da oposição pediram nesta terça-feira (29), no Plenário, o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Eles reagiram à revogação de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na segunda-feira, que garantiam a preservação de áreas de restinga e manguezais, de entornos de reservatórios d'água e que disciplinavam licenciamento para projetos de irrigação. Líderes da oposição também defenderam a votação de projetos de decreto legislativo para reverter as decisões do Conama. Meio Ambiente O líder do PSB, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), lembrou que Ricardo Salles foi condenado por improbidade em primeira instância. “O ministro tenta a todo custo adiar o julgamento em segunda instância. Será que ele só será afastado quando não houver mais bioma a ser protegido no Brasil?”, questionou. "Ministro do Meio Ambiente que não quer preservar, mas destruir, não tem as mínimas condições de permanecer como ministro”, concordou o deputado Bohn Gass (PT-RS). A líder do PSOL, Sâmia Bomfim (Psol-SP), reclamou da nova composição do Conama. “O governo Bolsonaro reduziu o número de membros e a participação da sociedade civil.” O deputado Ivan Valente (Psol-SP) defendeu a votação do PL 340/19, que muda novamente a estrutura do Conama para promover a participação da sociedade. O deputado Paulão (PT-AL) teme que a revogação das resoluções do Conama provoque a morte de restingas e manguezais em seu estado e em outros estados do Nordeste. “Somos considerados o estado das águas. Espero que a bancada de Alagoas tenha altivez para colocar para fora esse ministro irresponsável.” 
Fonte - Portogente  30/09/2020

Estação de metrô e terminal de ônibus em Salvador recebem campanhas de vacinação

  Boletim Informativo/Prevenção  🚇  💉

Quem circular pelo Terminal de Ônibus de Mussurunga nesta quarta e quinta-feira, 30 e 1º de outubro, poderá se vacinar gratuitamente contra o sarampo; a ação acontece das 9h às 16h. A campanha de vacinação nacional tem como público-alvo adultos entre 20 e 49 anos de idade, independente da situação vacinal, que até o momento não aderiram à campanha de imunização deste ano. A mesma ação acontece na Estação de Metrô Imbuí, entre os dias 5 e 9 de outubro, das 9h30 às 16h, com doses de prevenção disponíveis também contra a rubéola e a caxumba. -    SERVIÇO: Data: Entre 30/09 a 1º/10 e 5/10 a 9/10.  Local: Terminal de Mussurunga e Estação de Metrô Imbuí.  Horário: 9h às 16h no Terminal de Mussurunga/ 9h30 às 16h30 na Estação de Metrô Imbuí


foto - ilustração/arquivo



terça-feira, 29 de setembro de 2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica mantem 3 embarcações em serviço nesta terça (29)

Boletim informativo/Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica mantem em serviço 03 embarcações, Dorival Caymmi, Pinheiro e Ivete Sangalo,nesta terça (29).O movimento apresenta agora fluxo intenso para veículos e moderado para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento é intenso para veículos e tranquilo para passageiros. Confira aqui os horários  das travessias todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.-1)Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h.- 2)A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

foto - ilustração/arquivo


China terá trem de metrô de 160 km / h para Guangzhou

Transportes sobre trilhos  🚇

Guangzhou encomendou 40 trens da CRRC Zhuzhou Locomotive, sendo 25 para a Linha 18 e 15 para a Linha 22, com os trens restantes sendo entregues no próximo mês. Os trens da Linha 18 terão uma pintura azul, enquanto os trens da Linha 22 terão uma pintura dourada.As linhas serão mais rápidas do que a linha 11 do metrô de Shenzhen, de 120 km / h

Do IRJ
IRJ
Os trens do tipo D de oito carros operam com eletrificação aérea rígida de 25kV, com seis carros motorizados e dois carros de reboque. Guangzhou encomendou 40 trens da CRRC Zhuzhou Locomotive, sendo 25 para a Linha 18 e 15 para a Linha 22, com os trens restantes sendo entregues no próximo mês. Os trens da Linha 18 terão uma pintura azul, enquanto os trens da Linha 22 terão uma pintura dourada. Os interiores apresentam detalhes em madeira, iluminação que se adapta à hora do dia e telas de informações aos passageiros. Depois de inauguradas, as novas linhas, que compartilharão parcialmente os trilhos depois de concluídas, reduzirão os tempos de viagem da Zona Franca de Nansha para a estação Guangzhou Sul e a estação Guangzhou Leste para 25 e 30 minutos, respectivamente. As linhas totalmente subterrâneas têm um comprimento total de 90 km. A Linha 18 de 61,3 km vai de Wanqingsha à estação Guangzhou East, passando pelos distritos de Nansha, Panyu, Haizhu e Tianhe, com nove estações. A Linha 22 percorrerá o alinhamento da Linha 18 de Wanqingsha à Praça Panyu, antes de se dividir em uma linha de 30,4 km para a estação Guangzhou South em Bai'etan, com oito estações. As obras civis da Linha 18 estão 76% concluídas, com duas estações concluídas. Cerca de 50% das obras civis da Linha 22 foram concluídas, junto com quatro estações. As linhas serão mais rápidas do que a linha 11 do metrô de Shenzhen, de 120 km / h, que foi apelidada de "a linha de metrô mais rápida da China" quando foi inaugurada em junho de 2016 .
Fonte - International Railway Journal  28/09/2020

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Obras de duplicação da Avenida Gal Costa em Salvador já estão na quarta etapa

Mobilidade/Infraestrutura  🚧 🚌 🚗

As ligações Lobato-Pirajá e das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa já foram entregues, reduzindo o tempo de viagem de quem transita entre as duas regiões da capital,através de quatro túneis, agora em abril foi entregue o trecho da ligação Lobato a Pirajá, fazendo a conexão da avenida Suburbana com a BR-324 e consequentemente ao metrô.

Da Redação
foto - Camila Souza/GOV.BA
As obras de duplicação da Avenida Gal Costa, que faz parte da Linha Azul, ligando a região da orla Ferroviária à orla Atlântica de Salvador, receberam a visita técnica, nesta segunda-feira (28), do Governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Nelson Pelegrino, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio Silva. As ligações Lobato-Pirajá e das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa já foram entregues, reduzindo o tempo de viagem de quem transita entre as duas regiões da capital. “É uma reestruturação da mobilidade urbana de Salvador quando você vê esta avenida juntamente com a 29 de Março, são as vias que integram os dois lados da cidade. Além da questão da mobilidade, esta via traz a solução da questão da macrodrenagem aqui deste vale e valoriza toda esta área de moradias de Salvador”, afirmou o governador Rui Costa, que destacou o o investimento nas obras, que ultrapassa o valor de R$ 500 milhões de reais.

Etapas
 O presidente da Conder, Sérgio Silva, explica que as obras de duplicação da Avenida Gal Costa foram divididas em seis frentes. “Duas já foram entregues, que são a ligação da Pinto de Aguiar com a Gal Costa, através de quatro túneis, agora em abril nós entregamos o trecho da ligação Lobato a Pirajá, fazendo a conexão da avenida Suburbana com a BR-324 e consequentemente ao metrô. Com isso, as pessoas do subúrbio ferroviário também conseguem usar o sistema de metrô. Sérgio explicou que a visita desta segunda-feira foi à etapa cinco, no trecho próximo à Sussuarana, e à etapa 4, próximos da subida do Pau da Lima. “Também haverá uma grande conexão entre Pau da Lima, a descida para Estação Pirajá e o restante da Avenida Gal Costa. Estamos duplicando as vias, Fazenda macrodrenagem, infraestrutura para botar passeio, ciclovia, além da iluminação pública”
Com informações da Secom BA  28/09/2020

Quais são os principais desafios da mobilidade urbana

 Mobilidade  🚇 🚄 🚌 🚗 🚲 👫

Você sabe quais os principais desafios da mobilidade urbana no Brasil? Pode não saber dizer o nome deles, mas com certeza os sente na prática todos os dias, especialmente se viver nas grandes cidades nacionais.

Rafael - Portogente
foto - ilustração/arquivo
 Atualmente, a mobilidade urbana é um dos problemas mais mencionados pelos candidatos a prefeito nas Eleições 2020. Afinal, apesar de ser um problema de nível nacional, ele afeta diretamente as cidades e tem contextos municipais muito específicos. Se você se interessa pelo tema e gostaria de saber o que pode ser feito para trabalhar a situação, siga a leitura do artigo abaixo! 

Ausência de políticas públicas para reduzir o número de carros
A mobilidade urbana é um problema travado, em grande parte, por cayusa da ausência de políticas públicas voltadas à situação em todas as regiões do país. Por isso, é importante ter em mente que a solução passa pela elaboração de novas políticas do tipo. Essas políticas não são únicas que servem para todos os lugares. Elas são contextuais, o que significa que trazem resultados de acordo com o contexto de cada região. Por exemplo, a cidade de São Paulo sofre pelo alto número de carros nas ruas. Por isso, é importante criar ações com estímulos para que as pessoas deixem os automóveis na garagem. Isso significa investir em transporte público, incentivar o rádio táxi em SP e mais soluções. Já uma cidade com menos gente, pode apresentar outros tipos de problemas e, nesse caso, precisaria de soluções diferentes para funcionar. Portanto, é importante analisar cada contexto. 

Cidades superpopulosas é um dos principais desafios da mobilidade urbana 
Segundo dados do IBGE, o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes no momento. O problema é que grande parte dessas pessoas estão aglomeradas em poucas cidades, o que faz com que haja uma densidade demográfica gigantesca em certos lugares. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem aproximadamente 7.387 habitantes por km². E ela nem é a maior densidade demográfica do país, sendo ultrapassada por cidades como Taboão da Serra (tem quase o dobro de densidade demográfica), São João de Meriti, São Caetano, Osasco e Fortaleza. Por causa disso, é muito complicado dar vazão a tanta gente em tão pouco espaço. Não é à toa que isso gera um problema enorme de mobilidade urbana em todas as cidades com grande densidade demográfica. Não existem soluções fáceis para esse problema. O ideal seria ter mais pessoas em cidades diferentes, de modo a aliviar a carga. No entanto, esse não é um elemento tão fácil de trabalhar. Na ausência de cidades menos populosas, o segredo é tentar criar um robusto sistema de transporte público, capaz de levar mais pessoas, para mais lugares e sem tornar a viagem desconfortável por causa da lotação. Em grandes centros urbanos como São Paulo, essa tarefa é muito difícil de ser realizada. No entanto, em cidades com menos gente, a ação fica mais fácil de ser cumprida.

Falta de infraestrutura adequada é outro dos grandes desafios atuais
Um dos principais desafios da mobilidade urbana que dificulta a qualidade da mobilidade urbana no país é a falta de infraestrutura adequada para a resolução do problema. Veja, por exemplo, a cidade de São Paulo. Apesar de ter uma das maiores malhas de metrô da América Latina, isso ainda é insuficiente perto da quantidade de trens e metrôs necessários para a demanda atual da cidade. Seria necessário construir muitas novas estações e muitos quilômetros de trilho. Outra questão, por exemplo, que dificulta a resolução de problemas de mobilidade urbana é a falta de investimento em opções de mobilidade em grupo. Existem diversas modalidades que sequer são exploradas no Brasil. Por exemplo, os famosos bondinhos que passam pelas ruas das cidades são extremamente comuns em municípios europeus, com Lisboa e Berlim sendo bons exemplos disso. No Brasil, entretanto, poucas são as cidades que usam o recurso. Outro exemplo são modalidades de transporte naval, que podem ser bem exploradas em cidades litorâneas, mas que são muito pouco aproveitadas no Brasil.

 A descentralização urbana é um problema pouco discutido
 Por fim, um grande desafio de mobilidade urbana que precisa ser mais discutido, mas que pouca gente fala a respeito, é a descentralização urbana. Na prática, trata-se da ideia de tentar evitar que as pessoas vão tanto para o centro da cidade ou algumas poucas regiões. A ideia é bem simples: se temos um fluxo enorme de gente indo para alguns poucos lugares, é claro que veremos uma grande quantidade de problemas de mobilidade ali. Afinal, há um limite físico de quantas pessoas podem estar em alguns lugares. Veja a cidade de Londres, por exemplo. Seu centro é tão lotado que há uma punição em dinheiro para quem vai de carro para lá e o trânsito é impraticável. A descentralização prega a criação de um planejamento urbano que permita que existam mais lugares de atenção nas cidades, de modo a garantir que o fluxo de movimentação seja adequado em todos os lugares. 
Fonte - Portogente  28/09/2020

Campanha defende construção de túnel subterrâneo entre Santos e Guarujá (SP)

Infraestrutura/Mobilidade  🚗 🚚 🚄

Foi lançada, nessa quinta-feira (24), a campanha “Vou de Túnel”. Criada por um pool de empresas e com apoio da AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos), ela defende que se construa um túnel subterrâneo que ligue as duas cidades como solução para a ligação seca entre os municípios, preservando a operação portuária. 

Por Carlos Teixeira - Agência CNT
Para atender a um desejo antigo da população de Santos e do Guarujá, no estado de São Paulo, desafogar o trânsito e impulsionar os negócios da região, principalmente no Porto de Santos, foi lançada, nessa quinta-feira (24), a campanha “Vou de Túnel”. Criada por um pool de empresas e com apoio da AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos), ela defende que se construa um túnel subterrâneo que ligue as duas cidades como solução para a ligação seca entre os municípios, preservando a operação portuária. O ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos e defensor do projeto, Casemiro Tércio Carvalho, cita que várias discussões técnicas já foram feitas e que o túnel trará melhoria para as pessoas que precisam fazer o deslocamento diariamente. "O túnel respeita o cidadão e o urbanismo, além do canal de navegação do porto. São 30 mil passageiros por dia utilizando as barcas. O transporte sobre trilhos melhorará a qualidade do transporte. Fizemos uma revisão do custo do projeto, e ele ficou em R$ 2,5 bilhões. O custo do VLT está incluso no investimento." Com 1,7 km e três pistas, o túnel faria o trajeto entre as duas cidades ser de apenas cinco minutos. Atualmente, de carro, a viagem gira em torno de 50 minutos e de até duas horas de balsa. Ainda está prevista uma via exclusiva para o VLT. Caso saia do papel, a iniciativa atenderá mais de 40 mil pessoas por dia. Calcula-se, ainda, a redução de 72 toneladas de emissão de monóxido de carbono por ano. O professor do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo), Tarcísio Barreto Celestino, cita que o túnel seria a melhor solução e que o prazo para sua construção ficaria em torno de dois anos. "A solução subterrânea é a melhor. Faz uma década que estamos estudando o projeto. Será uma estrutura muito segura e funcional em uma construção que não passaria de dois anos, podendo o prazo ser até encurtado." De acordo com o projeto, o túnel imerso não traria diferença para a circulação dos navios que diariamente abastecem o porto de Santos, e a ligação seria feita em um ponto estratégico para que os moradores não tenham que sair da cidade para fazer a travessia. Casemiro Tércio Carvalho explica, também, que é preciso escolher um modelo ideal para o projeto. "Já existe uma licença ambiental. O próximo passo é ver qual o modelo de implementação. Para colocar em prática, seria necessária uma concessão pura ou uma PPP (Parceria Público-Privada), com contrapartidas, ou colocar esse ativo dentro da desestatização do porto de Santos. Hoje, dois terços da economia da cidade vêm do porto." O especialista em túneis do Brasil e diretor da AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos), Eduardo Lustoza, fala que é necessário atuar junto aos poderes legislativos para alcançar a execução da iniciativa. "É preciso ter a melhor opção de custo-benefício. O maior porto da América Latina precisa da melhor solução. Chegamos ao ponto de fazer essa campanha para mostrar para a sociedade e para os políticos como melhorar a situação diária. A região tem potencial de contribuir com o país com a integração Santos/Guarujá. Temos uma petição e pretendemos que ela chegue ao governo federal para que possamos sensibilizar os governantes", relata.
Fonte - CNT  25/09/2020