Transportes sobre trilhos/Ponto de Vista 🚅
O Monotrilho não será apenas um novo modal que chegará a toda região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e parte da RMS, o monotrilho será um indutor de progresso e de novas oportunidades, trará com ele uma grande e radical mudança, principalmente para grande parte da população que atualmente se desloca através de um sistema de transportes por ônibus precário e muito ruim pagando atualmente uma tarifa de $4,20
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foto - ilustração/arquivo |
A tarifa
Quanto a questão tarifária, e o reflexo que poderá causar aos antigos usuários do trem e aos reflexos já sentidos a muito pela imensa maioria da população da região do Subúrbio Ferroviário que já paga uma tarifa de R$4,20 por um péssimo e lastimável serviço de transportes por ônibus, como solução duradoura e eficaz, é preciso colocar o mais breve possível em debate a questão do financiamento público da tarifa do transporte público em Salvador, que a partir da sua implantação, trará benefícios para os clientes(usuários) de todos os sistemas de transportes da cidade e RMS o que implicara na redução dos valores das tarifas atualmente praticadas. A redução do custo da tarifa sem dúvida traria de volta uma parcela significativa dos 40% da população que atualmente está fora do sistema(andando a pé) aumentando o percentual de passageiros transportados por/Km percorrido, e consequentemente diminuindo o custo operacional do transporte com o aumento do fluxo de passageiros. Melhorar a qualidade e o serviço do sistema de transportes por ônibus além de extremamente necessário, também ajudaria atrair mais clientes para o serviço.
Outra providências para melhoria da operação dos sistemas de transportes em Salvador e na RMS
A expl. do que já ocorre nos países desenvolvidos, é preciso também se pensar e por em prática a criação da AMT(Autoridade Metropolitana de Transportes), entidade autônoma (Não se trata de mais uma Agência) com representação exclusivamente "técnica" de todos os entes envolvidos, sejam eles, o Gov. do estado e prefeituras, da capital e cidades da RMS participantes, para unificar a administração, licitar, operar e coordenar de maneira integrada todos os sistemas urbanos e metropolitanos de transportes, ônibus, Metrô, Monotrilho, Ferry-Boat lanchas de Mar Grande e outros sistemas existentes além da criação do ITS (Intelligent Transport System),um "grande CCO" , que coordenará e supervisionará toda a operação unificada dos sistemas urbanos e Metropolitanos, garantindo assim a eficiência funcional de todos o modais de maneira integrada e organizada. De nada adianta ficar tentando criar "soluções" fantasiosas, para questões relacionadas diretamente a mobilidade urbana, principalmente quando os resultados atingem diretamente as camadas da população mais afetadas pelo custo da tarifa e a prestação de um serviço muito ruim. Soluções paliativas e picuinhas políticas, de origem de possíveis interesses contrários, ou contrariados com a implantação do monotrilho(alguns supostamente "defensores dos trens" e da população), não trarão nenhum benefício prático e construtivo. O Monotrilho não será apenas um novo modal que chegará a toda região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e parte da RMS, o monotrilho será um indutor de progresso, desenvolvimento e de novas oportunidades, trará com ele uma grande e radical mudança, principalmente para grande parte da população que atualmente se desloca através de um sistema de transportes por ônibus precário e muito ruim pagando uma tarifa de $4,20,e com a entrada em operação integrada do novo sistema poderá ser usada em múltiplas viagens, Monotrilho/Metrô/ônibus. E preciso também, e isso é imprescindível, que a chegada do Monotrilho seja agregada a uma agenda de projetos e programas de inclusão social que deverão ser colocados em prática pelos governos do estado e municipal respectivamente, criando geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população local, com melhorias na educação, saneamento básico, saúde e lazer, garantindo e assegurando assim a fixação da população do subúrbio nos seus territórios, para que possam ser eles, os maiores benificiários da mudança que ocorrerá em toda região com a chegada do novo modal. O Monotrilho chegará a toda região do Subúrbio, trazendo a bordo muitas mudanças, esperanças, oportunidades e benefícios para a população, mais também, como um "trio elétrico" que chega na Av., trará atrás dele muita gente disposta a disputar com a população local todos os benefícios que serão gerados a partir da sua implantação. Por isso torna-se indispensável a adoção das "medidas protetivas de cunho econômico e social"* em favor da população da região do Subúrbio Ferroviário para que usufruam prioritariamente e potencialmente dos benefícios que forem gerados com a implantação do novo modal.. A população do subúrbio por direito e prioridade, deve ser a detentora de todos os benefícios que chegarão a bordo do novo e moderno sistema de transportes. Nivela-la por baixo, por $0,50, não parece ser uma solução racional, lógica, justa e muito menos social.
Outra providências para melhoria da operação dos sistemas de transportes em Salvador e na RMS
A expl. do que já ocorre nos países desenvolvidos, é preciso também se pensar e por em prática a criação da AMT(Autoridade Metropolitana de Transportes), entidade autônoma (Não se trata de mais uma Agência) com representação exclusivamente "técnica" de todos os entes envolvidos, sejam eles, o Gov. do estado e prefeituras, da capital e cidades da RMS participantes, para unificar a administração, licitar, operar e coordenar de maneira integrada todos os sistemas urbanos e metropolitanos de transportes, ônibus, Metrô, Monotrilho, Ferry-Boat lanchas de Mar Grande e outros sistemas existentes além da criação do ITS (Intelligent Transport System),um "grande CCO" , que coordenará e supervisionará toda a operação unificada dos sistemas urbanos e Metropolitanos, garantindo assim a eficiência funcional de todos o modais de maneira integrada e organizada. De nada adianta ficar tentando criar "soluções" fantasiosas, para questões relacionadas diretamente a mobilidade urbana, principalmente quando os resultados atingem diretamente as camadas da população mais afetadas pelo custo da tarifa e a prestação de um serviço muito ruim. Soluções paliativas e picuinhas políticas, de origem de possíveis interesses contrários, ou contrariados com a implantação do monotrilho(alguns supostamente "defensores dos trens" e da população), não trarão nenhum benefício prático e construtivo. O Monotrilho não será apenas um novo modal que chegará a toda região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e parte da RMS, o monotrilho será um indutor de progresso, desenvolvimento e de novas oportunidades, trará com ele uma grande e radical mudança, principalmente para grande parte da população que atualmente se desloca através de um sistema de transportes por ônibus precário e muito ruim pagando uma tarifa de $4,20,e com a entrada em operação integrada do novo sistema poderá ser usada em múltiplas viagens, Monotrilho/Metrô/ônibus. E preciso também, e isso é imprescindível, que a chegada do Monotrilho seja agregada a uma agenda de projetos e programas de inclusão social que deverão ser colocados em prática pelos governos do estado e municipal respectivamente, criando geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população local, com melhorias na educação, saneamento básico, saúde e lazer, garantindo e assegurando assim a fixação da população do subúrbio nos seus territórios, para que possam ser eles, os maiores benificiários da mudança que ocorrerá em toda região com a chegada do novo modal. O Monotrilho chegará a toda região do Subúrbio, trazendo a bordo muitas mudanças, esperanças, oportunidades e benefícios para a população, mais também, como um "trio elétrico" que chega na Av., trará atrás dele muita gente disposta a disputar com a população local todos os benefícios que serão gerados a partir da sua implantação. Por isso torna-se indispensável a adoção das "medidas protetivas de cunho econômico e social"* em favor da população da região do Subúrbio Ferroviário para que usufruam prioritariamente e potencialmente dos benefícios que forem gerados com a implantação do novo modal.. A população do subúrbio por direito e prioridade, deve ser a detentora de todos os benefícios que chegarão a bordo do novo e moderno sistema de transportes. Nivela-la por baixo, por $0,50, não parece ser uma solução racional, lógica, justa e muito menos social.
Pregopontocom 20/03/2021
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