“Estamos vendo a tendência de aquecimento em muitos dos locais que estamos monitorando, mas nunca vimos nada parecido com isso”, disse Carlos Schaefer, pesquisador brasileiro, em entrevista ao jornal The Guardian. Antes, o recorde da região era de 19,8ºC, temperatura medida em 1982.A Organização Meteorológica Mundial (OMM) ainda precisa confirmar os registros, mas eles estão de acordo com o que os cientistas têm observado nos últimos anos.
Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo |
Antártida tem temperatura superior a 20ºC
“Estamos vendo a tendência de aquecimento em muitos dos locais que estamos monitorando, mas nunca vimos nada parecido com isso”, disse Carlos Schaefer, pesquisador brasileiro, em entrevista ao jornal The Guardian. Antes, o recorde da região era de 19,8ºC, temperatura medida em 1982.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) ainda precisa confirmar os registros, mas eles estão de acordo com o que os cientistas têm observado nos últimos anos.
Apesar de o mundo todo estar sofrendo com as consequências do aquecimento global, a OMM aponta que a Península Antártica é umas das regiões que esquentam com mais rapidez. Nos último 50 anos, foram 3ºC, uma das maiores taxas do mundo.
Tudo indica que a alta temperatura está ligada a mudanças no oceano a aos eventos relacionados ao El Niño, fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico que afeta o clima no mundo todo.
Ainda não é possível estabelecer as causas exatas desse aumento de temperatura, mas a comunidade científica é unânime ao afirmar que alguma coisa está diferente.
Fonte - Revista Amazônia 14/02/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito