sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Maria Fumaça fará mais um teste até a estação Jaraguá em Maceió neste sábado, 25

Turismo ferroviário  🚂🚃🚃

O percurso será executado a partir das 16 horas, acompanhado pela superintendência e terá uma recepção especial quando chegar no destino final. É que a Fundação Cultural Cidade de Maceió 

Da Redação
divulgação - CBTU/Maceió
A Maria Fumaça, uma locomotiva quase centenária que está em processo de revitalização pela equipe de Manutenção da CBTU - Companhia de Trens Urbanos de Maceió, fará mais um teste de operação no próximo sábado, 25, saindo da Estação Central até o bairro de Jaraguá. O percurso será executado a partir das 16 horas, acompanhado pela superintendência e terá uma recepção especial quando chegar no destino final. É que a Fundação Cultural Cidade de Maceió - FMAC - vai realizar o Corso Carnavalesco Fora de Época, evento que será encerrado com a participação da Maria Fumaça fazendo o trajeto de volta para a Estação Central. A Maria Fumaça é de origem alemã, tem 92 anos, e está sendo preparada para circular como Trem Turístico, atuando nos finais de semana com uma programação que sairá da Estação Fernão Velho - onde haverá uma sala de curiosidades com exposição de objetos antigos e raros que pertencem à CBTU e fazem referência ao passado glorioso dos trens - até a Estação Utinga Leão. Serão cerca de 100 lugares, em dois vagões, destinados a turistas e moradores para contemplação das belas paisagens bucólicas da região da Lagoa Mundaú, com apresentações folclóricas, degustação de bebidas produzidas no Estado, até chegar ao IPMA - Instituto para Preservação da Mata Atlântica, na Estação Utinga, com passeio pelo parque de aves raras, como o Mutum, naturais da fauna alagoana. O projeto da Maria Fumaça está em fase de avaliação e fechamento de parcerias que viabilizem a programação. Deve começar a circular em caráter experimental a partir de dezembro de 2021.
Com informações da CBTU 23/09/2021

Cadastro do cartão do Metrô de Salvador já pode ser feito por aplicativo

Transportes sobre trilhos  🚇

O cadastro pelo celular está disponível para qualquer aparelho do sistema operacional Android, de forma totalmente gratuita, pelo aplicativo Quicko. É só baixar o aplicativo na loja do seu aparelho e cadastrar o cartão com o nome e o CPF do cliente que vai utilizá-lo.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Quem utiliza o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá mais uma facilidade. É que o cadastro do cartão para acesso nas plataformas já pode ser feito por aplicativo de celular, dando praticidade e segurança ao cliente. O cadastro pelo celular está disponível para qualquer aparelho do sistema operacional Android, de forma totalmente gratuita, pelo aplicativo Quicko. É só baixar o aplicativo na loja do seu aparelho e cadastrar o cartão com o nome e o CPF do cliente que vai utilizá-lo. Essa prática é importante para que o valor usado para adquirir o cartão seja reembolsado em créditos e também para que uma pessoa tenha uma opção de bloqueio do cartão e resgatar os créditos em caso de perda ou roubo.

Sobre o aplicativo Quicko
O Quicko app ajuda as pessoas a encontrar a melhor forma de chegar ao seu destino. Para isso, você pode dizer para onde quer ir e escolher entre as diversas opções, podendo combinar transporte público com bicicletas compartilhadas, táxis ou carros de aplicativo. O aplicativo precisa a melhor a jornada, pra você não se perder ao longo do trajeto. A Quicko também te mostra no mapa os endereços das estações de Metrô, pontos de ônibus, bicicletas compartilhadas e muito mais. Uma parceria com a CCR Metrô Bahia permite que os usuários do aplicativo façam a compra de crédito diretamente pelo celular, inclusive fazendo o pagamento por Pix, formato recém-lançado. Todos os serviços do app são gratuitos, não há cobrança de taxa por nenhum deles.
Com informações da  CCR Metrô Bahia 21/09/2021

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Funcionamento do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta segunda(20)

Boletim Informativo/Travessia marítima 🚢

Nesta segunda-feira(20), o sistema Ferry-Boat mantem em operação na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica 5 embarcações,- Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery, Dorival Caymmi e Ivete Sangalo -. O movimento de veículos é moderado e tranquilo para passageiros no terminal de Bom Despacho. Em São Joaquim, fluxo é tranquilo para veículos e passageiros. - O serviço esta funcionando das 5h às 22h, todos os dias, incluindo os finais de semana nos seguintes horários: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h, saindo do Terminal São Joaquim; e 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h, a partir do Terminal Bom Despacho. - Em atendimento a resolução da agência reguladora(Agerba), o atendimento aos veículos correspondente à capacidade total de cada embarcação, já para o embarque de passageiros, fica restrito  a 75% da capacidade total de cada embarcação. Para esse momento de pandemia só será permitida à venda de apenas uma passagem por pessoa.



foto - ilustração arquivo