sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ônibus autônomos da Navya são testados em Rennes na França

Mobilidade/Tecnologia  🚌

Os dois ônibus autônomos da Navya estão operando em uma linha de 1,3 km em uma via, onde transitam outros veículos e pedestres.O teste começou em 15 de novembro e deverá prosseguir até junho do próximo ano.

Da Redação
foto - ilustração/Navya Group Twiter
Dois ônibus autônomos(sem motorista) começaram a ser testados na França no campus Beaulieu da Université de Rennes 1 com início em 15 de novembro e deverá prosseguir até junho do próximo ano.
Os dois ônibus driverless(autônomos) da Navya estão operando em uma linha de 1,3 km em uma via, onde transitam outros veículos e pedestres.O serviço gratuito é operado durante a semana pela Keolis, que opera o serviço de transporte público na rede STAR da cidade.
Os dois ônibus fornecidos pela Navya,operam cada um com um funcionário da STAR a bordo durante o período de testes.
Pregopontocom  16/11/2018

Vídeo

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Fila de embarque de veículos no Ferry-Boat sentido Salvador/Itaparica tem espera de até 1h30

Travessia marítima  🚢

Usuários do sistema Ferry-Boat que fazem a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica com veículos,enfrentam fila de espera de até 1h30 no sentido São Joaquim/Bom Despacho,Já o embarque de passageiros esta acontecendo de maneira imediata.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat,que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,tem movimentação de veículos na manhã desta quarta-feira(14) em direção a ilha,com tempo de espera para embarque de até de 1h30 no terminal de São Joaquim em Salvador.Para os passageiros que utilizam as barcas,o embarque é realizado de maneira imediata.
O serviço de Hora Marcada do Ferry-Boat,exclusivo para veículos, oferece no período do feriado da Proclamação da República mais 600 vagas extras para atender uma demanda estimada em 18.000(mil) veículos que deverão realizar a travessia durante o período do feriado.
O serviço vai operar de maneira contínua de quarta (14) para quinta(15),na travessia sentido São Joaquim/Bom Despacho(ilha), e no retorno de domingo(18) para segunda(19), sentido Bom Despacho/São Joaquim(Salvador)
O sistema vai contar com uma frota de seis(06) embarcações em operação durante o período: Dorival Caymmi,Zumbi dos Palmares,Rio Paraguaçu,Pinheiro,Ivete Sangalo e Maria Bethânia. 
Pregopontocom 14/11/2018

Trens e VLTs de Natal e João Pessoa param no dia 15 data da Proclamação da República

Transportes sobre trilhos  🚄

Os trens urbanos de Natal e VLTs de João Pessoa ficarão fora de operação durante o feriado de 15 de Novembro dia da proclamação da República,e voltarão a operar normalmente na sexta feira 16.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
De acordo com informações da CBTU os VLTs de João Pessoa e os trens urbanos de Natal sofrerão alteração de funcionamento durante o feriado de 15 de novembro.Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) urbanos de João Pessoa PB, não irão funcionar nesta quinta feira, dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Os Vlts voltam a circular normalmente nesta sexta, 16 de novembro, a partir das 04h30 até às 19h45.

Em Natal no RN, na quinta-feira (15) feriado da Proclamação da República, o Sistema de Trens Urbanos também não funcionará. Os trens voltarão a circular  novamente na sexta-feira (16) a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
Com informações da CBTU  14/11/2018

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Chega em Dubai o 1º dos 50 trens autônomos Metropolis da Alstom para a Rota 2020

Transportes sobre trilhos 🚇

O projeto denominado Rota 2020 que levará o metrô  até o local da Expo 2020,deverá começar operar nas linhas Verde e Vermelha jé em 2020, com trens Metropolis da Alstom sem condutores no total de 50 composições.

Da Redação
foto divulgação/Alstom
A RTA, autoridade de transportes de Dubai, recebeu o primeiro dos 50 trens  Metropolis driverless (sem condutores) encomendados a Alstom, que irão operar nas linhas Vermelha e Verde da cidade O projeto, também conhecido como Rota 2020,levará o metrô até o local da Expo 2020.
A composição com cinco carros saiu do porto alemão de Bremerhaven após ser concluída a sua  montagem na fábrica da Alstom em Katowice, na Polônia. O trem com capacidade para 700 passageiros tem cerca de 85 metros de comprimento
O projeto Rota 2020 que levará o metrô até o local da Expo 2020, custará cerca de € 2.6 bilhões,está sendo realizado pelo consórcio ExpoLink liderado pela Alstom,com participação da Alciona e Gülermak,com inicio de operação prevista para 2020.
Pregopontocom 12/11/2018




Maranhão institui Escolas com Liberdade e sem Censura no estado

Educação/Ensino  📕 📖

O decreto faz oposição ao projeto que será votado pelos deputados federais, defendido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. O texto assegura que todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar os próprios pensamentos e opiniões na rede estadual do Maranhão.

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/Pregopontocom
São Luis Ma
Na véspera da votação do projeto Escola sem Partido na Câmara dos Deputados, o governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino, editou decreto instituindo Escolas com Liberdade e sem Censura no estado. O decreto faz oposição ao projeto que será votado pelos deputados federais, defendido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.
O texto assegura que todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar os próprios pensamentos e opiniões na rede estadual do Maranhão.
O decreto estipula ainda que a Secretaria Estadual de Educação deve promover campanha de divulgação nas escolas sobre as garantias constitucionais e previstas em lei de “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”.
O governador maranhense usou o Twitter para divulgar a edição do decreto. “Falar em Escola Sem Partido tem servido para encobrir propósitos autoritários incompatíveis com a nossa Constituição e com uma educação digna”.
Pelo decreto fica proibido no ambiente escolar cercear opiniões por meio de violência ou ameaças; calúnia, difamação, injúrias e outros atos infracionais; e qualquer pressão ou coação que represente violação aos princípios constitucionais de liberdade no ambiente escolar.
Por fim, o texto estabelece que professores, estudantes ou funcionários somente poderão gravar vídeos ou áudios durante as aulas e demais atividades de ensino com a autorização de quem será filmado ou gravado.

Escola sem Partido
Já projetos de lei com conteúdos semelhantes ao do Escola sem Partido tramitam tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Para amanhã (13), está agendada a votação do projeto na Câmara. A proposta é incluir entre os princípios do ensino o respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, dando precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa.
O projeto estabelece que as escolas tenham cartazes com deveres do professor, entre os quais está a proibição de usar sua posição para cooptar alunos para qualquer corrente política, ideológica ou partidária. Além disso, o professor não poderá incitar os alunos a participar de manifestações e deverá indicar as principais teorias sobre questões políticas, socioculturais e econômicas.
O Escola sem Partido é polêmico. Os defensores dizem que professores e autores de materiais didáticos vêm se utilizando de suas aulas e de suas obras para tentar obter a adesão dos estudantes a determinadas correntes políticas e ideológicas.
Já os críticos dizem que as leis atuais já impedem qualquer tipo de abuso por parte dos professores e que um projeto como o Escola sem Partido vai gerar insegurança nas salas de aulas e perseguição aos docentes.
Após as eleições, a deputada estadual eleita pelo PSL, mesmo partido de Bolsonaro, Ana Caroline Campagnolo, fez uma publicação nas redes sociais incentivando que estudantes gravassem as aulas e denunciassem, por meio de um canal criado por ela, professores que fizessem manifestações contrárias ao presidente eleito. A Justiça determinou que ela retirasse a publicação das redes.
Fonte - Agência Brasil  12/11/2018

Maceió registra aumento de usuários em outubro no sistema de transportes sobre trilhos

Transportes sobre trilhos  🚄

CBTU Maceió registra aumento de usuários transportados em outubro.Dados da GIOPE revelam um recorde histórico em outubro, último. Foram transportados 249.382 usuários no trecho entre as estações Jaraguá e Lourenço de Albuquerque.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Os reflexos das intervenções técnicas em grade horária, manutenção dos VLTs e pontualidade das viagens já estão sendo revelados em número de passageiros transportados pela CBTU de Maceió.
Dados da GIOPE revelam um recorde histórico em outubro, último. Foram transportados 249.382 usuários no trecho entre as estações Jaraguá e Lourenço de Albuquerque. Isto só comprova o nível de satisfação e confiabilidade que a Companhia conquistou ao longo dos últimos anos.
A linha de trens de Maceió foi recentemente ampliada com a inauguração da nova estação de Jaraguá, em 20 de outubro de 2017,área onde fica localizado o porto da Cidade.
No bairro também estão a sede da Prefeitura,do Museu de Arte Brasileira,da Associação Comercial de Maceió e do Centro de Convenções,que foi construído recentemente para receber eventos de grande porte realizados na capital alagoana.
Com informações da CBTU Maceió  12/11/2018