![]() |
| foto - ilustração/arquivo |
domingo, 28 de abril de 2024
Primeiro trem da Linha 17-Ouro será entregue pela BYD nesta sexta-feira
domingo, 21 de abril de 2024
VLT ou TREM? Qual solução ideal para a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador?
sexta-feira, 14 de julho de 2023
A CONTROVÉRSIA DO CUSTO DA OBRA DO MONOTRILHO DE SALVADOR - Entenda o caso
O monotrilho (não é VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador teve o seu custo inicial minimizado (muito abaixo do custo real) o que contribuiu para inviabilizar, até então, a realização da obra por conta talvez de ausência de um estudo técnico mais aprofundado, o que contribuiu para distanciar o valor do custo estimado pelo Gov. do estado, do valor do custo real da obra com 21km de extensão,22 estações e mais as composições de trens. O desfecho foi inevitável
Luis Prego Brasileiro
![]() |
| foto - ilustração/arquivo |
- A Linha 15–Prata do Metropolitano de São Paulo é uma linha de monotrilho, a sexta Linha do Metrô de São Paulo a entrar em operação. Quando totalmente pronta, contará com 26,6 km de extensão e 18 estações, ligando os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes, através dos bairros de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, entre outros. Com custo total de R$ 6,40 bilhões. O 1º trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório foi inaugurado no fim de agosto de 2014
Fonte - Wikipédia -
Até o mês de março de 2023 entraram em operação apenas 11 estações na Zona Leste de São Paulo em um trecho de linha com 15 km de extensão, dos 26,6 km proposto para a sua extensão total, e o custo só desse trecho já estava orçado em $5,2 bi. "A obra foi iniciada no ano de 2009"
Portanto para que se entenda toda essa controvérsia que envolve o custo da obra do Monotrilho do Subúrbio Ferroviário de Salvador e suas consequências, é preciso que se mergulhe a fundo nesse tema para que as informações sejam divulgadas de maneira correta sem se distanciar da realidade dos fatos.
terça-feira, 11 de abril de 2023
Em mais um dia de missão na China, governador se reúne com direção da BYD para tratar de investimentos na Bahia
Mais investimentos
Em relação à implantação da fábrica de veículos elétricos na Bahia, o Governo do Estado garantiu o apoio necessário, com incentivos para a ampliação do uso deste tipo de veículo que traz ganho ambiental e é a nova tendência do mercado mundial de automóveis. Até o fim da semana, a empresa se reunirá com o presidente Lula, que decolou nesta terça-feira para a China. A expectativa é que ele também apresente incentivos para que o investimento seja confirmado no estado baiano. Antes da reunião com a BYD, o governador visitou uma linha de VLT no distrito de Pingshang. O equipamento é similar ao que será instalado em Salvador, e foi inspecionado pela comitiva baiana e equipe técnica da BYD, que desenvolveu, construiu e opera o sistema com sete linhas. Todo o complexo é controlado de forma remota e tem capacidade para transportar 300 mil pessoas por mês. Na quarta-feira (12), Jerônimo segue para Shangai, onde se integra à comitiva do presidente Lula.
domingo, 2 de abril de 2023
O MONOTRILHO DE SALVADOR PAROU NA ESTAÇÃO DA CALÇADA
Sempre que participamos das reuniões e dos debates, representando o movimento social Salvador Sobre Trilhos, com atuação permanente na área de Mobilidade e Sustentabilidade, para discutir sobre o tema principalmente as realizadas pelo MP/BA, alertávamos para o valor da obra, "que era questionado" por quem se posicionava contra a implantação do novo sistema, cujo o custo estimado de R$1,5 bi, para a 1ª faze com 21 km e 22 estações incluído ai também o custo das composições de trens, era um preço de "Casas Bahia",(risos da plateia), ironia? sim, mais também um alerta chamando atenção para um custo abaixo da realidade para o que era proposto. Tomamos como base a construção da linha 15 Prata do Monotrilho de SP, embora não achamos informações precisas sobre o custo atualizado do mesmo, o que conseguimos apurar é que o valor da obra foi reajustado em 2016 para R$7,1 bi. Porque então o consorcio que ganhou a concessão aceitou construir o sistema de Salvador por um valor tão baixo? que explicação teria para isso?, imaginamos então que a movimentação existente na época no setor com a compra da Bombardier (Ferroviária) uma das maiores fabricantes de trens de Monotrilho no mundo pela Alstom, a BYD, novata nesse seguimento, buscava construir uma boa vitrine para seu produto com o diferencial de estruturas mais leves e menos impactantes na paisagem urbana da cidade, recuperando em seguida o capital investido ao longo dos 30 de operação. Além do custo mais reduzido, em relação aos seus concorrentes, seria uma maneira de alcançar mais rápido a sua participação no mercado das Américas, facilitando assim a sua divulgação e participação no mercado ferroviário, "bem, apenas conjecturas". Mais após o inicio da construção do canteiro de obras, a retirada dos velhos trens de circulação e o desmonte da via permanente ter sido iniciado, de repente a obra empacou e o consorcio responsável pela construção pediu a revisão dos valores da obra trazendo o mesmo para a realidade do custo de uma obra dessa envergadura, em torno de R$5,bi. O imbróglio ainda se arrasta, a obra parada os moradores do Subúrbio sem o Trem e o Monotrilho não consegue sair da Estação da Calçada. Enquanto isso os BRTistas de plantão, de orelhas e focinho em pé torcendo pelo fracasso do Monotrilho, para defenestrarem o mesmo e defenderem aquilo que costumeiramente eles lacram como "o mais barato e mais fácil de construir". Infelizmente a mobilidade urbana no Brasil ainda sofre as consequências de uma grave doença a qual podemos chamar de "pneumotologia" ou pneumania, como queiram, onde planejamentos e projetos para médio e longo prazo são desprezados e a logística do transporte ferroviário seja ele de cargas ou passageiros segue sonolentamente a passos de tartaruga cansada, encarecendo o custo Brasil, prejudicando a sua economia a mobilidade urbana e a vida da população, colocando o país numa situação de atraso forçado e descabido. Aqui torcemos para que as amarras que seguram o monotrilho na estação da Calçada sejam todas removidas, para que em breve possamos contar com mais um novo e moderno sistema de transportes sobre trilhos em Salvador e na RMS.
sábado, 12 de novembro de 2022
Obras do Monotrilho do Subúrbio Ferroviário de Salvador serão retomadas
Transportes sobre trilhos 🚄
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Movimento pela tarifa zero no transporte público cresce no país
Fetronor
![]() |
| foto - ilustração/arquivo |
quinta-feira, 10 de março de 2022
Governo do Estado reajusta contrato do Monotrilho de Salvador
Da Redação
| foto - ilustração/arquivo |
Acesso Norte que seria também operada pela Skyrail. Devido as alterações ocorridas em função do termo de aditivo, o prazo original do contrato foi alterado e acrescido em 15 anos e alterado o valor do ajuste para R$ 5.262.680.725,33 (R$ 5,2 bilhões), com o aporte de recursos do Governo do estado no valor de R$ 290 milhões, a serem pagos segundo cronograma de evolução da 2ª Fase, somados aos R$ 100 milhões previstos a título de aporte de recurso para a 1ª Fase, ficando o valor do aporte total em R$390 milhões e mais R$ 152 milhões previstos após o início da operação do sistema de Monotrilho.
terça-feira, 6 de julho de 2021
Metrô de São Paulo inicia testes para funcionamento de nova estação e Linha 15 terá alterações no fim de semana
Metrô de São Paulo
![]() |
| Divulgação/Metrô de São Paulo |
quinta-feira, 8 de abril de 2021
Primeiro trem do MONOTRILHO do subúrbio de Salvador está pronto e é apresentado na China, por videoconferência
Da Redação
![]() |
| Divulgação/Secom BA |
Ônibus elétricos
O governador afirmou que, ainda na sua gestão, pretende iniciar a substituição, em Salvador, da frota de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos. “São equipamentos modernos, que trarão conforto, modernização do modal de transporte, com um sistema tão importante quanto o metrô e o Monotrilho, pois os ônibus elétricos alimentam esses transportes de massa com o mesmo padrão tecnológico e de conforto”. O governador declarou sua admiração pelo avanço tecnológico e social chinês. “A China esta erradicando a pobreza e a fome, um processo que avança na economia, mas que tem foco nas pessoas, na erradicação da pobreza no planeta. É possível o Brasil acompanhar e fazer mais parcerias com a China e com outras nações. Fica aqui expressa a minha admiração e compromisso para que possamos avançar em novas parcerias”. Para o vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, João Leão, o Monotrilho é mais uma vitória do Governo da Bahia. “Eu fico muito feliz, isso se iniciou lá atrás, com conversações, diálogos, tivemos uma ajuda muito grande do governo chinês para a implantação do Monotrilho, para o projeto da Ponte Salvador Itaparica. Quero lembrar que o Monotrilho é um exemplo ao Brasil, quando dois países se juntam, querem o desenvolvimento, isso é de uma importância fundamental”.
Cidadania, emprego e renda
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, o Monotrilho vai revolucionar a mobilidade do Subúrbio Ferroviário. “Nós temos em torno de 600 mil pessoas que vivem no Subúrbio Ferroviário, das quais cerca de 200 mil se deslocam todos os dias, principalmente em direção à região do Iguatemi ou à região central da cidade. Quem mora em Paripe, por exemplo, pode demorar até duas horas para chegar à Pituba. Essas pessoas terão a opção de fazer esse percurso em 50 minutos de forma segura e muito confortável. Hoje o metrô dá essa oportunidade a 400 mil pessoas que são deslocadas diariamente e o Monotrilho estenderá isso aos moradores do subúrbio”. Pelegrino destacou que devido à dificuldade e à demora do transporte, atualmente as pessoas chegam a perder empregos nas regiões centrais da cidade. “O Monotrilho vai facilitar a vida de quem trabalha no comércio, nos setores de serviço e doméstico. Com uma tarifa apenas, será possível pegar Monotrilho e ônibus, será uma tarifa integrada. Somente a obra do monotrilho vai gerar cerca de 2.250 empregos diretos e, na operação, mais 600 postos de trabalho, sem falar da modernização urbana. O Monotrilho leva a mobilidade e o parque linear, que vai contar com um traçado paisagístico urbano, com ciclovia, praças, academias da saúde, proporcionando mobilidade e cidadania”. Pelegrino destacou que o Governo da Bahia passou um ano providenciando as licenças, elaborando os projetos executivos e fazendo a sondagem do solo, que no subúrbio é de massapé. “Já fizemos um teste de escavação e de carga, já sabemos o ponto de estabilidade. Já paralisamos o trem do subúrbio e estamos concluindo a retirada da rede elétrica e dos trilhos, para começar o início da fundação. As formas para as vigas já foram adquiridas na Itália pela Skyrail e já estão no Brasil.
Monotrilho
![]() |
| VLT - Veículo Leve sobre Trilhos |
![]() |
| Monotrilho - Monorail |
sábado, 20 de março de 2021
Monotrilho de Salvador - Por que ser contra ele?
Pregopontocom
![]() |
| foto - ilustração/arquivo |
Outra providências para melhoria da operação dos sistemas de transportes em Salvador e na RMS
A expl. do que já ocorre nos países desenvolvidos, é preciso também se pensar e por em prática a criação da AMT(Autoridade Metropolitana de Transportes), entidade autônoma (Não se trata de mais uma Agência) com representação exclusivamente "técnica" de todos os entes envolvidos, sejam eles, o Gov. do estado e prefeituras, da capital e cidades da RMS participantes, para unificar a administração, licitar, operar e coordenar de maneira integrada todos os sistemas urbanos e metropolitanos de transportes, ônibus, Metrô, Monotrilho, Ferry-Boat lanchas de Mar Grande e outros sistemas existentes além da criação do ITS (Intelligent Transport System),um "grande CCO" , que coordenará e supervisionará toda a operação unificada dos sistemas urbanos e Metropolitanos, garantindo assim a eficiência funcional de todos o modais de maneira integrada e organizada. De nada adianta ficar tentando criar "soluções" fantasiosas, para questões relacionadas diretamente a mobilidade urbana, principalmente quando os resultados atingem diretamente as camadas da população mais afetadas pelo custo da tarifa e a prestação de um serviço muito ruim. Soluções paliativas e picuinhas políticas, de origem de possíveis interesses contrários, ou contrariados com a implantação do monotrilho(alguns supostamente "defensores dos trens" e da população), não trarão nenhum benefício prático e construtivo. O Monotrilho não será apenas um novo modal que chegará a toda região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e parte da RMS, o monotrilho será um indutor de progresso, desenvolvimento e de novas oportunidades, trará com ele uma grande e radical mudança, principalmente para grande parte da população que atualmente se desloca através de um sistema de transportes por ônibus precário e muito ruim pagando uma tarifa de $4,20,e com a entrada em operação integrada do novo sistema poderá ser usada em múltiplas viagens, Monotrilho/Metrô/ônibus. E preciso também, e isso é imprescindível, que a chegada do Monotrilho seja agregada a uma agenda de projetos e programas de inclusão social que deverão ser colocados em prática pelos governos do estado e municipal respectivamente, criando geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população local, com melhorias na educação, saneamento básico, saúde e lazer, garantindo e assegurando assim a fixação da população do subúrbio nos seus territórios, para que possam ser eles, os maiores benificiários da mudança que ocorrerá em toda região com a chegada do novo modal. O Monotrilho chegará a toda região do Subúrbio, trazendo a bordo muitas mudanças, esperanças, oportunidades e benefícios para a população, mais também, como um "trio elétrico" que chega na Av., trará atrás dele muita gente disposta a disputar com a população local todos os benefícios que serão gerados a partir da sua implantação. Por isso torna-se indispensável a adoção das "medidas protetivas de cunho econômico e social"* em favor da população da região do Subúrbio Ferroviário para que usufruam prioritariamente e potencialmente dos benefícios que forem gerados com a implantação do novo modal.. A população do subúrbio por direito e prioridade, deve ser a detentora de todos os benefícios que chegarão a bordo do novo e moderno sistema de transportes. Nivela-la por baixo, por $0,50, não parece ser uma solução racional, lógica, justa e muito menos social.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Trem do Subúrbio deixa de operar para o início das obras do Monotrilho
Ampliação e alternativas durante as obras
Pelegrino informa que o trajeto vai aumentar em 11 quilômetros, passando a ter quase 24 quilômetros, e ganhará mais 15 estações, chegando a 25 pontos de embarque e desembarque. “Esta é a contribuição do Governo da Bahia para melhorar a mobilidade urbana do Subúrbio. Quando o novo modal estiver em operação, serão transportadas 172 mil pessoas diariamente, de forma rápida e segura. Com uma única tarifa, o usuário vai poder pegar o trem do Subúrbio, vai poder pegar o metrô e vai poder pegar também um ônibus”. O secretário afirma ainda que os moradores do Subúrbio não vão ficar desassistidos de transporte durante as obras do Monotrilho, mesmo com o trem fora de operação. “Chegamos à conclusão, em parceria com a Prefeitura, de que o sistema de transporte coletivo que serve hoje à região do Subúrbio tem condições de absorver esse público que pega o trem no dia a dia. Nas estações, haverá orientações de qual é o ponto de ônibus mais próximo, inclusive com o traçado que a pessoa deve percorrer até chegar àquele ponto de ônibus próximo, e de quais são as linhas que existem. Quem mora na região saberá exatamente qual ônibus precisa pegar para chegar ao destino final”.
Vetor de desenvolvimento
Pelegrino destacou que o novo modal será um vetor de desenvolvimento econômico. “Muitas pessoas não conseguem emprego porque moram no Subúrbio e levam duas horas para sair de sua casa e chegar até o seu destino final. Esse percurso vai ser feito em 50 minutos, apenas. Então, as pessoas vão poder se programar e ter a certeza de que vão chegar, porque não vai ter engarrafamento. Não vai ter nenhum tipo de obstáculo no caminho. O usuário vai pegar o trem no Subúrbio e vai chegar rapidamente à estação Acesso Norte, e da Estação Acesso Norte, vai se deslocar pelo metrô e pelo sistema de ônibus para todas as regiões da cidade de forma rápida, segura, e de forma integrada”. A obra, também de acordo o secretário Nelson Pelegrino, está recebendo investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e vai gerar, diretamente, 2.200 empregos, além dos empregos indiretos. “E quando estiver em operação, vai consumir mais de 700 pessoas empregadas. Então, nós estamos gerando empregos no Subúrbio, estamos gerando atividade econômica, e essa é também a nossa contribuição para melhorar o problema social e aumentar a empregabilidade na região do Subúrbio Ferroviário. O Trem do Subúrbio faz parte da história do motorista Charles Marinho, 42 anos, que foi passear na primeira viagem do veículo neste último dia de operação. “Vim apenas para me despedir e agora que ele começou a se movimentar dá um friozinho na barriga. Eu fui menino aqui e meus pais conseguiram, na época, um apartamento em Periperi. A gente pegava o trem aqui na Estação da Calçada, saltava em Periperi, na Estação de Periperi, e subia de kombi, então a gente andou muito nesse trem aqui. Vamos aguardar aí agora como vai ser o Monotrilho,e espero também estar inaugurando o equipamento. Com certeza, vai melhorar muito, principalmente, para a população aqui do Subúrbio”. O marinheiro Damião da Conceição, 50 anos, passou toda a vida na região do Subúrbio e fala sobre a expectativa da chegada do Monotrilho. “Certamente, a chegada do Monotrilho vai ser importante, porque a gente não vai mais pegar aquele engarrafamento”.
História
A ferrovia que hoje liga o bairro da Calçada a Paripe, começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do Governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil. Em 2005, a gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém, em maio de 2013, o sistema foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A região do Subúrbio, marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores, após a conclusão das obras do Monotrilho, ganhará também um museu ferroviário e um centro comercial de serviços na região.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
Nova era do Sistema Ferroviário de Salvador começa neste sábado (14)
![]() |
| foto - ilustração/Pregopontocom |
Inovação
O Monotrilho já é utilizado com sucesso em cidades do Japão, da China, Emirados Árabes e Estados Unidos. Em Salvador, o transporte contará com carros com ar-condicionado, sistema de wi-fi gratuito e integração com o metrô. As obras do governo serão realizadas em parceria com a empresa Metrogreen Skyrail e a previsão de término gira em torno de 24 meses. O Subúrbio será fortalecido diante da criação do Monotrilho. A região que carrega diversas riquezas patrimoniais vai entrar em uma era sustentável, tecnológica e alinhada ao desenvolvimento social. A integração física do Monotrilho com o sistema de metrô de Salvador se adequará à lógica de mobilidade do Governo do Estado da Bahia, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede, através de serviços complementares.
História
A ferrovia que hoje liga o bairro da Calçada a Paripe, começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do Governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil. Em 2005, a gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém em maio de 2013 o sistema foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).Detalhes A região do Subúrbio marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores após a conclusão das obras do Monotrilho ganhará também um museu ferroviário e um centro comercial de serviços na região. O desenvolvimento do projeto vai beneficiar diretamente cerca de 600 mil pessoas moradoras do Subúrbio Ferroviário. De acordo com o Diretor Presidente da CTB, Eduardo Copello, “hoje estas famílias são precariamente atendidas por um sistema antigo e defasado ao longo dos últimos anos”. O traçado do Monotrilho priorizou a utilização da linha férrea já existente, portanto, a necessidade de realocação da população local será de aproximadamente 360 famílias, que deverão ser reassentadas. Todas as famílias nesta situação terão seus imóveis avaliados individualmente e receberão as indenizações justas. A escolha do novo lar será feita com assistência e as famílias receberão desde apoio jurídico para a aquisição da nova casa, até suporte para a mudança. O Programa de Mobilidade Urbana do Estado da Bahia prevê a requalificação e expansão do sistema ferroviário do Subúrbio e sua integração aos demais sistemas estruturantes em execução. O projeto busca ampliar a oferta de transporte coletivo de massa com qualidade, conforto e segurança, por meio da implantação do Monotrilho. O sistema será requalificado e ampliado para 23,3 km, com 25 paradas. O Monotrilho é um sistema moderno, bastante usado em médias e grandes cidades do mundo, podendo atingir velocidade de até 80 km/h.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Monotrilho o novo modal sobre trilhos do Subúrbio de Salvador
![]() |
| divulgação/Skyrail |
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Trem do Subúrbio de Salvador deixa de operar em fevereiro,para início de nova etapa das obras do Monotrilho
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
TCE extingue medida cautelar sobre o Monotrilho de Salvador
![]() |
| foto - ilustração/arquivo |
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Ônibus elétricos que irão circular no Subúrbio Ferroviário de Salvador realizam primeira viagem teste
![]() |
| foto - Fernando Vivas/GOV.BA |
![]() |
| foto - Fernando vivas/GOV.BA |






















