Os serviços vão permitir a ampliação do número de baías de ônibus, que atualmente são 13 e comportam 36 linhas de coletivos. O número de usuários será ampliado dos atuais 100 mil para 200 mil diariamente.Ao fim da obra, o equipamento terá 21 baías para receber mais de 50 linhas de ônibus entre metropolitanos e urbanos.
Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom |
Ao fim da obra, o equipamento terá 21 baías para receber mais de 50 linhas de ônibus entre metropolitanos e urbanos. O espaço de área construída irá saltar dos atuais 3 mil metros quadrados para 7,9 mil metros quadrados. A superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, sinaliza a necessidade do aumento na capacidade de atendimento à população.
“Essa obra prevê a ampliação para dar maior conforto à população, em especial aos passageiros metropolitanos. O terminal facilita a integração das linhas com o sistema do metrô. Com isso, teremos as 21 baías cobertas e a ampliação da área para os usuários e o comércio. Existe uma demanda das comunidades do entorno do terminal, como os moradores de Itinga, que nos solicitam a instalação de pontos comerciais nesta área, a exemplo de farmácias e lanchonetes”, explica Grace Gomes.
Ainda de acordo com a superintendente, um balcão de informações foi implantado para minimizar o impacto das obras, além de placas que sinalizam as mudanças e indicam a localização do novo ponto de embarque e desembarque da Plataforma A.
“Também faremos a retirada do monumento da entrada de Lauro de Freitas, porque o Terminal Aeroporto irá crescer até o limite entre Lauro de Freitas e Salvador. O monumento será instalado novamente no fim da obra. A plataforma A é justamente o espaço que será coberto e, por isso, realocamos o seu ponto de embarque e desembarque. Fizemos o estudo de impacto das obras e adotamos todas as medidas para que a população não seja prejudicada nesta fase”, acrescenta.
Para reforçar a segurança dos pedestres na área de travessia entre o Terminal e a rua Gerino de Souza Filho, uma lombofaixa foi implantada. Durante o período de obras, o funcionamento do terminal seguirá normalmente, das 4h45 à 1h da manhã.
O motorista Aildo Tavares faz a linha Vilas do Atlântico x Terminal Aeroporto diariamente e revela que a área do terminal já estava pequena para as manobras dos ônibus. “Tinha pontos aqui que ficavam expostos à chuva e todo mundo se molhava. Outro transtorno é quando a gente precisa estacionar e tem muitos ônibus. Com essa obra, a gente acredita que só tem a melhorar para todo mundo”.
Com informações da Secom BA 05/08/2019
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