sábado, 10 de julho de 2021

A Alstom vai construir mais 19 trens com pneus de borracha para o Metrô Paris

Boletim  Informativo - Transportes sobre trilhos  🚇

A Alstom vai construir 19 trens MP14 com pneus de borracha  para a Linha 11 do Metrô de Paris. No valor de 132 milhões de euros os novos trens fazem parte do contrato MP14 assinado em março de 2015 para um total de 217 composições, que serão fornecidos ao longo de 15 anos. O valor total do negócio é de  € 2 bilhões. O  pedido dos 19 trens é totalmente financiado pela Île-de-France Mobility, e a frota será operada pela Autoridade de Transporte de Paris (RATP). As composições de metrô MP14 irão chegar de maneira progressiva nas linhas 14, 11 e 4 e irá contribuir para a melhoria do dia a dia de  milhares de passageiros em Paris e na região de Île-de-France. disse o presidente da Alstom França, Sr. Jean-Baptiste Eyméoud. A construção das composições começou no último trimestre de 2020 e os testes começarão na rede RATP neste verão.Os novos trens terão frenagem regenerativa e reduzirão os níveis de ruído na Linha 11 em 40%. Eles terão uma melhor acessibilidade devido a espaços maiores em volta das portas e são equipados com assentos projetados para a melhoria do fluxo de passageiros e a capacidade dos trens. 



foto - ilustração/arquivo


sexta-feira, 9 de julho de 2021

Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera nesta sexta até as 21h30

Boletim Informativo  - Ferry-Boat  🚢

O sistema  Ferry-Boat  nesta sexta(09),estará funcionando até às 21h30. A partir do Terminal São Joaquim, os horários de saída são: 05h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30; e a partir do Terminal Bom Despacho, 05h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30. Nesta sexta-feira, o sistema opera com 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro e Rio Paraguaçu. O movimento tem fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.

foto - ilustração/arquivo


quinta-feira, 8 de julho de 2021

Terminal Portuário: ENSEADA obtém licença definitiva para operações de exportação de minério de ferro

Infraestrutura 🚢

O documento emitido pela ANTAQ é válido por 25 anos e prevê que o ENSEADA armazene e movimente granéis minerais (minério de ferro), cargas gerais e equipamentos de grandes dimensões, a exemplo de torres e pás eólicas, além de ampliar a área do terminal portuário para 740 mil metros quadrados, transformando o ENSEADA em um dos maiores portos em operação do Nordeste.

Da Redação
O complexo naval, industrial e logístico ENSEADA obteve hoje (07/07) a licença definitiva para operar como porto no escoamento de minério de ferro, ampliando os negócios para além do setor naval e industrial. O ato ocorreu na sede do Ministério da Infraestrutura, em Brasília. O documento emitido pela ANTAQ é válido por 25 anos e prevê que o ENSEADA armazene e movimente granéis minerais (minério de ferro), cargas gerais e equipamentos de grandes dimensões, a exemplo de torres e pás eólicas, além de ampliar a área do terminal portuário para 740 mil metros quadrados, transformando o ENSEADA em um dos maiores portos em operação do Nordeste.
Localizado em Maragogipe, no recôncavo Baiano, o Terminal de Uso Privado do Enseada (TUP ENSEADA) possui águas abrigadas, calado profundo e localização privilegiada, o que garante segurança e eficiência superiores em movimentações de cargas. O TUP ENSEADA iniciou suas operações em 2020 e em menos de um ano já armazenou e movimentou 308 mil toneladas de minérios oriundos de minas da Bahia. “Foram sete carregamentos de 44 mil toneladas cada realizados com pleno êxito por nossa equipe, o que já nos coloca como o maior porto de minério em operação na Bahia”, revela Mário Moura.
Nos últimos anos, o ENSEADA passou por um reposicionamento estratégico, ampliando sua atuação para além da vocação naval e industrial. Hoje a empresa baiana oferece soluções integradas de engenharia para projetos navais e offshore, industriais e logísticos-portuários. Para Maurício Almeida, presidente do ENSEADA, a empresa mantém sua vocação de construção de projetos offshore e industriais, mas agora também passa a atuar no segmento portuário, tornando-se um player relevante para o setor. A licença marca a conclusão de um longo processo de quase três anos de trabalho com foco na diversificação dos negócios do ENSEADA, para além do setor de construção naval e offshore. 
O presidente da Enseada ressaltou que  hoje oferece as suas instalações para a indústria nacional, em uma agenda industrial convergente e competitiva, que resultará em criação de valor para a empresa e clientes. Além disso, implementará uma nova rota para exportação das comodities da Bahia gerando desenvolvimento e oportunidades para a região do recôncavo. 
Com informações da Seinfra BA  08/07/2021

Lançado edital de licitação do serviço de ferry-boat no Maranhão

Transporte aquaviário  🚢

O edital de licitação, cujo objeto é a Concessão do Serviço Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal de Passageiros, Cargas e Automóveis de Navegação Marítima entre o Terminal da Ponta da Espera e o Terminal do Cujupe, foi elaborado pelos setores técnicos da MOB, a partir da contribuição da sociedade, através da audiência pública, dos apontamentos e notificações da Capitania dos Portos, Ministério Público, Vigilância Sanitária e Procon a fim de melhorar a qualidade do serviço. 

Da Redação
Divulgação - Ag, de Notícias/Gov. Maranhão
O Governo do Maranhão, através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), publicou o edital de Concorrência Pública nº 001/2021- CSL/ MOB, cujo objeto é a Concessão do Serviço Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal de Passageiros, Cargas e Automóveis de Navegação Marítima entre o Terminal da Ponta da Espera e o Terminal do Cujupe. O edital foi publicado no site do Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da MOB, no dia 2 de julho de 2021. E ainda, no Diário Oficial da União (DOU) e no jornal nacional O Estado de São Paulo e no estadual O Imparcial, no dia 05 de julho. Serão licitados dois lotes com direito de concessão de, no mínimo, 20 anos, prorrogável por igual período, no tipo concorrência de melhor oferta de pagamento pela outorga após qualificação de proposta técnica. Todos os requisitos legais atinentes foram contemplados, assim como as expectativas sociais, realizados por meio de Audiência Pública no dia 18 de março de 2021, às 14h, por videoconferência em decorrência da pandemia do coronavirus (Covid-19).

Marco histórico
O edital de licitação para a Concessão do Serviço Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal de Passageiros, Cargas e Automóveis de Navegação Marítima entre o Terminal da Ponta da Espera e o Terminal do Cujupe é um marco histórico para o Maranhão, visto as necessidades dos usuários que utilizam o serviço do ferry-boat no estado. “Com o lançamento do edital de licitação iremos idealizar um compromisso do Governo do Estado, como todos os maranhenses, sobretudo, com os que residem e trabalham na Baixada, garantindo mais acessibilidade e desenvolvimento econômico e social para o Maranhão”, concluiu Daniel Carvalho, presidente da MOB.

Melhorias
O edital de licitação foi elaborado pelos setores técnicos da MOB, a partir da contribuição da sociedade, através da audiência pública, dos apontamentos e notificações da Capitania dos Portos, Ministério Público, Vigilância Sanitária e Procon a fim de melhorar a qualidade do serviço. A abertura de sessão acontecerá no dia 26 de agosto de 2021, data em que as empresas poderão se inscrever no edital que está disponível no site da MOB. As empresas interessadas terão um prazo de 45 dias para realizar a inscrição.
Com informações do Gov. do Maranhão/Agência de Notìcias  08/07/2021

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com 5 embarcações nesta quinta(08)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

Nesta quinta-feira,(08) o sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com 5 embarcações, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Ivete Sangalo. O movimento está  tranquilo para veículos e tranquilo para embarque de passageiros nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. O serviço funciona das 5h às 21h30 nesta quinta-feira (08). A partir do Terminal São Joaquim, os horários de saída são: 05h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30; e a partir do Terminal Bom Despacho, 05h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30. 


foto - ilustração/arquivo


Estação do VLT da Praça XV no Rio terá acesso por catracas

Transportes sobre trilhos  🚄

A mudança acontece foi implementada na segunda-feira, dia 05/07. Quando os passageiros encostarem o cartão no local indicado para validação, aparecerá uma mensagem “Já validado”, ou seja, não haverá alteração no procedimento de fiscalização.

Diário do Rio de Janeiro*
foto?Reprodução
A estação Praça XV do VLT Carioca, agora terá validação antes do embarque por meio de catracas, que ficarão localizadas na área externa da plataforma. A mudança acontece foi implementada na segunda-feira, dia 05/07. Quando os passageiros encostarem o cartão no local indicado para validação, aparecerá uma mensagem “Já validado”, ou seja, não haverá alteração no procedimento de fiscalização. Caso haja necessidade, o usuário ainda deverá apresentar o cartão ao agente interno que circula nos trens. O novo modelo é valido apenas para a estação Praça XV. Nas demais paradas do VLT o pagamento ainda deve ser feito no ato do embarque, dentro dos trens.
*https://diariodorio.com/estacao-do-vlt-da-praca-xv-tera-acesso-por-catracas/
Fonte - Revista Ferroviária  08/07/2021

CPTM: Ferroviários confirmam greve para o dia 15 de julho por direitos

Transportes sobre trilhos    🚂🚃🚃🚃

A decisão foi tomada em assembleias e deve atingir todas as linhas da CPTM. “Reunimos a categoria em assembleias em cada sede seguindo todos os protocolos de segurança de saúde e os trabalhadores, cansados do descaso da empresa, decidiram dar um basta nessa situação.

Portogente
foto - divulgação
O Sindicato da Sorocabana, em conjunto com os Sindicatos de São Paulo e dos Engenheiros de São Paulo, anuncia que os Ferroviários da CPTM vão parar a partir da 0 hora do dia 15 de julho. A decisão foi tomada em assembleias e deve atingir todas as linhas da CPTM. “Reunimos a categoria em assembleias em cada sede seguindo todos os protocolos de segurança de saúde e os trabalhadores, cansados do descaso da empresa, decidiram dar um basta nessa situação. Estamos em estado de greve desde o dia 1º de abril, depois do calote que sofremos em relação ao PPR. Agora, a empresa também não aceita as cláusulas econômicas propostas para o ACT 21/22”, explica José Claudinei Messias, presidente interino do Sindicato da Sorocabana. A CPTM insiste em reajuste zero nas negociações há dois anos e, agora no ACT 21/22, atrasando a data-base da proposta e colocando em risco a saúde financeira dos ferroviários. “Como a categoria pode trabalhar tranquila se não há garantias de que receberá recuperação das perdas salariais? O que a CPTM está fazendo é desrespeitoso e mostra o quanto os ferroviários representam somente números para a empresa e é hora de dar um basta!”, afirma Messias. Além disso, no que diz respeito ao pagamento do PPR 2020, os ferroviários estão indignados com o tratamento recebido da empresa. A CPTM não aceitou o acordo proposto pelo Ministério Público para a liquidação da dívida do PPR 2020, que já tem duas parcelas vencidas e sem previsão de pagamento, um verdadeiro calote da CPTM e do Governo do Estado. Cabe lembrar que durante a pandemia, os ferroviários estiveram e estão na linha de frente e considerados categoria essencial, sem qualquer consideração pela empresa ou Governo Estadual e também reclamam que durante a pandemia tiveram de comprar seus equipamentos de segurança, como máscara e álcool gel, que apenas passaram a ser fornecidos após decisão judicial depois de ação judicial do Sindicato e Ministério Público. A paralisação das linhas da CPTM acontecerá a partir da meia noite do próximo dia 15, sem previsão de término.
Fonte - Portogente   08/07/2021

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Lanchas voltam a operar na travessia marítima entre Salvador e Mar Grande após paralização na sexta(02)

Boletim Informativo - Travessia marítima   🚤

Após a paralização na ultima sexta feira(02) devido a falta de condições seguras para navegação na travessia marítima entre Salvador e Mar Grande devido ao mau tempo no mar da Baia de Todos os Santos, as lanchas que operam entre a ilha e a capital voltaram a entrar em serviço nesta quarta(07). A 1ª viagem sentido Mar Grande /Salvador ocorreu as 11h,a ultima viagem sentido Salvador/Mar Grande ocorrerá as 18h30 e a ultima viagem saindo de Mar grande será as 18h. 


foto - ilustração/arquivo




terça-feira, 6 de julho de 2021

Metrô de São Paulo inicia testes para funcionamento de nova estação e Linha 15 terá alterações no fim de semana

Transportes sobre trilhos  🚅

Os testes estão programados para serem realizados ao longo do mês de julho, no período da madrugada – quando a linha não atende os passageiros – e poderão também ser repetidos nos próximos fins de semana, se houver necessidade. 

Metrô de São Paulo
Divulgação/Metrô de São Paulo
O Metrô inicia neste fim de semana os testes que vão preparar a futura estação Jardim Colonial para entrar em funcionamento. Entre 4h40 e 14h do sábado (3) e no mesmo horário no domingo (4), todas as estações da Linha 15-Prata estarão fechadas para os testes do sistema de sinalização e controle de trens. Neste período, os passageiros serão atendidos gratuitamente pelos ônibus do sistema Paese, que vão percorrer o trecho entre Vila Prudente e São Mateus até a reabertura da linha. Os testes estão programados para serem realizados ao longo do mês de julho, no período da madrugada – quando a linha não atende os passageiros – e poderão também ser repetidos nos próximos fins de semana, se houver necessidade. As simulações são parte do protocolo de abertura de novos trechos e são necessárias para preparar o sistema de sinalização e controle de trens aos mais de 1,7 km novos que vão estender a Linha 15 de São Mateus a Jardim Colonial. Esse trecho deve ser aberto aos passageiros ainda em 2021. A estação Jardim Colonial já tem concluída suas obras estruturais e os trabalhos atuais são para o acabamento e paisagismo, além da instalação dos sistemas, das portas de plataforma, dos quatro elevadores e das nove escadas rolantes. Ela vai atender a mais de 40 mil passageiros por dia em seus 4,5 mil m² de área construída com estrutura totalmente acessível. Para alertar os passageiros sobre as alterações programadas, o Metrô publicará mensagens nas redes sociais e vai emitir mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, além de afixar cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô pode ser contatada diariamente entre 8h e 20h, pelo telefone 0800-770-7722.
Fonte - ANPTrilhos  01/07/2021