terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

ANTT autoriza CCR a implantar extensão da Linha 1 do metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚇

A obra está localizada entre os km 616+800m e km 621+400m, da Rodovia BR-324/BA, sob concessão à Concessionária Via Bahia, em Salvador/BA.A obra é de interesse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SEDUR/BA do Governo do Estado da Bahia e da empresa CCR Metrô Bahia.

Diário do Transportes
foto - ilustração/Pregopontocom
A Superintendência de Exploração da Infraestrutura Rodoviária, da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, autorizou a obra de implantação do tramo 3 da linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
A obra está localizada entre os km 616+800m e km 621+400m, da Rodovia BR-324/BA, sob concessão à Concessionária Via Bahia, em Salvador/BA.
A obra é de interesse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SEDUR/BA do Governo do Estado da Bahia e da empresa CCR Metrô Bahia.
Como mostrou o Diário do Transportes, a extensão da Linha 1 do metrô de Salvador até a região de Cajazeiras/Águas Claras tem cerca de cinco quilômetros de extensão, parte de Pirajá e terá ainda a construção de duas estações: Campinas e Águas Claras/Cajazeiras.
A obra foi licitada em novembro de 2018. Relembre: Governo da Bahia lança edital do Tramo 3 do Metrô até Cajazeiras
A ordem de serviço para início das obras foi dada em dezembro de 2019.
O metrô de Salvador é operado pela CCR Metrô Bahia que, através de uma Parceria Público Privada com o governo estadual, construiu as linhas 1 e 2 do sistema.
Já a construção das duas novas estações - Campinas e Águas Claras/Cajazeiro - é de responsabilidade direta do governo estadual, cabendo à concessionária a implantação dos sistemas operacionais.
As obras têm duração prevista de 30 meses, com financiamento pelo programa Pró-Transporte FGTS, da Caixa Econômica Federal/ Ministério das Cidades, com contrapartida do estado.
O Pró-Transporte, contrato de financiamento direto, realizado em 2016, tem o valor de R$ 737 milhões e ainda está vigente. A contrapartida do governo da Bahia é de R$ 49,6 milhões, segundo informações da CTB.
A estimativa é que as novas estações beneficiem entre 500 e 600 mil pessoas.
O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (estação ainda não construída) é composto por duas linhas, que somam uma extensão de quase 33 quilômetros.
Operado pela concessionária CCR Metrô Bahia, o modal transporta diariamente 350 mil passageiros.
Com as extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas, o sistema atingirá 42 quilômetros.
Fonte - Revista Ferroviária  10/02/2020

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