sexta-feira, 27 de março de 2020

Governador da Bahia mantém, até 5 de abril, a suspensão de transporte intermunicipal em 27 cidades

Transportes/Quarentena  🚌

A medida deverá ser publicada na edição de sábado (28) do Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo é proteger a população contra a disseminação da doença. “O que queremos com isso é diminuir a propagação do vírus.

Da Redação
foto 0 ilustração/arquivo
O governador Rui Costa através das redes sociais nesta sexta(27) afirmou que será estendida, até o dia 5 de abril, a suspensão da circulação do transporte coletivo intermunicipal nas cidades que já tiveram casos confirmados de coronavírus. A medida deverá ser publicada na edição de sábado (28) do Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo é proteger a população contra a disseminação da doença. “O que queremos com isso é diminuir a propagação do vírus. Ele não sai de uma cidade para outra pelo vento. Quem leva de uma cidade para a outra são as pessoas”, disse Rui.
Até agora, o transporte rodoviário coletivo já foi suspenso em 27 municípios. São eles: Salvador, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Canarana, Conceição do Jacuípe, Correntina, Entre Rios, Feira de Santana, Guanambi, Itaparica (Bom Despacho), Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Nova Soure, Prado, Porto Seguro, São Domingos, Santa Maria da Vitória, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença. É o caso de Itacaré, que não tem, até agora, pessoas identificadas com o novo coronavírus, mas está integrada ao transporte coletivo de Itabuna e Ilhéus.
Com informações da Secom BA  27/03/2020

quinta-feira, 26 de março de 2020

Barcas do Ferry-Boat Salvador/Itaparica são higienizados diariamente

Travessia marítima  🚢

Na luta contra Covid 19, ferries são higienizados diariamente. De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o processo de higienização é feito no intervalo entre a viagens das 14h às 18h. A limpeza é feita em todas as embarcações que estão na operação do dia.

Da Redação
divulgação/ITS
Para garantir a segurança dos usuários e trabalhadores do sistema Ferry-Boat, em face à pandemia de coronavírus, as embarcações que fazem a travessia Salvador/Bom Despacho estão sendo higienizadas diariamente. De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o processo de higienização é feito no intervalo entre a viagens das 14h às 18h. A limpeza é feita em todas as embarcações que estão na operação do dia.
Há também um trabalho intenso de limpeza nas áreas dos terminais, onde há circulação de pessoas, a exemplo dos salões, baias e áreas internas. No momento, a movimentação no sistema é tranquila, sem filas nem aglomerações. 
Com informações da Secom BA  26/03/2020

NÃO SAIA DE CASA ✋ - QUARENTENA

CORONAVÍRUS / CUIDADOS 

Lave as mãos com frequência, com água e sabão até a altura dos pulsos,ou então higienize com álcool em gel 70%,lave periodicamente o rosto com água e sabão e as cavidades nasais com água ou de preferência com soro fisiológico. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e nunca com as mãos.Só saia de casa para obrigações estritamente essenciais e necessárias. Se estiver doente,ou caso apresente sintomas de gripe como coriza,tosse,espirros e febre branda,evite contato físico com outras pessoas e fique em casa em repouso, alimente-se bem e beba bastante liquido até melhorar,não faça uso de anti-inflamatórios,não faça uso de medicamentos a base de "corticoide",pois eles reduzem as atividades de defesa imunológicas,não use medicamentos sem indicação médica.Caso a febre aumente e apresente dificuldades respiratórias procure um atendimento médico imediatamente.Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas. Ao tocar, lave imediatamente as partes afetadas e as mãos sempre como já indicado. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evite aglomerações e mantenha os seus ambientes sempre limpos e ventilados.Idosos,pessoas com doenças crônicas e fumantes,requerem cuidados especiais.Fique em casa , lembre-se,neste momento a sua saúde e o mais importante de tudo.



DO NOT LEAVE HOME - QUARANTINE

CORONAVIRUS / CARE

Wash your hands frequently, with soap and water up to the wrists, or clean with 70% gel alcohol, periodically wash your face with soap and water and nasal cavities with water or preferably with saline. When coughing or sneezing, cover your nose and mouth with a handkerchief or with your arm, and never with your hands. Just leave home for strictly essential and necessary obligations. If you are sick, or if you have flu symptoms such as runny nose, cough, sneezing and mild fever, avoid physical contact with other people and stay at home at rest, eat well and drink plenty of fluids until you get better, do not use anti- inflammatory, do not use medications based on "corticosteroids", as they reduce immune defense activities, do not use medications without medical advice. If the fever increases and presents breathing difficulties seek medical attention immediately. Avoid touching eyes, nose and mouth with dirty hands. When touching, immediately wash the affected parts and hands as always. Do not share personal items such as cutlery, towels, plates and glasses. Avoid crowds and keep your environments always clean and ventilated. Elderly, people with chronic diseases and smokers, require special care. Stay at home , remember, at this moment your health is the most important of all.

Por dentro da cabine - (Metrô de Salvador)

Transportes sobre trilhos  🚇

Antes de embarcarmos na cabine de um trem da série 2000, fabricado pela Hyundai-Rotem, para percorrer os 33 km de trilhos do metrô da capital baiana, fomos à sala de convivência da estação, um espaço cuja entrada só é permitida para funcionários identificados com crachá.O combinado era fazer o trajeto completo da Linha 1, que vai da estação Pirajá à estação Lapa. Da Lapa, voltaríamos para a estação Acesso Norte, onde acontece a transferência dos passageiros para a Linha 2; e chegaríamos até a estação Aeroporto

Matéria da Revista Ferroviária
foto - divulgação/CCR Metrô Bahia
Eram 8h10 da manhã quando chegamos à estação Pirajá, localizada na ponta da Linha 1 do sistema metroferroviário de Salvador e Lauro de Freitas, hoje operado pela CCR Metrô Bahia, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o governo do estado. Antes de embarcarmos na cabine de um trem da série 2000, fabricado pela Hyundai-Rotem, para percorrer os 33 km de trilhos do metrô da capital baiana, fomos à sala de convivência da estação, um espaço cuja entrada só é permitida para funcionários identificados com crachá.
Sofás, mesas e cantinho para café e água davam a dica de que o local era o ponto de encontro de funcionários para conversas, descanso e trocas sobre a rotina de trabalho. Foi nesse espaço que tivemos o primeiro contato com Maiara de Freitas, que na CCR Metrô Bahia atende pelo cargo de agente de atendimento e operação de trens - uma de suas funções é conduzir as composições. A empresa hoje conta com 143 condutores de trens, sendo 30 do sexo feminino. A supervisora de Interação com Cliente, Gisele Ventura, também iria nos acompanhar na viagem (hoje a profissional não faz mais parte da equipe da empresa).
O combinado era fazer o trajeto completo da Linha 1, que vai da estação Pirajá à estação Lapa. Da Lapa, voltaríamos para a estação Acesso Norte, onde acontece a transferência dos passageiros para a Linha 2; e chegaríamos até a estação Aeroporto - inaugurada em abril de 2018. O sistema possui 20 estações no total: a Linha 1 tem oito e 12 km de extensão; a Linha 2, 12 e 21 km de trilhos.
Após o café, fomos para plataforma. A ideia era acompanhar a primeira viagem do dia de Maiara, no horário de pico. Entre 6h30 e 8h30 da manhã, a estação Pirajá é a mais lotada do sistema: nesse corte de horário, recebe cerca de 12.673 passageiros. No horário de pico da tarde, entre 16h30 e 18h30, Lapa recebe volume maior de usuários (média de 15.868 pessoas). "No horário de pico, a quantidade de usuários triplica e, por isso, devemos redobrar a nossa atenção", afirmou Maiara, antes de iniciar a viagem.
Entramos na cabine às 8h32. O trem, já na plataforma da estação Pirajá, ficou parado por 20 segundos. Enquanto os passageiros ingressavam na composição, Maiara fixava o olhar no espelho localizado no alto da plataforma, estrategicamente posicionado para atender ao campo de visão do condutor a bordo do trem. Pelo espelho, a condutora sabe em que momento deve acionar o botão para abertura e fechamento das portas, que é feito de forma manual. O sistema de sinalização do Metrô de Salvador é o CBTC (na sigla em inglês Communications-Based Train Control)* fornecido pela Siemens. Isso significa que o sistema de controle do trem é conduzido de forma automática, guiado pelo cérebro da operação, que é o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no centro administrativo da CCR Metrô Bahia, em Pirajá.
"O mínimo de tempo entre abertura e fechamento da porta é 10 segundos. Dependendo do fluxo, no horário de pico, o operador de trem tem autonomia para só fechar as portas quando todos estiverem embarcado", explica Gisele. No horário de pico, a média de tempo em que o trem permanece na plataforma das estações é de 30 a 40 segundos, afirma Gisele, acrescentando que o sistema não autoriza a partida do trem caso uma das portas da composição esteja aberta. "É automático, do sistema", explica.

Monitoramento de via
Se é tudo feito de forma automática, pergunto qual são as outras funções do operador enquanto conduz o trem. Gisele explica: "Monitoramento da via e da rede aérea, não podem subir animais e pessoas na via, porque aqui é aberto, né? No nível da rua. Existem as grades, mas já aconteceram situações de pessoas pularem as grades pra invadir a via. O operador de trem tem autonomia para frear o trem e informar ao CCO sobre qualquer eventualidade que venha a acontecer na linha". O Metrô de Salvador tem apenas duas estações subterrâneas, ambas são na Linha 1 (Lapa e Campo da Pólvora, a 34 metros de profundidade).
De fato, Maiara não desgruda a mão do botão de emergência durante todo o percurso. Na CCR Metrô Bahia existe a regra: o operador deve sempre permanecer com a mão posicionada no botão de emergência para aplicar essa função e parar o trem independentemente do CCO, caso aconteça alguma eventualidade. O uso por parte dos operadores de trem de Equipamento de Proteção Individual, que inclui capacete, colete, botas e rádio (para comunicação com a equipe de tráfego) também é obrigatório. Na cabine, há um microfone especial para a comunicação com o CCO.
Maiara explica as funcionalidades no painel de controle do trem. Duas delas são imprescindíveis à operação: além do botão de emergência, já citado, existe a chave seletora. Se habilitada para frente, significa que o trem está em uso, mesmo que de forma automática. Para começar a viagem, é preciso que a chave seletora esteja para frente. Se a chave estiver no meio, quer dizer que o trem está parado. Para trás, a composição está preparada para dar ré. A chave seletora fica para frente enquanto o trem está em operação. Numa condição em que o trem se movimenta de forma manual, a chave seletora é o "volante" do condutor.
No painel de controle existe o botão chamado de "Lâmpada". "Se qualquer falha acontecer ele já sinaliza qual é a falha e a lâmpada vermelha acende", explica Maiara. Ela cita outras funcionalidades: tela do condutor, tela do sistema, regulagem de velocidade do trem, abertura e fechamento das portas, câmera que mostra o que acontece no interior dos carros. Sobre situações inusitadas, Maiara conta: "Uma vez uma passageira passou mal e outro usuário entrou em comunicação comigo, através desse botãozinho (aponta). Apertam lá de dentro do trem e eu falo com a pessoa por aqui. Ele falou que uma senhora estava com princípio de infarto. Eu comuniquei imediatamente ao CCO, que então chamou o pessoal da segurança, dos primeiros socorros. Na estação seguinte, permaneci com as portas abertas do trem até retirarem o usuário da composição. Eles tiraram, deram atendimento, encaminharam para o hospital. Tudo é feito na base da comunicação e com a equipe de primeiros socorros da CCR".
Gisele lembra também de uma apagão que aconteceu em Salvador em março de 2018, que paralisou os trens e a operação do sistema durante cerca de 15 horas. "Foi, graças a Deus, bem tranquilo, porque quando aconteceu o apagão a maioria dos trens, nas duas linhas, estava na plataforma. Só dois trens estavam próximos à plataforma. Então o operador fez a evacuação pela passagem de emergência dos usuários, paralela à via. Os agentes de segurança direcionaram todos os passageiros desses trens para a plataforma. Foi tranquilo. Mas tivemos que evacuar todas as estações", recorda.
Na Linha 1, o tempo médio de percurso do trem entre uma estação e outra é de dois minutos e 12 segundos. O trem pode atingir 80 km/hora, mas durante a nossa viagem, a velocidade ficou na média de 50 km/hora. "O percurso da Linha 1 é sinuoso, o que obriga o CCO a reduzir um pouco a velocidade da composição. Na Linha 2, cujas estações são mais distantes uma das outras, em alguns pontos o trem atinge 80 km/hora", explica Gisele. Na Linha 2, o tempo de percurso entre uma estação e outra é de dois minutos e meio. O percurso entre Pirajá e Lapa foi de 18 minutos (são 11 km de extensão). Às 8h50, Maiara conduziu o trem para a zona terminal da estação Lapa, para manobra, também feita de forma automática com monitoramento do CCO. Antes de sair da cabine, Maiara fez o procedimento de reversão automática, para desabilitar a cabine. A partir daquele momento, a cabine da outra ponta do trem passou a estar habilitada. A inversão do sentido do trem estava autorizada.
Na zona de manobra na estação Lapa, sempre há um trem de prontidão, ou seja, de stand by, para caso aconteça alguma falha na composição em operação. Para a Linha 2, o trem de prontidão está localizado na estação Pituaçu, onde há uma linha de estacionamento para composições. Saímos da cabine e fomos até a plataforma da estação Lapa. Pegaríamos o trem junto com os passageiros desta vez, até a estação Acesso Norte, para ingressarmos na cabine com outro condutor rumo à Linha 2 do sistema.

"Projeto irreal"
Antes de ingressar na CCR Metrô Bahia, Gisele trabalhava na área de telemarketing. Na procura por outras oportunidades, colocou seu currículo para concorrer à vaga de agente de atendimento e orientação no metrô de Salvador. "Quando vi essa vaga, achei meio estranho. O metrô de Salvador sempre foi algo irreal para o povo soteropolitano. A obra demorou 14 anos para ser concluída. Pensei na hora, essa vaga pode ser fake, mas vou arriscar", disse, rindo. Até 2013, o Metrô de Salvador era um projeto inacabado que se arrastava desde 1999 e reuniu todo o tipo de clichê que costuma aparecer em obras de grande porte no Brasil. Quando o metrô foi concessionado, em abril de 2013, havia quatro estações quase prontas, seis km de linha e R$ 1 bilhão gastos no projeto. Com a PPP firmada entre o governo do estado e a CCR, as obras andaram, ou melhor, voaram. Hoje, o sistema tem 33 km, duas linhas e 390 mil passageiros/dia.
Para Gisele, de 28 anos, o sentimento da população ao ver o metrô funcionando é de vitória. "A minha sensação é de fazer parte da história. Presenciamos o início da Linha 1, a gente vê hoje o trem chegando ao Aeroporto. Isso tem muito de nós aqui, do nosso esforço. É muito gostoso e gratificante", disse, com sotaque legitimamente baiano. Gisele contou que fez treinamento para trabalhar como operador de trem. "Estudei toda parte técnica e elétrica do trem. Condução manual do trem. Porque quando eu entrei nós conduzíamos a composição manualmente no trecho todo, não era automático. Era tudo manual. E os trens não eram esses. Eram os Alfas. Esse trem é o Bravo", disse, referindo-se também aos trens da série 1000, da Hyundai-Rotem, adquiridos pelo governo do estado em 2008 e reformados pela CCR Metrô Bahia para operar com o sistema automático (CBTC)."Era muito gostoso conduzir manualmente. Tínhamos que ter o dobro de responsabilidade e de atenção, mas eu gostava muito. Na entrada de plataforma, a gente tinha que manter a velocidade correta, na descida, nas subidas. Quando eu entrei era 60 km/hora a velocidade máxima permitida. Agora é 80 km/hora porque é tudo feito no automático", explicou.
Já Maiara chegou à CCR Metrô Bahia quando o sistema operava apenas entre as estações Lapa e Acesso Norte. Veio da área de telemarketing, tem 22 anos hoje - está há seis na CCR Metrô Bahia. "Não existiam as outras estações. Não existia a Linha 2. Era Alfa, tudo manual, era tudo diferente. E ai a gente foi passando pelos processos de evolução e hoje estamos aqui com os Bravos, é diferente". Formada em um curso tecnólogo de Logística, Maiara já entrou na empresa como operadora de trem. Fez provas de português, matemática e elétrica durante o processo seletivo e passou pela área de treinamento.
"Meu grande sonho era pilotar caminhão. E aí eu ganhei de presente o trem. Grande, um pouco diferente, mas foi uma satisfação! Muita gente comenta: como é conduzir? No início foi curioso, as pessoas perguntavam bastante. E hoje estou aqui, me identifiquei muito com o tráfego. Não me vejo em outro setor", disse.
O turno de Maiara - assim como de todos os condutores de trem - é de 12 horas. Nesse período, costuma fazer até nove voltas (indo e voltando) no trecho Pirajá-Lapa, da Linha 1. Durante o horário de pico, manhã e tarde, não há tempo de descanso entre uma volta e outra. Fora do horário de pico, no entanto, a condutora consegue alguns minutinhos na sala de convivência.

Via nova
De Lapa a Acesso Norte são quatro estações. Os trens da Hyundai-Rotem têm gangways, ou seja, passagem sanfonada e aberta entre os carros. Gisele se despediu de nós e deu lugar a Mário Vasquez, que era coordenador de Tráfego quando a reportagem foi feita, mas hoje não faz mais parte da equipe da CCR Metrô Bahia. Entre uma conversa e outra, Mário nos contou que a limpeza dos trens é feita por uma empresa terceirizada, que fica instalada no pátio de Pirajá e nas linhas de estacionamento das composições. Todos os dias os carros passam por limpeza.
Chegamos à estação Acesso Norte. Fomos em direção à transferência de trens entre as linhas 1 e 2. A composição que faria o trajeto na Linha 2 já estava na plataforma. Mário pediu permissão para ingressar na cabine do condutor. A escala da vez era com Diego Fagner, operador de trem da CCR Metrô Bahia desde 2015.
Comparando as vias das linhas 1 e 2, eram visíveis as diferenças. Na Linha 1, de Lapa a Acesso Norte, existem dormentes e britas. A partir da estação Acesso Norte, assim como toda a extensão da Linha 2, a via é composta apenas de sapatas e grampos alocados embaixo do trilho. "A tecnologia que se chama LVT (LandingVehicleTracked) diminui a vibração e ruído do trem, pois utiliza lastro de concreto no lugar do tradicional lastro brita", explicou Mário. Na Linha 2, a sapata tem uma capa de borracha que absorve a vibração durante o percurso do trem, continuou Mário.
"Quando pegamos o projeto, o trecho entre Lapa e Acesso Norte já estava construído. Por isso, nesse trecho, mantivemos o que já havia sido executado. A partir dos trechos que foram construídos depois, optamos pelo uso de sapatas e grampos na via, sem dormentes e britas". Pergunto a diferença entre as duas opções. "Uma delas é o tempo de execução", ressalta Mário. "Mais rápido, menos necessidade de manutenção. A brita precisa de reposição constante".
Chegamos à estação Aeroporto. A 2,5 km do Aeroporto Internacional de Salvador, a estação dispõe de shuttles gratuitos que levam passageiros ao terminal aéreo. A Linha 2 tem 12 estações e 21 km de extensão. Atualmente, entre 6h e 8h, 7,9 mil passageiros acessam a estação Aeroporto. À tarde, entre 16h e 19h, são 8,9 mil usuários.
Pela PPP, a extensão do sistema até o município de Lauro de Freitas está atrelada a uma meta definida no contrato de concessão: 6 mil passageiros deverão acessar a estação Aeroporto nos horários de pico por seis meses consecutivos para que sejam iniciados os estudos para a construção da estação Lauro de Freitas. A média dos dias úteis, nos últimos seis meses (de agosto de 2019 a janeiro de 2020), foi de 4.296 passageiros das 17:30 às 18:30 na estação Aeroporto.
Fonte - Revista Ferroviária   26/03/2020

*CBTC - Controle de Trens Baseado em Comunicação

Link da Matéria
http://www.revistaferroviaria.com.br/materia-revista.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=31742&utm_campaign=newsletter_26-03-2020_-_diaramente_-_le&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Ferry-Boat Salvador/Itaparica suspende serviço de hora marcada temporariamente

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat, que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica está operando em horários especiais, atendendo à resolução nº 14/2020, publicada pela AGERBA. Viagens estão ocorrendo, de forma simultânea, às 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h, saindo dos dois terminais. Ficam suspensas as atividades nos finais de semana e feriados. Neste momento, estão em operação as 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anna Nery. O movimento é tranquilo para veículos e passageiros  nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.A ITS informa que o serviço de Hora Marcada encontra-se suspenso temporariamente.







quarta-feira, 25 de março de 2020

Justiça determina que Metrô do Recife seja usado apenas por trabalhadores de serviços essenciais

Transportes sobre trilhos/Saúde   🚇  💉

O TRT6, atendendo parcialmente a uma ação civil pública movida pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), decidiu, nesta terça-feira (24), que o Metrô do Recife opere apenas para atender aos trabalhados dos serviços essenciais (profissionais da saúde e comércios que seguem em funcionamento, a exemplo de supermercados, farmácias, postos de gasolina e concessionárias de serviços básico, como Celpe e Compesa)

Folha PE
foto - ilustração/arquivo
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), atendendo parcialmente a uma ação civil pública movida pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), decidiu, nesta terça-feira (24), que o Metrô do Recife opere apenas para atender aos trabalhados dos serviços essenciais (profissionais da saúde e comércios que seguem em funcionamento, a exemplo de supermercados, farmácias, postos de gasolina e concessionárias de serviços básico, como Celpe e Compesa).
A determinação sugere que a Polícia Militar do Estado faça o controle do acesso às estações e que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) adote o modelo catraca livre, evitando que os funcionários do Metrô tenham contato com os usuários. A decisão sugere também que os funcionários acima de 60 anos e grávidas sejam afastados das atividades. No momento estão afastados todos aqueles com idade acima de 65 anos, os maiores de 60 que possuam alguma doença crônica e as gestantes.
O superintendente do Metrô do Recife, Tiago Pontes, disse que recorrerá dessa determinação, alegando que "da forma que está, é impossível de cumprir". "Além de determinar a suspensão parcial do Metrô com relação aos outros usuários, tem outras determinações inviáveis. O Metrô do Recife não é autônomo. Então, tem que ter contato para funcionar. Existe uma contradição, pois como eu vou fazer controle restritivo abrindo as catracas? E outra, colocar a PM para fazer esse controle só vai aumentar a aglomeração", contestou Pontes, reclamando que decisão judicial foi tomada sem ouvir a CBTU.
"Se ele tivesse nos ouvido, não teria tomado uma decisão tão contraditória quanto essa. Até complicou a operação do Metrô do Recife. A gente está recorrendo, pedindo uma outra discussão e, se o Tribunal confirmar essa decisão, da forma como está, existe a possibilidade de termos que parar. Nesses moldes não dá. Como não fomos intimados oficialmente ainda, estamos em operação. Mas, havendo a notificação, não vamos poder fazer nada", adiantou.
A decisão, no entanto, agradou ao Sindmetro-PE. "Temos todo respeito do mundo com a população, mas existe também a preocupação dos nossos colegas de trabalho. Somos uma família, alguns convivem há mais de 30 anos. O momento é gravíssimo. Não é de brigar, é de dar as mãos. Fizemos essa ação e esperamos que a empresa cumpra. Fizemos algo que o Estado deveria ter feito, manter o povo em casa", disse o presidente do sindicato, Adalberto Ferreira.
"Tem algumas determinações que deveriam ser cumpridas e os terceirizados ocupam basicamente os mesmos espaços que os funcionários da empresa, então partimos para essa ação. Vemos bilheteiros sem usar luvas. Os funcionários receberam equipamentos de proteção, mas não em quantidade suficiente, visto que é preciso trocar a máscara a cada duas horas. Mas tem companheiro terceirizado que não recebeu nada", reclamou ele, classificando a decisão judicial como correta. "Achei muito pertinente. O juiz foi de uma sensibilidade muito grande."

Horário reduzidoO Metrô do Recife está operando das 6h às 9h e das 16h30 às 20h, uma determinação para diminuir o fluxo de usuários. Segundo Tiago Pontes, na última sexta-feira (20), a demanda foi de 170 mil usuários. Nesta segunda (23), 66 mil. Com os afastamentos recomendados (idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes), diminuiu em cerca de 30% o número de funcionários da CBTU em atividade.

Funcionário em isolamentoNo último fim de semana, um funcionário da estação Shopping, na Imbiribeira, foi encaminhado à UPA da Mascarenhas de Morais apresentando sintomas semelhantes aos da Covid-19. Ele fez o teste para a doença, mas o resultado ainda não saiu. No domingo (22), a estação ficou fechada para limpeza geral, seguindo as normas sanitárias das autoridades, e reabriu na segunda (23).
Segundo Tiago Pontes, o mesmo se encontra estável, em isolamento domiciliar, bem como os demais funcionários que tiveram contato com ele. "Me comunico sempre com ele. Ele apresentou febre e dor de garganta. Não teve tosse. E disse que se sente bem melhor. A gente acredita que não seja Covid-19, mas atendeu a recomendação de afastamento." Até a presente data, nenhum funcionário do Metrô do Recife foi diagnosticado com a doença.
Fonte - Revista Ferroviária  25/03/2020

A tragédia humana e os idiotas

Ponto de Vista  🔍

A pandemia está nos ensinando que o pensamento de Keynes permanece precioso. Em 1980, o prêmio Nobel Robert Lucas Jr. observou: “Não é possível encontrar nenhum bom economista com menos de 40 anos que se diga ‘keynesiano’. Nas universidades, as teorias keynesianas não são levadas a sério e provocam sorrisinhos de superioridade.Hoje, essa crise histórica, com seus mortos e com suas tragédias, se por um lado nos leva à recessão, por outro nos lembra que, para evitar uma crise irreparável, em vez de políticas de austeridade, é preferível dar lugar aos investimentos públicos maciços e “open-ended”, ainda que isso leve ao déficit público"

Portogente
Imagem/Divulgação
Em carta enviada a países como o Brasil e demais do G-20, no início desta semana, a Organização das Nações Unidas (ONU) fala em "pandemia apocalíptica".
Domenico De Masi: "A pandemia está nos ensinando que o pensamento de Keynes permanece precioso. Em 1980, o prêmio Nobel Robert Lucas Jr. observou: “Não é possível encontrar nenhum bom economista com menos de 40 anos que se diga ‘keynesiano’. Nas universidades, as teorias keynesianas não são levadas a sério e provocam sorrisinhos de superioridade”.Hoje, essa crise histórica, com seus mortos e com suas tragédias, se por um lado nos leva à recessão, por outro nos lembra que, para evitar uma crise irreparável, em vez de políticas de austeridade, é preferível dar lugar aos investimentos públicos maciços e “open-ended”, ainda que isso leve ao déficit público".
O que vemos são economias gigantes patinando na implementação imediata de ações que salvem vida. O básico do básico. Será que estavam desacostumadas a socorrer a sociedade? Será que o Estado esqueceu por que existe?
Por outro lado, vemos, desnecessariamente, o atraso vindo da boca de alguns empresários tentando minimizar ou relativizar a tragédia que se abate em cima da humanidade. Qual a necessidade desses homens adultos, donos de grandes marcas, gravarem vídeos e, depois, assustados com a repercussão negativa do descalabro dito, pedirem desculpa?
Será que temos tempo para perder com essas asneiras? Por que não se colocam à frente do tempo e colocam seu espírito empreendedor em prol da salvação de todos?
Neste momento, a maturidade e a seriedade devem falar mais alto, deixando de lado briguinhas sem sentido. E não é banalizando o drama como um "resfriadinho" que mata, em 24 horas, mais de 400 pessoas, mais de 15 mil mortos em todo o mundo, que vamos enfrentar a situação. Alguém quer pegar esse resfriado?
O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, mostra o caminho: "Na administração dessa situação, ponto absolutamente vital é que os governos e o Parlamento enxerguem com clareza a necessidade de abandonar a ideia do Estado mínimo, do ajuste fiscal e direcionem recursos à saúde e à assistência social. É preciso atender a população e assegurar que ela tenha meios de subsistência. Antes mesmo da pandemia, o Brasil já enfrentava graves índices de desemprego e pobreza. A situação tende a piorar agora, e o Estado deve agir pensando em toda a sociedade."
Hora de sentar à mesa. Hora de abaixar as armas. Hora de grandiosidade.
Fonte - Portogente  25/03/2018

Trens de Natal terão viagens extras para suprir demanda na linha norte

Transportes sobre trilhos  🚄

Tal medida visa aumentar a capacidade de transporte no horário de maior fluxo, prevenindo a aglomeração de pessoas. Entretanto, recomenda-se que neste momento de quarentena, só se utilize o transporte público em caso de real necessidade.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU Natal informa que, a partir desta terça-feira, 24/03, haverá o acréscimo de duas viagens na grade horária do sistema de trens da Linha Norte (Natal/ Ceará-Mirim). Será inserida uma viagem às 5h05, partindo de Ceará-Mirim com destino a Natal, e outra às 17h27 de Natal para Ceará-Mirim.
Tal medida visa aumentar a capacidade de transporte no horário de maior fluxo, prevenindo a aglomeração de pessoas. Entretanto, recomenda-se que neste momento de quarentena, só se utilize o transporte público em caso de real necessidade.
A CBTU está seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e, junto às operadoras de trens do Brasil, através da ANPTrilhos, está monitorando o crescimento do vírus com um comitê estratégico onde são discutidas ações de informações e medidas necessárias.
Com informações da CBTU  25/03/2020
Confira no quadro abaixo os horários das viagens:


divulgação/CBTU

Governo da Bahia recorre à presidência do STJ contra decisão que suspendeu barreiras sanitárias no aeroporto de Salvador

Aeroportos  💉

O pedido foi formalizado nesta terça-feira (24). A decisão que se pretende revogar foi proferida no último dia 21 (sábado), pela desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, que, em agravo interposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu a decisão proferida pelo Juízo da 3ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, que permitia a barreira sanitária nos aeroportos baianos.

Da Redação 
foto - ilustração/Alberto Coutinho - GOV BA
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) requereu, junto à presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a suspensão da liminar que desautorizou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) a implantar barreira sanitária no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães. O pedido foi formalizado nesta terça-feira (24).
A decisão que se pretende revogar foi proferida no último dia 21 (sábado), pela desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, que, em agravo interposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu a decisão proferida pelo Juízo da 3ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, que permitia a barreira sanitária nos aeroportos baianos.
Em defesa do Estado da Bahia, os procuradores Luiz Paulo Romano e Luiz Viana Queiroz argumentaram que a pandemia do novo coronavírus está a exigir de todas as entidades públicas e de toda sociedade brasileira medidas eficazes de contenção e cuidados e que chega a ser incompreensível a Anvisa barrar a atuação das autoridades sanitárias baianas, impedindo-as de realizarem controle sanitário no aeroporto de Salvador.
“Não estamos em tempos que permitam disputas irracionais por espaços administrativos. Trata-se de proteção da saúde pública!!! A atuação dos órgãos federais e estaduais deve ser de maior cooperação possível, nos termos da Lei Federal que trata da Política Nacional de Proteção e defesa Civil – Lei nº 12.608/2012, e conforme exige o combate à pandemia”, afirmaram os procuradores.
A PGE esclareceu ainda que o Estado da Bahia não pretende afastar a Anvisa, mas sim atuar em cooperação, ampliando o controle sanitário, e que não aceita que, em solo baiano, o Estado seja impedido de atuar por capricho ou má compreensão da gravidade da atual crise.
Com informações da Secom BA  24/03/2020

terça-feira, 24 de março de 2020

Decreto inclui Teixeira de Freitas e Bahia tem 24 rodoviárias fechadas para conter Covid-19

Transportes/Saúde 🚌 💉

A decisão tem validade de dez dias, a partir da zero hora desta quarta-feira (25). Os ônibus foram autorizados a entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h de quarta. O decreto do governador Rui Costa regulando esta medida inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.

Da Redação
divulgação/Argeba
O decreto do Governo do Estado publicado nesta terça-feira (23) incluiu Teixeira de Freitas na lista de cidades baianas com rodoviárias fechadas para o controle e prevenção do novo coronavírus. Com a medida, a Bahia passa a ter 24 cidades com transporte intermunicipal suspenso.
A decisão tem validade de dez dias, a partir da zero hora desta quarta-feira (25). Os ônibus foram autorizados a entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h de quarta. O decreto do governador Rui Costa regulando esta medida inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.
Os outros 23 municípios com transporte suspenso são Salvador, Feira de Santana, Entre Rios, Correntina, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Guanambi, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Vitória da Conquista, Brumado, Jequié, Conceição do Jacuípe, Juazeiro e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.
Com informações da Seinfra BA  24/03/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera nesta terça (24) com 4 embarcações em horários especiais

Travessia marítima  🚢

A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat,esta sendo realizada nesta terça (24) em horários especiais, atendendo à resolução nº 14/2020, publicada pela AGERBA. Viagens estão ocorrendo, de forma simultânea, às 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h, saindo dos dois terminais. Ficam suspensas as atividades nos finais de semana e feriados. Neste momento, estão em operação as embarcações, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu. A embarcação Anna Nery está de reserva (em stand by) e poderá realizar viagens a qualquer momento. Até o momento, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.


Adicionar legenda

Prefeitura de Aracaju adota medidas de prevenção para proteger usuários do transporte público do coronavírus

Transportes/Saúde  🚌

Desde a semana passada, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju determinou uma série de ações que vão desde o reforço na higienização dos veículos à disseminação de informação sobre medidas de prevenção entre os usuários do sistema. 

Da Redação
O transporte público é um dos serviços ess
Foto - Ascom/SMTT Aracaju
enciais que não podem parar e, por este motivo, precisou se adaptar em meio à pandemia do novo coronavírus. Desde a semana passada, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju determinou uma série de ações que vão desde o reforço na higienização dos veículos à disseminação de informação sobre medidas de prevenção entre os usuários do sistema.
De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, todas as medidas são para combater a disseminação do novo coronavírus no transporte coletivo. "O primeiro passo foi dialogar com as empresas de ônibus para que houvesse um reforço na higienização dos veículos, com material adequado, e isso já foi atendido. Agora, os ônibus são higienizados várias vezes por dia, principalmente nos locais que as pessoas colocam as mãos, como barras ferro, bancos, catraca e maçanetas”, explica.
Os Terminais de Integração da capital também receberam recipientes com álcool em gel para que os passageiros possam higienizar as mãos ao embarcar e desembarcar dos ônibus. Também foi reforçado o abastecimento de sabão nos banheiros dos terminais.
As medidas também adotadas pela Prefeitura para reduzir aglomerações e estimular as pessoas a ficarem em casa, como a determinação do fechamento de estabelecimentos comerciais e outras áreas, têm, consequentemente, acarretado na diminuição de pessoas circulando no transporte coletivo. Na última segunda-feira (23), houve uma redução de 74% no número de passageiros. A frota está sendo reduzida em 30% nos dias úteis, em horários de menor fluxo, e em 50% nos finais de semana. Nos horários considerados de pico, a frota continua operando com 100%.

Outras medidasOs cartões de passe estudantil também foram bloqueados nesta terça-feira, 24, como forma de estimular os jovens a permanecerem em casa durante o período de suspensão das aulas em escolas, faculdades e universidades, conforme decretos da Prefeitura e do Governo do Estado
Além de todas estas providências, a SMTT está contribuindo para a divulgação de orientações das autoridades de saúde sobre a pandemia.
Com informações da prefeitura de Aracajú/SMTT  24/03/2020

TRT barra paralisação do metrô em BH

Transportes sobre trilhos  🚇

O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro-MG) havia anunciado, nesse sábado (21), a paralisação total dos trabalhadores por tempo indeterminado, sob alegação de risco de transmissão da coronavírus a funcionários e passageiros durante as viagens.

Estado de Minas
foto - ilustração/arquivo
A operação do metrô da capital mineira está garantida para esta segunda-feira (23). Na noite de domingo (22), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) obteve uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determina a manutenção do serviço nos moldes estabelecidos pela empresa.
O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro-MG) havia anunciado, nesse sábado (21), a paralisação total dos trabalhadores por tempo indeterminado, sob alegação de risco de transmissão da coronavírus a funcionários e passageiros durante as viagens.
Em sua decisão, o desembargador de plantão, Manoel Barbosa da Silva, disse que "o movimento paredista noticiado não respeita os preceitos legais" e determinou ao sindicato que, durante qualquer paralisação, ainda que temporária, mantenha em serviço no mínimo 50% dos trabalhadores, de modo a assegurar o fornecimento do transporte público de passageiros e das atividades de operação e manutenção.
A pena de multa estipulada pelo desembargador foi de R$ 100 mil ao dia, caso a ordem não seja acatada.

Metrô
De 6h às 9h e das 16h30 às 20h. A CBTU informou que, além de ter reduzido a escala, está trabalhando com trens acoplados. De acordo com a companhia, o objetivo é estabelecer uma distância de segurança entre os usuários no interior dos vagões.
A empresa também criou a Comissão de Higiene e Prevenção, para implementar medidas de redução de risco contaminação pelo coronavírus no metrô.
Fonte - Revista ferroviária  24/03/2020

segunda-feira, 23 de março de 2020

Suspensão de transporte intermunicipal chega a 23 cidades na Bahia

Transportes/Saúde  🚌 💉

Com a medida, que tem como objetivo o controle e prevenção do novo coronavírus, a Bahia passa a ter 23 cidades com transporte intermunicipal suspenso.A decisão tem validade de dez dias, a partir da zero hora desta segunda-feira (23). Os ônibus foram autorizados a entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h de hoje.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado decidiu estender a suspensão do transporte intermunicipal para mais quatro cidades baianas. Nesta segunda-feira (23), foi interrompido o funcionamento das rodoviárias de Brumado, Jequié, Conceição do Jacuípe e Juazeiro. Com a medida, que tem como objetivo o controle e prevenção do novo coronavírus, a Bahia passa a ter 23 cidades com transporte intermunicipal suspenso.
A decisão tem validade de dez dias, a partir da zero hora desta segunda-feira (23). Os ônibus foram autorizados a entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h de hoje. O decreto do governador Rui Costa regulando esta medida inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.
Os outros 19 municípios com transporte suspenso são Salvador, Feira de Santana, Entre Rios, Correntina, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Guanambi, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Vitória da Conquista e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.
Com informações da Seinfra BA  23/03/2020

STF atende governadores do Nordeste e suspende cortes no Bolsa Família

Política/Saúde  💉

A ação, assinada pelos procuradores gerais da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte, solicitava que fossem levadas em consideração as necessidades dos beneficiários independentemente do local em que residam.O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mendes de Farias Mello deferiu liminar determinando que a União suspenda os cortes no Programa Bolsa Família e que libere, de maneira uniforme, os recursos para as novas inscrições, enquanto perdurar o estado de calamidade pública provocado pela pandemia do coronavírus

Da Redação
foto ilustração/arquivo
Em decisão publicada nesta segunda-feira (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mendes de Farias Mello deferiu liminar determinando que a União suspenda os cortes no Programa Bolsa Família e que libere, de maneira uniforme, os recursos para as novas inscrições, enquanto perdurar o estado de calamidade pública provocado pela pandemia do coronavírus.
“Esta decisão nada mais é que a restauração do princípio federativo, restabelecendo-se a igualdade entre os Estados”, afirmou o procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho. A decisão foi tomada em uma ação judicial movida por sete dos nove estados da região nordeste que questionaram a alocação de recursos e contemplação de novas famílias sem a necessária isonomia e equidade, promovendo desproteções concentradas no nordeste.
A ação, assinada pelos procuradores gerais da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte, solicitava que fossem levadas em consideração as necessidades dos beneficiários independentemente do local em que residam.
Em sua decisão, o ministro solicitou ainda que a União disponibilize dados que justifiquem a concentração de cortes de benefícios do programa na região nordeste, bem como dispense aos inscritos nos Estados autores da ação tratamento isonômico em relação aos beneficiários dos demais entes da Federação.
Marco Aurélio Mello entendeu que os dados sinalizam plausível a tese jurídica defendida pelos estados e o dano de risco irreparável a ensejar desequilíbrio social e financeiro, especialmente considerada a pandemia que assola o País. “A coisa pública é inconfundível com a privada, a particular. A coisa pública é de interesse geral. Deve merecer tratamento uniforme, sem preferências individuais. É o que se impõe aos dirigentes. A forma de proceder há de ser única, isenta de paixões, especialmente de natureza político-governamental”, afirmou o ministro.

DadosNo último mês de janeiro, o Governo Federal destinou apenas 3% dos novos benefícios do Bolsa Família ao Nordeste, região que concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Já as regiões Sul e Sudeste receberam 75% das novas concessões do programa. O somatório das novas concessões realizadas para todos os estados do nordeste é de apenas 3.035 famílias. Desse total, a Bahia foi contemplada com apenas 1.123 novas concessões e 59.484 famílias tiveram seus benefícios cancelados, de janeiro 2019 a janeiro 2020.
Em todo o Brasil a redução de benefícios do Bolsa Família, de maio a dezembro de 2019, chega a 1.111.043 famílias. Na região Nordeste, onde estão cerca de 50% dos vinculados ao programa, 428.565 pessoas deixaram de receber o benefício, o que corresponde a uma redução de 6%.
Com informações da Secom BA  23/03/2020

Metrô de BH opera com horário reduzido

Transportes sobre trilhos/Saúde  💉 🚇

O metrô de BH irá operar somente nos horários: de 6h às 9h e de 16h30 às 20h.De segunda a sexta-feira, o intervalo entre trens será de 10 minutos e nos finais de semana, o intervalo entre trens será de 20 minutos. A Companhia informa ainda que continuará mantendo os trens acoplados no sistema.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Após uma reunião na tarde de sexta-feira (20)que contou com a presença de todo o corpo diretor, superintendentes e representantes de áreas estratégicas da Companhia de todo o país,foi decidido na ocasião,com o objetivo de fornecer um equilíbrio entre prover à população e profissionais da saúde atendimento ao transporte e promover incentivo para que a maior parte da população fique em casa, inclusive uma grande parcela de seus funcionários, que a partir de amanhã (21/03/20), a CBTU – BH irá operar somente nos horários: de 6h às 9h e de 16h30 às 20h.
De segunda a sexta-feira, o intervalo entre trens será de 10 minutos e nos finais de semana, o intervalo entre trens será de 20 minutos. A Companhia informa ainda que continuará mantendo os trens acoplados no sistema.
A empresa acrescenta que haverá oferta de trens de serviço para todos os empregados. Além disso, há divulgação desses novos horários através de audições públicas (PA’s) nas estações.
Com informações da CBTU  23/03/2020

domingo, 22 de março de 2020

Mais 18 cidades na Bahia passam a ter transporte intermunicipal suspenso

Transportes  🚌

A decisão foi publicada na edição eletrônica deste domingo (22) do Diário Oficial do Estado e tem validade de dez dia, a partir da zero hora da segunda-feira (23). Os ônibus podem entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h. O decreto inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário. 

Da Redação
foto - Ilustração/arquivo
Mais três municípios baianos estão com o transporte intermunicipal suspenso devido a medidas de controle e prevenção do coronavírus: Correntina, Entre Rios e Santa Maria da Vitória. A decisão foi publicada na edição eletrônica deste domingo (22) do Diário Oficial do Estado e tem validade de dez dia, a partir da zero hora da segunda-feira (23). Os ônibus podem entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h. O decreto inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.
Com a publicação do novo decreto, a Bahia soma 18 municípios com transporte intermunicipal suspenso. Os outros 15 são Salvador, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Guanambi, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Vitória da Conquista e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.
Com informações da Secom BA  22/03/2018

Bonde de Santa Teresa, no Rio, tem funcionamento suspenso

Transportes sobre trilhos   🚃

O bonde de Santa Teresa é mais um equipamento turístico da cidade do Rio que suspendeu seu funcionamento devido à pandemia do novo coronavírus.

Vítor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O governo fluminense decidiu suspender hoje (21) a circulação do bonde de Santa Teresa, que circula pelo bairro alto que fica entre o centro e a zona sul da cidadae do Rio de Janeiro.
O bonde de Santa Teresa é mais um equipamento turístico da cidade do Rio que suspendeu seu funcionamento devido à pandemia do novo coronavírus. Além dele, também estão fechadas atrações como o trem do Corcovado (que leva ao Cristo Redentor), o Pão-de-Açúcar, o aquário AquaRio e a roda-gigante RioStar.
Fonte - Agência Brasil  21/03/2018