sábado, 15 de fevereiro de 2020

Temperatura na Antártida sobe até 20°C e bate recorde histórico

Meio ambiente/Clima  🌅

“Estamos vendo a tendência de aquecimento em muitos dos locais que estamos monitorando, mas nunca vimos nada parecido com isso”, disse Carlos Schaefer, pesquisador brasileiro, em entrevista ao jornal The Guardian. Antes, o recorde da região era de 19,8ºC, temperatura medida em 1982.A Organização Meteorológica Mundial (OMM) ainda precisa confirmar os registros, mas eles estão de acordo com o que os cientistas têm observado nos últimos anos.

Revista Amazônia 
foto - ilustração/arquivo
Um novo recorde de temperatura foi registrado na Antártida, o continente mais frio do mundo: 20,75ºC. A região vem passando por dias de calor anormal neste verão e, no dia 9 de fevereiro, cientistas brasileiros mediram a temperatura inédita.

Antártida tem temperatura superior a 20ºC
“Estamos vendo a tendência de aquecimento em muitos dos locais que estamos monitorando, mas nunca vimos nada parecido com isso”, disse Carlos Schaefer, pesquisador brasileiro, em entrevista ao jornal The Guardian. Antes, o recorde da região era de 19,8ºC, temperatura medida em 1982.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) ainda precisa confirmar os registros, mas eles estão de acordo com o que os cientistas têm observado nos últimos anos.
Apesar de o mundo todo estar sofrendo com as consequências do aquecimento global, a OMM aponta que a Península Antártica é umas das regiões que esquentam com mais rapidez. Nos último 50 anos, foram 3ºC, uma das maiores taxas do mundo.
Tudo indica que a alta temperatura está ligada a mudanças no oceano a aos eventos relacionados ao El Niño, fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico que afeta o clima no mundo todo.
Ainda não é possível estabelecer as causas exatas desse aumento de temperatura, mas a comunidade científica é unânime ao afirmar que alguma coisa está diferente.
Fonte - Revista Amazônia  14/02/2020

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Brasil pode evitar 'desastre urbano' em meio à piora das chuvas e mudança do clima?

Clima/Meio ambiente  🌊 🌂

As chuvas de janeiro e fevereiro vieram com intensidade atípica em 2020 na região sudeste. Em Minas Gerais, centenas de cidades em estado de emergência e pelo menos 60 mortes. Em São Paulo, 7 mortes e milhares de desabrigados. No Rio de Janeiro, deslizamentos e prejuízo de milhões de reais.Cientistas de diversos centros de referência no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) têm apontado que as chuvas tendem a piorar na região mais rica e mais populosa do Brasil ao longo dos próximos anos.

Sputnik
foto - ilustração/Pregopontocom
O período de chuvas no início de 2020 deixou rastros de destruição na região sudeste do Brasil. Com o aquecimento global, isso tende a piorar. A Sputnik Brasil ouviu diversos especialistas para explicar o que pode ser feito para evitar desastres no futuro.
As chuvas de janeiro e fevereiro vieram com intensidade atípica em 2020 na região sudeste. Em Minas Gerais, centenas de cidades em estado de emergência e pelo menos 60 mortes. Em São Paulo, 7 mortes e milhares de desabrigados. No Rio de Janeiro, deslizamentos e prejuízo de milhões de reais. No Espírito Santo, centenas de desalojados e pelo menos 7 mortes.
Cientistas de diversos centros de referência no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) têm apontado que as chuvas tendem a piorar na região mais rica e mais populosa do Brasil ao longo dos próximos anos.
A urbanização desordenada, a desigualdade social e as oscilações do clima são fatores que podem agravar ainda mais os efeitos das mudanças previstas pelos cientistas devido ao aquecimento global.
A Sputnik Brasil entrevistou um engenheiro civil, um meteorologista e um sociólogo para discutir soluções e entender o que esperar do futuro em um cenário de agravamento do padrão de chuvas na região.

foto - ilustração/Pregopontocom
'A inundação não é um problema do futuro, é um problema do passado'"As chuvaradas de verão, quase todos os anos, causam no nosso Rio de Janeiro, inundações desastrosas". A frase que parece contemporânea é do escritor Lima Barreto, e abre um texto de 1915 chamado "As Enchentes", em que o autor descreve ao antigo jornal Correio da Noite sua insatisfação com a falta de ação do poder público diante das inundações.
Marcelo Miguez, engenheiro civil especialista em Recursos Hídricos da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica à Sputnik Brasil que as enchentes na região são um problema urbanístico centenário.
"O processo de crescimento urbano não foi adequadamente controlado, ou mesmo adequadamente planejado. E a gente sofre as consequências da ocupação do território de uma forma que extrapolou as capacidades desse próprio território de receber as cidades de uma forma saudável", afirma Miguez em entrevista à Sputnik Brasil.
As soluções para o problema são complexas e lidam com mudanças de larga escala. Entre elas, o professor cita a melhora da capacidade de drenagem das cidades, que suprimem a drenagem natural dos locais transformados em áreas urbanas.
"Como faço para recuperar essas características hidrológicas que o próprio processo de urbanização tende a suprimir? Eu preciso preservar as áreas verdes remanescentes, se possível criar novas áreas verdes, e preciso associar volumes de armazenamento temporários de água nestes locais para que eu possa direcionar os alagamentos para essas áreas controladas", aponta.
Além disso, "medidas de pequena escala" podem ajudar a aliviar o problema, como reservatórios captando água em telhados, pavimentos permeáveis substituindo o asfalto que não absorve água, telhados verdes e também reservatórios acoplados a sarjetas e calçadas.
Porém, Miguez alerta que mesmo essas medidas não resolvem o problema e uma solução permanente só pode vir a longo prazo, através de medidas que permaneçam ao longo de vários governos.
"Eu diria que é um conjunto abrangente de ações de largo espectro, de larga escala espacial, e também de larga escala temporal. Isso precisa ser transformado em planos de longo prazo que perpassam governos e se transformam em políticas de Estado", aponta.
"Não é no curto prazo que a gente vai ter uma reversão eficiente desse processo, que na verdade é um processo que vem acontecendo há décadas, ou séculos. A cidade do Rio de Janeiro tem registros de alagamento que remontam ao século XVIII", diz.
Diante da iminência de mudanças climáticas, o professor alerta que uma política efetiva para as enchentes torna-se mais urgente. Porém, Miguez avalia que é a falta de planejamento urbano a principal responsável pelos efeitos negativos nas cidades.
"Se a gente coloca o peso daquilo que a gente está vendo hoje nas mudanças climáticas, a gente está se eximindo de uma responsabilidade que é histórica e que recai nessa falta de preparo, nessa falta de ação, nessa falta de políticas de longo prazo, que afeta as cidades já hoje. A inundação não é um problema do futuro, é um problema do passado".

'Tentaram domesticar a água como se fosse uma fera'
foto - ilustração/Pregopontocom
O aumento das chuvas no sudeste no início deste ano não é apenas um efeito do aquecimento global, mas uma oscilação natural do clima. É o que explica Giovanni Dolif, meteorologista e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
"Mesmo se a gente não considerasse esse efeito da mudança climática, o clima em si naturalmente tem suas oscilações, suas variações", aponta Dolif em entrevista à Sputnik Brasil.
O pesquisador remonta a eventos de chuvas intensas na virada das duas últimas décadas na região para explicitar tais oscilações, explicando a presença de uma variação climática na região.
"Se a gente considerar além disso que o nosso planeta está aquecendo, então a gente introduz um componente a mais aí, um ingrediente a mais nessa mistura explosiva", alerta.
Dolif detalha o processo explicando que o aquecimento dos oceanos desloca a umidade na atmosfera e pode ampliar a intensidade das chuva, como o que está ocorrendo neste ano. O pesquisador, no entanto, esclarece que isso não é um processo linear.
"Olhar o aquecimento global e atribuir a ele uma certa contribuição nessa chuva, não significa que a cada ano a gente vai ter mais chuva. É um processo não linear que oscila bastante", salienta o pesquisador citando os períodos de seca vividos no sudeste ao longo da última década.
O meteorologista do CEMADEN explica ainda que os efeitos de mudanças climáticas não devem significar apenas aumento na intensidade das chuvas, mas também a falta de precipitação.
"O processo de aquecimento do planeta] promove não só aumento nos extremos por conta de excesso de chuva, mas também pela falta de chuva. Quando você em algum lugar promove muita chuva, você tem mais umidade, esse processo se retroalimenta e gera mais chuva naquela área. Mas quando você converge a umidade para uma certa região você tira ela de outra região", explica.
Dolif dá exemplos e afirma que ao mesmo tempo em que há excesso de chuvas no sudeste neste ano, há também menos chuvas na região sul, e em parte da Amazônia.
"Quando você desequilibra a atmosfera para um lado, para o excesso de chuvas em algumas áreas, você desequilibra pela falta de chuva do outro lado", aponta, citando um recente período de seca no Nordeste, entre 2012 e 2017, o maior da história brasileira.
O pesquisador alerta para a imprevisibilidade dos eventos extremos no clima ao longo dos próximos anos.
"O século XXI vai ter muito provavelmente um número de extremos maior do que o número de extremos de chuva que teve o século anterior. Só que isso acontece não de forma linear, aumentando de pouquinho em pouquinho", diz.
Para o meteorologista, o preparo para esse cenário passa por um processo de educação para que a população possa cobrar o poder público as medidas adequadas.
"As cidades ao longo de muito tempo trataram a água como inimiga, tentaram até domesticar a água como se fosse uma fera, colocando ela em galerias, cobrindo com avenidas", discorre.
A capital paulista é um exemplo disso e tem rios cobertos em algumas de suas principais avenidas, o caso da Av. 23 de maio e também da Av. IX de julho.
Para o cientista, uma mudança nessa postura pode fazer a diferença no planejamento urbano em relação às chuvas.
"A gente não tem a expectativa de a cada ano chova mais, não é assim que acontece, mas de que nas próximas décadas a gente tenha vários eventos de chuva extrema nas cidades. Então a gente precisa se adaptar, a gente precisa modificar a nossa maneira de olhar para a água, olhar para ela como amiga, usar ela, aproveitar ela e não aprisionar ela, cercar ela, ignorando a existência dela. A gente tem que lidar de forma mais harmoniosa com a natureza", conclui.

foto - ilustração/arquivo
O desastre é uma produção socialO desastre causado pelas chuvas não deve ser visto como "natural" e sim "social", uma vez que é o desespero das pessoas que choca e mobiliza. Essa a visão de Victor Marchezini, sociólogo e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
O sociólogo aponta que para além de medidas estruturais, como a melhoria da drenagem urbana, o provimento de moradias em locais seguros e obras de estabilização de encostas, há ações de outro caráter para ajudar a evitar problemas.
"Além dessas medidas estruturais, existem aquelas de caráter não estrutural, em que estão inseridos sistemas de alerta, as políticas educativas para preparar pessoas, estratégias de comunicação de riscos, formação de recursos humanos nesse tema de gestão de riscos", explica o sociólogo, acrescentando ainda a necessidade de um ordenamento imobiliário que não beneficie apenas uma classe social.
Marchezini aponta que as diferenças sociais fazem com que pessoas mais pobres sejam mais atingidas pelos efeitos da chuva.
"No Brasil, o desastre é justamente social porque, em virtude dos interesses do mercado de terras, as pessoas mais pobres são empurradas para locais com menor interesse de ocupação, onde geralmente são as encostas. [...] O nosso risco de desastre é resultado dessa produção social", avalia.
O sociólogo também aponta que a criação dessas zonas de risco não é só consequência da ação do mercado, mas também da ação de deslocamento de famílias pelo Estado.
"No Brasil, a gente presencia muitas vezes até comunidades que residiam em locais considerados seguros, mas elas são deslocadas desses lugares por outros projetos de desenvolvimento - o chamado progresso - que acabam expulsando elas. Isso é comum quando a gente vê obras de duplicação de rodovias, ou de instalação de empreendimentos hidrelétricos, barragens que acabam desalojando várias pessoas", explica.
Para ele, a disputa social que permeia o deslocamento das pessoas em busca de melhores condições de vida dentro das cidades é a verdadeira razão do que chama de "desastre social" durante eventos climáticos.
"Essa luta por um território, por um espaço, está na raiz dos desastres”, conclui.
Fonte - Sputnik  14/02/2020

Estação Campo da Pólvora do Metrô de Salvador recebe exposição que alerta sobre o alcoolismo

Ação & Cidadania  🚇

A mostra traz depoimentos de apoiadores da causa como estímulo à busca de ajuda. Na ocasião, voluntários da entidade vão explicar sobre o programa de recuperação praticado pelos seus membros que, se praticado como modo de vida, um dia de cada vez proporciona uma vida longa, sóbria e com um novo jeito de caminhar.

Da Redação
Divulgação/CCR Metrô Bahia
De 18 de fevereiro a 3 de março, a Estação Campo da Pólvora de Metrô vai receber a Exposição de Alcoólicos Anônimos que visa alertar a sociedade para as consequências do alcoolismo na vida das pessoas. A mostra traz depoimentos de apoiadores da causa como estímulo à busca de ajuda. Na ocasião, voluntários da entidade vão explicar sobre o programa de recuperação praticado pelos seus membros que, se praticado como modo de vida, um dia de cada vez proporciona uma vida longa, sóbria e com um novo jeito de caminhar.
O próximo dia 18 é marcado pelo Dia de Combate ao Alcoolismo, classificado como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o psicólogo Marcos Maia, o alcoolismo é uma doença progressiva, incurável, fatal e espiritual. “Por isso, decidi complementar as intervenções terapêuticas com os 12 passos, que tem salvado a vida de milhares de alcoólatras e mantendo-os sóbrios. O apoio psicológico é imprescindível nesse processo de recuperação para promover a reintegração do alcoólatra com a sociedade, família, trabalho e etc”, enfatiza o psicólogo Marcos Maia.
O membro do AA, J. C. (sigla para preservar o anonimato), explica o papel da entidade. “Os Alcóolicos Anônimos não combatem o alcoolismo, esse papel é da sociedade, medicina e familiares. O A.A. se propõe a ajudar aquele que está disposto a alcançar a sobriedade atuando na conscientização e elucidando que trata-se de uma doença que pode levar ao óbito”, destaca. O Alcoólicos Anônimos é uma entidade sem fins lucrativos, destinada a reunir homens e mulheres que compartilham entre si suas experiências, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. A ação integra o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano levando baianidade com conscientização para as estações de metrô da cidade.
Com informações da CCR Metrô Bahia  14/02/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com cinco(05) embarcações nesta sexta(14)

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat,que opera na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica mantem hoje em serviço cinco(05) embarcações,Maria Bethânia, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares sempre com intervalos de uma hora entre cada partida. Segundo informações da ITS empresa que opera o sistema,até momento, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.Para mais informações a ITS disponibiliza o Tel - 0800 028 2723 ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br


foto - ilustração/arquivo

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Nova agenda global de segurança viária para 2030 será aprovada por ministros

Sustentabilidade/Trânsito  🚗 🚙

Ministros de governo devem se reunir para discutir novas medidas para reduzir pela metade as mortes e feridos no trânsito até 2030. Esta conferência é uma oportunidade para o mundo adotar uma nova agenda para reduzir radicalmente o número de vidas perdidas em nossas estradas e repensar como podemos fornecer acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, acessíveis e sustentáveis ​​para todos. ”

Intelligent Transport
Intelligent Transport
Para se manter alinhado com as metas globais acordadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas , ministros de governo e altos funcionários de mais de 100 países se reunirão em Estocolmo, Suécia, em fevereiro, para discutir novas medidas para reduzir pela metade as mortes e lesões no trânsito até 2030 .
“O fato de cerca de 1,35 milhão de vidas serem perdidas todos os anos devido a colisões no trânsito é um ultraje. É um preço inaceitável a pagar pela mobilidade ”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A maioria das mortes e lesões no trânsito pode ser evitada, usando estratégias testadas e comprovadas. Esta conferência é uma oportunidade para o mundo adotar uma nova agenda para reduzir radicalmente o número de vidas perdidas em nossas estradas e repensar como podemos fornecer acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, acessíveis e sustentáveis ​​para todos. ”
O progresso global já foi alcançado por meio de um gerenciamento eficaz da segurança viária e pelo enfoque em uma melhor legislação e fiscalização em torno dos principais riscos, como acelerar, beber e dirigir e deixar de usar o cinto de segurança, disse a OMS. Muitos países também melhoraram a infraestrutura por meio de medidas como calçadas mais seguras e faixas dedicadas aos ciclistas; normas implementadas para veículos, como as que exigem frenagem avançada e controle eletrônico de estabilidade; e cuidados pós-acidente aprimorados.
Melhorias ocorreram quando vários setores estiveram envolvidos - incluindo transporte, saúde, planejamento urbano e aplicação da lei, entre outros, continuou a OMS. O sucesso também depende principalmente de forte liderança e vontade política no mais alto nível do governo e em estreita colaboração com a sociedade civil e o setor privado, disse a organização.
A próxima reunião, denominada Declaração de Estocolmo, será apresentada como o documento final da Conferência Ministerial, exigindo forte vontade política e cooperação internacional, bem como parcerias em muitos setores da sociedade.
Fonte - Intelligent Transport  13/02/2020

Sistema Ferry-Boat e Estação Rodoviária de Salvador terão operações especiais para o Carnaval

Transportes/Carnaval  🚌  🚢

Para quem planeja viajar para outras cidades da Bahia durante o Carnaval, os sistemas de transportes intermunicipal,rodoviários e hidroviários, regulados pela Agerba prepararam operações especiais para o período do carnaval. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Rodoviária - A estimativa é que 100 mil pessoas deixem Salvador através do Terminal Rodoviário durante o período carnavalesco. Por isso, seu esquema de Carnaval terá início na terça-feira (18) e vai até a terça-feira seguinte (25), disponibilizando cerca de 400 horários extras, além dos 540 horários diários habituais. Vale dizer que caso a procura aumente, novos horários extras podem ser disponibilizados. Os destinos mais procurados são as cidades do Litoral Sul, Chapada Diamantina, Irecê, Xique-Xique, Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro, além das cidades do Recôncavo Baiano.

Salvador x Itaparica - Já o Sistema Ferry Boat disponibilizará um tempo maior de operação especial, da quarta-feira (19) até a terça-feira, 3 de março. Para melhor atender a demanda prevista de 455 mil pessoas e 65 mil veículos, seis embarcações estão programadas para realizar a travessia neste intervalo de tempo. As vagas do serviço de Hora Marcada serão ampliadas, totalizando 880 horários extras (460 para os dias 20, 21 e 22 de fevereiro e outras 420 para os dias 25, 26 e 27 de fevereiro e 1 e 2 de março).
Com informações da Agerba  13/02/2020

Aprovada a proibição de venda de automóveis a combustíveis fósseis no Brasil

Sustentabilidade  🚗

A matéria foi aprovada nesta quarta (12) com relatório favorável de Fabiano Contarato (Rede/ES) e agora segue para a Comissão de Meio Ambiente (CMA), presidida pelo próprio Contarato.O senador acredita que o projeto pretende a reorientação de um mercado cuja insustentabilidade é reconhecida à exaustão.O projeto não impede a venda e a circulação de veículos movidos a biocombustíveis, como etanol.

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta (12) o projeto de lei que proíbe a circulação de veículos a gasolina e a diesel no país a partir de 2040 e também impede a venda desses veículos a partir de 2030. O projeto não impede a venda e a circulação de veículos movidos a biocombustíveis, como etanol.
O texto original, o PLS 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP/PI), garante a exceção aos automóveis de coleção e aos veículos oficiais e de representação diplomática. Também permite a circulação de veículos a combustão de cidadãos estrangeiros por até 180 dias após a entrada no Brasil.
Nogueira afirma que sua proposta se espelha no exemplo de legislações de países como Alemanha, França e Reino Unido. Segundo ele, é desejável que já em 2030 a grande maioria dos automóveis fabricados em nosso território sejam do tipo elétrico.
O senador diz que o projeto pretende ajudar a impedir “grandes tragédias” que ocorrerão com as mudanças climáticas e cita que o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa.
“O Brasil não pode ficar à margem dessa discussão, já que a indústria automobilística aqui instalada tem toda condição de produzir automóveis tão avançados quanto os usados no exterior”, diz o senador.
A matéria foi aprovada nesta quarta (12) com relatório favorável de Fabiano Contarato (Rede/ES) e agora segue para a Comissão de Meio Ambiente (CMA), presidida pelo próprio Contarato.
O senador acredita que o projeto pretende a reorientação de um mercado cuja insustentabilidade é reconhecida à exaustão. E entende que há alinhamento constitucional, pela defesa do meio ambiente.
“Caminharíamos rumo a um anacronismo incoerente e fundamental se não contássemos com proposições como a que ora debatemos, que de maneira corajosa e temporalmente equilibrada põe fim a uma cadeia produtiva que todos sabemos ser insustentável”, diz o relator, que celebrou a aprovação da matéria no Twitter.

carro elétrico
foto - ilustração/arquivo
Gasolina e diesel perdendo espaçoOntem mostramos que, ainda que receba investimentos volumosos, estimados em R$ 1.9 trilhão, o Plano Decenal de Energia (PDE) 2029, lançado nesta terça (11), estima que os derivados de petróleo terão redução no consumo final de energia do país, caindo dos 38,4% atuais para 36,2% em 2029. De acordo com o PDE 2029, o diesel e gasolina representarão quase dois terços do consumo de derivados de petróleo.
De acordo com a consultoria Wood Mackenzie, o mercado de veículos elétricos tem potencial para atingir 14% da frota mundial até 2030, reduzindo a demanda por óleo em 1 milhão de barris por dia. Nesse período, a participação de veículos a gasolina deverá cair de 79% para 66% e a de híbridos, subir dos 4% atuais para 9%.
A consultoria prevê que o aumento do volume de vendas de veículos elétricos provocará um efeito cascata em muitas indústrias. Acompanhando a queda da demanda por óleo, a produção de baterias deve consumir 69% da oferta mundial de lítio e 46% da produção de cobalto.

Movimento globalNa semana passada, o Reino Unido confirmou a antecipação do veto a veículos a combustão e híbridos, que agora serão banidos em 2035, cinco anos antes do inicialmente previsto. A antecipação da meta é uma resposta do governo para reduzir a poluição do ar nos países, anunciou o primeiro ministro Boris Johnson, durante o evento de lançamento da Conferência das Nações Unidas sobre mudança climática, a COP26, que acontecerá em Glasgow, na Escócia.
A proibição da venda de veículos a combustíveis fósseis começa neste ano na Áustria. Em 2025, será a vez da Noruega. A Índia fixou também em 2030 o fim da venda de veículos a combustíveis fósseis. China irá pelo mesmo caminho e prepara um cronograma.
Fonte - Revista Amazônia  13/02/2020

Transporte de celulose por trem para tirar 25 mil caminhões por ano das ruas

Transportes sobre trilhos  🚄

Com a nova operação ferroviária, a carga de celulose que sai da fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas (MS), é levada de caminhão até a cidade de Jundiaí. Lá ela é transferida para contêineres nos vagões dos trens. A carga, então, segue pelos trilhos até os terminais na beira do cais, de onde é embarcada em navios para exportação.Com isso, não é mais necessário utilizar caminhões para levar a carga entre Jundiaí e Santos, aliviando o tráfego nas ruas dessas cidades e nas rodovias do caminho.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
A Eldorado Brasil lançou uma nova rota de transporte de celulose de sua fábrica até o porto de Santos, no litoral paulista em parceria com a CMA-CGM. Com o uso de contêineres, a carga que antes era levada de caminhão até o cais portuário passa a ser transportada por trem a partir de Jundiaí, no interior de São Paulo. Essa medida vai eliminar cerca de 25 mil viagens de caminhão a cada ano das rodovias e das ruas.
Com a nova operação ferroviária, a carga de celulose que sai da fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas (MS), é levada de caminhão até a cidade de Jundiaí. Lá ela é transferida para contêineres nos vagões dos trens. A carga, então, segue pelos trilhos até os terminais na beira do cais, de onde é embarcada em navios para exportação.
Com isso, não é mais necessário utilizar caminhões para levar a carga entre Jundiaí e Santos, aliviando o tráfego nas ruas dessas cidades e nas rodovias do caminho. Outra vantagem é evitar viagens dos contêineres vazios e cheios dentro da cidade litorânea, já que as distâncias entre o terminal de estufagem e o terminal na beira do cais exigem o uso de caminhões pelas ruas santistas. Com o trem, os contêineres são levados diretamente para o terminal onde atraca o navio.
Além do benefício ambiental e de redução do trânsito, a nova rota gera empregos nas duas cidades. Quando a carga chega a Jundiaí, funcionários da Contrail, do terminal ferroviário, participam da transferência da carga para os trens. Em Santos também há pessoas contratadas para tocar a operação de embarque e desembarque do contêiner de celulose nas embarcações. Vale lembrar ainda que a quantidade de celulose exportada pela Eldorado Brasil não consegue ser atendida apenas pela via férrea, portanto continuam ocorrendo entregas de caminhão no terminal da Eldorado/Rishis, na região do Outeirinhos, em Santos, garantidas por uma equipe de mais de 80 pessoas, entre vinculados e avulsos.
Fonte - Portogente  13/02/2020

Movimento no sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta quinta(13)

Travessia marítima  🚢

A ITS, administradora do sistema Ferry-Boat, que opera a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,informa que estão em operação nesta quinta(13) as embarcações Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida e algumas viagens extras. Até o momento, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.

foto - ilustração/arquivo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Bahia recebe novos voos a partir de março

Turismo 

Os novos voos ligam destinos do interior da Bahia e outros estados do Nordeste a Salvador. Da capital baiana para Vitória da Conquista partem voos de segunda-feira a sábado, às 7h50, e de domingo a sexta, às 19h55. No sentido contrário, há frequências de domingo a sexta, às 9h35 e às 21h40.

Da Redação
foto - ilustração/Pregoponocom
A partir do dia 18 de março, a Gol Linhas Aéreas vai operar 134 novas frequências na Bahia, incorporando 67 voos atualmente oferecidos pela companhia Passaredo. Desde julho de 2019, quando o Governo do Estado lançou o pacote de redução do ICMS do querosene da aviação, a companhia já contabiliza 201 novos voos tendo a Bahia como destino.
As novas ofertas da Gol ligam destinos do interior da Bahia e outros estados do Nordeste a Salvador. Da capital baiana para Vitória da Conquista partem voos de segunda-feira a sábado, às 7h50, e de domingo a sexta, às 19h55. No sentido contrário, há frequências de domingo a sexta, às 9h35 e às 21h40.
Para Barreiras, os voos são de domingo a sexta, às 11h10, retornando a Salvador às 13h40; de Ilhéus os voos são diários, sempre às 11h10, com retorno às 12h40. Já para Porto Seguro, o voo vai às 16h10 e retorna às 18h.
Já os voos para Sergipe saem de Salvador às 8h e retorna às 9h35, sempre de segunda a sábado. Para Maceió, em Alagoas, são duas decolagem de domingo a sexta, às 19h55 e 23h50, já o retorno será de segunda a sábado (5h55) e de domingo a sexta, às 21h55.
Para Petrolina, em Pernambuco, serão quatro frequências entre ida e vinda, saindo de Salvador, de domingo a sexta, às 16h10 e 23h50, e voltando de segunda a sábado, às 5h55, e de domingo a sexta, às 18h. Lembrando que, neste caso, esse voo encurta a distância também entre Juazeiro, na Bahia, que é separada de Petrolina apenas por uma ponte e menos de 15 minutos.
Com informações da Secom BA  12/02/2020

Transporte de bicicletas no VLT de Sobral(CE) é liberado

Transportes sobre trilhos  🚄  🚲

A medida integra o transporte metroviário de Sobral com as bikes, que já fazem parte da rotina de milhares de pessoas. Algumas regras são necessárias para garantir o conforto e a segurança de todos os passageiros

Da Redação
divulgação/Metrofor
A partir desta segunda-feira (10/2), está liberado o embarque com bicicletas no VLT de Sobral. A medida integra o transporte metroviário de Sobral com as bikes, que já fazem parte da rotina de milhares de pessoas. Algumas regras são necessárias para garantir o conforto e a segurança de todos os passageiros:

• Passageiros sem bicicleta têm preferência no embarque.
• É proibido montar na bicicleta, dentro das estações ou dentro dos trens.
• Nas plataformas de embarque, em nenhuma hipótese, a bike – ou parte dela – poderá ultrapassar a faixa amarela de segurança.
• Em casos de anormalidade no sistema metroviário ou situações de grande fluxo de pessoas em estações e trens, o acesso de bicicletas será restrito.
• Serão permitidas no máximo 2 bikes por viagem em cada uma das linhas.

• O acesso será permitido nos seguintes dias e horários: de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30 e 19h às 23h; aos sábados, de 13h às 23h.
O diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Fernando Oliveira, informa que a integração trará benefícios para uma grande parcela da população de Sobral. “Com essa medida, o sobralense poderá chegar às nossas estações de bicicleta, que é um transporte acessível, e depois, no destino, seguir sua viagem com tranquilidade e menor esforço físico, proporcionando ainda, essa iniciativa, o percurso de trechos longos com custos reduzidos, usando os modais bicicleta e VLT. Além disso, é um projeto-piloto para a liberação em outras linhas operadas pelo metrô”, informa.
Com informações do Metrofor  12/02/2020

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta terça (11)

Travessia marítima  🚢

A ITS administradora do sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, informa que estão em operação as embarcações, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia e Dorival Caymmi, com saídas nos horários regulares com partidas de hora em hora. A embarcação Rio Paraguaçu está em stand by e poderá realizar viagens a qualquer momento. Nesta manhã, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros  nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.

foto - ilustração/arquivo

Trem Folia da 3ª idade sai nesta quarta, 12, na CBTU João Pessoa

Transportes sobre trilhos  🚄

Um passeio de trem ao som de muitas marchinhas e recordações. É assim que os integrantes do bloco da Melhor Idade Creuza Pires vão festejar, à moda antiga, o início da folia de Momo, na capital, numa festa sobre trilhos animada por orquestras de frevo.
 
Da Redação
Divulgação/CBTU
O Trem da Folia acontece nesta quarta-feira, 12, na CBTU João Pessoa. A viagem começa na Estação central, em João Pessoa com destino a Santa Rita. Depois os foliões retornam para Cabedelo e encerram em João Pessoa.
De acordo com a presidente do bloco Shilon Gama, está será a 17ª edição do Trem Folia que pretende mostrar para a população o fôlego, a descontração, alegria e irreverência dos foliões da Melhor Idade. “A orquestra de frevo vai acompanhar nosso grupo durante a concentração e todo percurso. A concentração iniciará às 12h, mas a saída está prevista para as 13h30”, diz.
O desfile do Bloco da Melhor Idade, que foi fundado há 24 anos pela empresária e ex-vereadora Creuza Pires, acontecerá na segunda feira, 17, às 18h, na Praça das Muriçocas junto com o bloco mirim Muriçoquinhas de Miramar, proporcionando o encontro de gerações entre crianças e idosos. O Trem Folia é uma realização da Associação de Teatro e Dança Creuza Pires em parceria com a CBTU João Pessoa.
Com informações da CBTU  11/02/2020

Trabalho informal nos lixões: um risco à vida dos catadores

Ponto de Vista  👷

Trabalhadores informais, mais conhecidos como catadores, recuperam e vendem materiais recicláveis retirados dos lixões - um trabalho nobre e honroso que garante a coleta e triagem de materiais recicláveis, gerando múltiplos benefícios sociais. Porém, que coloca suas vidas em risco.

Francisco Oliveira* - Portogente
foto - ilustração
A falta da gestão de resíduos vai além dos impactos negativos na economia brasileira e na saúde pública. Trabalhadores informais, mais conhecidos como catadores, recuperam e vendem materiais recicláveis retirados dos lixões - um trabalho nobre e honroso que garante a coleta e triagem de materiais recicláveis, gerando múltiplos benefícios sociais. Porém, que coloca suas vidas em risco.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, de acordo com um relatório da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a exposição aos lixões a céu aberto tem um impacto prejudicial sobre a expectativa de vida da população maior do que a malária. A atividade é considerada pelo Ministério do Trabalho como insalubre em grau máximo, pois estão submetidos ao calor, umidade, ruídos, chuva, risco de quedas, atropelamentos, cortes, ao contato com ratos, sobrecarga por levantamento de peso e contaminações por materiais biológicos.
Já o estudo realizado pela Coordenação de Vigilância e Saúde (Covisa), Fundacentro e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), analisou as condições de trabalho, saúde e segurança de, aproximadamente, 900 catadores do estado de São Paulo. Na pesquisa, foram encontrados agentes químicos no ambiente de trabalho que causam doenças respiratórias e dermatoses por contato. Além dos riscos de doenças osteomusculares e circulatórias, os trabalhadores, que lidam com prensas enfardadeiras das centrais não possuem proteção, o que traz risco de amputações.
Não bastasse sofrer com todos os riscos e exploração da força de trabalho, os catadores encaram o que chamo de marginalização da profissão, que nada mais é do que o preconceito da sociedade -- mesmo sendo os grandes responsáveis pelos altos índices de reciclagem no país. Afinal, eles não carregam lixo dentro das carroças, mas sim, mercadorias.
O que muitos não se dão conta é que, a desvalorização dos catadores é prejudicial ao meio ambiente e para a sociedade, pois além de serem o meio mais eficiente e econômico de garantir a coleta e triagem de materiais recicláveis, geram múltiplos benefícios sociais, econômicos e ambientais.
Mesmo com a situação de precariedade na qual esses trabalhadores vivem, a grande questão é que não existiria reciclagem no Brasil se não fosse o esforço dos catadores.

Francisco Oliveira
 O poder público precisa assumir suas responsabilidades com o meio ambiente, com a população e, principalmente, com esses profissionais.
A inclusão social e a formalização da atividade devem ser articuladas a uma política que garanta a segurança e benefícios para essa classe, o que poderia ser incorporado às políticas públicas de serviços, saúde e laboral, desde que estas áreas se integrem, de forma objetiva, para buscar soluções que valorizem e minimizem os danos a estes trabalhadores.
* Engenheiro civil e mestre em Mecânica dos Solos, Fundações, Geotecnia e fundador da FRAL Consultoria
Fonte - Portogente  11/02/2020

ANTT autoriza CCR a implantar extensão da Linha 1 do metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚇

A obra está localizada entre os km 616+800m e km 621+400m, da Rodovia BR-324/BA, sob concessão à Concessionária Via Bahia, em Salvador/BA.A obra é de interesse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SEDUR/BA do Governo do Estado da Bahia e da empresa CCR Metrô Bahia.

Diário do Transportes
foto - ilustração/Pregopontocom
A Superintendência de Exploração da Infraestrutura Rodoviária, da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, autorizou a obra de implantação do tramo 3 da linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
A obra está localizada entre os km 616+800m e km 621+400m, da Rodovia BR-324/BA, sob concessão à Concessionária Via Bahia, em Salvador/BA.
A obra é de interesse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SEDUR/BA do Governo do Estado da Bahia e da empresa CCR Metrô Bahia.
Como mostrou o Diário do Transportes, a extensão da Linha 1 do metrô de Salvador até a região de Cajazeiras/Águas Claras tem cerca de cinco quilômetros de extensão, parte de Pirajá e terá ainda a construção de duas estações: Campinas e Águas Claras/Cajazeiras.
A obra foi licitada em novembro de 2018. Relembre: Governo da Bahia lança edital do Tramo 3 do Metrô até Cajazeiras
A ordem de serviço para início das obras foi dada em dezembro de 2019.
O metrô de Salvador é operado pela CCR Metrô Bahia que, através de uma Parceria Público Privada com o governo estadual, construiu as linhas 1 e 2 do sistema.
Já a construção das duas novas estações - Campinas e Águas Claras/Cajazeiro - é de responsabilidade direta do governo estadual, cabendo à concessionária a implantação dos sistemas operacionais.
As obras têm duração prevista de 30 meses, com financiamento pelo programa Pró-Transporte FGTS, da Caixa Econômica Federal/ Ministério das Cidades, com contrapartida do estado.
O Pró-Transporte, contrato de financiamento direto, realizado em 2016, tem o valor de R$ 737 milhões e ainda está vigente. A contrapartida do governo da Bahia é de R$ 49,6 milhões, segundo informações da CTB.
A estimativa é que as novas estações beneficiem entre 500 e 600 mil pessoas.
O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (estação ainda não construída) é composto por duas linhas, que somam uma extensão de quase 33 quilômetros.
Operado pela concessionária CCR Metrô Bahia, o modal transporta diariamente 350 mil passageiros.
Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema atingirá 42 quilômetros.
Fonte - Revista Ferroviária  10/02/2020

Metrô de Salvador ampliará horário de funcionamento durante o Carnaval

Transportes sobre trilhos  🚇

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), autorizou a CCR Metrô Bahia a estender o horário de funcionamento do sistema metroviário de Salvador durante o Carnaval. O metrô passará a atender, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, das 4h30 à 1h30. Assim, funcionará pelo período máximo, já que são recomendadas três horas diárias para a manutenção.


foto ilustração/montagem Pregopontocom




segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Cai o movimento nos trens de passageiros da China após epidemia de coronavírus

Transportes sobre trilhos  🚅

No dia 8 de fevereiro, a estatal ferroviária chinesa CR, transportou 127 milhões de passageiros, uma queda de 85,4%. Em relação a previsão de transportar 200 milhões de passageiros em 9 de fevereiro, a queda foi de 82,2% em relação ao ano anterior.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A empresa ferroviária estatal, China Railway(CR), transportou 127 milhões de passageiros em 8 de fevereiro,e esperava transportar 200 milhões de passageiros em 9 de fevereiro. Em Pequim, a estação Oeste registrou uma redução de 92,1% na demanda de partida,e uma queda de 74,9% nas chegadas,enquanto na estação Sul as reduções foram de 93,1% e 81,5%, respectivamente. Em Xangai as duas principais estações tiveram uma redução  semelhante  nas viagens.
A estatal chinesa tomou providências para impedir a propagação do coronavírus. A ferrovia está reduzindo o retorno dos passageiros após o feriado, distribuindo os passageiros pelos trens de maneira mais igual  para evitar uma maior aproximação entre eles, reduzindo a quantidade de pessoas nos trens em cerca de 50%.
A CR aumentou quantidade de ar renovado em todas as composições com ar-condicionado, com a renovação da ventilação ocorrendo nos trens a cada 5 a 10 minutos. A limpeza e desinfecção dos filtros de ar condicionado e dos trens foram intensificadas.
Os serviços entre a China e o Vietnã foram suspensos e também os serviços internacionais de passageiros na Mongólia .
Pregopontocom  10/02/2020

Estações de Metrô de Fortaleza vão receber placas solares de geração de energia

Transportes sobre trilhos  🚇

A ordem de serviço para aquisição, montagem e instalação dos equipamentos foi assinada nesta quinta-feira (6). De acordo com o contrato, serão instaladas 650 placas solares na Estação JK e outras 325 na Estação Padre Cícero. O prazo de instalação é de 6 meses, tendo mais 6 meses para operação assistida, período de testes em que serão feitos os ajustes necessários.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Estação Padre Cícero
As estações Juscelino Kubitschek – JK e Padre Cícero, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, irão receber placas para geração de energia fotovoltaica. A ordem de serviço para aquisição, montagem e instalação dos equipamentos foi assinada nesta quinta-feira (6). O projeto será executado pelo Consórcio Solar-For, constituído pelas empresas MPE Engenharia e Serviços S/A e Sunpasa Comércio e Serviços em Energia Solar Ltda. O investimento será de R$ 1,6 milhão, com recursos do Tesouro Estadual e da Caixa Econômica Federal.
“Esse é um momento muito importante porque o Governo do Ceará demonstra que está acompanhando a tendência mundial de optar por uma energia limpa e renovável. Além disso, significa economia para a operação”, disse o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
De acordo com o contrato, serão instaladas 650 placas solares na Estação JK e outras 325 na Estação Padre Cícero. O prazo de instalação é de 6 meses, tendo mais 6 meses para operação assistida, período de testes em que serão feitos os ajustes necessários.
Após a implantação dos sistemas, a energia excedente gerada nas estações será transferida para a rede de distribuição da Capital, sendo, em seguida, revertida para o Metrô, como crédito em produção elétrica, o que implicará compensações nas contas de energia da empresa. A estimativa é que a quantidade de energia solar produzida nas duas estações supra a demanda elétrica de pelo menos quatro estações da Linha Sul.
Segundo o presidente do Metrofor, Fernando Oliveira, a iniciativa deverá ser ampliada. “Nós já levantamos outros locais para implantar as placas solares e estamos analisando não só outras estações, mas também espaços como o Centro de Manutenções Vila das Flores e o edifício-sede da empresa, no Centro”, complementou.
Com informações da Seinfra CE 10/02/2020

Chuvas em São Paulo - Rio Pinheiros atinge o maior nível dos últimos 15 anos

Notícias  🌁 🌂

Chuvas em SP: nível do Rio Pinheiros é o maior dos últimos 15 anos. A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é que a chuva intensa continue até o fim da tarde. Os principais rios da capital paulista transbordaram. O Pinheiros segue alagando a Marginal Pinheiros na altura da Ponte Cidade Universitária e da Ponte do Jaguaré. O ponto mais crítico do Rio Tietê é próximo à Ponte do Piqueri.

Agência Brasil - Fernanda Cruz
Divulgação/Agência Brasil
A cidade de São Paulo registrou, por volta das 11h da manhã de hoje (10), 62 pontos de alagamento, sendo 13 deles na Marginal Tietê e sete na região da Marginal Pinheiros. A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é que a chuva intensa continue até o fim da tarde. As chuvas fizeram o Tribunal de Justiça do estado suspender o expediente desta segunda-feira e o Rio Pinheiros atingir o maior nível dos últimos 15 anos.
O Corpo de Bombeiros registrou 36 desabamentos e 320 pontos de enchente no município. Os principais rios da capital paulista transbordaram. O Pinheiros segue alagando a Marginal Pinheiros na altura da Ponte Cidade Universitária e da Ponte do Jaguaré. O ponto mais crítico do Rio Tietê é próximo à Ponte do Piqueri. Os córregos que ainda registram transbordamento são: Córrego Tremembé, Córrego Ipiranga, Córrego Pirajuçara e Córrego Perus.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o Rodízio Municipal de Veículos para carros e caminhões, durante o dia todo. A Linhas 9 Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) opera parcialmente, devido ao alagamento nos trilhos.

Suspensão de expediente
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu o expediente hoje em todas as unidades judiciais e administrativas das comarcas da Capital, Barueri, Botucatu, Cubatão, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Jandira e Osasco.
“A medida é necessária em razão do caos que chuvas intensas e alagamentos estão causando nas cidades. A Presidência do TJSP também informa que, aos funcionários que chegarem a suas unidades até as 11 horas e quiserem, espontaneamente, permanecer até 17 horas, quando todos serão dispensados, serão concedidas horas credoras”, informa a nota.
A Polícia Federal também cancelou o atendimento ao público na Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo. “Os requerentes de passaporte e estrangeiros com agendamento programado para a data de hoje poderão retornar até o dia 28 de fevereiro, sem necessidade de reagendar o seu atendimento.”

Rio Pinheiros
O nível do Rio Pinheiros é o maior nos últimos 15 anos, informou o Departamento de Águas e Energia Elétrica. Segundo o governo do estado de São Paulo, o nível acumulado de chuva que atingiu a capital paulista superou a média esperada para todo o mês de fevereiro, durante apenas três horas de precipitação, com 100 milímetros de chuva. A Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem em casa.
O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 4 mil chamados. O helicóptero Águia resgatou uma pessoa na Marginal Tietê e também atende chamados em Barueri e Carapicuíba. A Polícia Militar Rodoviária também atua em pontos de interdição nas rodovias paulistas.
Em nota, o governo do estado informou que retirou sedimentos do leito do Pinheiros equivalentes a 28 mil caminhões basculantes. Também houve a retirada de 9 mil toneladas de lixo das águas.
“Na capital, o rio Tietê possui 53 bombas sob responsabilidade do Daae (Departamento de Águas e Energia Elétrica) que passam por manutenção semanal. Em 2019, o desassoreamento foi feito ao longo de 44 quilômetros do rio e retirou mais de 400 mil toneladas de sedimentos como areia e argila em 2019, com investimento de R$ 49 milhões. Em 2020, está previsto investimento de mais R$ 20 milhões para ações, especialmente no Alto Tietê", diz a nota.
Fonte - Agência Brasil  10/02/2020

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Tecnologia anuncia caos social

Tecnologia   🚚

O primeiro veículo autônomo projetado sem controles humanos básicos, como volantes, pedais ou espelhos retrovisores,para entrega de comidas e lanches.Esse projeto já está autorizado a ser testado nas estradas dos EUA. A velocidade do veículo está limitada a 25 km/h.Os carros possuem dois compartimentos com temperatura controlada para entregas. 

Portogente
Portogente
Quem diria, que o trabalho dos entregadores de comidas e lanches com as conhecidas caixas vermelhas e verdes viriam a ser ameaçados pelo primeiro veículo autônomo projetado sem controles humanos básicos, como volantes, pedais ou espelhos retrovisores, Esse projeto já está autorizado a ser testado nas estradas dos EUA. A velocidade do veículo está limitada a 25 km/h.
Por ser projetado para levar volumes pequenos, os carros têm forma ovalada e são menores que os veículos comumente utilizados nos EUA. Esses carros possuem dois compartimentos com temperatura controlada para entregas. As portas se levantam para revelar os itens, depois que um código é inserido pelo destinatário. Assim, o cliente apanha a encomenda sem necessidade de qualquer ajuda.
Segundo a Nuro, empresa que fez o projeto arquitetônico, esse veículo entregará pizza para a Domino's Pizza, mantimentos da rede de supermercados Kroger e produtos para o Walmart, durante o teste de Huston. O carro usa radar, imagens térmicas e câmeras de 360 graus para direcionar seu movimento. A empresa fabricante foi criada por dois ex-engenheiros da Google e conta com financiamento japonês.
Diante de um quadro de desemprego em um crescendo, resta saber se o carro autônomo promove tanta avanço social, que compense um número alto de desempregado. Doravante, questões como essa precisam ser refletidas com parâmetros que confrontem o econômico. Pois é preciso evitar o caos. Convenhamos, é um pacto complexo enjeitar uma tecnologia viável e de rentabilidade financeira garantida. Decerto, isto só prospera priorizando a sobrevivência humana.
Fonte - Portogente  08/02/2020