sábado, 10 de agosto de 2019

Elas nunca vão andar sozinhas

Sustentabilidade/Meio Ambiente 🌱🌴

Yarang é símbolo e nome do movimento de mulheres Ikpeng que, há 10 anos, coleta sementes para reflorestar as nascentes dos rio Xingu e Araguaia, no Mato Grosso, e onde mais o branco tiver desmatado no Cerrado e na Amazônia. Elas já ajudaram a plantar cerca de 1 milhão de árvores. E querem ajudar cada vez mais.

Movimento das Mulheres Yarang

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Metrô de Salvador disponibiliza transfer gratuito para a Flipelô a partir da Estação Campo da Pólvora

Transportes sobre trilhos  🚇  🎼

Quem desejar ir para o evento com total conforto e segurança pode ir de metrô até a Estação Campo da Pólvora e seguir para o Centro Histórico com as vans credenciadas oficialmente pela festa. 

Da Redação
Divulgação CCR
De hoje (8) até o próximo domingo, dia 11, o Pelourinho será palco da 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ. Quem desejar ir para o evento com total conforto e segurança pode ir de metrô até a Estação Campo da Pólvora e seguir para o Centro Histórico com as vans credenciadas oficialmente pela festa. A campanha Vá de Metrô para a Flipelô vai oferecer transfer de ida e volta para a estação do metrô, com intervalos de 30 minutos. Até sábado, o serviço será disponível das 10h às 22h. No domingo, as vans circularão das 9h às 21h. O público pode aguardar as saídas no Lounge da Flipelô montado na estação, onde haverá apresentações artísticas e culturais às 11h e às 16h.
Com informações da CCR Metrô Bahia  08/09/2019

Inovação urbana e Cidades Inteligentes: o que sobrou das manifestações de 2013

Mobilidade  🚅  🚇

Os debates sobre cidades mais sustentáveis e inteligentes avançavam no país, apesar da iminente degradação do ambiente de negócios.De súbito, no entanto, os bons ventos mudaram de direção. E o que era deixou de ser.Em 2014, a crise econômica varreu os desejos coletivos de melhorias no transporte, segurança e educação. A luta agora era para proteger o que cada um já tinha conquistado para si. Com a corda no pescoço, o caráter propositivo das manifestações do ano anterior foi reduzido a pó e deu lugar à falta de perspectiva entre os brasileiros.

Instituto de Engenharia
foto - ilustração/arquivo
Porcaria. A palavra que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, usou para se referir ao VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) insiste em soar aos meus ouvidos. Talvez porque, para mim, ela transcenda manobras políticas e sintetize justamente a condição a que foi reduzido o projeto das manifestações sociais que se espalharam pelo país em 2013.
Na época, eu trabalhava na França, de onde tinha a percepção de que o Brasil finalmente decolava rumo ao futuro. A efervescência de uma nova classe média exigindo melhores serviços era sedutora. Era o gatilho para rediscutir a vida nas nossas cidades, cujo crescimento desordenado as transformou em espaços caóticos. E também para criar cidades mais inteligentes, sustentáveis e justas – enfim, com mais qualidade de vida.
Naquele ano, ganharam forma algumas propostas de grandes intervenções destinadas a repensar espaços urbanos degradados. Uma delas foi o Projeto Porto Maravilha – da prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a iniciativa privada –, cujo objetivo era revitalizar a região portuária e conectá-la ao centro da cidade.
O projeto contemplou a mobilidade urbana, privilegiando o transporte coletivo, a conexão inteligente entre diferentes modais e a construção de um sistema de VLT. Este deu origem ao VLT Carioca – um meio de transporte moderno e integrador e que favoreceria a criação de mais espaços para a circulação de pedestres, a revitalização também do centro histórico e a atração de usuários do transporte privado.
Na região portuária, foram previstos ainda obras de reurbanização, melhorias na infraestrutura, requalificação de áreas de moradia, serviços de iluminação pública e coleta de lixo, bem como ações de engajamento junto à comunidade.
Os debates sobre cidades mais sustentáveis e inteligentes avançavam no país, apesar da iminente degradação do ambiente de negócios.
De súbito, no entanto, os bons ventos mudaram de direção. E o que era deixou de ser.
Em 2014, a crise econômica varreu os desejos coletivos de melhorias no transporte, segurança e educação. A luta agora era para proteger o que cada um já tinha conquistado para si. Com a corda no pescoço, o caráter propositivo das manifestações do ano anterior foi reduzido a pó e deu lugar à falta de perspectiva entre os brasileiros.
A bola da vez passou a ser o combate à corrupção – apresentada como a ‘responsável’ por todas as mazelas da população. Em vez de se discutir como otimizar o transporte público, por exemplo, a opção foi colocar na conta da corrupção toda a culpa pelo alto preço das tarifas.
Em 2015, já de volta ao país, meu olhar – outrora de espectador – recaiu sobre a realidade imposta pela crise. Quanto mais ela avançava, mais eu me convencia de que vivíamos a ressaca dos anos de crescimento.
De lá para cá, o Brasil que estava prestes a abraçar o futuro virou uma nação sem futuro. Nas discussões sobre políticas públicas e transformações urbanas, regredimos.
Há muitas e ótimas ideias e ações de intervenção, mas elas têm abrangência local e não estão sendo capazes de ganhar escala a ponto de transformar nossas cidades e suas disfuncionalidades.
Afinal, já dizia a imortal frase do arquiteto Daniel Burnham: “Não faça planos pequenos. Eles não têm mágica para agitar o sangue dos homens e, provavelmente, não serão realizados.”
A transformação de Medellín, considerada a cidade mais violenta do mundo no início dos anos 1990, é a prova de que mudanças significativas demandam ambição e horizontes mais amplos.
No redesenho da cidade colombiana, a mobilidade foi ferramenta-chave para promover equidade e mais justiça social. Sistemas integrados de transporte público foram planejados para manter a cidade em movimento e conectar os bairros isolados – por excelência, os mais empobrecidos e os dominados pelo tráfico.
O destaque ficou por conta do investimento em linhas de metrô, teleféricos, VLP (sistema similar ao VLT, mas com tração sobre pneus – necessários devido ao relevo da linha), pontes e escadas rolantes, em torno dos quais foram criados praças, bibliotecas, centros culturais, entre outros pontos de convívio social. Nascia ali uma nova forma de ocupar e experimentar Medellín – com base nas demandas da própria comunidade.
Tudo isso só reforça a tese de que são necessários grandes sonhos para impulsionar as verdadeiras transformações.
Aqui no Brasil, entretanto, eles continuam sequestrados pelos discursos de combate à crise e à corrupção. Enquanto as cidades do mundo inteiro discutem mobilidade, segurança, acessibilidade e redução de emissões, as nossas ainda enfrentam um vácuo de planejamento.
Investir em transformação urbana é impulsionar a produtividade e inclusão social. É tornar nossas cidades mais resilientes, seguras e inteligentes. É fomentar a inovação.
Para isso, precisamos de ambição. Temos que redespertar, superar os anos perdidos e retomar do ponto em que paramos. Motivos para repensar nossas relações com as cidades é o que não nos falta!
*Cristiano Lopes Saito é engenheiro de produção especializado em políticas públicas e inovações urbanas. Tem mais de 20 anos de experiência no planejamento de estratégias de desenvolvimento de infraestrutura, mobilidade urbana e energia, com vivências na América Latina e Europa. Cursou especializações no Brasil e no exterior, com graduação pela Poli-USP.  - 05/08/2019
Fonte - Abifer  09/08/2019

Movimento tranquilo nesta sexta(09),no sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica

Travessia Marítima  🚢

A ITS mantem nesta sexta(09),04 embarcações em operação na travessia Salvdor/Itaparica, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Anna Nery, com saídas nos horários regulares com intervalos de Uma hora entre cada partida.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat que opera na travessia Salvador/Itaparica, informa que estão em serviço as 04 embarcações, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Anna Nery, com saídas nos horários regulares com intervalos de Uma hora entre cada partida. Mais 03 embarcações Rio Paraguaçu, Pinheiro e Maria Bethânia estão na reserva (stand by) e poderão realizar viagens a qualquer momento caso seja necessário. Na manhã desta sexta(09), o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Para mais informações  os usuários podem utilizar o serviço do SAC da ITS, através do número 0800 028 2723 ou pelo e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  09/08/2019

Entrega de Alcântara para Estados Unidos divide opiniões

Ciência & Tecnologia  🚀

O assunto foi debatido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara.O acordo firmado em março ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional e prevê o lançamento de foguetes e satélites a partir da base de Alcântara e salvaguardas para a tecnologia norte-americana.

Porotgente
foto - Ag.Brasil/Min. da Defesa
Enquanto o governo vê como oportunidade comercial para o Brasil o acordo para o uso da Base de Alcântara, no Maranhão, pelos Estados Unidos; deputados divergiram sobre o tema. O acordo firmado em março ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional e prevê o lançamento de foguetes e satélites a partir da base de Alcântara e salvaguardas para a tecnologia norte-americana.
A representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Andréa Rocha informou que uma auditoria foi realizada a pedido do Senado e constatou várias irregularidades, entre elas a falta de um planejamento realista em relação aos riscos do lançamento desses foguetes na região.
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) é a favor do uso comercial de Alcântara, mas defendeu que o País desenvolva seu próprio programa espacial. Para ela, ainda falta esclarecer o que o Brasil vai de fato ganhar com esse acordo antes de ele ser ratificado pelo Congresso Nacional.
Fonte - Portogente  09/08/2019

VLT: O sonho de Dom MILTON

Transportes sobre trilhos  🚄

"Descer uns poucos metros a ladeira da Igreja Bom Despacho até a Estação da Avenida da Prainha, pegar o VLT e passear até o aeroporto de Várzea Grande para saborear um cafezinho”.O sonho de D. Milton é o sonho dos cuiabanos que está prestes a se concretizar. Afinal, com a criação da Portaria 1.674 de 11 de julho de 2019, formado pelos governos federal, estadual e CEF, o GT tem até quatro meses para definir se a conclusão das obras será feita pelo Estado, por uma Parceria Público Privada ou a privatização.

Vicente Vuolo*
foto - ilustração/arquivo
Há poucos dias fui recebido pelo Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton Antônio dos Santos. A conversa republicana foi pautada na Campanha da Fraternidade (CF) 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”.
Nesta Campanha, a Igreja Católica, inspirada no trecho da Bíblia que nos diz: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), busca chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado no sentido de garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.
Um desses direitos é o de ir e vir para se deslocar ao trabalho, escola e lazer. Estamos falando de uma mobilidade urbana com conforto, rapidez, segurança, e de uma forma ecologicamente correta. A garantia de tudo isso está principalmente no transporte público de qualidade, que falta em nossa capital.
Neste sentido, fui convidá-lo, no dever de bom cristão, para a próxima reunião do Movimento Pró VLT, dia 12 de agosto, às 10:30 horas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Para a minha grata surpresa, ouvi nas sábias palavras de D. Milton o grande desejo de sua vida: “Vuolo, tenho um sonho. Descer uns poucos metros a ladeira da Igreja Bom Despacho até a Estação da Avenida da Prainha, pegar o VLT e passear até o aeroporto de Várzea Grande para saborear um cafezinho”.
O sonho de D. Milton é o sonho dos cuiabanos que está prestes a se concretizar. Afinal, com a criação da Portaria 1.674 de 11 de julho de 2019, formado pelos governos federal, estadual e CEF, o GT tem até quatro meses para definir se a conclusão das obras será feita pelo Estado, por uma Parceria Público Privada ou a privatização.
A palavra profética da Igreja Católica, muito bem conduzida em Cuiabá por D. Milton, busca “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”, justamente o que estamos fazendo com a mobilização das lideranças sociais e da sociedade em geral para que possamos pressionar as autoridades públicas a uma ação positiva e direta em favor da mobilidade urbana e da garantia dos direitos das pessoas simbolizada neste momento no VLT, que poderá passar de um marco da incompetência para um exemplo de política pública que se espraie e transforme Cuiabá e Várzea Grande em lugares de bem viver.
Vicente Vuolo
Não vamos deixar o foco do momento que é a conclusão dessa primeira etapa do VLT, mas sabemos que não devemos parar por aí. Esta deve ser a mobilização que demonstre nossa capacidade em pensar alternativas humanas, sustentáveis e saudáveis para a locomoção das pessoas na Região Metropolitana, unindo e combinando vários meios de transporte que valorizem a vida e apoiem o
desenvolvimento das duas cidades, atraindo turistas e fazendo com que nossos cidadãos possam curtir melhor as maravilhas que temos.
*Vicente Vuolo é Economista e Cientista Político
Pregopontocom  09/08/2019

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Bahia amplia o numero de voos entre Salvador e varias capitais do Nordeste além de Brasília e SP

Turismo 

A Bahia amplia o numero de voos para as cidades de Salvador e Vitória da Conquista.Salvador terá novos voos para o Rio/Santos Dumont,SP/Guarulhos,Brasília,Fortaleza,Aracaju e Maceió.Vitória da conquista terá um novo voo para SP/Guarulhos.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
O novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ganha mais um voo. A partir desta quinta-feira (8), a cidade passa a ter duas frequências diárias com origem em Guarulhos, em São Paulo, operadas pela Gol Linhas Aéreas. A aeronave utilizada é o Boeing 737-700, cuja capacidade é de 138 passageiros.
As partidas de Guarulhos serão às 14h45 e 21h25, com chegada em Vitória da Conquista às 16h45 e 23h25, respectivamente. Os voos de volta partem às 6h10 e 17h25 e aterrissam em São Paulo às 8h10 e 19h25.
Vitória da Conquista integra a zona turística baiana Caminhos do Sudoeste e já possui voos partindo de Salvador, Belo Horizonte (Confins) e Guarulhos, oferecidos pelas companhias Azul e Passaredo.

Salvador-Santos Dumont
A Latam Airlines Brasil ampliou os voos realizados a partir da Bahia e lança uma nova rota para o Rio de Janeiro. No dia 27 de outubro, a rota Salvador-Santos Dumont será inaugurada com três voos diretos e diários, em ambos os sentidos. Aeronaves Airbus A319 serão utilizadas na nova rota, que tem partidas da capital baiana às 6h20, às 12h10 e às 20h.

Salvador-Brasília
A rota opera com novos horários e foi ampliada de 38 para 43 voos semanais totais, enquanto a rota Porto Seguro-Brasília, anteriormente oferecida cinco vezes por semana, já opera como um voo diário. 

Salvador-Fortaleza
Outra novidade da Latam em operação é a ampliação da rota Salvador-Fortaleza, que passou de sete para 14 de voos (ida e volta) semanais.

Salvador-Aracaju e Maceió
Quem viaja de Salvador a Aracaju tem à disposição seis novos voos semanais. Na terça-feira (6), a Azul Linhas Aéreas iniciou a operação da nova rota, que é realizada por aeronaves Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros. As partidas da capital baiana são diárias (exceto sábados) às 23h25, chegando em Aracaju à 0h15 do dia seguinte. Já as partidas da capital sergipana também são diárias (exceto domingos) às 4h15, chegando às 5h05 em Salvador.
No dia 2 de setembro, um novo trecho será iniciado com destino a Maceió.

Vitória da Conquista-Guarulhos SP 
Dois novos voos serão oferecidos pela Azul para Guarulhos, em São Paulo, e entraram em operação, um saindo de Salvador e outro saindo de Vitória da Conquista.
Ao todo, a Azul terá 560 mil novos assentos partindo de aeroportos baianos até o próximo ano, ampliando a oferta em 43%, saindo de 1,3 milhão em 2018 para 1,9 milhão em 2020.
Com informações da Secom BA  08/08/2019

Mobilidade urbana será pesquisada em Ilhéus e Itabuna (BA)

Mobilidade  🚌

A Pesquisa de Origem e Destino baseia-se em buscar informações atualizadas de mobilidade urbana sobre as viagens realizadas pela população e os indicadores socioeconômicos dos moradores em ambos os municípios. Ao final, o resultado permitirá a avaliação e reestruturação das redes de transportes nos municípios. 

Da Redação
foto - ilustração
Prefeitura de Ilhéus
No litoral sul baiano, os municípios de Ilhéus e Itabuna irão passar por uma pesquisa inédita e de importância para as ações de planejamento urbano e de transporte a partir deste mês de agosto. A Pesquisa de Origem e Destino baseia-se em buscar informações atualizadas de mobilidade urbana sobre as viagens realizadas pela população e os indicadores socioeconômicos dos moradores em ambos os municípios. Ao final, o resultado permitirá a avaliação e reestruturação das redes de transportes nos municípios. Além disso, irá contribuir no projeto da duplicação da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna.

foto-Ulgo Oliveira/Seinfra BA
Uma reunião para apresentação do que será executado nos municípios foi realizada nesta quarta-feira (07) na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo, em Salvador. O encontro contou com a participação de representantes da Seinfra, das Prefeituras Municipais de Ilhéus e Itabuna e do Consórcio Mobilidade Inteligente, que irá realizar a pesquisa.
Com informações da Seinfra BA  07/08/2019

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Sistema Ferry-Boat Salvador-Itaparica opera com quatro(04) embarcações nesta quarta(07)

Travessia marítima  🚢

Estão em operação nesta quarta (07) quatro embarcações, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Anna Nery, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada partida.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS administradora e operadora do sistema Ferry-Boat,que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,mantem em operação nesta quarta (07) quatro embarcações, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Anna Nery, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada partida.A empresa matem duas embarcações, Pinheiro e Maria Bethânia,na reserva(stand by) prontas para entrarem em serviço e realizar viagens a qualquer momento caso seja necessário. Neste momento, o fluxo é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Para maior comodidade os usuários do sistema a empresa disponibiliza o serviço de Hora Marcada,apenas para travessias de veículos e seus condutores,e o serviço pode ser acessado através do site da empresa -internacionaltravessias .com- para reserva de passagens.
Mais informações,através do SAC da ITS pelo Tel. número 0800 028 2723 ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  07/08/2019



praias de Itaparica
foto - Prefeitura de Itaparica

Consórcio do Nordeste se reúne com embaixadores da Itália e da Espanha

Política 👀

Como presidente do órgão, Rui Costa conversou com o embaixador da Itália, Antônio Bernardini, e, logo depois, com o embaixador da Espanha, Fernando García Casas. Nas agendas, ele esteve acompanhado do secretário executivo do Consórcio, Carlos Gabas. Queremos promover um mapa de oportunidades para o Nordeste como um todo, conversando e apresentando nossa região", disse o governador da Bahia, destacando as áreas ambiental, de turismo, infraestrutural e de saúde.

Da Redação
foto - Camila Peres /Gov.BA
O governador da Bahia, Rui Costa, desembarcou em Brasília, nesta segunda-feira (5), para representar o Consórcio do Nordeste em encontros preparatórios da missão internacional na Europa, que ocorrerá em novembro. Como presidente do órgão, Rui conversou com o embaixador da Itália, Antônio Bernardini, e, logo depois, com o embaixador da Espanha, Fernando García Casas. Nas agendas, ele esteve acompanhado do secretário executivo do Consórcio, Carlos Gabas.
Na reunião com o embaixador italiano, Rui disse que o grupo de governadores quer iniciar a missão no país por uma agenda institucional com o governo e, em seguida, realizar encontros com empresários. "Queremos promover um mapa de oportunidades para o Nordeste como um todo, conversando e apresentando nossa região", disse o governador da Bahia, destacando as áreas ambiental, de turismo, infraestrutural e de saúde.
O objetivo é promover uma sinergia entre as áreas que a Itália quer investir e que os nove estados nordestinos têm interesse. "Há muito espaço comum para consensos", acrescentou Rui.
Bernardini adiantou a área de meio ambiente e energias renováveis como um ponto relevante para as empresas da Itália. Ele se colocou à disposição para definir os demais segmentos e ajudar na construção das agendas que farão parte da missão internacional. No turismo, Bernardini destacou que já existe uma conexão. Dados de 2016 mostram que mais de 100 mil italianos visitaram o Nordeste naquele ano.
Na mesma linha, o encontro com o embaixador espanhol permitiu a análise de parcerias que promovam o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, como o potencial do Nordeste para geração de energia limpa. García Casas assinalou que a Espanha é parceira histórica do Brasil e prevê bons negócios para a missão de novembro.
Nesta segunda (5), o governador da Bahia ainda visita o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.
Com informações da Seinfra BA 07/08/2019

Floresta Amazônica com a carência de Fósforo fica mais sensível às mudanças do clima

Meio Ambiente  🌱

Em artigo publicado na revista Nature Geoscience nesta segunda-feira (05/8), um grupo de pesquisadores liderado pelo ecólogo David Lapola, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra que o solo pobre em fósforo da floresta pode impedir as árvores de reagir ao aumento de gás carbônico atmosférico associado às mudanças climáticas.

Por Rafael Garcia - Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Dentre os diversos fatores que influenciarão o modo como a Amazônia vai reagir às mudanças climáticas está a escassez do elemento fósforo na floresta. Esta foi a conclusão de um estudo que realizou simulações usando 14 modelos computacionais de vegetação para entender o que acontecerá com as árvores da região.
Em artigo publicado na revista Nature Geoscience nesta segunda-feira (05/8), um grupo de pesquisadores liderado pelo ecólogo David Lapola, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra que o solo pobre em fósforo da floresta pode impedir as árvores de reagir ao aumento de gás carbônico atmosférico associado às mudanças climáticas.
Calcular qual será a reação da cobertura vegetal com a mudança do clima é um dos pontos centrais para estimar o impacto do aquecimento global no Brasil. Uma possibilidade considerada pelos pesquisadores é a de que, submetida a estresse hídrico, a floresta tende a encolher, dando espaço para o avanço de uma vegetação mais típica de Cerrado.
A hipótese da “savanização”, como ficou conhecida, perdeu um pouco de força depois que alguns experimentos em regiões temperadas mostraram que plantas podem ser capazes de superar as dificuldades a serem impostas pela mudança climática. Apesar de as simulações preverem um ambiente mais inóspito para muitas espécies de árvores nas próximas décadas, a maior concentração de gás carbônico (CO2) no ar – uma das causas do aquecimento global – traz algo de bom para as espécies vegetais.
O carbono é um dos principais elementos com o qual as plantas constroem a si próprias, e uma concentração maior disponível na atmosfera poderia ajudá-las a crescer sem gastar muita energia.
Uma classe de experimentos chamada Free-Air Carbon Dioxide Enrichment (Face) indicou que, nas florestas de clima temperado, esse efeito benéfico do CO2 provavelmente vai ajudar árvores a se adaptarem ao novo clima que enfrentarão. Para saber se essa premissa é válida também para florestas tropicais, um consórcio internacional liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) planejou um experimento similar a ser realizado ao norte de Manaus.
A proposta do Amazon-Face consiste essencialmente em borrifar um grande volume de CO2 sobre algumas parcelas de floresta para estudar como as árvores ali reagem a uma maior concentração de carbono no ar. Ainda em fase de implementação, o experimento requer grande preparo, sobretudo o conhecimento de como a floresta se comporta em condições naturais.
Foi em busca de fatores que podem influenciar mais a reação da floresta à mudança climática que pesquisadores do projeto decidiram simular em computador a dinâmica do fluxo de carbono e nutrientes das árvores. No caso, computaram o ciclo de carbono, fósforo e nitrogênio para entender quais medições serão as mais importantes na futura interpretação dos experimentos.
Lapola conta que um experimento nos Estados Unidos verificou, nos primeiros anos após o aumento de CO2, um efeito positivo para as plantas. Mas depois disso o nitrogênio escasso no solo se tornou limitante, a despeito do carbono abundante. “É um bom exemplo do que pode acontecer na Amazônia com a falta de fósforo”, afirma.
Já se suspeitava que o fósforo, por ser escasso na maior parte da extensão de solo amazônico, seria uma peça fundamental no estudo. Ao longo das eras, as árvores da região superaram essa limitação, mas, com a velocidade da mudança climática, o tempo para o surgimento de novas adaptações evolutivas é curto.
“A ciência ainda sabe muito pouco sobre como as plantas da região fazem para burlar essa limitação de fósforo”, diz Lapola. “Muitas árvores em florestas tropicais – incluindo as da Amazônia – obtêm fósforo por meio de interação com fungos. A planta dá açúcar para o fungo, que fornece nutrientes para a planta. Mas não sabemos, por exemplo, se os fungos preservarão sua habilidade de desmineralizar fósforo do solo no contexto de mudança climática.”
Por ora, entram em cena as simulações de computador. Dos 14 modelos matemáticos usados pelos cientistas do Amazon-Face para esse estudo, três consideravam apenas o ciclo de carbono e cinco também levavam em conta o nitrogênio. Outros seis incluíam o fósforo. Quando comparados uns com os outros, os resultados indicaram que a escassez de fósforo dos solos amazônicos comprometeria em cerca de 50% a capacidade das árvores de absorver o carbono extra que estará no ar.
As simulações, contudo, apresentaram grande variação. Medindo a produtividade líquida das plantas em gramas (g) de carbono absorvidos por metro quadrado a cada ano e considerando um cenário de alta concentração de CO2 no ar, as árvores chegariam a um valor de cerca de 160 g. Quando a escassez de fósforo era considerada na equação, porém, esse valor caía. Alguns modelos indicaram uma queda pequena, para 142 g. Outros sugeriram uma queda drástica, para 16 gramas.
A incerteza contida no resultado da pesquisa, diz Lapola, é um incentivo a mais para os pesquisadores levarem adiante o experimento de grande escala do Amazon-Face. O fósforo deverá ser o fiel da balança na hora de determinar como a Amazônia vai reagir à crise do clima. Um aspecto do estudo do grupo de Lapola é indicar que, em um cenário de mudança climática, as árvores amazônicas teriam reduzida sua capacidade de transformar a energia da fotossíntese em biomassa.
“De maneira geral, embora isso não seja exatamente um resultado ruim para a floresta amazônica, é um resultado ruim para o clima global”, afirma Marcos Heil Costa, líder do Grupo de Pesquisa em Interação Atmosfera-Biosfera da Universidade Federal de Viçosa (UFV). “Os resultados sugerem que a floresta amazônica teria um papel menos importante para sequestrar o carbono emitido pela humanidade por meio da queima de combustíveis fósseis, dificultando cada vez mais estabilizar a concentração de CO2 atmosférico.”
Para Costa, os resultados do Face na Amazônia trariam grande contribuição para lidar com a questão da savanização, mas esta depende também de variáveis como o aumento da duração da estação seca, o total anual de chuvas e a frequência de incêndios, que não estão diretamente ligados à fisiologia das plantas.

Megaprojeto
O Amazon-Face começou em 2014 como um projeto estratégico articulado dentro do então Ministério da Ciência e Tecnologia. Em sua fase 1, antes da construção das primeiras torres de emissão de CO2, o programa teve apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A FAPESP ajudou com auxílio à pesquisa do programa Jovem Pesquisador e um financiamento para mobilidade em colaboração com o Oak Ridge National Laboratory, que tem ampla experiência nesse tipo de experimento.
A estrutura do projeto em sua versão completa prevê a realização do experimento, que ainda não começou, em seis parcelas de floresta circulares, de 30 metros (m) de diâmetro. Em torno de cada uma delas, devem ser construídas 16 torres emissoras de CO2, cada uma com 30 m de altura. Todas são conectadas a um tanque de 50 toneladas de CO2 líquido que as abastecerá e permitirá aumentar a concentração de carbono da área.
Dentro de cada parcela uma torre com instrumentação científica realizará medições atmosféricas e de condições do solo. A concepção original do projeto previa um orçamento inicial de US$ 88 milhões. Com a crise econômica e o escasseamento das verbas federais de pesquisa em 2016, o Face atrasou.
Das seis torres de medição previstas, apenas duas foram construídas e produziram dados por três anos. As simulações descritas agora na Nature Geoscience são parte do projeto e vão subsidiar a análise de resultados mais tarde. O restante da infraestrutura ainda aguarda financiamento.
Um experimento menor que o grupo está realizando no local é testar a reação de árvores jovens, com até 3 m de altura, a um aumento na concentração de CO2. “Nós instalamos no sub-bosque algumas câmaras pequenas, que parecem estufas, com 3 m de altura, para estudar como as arvoretas reagem a um aumento de 50% na concentração de carbono”, conta Lapola. “É importante saber como elas vão se comportar também, porque essas são as árvores que, depois de crescer, dominam o dossel da floresta.”
Fonte - Revista Amazônia  06/08/2019

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Dubai aumenta o numero de usuários do transporte público

Mobilidade  🚌  🚇

O número médio de passageiros transportados nos diversos sistemas de transporte público nos seis(06) primeiros meses de 2019, foi de 1,618 milhão de passageiros.Os números foram comemorados pela RTA, que diz está se empenhando para melhorar e aumentar a atratividade dos transportes públicos em toda Dubai,cidade que possui um numero muito alto de veículos particulares.

Da Redação
foto - ilustração/dubaimetro
A cidade de Dubai registrou um aumento de 6,5% ,equivalente a 277,91 milhões de passageiros que usaram o transporte público durante o período dos seis (06) primeiros meses de 2019.Nos números estão também incluídos o compartilhamento e os táxis.
O número médio de passageiros transportados nos diversos sistemas de transporte público nos seis(06) primeiros meses de 2019, foi de 1,618 milhão de passageiros.
Os números foram comemorados pela RTA(Autoridade de Transportes), que diz está se empenhando para melhorar e aumentar a atratividade dos transportes públicos em toda Dubai,cidade que possui um numero muito alto de veículos particulares.
A RTA está ampliando o alcance da rede de transporte público,alem de desenvolver soluções para deslocamentos,criar infraestruturas adequadas para pedestres e ciclistas e usando tecnologia para melhora a eficiência dos sistemas de transporte público.Também criou políticas para limitar a dependência do transporte individual oferecendo outros meios de transporte,o transporte público, compartilhado,e também o sistema de transporte marítimo da cidade.
O mês de março foi o que apresentou o maior movimento,sendo transportados um total de 53.198 milhões de passageiros,com 34% no Metrô,30% nos táxis e 27% nos ônibus.
Pregopontocom  06/08/2019

Empresas interessadas na nova rodoviária de Salvador apresentam proposta à Agerba

Infraestrutura/Transportes  🚌 🚄  🚇

No auditório da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), nesta manhã, foram abertos os envelopes das empresas interessadas no projeto, e nos quais constavam a documentação e propostas de preços para as obras.

Da Redação
Divulgação
O processo de concessão que definirá a empresa responsável pela construção e operação da nova rodoviária de Salvador avançou mais uma etapa nesta terça-feira (6). No auditório da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), nesta manhã, foram abertos os envelopes das empresas interessadas no projeto, e nos quais constavam a documentação e propostas de preços para as obras.
A Comissão Permanente de Licitação da Agerba recebeu uma única proposta para construir e administrar o equipamento, apresentada pelo Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador, formado pelas empresas Sinart e AJJ Participações. Na ocasião, foram abertos os envelopes de proposta econômica e garantia de propostas. A sessão foi suspensa para análise da proposta econômica.
De acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, a comissão irá analisar a proposta econômica nos próximos dias e um edital será publicado no Diário Oficial com uma nova data para abertura do envelope de habilitação da empresa. “A documentação estando correta, a empresa será adjudicada e faremos o contrato. Logo em seguida, a empresa começará a administrar o atual Terminal Rodoviário de Salvador e terá 30 meses para construir e entregar o novo terminal. No mesmo período, será entregue a obra da nova estação do metrô, do tramo 3, que também estão com obras a serem iniciadas”.
Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é de que a assinatura com a empresa responsável pela obra do terminal rodoviário deve ser realizada no mês de setembro, caso não ocorra nenhum tipo de atraso no processo licitatório.
O novo Terminal Rodoviário de Salvador, que ficará localizado em Águas Claras, contará com investimento de R$ 120 milhões. O terminal será multimodal com integração entre a futura estação do metrô de Águas Claras, o VLT e o terminal de ônibus urbanos e metropolitanos. A previsão é de que 39 mil passageiros circulem diariamente na nova rodoviária.
Com informações da Seinfra BA  06/08/2019

Chineses querem investir na interligação do Metrô de Teresina à Transnordestina

Transportes sobre trilhos  🚄

Segundo o Gov. Wellington Dias o presidente da China Railway Construction Corporation (CRCC), Chen FengJian,um dos maiores grupos de construção ferroviária da China,demonstrou interesse em investir em projetos de infraestrutura do Piauí, em especial no Metrô de Teresina e na interligação entre as cidades, da capital à ferrovia Transnordestina, em Eliseu Martins, no sul do estado.

Meio Norte
foto - ilustração/arquivo
Nesta segunda-feira (5), no primeiro dia de reuniões da missão internacional à China, o governador Wellington Dias (PT) esteve com o presidente da China Railway Construction Corporation (CRCC), Chen FengJian, que demonstrou interesse em investir em projetos de infraestrutura do Piauí, em especial no Metrô de Teresina e na interligação entre as cidades, da capital à ferrovia Transnordestina, em Eliseu Martins, no sul do estado.
"Estamos bastante satisfeitos com o primeiro dia de nossa missão à China. Hoje (ontem participamos de reuniões importantes e promissoras para o Piauí. Um delas foi com o senhor Chen FengJian, presidente do grupo CRCC, um dos maiores grupos de construção ferroviária da China, que manifestou interesse na expansão do Metrô de Teresina", afirmou Wellington Dias.
"A visita dos governadores demonstra o real interesse para fortalecer a relação bilateral entre Brasil e China e a confiança da cooperação comercial. Nós, da CRCC e CR20, considerarmos o Brasil, como um mercado promissor para investimentos", destacou FengJian.
A missão internacional à China inciou com a participação do governador Wellington Dias no seminário Doing Business, (Fazendo Negócios), quando apresentou o potencial e os projetos do Piauí.
Junto com o governador Wellington Dias, estão o secretário deGoverno, Osmar Júnior, o secretário de Mineração Wilson Brandão e a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.
"Hoje (ontem) em uma agenda aqui com o Governo da China nós tivemos uma receptividade muito forte para a organização de um escritório no consórcio dos Estados do Nordeste, com o Piauí presente, na China, provavelmente na cidade de Shanghai e isso vai estreitar a relação comercial, de investimentos. Isso é importante para gerar mais emprego e mais desenvolvimento para o Piauí. Há uma negociação dentro dos 9 estados e Shanghai apresenta a melhor proposta e é com base nisso que certamente devemos fazer a escolha", falou o governador.
Segundo Wellington Dias, a relação do Brasil com a China será cada vez mais estreita.
"A relação do Brasil com a China foi durante muito tempo centrada no comércio, o Brasil consumindo produtos da China e vendendo produtos para a China. O Piauí por exemplo, a China já é o maior importador de produtos nossos, principalmente a soja, o milho e nós também consumimos produtos da China, agora nós temos uma outra oportunidade que é de trabalhar as condições de ampliar investimentos diretos e eu creio que isso é a grande novidade para o Piauí", disse.
"Iniciamos a nossa missão na China em reunião com o Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT). O órgão estatal representa os interesses de 200 mil empresas chinesas, agindo como uma ponte para negócios com estrangeiros. Uma reunião muito positiva que traz abertura para novas oportunidades durante toda essa semana de negociações", acrescentou Wellington Dias.
Dias falou também sobre o convite feito para participar de evento com investidores chineses que ocorrerá ainda este ano no Brasil.
"Eu recebi esse convite de membros da CCPIT e acredito que a participação do Piauí nesse evento é de fundamental importância para estreitar relacionamentos, e mais do que isso, viabilizar negócios de interesse dos dois lados, da China, em nossa região e do Piauí para a China, aproveitando a oportunidade fiz uma proposta para que, nessa visita ao Brasil, eles pudessem incluir uma agenda com o Consórcio Nordeste onde o objetivo é de estreitar os relacionamentos da região nordeste com a China, com investidores e com o próprio governo", ressaltou o governador.
Em segunda agenda no país, Wellington Dias apresentou em almoço a executivos e empresários chineses a carteira de potencialidades do Piauí e logo em seguida se reuniu em grupos isolados que demonstraram interesse na carteira.
"Nossa apresentação despertou um grande interesse. A partir desses encontros aqui na China queremos despertar a confiança e o interesse para investidores ampliarem seus negócios da China no estado do Piauí. Aqui pelo menos três empresas manifestaram interesse de se aprofundarem na área de transportes relacionadas ao porto e na possibilidade de nos ajudar nos estudos para integrar Teresina à Trasnordestina. Há empresas que já conhecem com mais profundidade a Transnordestina e compreendem a sua importância. Outras empresas também manifestaram interesse junto ao nosso VLT que exige um investimento para mais 30 km dentro de Teresina. Então, eu saio dessa reunião hoje bastante animado, porque as empresas já estão fazendo agendamentos e já irão ao Piauí nesse evento de agosto e outras estão agendando visitas em todo o decorrer do ano", complementou Dias.
Fonte - Revista Ferroviária  06/08/2019

Salvador ganha novo voo nacional,destino Fortaleza

Turismo 

A nova frequência parte de Salvador sempre às 15h30, chegando a Fortaleza às 17h20. Já no sentido contrário, as saídas da capital cearense ocorrem às 13h15, chegando a Salvador às 15h.Este voo é resultado do pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, lançado em julho pelo Governo do Estado.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
A partir desta segunda-feira (5), Salvador passou ter mais um voo diário para Fortaleza, operado pela Gol Linhas Aéreas. A nova frequência parte de Salvador sempre às 15h30, chegando a Fortaleza às 17h20. Já no sentido contrário, as saídas da capital cearense ocorrem às 13h15, chegando a Salvador às 15h.
Este voo é resultado do pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, lançado em julho pelo Governo do Estado, visando à implantação de 161 voos, por meio das companhias Azul, Gol e Passaredo, com frequência semanal para o interior e para outros estados.
O decreto 19.116/2019 prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a que farão jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.
Com informações da Secom BA  05/08/2019

Reunião do Movimento Pró VLT Cuiabá acontecerá em 12 agosto

Transportes sobre trilhos  🚄

O Movimento Pró VLT promove, no dia 12 de agosto, às 10h30, nova reunião para discutir o tema. Segundo o grupo, que tem como uma das suas preocupações as protelações constantes sobre o reinício das obras do VLT em Cuiabá, o governo do Estado de Mato Grosso não pode mais ficar adiando indefinidamente a data do reinício das obras. 

Abifer

Contando com as presenças do presidente da ABIFER, Vicente Abate, do coordenador do Movimento Pró VLT, Vicente Vuolo e do ex-gerente de Contrato do Consórcio VLT, Fernando Orsini, o Movimento Pró VLT promove, no dia 12 de agosto, às 10h30, nova reunião para discutir o tema. Segundo o grupo, que tem como uma das suas preocupações as protelações constantes sobre o reinício das obras do VLT em Cuiabá, o governo do Estado de Mato Grosso não pode mais ficar adiando indefinidamente a data do reinício das obras. O Movimento Pró VLT tem trabalhado de forma transparente e suprapartidária, no sentido de incentivar a implantação do VLT em Cuiabá e outras cidades do Mato Grosso.
O encontro será no Auditório do CREA-MT, na Avenida Rubens de Mendonça, 491, Bairro Araés, em Cuiabá/MT.
Fonte - Abifer  05/08/2019

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Obras no Terminal de ônibus Aeroporto vão permitir circulação de 200 mil usuários diariamente

Mobilidade  🚌 🚇

Os serviços vão permitir a ampliação do número de baías de ônibus, que atualmente são 13 e comportam 36 linhas de coletivos. O número de usuários será ampliado dos atuais 100 mil para 200 mil diariamente.Ao fim da obra, o equipamento terá 21 baías para receber mais de 50 linhas de ônibus entre metropolitanos e urbanos.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
As obras de ampliação do Terminal Aeroporto foram iniciadas no último sábado (3) e devem durar seis meses. Enquanto as intervenções são executadas, as linhas de ônibus que realizavam embarque e desembarque de passageiros na Plataforma A foram deslocadas para a Rua Gerino de Souza Filho, que fica atrás do terminal. Os serviços vão permitir a ampliação do número de baías de ônibus, que atualmente são 13 e comportam 36 linhas de coletivos. O número de usuários será ampliado dos atuais 100 mil para 200 mil diariamente.
Ao fim da obra, o equipamento terá 21 baías para receber mais de 50 linhas de ônibus entre metropolitanos e urbanos. O espaço de área construída irá saltar dos atuais 3 mil metros quadrados para 7,9 mil metros quadrados. A superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, sinaliza a necessidade do aumento na capacidade de atendimento à população.
“Essa obra prevê a ampliação para dar maior conforto à população, em especial aos passageiros metropolitanos. O terminal facilita a integração das linhas com o sistema do metrô. Com isso, teremos as 21 baías cobertas e a ampliação da área para os usuários e o comércio. Existe uma demanda das comunidades do entorno do terminal, como os moradores de Itinga, que nos solicitam a instalação de pontos comerciais nesta área, a exemplo de farmácias e lanchonetes”, explica Grace Gomes.
Ainda de acordo com a superintendente, um balcão de informações foi implantado para minimizar o impacto das obras, além de placas que sinalizam as mudanças e indicam a localização do novo ponto de embarque e desembarque da Plataforma A.
“Também faremos a retirada do monumento da entrada de Lauro de Freitas, porque o Terminal Aeroporto irá crescer até o limite entre Lauro de Freitas e Salvador. O monumento será instalado novamente no fim da obra. A plataforma A é justamente o espaço que será coberto e, por isso, realocamos o seu ponto de embarque e desembarque. Fizemos o estudo de impacto das obras e adotamos todas as medidas para que a população não seja prejudicada nesta fase”, acrescenta.
Para reforçar a segurança dos pedestres na área de travessia entre o Terminal e a rua Gerino de Souza Filho, uma lombofaixa foi implantada. Durante o período de obras, o funcionamento do terminal seguirá normalmente, das 4h45 à 1h da manhã.
O motorista Aildo Tavares faz a linha Vilas do Atlântico x Terminal Aeroporto diariamente e revela que a área do terminal já estava pequena para as manobras dos ônibus. “Tinha pontos aqui que ficavam expostos à chuva e todo mundo se molhava. Outro transtorno é quando a gente precisa estacionar e tem muitos ônibus. Com essa obra, a gente acredita que só tem a melhorar para todo mundo”.
Com informações da Secom BA  05/08/2019

Travessia marítima entre Salvador e Itaparica pelo Ferry-Boat tem movimento tranquilo nesta segunda (05)

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta segunda(05) com quatro embarcações na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica.O movimento é tranquilo nos dois sentidos.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e  ilha de Itaparica,mantém 4 embarcações em operação nesta segunda (05), Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Anna Nery, com saídas sempre nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada partida,segundo a ITS administradora e operadora do sistema.. As embarcações Pinheiro e Maria Bethânia estão na reserva (stand by) e poderão realizar viagens a qualquer momento caso seja necessário.O fluxo até o momento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Mais informações poderão ser obtidas através do SAC(ITS) pelo Tel  
número 0800 028 2723,ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  05/08/2019

Desabafo

Ponto de Vista  🔍

Como classificar o comparecimento de alguns dirigentes (felizmente não muitos) a uma pajelança governamental montada para comunicar a abolição de normas regulamentadoras do trabalho e a modificação para pior de todas elas? Um governo que cavalgou para sua eleição o desarranjo provocado pela recessão e por Temer, pela terceirização anarquizada e pela deforma trabalhista e anda escondendo sua incapacidade em criar empregos e garantir salários.Um governo que patrocinou a PEC contra a aposentadoria, lesiva aos trabalhadores mais pobres, às mulheres e aos idosos.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João G.Varagas Netto
Sindicalmente falando alguém pode ter ilusões com o governo Bolsonaro?
Um governo que em seu primeiro dia extinguiu o ministério do Trabalho e transferiu suas principais atribuições ao patronato sob a batuta do famigerado Rogério Marinho.
Um governo que cavalgou para sua eleição o desarranjo provocado pela recessão e por Temer, pela terceirização anarquizada e pela deforma trabalhista e anda escondendo sua incapacidade em criar empregos e garantir salários.
Um governo que patrocinou a PEC contra a aposentadoria, lesiva aos trabalhadores mais pobres, às mulheres e aos idosos.
Um governo que alimenta os baixos instintos animais do empresariado lumpen, despreza os sindicatos e os sindicalistas (até hoje não respondeu à carta das centrais), confunde direitos com submissão e defende o trabalho escravo como se estivéssemos no século XIX.
Um governo que edita medidas provisórias em cascata contra os direitos dos trabalhadores e contra os direitos sindicais e só não fez mais maldades porque governou apenas 200 dias.
Em suma, um governo que é o pior de todos os tempos sindicalmente falando e sobre o qual não se pode ter ilusões.
Pois bem, é triste de se dizer, mas há dirigentes sindicais, ativistas sindicais e trabalhadores de base que acalentam tais ilusões. Elas vão se desfazendo a cada dia, mas também a cada dia a esperteza e a velhacaria vão criando novas.
Como classificar o comparecimento de alguns dirigentes (felizmente não muitos) a uma pajelança governamental montada para comunicar a abolição de normas regulamentadoras do trabalho e a modificação para pior de todas elas?
Sobraram ilusões devidas a uma participação perfunctória de alguns trabalhadores – controlados por quem? – e à aquiescência soberba e hipócrita do carrasco Rogério Marinho ao conversar com alguns dirigentes para lhes amedrontar sem atender, no mínimo que seja, as demandas que fizeram.
Os dirigentes sindicais que foram ao convescote mesmo sem ser convidados formalmente a tempo e a hora, é triste dizê-lo, bateram palma para doido dançar. E o que é pior, entraram na dança que lhes embaraçou as pernas e deixou suas bundas descobertas.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político e consultor sindical
Fonte - Portogente  05/08/2019